Mario de Mello Souza

Possui Licenciatura em História pelas Faculdades Integradas Simonsen (2005), Graduação em Teologia pela Fatin - Faculdade de Teologia Integrada (2017), Mestrado em Teologia pelas Faculdades EST (2010) e Doutorado em Teologia pelas Faculdades EST (2019). Especialização em gestão e tutoria em EAD pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Tem experiência na área de História, Arte, Teologia, Religião e Arqueologia, História de Israel e História das Religiões do antigo Oriente Médio. Especializou-se na abordagem descritivo-interpretativa de imagens e inscrições de Selos, Bulas, Estelas (Artefatos semítico-ocidentais do Antigo Oriente Próximo). Atualmente é professor de Religião e Educação da Prefeitura Municipal de Guapimirim/RJ, e docente de História, Arqueologia, Religião, Educação e Teologia da parceria UIECB/Faculdade do Maciço de Baturité/CE.

Informações coletadas do Lattes em 09/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Textos Sagrados e Tradições

2015 - 2019

Faculdades EST
Título: Bíblia, Imagem e Memória - uma abordagem iconológica dos aspectos político-religiosos no livro dos Reis
, Ano de obtenção: 2019. Flávio Schmitt. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Teologia

2009 - 2010

Faculdades EST
Título: Bíblia, história e política : a Bíblia como projeto político-religioso
, Ano de Obtenção: 2011.Nelson Kilpp.Palavras-chave: Ciências Humanas.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em andamento em Gestão e Tutoria em EAD

2019 - Atual

Centro Universitário Leonardo da Vinci

Graduação em Teologia

2015 - 2018

Faculdade de Teologia Integrada
Título: O divórcio de Yahweh

Graduação em História

2002 - 2005

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN
Título: Casa de Isreal no Brasil-primeiro cíclo de imigração de judeus para o Brasil-1634 à 1654
Orientador: Sergio Shaom

Curso técnico/profissionalizante em Desenho Artístico e Publicitário

1992 - 1993

Instituto Universal Brasileiro

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Participação em eventos

V Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião.. 2017. (Congresso).. O divorcio de Yahweh. 2017. (Congresso).

1º Simpósio de Mestrado Profissional: promovido pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdades EST.?O Jesus Enigmático do Evangelho de Marcos?. 2009. (Simpósio).

1º Simpósio de Mestrado Profissional: promovido pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdades EST.?A Construção Narrativa da Memória Histórica de Israel. Estudo Comparativo: O diálogo entre a Literatura e a História e Teologia?.. 2009. (Simpósio).

II Encontro de Letras Orientais e Eslavas, promovido pelo Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.A Construção Narrativa da Memória Histórica de Israel. Estudo comparativo: o Diálogo entre a Literatura e a História. A construção de uma reflexão crítica dos Estudos Bíblicos, a partir do referencial judaico, no cenário cultural e acadêmico brasileiro.. 2006. (Encontro).

Trabalho apresentado no XVI Ciclo de Debates em História Antiga:"Escritos e Imagens" promovido pelo Laboratório de História Antiga (LHIA) / UFRJ - 06-10 nov..?A Construção Narrativa da Memória Histórica de Israel. Estudo Comparativo: O diálogo entre a Literatura e a História?.. 2006. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • SOUZA, M. M. . História de Israel 2. 1ª. ed. São leopoldo: Faculdades EST, 2018.

  • SOUZA, M. M. . História de Israel 1. 1ª. ed. São Leopoldo: Faculdades EST, 2018.

  • SOUZA, M. M. . Bibliologia. In: Manoel Bernardino de Santana Filho; Márcio de Carvalho Leal.. (Org.). Os congregacionais no Brasil: perspectivas históricas e teológicas. 1ed.Rio de Janeiro: Sara Kalley, 2023, v. 1, p. 539-581.

  • SOUZA, M. M. . Quatro passos para tornar-se ecumênico.. In: Heitor da Silva Glória e Odja Barros Santos. (Org.). Como um só povo: Reflexões em torno da unidade da Igreja. São Leopoldo: CEBI.. São Leopoldo: CEBI, 2009, v. 256, p. 17-20.

  • SOUZA, M. M. . ?O Jesus Enigmático do Evangelho de Marcos?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, M. M. . ?A Construção Narrativa da Memória Histórica de Israel. Estudo Comparativo: O diálogo entre a Literatura e a História e Teologia?.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, M. M. . Construção Narrativa da Memória Histórica de Israel. Estudo comparativo: o Diálogo entre a Literatura e a História.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, M. M. . A Construção Narrativa da Memória Histórica de Israel. Estudo comparativo: o Diálogo entre a Literatura e a História. A construção de uma reflexão crítica dos Estudos Bíblicos, a partir do referencial judaico, no cenário cultural e acadêmico brasileiro.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

SOUZA, M. M. . O povo Shasu. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, M. M. . Os reis de Israel e Judá. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, M. M. . A conquista da terra de Canaã. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, M. M. . O achado de Behistum. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, M. M. . A importância do livro dos Macabeus. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOUZA, M. M. . O pergaminho de prata descoberto por Gabriel Barklay. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Prêmios

2014

Aprovado em primeiro lugar no concurso para docente em Ensino Religioso, Prefeitura Municipal de Guapimirim - RJ.

2012

Aprovado em primeiro lugar no concurso para docente em Ensino Religioso, Prefeitura Municipal de Guapimirim - RJ.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Núcleo de Ensino a Distância da Faculdades EST

Vínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: CONTRATO TEMPORÁRIO

Outras informações:
Elaboração de material autoral próprio para o curso na modalidade de Educação a Distância. O material se consistiu no planejamento e na elaboração e criação de conteúdo, buscando adaptação ou tradução pedagógica, utilização de objetos educacionais como tabelas, mapas conceituais, imagens. Criação de vídeos didáticos. Pesquisa de referências para além da bibliografia clássica, como vídeos, artigos de periódicos, informações do cotidiano para auxiliar na problematização. Atividades avaliativas para a apropriação de conhecimento, utilizando-se a técnica de elaboração de questionários de múltipla escolha.

2018 - 2018

NEAD Núcleo de Ensino a Distância da Faculdades EST

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professor autor - Estagiário

Outras informações:
As atividades consistiram na elaboração e na ministração de um componente curricular para um curso de especialização da instituição. Elaboração de material autoral próprio para o curso. O material autoral se consistiu no planejamento e na elaboração do plano de ensino, na criação de conteúdo, buscando adaptação ou tradução pedagógica, criação de mecanismos de aprendizagem, utilização de objetos educacionais como tabelas, mapas conceituais, imagens. Houve a necessidade de pesquisa de referências para além da bibliografia clássica, como vídeos, artigos de periódicos, informações do cotidiano para auxiliar na problematização. Além disso, foram desenvolvidas atividades de apropriação de conhecimento, utilizando-se a técnica de elaboração de questionários de múltipla escolha. As aulas foram ministradas por meio da utilização de recursos audiovisuais, por meio de instrumentário tecnológico empregado nas práticas pedagógicas na modalidade de Educação a Distância.

2014 - Atual

Prefeitura de Guapimirim

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, 2ª matrícula, Carga horária: 16

Outras informações:
ÁREA DE ATUAÇÃO - Grande área: Ciências Humanas / Área: Ensino Religioso

2013 - Atual

Prefeitura de Guapimirim

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, 1ª matrícula, Carga horária: 16

Outras informações:
ÁREA DE ATUAÇÃO - Grande área: Ciências Humanas / Área: Ensino Religioso

2005 - 2007

Centro Educacional Meireles Macedo

Vínculo: funcionário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Outras informações:
ÁREA DE ATUAÇÃO - Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga, História da Arte.

2011 - 2013

Centro de Educação Teológica e Missionária de Natal

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 4

Outras informações:
ÁREA DE ATUAÇÃO: Grande Área: História/ subárea: História Antiga. Grande Área: Teologia/ subárea: História das Religiões, História da Teologia, Psicologia da Religião, Teologia do Antigo Testamento

2009 - 2011

STCRJ (Seminário Teológico Congregacional do Rio de Janeiro em Pedra de Gua

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2011

STCRJ (Seminário Teológico Congregacional do Rio de Janeiro em Pedra de Gua

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 8

Outras informações:
ÁREA DE ATUAÇÃO - Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga. Área Teologia / Subárea: Teologia Bíblica

1988 - 1996

Companhia Municipal de Limpeza Urbana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: GARI, Carga horária: 40

2022 - Atual

Faculdade do Maciço de Baturité

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2