Maurício Azevedo de Araújo
Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Curso de Direito da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia e mestrado na Universidade de Brasilia-UNB . Atualmente, é vice-coordenador do colegiado do Curso de Direito da UFBA. Membro do Grupo de Pesquisa "O Direito Achado na Rua" do CNPq. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito e Relações Raciais, Direito Agrário, Direitos Humanos, Teoria do Direito, História do Direito, Sociologia Jurídica e metodoogia da pesquisa em direito.
Informações coletadas do Lattes em 08/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Doutorado em Direito
2021 - Atual
Programa de Pós-Graduação em Direito da UNB
Título: Cultura Jurídica e Racialização na Bahia pós-abolição
Evandro Charles Piza Duarte.
Mestrado em Direito
2005 - 2007
Universidade de Brasília, UnB
Título: Do combate ao racismo à afirmação da alteridade negra: As religiões de matriz africana e a luta por reconhecimento jurídico - repensando a tolerância e a liberdade religiosa em uma sociedade multicultural, Ano de Obtenção: 2007
Miroslav Milovic.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: racismo; religiões de matriz africana; luta por reconhecimento; liberdade e tolerância religiosa.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: História do Direito.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Sociologia Jurídica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Ciências sociais aplicadas.
Organização de eventos
ARAÚJO, M. A. . DIÁLOGOS JURÍDICOS CONTEMPORÂNEOS: DIREITO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. 2011. (Outro).
Participação em eventos
Mesa Redonda ?Tripé Universitário?.Tripé universitário. 2013. (Outra).
VI Congresso Brasileiro de História do Direito. Mestre. 2013. (Congresso).
Workshop Navional de Educação jurídica Popular.Juristas Leigos : uma experiência de educação popular da AATR/BA. 2007. (Encontro).
Seminário Terras Públicas. 2005. (Seminário).
Seminário Poder Local e Cidadania. 1999. (Seminário).
V Semana do SAJU. 1999. (Seminário).
Participação em bancas
ARAÚJO, M. A.. ?Imunidade Parlamentar no Brasil antes e após a Emenda Constitucional nº 35, de 2001?. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Análise da Constitucion) - Faculdade de Direito da UNB.
ARAÚJO, M. A.. Inelegibilidade Decorrente de Rejeição de Contas. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Direito Constitucional) - Faculdade de Direito da UNB.
ARAÚJO, M. A.. UM ESTUDO SOCIOJURÍDICO DO DEVER/DIREITO PATERNO INSERIDO NO TRATAMENTO LEGAL OFERTADO À GUARDA CONJUNTA E ALGUMAS DISCUSSÕES DOUTRINÁRIAS ACERCA DA RECUSA JUDICIAL AO COMPARTILHAMENTO. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal da Bahia.
ARAÚJO, M. A.. É racismo sim: a injúria racial utilizada como maneira de deslegitimar a aplicação da Lei 7,716/89 no judiciário baiano (2005-2024). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal da Bahia.
ARAÚJO, M. A.. TÍTULO DO TRABALHO ALIENAÇÃO PARENTAL E O COMPORTAMENTO DOS TRIBUNAIS BRASILEIROS DIANTE AS LACUNAS DEIXADAS PELA LEI 12.318/10. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal da Bahia.
ARAÚJO, M. A.. As fissuras labiopalatinas e o conceito de deficiência no Ordenamento Jurídico Brasileiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal da Bahia.
ARAÚJO, M. A.. ?QUATRO DÉCADAS DE EUCALIPTO EM ALAGOINHAS/BA: AÇÕES E MEDIDAS DE CONTROLE, MONITORAMENTO E FISCALIZAÇÃO DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL FRENTE À EXPANSÃO DA MONOCULTURA NA REGIÃO?. 2021 - Universidade Federal da Bahia.
ARAÚJO, M. A.. intituladaTerra, Trabalho e Memória: o trabalho informal na cidade de Alagoinhas/BA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal da Bahia.
ARAÚJO, M. A.. A Construção do ?Inimigo?: africanos e Polícia no século XIX. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal da Bahia.
ARAÚJO, M. A.. A luta pela liberdade nos tribunais: uma análise das ações de liberdade da cidade da Bahia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal da Bahia.
ARAÚJO, M. A.. Cárcere e trabalho: um olhar crítico sobre o discurso jurídico tradicional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal da Bahia.
ARAÚJO, M. A.. O Jus Postulandi como meio de acesso à justiça nos juizados especiais cíveis do consumidor: convergências e divergências. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia.
ARAÚJO, M. A.. Os (des)caminhos da implemntação das medidas socioeducativas em meio aberto no município de Salvador. 2013 - Universidade do Estado da Bahia.
ARAÚJO, M. A.. Violações a direitos fundamentais em emissoras de TV: o processo de concessão pública e os conteúdos televisivos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia.
ARAÚJO, M. A.. Liberdade de expressão no âmbito da liberdade religiosa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal da Bahia.
ARAÚJO, M. A.. Medidas de segurança e lei de resposta psiquiátrica: análise dos olhares e das respostas frente ao "louco" infrator. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia.
ARAÚJO, M. A.. A Formação da Propriedade no Brasil e o Campesinato Negro: Limites e Possibilidades de Acesso à Terra. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal da Bahia.
ARAÚJO, M. A.. Da proteção do patrimonio cultural ao direito à moradia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal da Bahia.
ARAÚJO, M. A.. Salvador e a copa do mundo de 2014: a construção de uma cidade de exceção. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal da Bahia.
ARAÚJO, M. A.. Lei Maria da Penha: entre a efetivação dos direitos humanos e a racionalidade penal moderna. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal da Bahia.
ARAÚJO, M. A.. Racismo Institucional: a capoeira enquanto manisfestação cultural de resistência popular afro-brasileira e sua repressão como forma de controle social. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal da Bahia.
ARAÚJO, M. A.. Metáfora da igualdade moderna , direiro a diferença e a educação inclusiva: um estudo de caso acerca das pessoas portadoras de necessidades educativas especiais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia.
ARAÚJO, M. A.. Julgamento de contas públicas pelo Tribunal de Contas da União para fins de inelegibilidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia.
ARAÚJO, M. A.. O tango dos judeus na Argentina: o caso AMIA sob o olhar do pensamento jurídico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia.
ARAÚJO, M. A.. Direito e rascimo ambiental na diáspora africana: promoção da Justiça Ambiental através do direito. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal da Bahia.
ARAÚJO, M. A.. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL, POR TEMPO DETERMINADO, EM REGIME ESPECIAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO ? (REDA) EDITAL Nº 022/2013. 2013. Universidade do Estado da Bahia.
Orientou
É racismo sim: a injúria racial utilizada como maneira de deslegitimar a aplicação da Lei 7,716/89 no judiciário baiano (2005-2024); 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Maurício Azevedo de Araújo;
O QUE É BOM PARA O MORAL? O Bar Âncora do Marujo - espaço, narrativas e (sobre)vivência dos corpos LGBTQIAPN+; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Maurício Azevedo de Araújo;
DIREITO E CONTROLE INSTITUCIONAL: UMA ANÁLISE SOBRE A GESTÃO DAS COTAS RACIAIS PARA PESSOAS NEGRAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Maurício Azevedo de Araújo;
Da proteção do patrimonio cultural ao direito à moradia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Maurício Azevedo de Araújo;
A natureza sem o Bicho Homem: O sistema de proteção ambiental e as comunidades tradicionais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Maurício Azevedo de Araújo;
A lei maria da penha: Possibilidades e limites na preservação e punição à violência doméstica Familiar contra as mulheres em Salvador-BA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Maurício Azevedo de Araújo;
Educação jurídica, extensão universitária e o perfil profissional do Bacharel em Direito: correlações possíveis; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Maurício Azevedo de Araújo;
Consumo, cidadania e acesso à Jutiça no Brasil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Maurício Azevedo de Araújo;
A formação da propriedade no Brasil e o compesinato negro: limites e possibilidades do acesso à terra; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Maurício Azevedo de Araújo;
A União como proprietária da terra indígena: análise do usofruto exclusivo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Maurício Azevedo de Araújo;
Judicialização do direito a saúde: o dilema entre o mínimo existencial e a reserva do possível nas demandas judiciais de assistência a saúde; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Maurício Azevedo de Araújo;
Parametros do atvismo judicial no julgamento da ADPF 132; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Maurício Azevedo de Araújo;
Ação popular como um possível caminho para a construção de uma moralidade administrativa cidadã; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Maurício Azevedo de Araújo;
Aspectos jurídicos do assédio processual como obstáculo do acesso à Justiça; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Maurício Azevedo de Araújo;
Do modelo democrático representativo ao participativo: O Recall como estratégia de viabilização da democracia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Maurício Azevedo de Araújo;
Transexualismo e poder: a subordinação do transexual ao direito e à medicina; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Maurício Azevedo de Araújo;
Conhecer e Reconhecer: A questão dos Quilombps no Direito Brasileiro; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Maurício Azevedo de Araújo;
Educação inclusiva para portadores de deficiência mental: eficácia da legislação no estado; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Maurício Azevedo de Araújo;
Produções bibliográficas
-
ARAÚJO, M. A. ; DUTRA, R. Q. ; JESUS, S. C. S. . Neoliberalismo e flexibilização da legislação trabalhista no Brasil e na França. REVISTA TRABALHISTA (RIO DE JANEIRO) , v. 1, p. 22-22, 2018.
-
ARAÚJO, M. A. ; JESUS, S. C. S. ; DUTRA, R. Q. . Neoliberalismo e flexibilização da legislação trabalhista no Brasil e na França.. CADERNOS DO CEAS , v. 1, p. 558-581, 2017.
-
ARAÚJO, M. A. ; Pedro Diamantino ; Barreto, Gilsely ; Barros, Juliana . O Jurídico Também Luta: Assessoria Jurídica às Lutas e Movimentos Sociais Do Campo Na Bahia. Revista História da Bahia (Impresso) , v. 1, p. 46-49, 2009.
-
ARAÚJO, M. A. . As Religiões de matriz africana e a luta contra a intolerância religiosa no Brasil. Constituição & Democracia , v. 5, p. 10-11, 2006.
-
ARAÚJO, M. A. ; HEIM, B. B. (Org.) ; HOSHINO, T. A. P. (Org.) . Direitos dos povos de terreiro. 1. ed. Salvador: EDUNEB, 2018. v. 1. 346p .
-
AVELAR, L. S. ; ARAÚJO, M. A. . O epistemicídio no pensar jurídico sobre a cidade: registros iniciais de uma angústia partilhada. In: MOREIRA, Adilson José; RIBEIRO, Anna Lyvia; BATISTA, Waleska Miguel. (Org.). (Org.). Direito e Relações Raciais: um debate entre democracia e regulação social. 1ed.Belo Horizonte: Conhecimento, 2023, v. 1, p. 287-310.
-
ARAÚJO, M. A. . Entrando em cena, reescrevendo o roteiro e instituindo direitos: a luta por reconhecimento das comunidades religiosas de matriz africana. In: Bruno Barbosa Heim; Maurício Azevedo de Araújo; Thiago de Azevedo de Araújo. (Org.). Direitos dos povos de terreiro. 1ed.Salvador: EDUNEB, 2018, v. 1, p. 43-86.
-
ARAÚJO, M. A. . Notas sobre o racismo e discursos jurídicos na formação da republica (1889-1940). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, M. A. . Nina Rodrigues, Oliveira Viana e o Discurso Racialista no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAÚJO, M. A. . As religiões de matriz africana e a liberdade religiosa: dos discursos e práticas racistas à resistência na afirmação de sua religiosidade.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAÚJO, M. A. . VI Congresso Brasileiro de História do Direito. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, M. A. . Mesa redonda ?Tripé Universitário'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAÚJO, M. A. . Identidade Nacional: Movimentos Sociais e Legitimidade do Discurso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAÚJO, M. A. . Legalidade e legitimidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAÚJO, M. A. . Criminalização dos Territórios: Guetos Marginalizados da Sociedade". 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAÚJO, M. A. ; Lucas Carvalho ; OLIVEIRA, Murilo Sampaio ; Pedro Diamantino . Construindo a participação política no Brasil. Salvador: AATR, 2004 (Artigo).
-
ARAÚJO, M. A. ; OLIVEIRA, Murilo Sampaio ; Lucas Carvalho ; Pedro Diamantino . Do sono dogmático à implosão do direito: A experiência em um estágio diferenciado.. Salvador: AATR, 2003 (Artigo).
-
ARAÚJO, M. A. ; OLIVEIRA, Murilo Sampaio . Programa Juristas Leigos: Da socialização do Saber a emancipação política. Salvador: AATR, 2003 (Artigo).
-
ARAÚJO, M. A. . Para Além da Universidade.. Salvador: EDUFBA, 2001 (Artigo).
-
ARAÚJO, M. A. . Uma experiência de metodologia participativa. Salvador: EDUFBA, 2001 (Artigo).
Outras produções
ARAÚJO, M. A. . Proposta de Plano Estadual de Desemvolvimento Sustentável das Comunidades Tradicionais. 2010.
ARAÚJO, M. A. . Regularização Fundiária dos Terreiros de Candomblé em Salvador. 2009.
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
Na Ciência e na Raça: Juristas e médicos e questão do crime e ordem social na Bahia pós abolição(1891-1820), Descrição: Este projeto é uma continuidade da pesquisa iniciada no edital anterior do Sankofa. Dentro das atividades do Programa Direito e Relações Raciais da Faculdade de Direito da UFBA, especialmente na linha de história do direito e relações raciais, realizamos o projeto que tinha como objetivo refletir sobre a relação entre a cultura jurídica e a circulação do racismo científico nas faculdades de direito e medicina da Bahia no pós abolição. Após o levantamento de artigos, livros e discursos junto ao memorial da faculdade de direito e de Medicina e a leitura dos documentos, foi possível mapear as idéias raciais e os principais autores, tanto os professores da Faculdade Livre de Direito e a Faculdade de medicina. O presente projeto, partindo do material levantado e das questões que surgiram na pesquisa bibliográfica, agora vai tentar responder o seguinte problema : Como o racismo científicoinfluenciou as instituições republicanas de segurança e do sistema penal na Bahia pós abolição. Para tanto ele terá como Objetivo Geral; Compreende, a partir das experiências dos médicos, Nina Rodrigues, Afrânio Peixoto e Rodrigues Dória e dos Juristas Moniz Sodré,Aurelino Leal e Gabriel Lemos Brito, como se deu a constituição das instituições do sistema de segurança e o papel das teorias racialistas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maurício Azevedo de Araújo - Coordenador.
-
2023 - 2024
Discursos legislativo, trab)alho, cidadania e racialização na Bahia pós abolição (1888 -1910, Descrição: O presente projeto de pesquisa foi desenvolvido em co-autoria com a professora Selma Cristina Silva de Jesus, da Faculdade de Educação da UFBA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maurício Azevedo de Araújo - Coordenador / Selma Cristina Silva de Jesus - Integrante.
-
2023 - 2024
A Cultura Jurídica e o processo de racialização na Bahia pós abolição (1888-1920), Descrição: O projeto tem com objetivo pesquisar a recepção das teorias raciais pelos juristas baianos em torno da Faculdade Livre de Direito da Bahia, bem como as interações entre a faculdade de medicina e Direito em torno da circulação das ideias racialistas e no surgimento da criminologia positivista na Bahia. Covém ressaltar que o recorte espacial na Bahia e temporal, o pós abolição tem como objetivo articular a história do direito com a história social permitindo compreender as agencias e experiências dosjuristas em torno do racismo científico e de que forma ele atravessou os debates sobre cidadania, crime e liberdade na bahia pós abolição.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maurício Azevedo de Araújo - Coordenador.
-
2019 - 2020
Negros e Negras na Casa dos doutores: Estudantes, racismo e cultura jurídica na Faculdade Livre de Direito da Bahia (1891-1930), Descrição: Testemunhamos na Faculdade de Direito da UFBA o desenvolvimento da pesquisas em historia do direito e o aumento de projetos que articulam uma nova historiografia do direito, mas especificamente, um olhar do direito e as relações raciais no fim da escravidão e no pós abolição na Bahia . Procurando dá continuidade as pesquisas anteriores o presente projeto propõe, a partir do método historiográfico, empreender pesquisa sobre a formação da cultura jurídica baiana, a partir da análise acercada presença de estudantes negras e negros na Faculdade Livre de Direito da Bahia, durante o período da primeira República (1891-1930)O projeto insere-se no âmbito de uma historiografia do direito, que possui como objetivo levantar, junto aos arquivos do Memorial da Faculdade de Direito e o arquivo público, os discentes negros e negras e suas trajetórias entre a fundação da Faculdade em 1891 e 1930. A partir das trajetórias dos discentes levantadas, será realizada uma análise da cultura jurídica e o racismo no pós abolição na Bahia. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maurício Azevedo de Araújo - Coordenador.
-
2019 - 2020
Marielle Franco - Assessoria Jurídica Popular, Descrição: Poucos ou quase nenhum órgão cumprem o papel de garantir o acesso à justiça para população negra que compõe cerca de 80 (oitenta por cento) do total de habitantes do estado da Bahia. Assim, se faz necessário a concretização de projetos que visem oportunizar acesso à justiça aos sujeitos negros, dessa forma, o projeto "Marielle Franco Assessoria Jurídica Popular" objetiva oportunizar assistência e assessoria jurídica voltado para as demandas de acesso à justiça da população negra, em especial as coletivas.As demandas coletivas continuarão no Quilombo de Quingoma situado na região de Lauro de Freitas, o qual o PDRR tem visitado com vistas a estreitar os laços com a comunidade e fazer uma discussão sobre os direitos das comunidades quilombolas. Ainda hoje o Quilombo de Quingoma vem sofrendo com violações constantes ao seu território e minimização dos seus modos de vida, a exemplo de uma reintegração de posse. e de vilipendiação do território do Quilombo por empreiteiras e até mesmo órgãos estatais. Concomitantemente, o presente projeto atuará no Quilombo Conceição de Salinas, localizado no município de Salinas das Margaridas. O Programa Direito e Relações Raciais também realizou visitas à esta Comunidade, através da ACCS Direito e Relações Raciais no semestre de 2018.2 com a qual pretende estreitar as relações de modo a acompanhar as suas demandas jurídicas.Serão realizadas no mínimo uma visita por mês nessas comunidades tendo sempre em vista o diálogo.Também Pretende-se que auxiliar na articulação reuniões entre as duas comunidades para que ambas possam intercambiar suas lutas de maneira a potencializá-las coletivamente, no âmbito das lutas políticas e jurídico institucionais que as duas comunidades decidirem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maurício Azevedo de Araújo - Coordenador.
-
2018 - 2019
Marielle Franco - Assessoria Jurídica Popular, Descrição: Ao longo das atividades desenvolvidas pelo Programa Direito e Relações Raciais - PDRR desde 2003 até os dias atuais foram diversas as demandas de pessoas que sofreram discriminação racial na universidade e em outros contextos, além de demandas coletivas, de comunidades negras que tem sofrido recorrentes violações de direitos que, inclusive, acarretaram em mortes de lideranças quilombolas. Este projeto, que tem caráter predominantemente extensionista, vem como uma resposta sistematizada e direcionada na atuação em situações de discriminação racial.O projeto "Marielle Franco - Assessoria Jurídica Popular" foi pensado como instrumento para enfrentamento dos índices gritantes de ausência de acesso à justiça no Estado da Bahia, objetivando oportunizar assistência e assessoria jurídica voltado para as demandas de acesso à justiça da população negra, individuais e coletivas. Para tanto, é indispensável que nos utilizemos da educação popular, na qual o conhecimento é construído coletivamente, se coloca como uma necessidade também que o conhecimento seja construído na práxis, como insistiu Paulo Freire e endossou bell hooks: agir e refletir sobre o mundo afim de modificá-lo.O objetivo deste projeto é muito mais do que transmitir conceitos jurídicos às pessoas e comunidade envolvidas, é reconhecer que o direito por si só é insuficiente e que tanto estudantes como professores tem muito o que aprender com a prática extensionista, ainda mais numa questão que toca diretamente as especificidades da comunidade negra universitária: o acesso da população negra ao direito.Os atendimentos ocorrerão na Sala 206 da Faculdade de Direito, por meio de plantões, os estudantes terão horários definidos para ocuparem a sala, a fim de receberem as demandas individuais relacionadas à discriminação e injúria racial, em especial casos de racismo institucional e na universidade.Quanto a demandas coletivas, definiu-se atuação inicial no Quilombo de Quingoma situado na região de Lauro de Freitas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maurício Azevedo de Araújo - Coordenador.
-
2018 - 2019
Cultura jurídica e racialização pós-abolição na Bahia de 1888-1910, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo a reconstrução da atuação dos juristas baianos no período compreendido entre os anos 1888-1910, no contexto de racialização da sociedade e consolidação de hierarquias sócio raciais na reconfiguração da cidadania da população negra do pós-abolição, além de contribuir para a historicização do Curso de Direito da Bahia e dos sujeitos partícipes de sua emergência em 1891, como agentes divulgadores das epistemes estruturantes do projeto de Estado Nacional tal como se apresenta na primeira República.Neste segundo momento de desenvolvimento da proposta, pretende-se avançar a partir do material documental colhido e analisado no acervo custodiado pelo Memorial da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia - consubstanciado em atas da Congregação, programas de disciplinas, publicações em revistas científicas e dados biográficos dos lentes catedráticos ?, que se apresentam como importante fonte para a elaboração de uma narrativa que localize historicamente as epistemes circulantes nas primeiras décadas do Curso Livre de Direito da Bahia e a agência histórica dos sujeitos ativos de sua elaboração/divulgação.Pretende-se, portanto, prosseguir na colheita e descrição das fontes documentais presentes no Arquivo Público do Estado da Bahia compreendidos na circunstância histórica do pós-abolição e de afirmação do Estado Republicano, voltando-se sobretudo à análise dos discursos jurídicos presentes nos processos-crimes custodiados pelo APEB e orientada à verificação da hipótese-problema de sua articulação com o ideário racialista/evolucionista que é expressivo da matriz epistemológica que caracteriza a criminologia positivista.Neste aspecto, destaca-se como acervo documental relevante também aquele custodiado pela Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus, especialmente as teses apresentadas para a verificação de título e conclusão do curso de Medicina, no sentido de aprofundamento na compreensão do intercâmbio teórico-científico entre os discursos médico e jurídico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maurício Azevedo de Araújo - Coordenador.
-
2017 - 2018
Cultura jurídica e racialização no pós abolição na Bahia de 1888-1910, Descrição: O projeto pretende por meio de uma pesquisa historiográfica compreender como se deu a recepção das ideias racialistas pelos juristas baianos no nas décadas seguintes a abolição. Para tanto levantará as produções e discursos destes sujeitos e verificar em que medida as ideias racialistas se desenvolveram na bahia pós abolição e como elas circularam em uma sociedade racializada em um contexto de busca de cidadania da população negra frente o discurso de inferioridade das ideias políticas e jurídicas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maurício Azevedo de Araújo - Coordenador.
-
2015 - 2016
MULHER NEGRA E DIREITO À LITERATURA: Caminhos para a implementação da Lei 10.639/03, Descrição: o Brasil há uma relação histórica entre a negação do acesso à leitura e a produção da Literatura como uma estratégia de vetar indivíduos subalternizados às mais diferentes esferas de poder. Diante dessa eminente relação entre direito, escrita e poder, o processo de marginalização de mulheres negras pela sua tripla exclusão, de gênero, étnico-racial e econômica foi instaurada com eficiência no campo das "Belas Letras". Contudo, a sanção da Lei 10.639/03 que tornou obrigatório o Ensino de História e Cultura dos africanos e dos afro-brasileiros em instituições públicas e privadas, oportuniza a reflexão sobre mulheres negras que conseguiram nas mais diversas épocas exercitar o direito de produzir Literatura. Diante desse quadro torna-se relevante a realização de uma pesquisa que promova um levantamento de produções literárias de mulheres negras no Brasil e a investigação sobre se e como essas produções literárias foram incluídas em livros didáticos de língua portuguesa destinados ao ensino médio aprovados e distribuídos nacionalmente pelo Ministério da Educação e que foram produzidos após a sanção da Lei 10.639/03. Estimular pesquisas de extensão que analisem as imbricações entre Direito e Literatura e ofereçam algum retorno para a comunidade externa é não somente questionar as fronteiras entre saberes propondo a prática de estudos transdisciplinares, mas também questionar os silenciamentos e etnocentrismos na garantia de direitos e no exercício da Literatura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maurício Azevedo de Araújo - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Outras informações:
2009.2 - Ministrei aulas nos seguintes componentes curriculares: Direito Agrário e Ambiental (01 turma) e Sociologia Jurídica (01 turma)
2010.1 - Ministrei aulas nos seguintes componentes curriculares: Sociologia Jurídica (01 turma), Direito Agrário e Ambiental (01 turma) e Ética (01 turma)
2010.2: Ministrei aulas nos seguintes componentes curriculares: Direito e Sociedade (01 turma), Introdução ao Estudo do Direito (01 turma) e História do Direito.
2011.1 - Ministrei aulas nos seguintes componentes curriculares: Sociologia Jurídica (01 turma), Ética (01 turma) e Direito e Linguagem (01 turma)
2011.2 - Ministrei aulas nos seguintes componentes curriculares: Direito e Sociedade (01 turma) e Direito e Movimentos Sociais (01 turma)
2012.1 - Ministrei aulas nos seguintes componentes curriculares: Sociologia Jurídica (01 turma), Políticas públicas e politicas do bem-estar social (01 turma) e história do direito (01 turma)
2012.2 - Ministrei aulas nos seguintes componentes curriculares: Direito e Sociedade (01 turma) e Ética (01 turma)
2013.1- Ministrei aulas nos seguintes componentes curriculares: Sociologia Jurídica (01 turma), Introdução ao estudo do direito (01 turma) e Ética (01 turma)
2013.2 - Ministrei aulas nos seguintes componentes curriculares: Direito e Sociedade (01 turma), Sociologia Jurídica (01 turma) e Seminário Interdisciplinar de Pesquisa (01 turma)
2014.1- Atualmente, estou ministrando aula nos seguintes componentes curriculares: Monografia 1 (01 turma), Monografia 2 (01 turma) e Sociologia Jurídica (01 turma).
2010 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: coordenador do Núcleo de Prática Jurídica, Carga horária: 40
2012 - 2014
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Direito, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2010
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, 2009.2 Direito Agrário e Ambiental (01 turma) e Sociologia Jurídica (01 turma), 2010.1: Sociologia Jurídica (01 turma), Direito Agrário e Ambiental (01 turma) e Ética (01 turma), 2010.2: Ministrei aulas nos seguintes componentes curriculares: Direito e Sociedade (01 turma), Introdução ao Estudo do Direito (01 turma) e História do Direito, 2011.1 - Ministrei aulas nos seguintes componentes curriculares: Sociologia Jurídica (01 turma), Ética (01 turma) e Direito e Linguagem (01 turma), 2011.2 - Ministrei aulas nos seguintes componentes curriculares: Direito e Sociedade (01 turma) e Direito e Movimentos Sociais (01 turma), 2012.1 - Ministrei aulas nos seguintes componentes curriculares: Sociologia Jurídica (01 turma), Políticas públicas e politicas do bem-estar social (01 turma) e história do direito (01 turma), 2012.2 - Ministrei aulas nos seguintes componentes curriculares: Direito e Sociedade (01 turma) e Ética (01 turma)
-
07/2009
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, 2013.2 - Ministrei aulas nos seguintes componentes curriculares: Direito e Sociedade (01 turma), Sociologia Jurídica (01 turma) e Seminário Interdisciplinar de Pesquisa (01 turma), 2013.1- Ministrei aulas nos seguintes componentes curriculares: Sociologia Jurídica (01 turma), Introdução ao estudo do direito (01 turma) e Ética (01 turma), 2014.1- Atualmente, estou ministrando aula nos seguintes componentes curriculares: Monografia 1 (01 turma), Monografia 2 (01 turma) e Sociologia Jurídica (01 turma)., 2018.1 Ministrei História do Direito (1 turma), Direito e movimentos sociais (1 turma) e sociologia jurídica (1 turma)
2009 - 2010
Universidade Católica do SalvadorVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2009 - 2009
Faculdade de Tecnologia EmpresarialVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
2007 - 2008
Faculdade Batista BrasileiraVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Teoria Geral do Estado, Carga horária: 20
2007 - 2007
Centro Universitário Jorge AmadoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Introdução ao Estudo de Direito, Carga horária: 20
2006 - 2006
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Professor-bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplina ministrada: Legislação Social
2004 - 2006
OAB/BA ? Comissão de Direitos da população NegraVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vice-presidente, Carga horária: 2
Outras informações:
Atividades: Representação institucional, acompanhamento de casos de racismo. elaboração de Projetos e relatórios
2007 - 2008
Associação de Advogados de Trabalhadores RuraisVínculo: AATR/BA, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral, Carga horária: 40
2002 - 2005
Associação de Advogados de Trabalhadores RuraisVínculo: Diretor /Assessor, Enquadramento Funcional: Advogado, Carga horária: 40
Outras informações:
Atividades: educação jurídica popular e assessoria judicial a trabalhadores(as) na execução dos seguintes programas institucionais: Formação e Monitoramento de Juristas Leigos, Formação e Assessoria em Políticas Públicas e Cidadania, Direitos Humanos, Territórios Negros, Combate ao Trabalho Escravo, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Assessoria aos Movimentos Sociais e Direitos Humanos. Representação institucional em fóruns e redes; captação de recursos e elaboração de projetos e relatórios.
2002 - 2003
Faculdade Maurício de Nassau - Lauro de FreitasVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor de Introdução ao Estudo do Direito, Carga horária: 20
2001 - 2002
Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de SalvadorVínculo: Assessor, Enquadramento Funcional: Advogado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atividades: educação popular, assessoria a comunidades rurais (quilombolas, assentamentos e acampamentos de reforma agrária: Movimento de Trabalhadores(as) Acampados(as) e Assentados(as)-CETA, Sindicatos Rurais) e urbanas (população de rua, associação dos moradores de Alto de Ondina), representação institucional em fóruns e redes; captação de recursos e elaboração de projetos e relatórios (PMA); elaboração de cursos de formação, oficinas, seminários e planejamentos; assessoria jurídica formativa.
2000 - 2001
Grupo de Apoio à Prevenção à AIDSVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Trabalho com Direitos Humano e promoção da cidadania das pessoas convivendo com AIDS, elaboração de projetos e realização de pesquisas.
1999 - 2000
Comissão Pastoral da Terra - BAVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Acompanhamento dos conflitos no campo, pesquisa e assessoria aos movimentos sociais.
2011 - Atual
Universidade Federal da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministro aulas nas seguintes disciplinas:Metodologia da Pesquisa em Direiro (FD/UFBA)História do Direito (FD/UFBA)Trabalho de Conclusão de curso - TCC (FD/UFBA)
2014 - 2016
Universidade Federal da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-coordenador do Colegiado - Curso Direito, Carga horária: 20
1999 - 2000
Universidade Federal da BahiaVínculo: Outro (especifique)monitor, Enquadramento Funcional: estudante, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2011
Ensino, Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa em Direito, História do direito
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maurício Azevedo de Araújo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?