Elomar de França Costa e Souza
Mestre Tecnologia da Informação - Gerência de Software na Carnegie Mellon University pelo programa Ciência sem Fronteiras. É Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. É Técnico em Informática pelo IFRN, certificado em Ciência da Computação pelo Roane State Community College, e ex-bolsista do Departmento de Estado americano (State Alumni registrado).
Informações coletadas do Lattes em 09/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em MSc in Information Technology
2014 - 2016
Carnegie Mellon University
Título: (sem dissertação), Ano de Obtenção: 2016
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema
2009 - 2014
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Título: Design Quips: Auxiliando o Processo de Desenvolvimento Web com Dados Estatísticos
Orientador: Leonardo Ataide Minora
Graduação interrompida em 2013 em Ciência da Computação
2012 - interrompida
Vanderbilt University
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Ano de interrupção: 2013
Graduação interrompida em 2011 em Computer Science
2010 - interrompida
Roane State Community Colleg
Bolsista do(a): Department of State, DOS, Estados Unidos. Ano de interrupção: 2011
Curso técnico/profissionalizante
2005 - 2008
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Formação complementar
2007 - 2007
Extensão universitária em Linguagem de Programação Java. (Carga horária: 40h). , Universidade Potiguar, UnP, Brasil.
2006 - 2006
Matemática Computacional com Maple. (Carga horária: 12h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
Organização de eventos
SOUZA, E. F. C. ; NETO, P. F. (Paulo Fagiani Neto) . Oxente Rails. 2010. (Congresso).
SOUZA, E. F. C. ; NETO, P. F. (Paulo Fagiani Neto) . Oxente Rails. 2009. (Congresso).
Participação em eventos
Debulha - Semana de Design da UFRN. 2011. (Congresso).
Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações (EPOCA). 2011. (Congresso).
RailsConf. 2011. (Congresso).
VIII Congresso de Iniciação Científica do IFRN - CONGIC. Uma pesquisa de ferramentas de acesso a documentos PDF para o projeto SMnetS. 2011. (Congresso).
II Bienal de Informática do RN. Introdução a Desenvolvimento Web com Ruby on Rails. 2009. (Congresso).
RailsSummit Latin America. Organizando uma conferência de Rails - Lições Aprendidas. 2009. (Congresso).
WebNatal. Minicurso de Introdução a Ruby on Rails. 2009. (Congresso).
Congresso Internacional de Software Livre CONISLI. 2008. (Congresso).
iMasters InterCon. 2008. (Congresso).
RailsSummit Latin America. Aprendendo em Grupos. 2008. (Congresso).
Encontro Potiguar de Software Livre. 2006. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
SOUZA, E. F. C. ; REGO, A. B. ; Minora, L. A. . Uma pesquisa de ferramentas de acesso a documentos PDF para o projeto SMnetS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, E. F. C. . People of Brazil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, E. F. C. . Padrões Web. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, E. F. C. . Desenvolvimento Web - Server Side. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, E. F. C. . Acessibilidade na Web. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
SOUZA, E. F. C. . Clínica Simples. 2012.
SOUZA, E. F. C. . Transporte Simples. 2011.
SOUZA, E. F. C. . eMonit. 2007.
SOUZA, E. F. C. . Reescrevendo uma aplicação PHP com princípios de Programação Orientada a Objetos. 2008.
SOUZA, E. F. C. . Programação Funcional com Clojure: Explorando outro paradigma. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUZA, E. F. C. ; DE SOUZA, R. M. . Introdução a Desenvolvimento Web com Ruby on Rails. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUZA, E. F. C. . Uso da Plataforma Virtual de Aprendizagem Moodle. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2011
Soluções Mobile para Marketing Direto: Usando Conteúdo Útil, Descrição: O projeto tem a finalidade de integrar a ferramenta web de Marketing Direto da referida empresa com aplicativos para smartphones e acesso as redes sociais. Para tanto, o projeto foi dividido em 2 fases, cada uma com o período de 12 meses. A primeira fase tem o objetivo de desenvolver o conhecimento sobre as tecnologias envolvidas, ciclo de desenvolvimento de aplicativos para smartphones e acesso as APIs das redes sociais, promovendo a construção e divulgação de tutoriais, artigos e palestras. Na segunda fase, o foco é a integração destas tecnologias com a ferramenta web de Marketing Direto da referida empresa.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elomar de França Costa e Souza - Integrante / Leonardo Ataide Minora - Coordenador / Raquel Felix da Silva - Integrante / Sávyo Vinícios de Morais - Integrante / Kayo Victor Santos Marques - Integrante / Raimar Silva de Lima - Integrante / Renato Barbalho Lavor - Integrante / Andreza Barbosa Rego - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Prêmios
2011
Excellence in Computer Programming Award, Roane State Community College.
2008
Campeão da Olímpiada de Algoritmo Hostnet, Hostnet.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Carnegie Mellon University. , 5000 Forbes Ave, Shadyside, 15213 - Pittsburgh, - Estados Unidos, Telefone: (1) 412268200, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - 2011
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Aluno Pesquisador, Carga horária: 15
2016 - 2017
Codeminer42Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor de Software, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - Atual
Udacity BrasilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor de Software, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Elomar de França Costa e Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?