Leonardo José Cordeiro Santos
Possui Graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), Mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1995), Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2000), com estágio sanduíche no Institut de la Recherche Agronomique (INRA), Rennes/França (1997-1998), Pós-Doutorado no Departamento de Geologia da Universidade do Minho (2011-2012), Braga/Portugal e Pós-doutorado no Centre Européen de Recherche et d'enseignement des Géosciences de l'environnement (CEREGE), Aix-en-Provance/França (2017-2018) - (Bolsa CAPES-COFECUB 869/15). Foi presidente da União da Geomorfologia Brasileira (UGB) no período de 2006 a 2008 e 2008 a 2010 e coordenador do Programa de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) do Departamento de Geografia (2008-2010). Foi membro suplente do Comitê de Assessoramento (CA-SA) na área de Geografia Física no CNPq (2012-2014) e membro titular (2014-2017 e 2020-2023). Foi membro da equipe de avaliação da Pós-Graduação da CAPES, área de Geografia (2012-2014). É editor Chefe da Revista Brasileira de Geomorfologia, coordenador brasileiro do programa CAPES-COFECUB (2020-2023) com o seguinte projeto: "REDE FRANCO-BRASILEIRA DE ESTUDO DAS MUDANÇAS GLOBAIS E EROSÃO DOS SOLOS NA ZONA INTERTROPICAL DO BRASIL", professor associado da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Vice-Diretor do Setor de Ciência da Terra. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia e Pedologia.
Informações coletadas do Lattes em 15/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Geografia (Geografia Física)
1995 - 2000
Universidade de São Paulo
Título: Pedogênese no topo do Platô de Bauru (SP): o caso da Bacia do Córrego da Ponte Preta
Orientador: Selma Simões de Castro
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: latossolo; podzólico; morfogênese; físico-hídrico.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física / Especialidade: Pedologia. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física / Especialidade: Geomorfologia. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
Mestrado em Geografia (Geografia Física)
1990 - 1995
Universidade de São Paulo
Título: Estudo morfológico da Topossequência da Pousada da Esperança em Bauru, SP: subsídio para a comprensão da gênese, evolução e comportamento atual dos solos, Ano de Obtenção: 1995
Orientador: Selma Simões de Castro
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: pedogênese; micromorfologia; evolução.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física / Especialidade: Pedologia. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
Pós-doutorado
2017 - 2018
Pós-Doutorado. , Centre de Recherche et d'Enseignement des Géosciences de l'Environnement, CEREGE, França. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.
2011 - 2012
Pós-Doutorado. , Universidade do Minho, UMINHO, Portugal. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física / Especialidade: Geomorfologia.
Formação complementar
1997 - 1998
Curso de Curta Duração. , Institut de la Recherche Agronomique, INRA, França.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física/Especialidade: Pedologia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física/Especialidade: Geomorfologia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física/Especialidade: Hidrogeografia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física/Especialidade: Análise de Bacias Hidrográficas.
Organização de eventos
SANTOS, L. J. C. . VIII Encontro Nacional da ANPEGE. 2009. (Outro).
SANTOS, L. J. C. . V Seminário Latino-amerciano e I Seminário Ibero-americano de Geografia Física. 2008. (Outro).
SANTOS, L. J. C. . VI Simpósio Nacional - Regional Conference on Geomorphology. 2006. (Outro).
Participação em eventos
XIV Simpósio Nacional de Geomorfologia.Pesquisa e publicação em Geomorfologia. 2023. (Simpósio).
Congresso Internacional de Geomorfologia. Morfometria e evolução de feições erosivas de grandes dimensões no Noroeste do Paraná. 2022. (Congresso).
XIX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. 2022. (Simpósio).
1 Workshop sobre O Sistema Brasileiro de Classificação do Relevo.Mapeamento Geomorfológico. 2019. (Outra).
Regional Conference of Geomorphology, Athens/Greece.AGE ESTIMATES OF DENUDATION PROCESSES IN THE SOUTHERN BAURU SEDIMENTARY BASIN (BRAZIL). 2019. (Outra).
I International Congress on Geoscienses - El Jadida/Morroco. ÉTUDE DE L'ÉVOLUTION DU PAYSAGE AU PARANA (SUD DU BRÉSIL). 2018. (Congresso).
XII Simpósio Nacional de Geomorfologia - Crato/CE.Mapeamento Geomorfológico. 2018. (Simpósio).
XI Simpósio Nacional de Geomorfologia - Maringá/PR.Moderador de Mesa e Membro da Comissão Científica. 2016. (Seminário).
VIII International ProGEO Symposium - Reykjavik/Islândia. 2015. (Simpósio).
XIV Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental. Caracterização de feições erosivas lineares a partir da análise morfométrica: estudo da região Noroeste do Paraná - BR. 2013. (Congresso).
46 Congresso Brasileiro de Geologia - Santos/SP. Aplicação de GPR em mapeamento de pedossequência na planície costeira de Pontal do Paraná (PR). 2012. (Congresso).
X Simpósio Nacional de Geomorfologia - Rio de Janeiro/RJ.EVOLUÇÃO DA PAISAGEM NO NOROESTE DO PARANÁ: RELAÇÃO MORFOGÊNESE E PEDOGÊNESE. 2012. (Simpósio).
IAG/AIG Regional Conference on Geomorphology - Etiópia. 2011. (Outra).
II Reunião Paranaense de Ciência do Solo - Curitiba/PR.Educação em solos no paraná. 2011. (Outra).
XIV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada.Contribuições da Geomorfologia na análise do ambiente e no controle de impactos ambientais. 2011. (Simpósio).
7 Simpósio Brasileiro de Cartografia Geotécnica e Geoambiental.Análise Integrada das Ocorrências dos Escorregamentos Translacionais Rasos na Bacia Hidrográfica do Rio Sagrado (Morretes/PR). 2010. (Seminário).
Pedologia Aplicada ao Estudo do Ambiente.Pedologia Aplicada ao Estudo do Ambiente. 2010. (Outra).
Semana da Geografia - ISULPAR.Estudo do Meio Físico Aplicado ao Planejamento da Paisagem. 2010. (Encontro).
V Congresso Nacional de Geomorfologia. Taxonomia e mapeamento geomorfológico em bacia hidrográfica da Serra do Mar - Estado do Paraná. 2010. (Congresso).
VIII Simpósio Brasileiro de Geomorfologia - SINAGEO.Técnicas, Mapeamento e Aplicações em Geomorfologia. 2010. (Simpósio).
V Simpósio Brasileiro de Educação em Solos.A educação em solos nas licenciaturas e no ensino técnico. 2010. (Simpósio).
V Simpósio Paranaense de Pós-Graduação e Pequisa em Geografia.Coordenador da Mesa Redonda "Processos Hidrogeomorfológicos e Bacias Hidrográficas" e Integrante da Comissão científica. 2010. (Simpósio).
II Workshop de Geografia Física do Nordeste.Relações solos e paisagem no ambiente tropical úmido. 2009. (Outra).
IV Congreso Argentino de Cuartenario y Geomorfología, XII Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário. MAPEAMENTO GEOPEDOLÓGICO COMO SUBSÍDIO À ESTIMATIVA DA VEGETAÇÃO NATURAL NA ÁREA DE DRENAGEM DA BAÍA DE ANTONINA (PARANÁ ? BRASIL). 2009. (Congresso).
IV Seminário Nacional sobre Dragagem Portuária.ouvinte. 2009. (Seminário).
VIII Encontro Nacional da ANPEGE.Membro da Comissão Científica e Coordenador de Grupo de Trabalho Geografia do Espaço Litorâneo e Marinho. 2009. (Encontro).
VIII Simpósio Nacional de Controle de Erosão.Relator da Mesa Redonda: Prevencao e Controle de Erosao em Bacias Hidrograficas e apresentação dos seguintes trabalhos: O Programa CAD e a recuperação de bacias hidrográficas para mitigar o processo de assoreamento no estuário de Paranaguá: PR. 2009. (Simpósio).
XIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada.Manejo e Conservação do Solo. 2009. (Simpósio).
44 Congresso Brasileiro de Geologia. Coordenador do Simpósio - Formações Superficiais, paleo-superfícies e geomorfologia. 2008. (Congresso).
A Construção da Geografia - UFPR: transformações do presente e desafios do futuro.A Construção da Geografia - UFPR: transformações do presente e desafios do futuro. 2008. (Outra).
III Simpósio Paranaense de Pós-Graduação em Geografia - SIMPGEO.Fórum dos Professores dos Programas de Pós-Graduação em Geografia do Paraná. 2008. (Simpósio).
IV Congresso Nacional de Geomorfologia - Portugal. Análise Físico-hídrica em sequência Latossolo-Argissolo no Planalto Ocidental Paulista-Brasil e Cartografia Geomorfológica como subsídio a identificação da Vulnerabilidade Geoambiental do Estado do Paraná - Brasil. 2008. (Congresso).
IV Semana de Geografia de Irani/PR.Geomorfologia: Métodos e Técnicas. 2008. (Outra).
VII Simpósio Nacional de Geomorfologia e II Encontro Latino - Americano de Geomorfologia.Degradação Ambiental: Causas e Recuperação. 2008. (Simpósio).
II Simpósio Paranaense de Pós-Graduação em Geografia-Simgeo.Integrante da Comissão Científica. 2007. (Simpósio).
VII Encontro Nacional da ANPEGE.Participante do Fórum dos Coordenadores de Pós-Graduação em Geografia. 2007. (Encontro).
XII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada.Mesa Redonda: Geografia Física e a Dinâmica das Paisagens Brasileiras. 2007. (Simpósio).
International Symposium on Land Degradation and Desertification.International Symposium on Land Degradation and Desertification. 2006. (Simpósio).
IV Seminário Latinoamericano de Geografia Física.Definição das Unidades de Paisagem com Base em um Perfil Geoecolóigco do Estado do Paraná - Escala 1:750.000. 2006. (Seminário).
VI Simpósio Nacional de Geomorfologia - Regional Conference on Geomorphology.Avaliação dos trabalhos apresentados. 2006. (Simpósio).
XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada.XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. 2005. (Simpósio).
Seminário Internacional - Interdisciplinaridade, Meio Ambiente e Desenvolvimento: Desafios e avanços do ensino e da pesquisa.Seminário Internacional - Interdisciplinaridade, Meio Ambiente e Desenvolvimento: Desafios e avanços do ensino e da pesquisa. 2004. (Seminário).
V Simpósio Nacional de Geomorfologia- I Encontro Sul-Americano de Geomorfologia.V Simpósio Nacional de Geomorfologia - I Encontro Sul-Americano de Geomorfologia. 2004. (Simpósio).
V Encontro Nacional da ANPEGE.V Encontro Nacional da ANPEGE. 2003. (Encontro).
X Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada.X Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. 2003. (Simpósio).
I Seminário Nacional de Imactos Ambientais Urbanos - Senisa.I Seminário Nacional de Impactos Ambientais Urbanos - Senisa. 2002. (Seminário).
IV Simpósio Nacional de Geomorfologia.IV Simpósio Nacional de Geomorfologia. 2002. (Simpósio).
I Colóquio Nacional de Pós-Graduação em Geografia Física: A Epistemologia da Geografia Contemporânea Face aos Desafios da Sociedade Global.I Colóquio Nacional de Pós-Graduação em Geografia Física: A Epistemologia da Geografia Contemporânea Face aos Desafios da Sociedade Global. 2001. (Outra).
IX Simpósio Brasileiro de Geografia Física.IX Simpósio Brasileiro de Geografia Física. 2001. (Simpósio).
XXVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 2001. (Congresso).
III Simpósio Nacional de Geomorfologia.III Simpósio Nacional de Geomorfologia. 2000. (Simpósio).
Primer Seminario Latinoamericano de Geografia Física.Primer Seminario Latinoamericano de Geografia Física. 2000. (Seminário).
Seminário 2000 - Ensino e Pesquisa do Setor de Ciência da Terra.Seminário 2000 - Ensino e Pesquisa do Setor de Ciência da Terra. 2000. (Seminário).
VII Simpósio Nacional de Controloe de Erosão.VII Simpósio Nacional de Controle de Erosão. 2000. (Simpósio).
Mesa Redonda Características Geotécnicas da Formação Guabirotuba.Mesa Redonda Características Geotécnicas da Formação Guabirotuba. 1999. (Outra).
XVI Congres Mondial de Science du Sol. XVI Congres Mondial de Science du Sol. 1998. (Congresso).
XIII Congresso Latino Americano de Ciência do Solo. XIII Congresso Latino Americano de Ciência do Solo. 1996. (Congresso).
Seminário de Avaliação e de Programação da Cooperação Franco-Brasileira sobre Análise Estrutural da Cobertura Pedológica.Seminário de Avaliação e de Programação da Cooperação Franco-Brasileira sobre Análise Estrutural da Cobertura Pedológica. 1995. (Seminário).
Seminário Internacional sobre Meio Ambiente.Seminário Internacional sobre Meio Ambiente. 1995. (Seminário).
V Simpósio Nacional de Controle de Erosão.V Simpósio Nacional de Controle de Erosão. 1995. (Simpósio).
XXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. XXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 1995. (Congresso).
I Simpósio Sul-Americano e II Simpósio Nacional sobre Recuperação de Areas Degradadas.I Simpósio Sul-Americano e II Simpósio Nacional sobre Recuperação de Areas Degradadas. 1994. (Simpósio).
IX Seminário Análise Estrutural da Cobertura Pedológica.IX Seminário Análise Estrutural da Cobertura Pedológica. 1994. (Seminário).
VIII Seminário Análise Estrutural da Cobertura Pedológica.VIII Seminário Análise Estrutural da Cobertura Pedológica. 1993. (Seminário).
XXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. XXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 1993. (Congresso).
III Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário. III Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário. 1991. (Congresso).
Pedologique et son Importance pour la Comprehension de la Morphogenese.Table Ronde: Organisation et Dynamique Interne de la Couverture Pedologique et son Importance pour la Comprehension de la Morphogenese. 1991. (Outra).
VII Seminário Análise Estrutural da Cobertura Pedológica.VII Seminário Análise Estrutural da Cobertura Pedológica. 1991. (Seminário).
III Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente.III Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente. 1989. (Simpósio).
III Simpósio de Geografia Física Aplicada.III Simpósio de Geografia Física Aplicada. 1989. (Simpósio).
Participação em bancas
Leonardo José Cordeiro Santos. Relação solo-relevo entre a Serra do Mar e Planalto do Alto Iguaçu como subsídio ao mapeamento digital de solos. 2020. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Limites críticos topográficos de feições erosivas lineares em Piratininga (SP). 2013. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Física)) - Universidade de São Paulo.
SANTOS, L. J. C.. Geodiversidsde do município de Ararapina - PE, Nordeste do Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.
SANTOS, L. J. C.. Caracterização dos sedimentos e das feições de fundo do Mar do Ararapira, litoral sul do Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Alteração da Paisagem: a dinâmica do uso do solo e seus reflexos nas áreas de preservação permanente da bacia hidrográfica do rio Piedade-MG. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia.
SANTOS, L. J. C.. Análise do papel da morfologia e do uso do solo na gênese e na distribuição das feições erosivas na bacia do córrego Espraiado, São Pedro (SP). 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Física)) - Universidade de São Paulo.
SANTOS, L. J. C.. Estudo da evolução da escarpa do divisor hidrográfico Doce/Paraná em Minas Gerais. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
SANTOS, L. J. C.. Estimativa de vazões mínimas na bacia do Altíssimo Rio Negro, região sul-brasileira, com aplicação do Modelo SWAT. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Identificação da fragilidade ambiental da bacia hidrográfica do Arroio Uvaranal, como subsídio à expansão urbana de Telêmaco Borba-PR. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
SANTOS, L. J. C.. Aplicação de modelo de predição de escorregamentos para gestão de riscos e desastres como subsídio às políticas públicas locais no município de Vitória/ES. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade de Brasília.
SANTOS, L. J. C.. Classificação das formas de terreno e a relação com os solos do Chapadão do Zagaia, Serra da Canastra-MG. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade de Brasília.
SANTOS, L. J. C.. Análise multitemporal do avanço da fronteira agrícola no município de Barreiras -BA(1988-2008). 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade de Brasília.
SANTOS, L. J. C.. Análise da acessibilidade e qualidade da informação acerca dos geoparques europeus na WEB. 2011. Dissertação (Mestrado em Escola de Ciências) - Universidade do Minho.
SANTOS, L. J. C.. Mapeamento da suscetibilidade à inundação na bacia hidrográfica do Arroio do Salso, Porto Alegre-RS. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SANTOS, L. J. C.. Espacialização do Impacto Ambiental por compactação em solos de pastagem e sua recuperação em áreas de revegetação natural por capoeiras. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Rondônia.
SANTOS, L. J. C.. O Uso de Agrotóxicos no Município de Mandirituba, na Região Metropolotana de Curitiba-PR. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.; Silvio Carlos Rodrigues; Douglas Gomes dos Santos. Cenários Ambientais e Diagnose da Bacia Hidrográfica do Córrego Guaribas, Uberlândia-MG. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia.
SANTOS, L. J. C.; Everton Passos; Emerson Carneiro Camargo. Análise dos Processos Erosivos em Trilhas: subsídio ao planejamento e manejo. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.; Maria Tereza de Nóbrega; Nelson Vicente Lovatto Gasparetto. As transformações pedológicas identificadas na Topossequência Sítio São José na Bacia do Córrego Aratu, Floraí-PR. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá.
NUCCI, J. C.SANTOS, L. J. C.; FAVERO, O. A.. Análise da fragmentação da cobertura vegetal como subsídio ao planejamento da paisagem em áreas urbanizadas: aplicação ao bairro de Santa Felicidade, Curitiba/PR. 2008. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade Federal do Paraná.
Luis Eduardo de Souza RobainaSANTOS, L. J. C.; FUJIMOTO, N. S. V. M.. Definição de Unidades Geoambientais na Bacia Hidrográfica do Rio Itú-Oeste do RS. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria.
FIORI, A. P.; SOUZA FILHO, E. E.;SANTOS, L. J. C.. Avaliação da impermeabilização e ocorrência de inundações na bacia do rio Bacacheri. 2007. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Rio Jacutinga - Coronel Vivida/PR: qualidade da água para abastecimento público da área urbana. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Maria Tereza de Nóbrega;SANTOS, L. J. C.; Paulo Nakashima. Aa unidades de paisagem na Bacia do Rio Guabiroba Guarapuava-PR e a fragilidade ambiental. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá.
SANTOS, L. J. C.NUCCI, J. C.; GALLO JUNIOR, H.. Planejamento da Paisagem da Floresta Nacional de Três Barras (Três Barras - SC): subsídio ao plano de manejo. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
MURATORI, A. M.;SANTOS, L. J. C.; ROCHA, H. O.. Poluição hídrica por dejetos de suínos: um estudo de caso na área rural do município de Quilombo, Santa Catarina. 2006. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Aspectos geoquímicos e geofísicos em área afetada por depósitos de resíduos sólidos urbanos na região de Palmas-Paraná. 2005. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.; SOUZA FILHO, E. E.; SANTOS, M. L.. Características Sedimentar e Hidrológica do Rio Ivaí em sua Foz com o Rio Paraná, Icaraíma-PR. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá.
SANTOS, L. J. C.. Estudo das Unidades Ecodinâmicas da Paisagem na APA de Guaratuba/PR: subsídios para o planejamento ambiental. 2005. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade Federal do Paraná.
NUCCI, J. C.SANTOS, L. J. C.; LIMA, C. A.. Planejamento da Paisagem na Bacia Hidrográfica do Rio Palmital - Região Metropolitana de Curitiba - PR. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
FIRKOWSKI, O.;SANTOS, L. J. C.; PEREIRA, G.. A ocupação urbana em Almirante Tamandaré: um desafio a sustentabilidade. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
FIORI, C. O.SANTOS, L. J. C.; PERES FILHO, A.. Diagnóstico Sócioambiental da bacia do Ribeirão dos Padilhas: o processo de ocupação do loteamento Bairro Novo, Sítio Cercado-Curitiba-PR. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Diagnóstico Ambiental da Bacia do Rio Lonqueador em seu Curso Médio a Superior no Município de Francisco Beltrão-PR. 2004. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá.
SANTOS, L. J. C.; BERTRAND, F.; CHALEARD, J.; RAIMOND, C.. Etude de l'evolution de l'occupation du sol dans le bassin versant de Cachoeira, Paraná, Brésil - Contribution a l'etude des causes de l'envasement d'une baie. 2004 - Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne.
SANTOS, L. J. C.; FERRETTI, Eliane. Avaliação e mapeamento da fragilidade ambiental da bacia do rio Xaxim, Baia de Antonina-PR, com auxílio de geoprocessamento. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Qualidade multitemporal da paisagem: estudo de caso na Floresta Ombrófila Mista em General Carneiro - PR. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Análise de mudanças no canal fluvial do rio Paraná a jusante da usina de Porto Primavera - SP. 2003. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.; SILVA, M. C.; OSTROWSK, M. S. B.. Uma análise dos parâmetros de uso e coupação do solo na promoção da sustentabilidade urbana. 2002. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Estudo de paisagens ao norte do município de Campo Largo-PR. 2002. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Alterações Ambientais Antópicas no Curso Superior do Ribeirão Caxangá, Nova Esperança/PR. 2002. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá.
SANTOS, L. J. C.. O Processo de Produção dos Parques e Bosques Públicos de Curitiba. 2001. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Geomorfologia Litorânea. 2001. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Um estudo sobre as práticas agrícolas em pequenas propriedades rurais no município de Mandirituba-PR. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Patrimônio Geológico Cárstico em Rochas Areníticas e Políticas Públicas de Geoconservação, com base em estudo de caso do município de Ponta Grossa PR. 2019. Tese (Doutorado em Geologia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, LEONARDO J. C.. O contexto hidrodinâmico na formação da paisagem de fundo da baia de Antonina. 2017. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Análise de Modelos Digitais de Terreno na identificação de áreas suscetíveis a Escorregamentos Rasos. 2016. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
Leonardo José Cordeiro Santos. Dinâmica do aquífero raso e fontes de carbono orgânico dissolvido em uma bacia hidrográfica de cabeceira. 2016. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Classificação e Fragmentação das formas de terreno na análise do relevo tropical. 2016. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade de Brasília.
SANTOS, L. J. C.. Diversidade geomorfológica do setor norte da área de proteção ambiental da Serra da Esperança (PR): classificação em parâmetros geomorfométricos. 2016. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. O Uso da Terra e o Aporte Sedimentar em Suspensão de Bacias Pareadas na Amazônia: sub-bacias do Rio Mutum-Paraná/RO. 2015. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Zonas de aptidão agrícola como subsídio ordenamento territorial no entorno de Unidades de Conservação da Amazônia: o caso da Floresta Nacional do Jamiri/RO. 2015. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
Leonardo J. C. Santos. Funcionamento físico-hídrico do solo em duas topossequências sob floresta e pastagem em sistema agroextrativista na Amazônia Oriental. 2014. Tese (Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade de São Paulo.
SANTOS, L. J. C.. Modelagem de Fragilidade Ambiental usando índices baseados em dados espaciais e com suporte de sistema especialista. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Geodésicas) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Planejamento da paisagem e conservação da natureza em RPPNS na bacia hidrográfica do rio Mourão, Paraná. 2013. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Do risco à adaptação: a identificação da vulnerabilidade ambiental. 2013. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Dinâmica do uso da terra e a produção de sedimentos em diferentes áreas fontes na bacia hidrográfica do Arroio Boa Vista. 2011. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Atributos morfológicos, químicos, mineralógicos e micromorfológicos de um perfil laterítico em Domo Estrutural - Distrito Federal. 2011. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia.
SANTOS, L. J. C.. Planejamento e gestão de Unidades de Conservação: proposta de modelo metodológico. 2011. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. O planejamento dos espaços de uso público, livres de edificação e com vegetação (EUPLEVs) no município de Curitiba, PR: planejamento sistemático ou planejamento baseado em um modelo oportunista?. 2010. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Análise multitemporal da erosão na bacia hidrográfica do alto curso do rio Pitangui - PR. 2010. Tese (Doutorado em Geologia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Erosão e Assoreamento nas Bacias dos Rios Claros e dos Bois, Afluentes do Rio Araguaia no Estado de Goiás. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás.
SANTOS, L. J. C.. Legislação Florestal Brasileira: efetividde e implicações para a agricultura familiar. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Parâmetros morfométricos para Mapeamento da rede de rios - uma proposta baseada na análise da Bacia Hidrográfica do Rio Benevente -ES. 2008. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
SANTOS, L. J. C.. Paisagem e sustentabilidade na Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba (SP). 2007. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.
BRANDENBURG, A.;SANTOS, L. J. C.; DAROLT, M. R.; FEIDEN, A.; FABRINI, J. E.. Transição agroecológica: modalidades e estágios na RMC. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.; AMORIM, M. C. C. T.; IMAI, N. N.; SILVA, P. A. R. E.. Gestão dos recurso hídricos e sistemas de informações geográficas: contribuições para a organização sócio-espacial do Pontal do Paranapanema. 2006. Tese (Doutorado em Curso de Doutorado) - Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho.
SANTOS, L. J. C.. Evolução e Diferenciação dos Sistemas Agrários da Região Metropolitana de Curitiba: estudos de caso de comunidades de agricultores familiares. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.
FIORI, A. P.;SANTOS, L. J. C.; PARANHOS FILHO, A. C.; PEJON, O. J.;MANTOVANI, L.. Análise da estabilidade de vertentes na Bacia do Rio Marumbi-Serra do Mar-Paraná. 2005. Tese (Doutorado em Geologia) - Universidade Federal do Paraná.
OLIVEIRA, M. A. T.;SANTOS, L. J. C.; PELLERIN, J.; BIGARELLA, J. J.; MOURA, J. R. S.. O significado paleoambiental de seqüência pedossedimentar em baixa encosta: o caso dos paleossolos Monjolo-Lapa-PR. 2005. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SANTOS, L. J. C.. A Sustentabilidade Desfocada: As Lógicas das Políticas de Desenvolvimento Rural para Áreas de Proteção Ambiental (APAs) - O Caso de Guaraqueçaba-Pr. 2004. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Análise das políticas de desenvolvimento para uma Área de Proteção Ambiental. 2004. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Modelagem da umidade do solo a partir de dados multiespectrais dos sistemas Landsat, Aster e Modis. 2004. Tese (Doutorado em Ciências Geodésicas) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Influência da dinâmica hidrológica e das características das formações superficiais nos mecanismos de ruptura de encostas com rochas granitóides de áreas subtropicais-São Pedro de Alcântara. 2003. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SANTOS, L. J. C.. Mudanças Técnicas na Agricultura: Perspectivas da Transição Agroambiental em Colombo-Pr. 2003. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Funcionamento hídrico e suscetibilidade erosiva de um sistema pedológico constituído por Latossolo e Argissolo no município de Cidade Gaúcha-PR. 2002. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Física)) - Universidade de São Paulo.
NUCCI, J. C.SANTOS, L. J. C.. Levantamento de espécies vegetais exóticas no Parque Estadual de Vila Velha - Ponta Grossa - PR. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal do Paraná.
FRAGA, N. C.;SANTOS, L. J. C.; TEIXEIRA, S. K.. Análise dos projetos de educação ambiental, propostos e desenvolvidos pela SEED/PR, em 2003 e 2004.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal do Paraná.
FRAGA, N. C.;SANTOS, L. J. C.; TEIXEIRA, S. K.. Proposta metodológica para utilização de indicadores sócio-ambientais em comunidades rurais contempladas por projetos de conservação e desenvolvimento da SPVS. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.MENDONÇA, F. A.. Avaliação Ambiental da Bacia Hidrográfica do rio Verde - Região Metropolitana de Curitiba-Pr. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. As ocupações irregulares como problema ambiental: o caso da favela do Parolin em Curitiba. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Estudo de áreas inundáveis de Pinhais,PR. Uma proposta de planejamento para mitigação das enchentes urbanas. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Avaliação Preliminar da Fragilidade Ambiental da Bacia do Rio Canavieiras - Guaratuba/PR. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. O papel cultural e os problemas ecológicos do cemitério de Tranqueira (Município de Almirante Tamandaré). 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Zoneamento Ambiental do Distrito de Borda do Campo - Município de Quatro Barras - UFPR. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Educação ambiental como fator primordial da preservação da água para as gerações futuras: a experiência de Piraquara/PR. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Bairro Boa Vista, Curitiba/PR: aspectos da qualidade ambiental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. As consequências do crescimento urbano na área de mananciais de captação d'água da cidade da Lapa-PR. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Caracterização das áreas e fatores de degradação ambiental no Parque Estadual da Serra da Bacaitava/PR. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Análise da condição ambiental dos manguezais das ilhas dos Valadares e da Cotinga no município de Paranaguá/PR. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Fragilidade Ambiental da Bacia do rio Serra Negra - Pr. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Análise da Fragilidade Ambiental da Bacia Hidrográfica do rio Guaraqueçaba (Pr). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Um olhar geográfico sobre a Educação Ambiental. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Subsídios para a elaboração de um plano turístico para o município de Prudentópolis. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. As inundações e os casos de Leptospirose Humana em Curitiba. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Mapeamento Preliminar da Fragilidade Ambiental na bacia hidrográfica do rio Pequeno. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Eventos máximos de precipitação e sua repercussão no espaço urbano de Curitiba. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Análise da percepção ambiental dos visitantes e da comunidade local na unidade de conservação Parque Estadual do Monge, município da Lapa/PR. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Avaliação da transformação do perfil produtivo do município de Quatro Barras - PR. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Ocupações urbanas desordenadas: caso nossa luta - Chapinhal - Sítio Cercado. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. O uso do solo e os resíduos sólidos em um ambiente natural costeiro: estudo de caso do município de Bombinhas/SC. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. O destino final dos resíduos sólidos urbanos da Região Metropolitana de Curitiba. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Aquecimento global: a participação de Curitiba e Iguape. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Diagnóstico e Zoneamento Ambiental de micro bacia hidrográfica: discussão metodológica-técnica e sua aplicação à bacia do Córrego do Simão - Piraquara/PR. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Legislação ambiental e meio ambiente na bacia hidrográfica do rio Pequeno: situação atual e possibilidades. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. A contribuição da citricultura no processo urbano de Cêrro Azul - PR. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Colônia Presidente Faria: Processo de Reorganização Espacial Face ao Contexo Metropolitano. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Determinação da Fragilidade Ambienal na Microbacia do rio Iporanga - América de Cima - Morretes. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Aspectos geográficos do município de Três Barras do Paraná. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Banca Examinadora para Professor Adjunto do Departamento de Geografia. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.
SANTOS, L. J. C.. Membro da Banca Examinadora no Concurso Público para provimento da Carreira de Magistério Superior para o Departamento de Geografia da UFPR. 2010. Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Concurso Público para Professor Adjunto - Departamento de Geografia. 2009. Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Comissão Julgadora do Concurso para provimento de 01 carga de Professor Doutor. 2009. Universidade Estadual de Campinas.
SANTOS, L. J. C.. Membro da Comisão Julgadora da Seleção Pública de Provas e Títulos para Professor Adjunto I. 2008. Universidade de Brasília.
SANTOS, L. J. C.; PERES FILHO, A.;CASTRO, S. S.; VITTE, A. C.. Membro da Comisão Julgadora da Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de uma função docente. 2004. Universidade Estadual de Campinas.
SANTOS, L. J. C.NUCCI, J. C.; OLIVEIRA, I. M. D.. Membro titular de concurso público para Professor Substituto. 2004. Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.CASTRO, S. S.; VITTE, A. C.; PERES FILHO, A.; GUERRA, A. J. T.. Membro da Comisão Julgadora da Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de uma função docente. 2002. Universidade Estadual de Campinas.
SANTOS, L. J. C.. Membro da banca examinadora para concurso público para provimento do cargo de professor. 2002. Universidade Estadual de Londrina.
SANTOS, L. J. C.. Avaliador do 18 Evento de Iniciação Científica da UFPR. 2010. Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Avaliador do XVII Programa de Iniciação Científica (EVINCI) da UFPR. 2009. Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Comitê Científico do V Seminário Latino Americano e I Seminário Ibero-Americano de Geografia Física. 2008. Universidade Federal de Santa Maria.
SANTOS, L. J. C.. Avaliação do Programa de Iniciação Científica (15 EVINCI) da UFPR. 2007. Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Comissão Científica do I Simpósio Paranaense de Pós-Graduação em Geografia e II Encontro de Pós-graduados do PGE. 2006. Universidade Estadual de Maringá.
SANTOS, L. J. C.; FERNANDES, L. A.; DIAS, C. V.. Membro da banca de seleção de bolsistas do programa PET-Geologia. 2006. Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.; DANNI-OLIVEIRA, I. M.;NUCCI, J. C.. Teste seletivo para contratação de Professor Substituto. 2005. Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Avaliação do Programa de Iniciação Científica da UFPR - 13° EVINCI. 2005. Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.NUCCI, J. C.; SILVEIRA, M. A. T.; GIL FILHO, S. F.; LOPESD. FILHO, L.. Presidente da banca de seleção de alunos para o Curso de Mestrado em Geografia. 2004. Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Parecerista do Comitê Técnico Científico na Área Temática Desenvolvimento Rural. 2004. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
SANTOS, L. J. C.. Comissão Científica do V Simpósio Nacional de Geomorfologia e I Encontro Sul-Americano de Geomorfologia. 2004. Universidade Federal de Santa Maria.
SANTOS, L. J. C.. Banca de seleção de alunos para o Curso de Mestrado em Geografia. 2003. Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Banca de Seleção de Candidatos ao Curso de Mestrado em Geografia/2002. 2002. Universidade Federal do Paraná.
SANTOS, L. J. C.. Banca de Seleção de Bolsistas para os projetos: Feira Geográfica Itinerante e Roteiros para Aulas Práticas em Geografia. 2001. Universidade Federal do Paraná.
Orientou
Início: 2025; Universidade Federal do Paraná;
Início: 2025; Universidade Federal do Paraná;
A EVOLUCAO DA PAISAGEM NO PROCESSO DE FORMACAO DO SITIO ARQUEOLOGICO CEU AZUL 2; 2022; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Feições erosivas no Noroeste do Paraná: morfologia e evolução; 2021; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Genese de solos arenosos do noroeste do Paraná; 2019; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Proposta de classificação do nível de criticidade dos processos erosivos na região noroeste do Paraná; 2017; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Sensitividade Fluvial na Bacia Hidrográfica do rio Sagrado (Morretes/PR); 2016; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
A utilização de atributos topográficos no mapeamento preliminar de solos na bacia hidrográfica do Rio Pequeno (Antonina/PR); 2013; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Aplicação do Georadar (GPR) na prospecção eletromagnética de solos: potencialidades e limitações; 2013; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Análise da dinâmica fluvial do rio Cachoeira (Antonina/PR) entre os anos de 1954 e 2005; 2011; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Análise do uso e ocupação da terra como subsídio à estimativa do potencial de produção de sedimentos na bacia do rio Sagrado - Morretes/PR; 2011; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Mensuração dos processos desnudacionais à longo-termo (10Be) na Serra do Mar no Estado do Paraná: implicações para a evolução do relevo; 2011; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Caracterização e mapeamento das unidades geomorfológicas da bacia do rio Pequeno, Antonina - PR; 2010; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, ; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Levantamento das áreas potenciais ao assoreamento da barragem Piraquara I; 2008; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, ; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Avaliação e hierarquização da erodiblidade dos solos do noroeste do estado do Paraná: subsídios ao planejamento ambiental; 2008; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Análise Estrutural da Cobertura Pedológica no Primeiro Planalto Paranaense: estudo de caso da topossequência Fazenda Canguiri; 2007; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Análise ambiental: áreas ribeirinhas do rio Iguaçu; 2007; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, ; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Fragilidade, Impactos e Prevenções das Trilhas em Áreas Naturais: estudo de caso reserva ecológica Itaytyba-RPPN; 2006; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, ; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
O contexto legal da gestão de recursos hídricos na bacia hidrográfica do Alto Iguaçu-PR; 2005; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, ; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Estudo morfopedológico da bacia do Arroio Guassupi, São Pedro do Sul-RS: subsídio à compreensão dos processos erosivos; 2005; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Mapeamento da fragilidade potencial da bacia hidrográfica do rio Curralinho-PR; 2004; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Análise do meio físico como suporte ao planejamento ambiental e gestão territorial do Alto Iguaçu da bacia hidrográfica do rio Iguaçu-PR; 2004; Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade Federal do Paraná, ; Coorientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Análise do uso do solo e degradação ambiental na bacia hidrográfica do rio Pequeno - São José dos Pinhais/PR, por meio do diagnóstico físico-conservacionista - DFC; 2004; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, ; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Diagnóstico Ambiental da Bacia do Rio da Ordem no Bairro do Tatuquara - Curitiba/PR; 2002; 122 f; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, ; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Balanço Hídrico da Bacia do Rio Ribeirão da Onça, no município de Colombo-PR; 2002; 97 f; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, ; Coorientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Uso e oupação do solo na bacia hidrográfica do Arroio Arujá em São José dos Pinhais/PR: influências sócio-econômicas; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, ; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
INTERAÇÕES SISTÊMICAS ENTRE RELEVO-SOLO-VEGETAÇÃO NA FORMAÇÃO DE MICROAMBIENTES MESOLÓGICOS EM INSELBERGS DA CAATINGA; 2025; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Taxas de denudação e evolução do relevo em ambiente semiárido; 2023; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
RECONSTITUIÇÃO PALEOAMBIENTAL EM FEIÇÃO ANÔMALA NO RELEVO NO NOROESTE DO PARANÁ; ; 2022; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
TAXAS DE DENUDAÇÃO E FERRAMENTAS MORFOMÉTRICAS APLICADAS NA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO A LONGO TERMO DO RELEVO DO SUDESTE DA BACIA SEDIMENTAR BAURU; 2020; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
MAPEAMENTO PEDOLÓGICO PREDITIVO POR INTEGRAÇÕES DE ATRIBUTOS TOPOGRÁFICOS DO BAIXO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IVAÍ ? NOROESTE DO ESTADO DO PARANÁ; 2019; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Gênese dos ferricretes e sua relação com transformações na paisagem no Noroeste do Paraná; 2017; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Dinâmica Paleoambiental holocênica no enclave de savana situada nos setores Tabajara e Estanho do Parque Nacional dos Campos Amazônicos (AM/RO); 2016; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Estudo da evolução da paisagem do noroeste do Paraná por meio da mensuração das taxas de erosão ( 10BE) da morfogênese e da pedogênese; ; 2015; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Influência do Relevo e do Uso da Terra na Distribuição Espacial e Vertical de Fósforo e Carbono do Solo em uma Bacia Hidrográfca do Planalto do Rio Grande do Sul; 2015; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Ações territoriais e Degradação Física dos Solos Amazônia centro-sul ocidental; 2015; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, ; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
A utilização dos índices de representação do relevo como suporte ao zoneamento ambiental de unidades de conservação - estudo de caso da Floresta Nacional de Irati/PR; 2013; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, ; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Hidrelétricas do rio Madeira-RO: território, tecnificação e meio ambiente; 2012; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, ; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Mapeamento geomorfológico e caracterização geoambiental da bacia hidrográfica do Rio Itu - Oeste do Rio Grande do Sul - Brasil; 2011; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Regressão logística e redes neurais aplicadas à previsão probabilística de alagamentos no município de Curitiba, PR; 2011; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Análise digital do relevo na predição de unidades preliminares de mapeamento de solos: integração de atributos topográficos em sistemas de informações geográficas e redes neurais artificiais; 2010; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Análise da Produção de Sedimentos na área de drenagem da baía de Antonina/PR: uma abordagem geopedológica; 2010; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Fertilidade do sistema agrícola: estudo em três comunidades da região metropolitana de Curitiba-PR; 2009; Tese (Doutorado em Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Avaliação dos recursos hídricos e o desenvolvimento de métodos qualitativos na avaliação ambiental em estabelecimentos agroecológicos no Município de Rio Branco do Sul-Pr; 2007; Tese (Doutorado em Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná, ; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Avaliação das terras pelos agricultores ecológicos de Rio Branco do Sul - PR: uma abordagem geo-sócio-agronômica da paisagem rural; 2007; Tese (Doutorado em Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
A dimensão dos sistemas naturais na (re) produção dos sistemas agrícolas da agricultura familiar: análise da paisagem de três comunidades rurais na região metropolitana de Curitiba (em São José dos Pinhais, Mandirituda e Tijucas do Sul); 2006; Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Práticas da Agricultura Familiar e Qualidade da Água: a bacia hidrográfica do Rio Pequeno - Sâo José dos Pinhais - Pr; 2006; Tese (Doutorado em Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná, ; Coorientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Unidades de Paisagem no Processo de Gestão Ambiental: uma visão sócio-ambiental integradora nos municípios de São José dos Pinhais, Mandirituba e Tijucas do Sul/Pr; 2006; Tese (Doutorado em Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná, ; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
História da cobertura vegetal de Guaraqueçaba: estudo de caso da bacia do rio Tagaçaba; 2004; Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Identificação e controle de processos erosivos em empreendimento ferroviário; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Análise dos impactos ambientais de erosão localizados em um trecho da linha verde; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Carta Geológico-Geotécnica de um trecho da parte montante do Rio Cavernas (SC) - subsídio para a implantação de pequenas hidrelétricas; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Análise comparativo entre uso e ocupação do solo e qualidade da água na bacia hidrográfica do Rio Palmital - PR; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
A gestão dos recursos hídricos no rio Palmital (RMC-PR) mediante a lei 4771 do Código Florestal Brasileiro; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Recuperação de áreas degradadas e reconstituição da cobertura em pequenas propriedades: estudo de caso em São José dos Pinhais/PR; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Análise do estado físico e proposta de manejo da trilha principal - Morro do Anhangava - Quatro Barras - Pr; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Diagnóstico Ambiental dos Impactos Negativos na trilha do Facãozinho no Parque Estadual do Pico do Marumbi - Morretes (PR); 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Diagnóstico do Projeto Piraquara II com relação ao monitoramento e as medidas compensatórias para a manutenção da disponibilidade de água citadas no Relatório de Impacto Ambiental EIA/RIMA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Análise de bacias hidrográficas em meio urbano - Estudo de caso: Bacia Hidrográfica do Ribeirão dos Padilhas - Curitiba - PR; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Setor de Ciências da Terra; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Análise dos padrões de qualidade da água e uso do solo na bacia do Rio Pequeno-São José dos Pinhais/PR; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Fragilidade Ambiental da Bacia do Rio Pacatuba, Município de Almirante Tamandaré-Pr; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Avaliação do uso e ocupação do solo (1986 e 2000) e da fragilidade ambiental da Bacia do Rio Iraizinho - Piraquara PR; 2003; 60 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Influência das Trilhas nas Propriedades Físicas do Solo; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Diagnóstico preliminar do meio físico da bacia do rio do Pinto - Morretes/Pr; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Scheeren; Avaliação preliminar da Fragilidade Ambiental da bacia hidrográfica do rio Sagrado - Morretes/Pr; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Tiuman; Impacto hidrológico da Urbanização na Bacia do Alto Iguaçu/PR; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Mapeamento da suscetibilidade erosiva na área rural do município de Paranavaí-PR; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Aplicação da Análise Estrutural da Cobertura Pedológica no Primeiro Planalto Paranaense: descrição e cartografia da topossequência Fazenda Canguiri; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Gênese e evolução de processos erosivos na Bacia do Rio do Meio, Pinhais-PR; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Análise Preliminar de Impacto: a ação humana na morfologia do Rio Palmital; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Fragilidade do meio físico da bacia do rio Piraquara/PR; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
O processo de transformação da paisagem na bacia hidrográfica do rio Belém, Curitiba-PR; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Aplicação de metodologias para avaliação de fragilidade ambiental na bacia hidrográfica do rio Pequeno: uma análise comparativa; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Análise dos processos de antropização e degradação ambiental no município de Guaratuba; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Mapeamento preliminar da vulnerabilidade ambiental na sub-bacia do rio Ribeirão da Onça, Colombo-PR; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Diagnóstico da degradação ambiental da bacia hidrográfica do rio Itaqui, localizada entre os municípios de São José dos Pinhais e Piraquara/PR; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Potencialidade à erosão linear na bacia do rio Moinho-PR; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Diagnóstico parcial do Impacto Ambiental causado pelo lixo no município de Quitandinha/PR: aplicação da matriz de impacto ambiental; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
A Formação de Processos Erosivos na Bacia do Rio do Meio: Município de Pinhais - RMC; 2003; 52 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Diagnóstico Ambiental da Serra do Sambê, município de Rio Bonito/RJ; 2003; 67 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Les systemes d'informations geographiques appliques a la gestion des risques anthropiques d'un milieu naturel protege - l'exemple du bassin versant de la riviere Serra Negra-Parana-Brésil; 2003; 126 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Diagnóstico sócio ambiental da bacia do Ribeirão dos Padilhas: Curitiba/PR; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Meio Ambiente e Urbanização na Bacia do rio do Meio, em Pinhais - PR; 2002; 82 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Mapeamento preliminar da Fragilidade Ambiental da microbacia do rio Guaraqueçaba/PR; 2001; 75 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Avaliação de perdas de solo por erosão hídrica na bacia hidrográfica do rio Pequeno em São José dos Pinhais/PR; 2001; 82 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
A importância das áreas de proteção ambiental do Iguaçu e Passaúna para o município de Curitiba: aspectos políticos, sociais e ambientais; 2001; 76 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Análise e histórico do Parque Municipal do Passaúna, Curitiba/PR; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Características da Fragilidade do Meio Físico na Bacia Hidrográfica do Rio Caetê, Rio Branco do Sul - PR; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Mapeamento da Fragilidade Ambiental da bacia do rio Morato, região da APA de Guaraqueçaba - PR; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
A implantação do parque industrial de fornecedores no município de Quatro Barras: uma análise dos reflexos sócio econômicos nos últimos três anos (1997-2000); 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
O contexto sócio-político-econômico e as transformações ocorridas no município de São José dos Pinhais com a implantação das montadoras de veículos automotores a década de 90; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
UTILIZAÇÃO DE ATRIBUTOS TOPOGRÁFICOS NO MAPEAMENTO PRELIMINAR DE SOLOS DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA DO NOROESTE DO ESTADO DO PARANÁ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Mapeamento Geomorfológico da Bacia Hidrográfica do Rio Sagrado (Morretes/PR); 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Fundação Araucária de Pesquisa; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Limites críticos topográficos de feições erosivas no Noroeste do Paraná; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Análise morfométrica e geopedológica como contribuição ao mapeamento dos Estilos Fluviais na bacia hidrográfica do rio Sagrado, PR; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Características geomorfológicas indutoras de escorregamentos na bacia hidrográfica do rio Sagrado (Morretes/PR); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Análise comparativa das bacias hidrográficas dos rios Sagrado e Marumbi: principais condicionantes físicos predominantes na ocorrência de movimentos de massa; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Análise comparativa da cobertura vegetal e uso da terra (1999 e 2005) em áreas de preservação permanente nas bacias hidrográficas dos rios Pequeno, Alto Cachoeira e Sagrado; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Influência da curvatura das vertentes na ocorrência de escorregamentos translacionais na sub-bacia do rio Sagrado (Morretes/PR); 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Espacialização dos deslizamentos ocorridos na bacia hidrográfica do rio Marumbi (Morretes/PR): subsídios para a delimitação das áreas prioritárias à recuperação ambiental; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Fundação Araucária; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Delimitação e avaliação do grau de degradação das APPs na bacia hidrográfica do rio Sagrado (Morretes/PR): subsídios para a delimitação das áreas prioritárias à recuperação ambiental; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Espacialização das cicatrizes de movimento de massa na bacia hidrográfica do rio Sagrado (Morretes/PR): subsídios para delimitação de áreas prioritárias à recuperação ambiental; 2009; Iniciação Científica - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Caracterização da Fragilidade Ambiental do Meio Físico da bacia hidrográfica do rio Cotia- Região Metropolitana de Curitiba; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Caracterização do meio físico da bacia hidrográficasdo Rio Miringuava,PR: subsídio ao mapeamento da fragilidade potencial e emergente; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Caracterização do meio físico da bacia hidrográfica do Rio Miringuava-Mirim,PR: subsídio ao mapeamento da fragilidade potencial e emergente; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Tesouro Nacional; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Caracterização do meio físico das bacias hidrográficas do Rio Iraí e Iraizinho,PR: subsídio ao mapeamento da fragilidade potencial e emergente; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Caracterização do Meio Físico da Bacia Hidrográfica do rio Pequeno/PR: subsídio ao mapeamento da fragilidade potencial e emergente; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
aracterização do Meio Físico da Bacia do rio Piraquara/PR: subsídio para o mapeamento da fragilidade emergente e das áreas de conflito ambiental; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Caracterização do uso do solo na bacia do rio Itaqui; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Caracterização do Meio Físico da Bacia Hidrográfica do rio Itaqui/PR; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Monitoria na disciplina de Geografia dos Solos; 2004; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Leonardo José Cordeiro Santos;
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, JOSÉ GUILHERME DE ; Santos, Leonardo José Cordeiro ; SOUZA, RODRIGO MARCOS DE ; NETO, INOCENCIO DE OLIVEIRA BORGES ; PAULA, Eduardo Vedor de ; DITTRICH, JAQUELINE . Sediment Production in Tropical Catchments: An Integration of USLE and Index of Connectivity in Antonina, Southern Brazil. SOCIEDADE & NATUREZA (UFU. ONLINE) , v. 38, p. 1, 2026.
-
DE OLIVEIRA, JOSÉ GUILHERME ; SIAME, LIONEL L. ; Santos, Leonardo José Cordeiro ; LEANNI, LËATITIA ; RIBEIRO, SIMONE CARDOSO ; DE HOLANDA BASTOS, FREDERICO ; AUMAÎTRE, GEORGES ; KEDDADOUCHE, KARIM ; ZAIDI, FAWZI . Relief inversion and denudation dynamics in a semi-arid landscape (Araripe Plateau, NE Brazil): Insights from cosmogenic nuclides and geomorphic surfaces. Evolving Earth , v. 1, p. 100064, 2025.
-
BORGES NETO, INOCENCIO DE OLIVEIRA ; Santos, Leonardo José Cordeiro ; SOUZA, JOÃO LELIS LEAL DE ; SOUZA, BARTOLOMEU ISRAEL DE ; XAVIER, RAFAEL ALBUQUERQUE ; SALVADOR, MARIA DO SOCORRO SILVA ; LIMA, VALÉRIA RAQUEL PORTO DE . Literature Review of Relief-Soil-Plant Interaction in Rock Outcrops. SOCIEDADE & NATUREZA (UFU. ONLINE) , v. 37, p. 1-20, 2025.
-
BORTOLINI, WILLIAN ; SIAME, LIONEL L. ; DA SILVEIRA, CLAUDINEI TABORDA ; LEANNI, LAËTITIA ; Santos, Leonardo José Cordeiro ; TEAM, ASTER . Denudation asymmetries and drainage divide migration: Insights into the evolution of the Devonian Escarpment in Paraná, Brazil. GEOMORPHOLOGY , v. 483, p. 109813, 2025.
-
BREUNIG, FÁBIO MARCELO ; MANCUSO, MALVA ANDREA ; COIMBRA, ANA CLARA AMALIA ; Santos, Leonardo José Cordeiro ; HEMPE, TAIS CRISTINA ; FRICK, ELAINE DE CACIA DE LIMA ; NASCIMENTO, EDENILSON ROBERTO DO ; SAMPAIO, TONY VINICIUS MOREIRA ; GAIDA, WILLIAM ; BERRA, ELIAS FERNANDO ; TRENTIN, ROMÁRIO ; OTHMAN, ARSALAN AHMED ; LIESENBERG, VERALDO . Multiscale Remote Sensing Data Integration for Gully Erosion Monitoring in Southern Brazil: Case Study. Agriengineering , v. 7, p. 212-233, 2025.
-
BREUNIG, FABIO MARCELO ; NASCIMENTO, E. R. ; SAMPAIO, T. V. M. ; BERRA, ELIAS FERNANDO ; FRICK, E. C. L. ; ADAMI, M. ; GALVAO, L. S. ; TRENTIN, R. ; GAIDA, W. ; SANTOS, L. J. C. ; OLIVEIRA, J. G. . SAND FRACTION ESTIMATION IN THE TOPSOIL OF THE PANTANAL BIOME: A PRELIMINARY APPROACH USING EMISSIVITY DATA. Revista Ra'e Ga ¿ Espaço Geográfico em Análise , v. 63, p. 57, 2025.
-
Santos, Leonardo José Cordeiro ; BREDA, CAIO ; ALVES, GRACE BUNGENSTAB ; CREMON, ÉDIPO HENRIQUE ; Trentin, Romario ; ROCHA, THAÍS BAPTISTA DA ; BORGES NETO, INOCENCIO DE OLIVEIRA . Revista Brasileira de Geomorfologia (Brazilian Journal of Geomorphology): Past, Present, and Future. REVISTA BRASILEIRA DE GEOMORFOLOGIA , v. 26, p. 1-13, 2025.
-
NETO, INOCENCIO DE O. BORGES ; SANTOS, LEONARDO J.C. ; DE SOUZA, JOSÉ J.L.L. ; XAVIER, RAFAEL A. ; SOUZA, BARTOLOMEU I. DE ; LIMA, VALÉRIA R. P. DE ; GOMES, AURELIANA S. ; SEABRA, VINICIUS DA S. ; CARDOSO, PHILLIPE V. . Soils formed in inselbergs host drought-sensitive species in the Brazilian semiarid. PEDOSPHERE , v. 1, p. 1-20, 2025.
-
SOUZA, BARTOLOMEU ISRAEL DE ; LUNGUINHO, RONY LOPES ; XAVIER, RAFAEL ALBUQUERQUE ; QUEIROZ, RUBENS TEIXEIRA DE ; MEDEIROS, JOSEILSON RAMOS DE ; CARDOSO, EINI CELLY MORAIS ; MACIEL, MARIA GRACIELLE RODRIGUES ; BORGES NETO, INOCENCIO DE OLIVEIRA ; Santos, Leonardo José Cordeiro ; SOUZA, JOSÉ JOÃO LELIS LEAL DE ; CORDEIRO, JOEL MACIEL PEREIRA . Rainwater runoff, soil, and vegetation interactions in inselbergs provide microrefugia in Brazil?s Caatinga drylands. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT (DORDRECHT. ONLINE) , v. 197, p. 1-17, 2025.
-
SANTOS, L. J. C. ; OLIVEIRA, J. G. ; BREUNIG, FABIO MARCELO ; CALEGARI, M´ÁRCIA REGINA ; BERRA, ELIAS FERNANDO ; FIDALSKI, JONEZ . Sandy soil spots in northwestern Paraná: approaches for identification and quantification. REVISTA BRASILEIRA DE GEOMORFOLOGIA , v. 25, p. 1, 2024.
-
DE OLIVEIRA BORGES NETO, INOCENCIO ; XAVIER, RAFAEL ALBUQUERQUE ; DE SOUZA, BARTOLOMEU ISRAEL ; Santos, Leonardo José Cordeiro ; SOARES, DIEGO ALBUQUERQUE ; DE SOUZA, JOSÉ JOÃO LELIS LEAL . PRELIMINARY EXPERIMENTAL DATA ON SURFACE RUNOFF AND SOIL LOSS IN THE CAATINGA. EARTH SURFACE PROCESSES AND LANDFORMS , v. 1, p. 1-12, 2023.
-
OLIVEIRA, M. ; SANTOS, L. J. C. ; OLIVEIRA, J. G. . Morfometria e evolução de feições erosivas de grandes dimensões no Noroeste do Paraná. REVISTA BRASILEIRA DE GEOMORFOLOGIA , v. 24, p. 1-16, 2023.
-
MARCOLIN, LUCIANE ; CALEGARI, MARCIA REGINA ; Santos, Leonardo José Cordeiro ; CAMARGO, PLINIO BARBOSA DE . Phytoliths, δ¹³C and Charcoal: holocene environmental memories from a paleogully in northwestern Paraná State. REVISTA BRASILEIRA DE GEOMORFOLOGIA , v. 24, p. 1-25, 2023.
-
SANTOS, L. J. C. ; MANGUEIRA, C. G. ; OLIVEIRA, J. G. . A PROPOSAL FOR CLASSIFICATION OF THE LEVEL OF CRITICALITY OF EROSIVE PROCESSES APPLIED IN THE NORTHWEST REGION OF PARANÁ / PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO DO NÍVEL DE CRITICIDADE DOS PROCESSOS EROSIVOS APLICADA NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ. William Morris Davis -Revista de Geomorfologia , v. 4, p. 1-18, 2023.
-
BORGES NETO, INOCENCIO DE OLIVEIRA ; Santos, Leonardo José Cordeiro ; SUERTEGARAY, DIRCE MARIA ANTUNES ; XAVIER, RAFAEL ALBUQUERQUE . THE STUDY OF SOIL EROSION UNDER A SYSTEMIC CONCEPTION. Revista Ra'e Ga ¿ Espaço Geográfico em Análise , v. 57, p. 98, 2023.
-
OLIVEIRA, JOSÉ GUILHERME ; LJC SANTOS ; SIAME, L. . Caracterização de relevo por meio de indicadores morfométricos nas faces norte e sul da Chapada do Araripe ? nordeste do Brasil. REVISTA DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA , v. 42, p. 1, 2022.
-
SANTOS, L. J. C. ; OLIVEIRA, J. G. . DEVELOPMENT OF NEOSSOLOS QUARTZARÊNICOS BASED IN CASE STUDY IN THE NORTHWEST REGION OF THE STATE OF PARANÁ/EVOLUÇÃO DE NEOSSOLOS QUARTZARÊNICOS COM BASE EM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ. William Morris Davis - Revista de Geomorfologia , v. 1, p. 105-118, 2021.
-
Nowatzki, Alexei ; JOSÉ CORDEIRO SANTOS, LEONARDO . Integração de atributos topográficos na aplicação de regressões logísticas no mapeamento digital de solos situados em relevos suaves na região noroeste paranaense. REVISTA BRASILEIRA DE GEOMORFOLOGIA , v. 22, p. 730-746, 2021.
-
OLIVEIRA, JOSÉ GUILHERME ; Santos, Leonardo José Cordeiro ; CALEGARI, MÁRCIA REGINA . RELAÇÃO SOLO-RELEVO EM SISTEMA PEDOLÓGICO ARGISSOLO-NEOSSOLO QUARTZARÊNICO NA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO PARANÁ: CASO DE AMAPORÃ. REVISTA BRASILEIRA DE GEOMORFOLOGIA , v. 21, p. 661-675, 2020.
-
DA SILVA, JULIO MANOEL FRANÇA ; Santos, Leonardo José Cordeiro ; OKA-FIORI, CHISATO . Spatial correlation analysis between topographic parameters for defining the geomorphometric diversity index: application in the environmental protection area of the Serra da Esperança (state of Paraná, Brazil). Environmental Earth Sciences , v. 78, p. 342-360, 2019.
-
FUMIYA, MARCEL HIDEYUKI ; CORDEIRO SANTOS, LEONARDO JOSÉ ; RIFFEL, SILVANA BRESSAN . MORPHOSTRATIGRAPHY OF FERRUGINOUS DURICRUSTS IN THE NORTHWEST OF PARANÁ. REVISTA BRASILEIRA DE GEOMORFOLOGIA , v. 20, p. 707-717, 2019.
-
MARENT, B. R. ; SALGADO, A. A. R. ; SANTOS, L. J. C. ; PAULA, Eduardo Vedor ; BARRETO, H. N. ; VARAJAO, C. A. C. . Importância da Denudação Diferencial nos Granitoides da Serra do Mar para a Evolução do Relevo da Região da Baía de Antonina ? PR, Brasil. Geosul , v. 33, p. 200-213, 2018.
-
NOWATZKI, A. ; OLIVEIRA, J. G. ; HUNG, M. N. W. B ; SANTOS, L. J. C. . Emprego da pedometria na delimitação dos solos de planície fluvial do baixo curso da bacia hidrográfica do rio Ivaí (noroeste do Paraná). REVISTA DE GEOGRAFIA (RECIFE) , v. 35, p. 145, 2018.
-
COUTO, EDIVANDO VITOR ; SANTOS, L. J. C. ; DE SORDI, MICHAEL VINICIUS ; BOURLES, D. ; BRAUCHER, R. ; SALGADO, A. A. R. ; LEANNI, L. ; FERREIRA, J. H. D. . Changes of the base levels in the Ivaí and Paraná Rivers confluence zone (Southern Brazil): Denudational reflexes in the evolution of the upstream drainage network. ZEITSCHRIFT FUR GEOMORPHOLOGIE , p. 1-18, 2018.
-
KLEINA, M. ; ALMEIDA, A. M. ; PAULA, Eduardo Vedor ; SANTOS, L. J. C. . Alterações no Uso da Terra das APPs do Rio Sagrado (Morretes/PR) e a Evolução das Feições Fluviais de Depósito. REVISTA CONTINENTES , v. 6, p. 108-123, 2017.
-
KLEINA, M. ; SANTOS, L. J. C. . SENSITIVIDADE FLUVIAL DA DRENAGEM PRINCIPAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SAGRADO - SERRA DO MAR PARANAENSE. Revista Ra'e Ga ¿ Espaço Geográfico em Análise , v. 41, p. 174, 2017.
-
Nowatzki, Alexei ; Santos, Leonardo José Cordeiro ; SILVEIRA, CLAUDINEI TABORDA DA . Potencialidade do Índice de Posição Topográfica no Mapeamento Pedológico Preditivo em uma Sub-Bacia do Rio Capricórnio-PR. REVISTA DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA , v. 34, p. 10, 2017.
-
OLIVEIRA, JOSÉ GUILHERME ; Nowatzki, Alexei ; Santos, Leonardo José Cordeiro . Utilização de atributos topográficos no mapeamento de suscetibilidade erosiva na área rural do município de Paranavaí - PR. REVISTA CERRADOS (UNIMONTES) , v. 15, p. 201, 2017.
-
NASCIMENTO, E. R. ; SALAMUNI, E. ; SANTOS, L. J. C. . MORPHOSTRUCTURAL MAP OF SERRA DO MAR RELIEF IN THE PARANÁ STATE. Journal of Maps , v. 12, p. 800, 2016.
-
FUMIYA, MARCEL HIDEYUKI ; CORDEIRO SANTOS, LEONARDO JOSÉ ; GONÇALVES MANGUEIRA, CAROLINE ; DO COUTO, EDIVANDO VITOR . EMPREGO DO ÍNDICE DE CONCENTRAÇÃO DA RUGOSIDADE NA IDENTICAÇÃO DE FEIÇÕES MORFOLÓGICAS ASSOCIADA A MATERIAIS FERRUGINOSOS NO NOROESTE DO PARANÁ. Revista Brasileira de Geomorfologia , v. 17, p. 465, 2016.
-
CAPOANE, VIVIANE ; KROLOW, IVAN RENATO CARDOSO ; SANTOS, DANILO RHEINHEIMER DOS ; Santos, Leonardo José Cordeiro ; TROIAN, ALEXANDRE . DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO FÓSFORO DISPONÍVEL DO SOLO EM UMA BACIA HIDROGRÁFICA AGRÍCOLA E SUA RELAÇÃO COM OS FATORES AMBIENTAIS USO DA TERRA E DECLIVIDADE. Revista Brasileira de Geomorfologia , v. 17, p. 711-728, 2016.
-
LOHMANN, M. ; SANTOS, L. J. C. ; Camila Cunico . Evaluation of logistic regression and neural network models for probabilistic forecasts of flooding in Curitiba-PR. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA , v. 9, p. 2247-2263, 2016.
-
SILVA, JULIO MANOEL FRANÇA DA ; Santos, Leonardo José Cordeiro . CARACTERIZAÇÃO E CARTOGRAFIA EM ESCALA DE DETALHE DAS FEIÇÕES FLUVIAIS DERIVADAS DO RIO PEQUENO, ANTONINA-PR. RA'E GA: o Espaço Geográfico em Análise , v. 34, p. 150, 2015.
-
CAPOANE, V. ; SANTOS, L. J. C. ; SANTOS, D. R. ; TIECHER, T. . USO DE ATRIBUTOS TOPOGRÁFICOS PARA PREDIÇÃO DE ÁREAS PROPENSAS A PERDA E A DEPOSIÇÃO DE SEDIMENTO EM UMA BACIA HIDROGRÁFICA DO PLANALTO DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Brasileira de Geomorfologia , v. 16, p. 469, 2015.
-
LOHMANN, M. ; SANTOS, L. J. C. . DETERMINAÇÃO DE PADRÕES DE CHUVA CRÍTICA PARA OCORRÊNCIA DE ALAGAMENTOS EM CURITIBA-PR UTILIZANDO REDE NEURAL ARTIFICIAL SOM (Self Organizing Map). Revista Brasileira de Climatologia , v. 17, p. 227-245, 2015.
-
OLIVEIRA, J. G. ; NOWATZKI, A. ; SANTOS, L. J. C. . Utilização de atributos topográficos na elaboração de um mapa preditivo de solos na sub-bacia do rio do Corvo ? Noroeste do Estado do Paraná. Revista Equador , v. 4, p. 352-358, 2015.
-
KLEINA, M. ; SANTOS, L. J. C. . Ajustes Fluviais no rio Sagrado (Morretes/PR) dentre os anos de 1954 a 2012. Revista Equador , v. 4, p. 694-700, 2015.
-
MARRENT, B. R. ; SALGADO, ANDRÉ A. R. ; SANTOS, L. J. C. . MODELOS DE EVOLUÇÃO DO RELEVO DE MARGENS PASSIVAS EM REGIÕES COM GRANDE ESCARPAMENTO. Revista Brasileira de Geomorfologia , v. 14, p. 235, 2014.
-
SALGADO, A. A. R. ; Marent B. R. ; Cherem L. F. ; SANTOS, L. J. C. ; BOURLÉS, D. ; BRAUCHER, R ; BARRETOS, H. N. . Denudation and retreat of the Serra do Mar escarpment in southern Brazil derived from in situ-produced 10 Be concentration in river sediment. Earth Surface Processes and Landforms (Print) , v. 39, p. 311-319, 2014.
-
KLEINA, M. ; PAULA, Eduardo Vedor ; SANTOS, L. J. C. . Análise comparativa dos estilos fluviais do rio Sagrado (Morretes/PR) para os anos de 2006 e 2011. Revista Geografar (UFPR) , v. 9, p. 27-44, 2014.
-
Nowatzki, Alexei ; CORDEIRO SANTOS, LEONARDO JOSÉ . MAPEAMENTO PRELIMINAR DE SOLOS POR PEDOMETRIA COM BASE EM ATRIBUTOS TOPOGRÁFICOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PEQUENO-PR. RA'E GA: o Espaço Geográfico em Análise , v. 32, p. 185, 2014.
-
PEREIRA, D. M. I. ; PEREIRA, PAULO ; SANTOS, L. J. C. ; SILVA, J. M. F. . UNIDADES GEOMORFOLÓGICAS DE PORTUGAL CONTINENTAL. Revista Brasileira de Geomorfologia , v. 15, p. 567, 2014.
-
MAGANHOTTO, R. F. ; SANTOS, L. J. C. ; NUCCI, J. C. ; LOHMANN, M. ; SOUZA, L. C. P. . UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: LIMITAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA. Sustentabilidade em Debate , v. 5, p. 203-221, 2014.
-
SILVEIRA, C. T. ; OKA-FIORI, C. ; SANTOS, L. J. C. ; SIRTOLI, A. E. ; SILVA, C. R. ; BOTELHO, M. F. . Soil prediction using artificial neural networks and topographic attributes. Geoderma (Amsterdam) , v. 195-196, p. 165-172, 2013.
-
PEREIRA, DIAMANTINO INSUA ; PEREIRA, PAULO ; BRILHA, JOSÉ ; SANTOS, LEONARDO . Geodiversity Assessment of Paraná State (Brazil): An Innovative Approach. Environmental Management (New York) , v. 52, p. 541-552, 2013.
-
MAGANHOTO, R. F. ; SANTOS, L. J. C. ; SOUZA, L. C. P. ; Miara, M. A. ; LEMES, P. H. S. . A aplicação dos indices de representação do relevo como ferramenta de suporte no planejamento ambiental de unidades de conservação - Estudo de caso floresta nacional de Irati. Revista Geografar (UFPR) , v. 8, p. 205, 2013.
-
MARENT, B. R. ; SALGADO, A. A. R. ; SANTOS, L. J. C. . Modelos de evolução do relevo de margens passivas em regiões de grande escarpamento. Revista Brasileira de Geomorfologia , v. 14, p. 235-240, 2013.
-
CAVALCANTE, M. M. A. ; SANTOS, L. J. C. . Hidrelétricas no Rio Madeira-RO: tensões sobre o uso do território e dos recursos naturais na AmazôniaHydroélectriques dans la rivière Madeira-RO: les tensions sur l´usage du territoire et des les ressources naturelles d-AmazonieHydroelectric at the Madeira River: tensions about the territory using and the natural resources in the Amazon. Confins (Paris) , p. http://confins., 2012.
-
Trentin, Romario ; Santos, Leonardo José Cordeiro ; Robaina, Luís Eduardo de Souza . Compartimentação geomorfológica da bacia hidrográfica do Rio Itu: oeste do Rio Grande do Sul - Brasil. Sociedade & natureza (UFU. Online) , v. 24, p. 127-142, 2012.
-
SOPCHAKI, C. H. ; SANTOS, L. J. C. . Metodologia de cadastro de erosões na bacia do Rio do Meio, Pinhais-PR. Geografia Ensino & Pesquisa , v. 16, p. 147, 2012.
-
SILVEIRA, C. T. ; FIORI, C. O. ; SANTOS, L. J. C. ; SIRTOLI, A. E. ; SILVA, C. R. . PEDOMETRIA APOIADA EM ATRIBUTOS TOPOGRÁFICOS COM OPERAÇÕES DE TABULAÇÃO CRUZADA POR ÁLGEBRA DE MAPAS. Revista Brasileira de Geomorfologia , v. 13, p. 125, 2012.
-
PEREIRA, D. M. I. ; SANTOS, L. J. C. ; SILVA, J. ; PEREIRA, P. ; BRILHA, J. ; SILVA, J. M. F. ; RODRIGUES, C. . Mapping regional geodiversity in Brazil and Portugal. Geologia dell'Ambiente , v. 3, p. 106-108, 2012.
-
SILVA, J. M. F. ; SANTOS, L. J. C. . O Sensoriamento Remoto na pesquisa geomorfológica: aplicações no município de Antonina, PR. Revista GeoNorte , v. 2, p. 1636-1645, 2012.
-
SILVA, J. M. F. ; SANTOS, L. J. C. . Fáceis pedológicas associadas à planícies fluvias: estudo na porção norte Serra do Mar Paranaense. Caminhos de Geografia) , v. 12, p. 54-64, 2011.
-
MAGANHOTTO, R. F. ; SANTOS, L. J. C. ; OLIVEIRA FILHO, P. C. . Análise da Fragilidade Ambiental como suporte ao planejamento do Ecoturismo em Unidades de Conservação: estudo de caso Flona de Irati-PR. Floresta (UFPR. Impresso) , v. 41, p. 231-242, 2011.
-
Godoy, Luiz C. ; Bittencourt, André V.L. ; SANTOS, L. J. C. ; Ferreira, Francisco J.F. . Distribuição de K, eU e eTh e avaliação da dose anual de radiação na região do Granito Serra do Carambeí - PR. Revista Brasileira de Geofísica (Impresso) , v. 29, p. 359-375, 2011.
-
LOHMANN, M. ; SANTOS, L. J. C. . A MORFOPEDOLOGIA APLICADA À COMPREENSÃO DOS PROCESSOS EROSIVOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO GUASSUPI, SÃO PEDRO DO SUL - RS1. Revista Brasileira de Geomorfologia , Goiânia-GO, v. 6, p. 91, 2010.
-
SANTOS, L. J. C. ; CASTRO, S. S. . LAMELAS (BANDAS ONDULADAS) EM ARGISSOLO VERMELHO- AMARELO COMO INDICADORES DA EVOLUÇÃO DO RELEVO: O CASO DAS COLINAS MÉDIAS DO PLATÔ DE BAURU (SP). Revista Brasileira de Geomorfologia , v. 7, p. 43, 2010.
-
SANTOS, L. J. C. ; FIORI, C. O. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; SILVEIRA, C. T. ; SILVA, J. M. F. ; ROSS, J. S. . Mapeamento Geomorfológico do Estado do Paraná. Revista Brasileira de Geomorfologia , v. 7, p. 3, 2010.
-
SANTOS, L. J. C. ; PAULA, E. V. ; GROCHOCKI, M.A.F . Mapeamento geomorfológico como subsídio à identificação e à estimativa dos solos na área de drenagem da baía de Antonina (PR). Revista Brasileira de Geomorfologia , v. 10, p. 29, 2010.
-
NOWATZKI, A ; SANTOS, L. J. C. ; PAULA, Eduardo Vedor de . Utilização do Sig na delimitação das áreas de preservação permanente (APP's) na Bacia do Rio Sagrado (Morretes/PR). Sociedade & natureza (UFU. Online) , v. 22, p. 107-120, 2010.
-
SANTOS, L. J. C. ; SALGADO, A. A. R. ; RAKSSA, M. L. ; MARRENT, B. R. . GÊNESE DAS LINHAS DE PEDRA (REVISÃO DE LITERATURA). Revista Brasileira de Geomorfologia , v. 11, p. 103, 2010.
-
PAULA, E. V. ; SANTOS, L. J. C. ; UBER, J. A. . Análse da Suscetibilidade Geopedológica à Produção de Sedimentos na Área de Drenagem da Baía de Antonina/PR. Revista de Geografia (Recife) , v. Esp., p. 134-147, 2010.
-
MAGANHOTTO, R. F. ; SANTOS, L. J. C. ; SOUZA, L. C. P. ; MIARA, A. . Variação dos atributos físicos do solo devido ao trânsito de pessoas em trilha localizada na região de Paranaguá - PR. Revista geografar (UFPR) , v. 5, p. 94-114, 2010.
-
Godoy, Luiz Carlos ; Bittencourt, André Virmond Lima ; Santos, Leonardo José Cordeiro ; Ferreira, Francisco José Fonseca . Comportamento dos radionuclídeos potássio, urânio e tório em relação à granulação dos depósitos cenozóicos que capeiam o granito Serra do Carambeí - Pr. Terr@ Plural (UEPG. Impresso) , v. 4, p. 095-112, 2010.
-
SANTOS, L. J. C. ; FIORI, C. O. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; SILVEIRA, C. T. ; SILVA, J. M. F. . Morphostructural Mapping of Parana State, Brazil. Journal of maps , v. 2009, p. 170-178, 2009.
-
PAULA, E. V. ; SANTOS, L. J. C. . Estimate of natural vegetation in the baía de Antonina?s drainage area (State of Paraná ? Brazil), based on geopedological information. Quaternary and Environmental Geosciences , v. 1, p. 58-66, 2009.
-
ALMEIDA, L. ; SANTOS, L. J. C. ; MARTINS, G. G. . Contribuição Metodológica para a Análise da Fragilidade Emergente: estudo de caso do município de Colombo /PR. RA' EGA (UFPR) , v. 17, p. 113-127, 2009.
-
MAGANHOTTO, R. F. ; SANTOS, L. J. C. ; MIARA, A. . Planejamento deTrilhas em Áreas Naturais ? Estudo de Caso Sítio da Alegria, Prudentópolis/Guarapuava-PR. Revista geografar (UFPR) , v. 4, p. 143-163, 2009.
-
Trentin Romário ; Luis Eduardo de Souza Robaina ; SANTOS, L. J. C. . Mapeamento geomorfológico da bacia hidrográfica do Rio Itu, oeste do Rio Grande do Sul, Brasil. Pesquisas em Geociências (Online) , v. 36, p. 95-105, 2009.
-
FEOLA, E. ; NUCCI, J. C. ; SANTOS, L. J. C. . Avaliação de impactos do uso público em uma trilha do parque estadual do pico do Marumbi, Morretes - PR. Geografia (Rio Claro) , v. 33, p. 157-176, 2008.
-
MAGANHOTTO, R. F. ; SANTOS, L. J. C. ; SOUZA, L. C. P. ; MIARA, A. . Fragilidade física em unidades de conservação: estudo de caso da Reserva Ecológica Itaytyba - RPPN. Ambiência (UNICENTRO) , v. 4, p. 483-496, 2008.
-
SANTOS, L. J. C. ; Djalma Yoshio Shimada ; SILVA, J. M. F. . Caracterização da Fragilidade Ambiental do Meio Físico da Região Metropolitana de Curitiba/PR: estudo de caso da bacia do Alto Iguaçu. Geografia. Ensino & Pesquisa , v. 12, p. 345-360, 2008.
-
SILVA, J. M. F. ; Djalma Yoshio Shimada ; SANTOS, L. J. C. . Estudo do Meio Físico da Bacia do Rio Miringuava ? PR: subsídios ao mapeamento da fragilidade ambiental. Geografia. Ensino & Pesquisa , v. 12, p. 3161-3175, 2008.
-
Nicolas Floriani ; FLORIANI, D ; SANTOS, L. J. C. ; Wisniewiski, C ; BRANDENBURG, A. . Desvendando os Terroirs Agroecológicos de Rio Branco do Sul-PR: uma abordagem geo-sócio-agronômica da paisagem rural e do diagnóstico participativo do território. Revista Geografar (UFPR) , v. 3, p. 34-47, 2008.
-
PAULA, Eduardo Vedor de ; SANTOS, L. J. C. ; BERTRAND, Frédéric ; ANSELME, Brice . Estimativa da Vegetação Natural Potencial na Área de Drenagem da Baía de Antonina. Floresta (UFPR) , v. 38, p. 303-315, 2008.
-
MAGANHOTTO, R. F. ; SANTOS, L. J. C. ; SOUZA, L. C. P. ; MIARA, A. ; SANTOS JUNIOR, J. B. . Fragilidade de Trilhas em Áreas Naturais Protegidas: Estudo de Caso Reserva Ecológica Itaytyba - RPPN. Revista Geografar (UFPR) , v. 2, p. 22-41, 2007.
-
SANTOS, L. J. C. ; DIAS, J. B. ; A paisagem e o geossistema como possibilidade de leitura da expressão do espaço sócio-ambiental rural. Confins (Paris) , p. http://confins., 2007.
-
SANTOS, L. J. C. ; FIORI, C. O. ; SILVEIRA, C. T. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; SILVA, J. M. F. . Mapeamento da Vulnerabilidade Geoambiental do Estado do Paraná. Revista Brasileira de Geociências , v. 37, p. 812-820, 2007.
-
Guimarães, L. J ; SANTOS, L. J. C. . Levantamento das áreas potenciais à erosão laminar como suporte à detecção das áreas-fonte ao assoreamento na Barragem Piraquara I. Revista Geografar (UFPR) , v. 2, p. 172-188, 2007.
-
MENDONÇA, F. A. ; SANTOS, L. J. C. . Gestão da água e dos recursos hídricos no Brasil: avanços e desafios a partir das Bacias Hidrográficas - uma abordagem geográfica. Geografia (Rio Claro) , Rio Claro/SP, v. 31, n.1, p. 103-117, 2006.
-
LOHMANN, M. ; SANTOS, L. J. C. . Morphopedological study of the Arroio Guassupi water basin, São Pedro do Sul - Rio Grande do Sul (RS): basis for understanding erosion processes. Sociedade & natureza (UFU. Online) , Uberlândia, v. 1, n.1, p. 202-214, 2005.
-
CHUEH, A. M. ; SANTOS, L. J. C. . Análise do potencial de degradação ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Pequeno em São José dos Pinhais/PR, por meio do DFC - Dignóstico Físico Conservacionista. RA'E GA: o Espaço Geográfico em Análise , Curitiba/PR, v. 10, p. 61-71, 2005.
-
BRISKI, S. ; SALAMUNI, E. ; SANTOS, L. J. C. ; MANTOVANI, L. . Geotecnologias aplicadas ao planejamento e gestão de bacias hidrográficas de mananciais. Ciência e Natura , Univ. Federal de Santa Maria, v. 8/2004, p. 429-444, 2004.
-
BRANDENBURG, A. ; FERREIRA, A. D. D. ; SANTOS, L. J. C. . Dimensões socioambientais do rural contemporâneo. Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR) , Editora da UFPR, v. 10, p. 119-125, 2004.
-
SANTOS, L. J. C. ; BERRIER, J. ; GRIMALDI, M. ; CASTRO, S. S. . Utilização do microscópio eletrônico de varredura (MEV) para o reconhecimento de revestimentos argilosos. Boletim Paranaense de Geociências , Editora da UFPR - Curitiba/PR, v. 53, p. 35-43, 2003.
-
VALIM, Roberto Teobaldo ; SANTOS, L. J. C. . Processos Erosivos na Bacia do Rio do Meio, Município de Pinhais - Região Metropolitana de Curitiba. Geo UERJ , Rio de Janeiro, p. 1853-1858, 2003.
-
TONETTI, Simone ; SANTOS, L. J. C. . Avaliação do uso e ocupação do solo (1986 e 2000) e da fragilidade ambiental da bacia do rio Iraizinho. Geo UERJ , Rio de Janeiro, p. 1033-1039, 2003.
-
VESTENA, Leandro Redin ; KOBIYAMA, Masato ; SANTOS, L. J. C. . Considerações sobre Gestão Ambiental em Áreas Cársticas. RA'E GA: o Espaço Geográfico em Análise , Curitiba/PR, v. 6, p. 81-93, 2002.
-
SANTOS, L. J. C. . Contribuição da análise estrurural da cobertura pedológica ao desenvolvimento da ciência do solo. RA'E GA: o Espaço Geográfico em Análise , Editora da UFPR, v. 4, p. 131-138, 2000.
-
LOBATO, L. C. H. ; SANTOS, L. J. C. ; AGUIAR, T. C. . AMAZÔNIA EM PESQUISA: PAISAGEM, MEIO FÍSICO E GESTÃO AMBIENTAL. 1. ed. Porto Velho: Edufro, 2021. v. 10. 317p .
-
Salgado, André Augusto Rodrigues ; Santos, Leonardo José Cordeiro ; Paisani, Julio César . Geography of the Physical Environment. 1. ed. Springer International Publishing, 2019.
-
Bianca Carvalho Vieira ; André Augusto Rodrigues Salgado ; Leonardo José Cordeiro Santos . Landscapes and Landforms of Brazil. 1. ed. Springer, 2015. v. 1. 399p .
-
SANTOS, L. J. C. ; FIORI, C. O. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; SILVEIRA, C. T. ; BRISK, S. J. ; SILVA, J. M. F. . Atlas Geomorfológico do EStado do Paraná. 1. ed. Curitiba/PR: Imprensa oficial, 2006. v. 1. 59p .
-
FUMIYA, M. H. ; COUTO, EDIVANDO VITOR ; SANTOS, L. J. C. . APLAINAMENTO NO NOROESTE DO PARANÁ: DE MODELOS POLICÍCLICO À MORFOTECTÔNICA QUATERNÁRIA. In: Osmar Abílio de Carvalho Júnior;Maria Carolina Villaça Gomes; Renato Fontes Guimarães; Roberto Arnaldo Trancoso Gomes. (Org.). Revisões de Literatura da Geomorfologia Brasileira. 1ed.Brasília: Selo Caliandra, 2022, v. 1, p. 1-2051.
-
Salgado, André Augusto Rodrigues ; Santos, Leonardo José Cordeiro ; Paisani, Julio César . Introduction. CPSS Power Electronics Series. 1ed.: Springer Singapore, 2019, v. , p. 1-6.
-
Paisani, Julio César ; Santos, Leonardo José Cordeiro ; Goudard, Gabriela ; Goulart, Adriano Ávila ; Biffi, Vitor Hugo Rosa . Subtropical Araucaria Plateaus. CPSS Power Electronics Series. 1ed.: Springer Singapore, 2019, v. , p. 21-39.
-
Kamino, Luciana Hiromi Yoshino ; Rezende, Éric Andrade ; Santos, Leonardo José Cordeiro ; Felippe, Miguel Fernandes ; Assis, Wellington Lopes . Atlantic Tropical Brazil. CPSS Power Electronics Series. 1ed.: Springer Singapore, 2019, v. , p. 41-73.
-
Vieira, Bianca Carvalho ; Salgado, André Augusto Rodrigues ; Santos, Leonardo José Cordeiro . Brazil: A Land of Beautiful and Undiscovered Landscapes. In: Bianca Carvalho Vieira; André Augusto Rodrigues Salgado; Leonardo José Cordeiro Santos. (Org.). World Geomorphological Landscapes. 1ed.: Springer Netherlands, 2015, v. , p. 3-7.
-
Santos, Leonardo José Cordeiro ; de Paula, Eduardo Vedor ; Soares, Carlos Roberto . Antonina Bay and Superagui Island: A Mosaic of Mountains, Coastal Plain, and Atlantic Forest. In: Bianca Carvalho Vieira; André Augusto Rodrigues Salgado; Leonardo José Cordeiro Santos. (Org.). World Geomorphological Landscapes. 1ed.: Springer Netherlands, 2015, v. 1, p. 103-113.
-
SANTOS, L. J. C. ; WESTPHALEN, L. . Erosão dos Solos no Noroeste do Paraná. In: Antonio José Teixeira Guerra; Maria do Carmo Oliveira Jorge. (Org.). Degradação dos Solos no Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: Bertrand Brasil Ltda, 2014, v. 1, p. 11-317.
-
SILVA, J. M. F. ; SANTOS, L. J. C. . CARTOGRAFIA GEOMORFOLÓGICA: uma análise de conceitos, métodos e aplicações. In: Valdemir Antoneli; Alides Baptista Chimin Junior. (Org.). Diálogos Geográficos. 1ed.Curitiba: CRV, 2013, v. 1, p. 1-178.
-
FERNANDES, L. A. ; COUTO, E. V. ; SANTOS, L. J. C. . Três Morrinhos, Terra Rica, PR - Arenitos silicificados de dunas do Deserto Caiuá testemunham nível de superfície de aplainamento K-T. In: Winge,M.; Schobbenhaus,C.; Souza,C.R.G.; Fernandes,A.C.S.; Berbert-Born,M.; Salun Filho,W.; Queiroz ,E.T. (Org.). Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: CPRM, 2013, v. III, p. 1-332.
-
NOWATZKI, A ; SANTOS, L. J. C. . Relações entre a geopedologia e as áreas de preservação permanente nas bacias hidrográficas dos rios Alto Cachoeira e Sagrado, Estado do Paraná, Brasil. In: Associação Portuguesa de Geomorfólogos. (Org.). Geomorfologia 2010. 1ed.Cidade do Porto: Sersilito ? Empresa Gráfica, Lda, 2012, v. VII, p. 29-39.
-
SILVA, J. M. F. ; SANTOS, L. J. C. . Taxonomia e mapeamento geomorfológico de bacia hidrográfica na Serra do Mar - Estado do Paraná, Brasil. In: Associação Portuguesa de Geomorfólogos. (Org.). Geomorfologia 2010. 1ed.Cidade do Porto: Sersilito ? Empresa Gráfica, Lda, 2012, v. VII, p. 157-166.
-
NOWATZKI, A ; PAULA, E. V. ; SANTOS, L. J. C. . Mapeamento das áreaas de preservação permanente na bacia hidrográfica do Rio Sagrado (Morretes/PR) e avaliação do seu grau de conservação. In: Eliane Beê Boldrini; Eduardo Vedor de Paula. (Org.). Gestão Ambiental Portuária: subsídios para o licenciamento das dragagens. 1ed.Curitiba/PR: Serze Graf, 2009, v. 1, p. 1-373.
-
Mikosik ; PAULA, E. V. ; Mesquita Carolina ; SANTOS, L. J. C. . Caracterização das cicatrizes de movimentos de massa na bacia hidrográfica do Rio Sagrado. In: Eliane Beê Boldrini; Eduardo Vedor de Paula. (Org.). Gestão Ambiental Portuária: subsídios para o licenciamento das dragagens. 1ed.Curitiba/PR: Serze Graf, 2009, v. 1, p. 10-20.
-
SANTOS, L. J. C. . Análise físico-hídrica em sequência Latossolo-Argissolo. In: Associação Portuguesa de Geomorfólogos. (Org.). Publicações da Associação Portuguesa de Geomorfólogos, BRAGA, 2009. 1ed.Braga: Editora da Universidade do Minho, 2009, v. VI, p. 121-126.
-
PAULA, E. V. ; SANTOS, L. J. C. . Elaboração da Carta Pedológica Potencial das bacias de drenagem da Baía de Antonina. In: Eliane Beê Boldrini; Carlos Roberto Soares; Eduardo Vedor de Paula. (Org.). Dragagens portuárias no Brasil: engenharia, tecnologias e meio ambiente. 1ed.Antonina/PR: Faculdades Integradas Espírita (UNIBEM), 2008, v. 1, p. 229-243.
-
SANTOS, L. J. C. ; GALERANI, C. A. ; MACEDO, J. ; SILVA, P. J. ; CHAVES, E. . Drenagem Urbana. In: Carlos E. M. Tucci; Rubem La Laina Porto; Mário T. de Barros. (Org.). Controle da Erosão Urbana. 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1995, v. 5, p. 349-377.
-
SOUZA, R. M. ; VALLADARES, G. S. ; SANTOS, L. J. C. . Assertividade entre levantamento de campo e carta de solo de planícies fluviais em bacias hidrográficas do Litoral Paranaense. In: XIX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2022, Rio de Janeiro. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada - No Prelo, 2022, 2022.
-
OLIVEIRA, J. G. ; SANTOS, L. J. C. ; SILVEIRA, C. T. . Classificação de formas de relevo na chapada do Araripe utilizando o índice de posição topográfica. In: XIII Sinageo : geomorfologia : complexidade e interescalaridade da paisagem, 2022, Juiz de Fora. Geomorfologia : complexidade e interescalaridade da paisagem, 2021. v. 1. p. 2042-2051.
-
NOWATZKI, A ; OLIVEIRA, J. G. ; SANTOS, L. J. C. . APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE POSIÇÃO TOPOGRÁFICA NA PREDIÇÃO DOS SOLOS DA SUB-BACIA DO RIO CAPRICÓRNIO (NOROESTE DO PARANÁ). In: Sinageo, 2016, Maringá. DINÂMICAS DE VERTENTES E INTERAÇÕES PEDOGEOMORFOLÓGICAS. Maringa, 2016.
-
OLIVEIRA, J. G. ; NOWATZKI, A ; SANTOS, L. J. C. . MAPEAMENTO PRELIMINAR DE UNIDADES GEOMÓRFICAS DE SUB-BACIAS HIDROGRÁFICAS NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ. In: Sinageo, 2016, Maringá. DINÂMICAS DE VERTENTES E INTERAÇÕES PEDOGEOMORFOLÓGICAS, 2016.
-
FUMIYA, M. H. ; SANTOS, L. J. C. ; RIFFEL, S. . MATERIAIS FERRUGINOSOS E SUA RELAÇÃO COM A EVOLUÇÃO DO RELEVO NO NOROESTE DO PARANÁ. In: Sinageo, 2016, Maringá. DINÂMICAS DE VERTENTES E INTERAÇÕES PEDOGEOMORFOLÓGICAS, 2016.
-
MANGUEIRA, C. G. ; SANTOS, L. J. C. . Processo de Voçorocamento em Loanda: causas naturais e antrópicas. In: 10º Simpósio de Controle de Erosão, 2015, Bento Gonçalves. 10º Simpósio de Controle de Erosão, 2015. v. 1.
-
FUMIYA, M. H. ; MANGUEIRA, C. G. ; COUTO, E. V. ; SANTOS, L. J. C. . Emprego do índice de concentração da rugosidade para a identificação de feições morfológicas associadas a crostas ferruginosas no noroeste do Paraná. In: VII Congresso Nacional de Geomorfologia, 2015, 2015, Lisboa - Portugal. VII Congresso Nacional de Geomorfologia, 2015. Lisboa - Portugal: Associação Portuguesa de Geomorfólogos, 2015. v. IX. p. 381-386.
-
KLEINA, M. ; SANTOS, L. J. C. . Ajustes Fluviais no rio Sagrado (Morretes/PR) dentre os anos de 1954 a 2012. In: XVI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2015, Teresina - PI. Territórios Brasileiros: Dinâmicas, Potencialidades e Vulnerabilidades, 2015.
-
KLEINA, M. ; SANTOS, L. J. C. . Estilos Fluviais e proposta de mapeamento da Sensitividade na bacia do rio Sagrado (Morretes/PR). In: VII Simpósio Paranaense de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2014, Maringá. VII Simpósio Paranaense de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. Maringá: UEM, 2014. v. 1. p. 1468-1483.
-
KLEINA, M. ; SANTOS, LEONARDO J. C. . Mapeamento dos Estilos Fluviais do Rio Sagrado (Morretes/PR) no ano de 2006. In: XV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2013, Vitória/ES. Uso e Ocupação da Terra e as Mudanças das Paisagens, 2013. v. 1. p. 676-684.
-
Mikosik ; SANTOS, L. J. C. . Características geomorfológicas indutoras de escorregamentos na bacia hidrográfica do rio Sagrado (Morretes/PR). In: XIV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2011, Dourados-MS. Dinâmicas socioambientais das inter-relações às interdependências, 2011.
-
UBER, J. A. ; SANTOS, L. J. C. . Análise comparativa das bacias hidrográficas dos rios Sagrado e Marumbi: principais condicionantes físicos predominantes na ocorrência de movimentos de massa. In: XIV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2011, Dourados-MS. Dinâmicas socioambientais das inter-relações às interdependências, 2011.
-
Mikosik ; PAULA, Eduardo Vedor de ; SANTOS, L. J. C. . Influência da curvatura das vertentes na ocorrência de escorregamentos translacionais na sub-bacia do rio Sagrado, Morretes-PR. In: VIIIII SIIMPÓSIIO NACIIONAL DE GEOMORFOLOGIA, 2010, Recife-PE. Sensitividade de Paisagens: a geomorfologia no contexto das mudanças, 2010.
-
Mikosik ; PAULA, E. V. ; SANTOS, L. J. C. . Espacialização das cicatrizes de movimento de massa na bacia hidrográfica do rio Sagrado: subsídios para a delimitação de áreas prioritárias à recuperação ambiental. In: XIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2009, Viçosa-MG. Anais XIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2009.
-
Djalma Yoshio Shimada ; SANTOS, L. J. C. . PROPOSTA METODOLÓGICA PARA CARACTERIZAÇÃO DO MEIO FÍSICO: estudo de caso da bacia do rio Miringuava, PR. In: VII Simpósio Nacional de Geomorfologia e II Encontro Latino - Americano de Geomorfologia, 2008, Belo Horizonte - MG. Dinâmica e Diversidade das Paisagens. São Paulo: Tecart, 2008. v. 1. p. 1-12.
-
SANTOS, L. J. C. ; PAULA, E. V. ; GROCHOCKI, M.A.F . Mapeamento Geomorfológico como Subsídio à Identificação e à Estimativa dos Solos Potencias na Área de Drenagem da Baía de Antonina (PR). In: VII Simpósio Nacional de Geomorfologia e II Encontro Latino - Americano de Geomorfologia, 2008, Belo Horizonte - BH. Dinâmica e Diversidade de Paisagens. São Paulo: Tecart, 2008. v. 1. p. 1-10.
-
SILVEIRA, C. T. ; SANTOS, L. J. C. ; FIORI, C. O. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; SILVA, J. M. F. . Cartografia Geomorfológica como subsídio à identificação da Vulnerabilidade Geoambiental do Estado do Paraná. In: VII Simpósio Nacional de Geomorfologia e II Encontro Latino - Americano de Geomorfologia, 2008, Belo Horizonte - BH. Dinâmica e Diversidade de Paisagens. São Paulo: Tecart, 2008. v. 1. p. 1-15.
-
SANTOS, L. J. C. ; PAULA, E. V. . A vegetação natural potencial e o uso da terra nas bacias de drenagem da Baía de Antonina. In: XII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2007, Natal. XII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. Natal/RN: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007. v. 1. p. 368-384.
-
FIORI, C. O. ; SANTOS, L. J. C. ; SILVEIRA, C. T. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; SILVA, J. M. F. . Mapeamento Preliminar da Fragilidade Potencial do Estado do Paraná. In: XII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2007, Natal/RN. Natureza, Geotecnologias, Ética e Gestão do Território. Natal/RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007. p. 1-10.
-
FIORI, C. O. ; SANTOS, L. J. C. ; SILVEIRA, C. T. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; SILVA, J. M. F. . Mapeamento da Vulnerabilidade Potencial do Estado do Paraná, escala 1:600.000. In: Simpósio Paranaense de Pós Graduação em Geografia, 2007, Londrina/PR. Simpósio Paranaense de Pós Graduação em Geografia. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina - UEL, 2007. p. 1-10.
-
RAKSSA, M. L. ; SANTOS, L. J. C. . Estudo morfológico da Topossequência Fazenda Canguiri,PR: subsídio para compreensão das relações solo/relevo. In: VI Simpósio Nacional de Geomorfologia / Regional Conference on Geomorphology, 2006, Goiânia. VI Simpósio Nacional de Geomorfologia / Regional Conference on Geomorphology. Goiânia: Editora da Universidade Federal de Goiás. v. II. p. 01-10.
-
DIAS, J. B. ; SANTOS, L. J. C. . O papel dos processos morfodinâmicos e o uso e ocupação da área de três comunidades peri-urbanas da RMC - Região Metropolitana de Curitiba. In: VI Simpósio Nacional de Geomorfologia / Regional Conference on Geomorphology, 2006, Goiânia. VI Simpósio Nacional de Geomorfologia / Regional Conference on Geomorphology. Goiânia: Editora da Universidade Federal de Goiás. v. II. p. 01-10.
-
WESTPHALEN, L. ; SANTOS, L. J. C. . Mapeamento da Instabilidade Geomorfológica da Bacia Hidrográfica do Rio Pequeno/PR. In: VI Simpósio Nacional de Geomorfologia / Regional Conference on Geomorphology, 2006, Goiânia. Geomorfologia Tropical e Subtropical: processos, métodos e técnicas. Goiânia: Editora da Universidade Federal de Goiás, 2006. v. II. p. 01-10.
-
FIORI, C. O. ; SANTOS, L. J. C. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; BRISK, S. J. . Mapeamento Geomorfológico Preliminar do Estado do Paraná. In: VI Simpósio Nacional de Geomorfologia / Regional Conference on Geomorphology, 2006, Goiânia. Geomorfologia Tropical e Subtropical: processos, métodos e técnicas. Goiânia: Editora da Universidade Federal de Goiás, 2006. v. II.
-
WESTPHALEN, L. ; SANTOS, L. J. C. . Contribuição das Informações Gemorfológicas para Mapeamento da Instabilidade Natural das Unidades de Paisagem. In: VI Simpósio Nacional de Geomorfologia / Regional Conference on Geomorphology, 2006, Goiânia. Geomorfologia Tropical e Subtropical: processos, métodos e técnicas. Goiânia: Editora da Universidade Federal de Goiás, 2006. v. II. p. 01-10.
-
BRISK, S. J. ; SALAMUNI, E. ; SANTOS, L. J. C. . Avaliação da dinâmica ocupacional como suporte para a determinação do zoneamento ambiental e conflito de uso da bacia hidrográfica do Alto Curso Superior do rio Iguaçu-PR. In: X Encontro de Geógrafos da América Latina, 2005, São Paulo. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina. São Paulo: EDUSP, 2005. v. 1. p. 2401-2423.
-
GLUFKE, D. ; SANTOS, L. J. C. . Mapeamento da Fragilidade Potencial da Bacia do rio Piraquara, município de Piraquara, PR. In: XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2005, São Paulo. Geografia, Tecnociência, Sociedade e Natureza. São Paulo: Tarik Rezende de Azevedo, 2005. p. 1893-1903.
-
WESTPHALEN, L. ; SANTOS, L. J. C. . Fragilidade potencial e emergente da bacia hidrográfica do Rio Pequeno/PR - subsídio ao planejamento urbano. In: XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2005, São Paulo. Geografia, Tecnociência, Sociedade e Natureza. São àulo: Tarik Rezende de Azevedo, 2005. p. 269-281.
-
SANTOS, L. J. C. ; MENDONÇA, F. A. ; BERTRAND, F. ; ANSELME, B. ; BESSART, F. . Vulnerabilidade Ambiental em Ambiente Litorâneo: introdução ao estudo da Baia de Antonina/PR. In: XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2005, São Paulo. Geografia, Tecnociência, Sociedade e Natureza. São Paulo: Tarik Rezende de Azevedo, 2005. p. 5987-5993.
-
CASTRO, L. C. ; SANTOS, L. J. C. . A Gestão Compartilhada das Águas na Bacia do Alto Iguaçu - Região Metropolitana de Curitiba. In: XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2005, São Paulo. Geografia, Tecnociência, Sociedade e Natureza. São Paulo: Tarik Rezende de Azevedo, 2005. p. 3828-3840.
-
FIORI, C. O. ; SANTOS, L. J. C. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. . Mapeamento Morfoestrutural do Estado do Paraná. In: XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2005, São Paulo. Geografia, Tecnociência, Sociedade e Natureza. São Paulo: Tarik Rezende de Azevedo, 2005. p. 2394-2403.
-
SANTOS, L. J. C. ; LOHMANN, M. . Caracterização dos Aspectos Físicos com Ênfase na Relação Solo-Relevo da Bacia do Arroio Guassupi, São Pedro do Sul/RS. In: V Simpósio Nacional de Geomorfologia e I Encontro Sul-Americano de Geomorfologia, 2004, Santa Maria/RS. Geomorfologia e Riscos Ambientais, 2004. p. 01-15.
-
WESTPHALEN, L. ; SANTOS, L. J. C. . Caracterização do Meio Físico da Bacia Hidrográfica do Rio Itaqui/PR: subsídio para o mapeamento da fragilidade potencial. In: V Simpósio Nacional de Geomorfologia e I Encontro Sul-Americano de Geomorfologia, 2004, Santa Maria/RS. Geomorfologia e Riscos Ambientais, 2004. p. 01-14.
-
SANTOS, L. J. C. ; BOIKO, J. D. . Caracterização Geomorfológica Preliminar da Bacia do Rio Curralinho, Região Metropolitana de Curitiba-PR. In: V Simpósio Nacional de Geomorfologia e I Encontro Sul-Americano de Geomorfologia, 2004, Santa Maria/RS. Geomorfologia e Riscos Ambientais, 2004. p. 01-15.
-
DIAS, J. B. ; SANTOS, L. J. C. . Aspectos Geomorfológicos e o Diagnóstico Sócio-Ambiental do Meio Rural da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). In: V Simpósio Nacional de Geomorfologia e I Encontro Sul-Americano de Geomorfologia, 2004, Santa Maria/RS. Geomorfologia e Riscos Ambientais, 2004. p. 01-17.
-
SANTOS, L. J. C. . Identificação e caracterização das bacias hidrográficas na Região Metropolitana de Curitiba (RMC):. In: V Encontro Nacional da ANPEGE, 2003, Florianópolis. Gestão do território e do ambiente no Brasil: Desafios à formação e à pesquisa em geografia no ensino superior. Curitiba: Mídia Curitibana, 2003. v. 1.
-
SANTOS, L. J. C. ; CASTRO, S. S. ; GRIMALDI, M. . O comportamento físico-hídrico de coberturas com Latossolos e Argissolos e suas relações com o desenvolvmento dos processos erosivos na região de Bauru (SP). In: VII Simpósio Nacional de Controle de Erosão, 2001, Goiânia. Anais dos trabalhos completos publicados em CD-Rom, 2001.
-
SANTOS, L. J. C. ; GRIMALDI, M. ; CURMI, P. ; HALLAIRE, V. ; CASTRO, S. S. . Comportement hydrodinamique des sols sur grès (Brésil). Conséquences sur la pédogenèse et le relief. In: 16 Congrès Mondial de Science du Sol, 1998, Montpellier. 16 Congrès Mondial de Science du Sol, 1998. v. 1.
-
SANTOS, L. J. C. . Macro e micromorfologia da Topossequência da Pousada da Esperança em Bauru, SP: subsídios para a compreensão da gênese, da evolução e comportamento atual dos solos. In: Seminário de Avaliação e de Programação da Cooperação Franco-Brasileira sobre Análise Estrutural da Cobertura Pedológica, vinculado ao convênio CAPES x COFECUB, 1995, Sorocaba (SP). Anais do Seminário de Avaliação e de Programação da Cooperacão Franco-Brasileira sobre Análise Estrutural da Cobertura Pedológica, 1995. v. 1. p. 51-53.
-
SANTOS, LEONARDO J. C. . Relação solo e relevo na distribuição de feições erosivas no Noroeste do Paraná. In: 9º SINAGEO - Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2012, Rio de Janeiro/RJ. impósio Nacional de Geomorfologia, 2012.
-
OLIVEIRA, J. G. ; SIAME, L. ; SANTOS, LEONARDO J. C. . Evolution morphologique d'un relief semi-aride : le cas de la chapada d?'araripe (Ceará, Brésil).. In: Congrès des Doctorants en Sciences de l'Environnement, 2022, Marseille/France. Congrès des Doctorants en Sciences de l'Environnement,, 2022. v. 1. p. 1-1.
-
OLIVEIRA, J. G. ; SANTOS, L. J. C. ; SIAME, L. . Morphologic evolution of a Semiarid Relief: The case of Chapada do Araripe (Ceará, Brazil). In: 10th International Conference on Geomorphology, 2022, Coimbra/Portugal. 10th International Conference on Geomorphology, 2022. v. 1. p. 1.
-
SANTOS, L. J. C. ; GOULART, A. ; SIAME, L. . AGE ESTIMATIVE OF EROSIONS PROCESS IN SHOUTERN PORTION OF BAURU SEDIMENTARY BASIN (BRAZIL). In: Regional Conference of Geomorphology, 2019, Athens. RCG 2019 Abstact. Athens: F a c u l t y o f G e o l o g y a n d G e o e n v i r o nm e n t , N a t i o n a l a n d K a p o d i, 2019. v. 1. p. 250-250.
-
COUTO, E. V. ; SANTOS, L. J. C. . CONTROLE MORFOESTRUTURAL NA DISTRIBUIÇÃO DOS SOLOS NO NOROESTE DO ESTADO DO PARANÁ. In: 46º Congresso Brasileiro de Geologia e o 1º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa, 2012, Santos/SP. 46º Congresso Brasileiro de Geologia e o 1º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa, 2012. v. 1. p. 1.
-
FERNANDES, L. A. ; SANTOS, L. J. C. ; URBAN, C. . Paleossolos da parte oriental da Bacia Bauru (KS). In: Boletim do 7° Simpósio do Cretáceo do Brasil / 1° Simpósio do Terciário do Brasil, 2006, Serra Negra/SP. Boletim do 7° Simpósio do Cretáceo do Brasil / 1° Simpósio do Terciário do Brasil. Serra Negra/SP: Editora da UNESP, 2006. v. 1. p. 54-54.
-
SANTOS, L. J. C. ; SANTOS, C. S. . Influencia do relevo na perda de solo por erosão hídrica na bacia hidrográfica do rio Pequeno/PR. In: IV Simpósio Nacional de Erosão, 2002, São Luís/MA. Geomorfologia: Interfaces, Aplicações e Perspectivas, 2002.
-
SANTOS, L. J. C. ; GREGORCZUK, A. L. . Mapeamento da Fragilidade Ambiental da bacia hidrográfica do rio Guaraqueçaba/PR. In: IV Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2002, São Luís/MA. Geomorfologia: Interfaces, Aplicações e Perspectivas, 2002.
-
SANTOS, L. J. C. . Utilização do microscópio eltrônico de varredura para o reconhecimento de revestimentos argilosos. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2001, Londrina/PR. Ciência do Solo: Fator de Produtividade Competitiva com Sustentabilidade, 2001. v. 1. p. 43-43.
-
BRITTO, D. M. ; TEIXEIRA, A. R. P. ; VESTENA, Leandro Redin ; SELNER, R. C. ; SANTOS, L. J. C. . Aplicação da Metodologia Análise Estrutural da Cobertura Pedológica numa Vertente da Fazenda Canguiri/PR. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2001, Londrina/PR. Ciência do Solo: Fator de Produtividade Competitiva com Sustentabilidade, 2001. v. 1. p. 227-227.
-
GHEZZI, A. O. ; SANTOS, L. J. C. ; GOMES, C. L. . Mapeamento da Fragilidade Potencial da Bacia do Rio Morato, Guaraqueçaba/PR. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2001, Londrina/PR. Ciência do Solo: Fator de Produtividade Competitiva com Sustentabilidade, 2001. v. 1. p. 318-318.
-
SANTOS, L. J. C. ; PEREZ FILHO, A. . Processos Erosivos em solos na bacia do alto Rio Araguaia (GO/MT): Aplicação da Equação Universal de Perdas de Solo. In: IX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2001, Recife/PE. IX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada: construindo a Geografia para o século XXI, 2001.
-
SANTOS, L. J. C. ; AMARAL, S. B. ; FERREIRA, A. M. ; MENDONÇA, F. A. . Mapeamento Preliminar da Fragilidade Ambiental na bacia hidrográfica do Ribeirão das Onças, Região Metropolitana de Curitiba (RMC). In: IX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2001, Recife. IX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada: construindo a Geografia para o século XXI, 2001.
-
SANTOS, L. J. C. ; ROMANEL, M. C. T. S. . Análise Comparativa do Uso e Ocupação do Solo da bacia hidrográfica do Arroio Arujá em São José dos Pinhais/PR: anos de 1976/1985/1996/2000. In: IX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2001, Recife/PE. IX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada: construindo a Geografia para o século XXI, 2001.
-
SANTOS, L. J. C. ; CASTRO, S. S. . A cobertura pedológica e as suas diferentes escalas de observação. In: I Seminário Latino Americano de Geografia Física, 2000, Havana/Cuba. I Seminário Latino Americano de Geografia Física, 2000. p. 90-90.
-
AMARAL, S. B. ; FERREIRA, A. M. ; SANTOS, L. J. C. ; SOUZA, J. D. . Comparação entre métodos computacionais e manuais na geração de cartas de declividade: estudo da bacia do Córrego da Ponte Preta (SP) - Brasil. In: I Seminário Latino Americano de Geografia Física, 2000, Havana/Cuba. I Seminário Latino Americano de Geografia Física, 2000. p. 58-58.
-
SANTOS, L. J. C. ; CASTRO, S. S. . Estudo da cobertura pedológica da bacia do córrego da Ponte Preta: aplicação da Análise Estrutural como instrumento dos processos geomorfológicos. In: III Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2000, Campinas/SP. Geomorfologia 2000: O relevo, a água e o homem, 2000. v. I. p. 71-71.
-
SANTOS, L. J. C. ; CHAPLOT, V. ; WALTER, C. ; CURMI, P. ; CASTRO, S. S. ; GRIMALDI, M. . Soil cartography using a combination between a soil investigation technique (the structural analysis) and a landscape information (derived from DEM). In: Regional Conference on Geomorphology of the IAG, 1999, Rio de Janeiro (RJ). Anais do regional Conference on Geomorphology of the IAG, 1999. v. 1.
-
SANTOS, L. J. C. . Organizações micromorfológicas e sua relacão com a circuação hídrica. In: XIII Congresso Latino Americano de Ciência do Solo 'Solo-Suelo 96', 1996, Lindóia (SP). Anais do XIII Congresso Latino Americano de Ciência do Solo 'Solo-Suelo 96', 1996. v. 1. p. 34-35.
-
SANTOS, L. J. C. ; SILVA, P. J. . Carta de Aptidão do solo para fins de uso urbano e rural na região de Querência do Norte - PR. In: V Simpósio Nacional de Controle de Erosão, 1995, Bauru (SP). Anais do V Simpósio Nacional de Controle de Erosão, 1995. v. 1. p. 159-160.
-
SANTOS, L. J. C. ; CASTRO, S. S. ; SALOMÃO, F. X. T. . Organizações Micromorfológicas e suas relações com a circulação hídrica e os processos erosivos linerares: o exemplo de Bauru. In: V Simpósio Nacional de Controle de Erosão, 1995, Bauru (SP). Anais do V Simpósio Nacional de Controloe de Erosão, 1995. v. 1. p. 463-465.
-
SANTOS, L. J. C. ; SILVA, P. J. . Carta de Aptidão do Solo para fins de uso urbano e rural na região de Paraíso do Norte - PR. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1995, Viçosa (MG). Anais do XXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1995. v. 2. p. 80-81.
-
SANTOS, L. J. C. . Carta de Fragilidade Ambiental: Estudo de caso da bacia do rio Curralinho, Região Metropolitana de Curitiba. Geo UERJ , p. 1716-1718, 2003.
-
SANTOS, L. J. C. ; SILVA, J. M. F. . Taxonomia e mapeamento geomorfológico em bacia hidrográfica da serra do Mar - Estado do Paraná, Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, L. J. C. ; NOWATZKI, A . Relações entre a Geopedologia e as Áreas de Preservação Permanente: Aplicações nas bacias hidrográficas dos rios Alto Cachoeira e Sagrado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, L. J. C. ; PAULA, E. V. . MAPEAMENTO GEOPEDOLÓGICO COMO SUBSÍDIO À ESTIMATIVA DA VEGETAÇÃO NATURAL NA ÁREA DE DRENAGEM DA BAÍA DE ANTONINA (PARANÁ ? BRASIL). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, L. J. C. . Análise Físico-Hídrica em sequência Latossolo-Argissolo no Planalto Ocidental Paulista-Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, L. J. C. ; SILVEIRA, C. T. ; FIORI, C. O. ; FIORI, A. P. ; CANALI, N. E. ; SILVA, J. M. F. . Cartografia Geomorfológica com subsídio a identificação da Vulnerabilidade Geoambiental no Estado do Paraná-Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
WESTPHALEN, L. ; SANTOS, L. J. C. . Mapemento da Instabilidade Geomorfológica da Bacia Hidrográfica do rio Pequeno/PR. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FIORI, C. O. ; SANTOS, L. J. C. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; BRISK, S. J. . Mapeamento Geomorfológico Preliminar do Estado do Paraná. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
WESTPHALEN, L. ; SANTOS, L. J. C. . Caracterização do meio físico da bacia hidrográfica do Rio Pequeno: subsídio para o mapeamento da Fragilidade Potencial e Emergente. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, L. J. C. . Geomorfologia e Pedologia da Região Metropolitana de Curitiba. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, L. J. C. . IV Seminário da Pós-Graduação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, L. J. C. . O ensino a pesquisa e a extensão no Curso de Geografia: a experiência docente. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, L. J. C. . A identidade da geografia brasileira. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, L. J. C. . Geomorfologia em Áreas Urbanas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, L. J. C. . I Colóquio Nacional de Pós-Graduação (coordenador de Mesa Redonda). 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
SANTOS, LEONARDO . Membro Titular do Comitê de Assessoramento do CNPq (CA-SA) na área de Geografia Física. 2014.
VICENTINI, Y. ; MENDONÇA, F. A. ; LIMA, C. A. ; SANTOS, L. J. C. . Urbanização e Recursos Hídricos da Região Metropolitana de Curitiba. 2004.
SANTOS, L. J. C. ; SILVA, P. J. . Caracterização do meio físico como subsídio para o planejamento urbano e periurbano do município de Altônia - PR. 1994.
SANTOS, L. J. C. ; SILVA, P. J. . Caracterização do meio físico como subsídio para o planejamento urbano e periurbano do município de Paraíso do Norte - PR. 1994.
SANTOS, L. J. C. ; SILVA, P. J. . Caracterização do meio físico como subsídio para o planejamento urbano e periurbano do município de Janiópolis - PR. 1994.
SANTOS, L. J. C. ; SILVA, P. J. . Caracterização do meio físico como subsídio para o planejamento urbano e periurbano do município de Querência do Norte - PR. 1994.
SANTOS, L. J. C. . Métodos e Técnicas Aplicadas ao Estudo da Vullnerabilidade Ambiental. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, L. J. C. . Gênese e Classificação de Solos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, L. J. C. ; FIORI, C. O. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; SILVEIRA, C. T. ; BRISK, S. J. ; SILVA, J. M. F. . Carta Geomorfológica de Ponta Grossa, Folha SG.22-X-C, escala 1:250.000. 2007. (Cartas, mapas ou similares/Carta).
SANTOS, L. J. C. ; FIORI, C. O. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; SILVEIRA, C. T. ; BRISK, S. J. ; SILVA, J. M. F. . Carta Geomorfológica de Guaraniaçu, Folha SG.22-V-C, escala 1:250.000. 2007. (Cartas, mapas ou similares/Carta).
SANTOS, L. J. C. ; FIORI, C. O. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; SILVEIRA, C. T. ; BRISK, S. J. ; SILVA, J. M. F. . Carta Geomorfológica de Clevelândia, Folha SG.22-Y-B, escala 1:250.000. 2007. (Cartas, mapas ou similares/Carta).
SANTOS, L. J. C. ; FIORI, C. O. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; SILVEIRA, C. T. ; BRISK, S. J. ; SILVA, J. M. F. . Carta Geomorfológica de Itararé, Folha SG.22-X-B, escala 1:250.000. 2007. (Cartas, mapas ou similares/Carta).
SANTOS, L. J. C. ; FIORI, C. O. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; SILVEIRA, C. T. ; BRISK, S. J. ; SILVA, J. M. F. . Carta Geomorfológica de Campo Mourão, Folha SG.22-V-B, escala 1:250.000. 2007. (Cartas, mapas ou similares/Carta).
SANTOS, L. J. C. ; FIORI, C. O. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; SILVEIRA, C. T. ; BRISK, S. J. ; SILVA, J. M. F. . Carta Geomorfológica de Cornélio Procópio, Folha SF.22-Z-C, escala 1:250.000. 2007. (Cartas, mapas ou similares/Carta).
SANTOS, L. J. C. ; FIORI, C. O. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; SILVEIRA, C. T. ; BRISK, S. J. ; SILVA, J. M. F. . Carta Geomorfológica de Foz do Iguaçu, Folha SG.21-X-D, escala 1:250.000. 2007. (Cartas, mapas ou similares/Carta).
SANTOS, L. J. C. ; FIORI, C. O. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; SILVEIRA, C. T. ; BRISK, S. J. ; SILVA, J. M. F. . Carta Geomorfológica de Mafra, Folha SG.22-Z-A, escala 1:250.000. 2007. (Cartas, mapas ou similares/Carta).
SANTOS, L. J. C. ; FIORI, C. O. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; SILVEIRA, C. T. ; BRISK, S. J. ; SILVA, J. M. F. . Carta Geomorfológica de Joinville, Folha SG.22-Z-B, 1:250.000. 2007. (Cartas, mapas ou similares/Carta).
SANTOS, L. J. C. ; FIORI, C. O. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; SILVEIRA, C. T. ; BRISK, S. J. ; SILVA, J. M. F. . Carta Geomorfológica de Pato Branco, Folha SG.22-Y-A, escala 1:250.000. 2007. (Cartas, mapas ou similares/Carta).
SANTOS, L. J. C. ; FIORI, C. O. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; SILVEIRA, C. T. ; BRISK, S. J. ; SILVA, J. M. F. . Carta Geomorfológica de Londrina, Folha SF.22-Y-D, escala 1:250.000. 2007. (Cartas, mapas ou similares/Carta).
SANTOS, L. J. C. ; FIORI, C. O. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; SILVEIRA, C. T. ; SILVA, J. M. F. ; BRISK, S. J. . Carta Geomorfológica de Umuarama, Folha SF.22-Y-A, escala 1:250.000. 2007. (Cartas, mapas ou similares/Carta).
SANTOS, L. J. C. ; FIORI, C. O. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; SILVEIRA, C. T. ; BRISK, S. J. ; SILVA, J. M. F. . Carta Geomorfológica de Guaíra, Folha SG.21-X-B, escala 1:250.000. 2007. (Cartas, mapas ou similares/Carta).
SANTOS, L. J. C. ; FIORI, C. O. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; SILVEIRA, C. T. ; BRISK, S. J. ; SILVA, J. M. F. . Carta Geomorfológica de Cascavel, Folha SG.22-V-A, escala 1:250.000. 2007. (Cartas, mapas ou similares/Carta).
SANTOS, L. J. C. ; FIORI, C. O. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; SILVEIRA, C. T. ; BRISK, S. J. ; SILVA, J. M. F. . Carta Geomorfológica de Curitiba, Folha SG.22-X-D, escala 1:250.000. 2007. (Cartas, mapas ou similares/Carta).
SANTOS, L. J. C. ; FIORI, C. O. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; SILVEIRA, C. T. ; BRISK, S. J. ; SILVA, J. M. F. . Carta Geomorfológica de Amambaí, Folha SF.21-Z-D, escala 1:250.000. 2007. (Cartas, mapas ou similares/Carta).
SANTOS, L. J. C. ; FIORI, C. O. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; SILVEIRA, C. T. ; BRISK, S. J. ; SILVA, J. M. F. . Carta Geomorfolófica de Presidente Prudente, Folha SF. 22-Y-B, escala 1:250.000. 2007. (Cartas, mapas ou similares/Carta).
SANTOS, L. J. C. ; FIORI, C. O. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; SILVEIRA, C. T. ; BRISK, S. J. ; SILVA, J. M. F. . Carta Geomorfológica de Marília, Folha SF.22-Y-A, escala 1:250.000. 2007. (Cartas, mapas ou similares/Carta).
SANTOS, L. J. C. ; FIORI, C. O. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; SILVEIRA, C. T. ; BRISK, S. J. ; SILVA, J. M. F. . Carta Geomorfológica de TelêmacoBorba, Folha SG.22-X-A, escala 1:250.000. 2007. (Cartas, mapas ou similares/Carta).
SANTOS, L. J. C. ; FIORI, C. O. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; SILVEIRA, C. T. ; BRISK, S. J. ; SILVA, J. M. F. . Carta Geomorfológica de Loanda, Folha SF.22-Y-A, escala 1:250.000. 2007. (Cartas, mapas ou similares/Carta).
SANTOS, L. J. C. ; FIORI, C. O. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; SILVEIRA, C. T. ; BRISK, S. J. ; SILVA, J. M. F. . Carta Geomorfológica de Guarapuava, Folha SG.22-V-D, escala 1:250.000. 2007. (Cartas, mapas ou similares/Carta).
SANTOS, L. J. C. ; FIORI, C. O. ; CANALI, N. E. ; FIORI, A. P. ; SILVEIRA, C. T. ; SILVA, J. M. F. . Mapa de Vulnerabilidade Potencial do Estado do Paraná. 2007. (Cartas, mapas ou similares/Carta).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
ESTUDO DA RELAÇÃO SOLO/RELEVO ASSOCIADO A MENSURAÇÃO DE ISÓTOPOS COSMOGÊNICOS NA ZONA INTERTROPICAL DO BRASIL, Descrição: A presente proposta pretende investigar as mudanças ambientais e a erosão dos solos na Zona Intertropical do Brasil em áreas dos Biomas Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga. Para tanto, fundamenta-se na quantificação e modelagem dos diferentes processos envolvidos na morfodinâmica, incluindo a ação humana. Apoia-se em uma estreita colaboração pluridisciplinar (geomorfologia, geocronologia e pedologia) que permitirá abarcar as diferentes escalas espaciais e temporais envolvidas, visando o desenvolvimento de uma pesquisa que seja, ao mesmo tempo, fundamental e aplicada. A proposta é consequência de uma longa e profícua parceria Brasil/França (CAPES/COFECUB) que, no passado, ao estudar a evolução do relevo brasileiro, permitiu uma compreensão dos principais processos geomorfológicos atuantes e, regionalmente, discriminou as respectivas contribuições morfotectônicas e climáticas para a morfogênese. Desta vez, ao estudar a ação dos processos erosivos incluindo a ação antrópica, pretende-se contribuir no desenvolvimento sustentável e na compreensão das mudanças ambientais e na preservação dos solos. Apresenta como objetivo principal o estudo da relação solo/relevo, associado a medições de 10Be (in situ e atmosférico) e outras concentrações proxy (137Cs, 210Pb) em bacias hidrográficas e sistemas pedológicos localizados em áreas protegidas (Unidades de Conservação) e em áreas antropizadas situadas em suas proximidades.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Leonardo José Cordeiro Santos - Coordenador / OLIVEIRA, JOSÉ GUILHERME - Integrante.
-
2022 - Atual
AVALIAÇÃO DA PERDA DE SOLO E PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS POR EROSÃO HÍDRICA EM PARCELAS EXPERIMENTAIS, Descrição: Para que a navegação em áreas portuárias seja feita de modo invulnerado é preciso garantir aos navios acesso seguro aos portos. Para tanto, os canais de navegação precisam estar com a menor quantidade possível de sedimentos depositados no fundo. Sendo assim, obras de dragagens são necessárias para a manutenção dos canais diante do processo de assoreamento em regiões estuarinas. Contudo, as alterações ambientais decorrentes da destinação e deposição do material dragado podem trazer consequências graves como a alteração das condições hidráulicas e sedimentológicas do escoamento, com possível alteração dos padrões de circulação e mistura da água, salinidade e turbidez; alteração das condições do local de lançamento do material dragado; poluição por substâncias tóxicas existentes no material de dragagem, sua suspensão e movimentação durante a atividade, com alteração da qualidade da água; e impactos diretos sobre habitats da fauna e flora aquática, associada ao sedimento marinho e águas interiores. Uma alternativa às dragagens é evitar que os sedimentos sejam carregados, por meio de erosão hídrica, a partir das bacias hidrográficas continentais, sobretudo em áreas com alta fragilidade ambiental, como nascentes, matas ciliares, altos declives, entre outros. Nesse sentido, torna-se imprescindível o monitoramento das áreas fontes de sedimentos, bem como o estabelecimento de parcelas para mensuração dos processos erosivos nos diferentes tipos de uso da terra. Para que haja um estudo comparativo, pretende-se instalar as parcelas experimentais em áreas com diferentes tipos de uso da terra, e diferentes condições de relevo (declividade) sendo elas: floresta nativa, agricultura convencional e sistemas agroflorestais nas bacias hidrográficas dos rios Cachoeira, Pequeno, Cacatu e Faisqueira, todas localizadas na Serra do Mar, no Estado do Paraná. A avaliação do 4 volume de massa de solo perdido por erosão hídrica será realizada com a instalação de uma rede de monitoramento formada por 100 pinos, gerando uma malha de 100m². Ainda, serão montadas parcelas experimentais para quantificação de perdas de solo por erosão hídrica. As parcelas ocupam uma área de 10 m2, sendo 1 m de largura e 10 metros de comprimento, construídas com chapas metálicas galvanizadas, tubos de PVC e caixas d?água e com presença de pluviômetro. A cada evento de chuva que gere escoamento de água superficial, os coletores são checados e o volume de água escoada assim como o de sedimentos são coletados e quantificados. Mede-se o volume de material e a massa de sedimentos. Após resultados obtidos com a rede de pinos e com as parcelas, será realizada a modelagem hidrossedimentológica, com objetivo de indicar as principais áreas fontes e avaliar o efeito das mudanças de uso e cobertura do solo na geração de escoamento e produção de sedimentos. A expectativa é a de que com os resultados alcançados seja possível quantificar as diferenças existentes entre os distintos usos da terra e avaliar a hipótese de que os sistemas agroflorestais disponibilizam menos sedimentos para o ambiente do que áreas com agricultura convencional. Será possível mensurar para as bacias hidrográficas dos rios Cachoeira, Pequeno, Cacatu e Faisqueira, por meio de monitoramento e posterior modelagem, quanto de sedimento evitado ocorrerá caso sejam implementados os sistemas agroflorestais propostos. Como consequência, busca-se diminuir os gastos com dragagem no Complexo Estuarino de Paranaguá, além do fato de que com os SAFs ocorre a diminuição do uso de agrotóxicos. Portanto, a implementação desses sistemas pode contribuir com impactos positivos aos ecossistemas e trazer benefícios econômicos para os portos paranaenses.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leonardo José Cordeiro Santos - Coordenador / José Guilherme de Oliveira - Integrante / Eduardo Vedor de Paula - Integrante / Inocêncio de Oliveira Borges Neto - Integrante / Gustavo Souza Valladares - Integrante / Rodrigo Marcos de Souza - Integrante.
-
2020 - Atual
REDE FRANCO-BRASILEIRA DE ESTUDO DAS MUDANÇAS GLOBAIS E EROSÃO DOS SOLOS NA ZONA INTERTROPICAL DO BRASIL, Descrição: O projeto objetiva investigar as mudanças ambientais e a erosão dos solos na Zona Intertropical do Brasil em áreas dos Biomas Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga. Para tanto, fundamenta-se na quantificação e modelagem dos diferentes processos envolvidos na morfodinâmica, incluindo a ação humana. Apoia-se em uma estreita colaboração pluridisciplinar (geomorfologia, geocronologia e pedologia) que permite abarcar as diferentes escalas espaciais e temporais envolvidas, visando o desenvolvimeto de uma pesquisa que seja, ao mesmo tempo, fundamental e aplicada. Vale ressaltar que esta proposta é consequência de uma longa parceria França/Brasil que, no passado, ao estudar a evolução do relevo brasileiro, permitiu uma compreensão dos principais processos geomorfológicos atuantes e, regionalmente, discriminou as respectivas contribuições morfotectônicas e climáticas para a morfogênese. Desta vez, ao estudar a ação dos processos erosivos incluindo a ação antrópica, esta proposição contribuirá para o desenvolvimento sustentável e para a compreensão das mudanças ambientais e para a preservação dos solos. Por último, concomitante ao desenvolvimento da pesquisa, uma característica importante deste projeto diz respeito a formação e a capacitação de cientistas brasileiros e franceses para o desenvolvimento de métodos inovadores que associem geomorfologia, pedologia e geocronologia. Assim, por meio da supervisão conjunta de teses de doutorado (em co-direcção e/ou co-supervisão), missões de pós-doutoramento ou missões de trabalho, este projeto tem como objetivos (1) promover e consolidar a internacionalização dos programas de pós graduação envolvidos no projeto CAPES ? COFECUB e (2) estruturar um banco de dados cronológico que melhore significativamente o conhecimento geomorfológico das áreas pesquisadas. Neste contexto, as questões científicas que serão abordadas no âmbito das teses propostas ilustram o desejo de fortalecer a parceria, expandir e desenvolver um projeto unificador em torno de temas transversais da pesquisa básica (morfogênese, pedogênese) e também da aplicada (erosão do solo, impacto humano).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Leonardo José Cordeiro Santos - Coordenador / Claudinei Taborda da Silveira - Integrante / CHEREM, LUÍS F. S. - Integrante / BRAUCHER, R - Integrante / José Guilherme de Oliveira - Integrante / Goulart, Adriano Ávila - Integrante.
-
2014 - 2019
EVOLUÇÃO DA PAISAGEM NO NOROESTE DO PARANÁ POR GEOCRONOLOGIA DE INTEMPERISMO (40AR/39AR e (U-Th)/He), Descrição: O noroeste do Paraná possui uma área de 22.000 km2 aproximadamente, tendo o arenito do Grupo Caiuá como embasamento geológico, é caracterizado por intensos problemas de erosão do solo relacionados ao modo de ocupação fundiária e urbana que foi implementada na região a partir da década de 1950, que não levou em consideração suas condições pedológicas (solos extremamente arenosos e facilmente erodível). No noroeste do Paraná estão em andamento diversas outras pesquisas coordenadas pelo Laboratório de Solos e Biogeografia (LABS) da UFPR, cujos resultados até agora alcançados, permitiram o entendimento dos mecanismos pedogenéticos que acarretam nas transformações pedológicas que ocorrem na região e a sua influência na presença de feições erosivas. Pretende-se analisar perfis de intemperismo (química, mineralógica, geoquímica, petrográfica, física) presentes em superfícies de aplainamento no noroeste do Paraná e a realização de datações dos óxidos de manganês e de ferro (método 40Ar/39Ar e (U-Th)/He) contidos nos ferricretes presentes nestes perfis, fazendo desses ótimos dados proxys de condições paleoambientais, paleoclimáticas continentais, sendo útil para determinar o tempo de estabilidade das superfícies de aplainamento no decorrer do tempo geológico, ciclos biogeoquímicos envolvidos nesse processo e a evolução do intemperismo regional. Portanto, a união dos dados de taxas erosivas geológicas por 10Be e a idade das superfícies de aplainamento, inferida pela geocronologia de intemperismo, será importante para a compreensão da evolução da paisagem e da dinâmica atual dessa região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Leonardo José Cordeiro Santos - Coordenador / Nelson Vicente Lovatto Gasparetto - Integrante / Caroline Gonçalves Mangueira - Integrante / José Guilherme de Oliveira - Integrante / Marcel Hideyuki Fumiya - Integrante / Adriano Goulart - Integrante / Luciane Marcolin - Integrante / Gabriel Procópio Nunez Silva - Integrante / Raquel Mendes Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2019
ESTUDO DA EVOLUÇÃO DA PAISAGEM DO NOROESTE DO PARANÁ POR MEIO DA MENSURAÇÃO DAS TAXAS DE EROSÃO (10BE) DA MORFOGÊNESE E DA PEDOGÊNESE, Descrição: Pesquisas realizadas em regiões de clima tropical com estações alternadas e bem definidas como é o caso do Noroeste do Paraná, mostraram que são frequentes as passagens laterais Latossolo-Argissolo ao longo das vertentes. As características desses solos indicam haver diferentes graus de dissecação do relevo e permitem levantar a hipótese de que as estruturas (lineamentos), pela ação morfotectônica, controlam e orientam a organização e distribuição da rede de drenagem e consequentemente dos sistemas pedológicos Latossolo-Argissolo na região, bem como o desenvolvimento dos processos erosivos, visto que as observações e estudos realizados até o momento indicam que a taxa de erosão é maior na margem esquerda do rio Ivaí quando comparada a margem direita. Na presente proposta encaminhada ao CNPq busca-se a continuidade e a expansão dos estudos iniciados no Noroeste do Paraná pelo Laboratório de Biogeografia e Solos (LABS) da Universidade Federal do Paraná ? UFPR, no sentido de analisar a evolução geomorfológica e pedológica regional associada a compreensão do seu controle morfoestrutural e morfotectônico. A fim de buscar novas tecnologias e inovações na abordagem geomorfológica e pedológica para o noroeste do Estado do Paraná, já reconhecido pelos problemas de intensos processos erosivos - problemática essa já levantada e discutida pelas governanças do Estado - o presente projeto visa uma abordagem geocronológica das taxas de erosão e evolução das superfícies, e, portanto a necessidade da aplicação dos isótopos cosmogênicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Leonardo José Cordeiro Santos - Coordenador / Eduardo Vedor de Paula - Integrante / Nelson Vicente Lovatto Gasparetto - Integrante / Alexei Nowatzki - Integrante / Caroline Gonçalves Mangueira - Integrante / José Guilherme de Oliveira - Integrante / Thiago Gonçalves Pacheco dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2019
Análise da Produção de Sedimentos na Bacia Hidrográfica do Rio Sagrado/PR: subsídios ao mapeamento das áreas prioritárias à recuperação ambiental, Descrição: As porções estuarinas e de fundo de baía são favoráveis à deposição de material sedimentar, o que as torna suscetíveis ao desenvolvimento do processo natural de assoreamento. No entanto, as atividades antrópicas podem alterar o estado de relativa estabilidade da paisagem em diferentes escalas, mudando a vazão de cursos dos rios e/ou ampliando a quantidade de sedimentos a serem transportados, por exemplo. Nestas condições o processo de assoreamento pode ser consideravelmente acelerado, tal como vem ocorrendo na baía de Antonina, situada no litoral paranaense. Dentre as ações antrópicas nas bacias hidrográficas que drenam para a referida baía destacam-se aquelas relacionadas à mudança da cobertura da terra. O desmatamento na Serra do Mar e em particular a retirada de matas ciliares em áreas agrícolas de alta fragilidade ambiental demonstra-se como sendo crescentes, em expressivas porções da área de estudo. Deve ser pontuada, ainda, a ocupação urbana desordenada em direção aos morros e manguezais, assim como a presença de implantações turísticas que exploram as margens hidrográficas, sem a adoção de medidas de conservação. Na presente proposta encaminhada ao CNPq busca-se a continuidade e a expansão dos estudos que vem sendo desenvolvidos na área de pesquisa há mais de quatro anos com o objetivo de realizar mapeamento geopedológico detalhado da bacia do rio Sagrado como subsídio à produção de sedimentos. Tendo em vista que os estudos realizados anteriormente permitiram caracterizar o meio físico e estabelecer as áreas com maior vulnerabilidade à produção de sedimentos nas bacias hidrográficas que drenam para baía de Antonina, será contemplada para este projeto de pesquisa a caracterização climática da região, a partir da regionalização da pluviosidade, sendo a mesma considerada nos cenários de estimativa de produção de sedimentos. Em seguida, será confeccionada a Carta de Vegetação Natural da área de drenagem da bacia do rio Sagrado, elaborada a partir das característi. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Leonardo José Cordeiro Santos - Coordenador / Eduardo Vedor de Paula - Integrante / Alexei Nowatzki - Integrante / Ana Paula Marés Mikosik - Integrante / Juliana Aurea Uber - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
2008 - 2012
MAPEAMENTO DA VULNERABILIDADE GEOAMBIENTAL DA SERRA DO MAR: SUBSÍDIOS A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE ASSOREAMENTO DA BAÍA DE ANTONINA/PR, Descrição: Os processos de movimentação de massa desempenham papel de destaque no desenvolvimento do processo de assoreamento, tal como vem ocorrendo na região da Baía de Antonina/PR. O desmatamento e em particular a retirada de matas ciliares em áreas agrícolas de alta fragilidade ambiental (elevada declividade e expressivos índices pluviométricos) demonstra-se como sendo crescentes, em expressivas porções da área de estudo, assim como a ocupação urbana desordenada em direção aos morros e manguezais. Acredita-se que o processo de assoreamento da Baía de Antonina, o qual constitui o objeto principal de investigação do presente trabalho, deva ser estudado a partir da identificação dos processos naturais e intervenções antrópicas, que têm potencial ou que de fato contribuam para a disponibilização de sedimentos à rede de drenagem e consequentemente à baía. Para tanto, o diagnóstico e o monitoramento das bacias hidrográficas, formadoras da área de drenagem desta baía, demonstram-se como sendo primordiais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Leonardo José Cordeiro Santos - Coordenador / João Carlos Nucci - Integrante / Chisato Oka Fiori - Integrante / Eduardo Vedor de Paula - Integrante.
-
2008 - 2010
Delimitação das Áreas Prioritárias à Recuperação Ambiental na Área de Drenagem da Baía de Antonina: do monitoramento dos processos erosivos às ações comunitárias, Descrição: O processo de assoreamento da Baía de Antonina, o qual constituiu o objeto principal de investigação do presente trabalho, foi estudado a partir da identificação dos processos naturais e intervenções antrópicas, que tiveram potencial ou que de fato contribuíram para a disponibilização de sedimentos à expressiva rede de drenagem, que carreia água e sedimentos à mencionada baía. Para tanto, o diagnóstico e o monitoramento das bacias hidrográficas, formadoras da área de drenagem desta baía, demonstraram-se como sendo primordiais. A partir do banco de dados geográficos elaborados no âmbito do Programa CAD, pretende-se elaborar uma metodologia para identificação das áreas prioritárias à recuperação ambiental nas bacias selecionadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Leonardo José Cordeiro Santos - Coordenador / Marcio Aluizio Fonsaca Grochocki - Integrante / Nowatzki, Alexei - Integrante / Eduardo Vedor de Paula - Integrante / DA SILVA, JULIO MANOEL FRANÇA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2010
Coordenador Técnico do Programa Contaminantes Assoreamento e Draagem no Estuário de Paranaguá, Descrição: O projeto em questão está sendo desenvolvido no âmbito do Programa CAD (Contaminantes, Assoreamento e Dragagem no Estuário de Paranaguá), o qual tem por objetivo investigar a origem do processo de assoreamento e dos contaminantes presentes nas Baías de Antonina e Paranaguá, bem como monitorar a hidrodinâmica destas baías, visando o planejamento das obras de dragagens. No presente está sendo confeccionado um Banco de Dados Georreferenciados, a partir do qual vem sendo realizado um diagnóstico sócio-ambiental das bacias hidrográficas que drenam para a Baía de Antonina. Uma metodologia para o monitoramento e gestão do território também encontra-se em desenvolvimento, sendo que para tanto selecionaram-se duas bacias piloto, quais sejam: Bacia do Rio Pequeno (Antonina/PR) e Bacia do Rio Sagrado (Morretes/PR).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leonardo José Cordeiro Santos - Coordenador.
-
2005 - 2008
Planejamento da Paisagem: natureza e cultura. Fase I: bairro de Santa Felicidade ? Curitiba/Paraná/Brasil, Descrição: O projeto de pesquisa apresenta como objetivo a elaboração de uma proposta de ordenamento do uso e da ocupação da paisagem com base em um estudo interdisciplinar que relacione as questões da natureza com as questões da cultura. A pesquisa pretende subsidiar o planejamento geral, com discussões e proposições de tal forma que se produza o máximo benefício para as gerações atuais, porém mantendo suas potencialidades para satisfazer as necessidades e as aspirações das gerações futuras. Será proposto um tipo de desenvolvimento por meio de um planejamento preventivo do uso e ocupação das paisagens considerando-se a potencialidade (limites e aptidões) da natureza e não apenas baseado em medidas corretivas de ordem tecnológica. Na elaboração da proposta o projeto levará em consideração os aspectos culturais das paisagens, como uma alternativa ao planejamento, que na maioria das vezes, é voltado apenas para as preocupações econômicas. A complexidade do tema somente poderá ser trabalhada no âmbito de um estudo interdisciplinar e que, neste projeto, está se iniciando com base na crença em uma Geografia de síntese e em uma abordagem geográfica do conceito de paisagem, capazes de contribuir na busca de possíveis soluções dos problemas relacionados com a interação Ser Humano - Natureza.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leonardo José Cordeiro Santos - Integrante / João Carlos Nucci - Coordenador / Sylvio Fausto Gil Filho - Integrante / Inês Moresco Danni-Oliveira - Integrante / Salete Kozel Teixeira - Integrante / Adilar Antonio Cigolini - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2003 - 2006
Cartas geomorfológicas do Estado do Paraná, Descrição: Fundamentado nos conceitos de morfoestrutura e morfoescultura e de taxonomia do relevo de Ross (1992) e Ross e Moroz (1996), procurou-se realizar mapeamento geomorfologico do Estado do Paraná na escala 1:250.000 das 21 cartas do estado nesta escala. Foram considerados como elementos básicos para definição dos compartimentos a similitude de formas de relevo relacionada às condicionantes de natureza estrutural e litológica e de natureza climática e pedológica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Leonardo José Cordeiro Santos - Integrante / Sandro Briski - Integrante / Chisato Oka Fiori - Coordenador / Naldy Emerson Canali - Integrante / Alberto Pio Fiori - Integrante., Financiador(es): Minerais do Paraná S/A - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2008
Caracterização da Fragilidade do Meio Físico da Região Metropolitana de Curitiba/PR: subsídio para o planejamento urbano, Descrição: Os problemas ambientais brasileiros decorrem, em grande parte, das graves deficiências no processo de gestão territorial, que não consegue promover uma adequada utilização dos recursos naturais, originando um processo crescente de degradação ambiental, principalmente nos ambientes urbanos. O atrativo das cidades grandes e a especulação imobiliária nas áreas urbanizadas levaram a população de baixa renda a procurar moradia nas regiões mais distantes do centro, aumentando o contingente de pessoas à procura de lotes nas periferias, normalmente com infra-estrutura insuficiente para atender a demanda, causando diversos tipos de problemas de ordem ambiental. Esta aceleração da expansão urbana tem causado problemas de relativa gravidade, originados principalmente pela negligência do poder público em respeitar determinadas características do meio físico (geológicas, geomorfológicas, pedológicas e outras) no seu planejamento territorial. A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) não foge a este contexto onde a relação entre urbanização e problemas ambientais é evidenciada. A porção leste da área metropolitana é aquela onde os conflitos ambientais são mais flagrantes, decorrentes, notadamente do surgimento de áreas de riscos face à intensificação da industrialização sobre as áreas de mananciais. O meio físico é o componente ambiental que persiste interagindo e condicionando grande parte dos problemas do ambiente urbanizado, mesmo quando alteradas as suas características e processos originais. Assim, o objetivo geral do presente estudo é elaborar cartas de fragilidade do meio físico (pontecial e emergente) que identificará a situação atual da bacia hidrográfica do Alto Rio Iguaçu.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Leonardo José Cordeiro Santos - Coordenador / Francisco de Assis Mendonça - Integrante / Laiane Westphalen - Integrante / João Carlos Nucci - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 10
Prêmios
2008
Melhor Tese Nacional 2007 aluno Nicolas Floriani realizada sob minha orientação, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade - ANPPAS.
2006
1° Lugar como melhor painel intitulado "Mapeamento Geomorfológico Preliminar do Estado do Paraná", VI Simpósio Nacional de Geomorfologia / Regional Conference on Geomorphology.
2006
Professor Homenageado, Formandos do curso de Geografia - Universidade Federal do Paraná.
2005
Paraninfo da Turma, Formandos do curso de Geografia - Universidade Federal do Paraná.
2004
Nome de Turma, Formandos do curso de Geografia - Universidade Federal do Paraná.
2003
Patrono, Formandos do curso de Geografia - Universidade Federal do Paraná.
2003
Professor Homenageado, Formandos do curso de Engenharia Cartográfica - Universidade Federal do Paraná.
2002
Professor Homenageado, Formandos do curso de Geografia - Universidade Federal do Paraná.
2001
Patrono, Formandos do curso de Geografia - Universidade Federal do Paraná.
2000
Professor Homenageado, Formandos do curso de Geografia - Universidade Federal do Paraná.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Departamento de Geografia. , Avenida Coronel Francisco Heráclito dos Santos - até 1139/1140, Jardim das Américas, 81530000 - Curitiba, PR - Brasil - Caixa-postal: 19001, Telefone: (41) 33613479, Fax: (41) 33613244, URL da Homepage:
Experiência profissional
2002 - Atual
Universidade Federal do ParanáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Associado IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - 2019
Universidade Federal do ParanáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Vice coordenador do Programa de Pós Graduação, Carga horária: 8
2013 - 2015
Universidade Federal do ParanáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Vice coordenador do Programa de Pós Graduação, Carga horária: 8
2008 - 2010
Universidade Federal do ParanáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Programa de Pós Graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2006 - 2007
Universidade Federal do ParanáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: chefe do departamento de geografia, Carga horária: 8
2004 - 2005
Universidade Federal do ParanáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Sub chefe do Departamento de Geografia, Carga horária: 8
2001 - 2002
Universidade Federal do ParanáVínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 40
1999 - 2001
Universidade Federal do ParanáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
06/2003
Direção e administração, Setor de Ciências da Terra, Departamento de Geografia.Cargo ou função, Suplente de chefe de departamento.
-
05/2002
Pesquisa e desenvolvimento, Setor de Ciências da Terra, Departamento de Geografia.Linhas de pesquisa
-
01/2002
Pesquisa e desenvolvimento, Setor de Ciências da Terra, Departamento de Geografia.Linhas de pesquisa
-
02/2001
Ensino, Geografia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Orientação de Dissertações
-
02/2001
Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Hidrogeografia, Geografia dos Solos, Geomorfologia, Orientação de Monografia
-
06/2000
Ensino, Meio Ambiente e Desenvolvimento, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Orientação de Teses
-
10/2004 - 11/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Ciências da Terra, Departamento de Geografia.Cargo ou função, Presidente da Comissão de Seleção do curso de Mestrado em Geografia.
-
10/2003 - 11/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Ciências da Terra, Departamento de Geografia.Cargo ou função, Membro da Comissão do Processo Seletivo do Curso de Mestrado em Geografia.
2007 - 2010
União da Geomorfologia BrasileiraVínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Presidente da UGB
2002 - 2006
União da Geomorfologia BrasileiraVínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Tesoureiro
Atividades
-
10/2002
Direção e administração, União da Geomorfologia Brasileira.Cargo ou função, Membro da Comissão da UGB - Tesoureiro.
1993 - 1996
Superintendência dos Recursos Hídricos e Saneamento AmbientalVínculo: Contrato de trabalho, Enquadramento Funcional: Geografo, Carga horária: 40
Atividades
-
10/1993 - 09/1996
Serviços técnicos especializados , Superintendência dos Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental.Serviço realizado, Mapeamento geotécnico como subsídio ao planejamento urbano no Noroeste do Estado do Paraná.
1993 - 1994
Faculdades Integradas Alcântara MachadoVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Atividades
-
03/1993 - 01/1994
Ensino, Estudos Sociais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Geografia Física II e III
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Leonardo José Cordeiro Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?