Leonardo Moreira Casquilho

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Gama Filho (2010) e graduação em Bacharelado em História pela Universidade Gama Filho (2011). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil

Informações coletadas do Lattes em 09/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Bacharelado em História

2007 - 2011

Universidade Gama Filho
Orientador: Newman di Carlo Caldeira

Graduação em Licenciatura em História

2007 - 2010

Universidade Gama Filho
Orientador: Ana Paula Magno Pinto

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Participação em eventos

II Encontro de História da UGF.História do Brasil Império. 2013. (Encontro).

II Encontro de História da UGF.Uti possidetis como cultura política. 2013. (Encontro).

I Encontro de História da Universidade Gama Filho.Influências da nacionalidade na formulação da doutrina de limites do Império do Brasil. 2012. (Encontro).

V Jornada de Oficinas da Universidade Gama Filho..História Social de Vigário Geral: memória de seus moradores e sua identidade social.. 2011. (Outra).

Seminário História e Museu: A República brasileira em sete tempos. 2010. (Seminário).

minicurso 12. História, Nação, e Patrimônio no XIV Encontro Regional de História da Anpuh-RJ.. 2010. (Outra).

Curso de Extensão: História e teoria - conceitos e vertentes de apreensão dos fenômenos históricos nos principais pensadores das ciências sociais.. 2010. (Outra).

Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão.Estagiário de apresentação no Museu do Primeiro Reinado.. 2010. (Outra).

Palestra: as instituições culturais e a construção da identidade nacional. 2010. (Outra).

Palestra: escravidão e cidadania no Brasil Império. 2010. (Outra).

Palestra: incêndios e vida urbana no Rio de Janeiro oitocentista.. 2010. (Outra).

Produções bibliográficas

  • CASQUILHO, L. M. . Influências da nacionalidade na formulação de doutrina de limites do Império do Brasil. In: I Encontro de História da UGF, 2012, Rio de Janeiro. Atas do I Encontro de História da Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 2012. p. 296-306.

  • CASQUILHO, L. M. . Uti possidetis como cultura política. In: II Encontro de História da UGF, 2013, Rio de Janeiro. Caderno de resumos do II EHUGF. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 2013. p. 77-77.

  • CASQUILHO, L. M. . Influências da nacionalidade na formulação de doutrina de limites do Império do Brasil. In: I Encontro de História da UGF, 2012, Rio de Janeiro. Cadernos de resumos do I Encontro de História da Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 2012. p. 57-57.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

FAPERJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista APQ 4 - TCT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista do projeto intitulado Preservação e divulgação do Centro de Memória Gama Filho tem por objetivo conservar e divulgar um acervo localizado no Centro de Memória da Universidade Gama Filho campus Piedade que detém um rico material referente à biografia de Luiz Gama Filho vereador do Distrito Federal, deputado federal, Ministro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro da história do Colégio Piedade, da Universidade Gama Filho e do bairro da Piedade e seu entorno. A documentação divide-se majoritariamente em três direções. A primeira composta de livros, revistas, fotografias, correspondência oficial, cartas, recortes de jornais que tratam da vida pública de Luis Felipe Maigre de Oliveira Ferreira Gama, conhecido como Ministro Gama Filho, seu filho Luís Gonzaga Prado Ferreira da Gama e ainda da trajetória institucional da Universidade ao longo de seis décadas. A segunda parte da documentação compreende cadernos escolares, manuais didáticos, cadernetas, cartas, fotos, que constituem aspectos da história do Colégio Piedade fundado em 1939. E por fim, há um expressivo número de fotografias que retratam residências, locais de comércio, fábricas, transporte público, clubes, igrejas, festas, comemorações, que marcam a vida social e cultural do bairro da Piedade na segunda metade do século XX. A metodologia diz respeito a montagem de um banco de dados informatizado com o mapeamento de toda a documentação e a confecção e manutenção de um site com textos, imagens, vídeos que apresentarão o Centro de Memória ao público em geral, e em especial, aos professores e alunos de escolas públicas e particulares do bairro da Piedade e entorno para que possam conhecer o passado de indivíduos, grupos e lugares que aparecem na documentação e assim buscar novas interfaces de memória, patrimônio com seu presente de morador e ou trabalhador do subúrbio e da zona norte da cidade. Projeto coordenado pela Prof. Doutora Marilene Antunes Sant'anna

2010 - 2011

Ministério da Cultura, MinC

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30