Julia de Assunção Valente

Arquiteta e Urbanista, formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui interesse nas áreas de História e Teoria da Arquitetura, Preservação e Restauração do Patrimônio.

Informações coletadas do Lattes em 19/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Especialização em Gestão e Restauro Arquitetônico

2021 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2014 - 2020

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Dissolvendo fronteiras da loucura - Requalificação de área de valor patrimonial no Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira
Orientador: Fabiola do Valle Zonno

Graduação interrompida em 2018 em Arquitetura

2017 - Atual

Ecole Nationale Supérieure d'Architecture de Toulouse
Ano de interrupção: 2018

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

Colégio Pedro II

Formação complementar

2017 -

A Prática do Desenho. , Escola de Artes Visuais do Parque Lage, EAV, Brasil.

2020 - 2020

Restauração em Arquitetura Teoria , Projeto e Execução. (Carga horária: 39h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2017 - 2017

AutoCAD 2016 2D. (Carga horária: 32h). , Instituto Bramante de Arquitetura e Design - Botafogo, IB/Botafogo, Brasil.

2015 - 2015

SketchUp Pro 2015 - Básico e Avançado. (Carga horária: 20h). , Instituto Bramante de Arquitetura e Design - Botafogo, IB/Botafogo, Brasil.

2015 - 2015

Photoshop para Arquitetos. (Carga horária: 16h). , Instituto Bramante de Arquitetura e Design - Botafogo, IB/Botafogo, Brasil.

2015 - 2015

Revit Architecture. (Carga horária: 44h). , AcTech Trainning Center, ACTECH, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Participação em eventos

CIAP - Congresso Internacional de Arquitetura Paisagística. 2016. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • ZONNO, F. V. ; PAMPLONA, L. ; DOREA, M. ; VALENTE, J. A. . INTERVENÇÕES ARQUITETÔNICAS EM SÍTIOS DE VALOR PATRIMONIAL, A QUESTÃO ANTIGO-NOVO - OBRAS EM PORTUGAL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2020

    Entre Arte, Arquitetura e Paisagem - Teoria e Crítica da Complexidade Contemporânea, Descrição: A pesquisa investiga dois movimentos em curso na contemporaneidade: a reinvenção das práticas arquitetônicas e artísticas através de ações experimentais em campo ampliado; e a reinvenção da paisagem através de criações estéticas que nela se fundam como obras site specific, trabalhos que constroem seus significados a partir da relação com o contexto onde se inserem. A "complexidade" é um conceito -chave para uma abordagem multidimensional destes fenômenos contemporâneos, pois ela descreve um tecido formado por múltiplas "linhas" que se entrelaçam e constituem um "dispositivo" que pode ser identificado tanto a um campo de criação interdisciplinar quanto à paisagem em suas diferentes temporalidades (relação antigo-novo) e dimensões - imagética, fenomênica, discursiva, eventual, entre outras. Essa pesquisa se volta à investigação de como os trabalhos arquitetônicos e artísticos podem constituir modos de reescrever, resignificar ou poetizar o existente.Tem se voltado ao campo da memória e à relação antigo-novo, ou seja, às poéticas contemporâneas da arte e da arquitetura como modos de inserção e intervenção em sítios de valor patrimonial. Pesquisa iniciada em 2011 no âmbito do DHT e a partir de 2013 no âmbito do PROARQ: Mestrado e Doutorado Acadêmicos PROARQ. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Julia de Assunção Valente - Integrante / Fabiola do Valle Zonno - Coordenador / Marcela Dórea - Integrante / Igor Dias - Integrante / thais piffano - Integrante / Daniel Milagres - Integrante / Jessica Sartório - Integrante / Lais Hanson - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Superintendência do IPHAN no Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado, Carga horária: 30

Outras informações:
Estágio supervisionado pela arquiteta Regina Prado Lima de Souza Atividades: Auxílio no desenvolvimento de Estudos de Tombamento; Acompanhamento de vistorias técnicas e fiscalização para verificação do estado de conservação e preservação de bens tombados

2015 - 2017

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitoria em Geometria Descritiva I supervisionada pela professora Margaret Lica Chokyu

2018 - 2018

Caixa de Financiamento Imobiliário da Aeronáutica

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividades na divisão de Engenharia e Arquitetura: acompanhamento e elaboração de projetos arquitetônicos; auxílio no desenvolvimento de projetos arquitetônicos; auxílio na elaboração de orçamentos; auxílio no desenvolvimento de cronogramas; auxilio na elaboração de fluxograma de atividades; auxílio na revisão dos projetos de estruturas.

2017 - 2017

FAPERJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Grupo de pesquisa A Educação do Olhar Título: A Gramática da Forma na análise arquitetônica e urbanística. Orientadora: Maria Ângela Dias

2021 - Atual

Maia Romeiro Arquitetura, -

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Arquiteta Junior, Carga horária: 40