Juliana Lima de Araújo
Doutora em Psicologia (Universidade de Fortaleza - UNIFOR) com bolsa de pesquisa FUNCAP. Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade Christus. Psicóloga com formação clínica em Psicoterapia Humanista Fenomenológica. Professora no curso de Psicologia na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Pesquisadora do Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista Fenomenológica (APHETO).
Informações coletadas do Lattes em 02/06/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia
2019 - 2023
Universidade de Fortaleza
Título: FENOMENOLOGIA DA MANIA NO TRANSTORNO BIPOLAR E NO TRANSTORNO ESQUIZOAFETIVO
Virginia de Saboia Moreira Cavalcanti. Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Mestrado em Psicologia
2013 - 2015
Universidade de Fortaleza
Título: Fenomenologia do Trantorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) em adolescentes, Ano de Obtenção: 2015
Orientador: Virginia Moreira
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnologica, FUNCAP, Brasil.
Especialização em Psicopedagogia
2011 - 2013
Faculdade Christus
Título: O impacto do discurso medicalizante frente à criança com TDAH
Orientador: Dagmar Soares
Graduação em Filosofia
2005 - 2015
Universidade Estadual do Ceará
Título: A fenomenologia da percepção e da carne na filosofia de Merleau-Ponty: contribuições ao campo da Psicologia
Orientador: Virginia Moreira
Formação complementar
2008 -
Formação em Gestalt-Terapia. (Carga horária: 200h). , Instituto Gestalt do Ceará, IGC, Brasil.
2021 - 2022
Formação em Terapia de casal. (Carga horária: 120h). , Instituto Caroline Vieira, INST C VIEIRA, Brasil.
2018 - 2018
Prática pedagógica e técnicas para a tutoria na modalidade a distância. (Carga horária: 15h). , Universidade corporativa Kroton, UK, Brasil.
2018 - 2018
Código de conduta. , Universidade corporativa Kroton, UK, Brasil.
2018 - 2018
A tutoria e o papel do tutor. (Carga horária: 10h). , Universidade corporativa Kroton, UK, Brasil.
2018 - 2018
Paixão por educar. , Universidade corporativa Kroton, UK, Brasil.
2018 - 2018
Normas e aplicação de ordem de serviço - SESMT. , Universidade corporativa Kroton, UK, Brasil.
2018 - 2018
Estratégias e metodologias de ensino na EAD. , Universidade corporativa Kroton, UK, Brasil.
2018 - 2018
A modalidade EAD e suas especificidades. (Carga horária: 15h). , Universidade corporativa Kroton, UK, Brasil.
2018 - 2018
Avaliação de aprendizagem para o professor. , Universidade corporativa Kroton, UK, Brasil.
2018 - 2018
Manual sobre a lei anticorrupção. , Universidade corporativa Kroton, UK, Brasil.
2018 - 2018
Integração de novos colaboradores. , Universidade corporativa Kroton, UK, Brasil.
2016 - 2017
Formação em Psicoterapia Humanista-Fenomenológica. (Carga horária: 380h). , Consultório Professora Dra. Virginia Moreira, CONSULTÓRIO, Brasil.
2013 - 2014
A Psicossomática e Abordagem Gestáltica. (Carga horária: 86h). , Centro Gestáltico de Fortaleza, CENTROGESTÁLTICO, Brasil.
2011 - 2011
Muito Além da Fala: a clínica e seus recursos. (Carga horária: 40h). , Instituto Althea de Psicologia, INST. ALTHEA, Brasil.
2007 - 2009
Extensão universitária em Psicologia. (Carga horária: 1760h). , Universidade de Fortaleza - Iniciação Cientifica, UNIFOR, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Projeto de Educação e Saúde. (Carga horária: 16h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2008 - 2008
Monitoria Voluntária. (Carga horária: 60h). , Universidade de Fortaleza - Psicologia, UNIFOR, Brasil.
2007 - 2007
Capacitação em Saúde Pública. (Carga horária: 50h). , Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, SBAC, Brasil.
2007 - 2007
Introdução a Neuropsicologia. (Carga horária: 20h). , NeuroPsy, NEUROPSY, Brasil.
2006 - 2006
Psicologia do idoso. (Carga horária: 40h). , Dinamica, DINAMICA, Brasil.
2006 - 2006
A Multiplicidade das inteligências. (Carga horária: 40h). , Instituto Crisálide, INST. CRISÁLIDE, Brasil.
2006 - 2006
I Curso de prevenção do suicídio. (Carga horária: 40h). , PRAVIDA/ UFC, PRAVIDA/ UFC, Brasil.
2006 - 2006
Monitoria Voluntária. (Carga horária: 200h). , Universidade de Fortaleza - Psicologia, UNIFOR, Brasil.
2005 - 2005
Tanatologia. (Carga horária: 40h). , PLUS/ UFC, PLUS/ UFC, Brasil.
2005 - 2005
Problemas Atuais da Bioética. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Ciencias Humanas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicopatologia Fenomenológica.
Organização de eventos
BORIS, G. D. J. B. ; ARAÚJO, Juliana Lima de . II Colóquio Internacional sobre a Clínica Humanista-Fenomenológica e IV Colóquio Nacional sobre a Clínica HumanistaFenomenológica. 2014. (Outro).
Participação em eventos
III Congresso Internacional de Fenomenologia Existencial. Mesa: ?O COMPROMISSO SOCIAL DA PESQUISA E DA INTERVENÇÃO FENIMENOLÓGICAS NO CENÁRIO PANDÊMICO?. 2021. (Congresso).
Iª Seminário Virtual sobre Perdas e Luto.?Virtualidade e luto. Qual impacto das redes sociais no processo de luto??.. 2021. (Seminário).
IV Congresso Luso Brasileiro de Práticas Clínicas Fenomenológico-Existenciais: Das bases filosóficas às práticas e pesquisas em psicologia.. Uma leitura da temporalidade maníaca sob a perspectiva de Merleau-Ponty. 2020. (Congresso).
XX Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR.UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA SOBRE A MANIA NO CAMPO PSICOPATOLÓGICO. 2020. (Encontro).
XXVI Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR.A experiência de crianças com TDAH no ambiente escolar. 2020. (Encontro).
A Clínica Psicológica Existencial como um Exercício de Adição, Paciência e Resguardo da Possibilidade de Transformação. 2019. (Simpósio).
Características do Psicoterapeuta e a Prática Deliberada em Psicoterapia. 2019. (Outra).
Prevenção do Suicídio e Implicações para as Práticas do Psicólogo. 2019. (Simpósio).
XIX Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR,.PSICOTERAPIA HUMANISTA-FENOMENOLÓGICA COM ANA: UMA COMPREENSÃO DE SUA EXPERIÊNCIA VIVIDA NA DEPRESSÃO. 2019. (Encontro).
Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação.Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação. 2017. (Outra).
I Encontro Nacional de Psicologia Humanista no Delta do Parnaíba.Um olhar fenomenológico do vivido de adolescentes com TDAH.. 2015. (Encontro).
I Encontro Nacional de Psicologia Humanista no Delta do Parnaíba.Roda de Conversa: Laboratório de Psicopatologia e Psicoterapia Humanista Fenomenológica Crítica (APHETO).. 2015. (Encontro).
XV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Fortaleza.Aproximações entre os funcionamentos maníaco e hiperativo na psicopatologia fenomenológica de Arthur Tatossian. 2015. (Encontro).
I Simpósio Internacional de Psicopatologia Fenomenológica.FUNCIONAMENTO HIPERATIVO NA PERSPECTIVA DO LEBENSWELT. 2014. (Simpósio).
Seminário - Fenomenologia e suas relações com o Humanismo. 2014. (Seminário).
Seminário II - Introdução à fenomenologia de Husserl. 2014. (Seminário).
XIV Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Fortaleza.Contribuições da psicopatologia fenomenológica de Arthur Tatossian diante da medicalização do sofrimento psicológico. 2014. (Encontro).
8ª Congresso Norte Nordeste de Psicologia. 2013. (Congresso).
I Café com Psicologia Educacional - A patologização na Educaçãoção. 2012. (Encontro).
II Encontro Regional de Psicologia Social.COMPROMISSO SOCIAL E PROJETO PROFISSIONAL DE JOVENS EM VULNERABILIDADE SÓCIOECONÔMICA. 2011. (Encontro).
VII Congresso Norte Nordeste em Psicologia. O PAPEL DO PSICÓLOGO-FACILITADOR NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE JOVENS. 2011. (Congresso).
A Formação do Profissional da Saúde na área de Psicologia. 2009. (Outra).
VI Congresso Norte Nordeste de Psicologia. A Mulher Idosa na Família: A percepção real e ideal. 2009. (Congresso).
VI Congresso Norte Nordeste de Psicologia. A Psicologia Escolar e a família: um estudo sobre o fracasso escolar. 2009. (Congresso).
VII Encontro de Iniciação a Docência.A escola e o brincar: contribuições da teoria piagetiana à prática educativa. 2008. (Encontro).
XIV Encontro de Iniciação à pesquisa.A mulher idosa na família: um estudo exploratório. 2008. (Encontro).
XIV Encontro de Iniciação à Pesquisa.Um olhar sobre as mudanças na educação: da modernidade para a pós-modernidade. 2008. (Encontro).
Curso de Elaboração de artigo científico. 2007. (Outra).
Curso de SPSS - Statical Package for the Social Sciencies. 2007. (Outra).
V Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Famílias em situação de risco: avaliação ecológica de uma instituição não-governamental. 2007. (Congresso).
Curso de Multiplicidade de Inteligências.Curso de Multiplicidade de Inteligências. 2006. (Outra).
Curso de Psicologia do Idoso.Curso de Psicologia do Idoso. 2006. (Outra).
I Curso de Prevenção ao Suicídio. 2006. (Outra).
I Curso Introdutório de Gestalt - Terapia.Curso de Iniciação a Gestalt - Terapia. 2006. (Outra).
VI Encontro de Iniciação à Docência.O explicar descomplicado: como o bom relacionamento monitor-professor-aluno facilita no aprendizado em Psicanálise. 2006. (Encontro).
XII Encontro de iniciação à Pesquisa.A terceira idade institucionalizada: a realidade do idoso dentro do Lar Torres de Melo. 2006. (Encontro).
XII Semana de Psicologia da UNIFOR. 2006. (Encontro).
Curso Problemas Atuais da Bioética. 2005. (Outra).
I Encontro de Psicologia Humanista. 2005. (Encontro).
II Curso de Assistência Psicológica a criança hospitalizada. 2005. (Outra).
III Simposio Cearense de Psicomotricidade. 2005. (Simpósio).
II Seminário PLUS de Tanatologia. 2005. (Seminário).
I Encontro de Psicologia Social e Hospitalar Da Santa Casa. 2004. (Encontro).
III Curso de Psicologia e Serviço Social Aplicados á Oncologia. 2004. (Outra).
I Jornada de Psicoeducação Integradora. 2004. (Outra).
X Encontro de Iniciação à Pesquisa. 2004. (Encontro).
Participação em bancas
ARAÚJO, Juliana Lima de; BLOC, L.. Vou parar de me encaixar: O processo de tornar-se quem se é e as contribuições da psicopatologia humanista-fenomenológica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
ARAÚJO, Juliana Lima de; BRITO, A. C. C.. Uma parte minha que eu perdi: As experiências de luto de adultos diante da perda de genitores na sua adolescência. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
BLOC, L.;ARAÚJO, Juliana Lima de. Ser-mulher e viver com dor crônica na periferia de Fortaleza: um estudo empírico-fenomenológico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
DE ARAÚJO, JULIANA LIMA; BRITO, A. C. C.. Abordagem Centrada na Pessoa e o cuidado na experiência de luto. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
DE ARAÚJO, JULIANA LIMA; CARNEIRO, KARLA. A dança como sentido existencial: uma discussão a partir da logoterapia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
ARAÚJO, Juliana Lima de. A paixão nas relações amorosas contemporâneas sob a perspectiva da Gestalt-terapia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
ARAÚJO, Juliana Lima de. Psicoterapia individual e de grupo: mergulhos distintos e complementares na promoção do processo psicoterapêutico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
ARAÚJO, Juliana Lima de; BLOC, L.. A experiência de Ser autêntico nos grupos de encontro.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
ARAÚJO, Juliana Lima de; Mabda, A.; ARAUJO, Iago C.. Saúde e trabalho nas organizações: uma análise a partir da psicodinâmica do trabalho. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Fateci - Faculdade Pitágoras.
Mabda, A.;ARAÚJO, Juliana Lima de; ARAUJO, Iago C.. Como atua o psicólogo hospitalar na prevenção de depressão puerperal. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Fateci - Faculdade Pitágoras.
ARAÚJO, Juliana Lima de; FEITOSA, Maria Zelfa de S.; Mabda, A.. Suicídio na adolescencia: revisão de literatura acerca dos impactos psicossociais na adolescência. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Fateci - Faculdade Pitágoras.
SOUZA, C. P.;ARAÚJO, Juliana Lima de; TELLES, S.. O fenômeno do suicídio na velhice. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Mauricio de Nassau.
ARAÚJO, Juliana Lima de; Noalia Araujo. A experiência vivida da maternidade na contemporaneidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
ARAÚJO, Juliana Lima de; DOURADO, C. G. J. M.. Loucura, Manicômios e Adoecimento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
ARAÚJO, Juliana Lima de; DOURADO, C. G. J. M.. Contato improvisação sob o olhar gestáltico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
ARAÚJO, Juliana Lima de; DOURADO, C. G. J. M.. Cuidado em Saúde Mental: contribuições da Gestalt-Terapia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.
Produções bibliográficas
-
ARAÚJO, Juliana Lima de ; Moreira, Virginia . A historical construction of the phenomenon of mania in the field of psychopathology. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental , v. 27, p. 1-26, 2024.
-
ARAÚJO, Juliana Lima de ; CARMO, Catiane Policarpo ; BLOC, L. ; Moreira, Virginia . O impacto da pandemia na experiência vivida de pessoas com transtorno afetivo bipolar. REVISTA CIENTIFICA INTEGRADA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ , v. 7, p. 1-8, 2024.
-
CORREIA, KARLA CARNEIRO ROMERO ; ARAÚJO, Juliana Lima de ; BARRETO, SARAH REBECA VIANA ; Bloc, Lucas ; MELO, Anna Karynne ; Moreira, Virginia . Saúde Mental na Universidade: Atendimento Psicológico Online na Pandemia da Covid-19. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO (ONLINE) , v. 43, p. 1-16, 2023.
-
VASCONCELOS, CAROLINE ; ARAÚJO, Juliana Lima de ; Moreira, Virginia . The Lebenswelt (Lifeworld) Of The Mother-Woman With Post-Partum Depression (PPD). Revista Argentina de Clinica Psicologica , v. 32, p. 79-84, 2023.
-
VASCONCELOS, CAROLINE ; LIMA DE ARAUJO, JULIANA ; Moreira, Virginia . Fenomenologia da depressão pós-parto de Cecília sob a lente de Arthur Tatossian. PSICOPATOLOGIA FENOMENOLÓGICA CONTEMPORÂNEA , v. 12, p. 37-51, 2023.
-
Bloc, Lucas ; DE ARAÚJO, JULIANA LIMA ; LEITE, JOÃO MARCOS ; BARRETO, SARAH REBECA ; CARNEIRO, KARLA ; MELO, Anna Karynne ; BORIS, GEORGES ; Moreira, Virginia . Virtual Clinical Listening Groups for Psychological Intervention With University Students in the COVID-19 Pandemic. Frontiers in Psychiatry , v. 13, p. 1-12, 2022.
-
ARAÚJO, Juliana Lima de ; MELO, A.K.S. ; Moreira, Virginia . Comprensión fenomenológica del trastorno déficit de atención con hiperactividad (TDAH) en adolescentes.. REVISTA DE PSICOLOGÍA , v. 28, p. 1-13, 2019.
-
ARAÚJO, Juliana Lima de ; MELO, Anna Karynne ; Moreira, Virginia . Da filosofia à psicopatologia: interlocuções entre Merleau-Ponty e Arthur Tatossian. PSICOPATOLOGIA FENOMENOLÓGICA CONTEMPORÂNEA , v. 7, p. 33-43, 2018.
-
ARAÚJO, Juliana Lima de ; Moreira, Virginia . Um possível olhar crítico da psicopatologia fenomenológica de Arthur Tatossian sobre o TDAH. In: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo; Maria Bernadete Medeiros Fernandes Lessa. (Org.). Fenomenologia, literatura e hermenêutica. 1ed.Rio de Janeiro: IFEN, 2016, v. , p. 139-170.
-
ARAÚJO, Juliana Lima de ; Virginia de Saboia Moreira Cavalcanti . Uma perspectiva histórica sobre a mania no campo psicopatológico. In: XX ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 2020, Fortaleza. XX ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA. FORTALEZA: UNIFOR, 2020.
-
ARAÚJO, Juliana Lima de ; MENDONÇA, I. C. ; Anna Karynne da Silva Melo ; Virginia de Saboia Moreira Cavalcanti . Psicoterapia humanista-fenomenológica com Ana: uma compreensão de sua experiência vivida na depressão. In: XIX ENCONTRO DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA, 2019, FORTALEZA. XIX ENCONTRO DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA. FORTALEZA: UNIFOR, 2019.
-
PINHEIRO, M. N. S. ; MARANHAO, A. L. N. ; ARAÚJO, Juliana Lima de . PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE FAZ O PSICOPEDAGOGO?. In: V Seminário Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, 2018, Fortaleza. V Seminário Práticas Educativas, Memórias e Oralidades. Fortaleza: EdUECE, 2018. v. I. p. 1429-1439.
-
ARAÚJO, Juliana Lima de . A Terceira Idade institucionalizada: a realidade do idoso dentro do Lar Torres de Melo. In: Mundo Unifor, 2006, Fortaleza, 2006.
-
ARAÚJO, Juliana Lima de ; MARTINS, Cristiane Amorim . A influência da teoria piagetiana sobre a percepção de estudantes do segundo semestre do curso de Psicologia a respeito do brincar infantil. In: VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2011, Brasília. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Brasília: Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, 2011.
-
ARAÚJO, Juliana Lima de ; Moreira, Virginia . A temporalidade maníaca de João sob a perspectiva da fenomenologia de Merleau-Ponty. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Bloc, Lucas ; ARAÚJO, Juliana Lima de ; NOGUEIRA, M. H. . O compromisso social da pesquisa e da intervenção fenomenológicas no cenário pandêmico. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, Juliana Lima de . Virtualidade e luto: qual impcato das redes sociais no processo de luto?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOTA, W. C. ; ARAÚJO, Juliana Lima de ; Moreira, Virginia . A experiência de crianças com TDAH no ambiente escolar.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARAÚJO, Juliana Lima de ; MENDONÇA, I. C. ; MELO, A.K.S. ; Moreira, Virginia . Psicoterapia Humanista-Fenomenológica com Ana: uma compreensão de sua experiência vivida na depressão. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARAÚJO, Juliana Lima de . As interfaces existentes nos campos de trabalho da Fonoaudiologia e da Psicologia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAÚJO, Juliana Lima de ; Moreira, Virginia . A experiencia de ser medicado em adolescentes com TDAH. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAÚJO, Juliana Lima de . Um olhar fenomenológico do vivido de adolescentes com TDAH.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARAÚJO, Juliana Lima de . Laboratório de Psicopatologia e Psicoterapia Humanista Fenomenológica Crítica (APHETO).. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARAÚJO, Juliana Lima de ; Moreira, Virginia . Aproximações entre os funcionamentos maníaco e hiperativo na psicopatologia fenomenológica de Arthur Tatossian. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAÚJO, Juliana Lima de ; Moreira, Virginia . Contribuições da psicopatologia fenomenológica de Arthur Tatossian diante da medicalização do sofrimento psicológico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARAÚJO, Juliana Lima de ; Moreira, Virginia . Funcionamento hiperativo na perspectiva do Lebenswelt. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Mabda, A. ; ARAÚJO, Juliana Lima de ; Bloc, Lucas ; Moreira, Virginia . Fenomenologia da experiência bipolar vivida por Pedro: uma discussão sob a lente de Arthur Tatossian. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHASKELMANN, M. J. V. N. ; ARAÚJO, Juliana Lima de ; Moreira, Virginia . TDAH e adolescência: uma revisão da literatura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARAÚJO, Juliana Lima de . Dificuldades no aprendizado escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAÚJO, Juliana Lima de . Qualificação para orientadores de mercado e vigilância desarmada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Evely Parente ; ARAÚJO, Juliana Lima de . O Papel do psicólogo-facilitador na construção da identidade profissional de jovens. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, Juliana Lima de ; COSTA, Hilda ; SOUSA, Mharianni Ciarlini de ; PAIVA, Selênia Maria Feitosa e ; BARREIRA, Suzana de Sousa Cavalcante . Compromisso Social e projeto profissional de jovens em vulnerabilidade sócioeconómica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAÚJO, Juliana Lima de ; BUCHER, J. S. N. F. ; Pinto, Harrismana ; Moraes, Maria de Fátima ; ALMEIDA, P. C. . A Mulher Idosa na Família: A Percepção Real e Ideal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, Juliana Lima de ; BUCHER, J. S. N. F. . A Psicologia Escolar e a família: um estudo sobre o fracasso escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, Juliana Lima de ; BUCHER, J. S. N. F. . Um olhar sobre as mudanças na educação: da Modernidade para a Pós- Modernidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAÚJO, Juliana Lima de ; BUCHER, J. S. N. F. . A Mulher Idosa na Família: um estudo exploratório. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAÚJO, Juliana Lima de ; MARTINS, Cristiane Amorim . A escola e o brincar: contribuições da teoria piagetiana à prática educativa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARBOSA, R. K. ; ARAÚJO, Juliana Lima de ; BARRETO, A. C. ; BUCHER, J. S. N. F. . Famílias em situação de risco: avaliação ecológica de uma instituição não-governamental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, Juliana Lima de ; SALGUEIRO, V. . A Terceira Idade institucionalizada: a realidade do idoso do Lar Torres de Melo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAÚJO, Juliana Lima de ; PEREIRA, M. M. A. . O explicar descomplicado: como o bom relacionamento interpessoal monitor-professor-aluno facilita no aprendizado em psicanálise. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
ARAÚJO, Juliana Lima de . O cuidado para com pessoas que sofreram traumas psicológicos.. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ARAÚJO, Juliana Lima de ; Pinto, Harrismana ; Moraes, Maria de Fátima ; BUCHER, J. S. N. F. ; ALMEIDA, P. C. . Pesquisando jovens, adultos e idosos nas questões de casamento, conjugalidade e família: a mulher idosa na família - a percepção real e ideal. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
ARAÚJO, Juliana Lima de . Psicologia e Pesquisa: troca de experiências. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Projetos de pesquisa
-
2020 - 2020
Saúde mental na universidade: intervenções psicológicas com universitários diante dos impactos da COVID-19, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Juliana Lima de Araújo - Coordenador / Virginia de Saboia Moreira Cavalcanti - Integrante / Anna Karynne da Silva Melo - Integrante / Karla Carneiro Romero Correia - Integrante / Lucas Bloc - Integrante / João Marcos Leite - Integrante / Georges Daniel Janja Bloc Boris - Integrante / Sarah Rebeca Viana Barreto - Integrante.
-
2008 - 2009
Família, Estrutura, dinâmica e ciclo vital - A mulher idosa na familia: a percepção real e ideal frente aos filhos, netos e bisnetos, Descrição: Pesquisa qualitativa e quantitativa que teve por objetivo analisar qual a percepção da mulher idosa sobre si mesma e sobre seus filhos, netos e bisnetos na cidade de Fortaleza-CE.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Juliana Lima de Araújo - Coordenador / Julia Sursis Nobre Ferro Bucher - Integrante / Maria de Fátima Moraes - Integrante / Harrismana Pinto - Integrante / Paulo César Almeida - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio a Pesquisa - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2
-
2007 - 2008
Família: Estrutura, dinâmica e ciclo vital ? A mulher idosa na família: estudo exploratório, Descrição: Este projeto teve como objetivo pesquisar os referenciais teóricos e metodológicos utilizados nas pesquisas nos últimos cinco anos acerca da mulher em idade avançada no seu contexto familiar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Juliana Lima de Araújo - Coordenador / Julia Sursis Nobre Ferro Bucher - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnologica - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - 2017
Universidade de Fortaleza - PsicologiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações:
Disciplinas:Psicopatologia FenomenológicaSupervisão em Estágio Clínico
2017 - Atual
Instituto Psicologia Humanista e Fenomenológica do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Facilitadora do Curso em Abordagem Centrada na Pessoa
2017 - 2017
Centro Universitário Fametro, UnifametroVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Disciplina: Psicologia e psicossomática
2016 - 2017
agapeVínculo: , Enquadramento Funcional: Psicopegagoga institucional, Carga horária: 25
2010 - 2010
INSTITUTO DO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHOVínculo: Psicologa facilitadora, Enquadramento Funcional: Psicologa Facilitadora
Outras informações:
Atuou como Psicologa facilitadora do módulo de Orientação Profissional no projeto Juventude Empreendedora.
2007 - 2008
Hospital de Saude Mental de MessejanaVínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Estágio em psicologia, Carga horária: 12
Outras informações:
Trabalho feito com os pacientes individualmente e em intervenções grupais.
2006 - 2006
Fundação da criança e da família cidadãVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio em psicologia, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividade realizada junto a adolescentes em comunidades carentes com objetivo de trabalhar cidadania.
Atividades
-
06/2006 - 11/2006
Direção e administração, Fundação da Criança e da Família Cidadã.,Cargo ou função, Orientadora Social.
-
06/2006 - 11/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Espaço da Juventude, Regional IV.,Cargo ou função, Orientadora social.
2006 - 2006
2a Acreditando e AprendendoVínculo: Estágio voluntário, Enquadramento Funcional: Estágio em psicologia, Carga horária: 6
Outras informações:
Trabalho realizado com intervenção socio-educativa junto a grupos de crianças.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Juliana Lima de Araújo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?