Thuani Farias Vinadé

Formada no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Através da bolsa de pesquisa da FAPERGS elaborou o Projeto de Manejo de Agrotóxicos e as Sintomatologias de Intoxicações na cidade de São Francisco de Paula-RS.

Informações coletadas do Lattes em 09/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Gestão Ambiental

2010 - 2013

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

Escola Estadual Padre Reus

Formação complementar

2009 - 2009

Curso Intensivo de Informática Básica. (Carga horária: 50h). , Associação Beneficente Sargento Cordeiro, ABSC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Controle de vetores e Projeto de manejo de agrotóxicos.

Organização de eventos

Masonete, M. ; Printes, R.C. ; VINADÉ, T. F. ; Oliveira, A. ; Boziki, D. ; Zago, A. ; Machado, R.J. ; Filho, C.A. ; Stelmach, J. . 1ª Simpósio de Gestão Ambiental. 2012. (Outro).

VINADÉ, T. F. . I Semana Acadêmica do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. 2011. (Outro).

Participação em eventos

2ª Simpósio de Gestão Ambiental - SIGA. 2014. (Simpósio).

1ª Simpósio da Gestão Ambiental- SIGA.1ª Simpósio da Gestão Ambiental- SIGA. 2012. (Simpósio).

2ª SIEPEX.Manejo dos Agrotóxicos e as Ocorrências de Intoxicações em São Francisco de Paula, RS, Brasil.. 2012. (Encontro).

Audiência Pública.Agrotóxico no Brasil: o veneno está na mesa. 2012. (Outra).

Audiência Pública sobre Agrotóxicos. 2012. (Encontro).

II Encontro Bra. de Sec. de Meio Ambiente. 2012. (Encontro).

II Fórum Internacional de Gestão Ambiental. 2012. (Congresso).

Rio+20. A Cúpula dos Povos. 2012. (Congresso).

VII Semana do Meio Ambiente.Saneamento Ambiental. 2012. (Seminário).

X Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Manejo dos agrotóxicos e as ocorrências de intoxicações em São Francisco de Paula, RS, Brasil.. 2012. (Congresso).

I Semana Acadêmica do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental.I Semana Acadêmica do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. 2011. (Seminário).

Rádio Comunidade FM.Promovendo a I Semana Acadêmica do Curso de Gestão Ambiental.. 2011. (Outra).

Ciclo de Debates 2010.Repensando o desenvolvimento frente ao encontro de Copenhague. 2010. (Seminário).

Fórum Mundial Social. Fórum Mundial Social. 2010. (Congresso).

III Módulo de Capacitação do projeto de Fomento a Iniciativas de Turismo de Base Comunitária nos Caminhos Rurais.III Módulo de Capacitação do projeto de Fomento a Iniciativas de Turismo de Base Comunitária nos Caminhos Rurais. 2010. (Oficina).

Semana do Meio Ambiente de Osório.Elaboração e gerenciamento de atividades de projetos de educação ambiental. 2010. (Oficina).

Dia da Responsabilidade Social.Dia da Responsabilidade Social. 2009. (Encontro).

Prêmios

2011

Presidente do Centro Acadêmico do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, UERGS, Unidade de São Francisco de Paula.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

Floresta Nacional de Canela

Vínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: Recepcionista Secretário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2013

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Introdução: A exposição por agrotóxicos é objeto de estudo crescente no âmbito da saúde pública, visto que diversos estudos demonstram os efeitos adversos à saúde humana relacionados ao uso destes produtos. Sabe-se que os trabalhadores rurais, através do manejo inadequado, contaminam o local de trabalho, não utilizam os equipamentos de proteção de forma adequada e, desta forma, aumentam os riscos de intoxicações por agrotóxicos. Objetivo: O projeto tem como objetivo descrever as características sociodemográficas e investigar a relação do manejo de agrotóxicos e de sintomas de intoxicações ocorridas ao longo da vida em trabalhadores rurais do município de São Francisco de Paula, RS. Método: Como método de estudo, optou-se pela análise epidemiológica, tendo como forma de coleta de dados, dois questionários. Aplicação destes foi realizada pela autora do trabalho, sendo o tempo médio de entrevistas de 30 a 40 minutos e o método da escolha dos entrevistados foi o ?Bola de Neve?. Resultados: Pode-se observar a quantidade e diversidade de agrotóxicos utilizados por cada agricultor, sendo identificados 30 tipos de produtos no fim da pesquisa. Só em uma propriedade foram encontrados 17 tipos de insumos químicos aplicados. Destes, seis são classificados como extremamente tóxicos e três altamente tóxicos. Seis agricultores afirmaram ter recebido indicações ao uso de produtos de algum engenheiro agrônomo e um confirmou que segue seu ?palpite?. Sobre o armazenamento dos agrotóxicos, a maioria afirmou que possui um depósito trancado específico para produtos químicos. E após o uso apenas um não realiza a tríplice lavagem. Três disseram que as embalagens vazias são recolhidas pelos vendedores dos produtos, três entrevistados devolvem para a agropecuária e um destina as embalagens numa lixeira comum. Os problemas de saúde identificados foram diabetes, depressão e pressão alta, sendo que o entrevistado mais velho afirmou possuir todas estas morbidade. Outro entrevistado conso

2011 - 2013

Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula - RS

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Agente de Unidade de Controle de Vetores, Carga horária: 30

Outras informações:
Realização de projeto voltado para o manejo de agrotóxicos e as ocorrências de intoxicações.

2010 - 2011

TROMBINI EMBALAGENS S.A

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Implementação da compostagem, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Monitoramento dos resíduos produzidos pela fábrica e promoção de atividades de Educação Ambiental com os funcionários.

2013 - 2013

Associação Ecológica Portal do Sol

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar no projeto Agroflorestal

2015 - 2015

Floresta Nacional de São Francisco de Paula

Vínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: Recepcionista Secretário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2014

Eco Aldeia La Bella

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária