Leonardo Chaves Ferreira Rocha
Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharel) pela Faculdade São José (2014). Estagiou como regente, observador e participante em aulas do ensino fundamental e médio pelo sistema de Ensino Micro Escola/Faculdade Castelo Branco (2012). Estagiou no departamento de Entomologia no laboratório de Insetos Aquáticos do Museu Nacional/UFRJ (2013), onde desenvolveu o trabalho de conclusão de curso ?Distribuição espacial e sazonal de ninfas de Ephemeroptera (Insecta) em rios do Parque Estadual da Pedra Branca, Rio de Janeiro, Brasil?. Foi colaborador em curadoria e pesquisas taxonômicas com Ecologia de Anuros no laboratório de Herpetologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ (2014). Trabalhou como professor suplente de Ciências (7° e 8° - ensino fundamental) e Biologia (2° ano do Ensino Médio) no colégio Agostinho Cunha - Realengo RJ (2014). Em 2016 participou do projeto "Sistema de Informatização sobre a Biodiversidade Brasileira (SIBBR)" no departamento de Entomologia do Museu Nacional/UFRJ, na qualidade de Bolsista DTI-C. É voluntário no Instituto Sócio Ambiental da Zona Oeste (AMAR- Bangu), desenvolvendo projetos de conservação ambiental, programas de educação ambiental, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, desenvolvimento sustentável e ações voluntárias nos bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro?RJ. Atualmente cursando pós-graduação latu sensu em Gestão Ambiental pela Universidade Castelo Branco.
Informações coletadas do Lattes em 09/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharel)
2009 - 2014
Faculdade São José
Título: Distribuição espacial e sazonal de ninfas de Ephemeroptera (Insecta) em rios do Parque Estadual da Pedra Branca, Rio de Janeiro, Brasil
Orientador: Fernanda Avelino Capistrano de Silva
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
Produções bibliográficas
-
NEVES, M. O. ; PEREIRA, E. A. ; ROCHA, L. C. F. ; VASQUES, J. B. ; SANTOS, P. S. . Distribution extension of Scinax constrictus Lima, Bastos & Giaretta, 2004 (Amphibia, Hylidae): new state record in the Brazilian Cerrado. Herpetology Notes , v. 7, p. 745-746, 2014.
-
ROCHA, L. C. F. . Distribuição espacial e sazonal de ninfas de Ephemeroptera (Insecta) em rios do Parque Estadual da Pedra Branca, Rio de Janeiro, Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2016
Museu Nacional/UFRJVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: DTI-C, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Participou do Projeto "Sistema de Informatização sobre a Biodiversidade Brasileira (SIBBR)" no departamento de Entomologia do Museu Nacional/UFRJ na qualidade de Bolsista DTI-C. O projeto abrange atividade de triagem e reconhecimento das diferentes ordens de insetos, manuseio dos insetos, fotografia de etiqueta dos exemplares, inserção de dados em planilhas, etc.
2015 - Atual
Instituto Socioambiental Zona OesteVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Biólogo, Carga horária: 40
Outras informações:
Desenvolvendo projetos de conservação ambiental, programas de educação ambiental, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, desenvolvimento sustentável e ações voluntárias nos bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro ? RJ.
2014 - 2014
Colégio Agostinho CunhaVínculo: Professor Suplente, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências/Biologia, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor suplente de Ciências (7° e 8° - ensino fundamental) e Biologia (2° ano do Ensino Médio)
2011 - 2012
Museu Nacional/UFRJ- Dep. Entomologia (Laboratório de Insetos Aquáticos)Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Pesquisa/curadoria, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Exerceu a função de curador do acervo nacional (Odonata, Ephemeroptera, Plecoptera, Trichoptera), colaborador em pesquisas taxonômicas, onde foi desenvolvido o trabalho de conclusão de curso com ninfas de Ephemeroptera (410 horas).
2011 - 2011
Universidade Castelo Branco/MicroescolaVínculo: Estgiário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Exercendo a função de regente, observador e participante em aulas do ensino fundamental 4° a 9° ano (290 horas) e ensino médio (224 horas).
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Leonardo Chaves Ferreira Rocha e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?