David Bellentani Rocha
Possui graduação em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário Anhanguera (2014), Tecnologia Mecânica, Modalidade Soldagem pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2005), Mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2010) e Doutorando em Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente é Técnico de Inspeção de Equipamentos Pleno da Petróleo Brasileiro S/A onde atua no setor de Manutenção de Equipamentos Estáticos e Professor do PECE-POLI no curso de Pós-Graduação em Engenharia de Soldagem, ministrando as disciplinas de Simbologia de Soldagem, Soldabilidade de Aços Carbono, Soldabilidade dos Aços Ligados ao Cromo e Molibdênio e Soldabilidade de Juntas Dissimilares. Foi Professor de Ensino Superior da Faculdade de Tecnologia Prof. Miguel Reale no curso de Tecnologia Mecânica - Processos de Soldagem, lecionando as disciplinas Processos de Soldagem II e Metalurgia de Soldagem. Tem experiência na área de Soldagem, com ênfase em Inspeção de Soldagem, Controle de Qualidade, Ensaios não Destrutivos e Inspeção de Equipamentos.
Informações coletadas do Lattes em 09/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Engenharia Metalúrgica
2019 - Atual
Universidade de São Paulo
Orientador: Sérgio Duarte Brandi
Palavras-chave: Soldagem de Manutenção; Soldabilidade; Metalurgia de Soldagem; Controle de Qualidade.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis.
Mestrado em Engenharia Metalúrgica
2007 - 2010
Universidade de São Paulo
Título: Estudo da Soldabilidade do Tubo API 5L X80 utilizando os processos: MAG com transferência controlada e eletrodo tubular, Ano de Obtenção: 2010
Sérgio Duarte Brandi.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: tubos API; soldagem; API 1104; Processo STT; X80.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Extração de Petróleo e Serviços Correlatos.
Graduação em Engenharia Mecânica
2013 - 2014
Centro Universitário Anhanguera de São Paulo
Título: ESTUDO COMPARATIVO DA PRODUTIVIDADE DOS PROCESSOS DE SOLDAGEM SMAW E GMAW NA SOLDAGEM DE CHAPAS DE AÇO CARBONO
Graduação em Tecnologia Mecânica, Modalidade Soldagem
2001 - 2005
Formação complementar
2018 - 2018
Partículas Magnéticas Nível 2. (Carga horária: 64h). , Universidade Petrobras, UP, Brasil.
2009 - 2009
Ultra-som Nível1. (Carga horária: 80h). , Escola Senai-CIMATEC, SENAI-CIMATEC, Brasil.
2009 - 2009
Líquido Penetrante - Nível2. (Carga horária: 80h). , Escola Senai-CIMATEC, SENAI-CIMATEC, Brasil.
2008 - 2009
Inspeção de Equipamentos. (Carga horária: 840h). , Escola Senai-CIMATEC, SENAI-CIMATEC, Brasil.
2006 - 2006
Inspeção de Soldagem N1. (Carga horária: 250h). , Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem, FBTS, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: SOLDAGEM.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: INSPEÇÃO/Especialidade: INSPEÇÃO DE SOLDAGEM.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: CONTROLE DE QUALIDADE.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTOS.
Participação em eventos
1º Fórum sobre Riscos de Acidentes & Responsabilidade Civil de Empresas e Pessoas ? Abendi.. 2019. (Seminário).
XIV ENCAT. Utilização de Arame Tubular na Soldagem de Tanques: Maior produtividade, menor exposição ao risco!. 2018. (Congresso).
II Workshop WELD de Inovações em Soldagem. 2017. (Seminário).
VI - ENSOLD. Quebra de Paradigma - Utilização de Arame Tubular na Soldagem de Tanques. 2017. (Congresso).
Rio Welding 2014 - V ENSOLD. 2014. (Congresso).
III ENSOLD. Agregados MA em aços para tubos API 5L X80. 2010. (Congresso).
Rio Oil and Gas 2010. Qualificação De Procedimento De Soldagem Do Tubo API 5L X80, Utilizando Os Processos: Mag Com Transferência Controlada E Eletrodo Tubular. 2010. (Congresso).
XXXVI CONSOLDA. Algumas considerações sobre agregados MA em aços para tubos API 5L X80. 2010. (Congresso).
Participação em bancas
ROCHA, D. B.; BRANDI, S. D.. Estudo do Comportamento da Soldagem do Aço Baixa Liga 5,0Cr-0,50Mo pelo Processo de Eletrodo Revestido para Aplicação em Manutenção de Reparos em Equipamentos Industriais. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Soldagem) - Universidade de São Paulo.
ROCHA, D. B.; BRANDI, S. D.. COMPARAÇÃO ENTRE A TAXA DE DEPOSIÇÃO E QUANTIDADE DE RESPINGOS DOS CONSUMÍVEIS ER70S-6 E E71T-1C COM DIFERENTES CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Soldagem) - Universidade de São Paulo.
ROCHA, D. B.; BRANDI, S. D.. INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO NA RESISTÊNCIA À CORROSÃO INTERGRANULAR DO AÇO INOXIDÁVEL AISI 316L SOLDADO PELO PROCESSO GMAW. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Soldagem) - Universidade de São Paulo.
ROCHA, D. B.; BRANDI, S. D.. ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA SOLDAGEM SOBRE O AÇO INOXIDÁVEL AUSTENÍTICO SINTERIZADO COM O PROCESSO MIG/MAG UTILIZANDO ARGÔNIO COM 2% DE O2. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Soldagem) - Universidade de São Paulo.
BRANDI, S. D.;ROCHA, D. B.. CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL E DE PROPRIEDADES MECÂNICAS DO AÇO AISI 321H SOLDADO PELO PROCESSO TIG AUTOMÁTICO. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Soldagem) - Universidade de São Paulo.
ROCHA, D. B.; BRANDI, S. D.. Temperatura de transição dúctil/frágil do aço API 5L X80 soldado com passe de raiz em MAG pulsado com diferentes parâmetros nos consumíveis, gás de proteção e processo de deposição.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Soldagem) - Universidade de São Paulo.
ROCHA, D. B.; BRANDI, S. D.. Variações Na Soldagem TIG Do Passe De Raiz Em Tubos De Aços Inoxidáveis: O Uso De Varetas Fluxadas E A Utilização Ou Não De Purga Na Raiz. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Soldagem) - Universidade de São Paulo.
ROCHA, D. B.; BRANDI, S. D.. Avaliação do Perfil de Microdureza em Soldagem Multipasse em Aço API 5L X80 pelo Processo MAG na Raiz e Enchimento e Acabamento Com Arame Tubular com Proteção Gasosa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Soldagem) - Universidade de São Paulo.
ROCHA, D. B.; BRANDI, S. D.. Estudo Do Efeito Do Tratamento Térmico Pós Soldagem Nas Propriedades Mecânicas De Uma Junta Soldada Do Aço API 5L X80. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Soldagem) - Universidade de São Paulo.
Carvalho, A. L.; BRANDI, S. D.;ROCHA, D. B.. Análise das propriedades mecânicas e metalúrgicas na soldagem dissimilar entre os materiais 5Cr-0,5Mo e 317L, através das técnicas de deposição convencional e controlada com e sem tratamento térmico de alívio de tensões.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Soldagem) - Universidade de São Paulo.
BRANDI, S. D.; Carvalho, A. L.;ROCHA, D. B.. Comparação entre o processo de soldagem TIG com dupla fusão e arame tubular com goivagem para juntas de aços inoxidáveis ASTM A240 TP 316L. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Soldagem) - Universidade de São Paulo.
BRANDI, S. D.;ROCHA, D. B.. Efeito do teor de nitrogênio no gás de proteção do processo TIG na soldagem de aço inoxidável duplex baixa liga UNS S32304. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Soldagem) - Universidade de São Paulo.
ROCHA, D. B.; BRANDI, S. D.. Comparação entre a soldagem de tubulação de aços API 5L X80 com eletrodo revestido e com arame tubular. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Soldagem) - Universidade de São Paulo.
ROCHA, D. B.; BRANDI, S. D.. Soldagem de junta dissimilar de aço duplex UNS S 32304 com eletrodo revestido. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Soldagem) - Universidade de São Paulo.
ROCHA, D. B.; BRANDI, S. D.. Soldagem por ponto em aço inoxidável superduplex uns s32760. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Soldagem) - Universidade de São Paulo.
ROCHA, D. B.; BRANDI, S. D.. Comparação do Formato do cordão de solda utilizando os consumíveis ER70S-3 e ER70S-6 com gás de proteção 90% Ar e 10% CO2 na soldagem do aço carbono ASTM A572 Gr. 50. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Soldagem) - Universidade de São Paulo.
ROCHA, D. B.; MARTINS, T. F.; ARRUDA, N. F.. N. Jr., Nailton M. Souza e Rodrigo A. Cassioti.Qualificação de Procedimento de Soldagem para Tubos de Aço ASTM A106 Gr.B em Equipamentos de Perfuração de Solo: Técnica da Estaca Raiz. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processos de Soldagem) - Faculdade de Tecnologia Prof. Miguel Reale.
Orientou
SOLDAGEM DE MANUTENÇÃO DO MATERIAL ASTM A-240 TP 304H, NA CONDIÇÃO ENVELHECIDO EM OPERAÇÃO, UTILIZANDO OS PROCESSOS DE SOLDAGEM GTAW+SMAW COM OS CONSUMÍVEIS 308H E 347; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Soldagem) - Universidade de São Paulo; Orientador: David Bellentani Rocha;
Estudo da Soldagem de Juntas Dissimilares entre Cobre e Aço Carbono Através do Processo GMAW; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Processos de Soldagem) - Faculdade de Tecnologia Prof; Miguel Reale; Orientador: David Bellentani Rocha;
Aguiar, Lucas C; da Silva e Rafael F; C; Fudugli; Soldagem Dissimilar de Pinos pelo Processo ASW - ARC STUD WELDING; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Processos de Soldagem) - Faculdade de Tecnologia Prof; Miguel Reale; Orientador: David Bellentani Rocha;
Produções bibliográficas
-
SOEIRO JUNIOR, JAIME CASANOVA ; ROCHA, DAVID BELLENTANI ; BRANDI, SÉRGIO DUARTE . Uma breve revisão histórica do desenvolvimento da soldagem dos aços API para tubulações. Soldagem e Inspeção (Impresso) , v. 18, p. 176-195, 2013.
-
SOEIRO JUNIOR, J. C. ; ROCHA, D. B. ; BRANDI, S. D. . Comparison between SMAW and GMAW-STT plus FCAW-G welding of API 5L X80 tubes for pipeline fabrication. In: Rio Pipeline Conference & Exposition, 2011, Rio de Janeiro. Rio Pipeline Conference 2011, 2011. p. 11.
-
CHAVEZ, G. F. S. ; ROCHA, D. B. ; BRANDI, S. D. . Estudo da tenacidade de aço API 5L X80 por ensaio de impacto de zonas afetadas pelo calor multipasse simuladas. In: 66º Congresso da ABM, 2011, São Paulo. 66º Congresso da ABM. São Paulo: ABM, 2011. p. 39-48.
-
ROCHA, D. B. . Utilização de Arame Tubular na Soldagem de Tanques: Maior produtividade, menor exposição ao risco!. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, D. B. . Quebra de Paradigma - Utilização de Arame Tubular na Soldagem de Tanques. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, D. B. ; BRANDI, S. D. ; LANDGRAF, F. J. G. ; SOUZA, A. C. ; MORAIS, Z. . Algumas considerações sobre agregados MA em aços para tubos API 5L X80. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, D. B. . Agregados MA em aços para tubos API 5L X80. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, D. B. ; BRANDI, S. D. ; SOUZA, A. C. ; MORAIS, Z. . QUALIFICAÇÃO DE PROCEDIMENTO DE SOLDAGEM DO TUBO API 5L X80, UTILIZANDO OS PROCESSOS: MAG COM TRANSFERÊNCIA CONTROLADA E ELETRODO TUBULAR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, D. B. . Disciplina - Simbologia de Soldagem. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
ROCHA, D. B. . Disciplina - Soldabilidade dos Aços Carbono. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
ROCHA, D. B. . Disciplina - Soldabilidade dos Aços Cromo-Molibdênio. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
ROCHA, D. B. . Disciplina - Soldabilidade de Juntas Dissimilares. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
ROCHA, D. B. . Disciplina - Simbologia de Soldagem. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
ROCHA, D. B. . Disciplina - Soldabilidade dos Aços Carbono. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
ROCHA, D. B. . Disciplina - Soldabilidade dos Aços Cromo-Molibdênio. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
ROCHA, D. B. . Disciplina - Soldabilidade de Juntas Dissimilares. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
ROCHA, D. B. . Soldagem para Engenheiros e Inspetores de Equipamentos. 2017. .
-
ROCHA, D. B. . Disciplina - Simbologia de Soldagem. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
ROCHA, D. B. . Monitoração da Corrosão. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
ROCHA, D. B. . Disciplina Soldagem - Curso de Formação de Técnicos de Manutenção. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
ROCHA, D. B. . Disciplina Ensaios Não Destrutivos - Curso de Formação de Técnicos de Manutenção. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
ROCHA, D. B. . Disciplina - Simbologia de Soldagem. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
ROCHA, D. B. . Disciplina Simbologia de Soldagem. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
ROCHA, D. B. . Disciplina Soldagem - Curso de Formação de Inspetores de Equipamentos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
ROCHA, D. B. . Disciplina Simbologia de Soldagem. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
ROCHA, D. B. . Disciplina Equipamentos Estáticos - Curso de Formação de Técnicos de Operação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
ROCHA, D. B. . Disciplina Soldagem - Curso de Formação de Técnicos de Inspeção. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
ROCHA, D. B. . Disciplina Soldagem - Curso de Formação de Técnicos de Inspeção. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
ROCHA, D. B. . Disciplina Soldagem - Curso de Formação de Técnicos de Inspeção. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
ROCHA, D. B. ; BRANDI, S. D. . Disciplina Simbologia de Soldagem. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
ROCHA, D. B. . Disciplina de Soldagem - Especialização em Materiais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
ROCHA, D. B. ; BRANDI, S. D. . Disciplina Simbologia de Soldagem. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
ROCHA, D. B. . Disciplina Ensaios Mecânicos - Dureza. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
ROCHA, D. B. ; BRANDI, S. D. . Disciplina Simbologia de Soldagem. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
ROCHA, D. B. . Disciplina Soldagem - Curso de Formação de Técnicos de Inspeção. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
ROCHA, D. B. . Requisitos de Controle de Qualidade em END e Soldagem para atendimento ao SPIE. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2008 - Atual
Petróleo Brasileiro S/AVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnico de Inspeção de Equipamentos Pleno, Carga horária: 40
Atividades
-
06/2013
Serviços técnicos especializados , Refinaria de Capuava - UN-RECAP.Serviço realizado, Manutenção de Equipamentos Estáticos - Atuação na área de soldagem, ensaios não destrutivos e controle de qualidade.
-
06/2008 - 05/2013
Serviços técnicos especializados , Refinaria de Capuava - UN-RECAP.Serviço realizado, Inspeção de Equipamentos.
2011 - Atual
PECE - Programa de Educação Continuada da Poli-USPVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação
2016 - 2018
Faculdade de tecnologia Prof. Miguel RealeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior 1-A, Carga horária: 8
Outras informações:
Disciplinas: Processos de Soldagem II e Metalurgia de Soldagem
2007 - 2008
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de pesquisa - CAPES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2007 - 06/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia Metalúrgica e Materiais.Linhas de pesquisa
2006 - 2006
MontcalmVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico da Qualidade, Carga horária: 44
Atividades
-
01/2006 - 05/2006
Serviços técnicos especializados , Depto. Qualidade.Serviço realizado, Inspeção de Soldagem e Ensaios Não Destrutivos.
2005 - 2006
Lincoln Electric do Brasil LtdaVínculo: estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40
Atividades
-
07/2005 - 01/2006
Estágios , Depto. Técnico.Estágio realizado, Estágio na Área de Soldagem.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de David Bellentani Rocha e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?