Ana Isaia Barretto

Relações Públicas formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Especialista em Comunicação Estratégia pela Faculdade de Administração do SENACRS (2009), Mestre em Comunicação Social na PUCRS (2011) e Doutora em Comunicação Midiática - linha Mídias e Identidades Contemporâneas - na Universidade Federal de Santa Maria (2018). Pesquisadora, Mentora e Consultora em Comunicação e Turismo, possui experiência na área de gestão, captação e produção de eventos, pesquisa, planejamento de comunicação, assessoria de comunicação, comunicação interna e endomarketing. Em 2011 elaborou a metodologia específica para portais turísticos institucionais: a CIDTUR, composta por 15 dimensões da Comunicação Institucional Digital Turística. Desde 2023 é Diretora Fundadora da "AIB - Comunicação Turismo". Desde de agosto de 2023 é a Diretora Fundadora da AIB - Ana Isaia Barretto Comunicação Turismo (CNPJ: 52.034.969/0001-87).

Informações coletadas do Lattes em 27/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação

2014 - 2018

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Olhares possíveis: Comunicação e Turismo em Complexos Urbanos Transfronteiriços
, Ano de obtenção: 2018. Profª. Drª. Ada Cristina Machado Silveira. Palavras-chave: Comunicação; Turismo; Fronteira; Cultura; Identidade.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Turismo.

Mestrado em Comunicação Social

2009 - 2011

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: A Comunicação Institucional Digital no Turismo: um estudo sobre os portais turísticos de Brasil e Espanha
, Ano de Obtenção: 2011.Profª. Drª. Cleusa Maria Andrade Scroferneker.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em Comunicação Estratégica

2008 - 2009

Faculdade de Administração do SENACRS
Título: Endomarketing: processo de relacionamento com o público interno na perspectiva da complexidade
Orientador: Profª. Ms. Andréia Silveira Athaydes

Graduação em Relações Públicas

2004 - 2007

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: AS CONTRIBUIÇÕES DAS RELAÇÕES PÚBLICAS PARA A COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA HOTELEIRA ? A REDE PLAZA DE HOTÉIS, RESORTS & SPAS BRASIL
Orientador: Profª. Drª. Cleusa Maria Andrade Scroferneker

Formação complementar

2009 -

Espanhol. (Carga horária: 350h). , Instituto Cervantes, IC, Brasil.

2017 - 2017

Storytelling. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2017 - 2017

Competências e Componentes Curriculares. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2017 - 2017

Comunicação Expressiva e Presença Sensível do Docente para melhor aplicação. (Carga horária: 4h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2017 - 2017

O que são e como utilizar objetos de aprendizagem digitais em suas aulas. (Carga horária: 4h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2017 - 2017

Design Thinking. (Carga horária: 4h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2017 - 2017

Blackboard básico. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2016 - 2016

Programa Acolhida - Professores Novos. (Carga horária: 1h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2016 - 2016

Otimização do tempo em sala de aula. (Carga horária: 1h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2016 - 2016

Lattes, mas não mordes. (Carga horária: 4h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2016 - 2016

Introdução ao método do caso. (Carga horária: 8h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2016 - 2016

Inovando em suas apresentações: dicas de estética, fontes e imagens. (Carga horária: 4h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2016 - 2016

Aprendizagem baseada em projetos. (Carga horária: 4h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2016 - 2016

Atividades para fomentar a aprendizagem ativa durante as aulas. (Carga horária: 4h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2016 - 2016

Elaboração de questões avaliativas no formato ENADE. (Carga horária: 1h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2015 - 2015

Elaboração de questões no formato ENADE. (Carga horária: 3h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2015 - 2015

Mapas conceituais. (Carga horária: 4h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2015 - 2015

PBL - Problem Based Learning. (Carga horária: 3h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPMRS, Brasil.

2015 - 2015

Como despertar o interesse do estudante para a leitura. (Carga horária: 3h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2015 - 2015

Procurando Wally em Harvard. (Carga horária: 3h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2015 - 2015

Aula em cena - como apresentar o tema da sua aula com as lentes da 7ª arte. (Carga horária: 4h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2009 - 2009

Gestão Estratégica de Relacionamento Público Int.. (Carga horária: 10h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPMRS, Brasil.

2008 - 2008

Italiano. (Carga horária: 50h). , Sociedade Italiana do Rio Grande do Sul, SIRGS, Brasil.

1996 - 2001

Inglês. , Yázigi Santa Maria, YÁZIGI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.

Organização de eventos

BARRETTO, A. I. . I Jornada de Fissura Labiopalatina do CERLAP / PUCRS. 2007. (Outro).

BARRETTO, A. I. . 11ª Expocom - Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação. 2004. (Congresso).

BARRETTO, A. I. . Dia do Livro. 2004. (Exposição).

Participação em eventos

FESTURIS. 2022. (Feira).

33º Congresso Abrasel. 2021. (Congresso).

35ª Feira de Negócios Turísticos - UGART. 2021. (Feira).

Digitalks Expo 2021. 2021. (Encontro).

Festuris Connection Top Performer. 2021. (Encontro).

Fórum da Liberdade. 2021. (Outra).

Meeting Festuris. 2021. (Encontro).

Vai Turismo - Rumo ao Futuro. 2021. (Encontro).

3º Seminário Cidades e Destinos Turísticos Inteligentes. 2020. (Seminário).

Congresso Internacional de Relações Públicas Internacionais e Mercados Emergentes. 2020. (Congresso).

Digitalks Expo 2020. 2020. (Encontro).

1º Fórum Estadual de Gestores Esportivos. 2019. (Outra).

5º UNECONGRESSO. 2019. (Congresso).

Think and Grow Rich. 2019. (Outra).

Encontro com Mantenedores - Eventos Esportivos: um caminho viável para Porto Alegre. 2018. (Encontro).

CongregaRP - Encontro Regional de Relações Públicas. 2016. (Encontro).

II Colóquio Internacional do Grupo de Pesquisa Comunicação, Identidades e Fronteiras."Contextualizando os complexos urbanos Transfronteiriços". 2015. (Outra).

Encontro Fundacional da RJLI. Rede Ibero-americana de Intervenção e o e Liderança: Emersão s.Rede de Jovens Líderes Ibero-americanos. 2014. (Encontro).

VIII Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas. "As ações comunicacionais para a construção cultural e identitária no turismo de fronteira: considerações preliminares". 2014. (Congresso).

1ª Conferência Brasileira de Turismo Criativo. 2013. (Outra).

1º Festival do Rio Grande do Sul em Paris. Cultura e Turismo do Rio Grande do Sul. 2013. (Exposição).

VII Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas. 2013. (Congresso).

V Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação.Um olhar possível: a identidade e a imagem nas experiências comunicacionais turísticas. 2013. (Seminário).

XII Seminário Internacional da Comunicação.A Identidade e a Imagem nas Experiências Comunicacionais Turísticas. 2013. (Seminário).

II Encuentro Jóvenes Líderes Iberoamericanos. 2012. (Encontro).

XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. A Comunicação Institucional Digital Turística (CIDTUR): olhares sob os portais turísticos institucionais de Brasil e Uruguai. 2012. (Congresso).

XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.. A perspectiva da CIDTUR nos portais turísticos de Bahia e Ceará. 2012. (Congresso).

20ª COMPÓS. 2011. (Encontro).

9º Encontro de Comunicação Marista - ECOM. 2011. (Encontro).

V ABRAPCORP. 2011. (Congresso).

XI Seminário Internacional da Comunicação."A Comunicação Institucional Digital no Turismo: um estudo sobre os portais turísticos de Brasil e Espanha". 2011. (Seminário).

XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM. "A Comunicação Institucional Digital Turística (CIDTUR): uma metodologia para portais turísticos". 2011. (Congresso).

6º Fórum Político Unimed/RS. 2010. (Outra).

I Salão de Pesquisa em Pós-Graduação da UFRGS.A Comunicação Digital no Turismo: os Portais Turísticos de Brasil e Espanha. 2010. (Outra).

IV Congresso Abrapcorp. A Comunicação Digital inserida na Comunicação Organizacional: uma abordagem a partir do Paradigma Relacional no Portal ?Copa 2014?. 2010. (Congresso).

IX Cumbre Iberoamericana de Comunicadores. Una perspectiva sobre los Portales Institucionales a partir de la Teoría Cognitiva. 2010. (Congresso).

V Mostra de Pesquisa e Pós-graduação da PUCRS."A Comunicação Digital no Turismo: os portais turísticos de Brasil e Espanha". 2010. (Outra).

XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. A comunicação digital inserida na Comunicação organizacional: uma abordagem a partir do Paradigma Relacional no Portal 'Copa 2014'. 2010. (Congresso).

XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM. Comunicação Digital: uma nova (e complexa) fronteira entre os indivíduos. 2010. (Congresso).

III Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas - ABRAPCORP. 2009. (Congresso).

INTERCOM - XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2009. (Congresso).

Pensamento Francês. 2009. (Seminário).

Seminário Internacional Porto Alegre - Cidade Criativa. 2009. (Seminário).

X Seminário Internacional de Comunicação.Uma reflexão sobre Portais Institucionais a partir da Teoria Cognitiva. 2009. (Seminário).

21º Set Universitário. 2008. (Outra).

Fórum de Comunicação e Saúde. 2008. (Outra).

V Fórum Mundial de Comunicação. 2008. (Outra).

20º Set Universitário. 2007. (Outra).

19º Set Universitário. 2006. (Outra).

Fórum Mundial de Turismo - Destinations 2006. 2006. (Outra).

18º Set Universitário. 2005. (Outra).

XVIII Fórum da Liberdade. 2005. (Outra).

17º Set Universitário. 2004. (Outra).

XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2004. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Adriele Portalli da Silva

BARRETTO, Ana Isaia.. O RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS - ANÁLISE EM POSTS DO CANTOR LUAN SANTANA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Nadine Kern

BARRETTO, Ana Isaia.. BIANCA ANDRADE NO BBB20 E O USO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA PROMOVER A MARCA BOCA ROSA BEAUTY. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Fernanda De Souza Valensuela Naimaier

BARRETTO, Ana Isaia.. Explorando Narrativas de Vidas Reais: Uma Análise do Podcast "Não Inviabilize". 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Jenifer Schaefer

BARRETTO, Ana Isaia.. O NOVO NORMAL DA COMUNICAÇÃO INTERNA: Efeitos dos eventos externos à organização. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Nathaly Bitencourt Ramos da Silva

BARRETTO, Ana Isaia.. O STORYTELLING APLICADO EM EVENTOS: DESFILE MAISON MARGIELA SPRING 2024. 2024.

Aluno: Giordana de Lima Godoi

BARRETTO, Ana Isaia.. O MITO LADY DI EM ATUALIZAÇÃO: os impactos midiáticos da família real britânica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Endiara Valdez Rubio

BARRETTO, Ana Isaia.. A COMUNICAÇÃO POLÍTICA E O USO DO INSTAGRAM: o posicionamento e a imagem pública do candidato Luiz Inácio Lula da Silva na campanha de 2022. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Leonardo Andreolla

BARRETTO, Ana Isaia.. RELAÇÕES PÚBLICAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O DIGITAL BRANDING DA MARCA SALLVE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Marcelo Magalhães Guedes de Ávila

BARRETTO, Ana Isaia.. O STORYTELLING ORGANIZACIONAL COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO: Um estudo de caso sobre o Spotify e o Nubank. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Marcelo Pilling Pereira

BARRETTO, Ana Isaia.. XBOXGAME PASS: A EVOLUÇÃO DO STREAMING UM OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO NO SERVIÇO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: PEDRO HEIDRICH DELLA NINA

BARRETTO, Ana Isaia.. O MARKETING DIGITAL NO SETOR DE MÓVEIS CORPORATIVOS: As estratégias da empresa Marelli NH. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: SANDRINE LIÉGE MARTINS DOS REIS

BARRETTO, Ana Isaia.. Comunicação Interna e Compliance: A implementação do compliance nas práticas de Comunicação Interna. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Stephanie de Mello Richardt

BARRETTO, Ana Isaia.. Expert XP: Eventos presenciais após a pandemia do Covid. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

BARRETTO, A. I.. Coordenadora do Intercom Júnior - Relações Públicas e Comunicação Organizacional - Sessão 1. 2012. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

BARRETTO, A. I.. Coordenadora do Intercom Júnior - Relações Públicas e Comunicação Organizacional - Sessão 5: Diálogos com comunidades internas e externas. 2011. INTERCOM.

BARRETTO, A. I.. Coordenadora do Intercom Júnior - Relações Públicas e Comunicação Organizacional - Sessão 2: Mídia, avaliação e resultados. 2011. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

BARRETTO, A. I.. Coordenadora do Intercom Júnior - Relações Públicas e Comunicação Organizacional - Sessão 2: Teorias e Conceitos. 2010. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

BARRETTO, A. I.. Jurada do Prêmio Expocom - Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação - Categoria Relações Públicas. 2009. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Orientou

Amanda Avila Severo

Compreendendo como as práticas de endomarketing fortalecem a hospitalidade; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Isaia Barretto;

Amanda Portela Leitão

Pautando a mídia: uma análise da teoria do agendamento por meio do programa Fantástico e a dinâmica da influência das redes sociais na agenda midiática; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Isaia Barretto;

Ana Karolina Gules

GESTÃO DE CRISE DE IMAGEM EM EMPRESAS DE INFLUENCIADORES DIGITAIS: ESTUDO DE CASO ?MARI MARIA MAKEUP?; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Isaia Barretto;

Ana Paula Backes

INFLUENCIADORES DIGITAIS PARA O FORTALECIMENTO DE MARCAS NA ATUALIDADE: ESTUDO DE CASO DA MARCA NAPPÔ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Isaia Barretto;

Júlia Homem da Silva

O MARKETING DE RELACIONAMENTO DE EMPRESAS NO "RECLAME AQUI": o posicionamento no processo de decisão de compra; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Isaia Barretto;

Karol Buckor Pereira

RELAÇÕES PÚBLICAS E GESTÃO DE MARCAS: estudo de caso da campanha ?Real Beleza? da Dove; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Isaia Barretto;

Rhaysa Theiss Castelli Greven

A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Isaia Barretto;

Roberta Beatriz Bernardo

RELAÇÕES PÚBLICAS E A CONSCIÊNCIA REPUTACIONAL: O CASO SPECIAL DOG E A CONSTRUÇÃO DO SER (E NÃO SÓ DO PARECER) DAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS PARA A PRÓXIMA DÉCADA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Isaia Barretto;

Bianca Castro

O RELACIONAMENTO COM O CLIENTE NA ERA DIGITAL: Estudo de Caso do Nubank; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Isaia Barretto;

Rafaela Vieira da Silveira

GESTÃO DE MARCA E INFLUENCIADORES DIGITAIS: Caso Virgínia Fonseca; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Isaia Barretto;

Brenda Werner Klein

EVENTO COMO ESTRATÉGIA DE RELACIONAMENTO: Estudo de Caso do RD Summit; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Isaia Barretto;

Carla Luciani Bueno

A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NO ENGAJAMENTO DO PÚBLICO ALVO: O STORYTELLING DE BOCA ROSA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Isaia Barretto;

Thamara Miguel Moares da Silva

O marketing de experiência: um estudo de caso do Rock in Rio 2022; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Isaia Barretto;

Produções bibliográficas

  • HOHLFEDT, A. (Org.) ; BARRETTO, A. I. (Org.) . "O Rio Grande da Conciliação - Administração Germano Rigotto". 1. ed. Porto Alegre: Fundação Ulysses Guimarães, 2006. v. 1.

  • BARRETTO, A. I. . O pilar essencial: as concepções de comunicação interna. In: Mireila Moro; Nadege Lomando. (Org.). Relações Públicas: experiências práticas e conhecimentos teóricos. 1ed.São Leopoldo: UNISINOS, 2012, v. 1, p. 17-28.

  • BARRETTO, A. I. . A Comunicação Institucional Digital Turística (CIDTUR): olhares sob os portais turísticos institucionais de Brasil e Uruguai.. In: XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación - ALAIC, 2012, Montevideo. Ponencias de ALAIC 2012, 2012.

  • BARRETTO, A. I. . A perspectiva da CIDTUR nos portais turísticos de Bahia e Ceará. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza, CE.. Esporte na Idade Mídia: Diversão, Informação e Educação., 2012. v. 1.

  • BARRETTO, A. I. . "A Comunicação Institucional Digital Turística (CIDTUR): uma metodologia para portais turísticos". In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife, PE.. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011.

  • BARRETTO, A. I. . "A Comunicação Digital: uma nova (e complexa) fronteira entre os indivíduos". In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2010, Caxias do Sul. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010.

  • BARRETTO, A. I. . A Comunicação Digital inserida na Comunicação Organizacional: uma abordagem a partir do Paradigma Relacional no portal 'Copa 2014'.. In: XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2010, Novo Hamburgo, RS. Intercom, 2010.

  • BARRETTO, A. I. . "A Comunicação Digital inserida na Comunicação Organizacional: uma abordagem a partir do Paradigma Relacional no Portal 'Copa 2014'". In: IV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas., 2010, São Paulo. IV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas., 2010.

  • BARRETTO, A. I. . A Identidade e a Imagem nas Experiências Comunicacionais Turísticas. In: XII Seminário Internacional da Comunicação, 2013, Porto Alegre. Imaginário em rede: comunicação, memória e tecnologia.. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013. v. 1. p. 185-186.

  • BARRETTO, A. I. . "A Comunicação Institucional Digital no Turismo: um estudo sobre os portais turísticos de Brasil e Espanha". In: XI Seminário Internacional da Comunicação, 2011, Porto Alegre. "Seminário Internacional da Comunicação: Mídias locativas e transmídia: De que meios e mensagens estamos falando?". Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. p. 94-94.

  • BARRETTO, A. I. . "Una perspectiva sobre los portales institucionales a partir de la Teoría Cognitiva". In: IX Cumbre Iberoamericana de Comunicadores, 2010, San Martin, Argentina. IX Cumbre Iberoamericana de Comunicadores, 2010.

  • BARRETTO, A. I. . Uma Reflexão sobre Portais Institucionais a partir da Teoria Cognitiva. In: X Seminário Internacional de Comunicação, 2009, Porto Alegre. Seminário Internacional de Comunicação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009. p. 89-89.

  • BARRETTO, Ana Isaia. . 'A captação de eventos: perspectivas pré e pós-pandemia'. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARRETTO, Ana Isaia. . 'O panorama da Captação de Eventos: Porto Alegre e região Convention & Visitors Bureau'. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARRETTO, Ana Isaia. . 'Elaborando eventos na pandemia e pós isolamento social: o que mudou?'. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARRETTO, A. I. . As ações comunicacionais para a construção cultural e identitária no turismo de fronteira: considerações preliminares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARRETTO, A. I. . Um olhar possível: a identidade e a imagem nas experiências comunicacionais turísticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARRETTO, A. I. . A Identidade e a Imagem nas Experiências Comunicacionais Turísticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARRETTO, A. I. . A Comunicação Institucional Digital Turística (CIDTUR): olhares sob os portais turísticos institucionais de Brasil e Uruguai. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARRETTO, A. I. . A perspectiva da CIDTUR nos portais turísticos de Bahia e Ceará. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARRETTO, A. I. . "A Comunicação Institucional Digital no Turismo: um estudo sobre os portais turísticos de Brasil e Espanha". 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARRETTO, A. I. . "A Comunicação Institucional Digital Turística (CIDTUR): uma metodologia para portais turísticos". 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARRETTO, A. I. . Una perspectiva sobre los Portales Institucionales a partir de la Teoría Cognitiva. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARRETTO, A. I. . A Comunicação Digital inserida na Comunicação Organizacional: uma abordagem a partir do Paradigma Relacional no Portal ?Copa 2014?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARRETTO, A. I. . A Comunicação Digital no Turismo: os portais turísticos de Brasil e Espanha. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARRETTO, A. I. . A Comunicação Digital: uma nova (e complexa) fronteira entre os indivíduos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARRETTO, A. I. . A Comunicação Digital inserida na Comunicação Organizacional: uma abordagem a partir do Paradigma Relacional no Portal ?Copa 20. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARRETTO, A. I. . Uma Reflexão sobre Portais Institucionais a partir da Teoria Cognitiva. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARRETTO, A. I. . "A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL DIGITAL NO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE OS PORTAIS TURÍSTICOS DE BRASIL E ESPANHA" 2011 (Dissertação).

  • BARRETTO, A. I. . AS CONTRIBUIÇÕES DAS RELAÇÕES PÚBLICAS PARA A COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA HOTELEIRA : A REDE PLAZA DE HOTÉIS, RESORTS & SPAS BRASIL 2008 (Monografia).

Outras produções

BARRETTO, Ana Isaia. . Inicie 2016 com pensamentos positivos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

BARRETTO, A. I. ; BARRETTO FILHO, A. . "Caderno de Formaturas de A Razão". 2009 (Projeto de Relações Públicas) .

Prêmios

2017

Categoria RP03 Organização de evento - Conselho Consultivo de Relações Públicas: relação do mercado com a educação, INTERCOM.

2017

XXIV Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação - Modalidade Organização de Evento, INTERCOM.

2008

Melhor Monografia de Relações Públicas Empresarial do Brasil, Associação Brasileira de Relações Públicas - ABRP.

2008

Melhor Monografia do curso de Relações Públicas 2007/2 e Selecionada para a Revista Eletrônica de Graduação da PUCRS., PUCRS.

2007

Aluna Destaque do Curso de Relações Públicas - FAMECOS, PUCRS.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2017

Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar II, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora da Faculdade de Comunicação Social da UniRitter nos cursos de Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Atividades

  • 03/2016 - 12/2017

    Ensino, Comunicação Social - Relações Públicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio em Relações Públicas I: Laboratório, Estágio em Relações Públicas II: Mercado, Gestão de Eventos e Produção Cultural, Gestão de Relacionamento e Ouvidoria, Laboratório em Relações Públicas I, Planejamento da Comunicação Mercadológica, Redação em Relações Públicas II

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Assessoria de Comunicação, Prevenção e Gestão de Crises de Imagem

2023 - 2025

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Assistente do curso de Relações Públicas EAD. Disciplinas de 2023/1: Carreiras de Relações Públicas; Eventos e Produção Cultural e Cerimonial e Protocolo; História da Comunicação; Iniciação ao Conhecimento Científico; Públicos e Opinião Pública; Relações Institucionais; Semiótica; Tópicos Especiais - Mercado II. Orientadora de TCC1 e TCC2. Disciplinas 2023/2: Teorias da Comunicação Organizacional e Relações Públicas; Teorias da Comunicação; Estudos da Imagem e do Som; Pesquisa Mercadológica; Estratégias de Relacionamentos Organizacionais; História da Comunicação; Mensuração de resultados em comunicação; Relações Públicas Internacionais. Disciplinas 2024/1: Carreiras de Relações Públicas; Eventos e Produção Cultural e Cerimonial e Protocolo; Públicos e Opinião Pública; Relações Institucionais; Semiótica; Gestão de marcas e branding. Orientadora de TCC 1 e TCC 2. Disciplinas 2024/2: Teorias da Comunicação; Teorias da Comunicação Organizacional e Relações Públicas; Estudos da Imagem e do Som; História da Comunicação; Estratégias de Relacionamentos Organizacionais; Mensuração de Resultados em Comunicação; Relações Públicas Internacionais.

2012 - 2023

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutora dos cursos EAD de Relações Públicas e Administração.

Atividades

  • 03/2014

    Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Iniciação ao Conhecimento Científico, Comunicação Digital e Interativa, Eventos Corporativos, Pesquisa em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, Teorias da Comunicação, Crise de Imagem das Organizações, Públicos e Opinião Pública

  • 03/2012 - 12/2015

    Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção Multimídia II, Carreiras em Relações Públicas, Comunicação e Psicologia, História dos Meios e das Carreiras de Comunicação, Redação em Relações Públicas I, Redação em Relações Públicas II

2015 - 2017

Escola Superior de Propaganda e Marketing

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 24

Atividades

  • 08/2016 - 07/2017

    Direção e administração, Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre.,Cargo ou função, Coordenadora do Centro de Integração Aluno-Empresa ESPM - Cintegra - Sul.

  • 08/2015 - 07/2017

    Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento de Comunicação

  • 03/2015 - 07/2016

    Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Eventos - Cerimonial e Protocolo

2012 - 2015

Fundación Carolina - Centro de Estudos Hispanicos e Iberoamericanos

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Coordenadora Red Iberoa. de Jóvenes Líderes, Carga horária: 5

Outras informações:
Eleita em 2012, uma das coordenadoras da "Red Iberoamericana de Jóvenes Líderes" no Brasil. Os objetivos da Rede é auxiliar na elaboração de espaços de diálogo e em possibilidades de intercâmbio com organizações e profissionais interessados em projetos de inovação e empreendimento dos ex-participantes do Programa Jóvenes Líderes Iberoamericanos. Ao todo são 550 participantes desta Rede, distribuídos em 22 países (Iberoamérica). No Brasil são 60 ex-participantes.

2008 - 2017

Al Consultores Associados Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Relações Públicas / Projetos Especiais, Carga horária: 10

2010 - 2011

Centro Educacional Tecnológico Brasileiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora da E.V.M.H, Carga horária: 30

Outras informações:
Uma das Tutoras do Rio Grande do Sul da Escola Virtual dos Meios de Hospedagem (E.V.M.H). Inserido no Programa "Bem Receber Copa", do Ministério do Turismo Brasileiro e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, a E.V.M.H oferece cursos de qualificação profissional para os profissionais do ramo de Turismo e Hotelaria. Maiores informações: www.evmh.com.br

2011 - 2011

Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre

Vínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: Prestador de serviços, Carga horária: 15

Outras informações:
Elaboração de pesquisa, planejamento e execução de estratégias em Comunicação e Marketing digital para portal e redes sociais da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre/RS.

2009 - 2010

Grupo RBS

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Produtora de Eventos, Carga horária: 44

Outras informações:
Produtora de eventos do Grupo RBS, realizando eventos como Jubilados, Reveillon, Planeta Atlântida, Garota Verão e Donna Fashion Iguatemi.

2008 - 2009

Agência de Propaganda DCS

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Relações Públicas, Carga horária: 44

2004 - 2006

Laboratório de Relações Públicas da PUCRS

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

2007 - 2008

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária do CERLAP, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária de Comunicação do CERLAP - Centro de Reabilitação de Fissura Labiopalatina da Faculdade de Odontologia da PUCRS.

2008 - 2008

Portal Agropecuário Agrolink

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Relações Públicas, Carga horária: 30

2018 - 2023

Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Contas, Carga horária: 44

Outras informações:
Gerente de Contas (29/01/2018 até 30/01/2021) e Gerente de Captação (a partir de 01/02/2021 até 31/07/2023) no Porto Alegre e região metropolitana Convention Visitors Bureau - fundação privada sem fins lucrativos que busca o desenvolvimento econômico da capital gaúcha e região, através da captação e apoio aos eventos, atuando na promoção do destino para o turismo de negócios e eventos. Responsável pela captação de eventos para o destino Porto Alegre.

2023 - Atual

AIB - Ana Isaia Barretto - Comunicação & Turismo

Vínculo: Empreendedora, Enquadramento Funcional: Diretora Fundadora, Carga horária: 40

Outras informações:
Diretora Fundadora da "AIB - Ana Isaia Barretto - Comunicação, Eventos Turismo". Com experiência de mais de 17 anos no mercado de eventos, turismo e hotelaria, a "AIB" atua no planejamento de comunicação; pesquisa mercadológica; práticas de comunicação interna e processos de endomarketing; gestão, captação e produção de eventos. Além de mentoria para empreendedores e jovens profissionais. A missão da "AIB" é contribuir com criatividade em estratégias de relacionamento, potencializando negócios. Mais informações em: https://www.anaisaiabarretto.com.br/