Jamal da Silva Chaar

Jamal da Silva Chaar possui Graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Amazonas (1992), Mestrado e Doutorado em Ciências (Química-Química Analítica) pela Universidade de São Paulo, Instituto de Química de São Carlos, 1997 e 2000, respectivamente. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) desde 2017, lotado no Departamento de Química desde 1994, foi Chefe do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas - ICE (2002/2003), Coordenador do Curso de Bacharelado em Química (2003/2004), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química - PPGQ (2007/2008), Diretor do ICE (2009/2013), Diretor do Departamento de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFAM (2017/2023) e está na função de Pró-Reitor da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica da UFAM desde 03/2023. Possui 33 artigos científicos publicados, duas patentes, dois capítulos de livro, oito orientações de Teses concluídas, dez de Dissertações e doze de iniciação científica, além de ter coordenado cinco Projetos de Pesquisa institucionais, tendo acumulado experiência nas áreas de Química, Biotecnologia e Energia, com ênfase em Química Analítica, Análise Química e Síntese, atuando principalmente nos seguintes temas: biomassa, biotecnologia, conversão energética, óleos vegetais, biocombustíveis, combustíveis derivados do petróleo e química ambiental.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Química (Química Analítica)

1997 - 2000

Universidade de São Paulo
Título: Estudos Analíticos e Modificação Química por Acetilação do Linalol Contido no Óleo Essencial da Espécie Aniba duckei Kostermans
Gilberto Orivaldo Chierice. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Aniba duckei K; Linalol; Óleo Essencial; Pau Rosa.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Fabricação de Produtos Químicos.

Mestrado em Química (Química Analítica)

1995 - 1997

Universidade de São Paulo
Título: Caracterização de Ácidos Húmicos Extraídos de Resíduos de Tratamento da Água e de Sedimentos do Rio Negro, Ano de Obtenção: 1997
Orientador: Maria Olímpia de Oliveira Rezende
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ácidos Húmicos; Rio Negro.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Especialização em andamento em Administração Pública

2007 - Atual

[Nome removido após solicitação do usuários]
Título: Política orçamentária e sua influência na eficiência de um laboratório de pesquisa

Graduação em Bacharelado Em Química

1988 - 1992

Universidade Federal do Amazonas

Formação complementar

2007 - 2008

MBA em Administração Pública. (Carga Horária: 360h). , UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, UFAM, Brasil.

2005 - 2005

Diretrizes Europeus sobre WEEE / RoHS e ELV. (Carga horária: 8h). , Shimadzu do Brasil Comércio Ltda, SHIMADZU, Brasil.

2004 - 2004

Curso de Combustao Industrial. (Carga horária: 40h). , Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, IPT, Brasil.

2003 - 2003

Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química de Produtos Naturais.

Comissão julgadora das bancas

Gilberto Orivaldo Chierice

CHIERICE, G. O.; CARRILHO, Emanuel;CAVALHEIRO, E. T. G.. ESTUDOS ANALÍTICOS E MODIFICAÇÃO QUÍMICA DO COMPONENTE MAJORITÁRIO DO ÓLEO ESSENCIAL DA ANIBA DUCKEI KOSTERMANS. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Química Analítica São Carlos) - Universidade de São Paulo.

JÚLIO CÉSAR ROCHA

ROCHA, J. C.; REZENDE, Maria Olímpia O. Dissertação de Mestrado. 1997. Dissertação (Mestrado em Química (Química Analítica)) - Universidade de São Paulo.

Eny Maria Vieira

CHIERICE, Gilberto Orivaldo; CHAAR, Jamal da Silva; PLEPIS, Ana Maria de Guzzi;VIEIRA, Eny Maria; NEVES, Eduardo Fausto de Almeida; SANTOS, L. S.. Estudos Analíticos e Modificação Química por Acetilação do Linalol Contido no Óleo Essencial da Espécie ANIBA DUCKEL KOSTERMANS. 2000. Tese (Doutorado em Química (Química Analítica)) - Universidade de São Paulo.

Ana Maria de Guzzi Plepis

CHIÉRICE, G. O.PLEPIS, A. M. G.NEVES, E. F. A.; VIEIRA, Eny M; SANTOS, L. S.. Estudos Analíticos e Modificação Química por Acetilação do Linalol Contido no Óleo Essencial da Espécie ANIBA DUCKEL KOSTERMANS. 2000. Tese (Doutorado em Química (Química Analítica)) - Universidade de São Paulo.

Ladislau Martin Neto

MARTIN-NETO, L.. Caracterização de ácidos húmicos extraídos de água e sedimento do Rio Negro em local próximo à cidade de Manaus.. 1997. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto de Química de São Carlos Usp.

Ladislau Martin Neto

MARTIN-NETO, L.. Caracterização de ácidos húmicos extraídos de água e sedimento do Rio Negro em IOC.. 1997. Outra participação, Instituto de Química de São Carlos Usp.

Emanuel Carrilho

CHIERICE, Gilberto Orivaldo;Carrilho, E.. Estudos Analíticos e Modificação Química por Acetilação do Linalol Contido no Óleo Essencial da Espécie Aniba duckei Kostermans. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Química (Química Analítica)) - Universidade de São Paulo.

Foi orientado por

Gilberto Orivaldo Chierice

ESTUDOS ANALÍTICOS E MODIFICAÇÃO QUÍMICA POR ACETILAÇÃO DO LINALOL CONTIDO NO ÓLEO ESSENCIAL DA ESPÉCIE ANIBA DUCKEI KOSTERMANS; 2000; 150 f; Tese (Doutorado em Química Analítica São Carlos) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gilberto Orivaldo Chierice;

Maria Olimpia de Oliveira Rezende

CARACTERIZACAO DE ACIDOS HUMICOS EXTRAIDOS DE AGUA E SEDIMENTO DO RIO NEGRO EM LOCAL PROXIMO A CIDADE DE MANAUS; ; 1997; Dissertação (Mestrado em Química Analítica (São Carlos)) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria Olimpia de Oliveira Rezende;

Jerusa de Souza Andrade

Fisiologia pós-colheita da pupunha (Bactris gasipaes H; B; K; ); 1990; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jerusa de Souza Andrade;

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Ampliação da Pós-Graduação e da Pesquisa na UFAM, Descrição: O projeto tem a finalidade de obter recursos para a aquisição de equipamentos e acessórios de alta tecnologia, a fim de manter e ampliar os serviços multiusuários do Centro de Apoio Multidisciplinar da UFAM - CAM/UFAM pelos motivos que passamos a relatar. Este centro foi criado em 1997 com a finalidade de oferecer instrumentos para odesenvolvimento de estudos multi e interdisciplinares, de forma a ampliar as vias para a criação, aquisição e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos, bem como viabilizar e otimizar o uso de equipamentos científicos avançados e softwares das áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias e correlatas, visando desenvolver e dar apoio a atividades de pesquisa, ensino, extensão e prestação de serviço à comunidade. Prestes a completar 25 anos, o CAM tem contribuído decisivamente para a ampliação da atuação da UFAM.no desenvolvimento de ciência básica e aplicada e na formação de mestres e doutores para variados setores dedesenvolvimento do Amazonas e região. Com o apoio decisivo do CAM, a UFAM saltou de 3 mestrados antes da criaçãodesse Centro para 37 programas de pós-graduação atualmente, alguns em rede ou cooperação interinstitucionais. Entreestes programas, 17 são usuários da infraestrutura de pesquisa e instrumental do CAM, 10 dos quais possuemdoutorado. Além dos PPGs e pesquisadores da UFAM, usuários de outras instituições parceiras regionais e mesmo deoutras regiões têm utilizado a infraestrutura predial e instrumental do CAM, demonstrando que a criação e manutençãodeste laboratório multiusuário têm sido inteiramente acertada e estratégica para o desenvolvimento da pesquisa básicae tecnológica regional. Assim, há urgente necessidade de renovação e modernização de parte do parque instrumentaldo CAM, bem como de obtenção de tecnologias mais robustas e avançadas que permitam resultados mais significativosdas pesquisas e maior possibilidade de desenvolvimento científico e tecnológico nos trabalhos realizados nesselaboratório multiusuário.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jamal da Silva Chaar - Coordenador / DE SOUZA, LUIZ K. C. - Integrante / Afonso Duarte Leão de Souza - Integrante.

  • 2015 - 2018

    Otimização de métodos eletroanalíticos para quantificação de metais em biocombustíveis, Descrição: A presente proposta de projeto tem como objetivo principal o estudo e a otimização dos métodos eletroanalíticos para aplicação na detecção e quantificação eletroanalítica de metais em etanol anidro, etanol hidratado e biodiesel, considerando as especificidades de cada um destes biocombustíveis.Nas últimas cinco décadas, os biocombustíveis vêm sendo estudados e politicamente implementados no Brasil e no mundo como alternativa para substituir os combustíveis fósseis, uma vez que estes últimos já estão atingindo seus respectivos picos de produção. Apesar de serem menos poluentes do que os derivados do petróleo, os biocombustíveis apresentam contaminantes, os quais podem exercer efeitos prejudicais tanto aos motores automotivos quanto ao meio ambiente e à saúde humana. Dentre os contaminantes, destacam-se os íons metálicos, os quais se encontram em concentrações muito baixas, causando enormes desafios relacionados ao desenvolvimento de metodologias analíticas para a sua determinação. Neste contexto, a importância e relevância deste projeto para o desenvolvimento regional está relacionada com o desenvolvimento e a implementação, na região, de uma metodologia mais eficiente e mais barata para a detecção de metais em matrizes combustíveis, o que resultará em benefícios econômicos, sociais e ambientais significativos para a sociedade. É importante, ainda, evidenciar que este projeto contribuirá significativamente para a formação e capacitação de pessoal altamente qualificado na região para analisar os combustíveis que serão utilizados nos veículos automotivos dos amazonenses.Para se alcançar os objetivos propostos neste projeto de pesquisa serão otimizadas e desenvolvidas metodologias eletroanalíticas para a detecção e quantificação dos metais sódio (Na), potássio (K), zinco (Zn), ferro (Fe), cobre (Cu) e chumbo (Pb) em etanol anidro, etanol hidratado e biodiesel e dos metaloides enxofre (S) e fósforo (P) em biodiesel. Estes estudos serão realizados em células eletrolíticas termostatizadas formadas por três eletrodos: o eletrodos de trabalho (DDB), o eletrodo de referência (Ag/AgCl) e o contra-eletrodo (Pt). As metodologias eletroanalíticas a serem estudadas e otimizadas serão aquelas que utilizam as técnicas voltamétricas. Para tanto, serão variados parâmetros analíticos como pH, temperatura, entre outros e parâmetros eletroanalíticos como frequência, amplitude, entre outros. As referidas metodologias serão validadas por comparação com curvas analíticas levantadas com padrões analíticos. Após a validação das metodologias, estas serão empregadas na detecção e quantificação de metais nas amostras de etanol hidratado, as quais serão coletadas em 5 postos, um em cada zona da cidade de Manaus, estrategicamente escolhidos de forma a se levantar um perfil da qualidade do etanol hidratado disponibilizado por estes postos para o abastecimento dos veículos. A mesma análise será feita para o etanol anidro e biodiesel coletados em duas distribuidoras destes biocombustíveis.Dentre os resultados esperados com o desenvolvimento e aplicação das metodologias propostas neste projeto destaca-se: a validação dos eletrodos de diamante para a análise de metais presentes nos biocombustíveis na cidade de Manaus, o desenvolvimento de tecnologias baseadas em materiais diamantados, para aplicação como sensores eletroquímicos e a capacitação de alunos de graduação e pós-graduação nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, mais especificamente nas áreas de eletroquímica e química ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jamal da Silva Chaar - Coordenador / Joely Lima Melo - Integrante / Neila de Almeida Braga - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Apoio ao Desenvolvimento de Metodologia de Análise de Envelhecimento e Degradação de Biodiesel e suas Consequências e Formas de Mitigação - BIODARMAZ2, Descrição: Uma vez conhecidos os problemas associados ao armazenamento do biodiesel a partir dos projetos anteriores, no presente projeto são propostas soluções para controle dos processos de degradação do combustível e avaliação da sua qualidade. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jamal da Silva Chaar - Coordenador.

  • 2011 - 2014

    Tecnologias para a recuperação de ecossistemas e conservação da biodiversidade na Amazônia, Descrição: Este projeto tem como objetivo avaliar, minimizar e/ou biorremediar os impactos ambientais causados pela exploração, processamento e transporte do petróleo e gás natural no Estado do Amazonas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Jamal da Silva Chaar - Coordenador / Tereza Cristina Souza de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2015

    PESQUISA E MONITORAMENTO DA QUALIDADE DE COMBUSTÍVEIS NOS ESTADOS DO AMAZONAS E RORAIMA, Descrição: O presente projeto tem como objetivo, por meio do Laboratório de Pesquisa e Ensaios de Combustíveis ? LAPEC/UFAM, realizar estudos e serviços técnicos especializados de coleta, transporte e análises físico-químicas pelos métodos oficiais de análises preconizados pela ANP, para atender o Programa Nacional do Monitoramento da Qualidade de Combustíveis ? PMQC, instituído pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis ? ANP e regulamentado pala Resolução ANP n 29 de 26/10/2006, por um período de doze meses para os Estados do Amazonas e Roraima, através do edital consulta 054/10, sendo prorrogado anualmente por até 4 anos. Assim, estão definidas as metas: 1. Realizar o Monitoramento da Qualidade dos combustíveis, por meio da coleta, transporte e análises físico-químicas de amostras de combustíveis (gasolina, óleo diesel B, álcool etílico combustível/etanol combustível, Biodiesel) em postos revendedores e usinas e/ou base de distribuição, onde a logística de transporte permita acesso via terrestre ou fluvial, de forma que se atenda o tempo máximo entre a coleta e o envio dos resultados à ANP; 2. Realizar o Monitoramento da Qualidade de óleos lubrificantes e aditivos para combustíveis veiculares, por meio da coleta de amostras desses produtos e seu transporte para o Centro de Pesquisa e Análises Tecnológicas da ANP ? CPT e 3. Realizar análises físico-químicas de amostras de combustíveis coletadas para fins de Fiscalização pela ANP e de instituições conveniadas, tais como Ministério Público, Secretaria de Receita Estadual, Polícia Federal entre outros, em número de amostras a ser estabelecido pela ANP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Jamal da Silva Chaar - Coordenador / Raimundo Ribeiro Passos - Integrante / Larissa Silveira Moreira Wiedemann - Integrante / Joely Lima Melo - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Estudo da correlação e otimização de métodos para a determinação de biodiesel nas misturas com oleo diesel - cobio, Descrição: O projeto tem como objetivo geral estudar as correlações, desenvolver e otimizar métodos de análise de biodiesel presente nas misturas com diesel mineral B2, B5, B10, B50 e Biodiesel B100, por meio das técnicas de cromatografia em fase gasosa, espectrometria de massas e espectroscopia no infravermelho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jamal da Silva Chaar - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2010

    CRAQUEAMENTO DE ÓLEOS VEGETAIS PRESENTES NA AMAZÔNIA OCIDENTAL PARA A PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS E SUAS POTENCIALIDADES ENERGÉTICAS, Descrição: O projeto CRATOL (CRAQUEAMENTO DE ÓLEOS VEGETAIS PRESENTES NA AMAZÔNIA Ocidental PARA A PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS E SUAS POTENCIALIDADES ENERGÉTICAS) está associado a o estudo do craqueamento térmico de óleos vegetais oriundos de oleaginosas presentes na Amazônia Ocidental, visando a produção de biocombustíveis, a definição da densidade populacional de espécies de interesse e a eficiência energética dos biocombustíveis obtidos. Nesta direção, destacam-se como metas: a. Amostragem e definição das densidades das espécies com potencialidades existentes, destacando-se a quantificação da biomassa disponível na Amazônia Ocidental; b. Avaliação das propriedades químicas e físico-químicas do ponto de vista de combustível dos óleos extraídos das oleaginosas; c. Estudo teórico relacionado ao craqueamento térmico de óleos vegetais; d. Craqueamento térmico, utilizando além materiais convencionais, como catalisadores dos óleos, visando determinar condições ideais de operação, através da monitoração das frações produzidas e utilizando-se uma técnica de experimentos com multivariável (temperatura, tempo de craqueamento, velocidade de aquecimento e altura da coluna de craqueamento etc.); e. Verificação da eficiência energética gerada pelos biocombustíveis obtidos, por meio dos testes em motores; f. Iniciar com os resultados oriundos do projeto o processo de obtenção de pelo menos uma patente; g. A produção de três artigos em revistas indexadas e seis comunicações em congressos científicos; h. Formação de pessoal através de 02 trabalhos de Iniciação Científica, e 01 dissertação de Mestrado, pelo Programa de Pós-Graduação em Química da UFAM; i. Consolidar as linhas de pesquisa do tema dentro do grupo de pesquisa Química Analítica de Produtos e Recursos Naturais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Jamal da Silva Chaar - Coordenador / Paulo Rogério da Costa Couceiro - Integrante / Raimundo Ribeiro Passos - Integrante / Ivoneide de Carvalho Lopes Barros - Integrante / Geraldo Narciso da Rocha Filho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2010

    ESTUDO DA ESTABILIDADE E DA OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS A PARTIR DO CRAQUEAMENTO E TRANSESTERIFICAÇÃO ENZIMÁTICA DE OLEAGINOSAS PRESENTES NA AMAZÔNIA OCIDENTAL, Descrição: O projeto BIOCOMB visa estabelecer o domínio técnico e científico para a obtenção e caracterização de biocombustíveis a partir de matéria-prima oleaginosa vegetal, suprindo carências no que se refere ao desenvolvimento da ciência e tecnologia no tema na Amazônia Ocidental. O projeto visa também formar massa crítica por meio dos Programas de Pós-Graduação em Química e em Biotecnologia da UFAM e da Iniciação Científica. Neste sentido, o Grupo de Pesquisa Química Analítica de Produtos e Recursos Naturais (GQAPRN) se propõe, por meio deste projeto, desenvolver e solidificar o conhecimento técnico e científico para o melhor aproveitamento de oleoaginosas presentes na Amazônia Ocidental, como fonte de matéria-prima para a produção de biocombustíveis, e formação de pessoal. Valor do projeto: R$384.057,60, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Projeto iniciado em 01/2006 e finalização prevista para 12/2009.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Jamal da Silva Chaar - Coordenador / Paulo Rogério da Costa Couceiro - Integrante / Ivoneide Carvalho Barros - Integrante / Katiuscia dos Santos de Souza - Integrante / Raimundo Ribeiro Passos - Integrante / Daniel de Queiroz Rocha - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2008

    DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E FLORESTAL NO ASSENTAMENTO RURAL CRISTO REI DO UATUMÃ-AM, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jamal da Silva Chaar - Integrante / Gil Vieira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro / Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Cooperação.

  • 2004 - 2008

    PRODUÇÃO DE ÓLEO DE PAU-ROSA (Aniba rosaedora Duckei) COM MUDAS PLANTADAS POR PEQUENOS AGRICULTORES, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jamal da Silva Chaar - Coordenador.

  • 2004 - 2006

    AVALIAÇÃO QUÍMICA E BIOLÓGICA DA SACACA (Croton cajucara Benth) PARA PRODUÇÃO DE LINALOL COMO SUCEDÂNEO DO PAU-ROSA (Aniba duckei Kostermans), Descrição: ? O objetivo deste projeto é estudar, através dos conhecimentos da fitoquímica, secagem, cultivo e propagação, o comportamento da espécie aromática Croton cajucara Benth (Euphorbiaceae) voltada para a produção de linalol, tornando-se uma alternativa ao óleo de pau-rosa (Aniba rosaeodora, Ducke, Lauraceae), devido à ameaça de extinção da espécie produtora. Neste sentido, destaca-se como meta principal testar sistemas de cultivo, propagação e conseqüentemente o aproveitamento biotecnológico, da sacaca (Cróton cajucara Benth), tendo para isso a investigação interdisciplinar entre os conhecimentos da fitoquímica, botânica (cultura de tecidos) e os estudos tecnológicos (operações unitárias) de obtenção dos óleos essenciais. Valor do projeto: R$78.650,00, financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), iniciado em 04/2004 e finalizado em 12/2006.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Jamal da Silva Chaar - Coordenador / Maria Lúcia Belém Pinheiro - Integrante / MIDORY LIMA HIRAOKA - Integrante / Fernando Sérgio Escócio Drumond Viana de Faria - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Acre - Cooperação / Universidade Federal do Pará - Cooperação / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2007

    NOVAS TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO E APRIMORAMENTO ENERGÉTICO SUSTENTÁVEL DA AMAZÔNIA OCIDENTAL, Descrição: Projeto voltado para a formação de dois professores do Departamento de Química, a nível de doutorado, nas áreas de células a combustível e combustíveis fósseis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jamal da Silva Chaar - Integrante / Kelson Mota Teixeira de Oliveira - Coordenador / Raimundo Ribeiro Passos - Integrante / Ivoneide de Carvalho Lopes Barros - Integrante., Financiador(es): UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - Remuneração / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2006

    DESENVOLVIMENTO DE MODELOS E CORRELAÇÕES PARA A ESTIMATIVA D PROPRIEDADES DE GASOLINAS AUTOMOTIVAS, Descrição: Projeto voltado para a pesquisa de modelagem das propriedades físico-químicas de gasolinas automotivas. Tal projeto faz parte DO Projeto da Rede Norte/Nordeste de combustíveis e Lubrificantes - RECOL - aprovada pela FINEP/MCT, dentro do Edital CTPetro 2002/1.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jamal da Silva Chaar - Integrante / Kelson Mota Teixeira de Oliveira - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - Remuneração.

  • 2002 - 2006

    INFRAESTRUTURA DE APOIO LABORATORIAL VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA E MONITORAMENTO DA QUALIDADE COMBUSTÍVEIS DERIVADOS DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL - INFRAPETRO, Descrição: Projeto voltado para instalação de dois laboratórios de análises e pesquisas em química de petróleo e gás natural e monitoramento da qualidade dos combustíveis derivados de petróleo na Amazônia Ocidental. Foi aprovado e financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP/MCT.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Jamal da Silva Chaar - Coordenador / Kelson Mota Teixeira de Oliveira - Integrante., Financiador(es): UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Rondônia - Cooperação.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Amazonas, Laboratório de Pesquisas e Ensaios de Combustíveis - LAPEC. , Av. Gal. Rodrigo Otávio, 6200, Setor Sul Campus Universitário, Coroado, 69077000 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (92) 33054250, Fax: (92) 33054250, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - Atual

Consultoria e Serviços Técnicos Laboratoriais da Amazônia

Vínculo: Sócio Proprietário, Enquadramento Funcional: Sócio Proprietário Cotista, Carga horária: 5

2017 - Atual

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atualmente ocupa a função de Diretor do Departamento de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFAM.

2008 - 2017

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2000 - 2008

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1997 - 2000

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1994 - 1997

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Porfessor Auxiliar, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2018

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica Experimental G

  • 07/2017

    Direção e administração, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPESP, Departamento de Pesquisa.,Cargo ou função, Diretor.

  • 11/2015

    Direção e administração, Colegiado do Curso de Engenharia Civil.,Cargo ou função, Membro Titular.

  • 04/2004

    Direção e administração, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM, Laboratório de Pesquisas e Ensaios de Combustíveis.,Cargo ou função, Coordenador do Laboratório.

  • 04/2004

    Pesquisa e desenvolvimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM, Laboratório de Pesquisas e Ensaios de Combustíveis.,Linhas de pesquisa

  • 04/1994

    Ensino, Bacharelado Em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica, Química Analítica Experimental

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica Experimental F

  • 02/2009 - 02/2013

    Direção e administração, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM, INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS - ICE.,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

  • 03/2009 - 03/2010

    Ensino, Bacharelado Em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química e Sociedade

  • 02/2007 - 02/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do curso de Geologia.,Cargo ou função, Membro.

  • 03/2008 - 07/2008

    Ensino, Doutorado em Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica de Combustíveis

  • 03/2007 - 03/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Implantação da Unidade Acadêmica Permanente de Itacoatiara.,Cargo ou função, Membro.

  • 01/2005 - 01/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário.,Cargo ou função, Conselheiro Representante da Classe Professor Adjunto.

  • 03/2007 - 12/2007

    Ensino, Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica de Combustíveis, Estágio em Docência

  • 04/2007 - 11/2007

    Direção e administração, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM, Programa de Pós-Graduação em Química.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica Avançada

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, Bacharelado Em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica H (60h)

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, Bacharelado Em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica Experimental H (60h)

  • 08/2004 - 12/2004

    Ensino, Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Cromatográficos

  • 08/2004 - 12/2004

    Ensino, Bacharelado Em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica F

  • 08/2004 - 12/2004

    Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica F

  • 11/2004 - 11/2004

    Ensino, Biotecnologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos de separação (Cromatografia)

  • 03/2004 - 07/2004

    Ensino, Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica Avançada

  • 03/2004 - 07/2004

    Ensino, Bacharelado Em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica G

  • 03/2004 - 07/2004

    Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica G

  • 03/2004 - 07/2004

    Ensino, Bacharelado Em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Cromatografia

  • 03/2003 - 07/2003

    Ensino, Bacharelado Em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica H (60 h)

  • 03/2003 - 07/2003

    Ensino, Bacharelado Em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica Experimental H (60 h)

  • 04/2002 - 03/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Amazonas.,Cargo ou função, Membro do Conselho Universitário - CONSUNI.

  • 02/2002 - 03/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPESP.,Cargo ou função, Membro da Câmara de Pesquisa.

  • 03/2001 - 03/2003

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Química.,Linhas de pesquisa

  • 09/2002 - 02/2003

    Ensino, Bacharelado Em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica Experimental J (60 h), Química Analítica J (60 h)

  • 09/2002 - 01/2003

    Ensino, Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Cromatográficos (60 h)

  • 02/2002 - 11/2002

    Direção e administração, Instituto de Ciências Exatas.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 09/2002 - 09/2002

    Direção e administração, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPESP, Diretoria de Apoio a Pesquisa.,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

  • 08/2000 - 09/2002

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Química.

  • 04/2002 - 08/2002

    Ensino, Bacharelado Em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral (60 h), Química Analítica H (60 h)

  • 07/2002 - 07/2002

    Extensão universitária , Instituto de Ciências Biológicas.,Atividade de extensão realizada, Atividade de extensão universitária.

  • 04/2002 - 07/2002

    Ensino, Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica Avançada

  • 04/2002 - 07/2002

    Ensino, Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica Avançada

  • 08/2001 - 07/2002

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Química.

  • 08/2001 - 07/2002

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Química.

  • 08/2001 - 04/2002

    Ensino, Bacharelado Em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica Experimental H (60h)- Métodos Eletroanalíticos, Química Analítica H (60h) - Métodos Eletroanalíticos

  • 09/2001 - 03/2002

    Ensino, Bacharelado Em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica Experimental H (Eletroanálise) - 60 H, Química Analítica H (Eletroanálise) - 60 H

  • 09/2001 - 03/2002

    Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ibstrumentação para o Ensino de Química - 75 H

  • 09/2001 - 01/2002

    Ensino, Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais Métodos Cromatográficos - 90 H

  • 11/2000 - 01/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Exatas.,Cargo ou função, Membro do Conselho Departamental.

  • 09/2001 - 12/2001

    Ensino, Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais - Métodos Cromatográficos (90h)

  • 09/2001 - 12/2001

    Ensino, Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais Métodos Cromatográficos

  • 11/2001 - 11/2001

    Direção e administração, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Química.,Cargo ou função, Membro do Conselho Departamental do ICE.

  • 11/2001 - 11/2001

    Extensão universitária , Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Química.,Atividade de extensão realizada, Membro da Comissão para a realização da XVI Semana de Química da UA.

  • 11/2000 - 11/2001

    Direção e administração, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Química.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 04/2001 - 07/2001

    Ensino, Bacharelado Em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica H (60h)- Métodos Eletroanalíticos, Química Analítica Experimental H (60h)- Métodos Eletroanalíticos

  • 08/2000 - 07/2001

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Química.

  • 10/2000 - 02/2001

    Ensino, Bacharelado Em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica F (60 h) - Equilíbrio Químico (ácido-base, redox, complexação, solubilidade), Química Analítica Experimental F (60 h) - Marcha Analítica para Cátions e Ânions

  • 09/2000 - 01/2001

    Ensino, Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Cromatográficos - 75 H

  • 07/2000 - 07/2000

    Extensão universitária , Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia.,Atividade de extensão realizada, Curso Fundamentos de Química (90h).

  • 02/1995 - 06/1995

    Extensão universitária , Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Química.,Atividade de extensão realizada, Disciplinas ministradas - Química Inorgânica C; Química Analítica D.

  • 08/1994 - 12/1994

    Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica III (60h) - Análise Instrumental, Tópicos de Química para o Ensino de 1 Grau (60h)

  • 08/1994 - 12/1994

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Fundamental A (90h)

  • 08/1994 - 12/1994

    Ensino, Licenciatura Em Ciências, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Química para o Ensino de 1 Grau (60h)

  • 04/1994 - 07/1994

    Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Química Analítica (75h), Química Inorgânica I (90h) - Laboratório

  • 04/1994 - 06/1994

    Extensão universitária , Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Química.,Atividade de extensão realizada, Disciplina ministrada em Campus do interior.

1992 - 1994

Sonora Industrial S A

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Analista Químico, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/1992 - 02/1994

    Outras atividades técnico-científicas , Indústria de Fotoquímicos, Indústria de Fotoquímicos.,Atividade realizada, Controle de Qualidade e Desenvolvimento de Fotoquímicos.

Propriedade Intelectual

Patentes (1)