Nazely Almeida Sousa Santos

Sou Pedagoga especializada em Gestão Escolar, trabalhei 5 anos na Escola Estadual Padre Luiz e tive experiências também como professora do Ensino Médio e Magistério de 1996 à 2001. Coordenei a equipe do Prêmio Gestão Escolar 1998 promovido pelo MEC , quando a referida escola ficou em 2º lugar. A partir do ano 2000, acrescentei em minhas atividades o trabalho com Informática Educativa, um campo de atuação de minha maior afinidade e habilidade, assim coordenei trabalhos no laboratório de informática da EEEFM Bolivar Bordallo da Silva, onde permaneci por 4 anos. Em meados de 2004 fui cedida para 1ª URE para auxiliar o processo de descentralização da Lotação dos professores informatizado, tratava-se de operacionalizar um sistema chamado ERGON e SIIGE, responsáveis pela realização de matrícula e lotação da rede pública do Estado do Pará. Foi um grande desafio. Nesta função permaneci por 5 anos. Ainda durante este período ministrei aulas de Inglês para manter a prática desta área e do título de Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa e de cursos livres extensos nesta área que também gosto muito e tenho afinidade. Assim permaneci até 2008. Hoje, além de realizar as atividades de auxílio e coordenação pedagogia e das atividades de secretaria adjunta da Gestão da APAE, estou também, há 8 anos trabalhando com a Educação Especial na APAE de Bragança ? Pará, como Especialista em Educação Especial com ênfase em Inclusão. Desenvolvo atividades de Atendimento Educacional Especializado (AEE) com deficiência Intelectual e com maior ênfase, com a Deficiência Auditiva através da LIBRAS. Possuo experiência com formação de Ensino superior na área de Educação Especial inclusiva.

Informações coletadas do Lattes em 09/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

2011 - 2012

FACULDADE RIO SONO-RISO
Título: A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Uma contribuição de reesignificações curriculares.
Orientador: GILIANA ZEFERINO LEAL MENDES

Especialização em Gestao Escolar

2001 - 2002

Centro Universitário do Estado do Pará
Título: Patrimonio Escolar Publico: Um estudo sobre as dificuldades em gerir o material Imovel da Escola da Estadual de Ensino Fundamental e Medio Monsenhor Mancio Ribeiro em Bragança /PA.
Orientador: Prof. M.Sc. Julio Cesar dos Santos Patricio.

Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia

1994 - 1999

Universidade Federal do Pará

Formação complementar

2014 - 2014

Educação Inclusiva e Libras. (Carga horária: 20h). , Escola de Governo do Estado do Pará, EGEPA, Brasil.

2014 - 2014

Atendimento educacional Especializado. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Acessibilidade Digital. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.

2013 - 2013

Iniciação ao Braille e ao Soroban. (Carga horária: 20h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA, SEMED, Brasil.

2013 - 2013

Educação Inclusiva e Libras. (Carga horária: 20h). , Escola de Governo do Estado do Pará, EGEPA, Brasil.

2011 - 2012

Curso de Libras. (Carga horária: 130h). , Curso Basico de Língua Brasileira de Sinais, CBLBS, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Programa Libras para todos. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2011 - 2011

I SEMINÁRIO MUNC. SOBRE INCLUSÃO DIM. (Carga horária: 12h). , ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE BRAGANÇA PARÁ, APAE - BRAGANÇA, Brasil.

2011 - 2011

Traballho e Deficiência Intelectual: Perpectivas... (Carga horária: 20h). , Federação das Apaes do Estado do Pará, FEAPAES, Brasil.

2007 - 2008

Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 200h). , Intelecto Consutoria, Assessoria e Eventos Educacionais S/S Ltda, INTELECTO, Brasil.

2006 - 2006

Workshop Empretec. (Carga horária: 80h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará, SEBRAE/PA, Brasil.

2006 - 2006

Gestão Escolar e Tecnologia. (Carga horária: 60h). , Secretaria Adjunta de Ensino, SAJE/SEDUC, Brasil.

2005 - 2005

Técnica de Arquivo e Controle dos documento. (Carga horária: 20h). , Escola de Governo do Estado do Pará, EGEPA, Brasil.

2004 - 2004

II Seminário de Integração dos Programas e Projeto. (Carga horária: 20h). , secretaria estadual de educação, SEDUC, Brasil.

2004 - 2004

Curso Avançado de Inglês para a docência ..... (Carga horária: 600h). , Sistema de Ensino - Aprendizagem de Linguas, SEAL, Brasil.

2002 - 2002

Disturbios do Aprendizado e Comportamento em Crian. (Carga horária: 24h). , Hospital Santo Antônio Maria Zacarias, HSAMZ, Brasil.

2001 - 2002

INTERNET. , ELETRO INFORMÁTICA DE BRAGANÇA PARÁ, ELETRO INFO, Brasil.

2000 - 2000

I SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO EDUCAIONAL. , 1 UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO, 1 URE, Brasil.

2000 - 2000

Capacitação em Informatica na Educação. (Carga horária: 225h). , Nucleo de Tecnologia Educacional, NTE, Brasil.

1998 - 1998

CURSO DE ATUALIZAÇÃO: RECREAR PARA EDUCAR. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

1995 - 1996

AUXILIAR DE ENFERMAGEM. (Carga horária: 1220h). , FUNDAÇÃO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DE ENFERMAGEM DE BRAGANÇA, FEPE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Organização de eventos

FEAPAE ; SANTOS, N. A. S. . PROGRAMAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA DA APAE DE BRAGANÇA. 2012. (Outro).

FEAPAE ; SANTOS, N. A. S. . I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA. 2011. (Outro).

SANTOS, N. A. S. . I ENCONTRO BRAGANTINO DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. 1996. (Outro).

SANTOS, N. A. S. . SEMINÁRIO BRAGANTINO SOBRE JEAN PIAGET. 1996. (Outro).

Participação em bancas

SANTOS, N. A. S.. I EXPOSIÇÃO PEDAGÓGICA CIENTÍFICA MUNICIPAL. 2001. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA.

Outras produções

SANTOS, N. A. S. . I ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA: NOÇÕES BÁSICAS DE LIBRAS. 2011. .

SANTOS, N. A. S. . I COLÔNIA DE FÉRIAS DA TOKA DA AMIZADE. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, N. A. S. . Parametros Curriculares Nacionais no Planejamento de Ensino. 2001. .

SANTOS, N. A. S. . A PRÁTICA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Experiência profissional

2008 - Atual

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE BRAGANÇA - PARÁ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO CLASSE II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2003 - 2008

1 UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: TÉCNICA DE LOTAÇÃO E ANÁLISE DE PROCESSOS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2001 - 2003

EEEFM Bolívar Bordallo da Silva

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROF FACILIT DO LABORATORIO DE INFORMÁTICA, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuei no processo de implantação do projeto Alvorada na escola em que a mesma recebeu um espaço com equipamentos de informática onde fui incubida de elaborar um plano de pedagógioco para a utiliação desse espaço pelos docentes e discentes. Foi um período de adaptção por todos visto que naquele momento representava uma novidade para todos. Até hoje o labaoratório funciona respeitando alguns princípios que foram criados no período em que estive como responsável, como por exemplo, a orientação do usuário a que conteúdos instrutivos poderão ajudá-los.

1996 - 2001

EEEFM Padre Luiz Gonzaga

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE ENSINO MÉDIO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.