Fabrício Vasconcellos Soares

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1963), mestrado em Administração Pública e de Empresas - Cornell University (1977), mestrado em Administração Pública - University of Southern California (1965) e doutorado - Cornell University (1982). Atualmente, é Membro Acadêmico da cadeira n 4 da Academia Baiana de Ciência da Administração.

Informações coletadas do Lattes em 14/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Business and Public Administration

1980 - 1982

Cornell University
Título: The Social Interaction Process and Behavioral Strategies in Two Brazilian Organizations
Orientador: Arthur J. Kover, Ph.D
Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.

Mestrado em Administração Pública e de Empresas

1974 - 1977

Cornell University
Ano de Obtenção: 1977;

Mestrado em Administração Pública

1963 - 1965

University of Southern California
Ano de Obtenção: 1965;

Especialização em Educação à distância

2009 - 2011

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
Título: Implantando Sistema Bimodal no Ensino Superior
Orientador: Prof. Dra Rosileia Oliveira de Almeida

Especialização em Building Department Administration

1965 - 1965

University of Southern California

Especialização em Brazilian Administrative Applications

1965 - 1965

University of Southern California

Graduação em Administração

1959 - 1963

Universidade Federal da Bahia

Curso técnico/profissionalizante em Contabilidade

1956 - 1959

Escola Técnica de Comércio Valença

Formação complementar

2019 - 2019

Perfil, Formação e Oportunidade de Trabalho do Administrador Perito. (Carga horária: 16h). , Conselho Regional de Administração da Bahia, CRA-BA, Brasil.

1994 - 1994

Curso de Flexibilidade e Transformação. , Desenvolvimento da Qualidade, DAMICOS, Brasil.

1992 - 1992

Sistema de Gestão da Qualidade. (Carga horária: 40h). , Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear, IBQN, Brasil.

1992 - 1992

Assessor Training Course. , Pe Batalas Ltda, Inglaterra.

1992 - 1992

Quality Assurance in the United Kingdom. , British Expertise in Science and Technology, RESOURCE, Inglaterra.

1963 - 1963

Arte como Linguagem. (Carga horária: 20h). , Curso Jacyra Oswald, CJO, Brasil.

1963 - 1963

Curso Especial de Desenvolvimento Econômico. , Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, SUDENE-Cid.Univ., Brasil.

1960 - 1960

Curso de Promoção de Vendas. , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

1959 - 1959

Extensão universitária em Capacitação Jornalística. , Instituto de Jornalismo da Bahia, IJB, Brasil.

1959 - 1959

Extensão universitária em Capacitação Jornalística. , Instituto de Jornalismo da Bahia, IJB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Organizações Públicas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

Organização de eventos

SOARES, F. V. ; CARBONARI NETO, A. ; FONTANA, J. D. ; OLIVEIRA, M. . SEMINÁRIO SOBRE CERTIFICAÇÃO DA CONFORMIDADE EM EDUCAÇÃO(PROJETO E-9000). 2003. (Outro).

SOARES, F. V. . Aula Inaugural Master of Business Administration. 1999. (Outro).

SOARES, F. V. . AUTODIAGNÓSTICO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFBA. 1995. (Outro).

SOARES, F. V. . CICLO DE PALESTRA SOBRE CONSCIENTIZAÇÃO DA QUALIDADE. 1994. (Outro).

SOARES, F. V. ; RUBIM, A. A. C. ; SILVEIRA, G. M. ; SARMENTO, F. J. L. . Um Projeto para a UFBA. 1994. (Outro).

SOARES, F. V. ; VASCONCELLOS, E. . VI Reunião Anual da ANPAD. 1982. (Congresso).

Participação em eventos

Formação do Corpo Administrativo - FACIIP.Pensamento Estratégico, Diferencial Competitivo. 2015. (Encontro).

Semana de Engenharia 2015 - A Engenharia como Promotora da Cidadania e dos Direitos Humanosnos.Engenharia FACIIP: Duas décadas de História. 2015. (Encontro).

IV ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL.Teoria e Epistemologia da Administração. 2013. (Encontro).

3° Prêmio Monográfico em Administração Política João Ubaldo Ribeiro. 2012. (Outra).

52º CONFERÊNCIA DISTRITAL. 2009. (Outra).

II SEMINÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA.ADMINISTRADORES POLÍTICOS ENQUANTO CLASSE: UM PROJETO DE PESQUISA. 2008. (Seminário).

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEDICINA INTEGRATIVA. 2006. (Congresso).

III CONGRESSO NORTE E NORDESTE DE TERAPIAS COMPLEMENTARES DO NOVO MILÊNIO. 2006. (Congresso).

''REDUZINDO A INADIMPLÊNCIA E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO FISCAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO''. 2004. (Outra).

I Seminário ''MMM''.Palestra. 2003. (Seminário).

I SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR - '' ADMINISTRANDO SAÚDE COM CONSCIÊNCIA''.Coordenador de Mesa. 2001. (Simpósio).

Seminário dos Professores. 2001. (Seminário).

I Encontro UNIBAHIA em Busca de Excelência.''Busca da Excelência''. 2000. (Encontro).

I Encontro Sul-Americano de Criatividade Aplicada Total. 1998. (Encontro).

Seminário Regional da ABRUEM - '' A UNIVERSIDADE E A COOPERAÇÃO INTERNACIONAL''. 1998. (Seminário).

Ciclo de Palestras '' Recurso Humanos em Quatro Tempos''.Aspectos do Comportamento Organizacional. 1997. (Outra).

II Simpósio Nacional Repensando a Educação.A Organização Escola em Transformação: Mudanças Culturais, Riscos e Desafios. 1997. (Simpósio).

VI Encontro Técnico do Projeto de Especialização em Gestão da Qualidade. 1997. (Encontro).

I Congresso Pan-Americano de Jogos de Empresa e Criatividade. Jogos de Empresa e Criatividade. 1996. (Congresso).

SEMINAR ON MANAGERIAL ETHICS. 1995. (Seminário).

X EPANGRAD. 1995. (Encontro).

4º Simpósio Nacional a Transformação das organizações - EMPOWEREMENT.Transformação das Organizações. 1994. (Simpósio).

Ciclo de Estudos de Política e Estratégia.Estudos de Política e Estratégia. 1993. (Outra).

I CICLO DE PALESTRAS - INFORMAÇÃO E QUALIDADE NA BIBLIOTECONOMIA.Informação e Qualidade na Biblioteconomia. 1993. (Outra).

Qualidade no Serviço Público.Qualidade no Serviço Público. 1993. (Seminário).

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E EXELÊNCIA GERENCIAL.CONFERÊNCIA EM COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E EXELÊNCIA GERENCIAL PARA TELEBAHIA,PIRELLI E SAMARCOMINERAÇÃO.. 1991. (Outra).

SEMINÁRIO STRATEGIC MANAGEMENT IN THE 1990S CONDUZIDO POR IGOR ANSOFF.Strategic Management in the 1990s. 1990. (Seminário).

CONFERÊNCIA SOBRE ORGANIZAÇÃO E IV ENAP-ENCONTRONACIONAL DE ADMINISTRADORES E PSICOLOGOS E I EBRH - ENCONTRO BAIANO DE RECURSOS HUMANOS..CONFERÊNCIA SOBRE ORGANIZAÇÃO E IV ENAP-ENCONTRONACIONAL DE ADMINISTRADORES E PSICOLOGOS E I EBRH - ENCONTRO BAIANO DE RECURSOS HUMANOS.. 1987. (Encontro).

IV Encontro Nacional de Administradores e Psicólogos e I encontro Baiano de Recursos Humanos.Novos Cenários em Comportamento e Administração de Recurso Humanos. 1987. (Encontro).

5º ENCONTRO BRASILEIRO DE ADMINISTRADORES. 1984. (Encontro).

ADMINISTRAÇÃO, DESBUROCRATIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO.CONFERÊNCIA SOBRE ADMINISTRAÇÃO, DESBUROCRATIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO. 5º ENBRA- ENCONTRO BRASILEIRO DE ADMINISTRADORES,CEARÁ. 1984. (Encontro).

II ENCONTRO REGIONAL DE ADMINISTRADORES PROFISSIONAIS.Motivação da Administração Pública. 1984. (Encontro).

I Seminário do Desenvolvimento Gerencial.Novo Regimento da SEC. 1984. (Seminário).

Questões de Método nas Ciências Sociais.questões do método. 1984. (Seminário).

VI ENCONTRO CAPIXABA DE ADMINISTRAÇÃO.Administração pública. 1984. (Encontro).

ANAIS DO V CONGRESSO BRASILEIRO DE ANÁLISE TRANSNACIONAL. INTERAÇÃO E CRESCIMENTO. 1982. (Congresso).

33 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Estado, Sociedade Civil, Desconcentração e Descentralização Administrativa. 1981. (Outra).

33ª REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA.ESTADO E SOCIEDADE CIVIL, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA. 1981. (Outra).

CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA ORGANIZACIONAL. PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS; DIFICULDADES E REALIZAÇÕES. 1981. (Congresso).

ESTADO E SOCIEDADE CIVIL,DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA.MESA REDONDA : ESTADO E SOCIEDADE CIVIL,DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA, NA 33ª REUNIÃO PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA.. 1981. (Outra).

I Encontro Brasileiro de Administradores.Pesquisa em Administração Pública e Administração de Empresas: Dificuldades e Realizações. 1981. (Encontro).

PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS: DIFICULDADES E REALIZAÇÕES. PAINELISTA TEMA :PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS: DIFICULDADES E REALIZAÇÕES. CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA ORGANIZACIONAL.. 1981. (Congresso).

I CICLO DE DEBATES SOBRE REFORMA ADMINISTRATIVA.DIAGNÓSTICO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. 1979. (Outra).

SEMINÁRIO DE ANÁLISE DE PODER E PRÁTICA DE MUDANÇA NAS ORGANIZAÇÕES. 1978. (Congresso).

ASPECTOS DE COMPORTAMENTO DO PLANEJAMENTO CORPORATIVO INTERNACIONAL.ASPECTOS DE COMPORTAMENTO DO PLANEJAMENTO CORPORATIVO INTERNACIONAL. 1975. (Outra).

II SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DE ADMINISTRADORES DA ÁREA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO.Formulação de Papéis e Funções Essenciais a um Executivo. 1972. (Seminário).

Conferência no Colégio Estadual da Bahia.Administração Pública. 1971. (Outra).

III SEMINÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL.''Aspectos novos da administração de pessoal''. 1971. (Seminário).

Conferência na Faculdade de Ciências Econômicas.Projetos(Elaboração e Análise). 1970. (Outra).

Conferência no Centro dos Estudadntes Universitários de Feira de Santana (CEUFS).A Evolução da Organização nas Sociedades Humanas. 1970. (Outra).

Conferência para alunos da disciplina Projetos(Elaboração e Análise).Comportamento Organizacional. 1970. (Outra).

I ENCONTRO NACIONAL PARA AVALIAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE DINÂMICA DE GRUPO.I ENCONTRO NACIONAL PARA AVALIAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE DINÂMICA DE GRUPO. 1970. (Encontro).

VI CONGRESSO NACIONAL DE HOSPITAIS. RELAÇÕES INTERGRUPAIS NA ORGANIZAÇÃO HOSPITALAR. 1970. (Congresso).

CURSO DE PLANEJAMENTO INTEGRADO.Administração para o Plano de Desenvolvimento Integrado. 1969. (Outra).

1º Congresso Nacional de Processamento de Dados. 1968. (Congresso).

II Congresso Nacional de Processamento de Dados. 1968. (Congresso).

Exposição e Debate sobre a Experiência do Plano de Ensino e Pesquisa da EAUFBa.Organização e Métodos. 1967. (Seminário).

Seminário de Metodologia de Ensino em Administração para Professores de Escolas de Administração do Nordeste.Organização e Métodos. 1967. (Seminário).

SEMINÁRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO PARA PROFESSORES DE ESCOLAS DE ADMINISTRAÇÃO DO NORDESTE.Organização e Métodos. 1967. (Seminário).

SEMINÁRIO DE POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS.Experiência do Plano de Ensino e Pesquisa da EAUFBa. 1967. (Seminário).

JANTAR ASSEMBLÉIA- LIONS CLUBE DE SALVADOR.ORGANIZAÇÃO DE PLANEJAMENTO. 1966. (Outra).

Municipal Department Head's Executive Development. 1965. (Seminário).

Municipal Department Heads Executive Development. 1965. (Seminário).

SEMINÁRIO DE PROCESSAMENTO DE DADOS.SEMINÁRIO DE PROCESSAMENTO DE DADOS. 1965. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Walter Margarido

SOARES, F. V.; ANDRADE, J. C. S.. Motivação e As Políticas de Recompensas e Incentivos: ''Estudo de Caso da Indústria Automotiva Bahiana''. 2006. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Antonio Carolos Correia Santos

SOARES, F. V.; PINHEIRO, J. C. A.; DETONI, C. E.. Implementação do Sistema Integrado de Gestão na Empresa Tecnosonda S/A: Uma Estratégia para Sustentabilidade. 2006. Dissertação (Mestrado em Gestão Integrada de Organizações) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: André Luis Freitas Fonseca

SOARES, F. V.. Uma Análise da Prestação do Serviço Jurisdicional: Formas Alternativas de Prover a Democratização e o acesso à Justiça. 2006. Dissertação (Mestrado em Gestão Integrada de Organizações) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: José Aparecido de Araújo Oliveira

SOARES, F. V.. O Perfil do Gestor Educacional da Rede Privada e seus Mecanismos de Gestão. 2006. Dissertação (Mestrado em Gestão Integrada de Organizações) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Diana Coelho Dias

SOARES, F. V.; PINHEIRO, J. C. A.; MENEZES, A. M. F.. Marketing de Relacionamento como Ferramenta Gerencial.Bahia Othon Palace Hotel: Um estudo de Caso. 2006. Dissertação (Mestrado em Gestão Integrada de Organizações) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Trajano Ayrton de Souza Lima Júnior

SOARES, F. V.. Aceitação de Tecnologia: Uma Abordagem Cognitiva sobre o uso de Softaware livre. 2006. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Claudio Augusto Novais Ferraz

SOARES, F. V.; PINHEIRO, J. C. A.; SILVA, R. P.. O Papel da Tecnologia da Informação na Administração Pública - O caso da SEFAZ-Ba. 2006. Dissertação (Mestrado em Gestão Integrada de Organizações) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Fábio Fernandes de Moraes Lucena

SOARES, F. V.; PINHEIRO, J. C. A.; SANTOS, J. N.. Gestão de Desenvolvimento para o Terceiro Setor: Estratégias para Captação de recursos. 2006. Dissertação (Mestrado em Gestão Integrada de Organizações) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Maria Candida Ribeiro Maiffre

SOARES, F. V.. A influência do Desing na Escolha dos Destinos Turísticos. 2005. Dissertação (Mestrado em Gestão Integrada de Organizações) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Janaina Ma

FRANCA FILHO, G. C.; SANTOS, R. S.;SOARES, F. V.. A NATUREZA DO CONHECIMENTO ADMINISTRATIVO: UMA BUSCA PELO SEU OBJETO. 2004. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Adriano Moitinho Pinto

SOARES, F. V.; SANTANA NETO, J. A.. O Administrador Hospitalar e o Mercado de Trabalho nos Hospitais de Salvador. 2004. Dissertação (Mestrado em Gestão Integrada de Organizações) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Janaina Ferreira Ma

SOARES, F. V.; SANTOS, R. S.. A Natureza do Conhecimento Administrativo: Uma Busca Pelo seu Objeto. 2004. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ricardo Antonio Mendes de Souza

SOARES, F. V.; SANTANA NETO, J. A.. Análise dos Planos de desenvolvimento Elaborados no Brasil nos últimos 20 Anos. 2004. Dissertação (Mestrado em Gestão Integrada de Organizações) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Vera Lúcia Porongaba Sarmento

SOARES, F. V.; MARTINS, E. D.. Desenvolvimento de Equipe como Estratégica de Mudança e Aprendizagem Organizacional. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Antonio Arêas Sobrinho

SOARES, F. V.; OLIVEIRA, J. A.. Análise Comparativa na Implantação da ISSO 9002 em Empresas de Diferentes Ramos de Atividades.Estudo de caso com as Empresas de Salvador-Bahia. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Nilce de Oliveira

SOARES, F. V.. A Educação no Movimento de Moradores do Calabar. 1989. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rosana de Queiroz Dias

SOARES, F. V.. Globalização, Diversidade e Relações de Gênero no Mundo das Gôndolas e dos Carrinhos - Um estudo Comparativo do Setor de Supermercados no Brasil, Chile e Argentina. 2000. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

SOARES, F. V.. Concurso Público para Professor Auxiliar de Ensino. 1992. Universidade Federal da Bahia.

SOARES, F. V.; SANTOS, R. S.; MENDES, V. L. P. S.; RIBEIRO, E. M.; PEDROSA JUNIOR, C.. ''A Controladoria e Organizações Públicas: Uma Avaliação das Práticas de Governança em Municípios Baianos''. 2015. Universidade Federal da Bahia.

SOARES, F. V.. PRÊMIO CNI 2004 - NÍVEL ESTADUAL. 2004. Centro de Assistência à Média e Pequena Indústria.

Orientou

Raimundo Santos Leal

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA : USOS, PERCEPÇÕES E TENDÊNCIAS; 1994; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia, ; Orientador: Fabrício Vasconcellos Soares;

Produções bibliográficas

  • MONTALLI, K. M. ; SOARES, F. V. ; MORAIS, M. V. ; RAMOS, A. C. ; CARMO-NETO, D. . Um Modelo de Gestão Empreendedora: a experiência CEPED. TECBAHIA , v. 9, p. 32, 1994.

  • SOARES, F. V. . Estratégia de Reforma Administrativa (A experiência baiana). Compêndios da Administração Pública, Salvador, v. 11, 1969.

  • SOARES, F. V. ; ALMEIDA, I. ; CARVALHO, A.R.V. . Antologia Poética XI. 1º. ed. Salvador: Cogito, 2016. 189p .

  • SOARES, F. V. ; SOUZA, J. M. L. ; CARVALHO, A.R.V. ; HERMÍNIO, C. ; CAYMMI, N. . COGITO Antologia Poética. 1º. ed. Salvador: Cogito Editora, 2014. v. 1. 127p .

  • SOARES, F. V. ; ALMEIDA, I. ; PORTELA, G. ; MOREIRA, N. ; KRAYCHETE, D. ; MAIA, M. G. P. . Antologia Poética VIII. 1º. ed. Salvador: Cogito Editora, 2013. 174p .

  • SOARES, F. V. ; ALMEIDA, I. ; KRAYCHETE, D. ; SAMPAIO, I. . Antologia Poética VII. 1º. ed. Salvador: Cogito Editora, 2012. 202p .

  • SOARES, F. V. ; SOARES, R. V. ; MARTINS, M. ; MOREIRA, N. ; CARVALHO, A.R.V. ; ALMEIDA, I. ; KRAYCHETE, D. ; MEIRELES, I. . Antologia Poética 2009. 1º. ed. Salvador: Cogito Editora, 2009. 238p .

  • SOARES, F. V. ; ALMEIDA, I. ; KRAYCHETE, D. ; MATOS, D. ; MOREIRA, N. ; CASTRO, E. M. ; MATTOS, S. . Antologia Poética 2008. 1º. ed. Salvador: Cogito Editora, 2008. 198p .

  • SOARES, F. V. ; ALMEIDA, I. ; MOREIRA, N. ; CASTRO, E. M. ; COELHO, F. . Antologia Poética 2006. 1º. ed. Salvador: Cogito Editora, 2006. 157p .

  • SOARES, F. V. ; ART, T. S. O. T. ; YORK, U. I. N. ; MONOGRAFIA, 1. ; INTERACTION, T. S. ; ORGANIZATIONS, B. S. I. T. B. ; YORK, C. I. N. ; CO, 1. D. . Servicos 5 Estrelas. Quality Mark, 1994. v. 1.

  • SOARES, F. V. ; FRANCA, E. C. ; RAMOS, G. ; CORTES, W. S. ; PRUDENTE, M. L. ; MESQUITA, R. C. C. . Inovações em Gestões de Pessoas. In: Catarina Coelho Marques. (Org.). Do Sonho À Realidade. 1ed.Rio de Janeiro: Qualitymark Editora Ltda., 2004, v. 1, p. 188-200.

  • SOARES, F. V. . O Significado e a Ressignificação do Ópera. Jornal Veneza, p. 6 - 6, 02 dez. 2015.

  • SOARES, F. V. . Surfando na Onda do Caos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOARES, F. V. . DIAGNÓSTICO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. 1979. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOARES, F. V. ; JORAS, S. ; FERRAZ, F. . Prefácio, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SOARES, F. V. ; FERRAZ, F. ; JORAS, S. . Prefácio, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

SOARES, F. V. . Curso de Desenvolvimento em Consultoria Organizacional. 1998.

SOARES, F. V. . Concepção de Modelo de Gestão Portuária da CODEBA, CODESA e CODERN. 1998.

SOARES, F. V. . Condução do Módulo sobre Processos Organizacionais da Qualidade. 1998.

SOARES, F. V. . Condução de Modelos do Projeto Ideal. 1997.

SOARES, F. V. . Concepção e Implantação do Sistema de Gestão Estratégica da SECOL - Construções e Engenharia Ltda.. 1993.

SOARES, F. V. . Planejamento Estratégico da Construtora Melo Azevedo S/A. 1993.

SOARES, F. V. . Condução do Módulo "Abordagens para o Entendimento do Homem nas Organizações". 1991.

SOARES, F. V. . Condução de Seminários na área Comportamental - Programa Working Together. 1987.

SOARES, F. V. . RELATÓRIO DE PESQUISA PARA O MINISTÉRIO DE AGRICULTURA. 1978. (Relatório de pesquisa).

SOARES, F. V. . 1ª RELATÓRIO DE PESQUISA SOBRE PADRÕES DE COMPORTAMENTO EM UNIDADES DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. 1977. (Relatório de pesquisa).

SOARES, F. V. . PERT. 1968. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - APOSTILA).

SOARES, F. V. . ÍNDICE DOS RELATÓRIOS DO PROGRAMA DE AUXILIARES DE LEVANTAMENTO. 1967. (REFORMA ADMINISTRATIVA DO ESTADO DO PIAUÍ).

Projetos de pesquisa

  • 1965 - 1965

    Plano de Organização de uma Estância Hidro-Mineral na Cidade de Salgado- Sergipe, Descrição: Participação na comissão para elaboração do Plano de Organização de uma Estância Hidro-Mineral na Cidade de Salgado- Sergipe. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabrício Vasconcellos Soares - Coordenador.

Prêmios

2013

Professor Emérito, FACIIP.

2006

Honra ao Mérito, FUNDAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE INTEGRAL CÉSAR MONTES.

2004

Melhor Amigo, UNIBAHIA - Faculdades Integradas Ipitanga.

2001

Diploma de Honor al Mérito, Cámara de Comercio El Salvador - Brasil.

2000

Administrador Emérito, Conselho Regional de Administração - Ba.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2017

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Diretor Geral

2010 - 2013

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Diretor Geral

2007 - 2010

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Diretor Geral

2004 - 2007

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: 2°. Vice Presidente

2001 - 2004

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Diretor Técnico

1998 - 2001

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Vice Diretor Geral

2012 - Atual

Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular

Vínculo: Membro do Conselho Curador, Enquadramento Funcional: Conselheiro

2007 - 2011

Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular

Vínculo: Membro do Conselho Fiscal, Enquadramento Funcional: Presidente do Conselho Fiscal

2003 - 2007

Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular

Vínculo: Membro do Conselho Curador, Enquadramento Funcional: Conselheiro

1999 - 2003

Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular

Vínculo: Membro do Conselho Curador, Enquadramento Funcional: Conselheiro

1998 - 1999

Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular

Vínculo: Membro do Conselho Curador, Enquadramento Funcional: Secretário do Conselho Curador

1996 - 2010

UNIDADE BAIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor Presidente, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/1996 - 01/2010

    Direção e administração, Unidade Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Cargo ou função, Diretor Presidente.

  • 03/2002 - 06/2002

    Ensino, Administração Avançada - UNEB/UNIBAHIA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão Estratégica

  • 07/2001 - 11/2001

    Ensino, Turismo e Hotelaria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Administração

  • 07/2001 - 11/2001

    Ensino, Administração Hospitalar, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Avançados de Administração

1995 - 2001

University Of Dallas

Vínculo: Professor Adjunto, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto

Atividades

  • 09/1995 - 09/2001

    Ensino, Global Business, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Inter-Cultural Management

1989 - 1989

Universidade Católica do Salvador

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Instrutor de Curso, Carga horária: 20

Outras informações:
Instrutor do Curso de Administração de Negócios em parceria com o Centro de Estudos Socioeconômico - CESEC

1988 - 1989

Universidade Católica do Salvador

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR PÓS GRADUAÇÃO

Outras informações:
PROFESSOR DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

1965 - 1965

Construções, Planejamentos

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1994 - 1995

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente de Comissão

Outras informações:
Presidente da Comissão de Sistematização e Organização do Seminário "Um projeto para a UFBA"

1964 - 1995

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular

1993 - 1993

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ministrou a disciplina Consultoria e Técnica de Intervenção no curso de Pós-graduação em Organização Sistemas e Métodos

1992 - 1993

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
Professor da disciplina ADM - 545- COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAIS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA no período de 1992.1 e da disciplina ADM-566 TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES no ano de 1993.

1992 - 1992

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ministrou a disciplina Administração Estratégica e o Desenho das Organizações no curso de Pós-graduação em Organização Sistemas e Métodos

1989 - 1991

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente da câmara de extensão do Conselho

1988 - 1989

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Mestrado de Administração

1982 - 1986

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso

Outras informações:
Coordenador de Curso de Mestrado em Administração da Escola de Administração

1970 - 1970

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
MINISTROU AULAS DE ''TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO'' AO ALUNOS DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA, DURANTE O 2º PERÍODO DO ANO LETIVO DE 1970.

1970 - 1970

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
MINISTROU A DISCIPLINA DE ''ADMINISTRAÇÃO DE TEATRO'' NA ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS DA UFBA

1968 - 1970

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
MINISTROU A DISCIPLINA ''TEORIA DA ORGANIZAÇÃO'' NOS PRIMEIROS SEMESTRES DE 1968,1969, 1970 E NO SEGUNDO SEMESTRE DE 1969.

1967 - 1970

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
MINISTROU A DISCIPLINA ''ANÁLISE ADMINISTRATIVA'' NOS SEGUNDOS SEMESTRES LETIVOS DE 1967,1968,1969 E NO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 1970.

1965 - 1969

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
MINISTROU A DISCIPLINA ''CONTABILIDADE PÚBLICA'', NO PERÍODO DE 1965 A 1969.

1967 - 1967

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
MINISTROU A DISCIPLINA ''TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO-II'' NO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 1967.

1967 - 1967

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
MINISTROU A DISCIPLINA DE ''ECONOMIA INTERNACIONAL'' NO SEGUNDO SEMESTRE DE 1967.

1965 - 1967

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
MINISTROU A DISCIPLINA ''CONTABILIDADE PÚBLICA'' NOS SEGUNDOS SEMESTRES DE 1965,1966,1967.

1965 - 1966

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
MINISTROU A DISCIPLINA ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS-I NO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 1966 , E ORGANIZAÇÃO DE MÉTODOS-II NOS SEGUNDOS SEMESTRES LETIVOS DE 1965 E 1966

Atividades

  • 01/1983 - 12/1995

    Ensino, Administração, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Administração, Organização, Qualidade e Produtividade

  • 01/1964 - 12/1995

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Adminstração Pùblica

1994 - 1994

Empresa Baiana de Águas e Saneamento

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso

Outras informações:
COORDENADOR DO CURSO DE CAPACITAÇÃO GERENCIAL INCLUINDO OS TEMAS: PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ADMINISTRAÇÃO, PAPÉIS GERENCIAIS,ESPECIFICAMENTE, REPRESENTAÇÃO E LIDERANÇA, GESTÃO DE CONFLITOS E NEGOCIAÇÃO, QUALIDADE, DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO.

1991 - 1991

Telecomunicações Brasileiras - S.A

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Instrutor de Curso, Carga horária: 16

Outras informações:
INSTRUTOR DO PROGRAMA DE TREINAMENTOS DE EXECUTIVOS - ETAPA 1

1991 - 1991

Telecomunicações Brasileiras - S.A

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Instrutor

Outras informações:
INSTRUTOR DO PROGRAMA DE TREINAMENTOS DE EXECUTIVOS

1991 - 1991

Telecomunicações Brasileiras - S.A

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Instrutor de Curso, Carga horária: 16

Outras informações:
INSTRUTOR NO CURSO: ''PROGRAMA DE TREINAMENTO DE EXECUTIVOS''

1988 - 1988

Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
PROFESSOR DO CURSO DE CAPACITAÇÃO GERENCIAL SOBRE OS TEMAS : ' TRABALHO GERENCIAL'' E ''GERÊNCIA DE PROJETOS''

1973 - 1975

Vanderbilt University

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: SCHOLAR IN RESIDENCE

Outras informações:
''SCHOLAR IN RESIDENCE'' GRADUATE SCHOOL OF MANAGEMENT

1995 - 1996

Ministério da Educação

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Membro Comissão Especialista em Administração

1972 - 1972

CENTRO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO PESSOAL DO MINISTÉRIO DA FAZEND

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DE CURSO

Outras informações:
I CURSO PARA SUPERVISORES DE FISCALIZAÇÃO

1968 - 1969

Associação Baiana de Bachareis em Administração

Vínculo: cargo temporário, Enquadramento Funcional: Presidente

1970 - 1971

MINISTERIO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidente

Outras informações:
Junta Governativa do Conselho Regional de Técnicos de Administração da Quinta Região

1967 - 1967

Convênio UFBA-ISP-SUDENE-USAID, UFBA,ISP

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
MINISTROU O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL PARA ASSESSORES DO ESTADO DO PIAUÍ

1967 - 1967

Convênio UFBA-ISP-SUDENE-USAID, UFBA,ISP

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
MINISTROU O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL PARA ASSESSORES DO ESTADO DO MARANHÃO

1966 - 1967

Convênio UFBA-ISP-SUDENE-USAID, UFBA,ISP

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Adjunto do ISP

2014 - 2014

SICOOB CENTRAL CREDIMINAS

Vínculo: cargo temporário, Enquadramento Funcional: Professor

2005 - 2006

SICOOB CENTRAL CREDIMINAS

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente do Curso de Capacitação Profissional, Carga horária: 96

1998 - 2005

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Carga horária: 80

1987 - 1987

Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Estado do Maranhão

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 28

1992 - 1992

Banco do Estado de Goiás S.A.

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

1977 - 1982

Centro de Pesquisas e Desenvolvimento

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pesquisa

1977 - 1982

Centro de Pesquisas e Desenvolvimento

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pesquisa

1994 - 1995

Centro Educacional de Tecnologia em Administração

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso

Outras informações:
Coordenador do Curso de Extensão em Gestão de Qualidade com carga horária de 160 horas.

1993 - 1993

Centro Educacional de Tecnologia em Administração

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso

Outras informações:
Coordenou o Curso de Extensão em Gestão de Qualidade, com carga horária de 160 horas

1968 - 1969

Associação Baiana de Bachareis em Administração

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidente

1966 - 1967

Secretária da Fazenda da bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor Chefe

1970 - 1972

Conselho Regional de Técnicos de Administração

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidente

1967 - 1970

Consultoria, Organização e Treinamento

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor Executivo

1966 - 1966

Consultoria, Organização e Treinamento

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
Ministrou o curso especial de PERT PROGRAM EVALUATION AND REVIEW TECHNIQUE (Técnica de Revisão e Avaliação de Projetos)

2018 - Atual

Academia Baiana de Ciência da Administração

Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Membro Acadêmico da cadeira nº4

2002 - 2006

Unef

Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Diretor Acadêmico

1998 - 2022

Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor do curso OPERA de pós-graduação

2016 - 2018

Fundação de Administração

Vínculo: Membro do Conselho, Enquadramento Funcional: Presidente do Conselho Deliberativo