Gisele Perin Guimarães

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina(2013) ; Mestrado pela Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Especialização em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Graduação em Enfermagem pela Universidade do Vale do Itajaí (1998). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Materno Infantil atuando principalmente nos seguintes temas: assistência neonatal, enfermagem Ginecológica e Obstétrica, enfermagem pediátrica. Membro do Grupo de Pesquisa de Educação em Enfermagem - EDEN

Informações coletadas do Lattes em 09/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em DOUTORADO EM ENFERMAGEM - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FILOSOFIA, SAÚDE E SOCIEDAD

2010 - 2013

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Educação em Saúde como espaço dialógico para a vivência da gestação de alto risco
Dra.Jussara Gue Martini.

Mestrado em Enfermagem

2005 - 2006

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A formação do apego pais/recém-nascido pré-termo e/ou de baixo peso no Método Mãe Canguru:uma contribuição da enfermagem., Ano de Obtenção: 2006
Marisa Monticelli.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: MÉTODO MÃE-CANGURU; ENFERMAGEM NEONATAL; APEGO; PREMATURO; TERAPIA INTENSIVA NEONATAL.

Especialização em Enfermagem Obstétrica

2002 - 2003

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Reflexão Crítica sobre a Motivação da Puérpera para Participar do Método Mãe Canguru.
Orientador: Marisa Monticelli

Graduação em Enfermagem

1994 - 1998

Universidade do Vale do Itajaí
Título: Caracterização das Gestantes que Realizaram o Pré-Natal no Posto de Saúde do Bairro Imaruí-Itajaí/SC, quanto as Variáveis Gestacionais e Peso do Recém-Nascido, Segundo Ficha Perinatal e Declaração de Nascido Vivo.
Orientador: Elisete Navas Sanches Próspero

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Mulher.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Neonatologia.

Organização de eventos

GUIMARÃES, GISELE PERIN . MATERNIDADE DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: 25 ANOS DE HUMANIZAÇÃO NA ASSISTÊNCIA OBSTÉTRICA E NEONTAL. 2020. (Outro).

GUIMARÃES, G. P. . VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL e II CONGRESSO INERNACIONAL DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL. 2013. (Congresso).

GUIMARÃES, G. P. ; OLIVEIRA, E.M. ; HONÓRIO, M.O. ; COSTA, Roberta ; Backes, Vânia . VIII Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. 2012. (Congresso).

GUIMARÃES, G. P. . III Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal e XVI Encontro Catarinense de Enfermagem Pediátrica. 2009. (Outro).

GUIMARÃES, G. P. . I Encontro Interdisciplinar em Sexualidade. 2005. (Outro).

GUIMARÃES, G. P. . I Encontro de Integração dos Profissionais de Enfermagem da Área Obstétrica e Neonatal. 2004. (Outro).

GUIMARÃES, G. P. . I Fórum Regional para o Meio Ambiente e o Desenvilvimento Sustentável. 2001. (Outro).

GUIMARÃES, G. P. . 59 Semana de Enfermagem. 1998. (Outro).

GUIMARÃES, G. P. . Capacitação: Ações Criança/Adolecente e Escolar. 1995. (Outro).

Participação em eventos

PROGRAMA DE FORMAÇÃO, ATUALIZAÇÃO E APOIO CONTINUADO.SERVIÇO DE AMBULATÓRIO - ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM. 2023. (Outra).

7 FÓRUM BIG DATA EM ONCOLOGIA. 2022. (Outra).

A MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊWNCIA SEXUAL E AINTERRUPÇÃO LEGAL DA GESTAÇÃO - COMO PROCEDER NO HU/UFSC. 2022. (Outra).

IMPLEMANTAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO À ATENÇÃO HOSPITALAR.IMPLEMANTAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO À ATENÇÃO HOSPITAL. 2022. (Oficina).

MESA REDONDA SAÚDE MENTAL MATERNA IMPORTA: MAIO FURTAT COR. 2022. (Outra).

25 ANOS DO GRUPO DE GESTANTES E CASAIS GRÁVIDOS. 2021. (Outra).

8 CONGRESSO TOPDOS JUNTOS CONTRA O CÂNCER. 2021. (Congresso).

CUIDADOSPALIATIVOS NA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR. 2021. (Outra).

SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO. 2021. (Outra).

A BATALHA DO COVID: MEDICINA E TECNOLOGIA TRANSFORMANDO A SAÚDE. 2020. (Congresso).

ATUALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM COM FOCO EM BIOSSEGURANÇA E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE CRÍTICO NO CONTEXTO DA COVID-19.ATUALIZA~]AO PARA ENFERMEIROS EM CUIDADOS INTENSIVOS A PACIENTES CRÍTICOS COM A COVID-19. 2020. (Outra).

ATUALIZAÇÕES EM SAÚDE DA MULHER E MEDICINA FETAL. 2020. (Outra).

CORONAVÍRUS 360. 2020. (Outra).

INIVções do tratamento clínico à bioengenharia de tecidos nas malformações congêncitas. 2020. (Outra).

O PROTAGONISMO DA ENFERMAGEM NA ORGANIZAÇÃODO SERVIÇO EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2020. (Outra).

PROTEÇÕ CONTRA INCÊNDIOS. 2020. (Outra).

V CONGRESSO CATARINENSE DO ALEITAMENTO MATERNO. 2020. (Congresso).

ATUALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM E A SAÚDE DA MULHER.ATUALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM E A SAÚDE DA MULHER. 2019. (Outra).

Avanços e Desafios do Processo de Enfermagem como Tecnologia do Cuidado. 2019. (Outra).

Equipamentos de Proteção Individual e Rotinas de Precauções do Hospital Universitário. 2019. (Outra).

O Diagnóstico de Enfermagem na Prática Clínica do Enfermeiro. 2019. (Outra).

Avaliação Externa de Qualidade testes rápidos.10AEQ-TR16. 2016. (Outra).

Avaliação Externa de Qualidade testes rápidos.9AEQ-TR. 2015. (Outra).

Segurança do Paciente. 2015. (Outra).

VIII CONGRRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL e II CONGRESSO INERNACIONAL DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL. 2013. (Congresso).

2º Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal / Encontro Norte-Nordeste de Enfermagem Obstétrica e Ginecológica / VI Fórum Nacional de Politicas de Atuação de Enfermeiros e Obstetrizes na Assistência à Saúde da Mulher e Neonatal. 2012. (Congresso).

Workshop Risco Biológico e NR 32. 2012. (Outra).

Aspectos Biopsicosociais no Manejo com grupos de Gestantes. 2011. (Encontro).

Atualização sobre Cuidados Intensivos ao Recém-nascido Crítico de Baixo Peso. 2011. (Encontro).

Ciclo 5 do Programa de Atualização em Enfermagem/Saúde da Criança e do Adolescente. 2011. (Outra).

Ciclo 5 do Programa de Atualização em Enfermagem Saúde da Criança e do Adolescente. 2011. (Outra).

Controle de Infecção Hospitalar. 2011. (Encontro).

Diagnóstico de Enfermagem Segundo NANDA Internacional 2009-2011: da Teoria a Prática Assistencial. 2011. (Encontro).

Humanização do Parto Segundo Michel Odent. 2011. (Simpósio).

Oficina de Sensibilização ao Atendimento ao Público. 2011. (Encontro).

Sistematização da Assist~encia na Práxis do Enfermeiro. 2011. (Encontro).

ATENÇÃO ÀS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL. 2010. (Outra).

ATENÇÃO HUMANIZADA AO RECÉM-NASCIDO DE BAIXO PESO - MÉTODO CANGURU. 2010. (Outra).

Ciclo 3 do Programa de Atualização em Enfermagem Saúde da Criança e do Adolescente. 2010. (Outra).

CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR. 2010. (Encontro).

CUIDAR DE QUEM CUIDA. 2010. (Outra).

I Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal. A EDUCAÇÃO EM SAÚDE TRILHANDO CAMINHOS DE PAIS PREMATUROS. 2010. (Congresso).

II Encontro Catarinense de Controle de Infecção em UTI. 2010. (Encontro).

INICIAÇÃO ÀS ATIVIDADES TÉCNICO-ADMINISTRATIVAS DA UFSC. 2010. (Outra).

PREVENÇÃO DE INFECÇÕES HOSPITALARES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. 2010. (Outra).

PROCEDIMENTOS COM PUNÇÃO DE PORTOCATH. 2010. (Outra).

PRODUÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO. 2010. (Outra).

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO INTRODUTÓRIO AOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM. 2010. (Outra).

A gestão da educação na saúde como política prioritária e a contribuição da Pós-Graduação. 2009. (Outra).

Ciclo 4 do Programa de Atualização em Enfermagem/Saúde da Criança e do Adolescente. 2009. (Outra).

III Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal e XVI Encontro Catarinense de Enfermagem Pediátrica. 2009. (Congresso).

IV Congresso Internacional de Neonatologia. 2009. (Congresso).

16 Semana Mundial do Aleitamento Materno do Hospital Regional de São José. 2008. (Outra).

Habilitação em Inserção, Manutenção e Retirada do Cateter Central de Inserção Periférica. 2008. (Outra).

Hipertensão Pulmonar Própria do Recém-nascido. 2008. (Outra).

III Encontro Científico do Hospital Regional de São José Homero de Miranda Gomes. 2008. (Encontro).

II Simpósio Internacional de Enfermagem em Cuidados Intensivos Pediátricos e Neonatais. 2008. (Simpósio).

I Jornada Científica de Enfermagem da Maternidade do Hospital Regional de São José. 2008. (Outra).

I Seminário em Urgência e Emergência. 2008. (Seminário).

O acompanhante no processo do nascimento: realidades e possibilidades. 2008. (Encontro).

Se o assunto é amamentar: apoio à mulher em primeiro lugar. 2008. (Encontro).

VII Jornada Científica da Maternidade do Hospital Universitário da UFSC. 2008. (Outra).

14 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. 2007. (Seminário).

8. Semana Acadêmica de Enfermagem. 2007. (Outra).

Enfermagem à família: a produção científica, tecnológica e artística - XI Encontro da Rede Sul de Pesquisa Família e Saúde - LEIFAMS. 2007. (Seminário).

I Jornada Multidisciplinar em neonatologia do HMMKB. 2007. (Outra).

I Jornada Multidisciplinar em Neonatologia do HMMKB. 2007. (Congresso).

Qualificação Profissional: competências essenciais. 2007. (Outra).

Qualificação profissional: competências essenciais para o exercício da enfermagem obstétrica. 2007. (Outra).

Qualificação Profissional: competências essenciais para o exercício da enfermagem obstétrica. 2007. (Outra).

Seminário Cuidado: essência da enfermagem. 2007. (Seminário).

Seminário Cuidado: essência da enfermagem. 2007. (Seminário).

XI Encontro da Rede Sul de Pesquisa, Família e Saúde.. 2007. (Seminário).

XI Encontro da Rede Sul de Pesquisa Família e Saúde. 2007. (Encontro).

3. Seminário Internacional de Filosofia e Saúde. 2006. (Seminário).

A abordagem ergológica no estudo das situações de trabalho em saúde. 2006. (Outra).

Conhecer, compreender e intervir junto a vítimas de violência psicológica.Conhecer, compreender e intervir junto a vítimas de violência psicológica. 2006. (Encontro).

Publicação em Enfermagem: desafios para a consolidação da profissão no cenário internacional.Publicação em Enfermagem - desafios para a consolidação da profissão no cenário internacional. 2006. (Outra).

Reunião com os representantes da CAPES. 2006. (Outra).

VI Jornada Científica da Maternidade do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. 2006. (Outra).

57 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2005. (Congresso).

Conferência: Vitalidade, vitalismo: o retorno da vida.Conferência- Vitalidade, vitalismo: o retorno da vida.. 2005. (Outra).

Costurando Papers.Costurando Papers. 2005. (Outra).

I Encontro Interdisciplinar de Sexualidade.I Encontro Interdisciplinar em Sexualidade. 2005. (Encontro).

Método criativo-sensível: abordagem qualitativa em investigação em saúde e enfermagem.Método criativo-sensível: abordagem qualitativa em investigação em saúde e enfermagem. 2005. (Outra).

Profissionais de Saúde e o governo da população: relação de poder entre indivíduos e coletivos.Profissionais de Saúde e o governo da população: relação de poder entre indivíduos e coletivos. 2005. (Outra).

V Jornada Científica do Hospital Universitário da UFSC.V Jornada Científica do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. 2005. (Outra).

XIV Encontro Catarinense de Enfermagem Pediátrica. 2005. (Encontro).

15th Congress International on Women's Health Issues e IV Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. 2004. (Congresso).

4ª Edição da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2004. (Outra).

56. Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2004. (Congresso).

A influência da ansiedade na resposta neuroendócrina e metabólica do trauma anestésico cirúrgico. 2004. (Outra).

Aspectos Éticos, Técnicos e Legais do Exercício da Enfermagem.. 2004. (Seminário).

Assistência de enfermagem ao Cliente em Ventilação. 2004. (Outra).

Bioética como Desafio Interdisciplinar e Cotidiano no Trabalho em Saúde: Implicações para o Enfermeiro.. 2004. (Seminário).

Capacitação de Dirigentes, Funcionários e Colaboradores de Organizações não Lucrativas. 2004. (Outra).

I Encontro de Integração dos Profissionais de Enfermagem da Área Obstétrica e Neonatal - ABENFO/SC. 2004. (Encontro).

I Encontro Estadual sobre Mortalidade Materna. 2004. (Encontro).

III Seminário Acadêmico sobre Projetos Assistenciais do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSC. 2004. (Seminário).

Internacional Michel Foucault: Perspectivas. 2004. (Seminário).

I Seminário de Ética em Pesquisa em Seres Humanos. 2004. (Seminário).

iV Jornada Científica do HU - UFSC. 2004. (Outra).

IV Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX / UFSC. 2004. (Outra).

Manejo e Promoção de Aleitamento Materno. 2004. (Congresso).

Monitorização Hemodinâmica Invasiva e Não-invasiva. 2004. (Outra).

O Poder que brota da dor e da opressão - empowerment sua história, teorias e estratégias. 2004. (Seminário).

Prevenção da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis - Projeto Nascer. 2004. (Oficina).

Relações de gênero, de classe e de etnia: a história das enfermeiras no Canadá. 2004. (Outra).

Relato de Experiência sobre as Casas de parto no Japão. 2004. (Outra).

VI Encontro de Gestantes de Florianópolis. 2004. (Encontro).

VII Seminário do Parto. 2004. (Seminário).

Aconselhamento Pré e Pós Teste HIV. 2003. (Outra).

Aleitamento Materno. 2003. (Outra).

Atualização em Ginecologia. 2003. (Outra).

Capacitação no Cuidado de Pessoas com Feridas. 2003. (Outra).

Exposição Ocupacional com Material Biológico. 2003. (Outra).

Exposição Ocupacional com Material Biológico. 2003. (Outra).

Metodologia de Assistência da DE/HU. 2003. (Outra).

Reanimação Neonatal. 2003. (Outra).

Capacitação em Atenção Humanizada ao Recém-nascido de baixo-peso - Método Mãe Canguru. 2002. (Outra).

Capacitação no Cuidado de Pessoas com Feridas. 2002. (Outra).

Insulinoterapia. 2002. (Outra).

Resgatando o Compromisso Ético. 2002. (Outra).

Treinamento em Reanimação Cardio-respiratória. 2002. (Outra).

Ações de Controle do Tabagismo e Prevenção Primária. 2001. (Outra).

Cateteres Endovenosos. 2001. (Outra).

Curativos - Como Fazer. 2001. (Outra).

I Fórum Regional para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável. 2001. (Outra).

II Fórum Brasileiro de Educação e Tecnologia em Saúde. 2001. (Outra).

Vivendo e trabalhando melhor - grupo de enfermeiros. 2001. (Outra).

Capacitação de Dirigentes, Funcionários e colaboradores de Organizações Não Lucrativas - 3. Setor. 2000. (Outra).

Cuidados com Nutrição Enteral. 2000. (Outra).

II Simpósio de Gestação de Alto Risco do Hospital Universitário. 2000. (Simpósio).

Curativos e Feridas Oncológicas. 1999. (Outra).

I Jornada Catarinense em Controle de Infecção e Curativos. 1999. (Outra).

Programa de Orientação Introdutório.. 1999. (Outra).

Programa Vivendo e Trabalhando Melhor com o Tema:. 1999. (Outra).

Seminário sobre Morte. 1999. (Seminário).

59. Semana de Enfermagem da UNIVALI. 1998. (Outra).

Cuidar Ouvindo o Coração. 1998. (Outra).

Dengue. 1998. (Outra).

Dia de Visita à UNIVALI. 1998. (Outra).

Campanha Nacional de Multivacinação. 1997. (Outra).

Capacitação: Ações Criança/Adolecente e Escolar. 1997. (Outra).

Zoonoses. 1997. (Outra).

Semana de Enfermagem da UNIVALI. 1996. (Outra).

Bases Fisiológicas do Sistema Circulatório. 1995. (Outra).

Gerontologia. 1995. (Outra).

I Semana Científica de Enfermagem e 56 Semana de Enfermagem. 1995. (Outra).

VIII Seminário Latino-Americano de Educação Física e Pedagogia.. 1993. (Seminário).

III Encontro Estadual dos Alunos e Professores com Filosofia no I Grau.. 1992. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Aline Massaroli

GUIMARÃES, G. P.MARTINI, J. G.. Educação permanente como ferramenta para o aprimoramento das práticas de controle de infecção hospitalar. 2012. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Aline Massaroli

MARTINI, J. G.; Backes, Vânia; SALUM, N.C.; JATOBA, A. I.;GUIMARÃES, G. P.. Educação permanente em saúde como ferramenta para o aprimoramentto das práticas de controle de infecção hospitalar. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Flávia M

ENGELKES, F. M.; CARDOSO, V. D. S.;GUIMARÃES, G. P.; GAMA, F. O.. Engelkes; Valdirene da. S Cardoso.A imagem do cuidado na perspctiva dos profissionais de enfermagem que atuam na unidade de terapia intensiva com recém-nascidos de alto risco e seus pais.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Anabel M

GUIMARÃES, G. P.; KOETTKER, J. G.; SANTOS, E. K. A.. de Oliveira; Carina G. Cordeiro; Talita C. Rosinsk.O processo do nascimento no sistema prisional: assistência de enfermagem a gestantes, puérperas e recém-nascidos em privação de liberdade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

GUIMARÃES, G. P.. VIII CONGRRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL e II CONGRESSO INERNACIONAL DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL. 2013. Universidade Federal de Santa Catarina.

GUIMARÃES, G. P.. VIII CONGRRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL e II CONGRESSO INERNACIONAL DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL. 2013. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OBSTETRIZES E ENFERMEIROS OBSTETRAS DE SANTA CATAR.

GUIMARÃES, G. P.; SALUM, N.C.; BEHR, G.N.. Seleção para vaga de Técnico ou Auxiliar de Enfermagem para o Setor de Clínica Médica. 2001. Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina.

Orientou

Solange F Tomáz; Greice M Luiz

Estágio Supervisionado na Unidade de Internação Ginecológica e Emergência Obstétrica; 2011; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Gisele Perin Guimarães;

Francielli Gasparetto; Karollyni Menegon; Vanessa Vechia

Estágio Supervisionado na Unidade de Internação Ginecológica e Emergência Obstétrica; 2011; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Gisele Perin Guimarães;

Produções bibliográficas

  • GUIMARÃES, G. P. ; MARTINI, J. G. . Therapeutic Itinerary Experienced By High Risk Pregnancy Preganant Women and Their Partners. Scientia Ricerca , v. 1, p. 1-8, 2016.

  • MACEDO, T. R. ; GUIMARÃES, G. P. . Percepções das enfermeiras neonatologistas sobre causas da retirada do cateter central de inserção periférica. Revista Eletrônica Gestão & Saúde , v. 6, p. 1408-1408, 2015.

  • GUIMARÃES, GISELE PERIN ; MARTINI, JUSSARA GUE . Partner profile of pregnant women who have obstetric prenatal high risk in a university hospital south of Brazil. Open Journal of Obstetrics and Gynecology , v. 03, p. 35-40, 2013.

  • GUIMARÃES, G. P. ; GAYESKI, M. E.Michele Edianez Gayeski ; PARIZOTO, G. M. ; ERDMANN, A. L. ; MEIRELLES, B. H. S. . Sistemas de Organización de Cuidados em Enfermería: reflexiones sobre la complejida del cuidado como práctica asistencial. Revista Cubana de Enfermería (Impresa) , v. 28, p. 22-26, 2012.

  • GUIMARÃES, G. P. ; MONTICELLI, Marisa . (Des) Motivação da puérpera para praticar o Método Mãe Canguru. Revista Gaúcha de Enfermagem , v. 28, p. 11-20, 2007.

  • GUIMARÃES, G. P. ; MONTICELLI, Marisa . Acolhimento de pais/familiares de recém-nascidos pré-termo e/ou de baixo peso pela equipe de saúde em unidades de neonatologia. Ciência, Cuidado e Saúde , v. 6, p. 27-28, 2007.

  • GUIMARÃES, G. P. ; MONTICELLI, Marisa . A formação do apego pais/recém-nascido pré-termo e/ou de baixo peso no método mãe canguru: uma contribuição da enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso) , v. 16, p. 4, 2007.

  • GUIMARÃES, GISELE PERIN ; et al . CUIDADO DE ENFFERMAGEM NO PERÍODO PERIOPERATÓRIO: intervenções para a prática. 1. ed. Curitiba: CRV, 2016. v. 1. 488p .

  • GUIMARÃES, G. P. ; MONTICELLI, Marisa . Acolhimento das Famílias de Recém-Nascidos Pré-Termos pela Equipe de Saúde em Unidades de Neonatologia. In: Ingrid Elsen; Ana Izabel Jatobá de Souza; Sonia Silva Marcon. (Org.). Enfermagem à Família: dimensões e perspectivas. 1ed.Maringá/PR: EDUEM, 2011, v. 1, p. 55-64.

  • GUIMARÃES, G. P. ; GARCIA, O. R. Z. . A Enfermagem e os Aspectos Multidimensionais do Aborto. In: Astrid Boehs; Maria de Fátima Motta Zampierre; Marta Verdi; Olga Regina Zigueli Garcia. (Org.). Enfermagem na Atenção Primária a Saúde da Mulher. 1ed.Florianópolis: UFSC/NFR, 2005, v. 2, p. 330-356.

  • GUIMARÃES, G. P. ; NASCIMENTO, M. G. P. ; COLLACO, V. S. . Gravidez na Adolescência. In: Astrid Boehs; Maria de Fátima Motta Zampierre; Marta Verdi; Olga Regina Zigueli Garcia. (Org.). Enfermagem na Atenção Primária a Saúde da Mulher. 1ed.Florianópolis: UFSC/NFR, 2005, v. 2, p. 311-329.

  • GUIMARÃES, G. P. ; MARTINI, J. G. . Estabelecendo Vinculo afetivo entre bebê e seus genitores durante a gestação de alto risco. In: 2º Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal / Encontro Norte-Nordeste de Enfermagem Obstétrica e Ginecológica / VI Fórum Nacional de Politicas de Atuação de Enfermeiros e Obstetrizes na Assistência à Saúde da Mulher e Neonatal, 2012, Fortaleza / CE. 2º Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal / Encontro Norte-Nordeste de Enfermagem Obstétrica e Ginecológica / VI Fórum Nacional de Politicas de Atuação de Enfermeiros e Obstetrizes na Assistência à Saúde da Mulher e Neonatal, 2012.

  • GUIMARÃES, G. P. ; MARTINI, J. G. . Panorama dos Estudos em Gestação de Alto Risco Realizados nas Unidades de Ensino de Pós-Graduação em Enfermagem no Brasil. In: XI Conferência Iberoamericana de Educação em Enfermagem da ALADEFE e III Encontro Latinoamerica-Europa, 2011, Coimbra - Portugal. Referência. Coimbra: ALADEFE, 2011. p. 188-188.

  • GUIMARÃES, G. P. ; MARTINI, J. G. . CONSTRUINDO UM ESPAÇO DIALÓGICO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM GESTANTES DE ALTO RISCO E SEUS COMPANHEIROS. In: XII Coloquio Panamericano de Investigación en Enfermería, 2010, Florianopolis. anais 62 Congresso Brasileiro de enfermagem. FLORIANOPOLIS: UFSC, 2010. v. I. p. 1-3.

  • GUIMARÃES, G. P. ; MONTICELLI, Marisa . A EDUCAÇÃO EM SAÚDE TRILHANDO CAMINHOS DE PAIS PREMATUROS. In: I Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal, 2010, RIO DE JANEIRO. I Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal, 2010.

  • GUIMARÃES, G. P. ; MARTINI, J. G. ; KLOCK, P. . O AMBIENTE NEONATAL NO PROCESSO DE APROXIMAÇÃO PAIS/BEBÊ PREMATURO. In: I Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal, 2010, RIO DE JANEIRO. I Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal, 2010.

  • GUIMARÃES, G. P. ; SOUZA, L.C. da S.L. . O significado da vivência das famílias na transferência de seus filhos da UTI neonatal para a unidade de internação pediátrica: uma reflexão necessária ao processo de trabalho do enfermeiro. In: IV Congresso Internacional de Neonatologia, 2009, Curitiba - PR. IV Congresso Internacional de Neonatologia. Curitiba - PR: Evangélica, 2009.

  • GUIMARÃES, G. P. ; SOUZA, L.C. da S.L. . Infusão de Nutrição Parenteral por Cateter Central de Inserção Periférica. In: IV Congresso Internacional de Neonatologia, 2009, Curitiba - PR. IV Congresso Internacional de Neonatologia. Curitiba - PR: Evangélica, 2009.

  • FERRAZ, A. S. ; GUIMARÃES, G. P. ; SOUZA, L.C. da S.L. ; SILVA, M. F. . Integralizando saberes e atitudes em busca do reestabelecimento emocional da criança, adolescente e seus familiares nas unidades de internação pediátrica. In: III Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal e XVI Encontro Catarinense de Enfermagem Pediátrica, 2009, Florianópolis. Anais. Florianópolis: SOBEP, 2009. v. 1. p. 400-401.

  • GUIMARÃES, G. P. ; MONTICELLI, Marisa . Encontro de pais de bebês pré-termos como aspecto promotor da formação do apego. In: III Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal e XVI Encontro Catarinense de Enfermagem Pediátrica, 2009, Florianópolis. Anais. Florianópolis: SOBEP, 2009. v. 1.

  • GUIMARÃES, G. P. ; Wiggers, JA. . Benefícios do uso de Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) em recém-nascidos internados em UTI neonatal. In: II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM EM CUIDADOS INTENSIVOS PEDIÁTRICOS E NEONATAIS, 2008, São Paulo-SP. II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM EM CUIDADOS INTENSIVOS PEDIÁTRICOS E NEONATAIS. São Paulo-SP: UNIFESP, 2008.

  • GUIMARÃES, G. P. ; Wiggers, JA. . Inserindo os pais no contexto da UTI neonatal: da possibilidade a realidade. In: II simpósio internacional de enfermagem em cuidados intensivos pediátricos e neonatais, 2008, São Paulo-SP. II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM EM CUIDADOS INTENSIVOS PEDIÁTRICOS E NEONATAIS. São Paulo-SP: UNIFESP, 2008.

  • GUIMARÃES, G. P. ; SOUZA, E. . Qualidade da assistência neonatal baseada nos princípios da administração de qualidade. In: II Simpósio Internacional de Enfermagem em Cuidados Intensivos Pediátricos e Neonatais, 2008, São Paulo-SP. II Simpósio Internacional de Enfermagem em Cuidados Intensivos Pediátricos e Neonatais. São Paulo-SP: UNIFESP, 2008.

  • GUIMARÃES, G. P. ; MONTICELLI, Marisa . A formação do apego pais/recém-nascido pré-termo e/ou de baixo peso no Método Mãe Canguru: uma contribuição da enfermagem. In: 14 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2007, Florianópolis. Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem - Políticas de Pesquisa em Enfermagem. Florianópolis: Associação Brasileira de Enfermagem, 2007. p. 1-4.

  • GUIMARÃES, G. P. ; MONTICELLI, Marisa . Acolhimento dos pais/familiares de recém-nascidos pré-termo e/ou de baixo peso pela equipe de saúde em unidades de neonatologia. In: XI Encontro da rede sul de pesquisa família e saúde - LEIFAMS, 2007, Florianópolis. Enfermagem à família: a produção científica, tecnológica e artística. Florianópolis: Science, care and health, 2007. v. 6.

  • GUIMARÃES, G. P. ; SIEBERT,E.R.C. ; MARTINS, N.M. ; BERTOLDO, I.E.B. ; COLLACO, V. S. . Maternidade do Hospital Universitário/UFSC: uma experiência de humanização da assistência doze anos após sua implantação. .. In: COBEON, 2007, Bento Gonçalves-RS. COBEON, 2007.

  • GUIMARÃES, G. P. ; COSTA, Roberta ; MONTICELLI, Marisa ; OLIVEIRA, E.M. . Método Mãe Canguru: uma prática que modifica e aperfeiçoa as políticas assistenciais de saúde. In: COBEON, 2007, Bento Gonçalves-RS. COBEON, 2007.

  • GHISLERI, D.L.S. ; GUIMARÃES, G. P. ; SOUZA, N. S. ; LIZ, S. A. G. . Percepção e sentimentos das gestantes frente ao parto-operatório. In: V COBEON - Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal e II Fórum de Discussão das Práticas de Enfermagem Ginecológica, Obstétrica e Neonatal, 2007, Bento Gonçalves. Anais. Bento Gonçalves, 2007.

  • GUIMARÃES, G. P. ; MONTICELLI, Marisa . A teoria do vínculo na compreensão e prática da enfermagem com pais e bebês internados em unidade neonatal. In: 3 Semoinário Internacional de Filosofia e Saúde, 2006, Florianópolis. O cuidado no processo de viver humano. Florianópolis: UFSC, 2006.

  • GUIMARÃES, G. P. ; MONTICELLI, Marisa . A formação do apego e a prática da enfermagem com recém-nascidos prematuros e seus pais. In: V Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ufsc (SEPEX), 2005, Florianópolis. V Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC (SEPEX), Florianópolis-SC. Florianópolis: UFSC, 2005.

  • GUIMARÃES, G. P. ; MONTICELLI, Marisa ; SCHNEIDER, K.L.K. ; COSTA, Roberta . Mães que não canguruzam: reflexões a partir do desenvolvimento do método-mãe-canguru em uma instituição públicao. In: 56 congresso brasileiro de enfermagem, 2004, Gramado-RS. 56 congresso brasileiro de enfermagem, 2004.

  • GUIMARÃES, G. P. ; GHISLERI, D.L.S. . Adolescente grávida: estratégias de aproximações com a rede familiar. In: 57 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2005, Goiânia. Anais do 57 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2005.

  • GUIMARÃES, G. P. ; HONÓRIO, M.O. ; COSTA, Roberta ; BASSO, J. F. ; BALDIN, S. M. . Incentivo ao pai na aproximação/cuidado ao seu recém-nascido prematuro. In: 57 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2005, Goiânia. Anais do 57 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2005.

  • GUIMARÃES, G. P. ; BASSO, J. F. ; HONÓRIO, M.O. ; BALDIN, S. M. ; COSTA, Roberta . A educação em saúde como tecnologia na assistência de enfermagem. In: 57 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2005, Goiânia. Anais do 57 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2005.

  • GUIMARÃES, G. P. ; BASSO, J. F. ; HONÓRIO, M.O. ; COSTA, Roberta ; BALDIN, S. M. . Importância do catéter central de inserção periférica em neonatologia. In: 57 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2005, Goiânia. Anais do 57 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2005.

  • GUIMARÃES, G. P. ; BASSO, J. F. ; HONÓRIO, M.O. ; COSTA, Roberta ; BALDIN, S. M. . A primeira visita dos pais ao filho na unidade de terapia intensiva. In: 57 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2005, Goiânia. Anais do 57 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2005.

  • GUIMARÃES, G. P. ; BASSO, J. F. . Campanha para detecção precoce do câncer de mama: orientar, examinar, para diagnosticar.. In: 5a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão ? SEPEX, 2005, Florianópolis. 5a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão ? SEPEX, 2005. v. 1.

  • GUIMARÃES, G. P. ; GHISLERI, D.L.S. . Ação Educativa dirigida a gestantes adolescentes.. In: 5a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão ? SEPEX, 2005, Florianópolis. 5a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão ? SEPEX, 2005.

  • GUIMARÃES, G. P. ; MONTICELLI, Marisa . A formação do apego e a prática da enfermagem com recém-nascidos prematuros e seus pais.. In: 5a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão ? SEPEX, 2005, Florianópolis. 5a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão ? SEPEX, 2005.

  • GUIMARÃES, G. P. ; BASSO, J. F. . A educação como tecnologia organizacional em saúde. In: 5 Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX, 2005, Florianópolis. 5 Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX / UFSC, 2005.

  • GUIMARÃES, G. P. . Reflexão Crítica sobre a Consulta de Enfermagem frente a Prática Abortiva.. In: VII Seminário do Parto, 2004, Curitiba / PR. VII Seminário do Parto, contribuições da enfermagem. Curitiba: ABEN, 2004. v. I.

  • GUIMARÃES, G. P. ; HONÓRIO, M.O. ; COSTA, Roberta . Capacitando a Equipe Multiprofissional para o Método Mãe-canguru, buscando a humanização da assistência.. In: 15th Congress International on Women's Health Issues and IV Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal., 2004, São Pedro / SP. Proceedings, 2004.

  • GUIMARÃES, G. P. . Caracterização das Gestantes que realizaram o Pré-Natal no Posto de Saúde do Bairro Imaruí, município de Itajaí (SC), quanto as Variáveis, Sociais, Gestacionais e Peso do Recém Nascido, Segundo Ficha Perinatal e declaração de Nascido Vivo.. In: 15th Congress International on Women's Health Issues e IV Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal., 2004, São Pedro/SP. Proccedings, 2004.

  • GUIMARÃES, G. P. . Avaliação da Qualidade da Assistência Pré-natal segundo Ficha Perinatal. In: 4 SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2004, Florianópolis. Anais - SepeX (Cd-Rom). Florianópolis: UFSC, 2004. v. 1.

  • GUIMARÃES, G. P. . Characterization of pregnant women in prenatal care at a health station as to social gestational vaiables and birth weight, according to the perinatal record and live birth statement. In: Proceedings of the 15th International Congress on Women s Helth Issues and IV Congress on Obstetric on neonalta Nursing, 2004, São Pedro - SP. Proceedings of the 15th International Congress on Women s Helth Issues and IV Congress on Obstetric on neonalta Nursing. Ribeirão Preto - SP: EEPP/USP, 2004. v. 1.

  • GUIMARÃES, G. P. ; MONTICELLI, Marisa ; SCHNEIDER, K.L.K. . Puerperal women s motivation for the kangaroo method: a critical reflection based on literature. In: Proceedings of the 15th International Congress on Women s health issues and IV congress on Obstetric on neonalta nursing, 2004, São Pedro - SP. Proceedings of the 15th International Congress on Women s health issues and IV congress on Obstetric on neonalta nursing. Ribeirão Preto - SP: EEPP/USP, 2004.

  • GUIMARÃES, G. P. ; HONÓRIO, M.O. ; COSTA, Roberta . Qualifying the multiprofessional team for the kangaroo care method with a view to care humanization. In: Proceedings of the 15th international congress on women s health issues and IV congress on obstetric on neonalta nursing, 2004, São Pedro - SP. Proceedings of the 15th international congress on women s health issues and IV congress on obstetric on neonalta nursing. Ribeirão Preto - SP: EEPP/USP, 2004.

  • GUIMARÃES, GISELE PERIN . PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO DURANTE A GESTAÇÃO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES, GISELE PERIN . PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO DURANTE A GESTAÇÃO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES, GISELE PERIN . PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO DURANTE A GESTAÇÃO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES, GISELE PERIN . PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO DURANTE A GESTAÇÃO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES, GISELE PERIN . MATERNIDADE DO HOSPITAL UNIVERSIT´RIO: 25 ANOS DE HUMNIZAÇÃO NA ASSISTÊNCIA OBSTÉTRICA E NEONATAL. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUIMARÃES, GISELE PERIN . PROGRMA DE INTEGRAÇÃO E ATIALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA MATERNIDADE DO HU. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES, G. P. ; MARTINI, J. G. . Estabelecendo vinculo afetivo entre bebê e seus genitores durante a gestação de alto risco. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, G. P. ; MARTINI, J. G. . Panorama dos Estudos em Gestação de Alto Risco Realizados nas Unidades de Ensino de Pós-Graduação em Enfermagem no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES, G. P. ; MARTINI, J. G. . CONSTRUINDO UM ESPAÇO DIALÓGICO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM GESTANTES DE ALTO RISCO E SEUS COMPANHEIROS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, G. P. ; MARTINI, J. G. ; KLOCK, P. . A EDUCAÇÃO EM SAÚDE TRILHANDO CAMINHOS DE PAIS PREMATUROS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, G. P. ; MONTICELLI, Marisa . O AMBIENTE NEONATAL NO PROCESSO DE APROXIMAÇÃO PAIS/BEBÊ PREMATURO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, G. P. ; SOUZA, L.C. da S.L. . Infusão de Nutrição Parenteral por Cateter Central de Inserção Periférica nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, G. P. ; SOUZA, L.C. da S.L. . O significado da vivência das famílias na transferência de seus filhos da UTI neonatal para a unidade de internação pediátrica: uma reflexão necessária ao processo de trabalho do enfermeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, G. P. ; SOUZA, L.C. da S.L. ; JATOBA, A. I. . Promovendo a Saúde da Família: fortalecendo as relações no ambiente hospitalar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERRAZ, A. S. ; GUIMARÃES, G. P. ; SOUZA, L.C. da S.L. ; SILVA, M. F. . Integralizando saberes e atitudes em busca do reestabelecimento emocional da criança, adolescente e seus familiares nas unidades de internação pediátrica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES, G. P. ; MONTICELLI, Marisa . Encontro de pais de bebês pré-termos como aspecto promotor da formação do apego. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUIMARÃES, G. P. ; Wiggers, JA. . Inserindo os pais no contexto neonatal: da possibilidade a realidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GUIMARÃES, G. P. ; SOUZA, E. . Qualidade da Assistência Neonatal Baseada nos Princípios da Administração de Qualidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUIMARÃES, G. P. ; Wiggers, JA. . Benefícios do Uso do Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) em Recém-nascidos Internados em UTI Neonatal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUIMARÃES, G. P. ; MONTICELLI, Marisa . A formação do Apego pais/recém-nascido pré-termo e/ou de baixo peso no Método Mãe Cangur: uma contribuição da enfermagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUIMARÃES, G. P. . O Método Mãe Canguru nas unidades hospitalares. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES, G. P. ; MONTICELLI, Marisa . Acolhimento dos pais/familiares de recém-nascidos pré-termo e/ou de baixo peso pela equipe de saúde em unidades de neonatologia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUIMARÃES, G. P. ; COSTA, Roberta ; MONTICELLI, Marisa ; OLIVEIRA, E.M. . Método Mãe-Canguru: uma prática que modifica e aperfeiçoa as políticas assistenciais de saúde. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GHISLERI, D.L.S. ; GUIMARÃES, G. P. ; SOUZA, N. S. ; LIZ, S. A. G. . Percepção e sentimentos das gestantes frente ao parto-operatório. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES, G. P. ; MONTICELLI, Marisa . A teoria do vínculo na compreensão e prática da enfermagem compais e bebês internados em unidade neonatal. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUIMARÃES, G. P. . Valorização das varáveis da ficha perinatal pelo profissional pré-natalista. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUIMARÃES, G. P. . Reduzindo a dor do recém-nascido prematuro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES, G. P. . Catéter central de inserção periférica: vantagens e desvantagens do uso em neonatologia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES, G. P. . Projeto Mãe Canguru: a humanização do cuidado ao recém-nascido prematuro e de baixo peso. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES, G. P. . Minimizando a dor do recém-nascido prematuro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, G. P. . Assistência humanizada ao recém-nascido dprematuro e de baixo peso - Projeto Mãe-Canguru. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, G. P. . Vivenciando o cuidado com o neonato sadio. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, G. P. . Importânica do catéter central de inserção periférica em neonatologia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, G. P. . A educação em saúde como tecnologia na assistência de enfermagem. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, G. P. . A primeira visita dos pais ao filho na unidade de terapia intensiva. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, G. P. . Adolescente grávida: estratégias de aproximações com a rede familiar. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, G. P. . Incentivo ao pai na aproximação/cuidado ao seu recém-nascido prematuro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, G. P. . Campanha para a detecção precoce do câncer de mama: orientar, examinar, para diagnosticar. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES, G. P. ; MONTICELLI, Marisa . A formação do apego e a prática da enfermagem com recém-nascidos prematuros e seus pais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES, G. P. . Ação educativa à gestantes adolescentes. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES, G. P. ; GHISLERI, D.L.S. . Vivenciando a Prática da Consulta de Enfermagem Ginecológica com Enfoque no auto-exame de mamas em Mulheres Residentes em Florianópolis e Lages (SC).. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, G. P. . Reflexão Crítica sobre a Consulta de Enfermagem frente a Prática Abortiva. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUIMARÃES, G. P. ; HONÓRIO, M.O. ; COSTA, Roberta . Motivação da Puérpera para praticar o Método Mãe-canguru: uma Reflexão Crítica a partir da Literatura. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, G. P. . Avaliação da Qualidade da Assistência Pré-natal segundo Ficha Perinatal. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES, G. P. ; HONÓRIO, M.O. ; COSTA, Roberta . Capacitando a Equipe Multiprofissional para o Método Mão-canguru, Buscando a Humanização da Assistência.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, G. P. . Manejo do futuro profissional enfermeiro nas consultas de enfermagem mediante ao ato abortivo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES, G. P. . Mães que não "canguruzam": reflexões a partir do desenvolvimento do Método Mãe-Canguru em uma Instituição. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, G. P. . Reflexão crítica sobre a consulta de enfermagem frente a prática abortiva. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUIMARÃES, G. P. . Avaliação da qualidade da assistência ao pré-natal segundo ficha perinatal. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES, G. P. . Quslifying the multiprofessional team for the kangaroo care method with a view to care humanization. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, G. P. . Gynecological nursing consultation practice focused on breast self-esam. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, G. P. . Characterization of pregmant women in prenatal care at a health station as to social and gestational variables and birth weight, according to the perinatal record and leve birth atatement. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, G. P. . Puerperal women's motivation for the kangaroo meth a critical reflection based on literature. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, G. P. . A busca da Qualidade de Vida nas Mudanças do Cotidiano. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GUIMARÃES, G. P. . Medidas preventivas e cuidados com Diabete Mellitus. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARÃES, G. P. ; GHISLERI, D.L.S. ; HONÓRIO, M.O. ; COSTA, Roberta . Minimizando a dor do recém-nascido prematuro 2005 (Autora).

  • GUIMARÃES, G. P. ; GHISLERI, D.L.S. ; HONÓRIO, M.O. ; COSTA, Roberta . Assistência humanizada ao recém-nascido prematuro e de baixo-peso: Projeto Mãe-Canguru 2005 (Autora).

  • GUIMARÃES, G. P. ; HONÓRIO, M.O. ; COSTA, Roberta . Projeto mãe-canguru: a humanização do cuidado ao recém-nascido prematuro e de baixo -peso 2005 (Autora e Relatora).

  • GUIMARÃES, G. P. ; HONÓRIO, M.O. ; COSTA, Roberta . Cateter centra de inserção periférica: vantagens e desvantagens do uso em neonatologia 2005 (Autora).

  • GUIMARÃES, G. P. ; HONÓRIO, M.O. ; COSTA, Roberta . Reduzindo a dor do recém-nascido prematuro 2005 (Autora).

  • GUIMARÃES, G. P. ; GHISLERI, D.L.S. ; SOUZA, N. S. . Vivenciando o cuidado com neonato sadio 2005.

  • GUIMARÃES, G. P. . Valorização das variáveis da ficha perinatal pelo profissional pré-natalista 2004 (Autora e Relatora).

  • GUIMARÃES, G. P. ; SCHNEIDER, K.L.K. . Reflexão Crítica sobre a Motivação da Puérpera para Participar do Método Mãe Canguru 2003 (Monografia de Especialização).

  • GUIMARÃES, G. P. . caracterização das Gestantes que Realizaram o Pré-Natal no Posto de Saúde do Bairro Imaruí - Itajaí / SC, quanto as Variáveis Sociais, Gestacionais e Peso do Recém-Nascido, Segundo Ficha Perinatal e Declaração de Nascido Vivo. 1998 (Monografia de Graduação).

Outras produções

GUIMARÃES, GISELE PERIN . Cadastramento Informatizado das Doulas do HU-UFSC/EBSERH. 2019.

GUIMARÃES, G. P. . Informatização da Assistência de Enfermagem da Unidade Neonatológica. 2003.

GUIMARÃES, G. P. ; SELHORST, I.S.B. ; MINATTI, F. . Cuidando Mais e Melhor - Interagindo com Pacientes e Familiares em Condições Crônicas de Saúde. 2002.

GUIMARÃES, GISELE PERIN . MATERNIDADE DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: 25 ANOS DE HUMNIZÇÃO NA ASSISTÊNCIAOBSTÉTRICA E NEONATAL. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GUIMARÃES, GISELE PERIN ; BENEDET, S. ; PEREIRA, S. M. . CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA CAUTERIZAÇÃO QUÍMICA DE LESÕES CONDILOMATOSAS EM GENITAL FEMININO. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ProcedimentoOperacionalPadrão).

GUIMARÃES, GISELE PERIN ; BEZ, L. F. S. . ESTÁGIO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL NO SERVIÇO DE TOCOGINECLOGIA. 2021. .

GUIMARÃES, GISELE PERIN ; BENEDET, S. ; PEREIRA, S. M. . CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA COLETA DE SECREÇÃO VAGINAL PARA BACTERIOSCOPIA E EXAME A FRESCO. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ProcedimentoOperacionalPadrão).

GUIMARÃES, GISELE PERIN ; MALISKA, I. C. A. ; BERTOLDO, I.E.B. ; GUIERRO, I. ; ARRUDA, C. ; ALBINO, L. C. ; ALCANTARA, M. G. ; SILVA, R. V. G. O. ; BAIGORRIA, J. ; CUSTODIO, Z. . POLÍTICAS DE ALEITAMENTO MATERNO DA MATERNIDADE DO HU/UFSC. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ProcedimentoOperacionalPadrão).

GUIMARÃES, GISELE PERIN ; MALISKA, I. C. A. ; BERTOLDO, I.E.B. ; SCHAIDHAUER, F. ; GUIERRO, I. ; BAIGORRIA, J. ; ALBINO, L. ; ALCANTARA, M. G. ; SILVA, R. V. G. O. ; DINGEE, V. R. G. S. ; CUSTODIO, Z. . PROMOVENDO O ALEITAMENTO MATERNO: O LEITE MATERNO É O ALIMENTO MAIS COMPLETO PARA O SEU BEBÊ. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - FOLDER).

GUIMARÃES, GISELE PERIN ; KLIEMANN, A. ; TRAPANI JUNIOR, A. ; LINS, A. ; FURLANI, D. ; BAIGORRIA, J. ; MACCHIAVERNI, J. ; BARCELOS, M. S. . Fluxo no atendimento de Interrupção Legal da Gestação devido Violência Sexual. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Procedimento Operacional Padrão).

GUIMARÃES, GISELE PERIN ; BERTOLDO, I.E.B. ; KLOCK, P. ; TRAPANI JUNIOR, A. ; BAIGORRIA, J. ; CUSTODIO, Z. ; SENA, A. C. ; ALBINO, L. ; SILVEIRA, S. K. ; ACOSTA, C. M. ; ANDRADE, Z. B. ; TRILHA, G. C. ; DINGEE, V. ; ROQUE, A. T. ; VIEIRA, M. S. M. ; SILVA, L. C. R. . NORMAS E ROTINAS DE FUNCIONAMENTO PARA ATUAÇÃO DAS DOULAS NA MATERNIDADE DO HU/UFSC/EBSERH. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - DOULAS - Orientações para cadastramento).

GUIMARÃES, GISELE PERIN . Preceptoria da Residencia Integrada Multiprofissional em Saúde. 2019. (Preceptoria).

GUIMARÃES, GISELE PERIN . Preceptoria da Residencia Integrada Multiprofissional em Saúde. 2019. (Preceptoria).

GUIMARÃES, G. P. . Atendimento em urgência, emergência e UTI na criança / adolescente. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GUIMARÃES, G. P. . Suporte básico e avançado em pediatria. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GUIMARÃES, G. P. . Pneumonias: virais, atípicas, bacterianas e aspirativas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GUIMARÃES, G. P. . Emergências domiciliares com a criança e o recém-nascido. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GUIMARÃES, G. P. . Intoxicações em pediatria e cuidados de enfermagem. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GUIMARÃES, G. P. . Violência contra a criança e o adolescente. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GUIMARÃES, G. P. ; Wiggers, JA. . Recém-nascido exposto ao HIV. 2012. (Procedimento Operacional Padrão).

GUIMARÃES, G. P. . Assistência de Enfermagem em Pediatria e Neonatologia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GUIMARÃES, G. P. . Assistência de Enfermagem no Trans e Pós-parto e as Intercorrências. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GUIMARÃES, G. P. . Assistência de Enfermagem em Emergências Neonatais e Pediátricas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GUIMARÃES, G. P. . ASSISTÊNCIA AO RECÉM-NASCIDO SADIO E PATOLÓGICO. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GUIMARÃES, G. P. ; ROSA, A. ; HENSEL, S. P. B. ; SILVA, C. C. . ESTÁGIO DE ÚLTIMA FASE ? ENFERMAGEM. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GUIMARÃES, G. P. ; PAIM, A. E. ; LAURENCATTO, G. N. ; CARVALHO, M. A. . ESTÁGIO DE ÚLTIMA FASE ? ENFERMAGEM. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GUIMARÃES, G. P. ; CARDOSO, V. D. S. ; ENGELKES, F. M. . ESTÁGIO DE ÚLTIMA FASE ? ENFERMAGEM. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GUIMARÃES, G. P. ; SCHNEIDER, K.L.K. ; SOUZA, L.C. da S.L. . Manual de Normas e Rotinas do Serviço de Internação Pediátrica - HU/UFSC. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

GUIMARÃES, G. P. ; Wiggers, JA. . Manual de Normas e Rotinas do Serviço de Neonatologia do HRSJ. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

GUIMARÃES, G. P. . Manual de Normas e Rotina do Serviços de Neonatologia. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

GUIMARÃES, G. P. . A busca da qualidade de vida nas mudanças do cotidiano. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GUIMARÃES, G. P. . A Busca da Qualidade de Vida nas Mudanças do Cotidiano. 2001 (Apresentação de Trabalho para a Comunidade) .

GUIMARÃES, G. P. . Medidas Preventivas e Cuidados com a Diabete Mellitus. 1996 (Apresentação de Trabalho para a Comunidade) .

Projetos de pesquisa

  • 2009 - Atual

    Análise de teses e dissertações de enfermagem que adotam o referencial de Paulo Freire no âmbito brasileiro., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . , Integrantes: Gisele Perin Guimarães - Integrante / Jussara Gue Martini - Coordenador / Simone Amestoy - Integrante / Bruna Canaver - Integrante / Roberta Wantekempner - Integrante.

Prêmios

2004

Madre Marie Domineuc, Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras.

1998

Professora Homenageada pelo Curso do Técnico de Enfermagem do Instituto Estadual de Educação, Instituto Estadual de Educação.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2012

Centro de Ensino Superior Sul Brasileiro

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Outras informações:
Professora da Pós-graduação do curso de Especialização em Enfermagem em Urgências e Emergências Pediátrica, Neonatal e do Adolescente

2011 - 2011

colegio universitario de criciuma

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Outras informações:
Professora na Pós-graduação do curso de Especialização em Enfermagem Pediatria e Neonatologia

2008 - Atual

Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: civil estatutário, Carga horária: 40

Outras informações:
CARGO: ENFERMEIRA ASSISTENCIAL LOTAÇÃO: CLINICA GINECOLÓGICA E EMERGÊNCIA GINECO OBSTÉTRICA

Atividades

  • 05/2008

    Serviços técnicos especializados , Divisão Auxiliar Pessoal.Serviço realizado, Serviço de Internação Pediátrica.

  • 02/2009 - 02/2009

    Direção e administração, Diretoria de Enfermagem.Cargo ou função, Chefia interina no plantão.

  • 05/2002 - 04/2008

    Serviços técnicos especializados , Divisão Auxiliar Pessoal.Serviço realizado, Enfermagem de Neonatologia.

  • 08/2005 - 11/2005

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Enfermagem da UFSC.Serviço realizado, Supervisão de Trabalho de Conclusão das alunas Talita Rosinski, Carina Cordeiro e Anabel de Oliveira.

  • 05/2002 - 11/2003

    Serviços técnicos especializados , Diretoria de Enfermagem.Serviço realizado, Enfermeira assistencial no Serviço de Neonatologia.

  • 03/2003 - 07/2003

    Serviços técnicos especializados , Diretoria de Enfermagem.Serviço realizado, Supervisao de estágio da acadêmcia Raquel Matos Montezano - UFPEL.

  • 10/2000 - 04/2002

    Serviços técnicos especializados , Divisão Auxiliar Pessoal.Serviço realizado, Enfermagem da Clínica Médica I.

  • 08/1999 - 09/2000

    Serviços técnicos especializados , Divisão Auxiliar Pessoal.Serviço realizado, Enfermagem de Emergência do Adulto.

2007 - 2014

Hospital Regional Homero de Miranda Gomes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CIVIL ESTATUTÁRIO, Carga horária: 30

Outras informações:
CARGO: ENFERMEIRO ASSISTENCIAL LOTAÇÃO: UTI NEONATAL

2007 - 2008

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA

Vínculo: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRO

Outras informações:
MEMBRO DA COMISSÃO DE INSTRUÇÃO PARA APURAÇÃO DE PROCESSO ÉTICO DISCIPLINAR

Atividades

  • 03/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Instrução para Apuração de Processo Ético Disciplinar.Cargo ou função, PRESIDENTE DA COMISSÃO DE INSTRUÇÃO - PORTARIA COREN-SC N. 018/2007 - PROCESSO ÉTICO DISCIPLINAR N. 002/2007.

  • 03/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Instrução para Apuração de Processo Ético Disciplinar.Cargo ou função, SECRETÁRIA DA COMISSÃO DE INSTRUÇÃO - PORTARIA COREN-SC N. 017/2007 - PROCESSO ÉTICO DISCIPLINAR N. 001/2007.

  • 03/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Instrução para Apuração de Processo Ético Disciplinar.Cargo ou função, PRESIDENTE DA COMISSÃO DE INSTRUÇÃO - PORTARIA COREN-SC N. 021/2007 - PROCESSO ÉTICO DISCIPLINAR N. 025/2006.

  • 03/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Instrução para Apuração de Processo Ético Disciplinar.Cargo ou função, PRESIDENTE DA COMISSÃO DE INSTRUÇÃO - PORTARIA COREN-SC N. 019/2007 - PROCESSO ÉTICO DISCIPLINAR N. 005/2007.

  • 03/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Instrução para Apuração de Processo Ético Disciplinar.Cargo ou função, VOGAL DA COMISSÃO DE INSTRUÇÃO - PORTARIA COREN-SC N. 020/2007 - PROCESSO ÉTICO DISCIPLINAR N. 024/2006.

2007 - 2007

Universidade do Planalto Catarinense

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: SUPERVISOR DE ESTÁGIOS

Outras informações:
ÁREA DE ATUAÇÃO: MATERNO-INFANTIL; PEDIATRIA COMUNITÁRIA

1998 - 2001

Instituto Estadual de Educação de Santa Catarina

Vínculo: Admitido em Caráter Temporário, Enquadramento Funcional: Supervisor de estágio, Carga horária: 30

Outras informações:
Ministrar aulas no Curso Técnico de Enfermagem, bem como supervisionar campos de estágio em diferentes unidades de saúde da grande Florianópolis.

Atividades

  • 08/2000 - 08/2001

    Direção e administração, Ambulatório de Enfermagem.Cargo ou função, Enfermeira Responsável Técnica.

  • 01/2001 - 05/2001

    Ensino,Disciplinas ministradas, Supervisor de Estágio de Introdução de Enfermagem

  • 02/2000 - 12/2000

    Ensino,Disciplinas ministradas, Supervisora de Estágio Materno Infantil

  • 09/1999 - 12/1999

    Ensino,Disciplinas ministradas, Supervisor de Estágio de Enfermagem Cirúrgica

  • 08/1999 - 12/1999

    Ensino,Disciplinas ministradas, Supervisora de Estágio em Enfermagem Materno Infantil

  • 08/1999 - 08/1999

    Ensino,Disciplinas ministradas, Supervisora de Estágio em Enfermagem Cirúrgica

  • 02/1999 - 07/1999

    Ensino,Disciplinas ministradas, Noções de Administração em Unidade de Enfermagem

  • 02/1999 - 05/1999

    Ensino,Disciplinas ministradas, Supervisora de Estágio de Introdução a Enfermagem

  • 11/1998 - 12/1998

    Ensino,Disciplinas ministradas, Supervisora de Estágio de Introdução a Enfermagem

  • 09/1998 - 12/1998

    Ensino,Disciplinas ministradas, Aulas Teóricas de Introdução a Enfermagem

  • 08/1998 - 10/1998

    Ensino,Disciplinas ministradas, Supervisora de Estágio em Enfermagem Cirúrgica

2005 - 2006

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista CAPES, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES- pesquisa em desenvolvimento, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisa em desenvolvimento: A formação do apego pais/recém-nascidos pré-termo e/ou de baixo peso no Método Mãe-Canguru: uma contribuição da enfermagem.

2003 - 2005

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Professor/Superv. de Estágios, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina: Atenção Primária a Saúde da Mulher

Atividades

  • 09/2003 - 06/2005

    Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Supervisão de Trabalho de Conclusão de Curso, Área de Atenção Primária a Saúde da Mulher

1999 - 2003

Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária

Vínculo: Assistencial, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desempenho na função de Enfermeira nos Setores de Emergência, Clínica Médica e UTI Neonatológica do Hospital Universitário da UFSC.

Atividades

  • 08/2004 - 08/2004

    Estágios , HU - UFSC.Estágio realizado, Unidade de Terapia Intensiva.

  • 08/1999 - 11/2003

    Serviços técnicos especializados , HU - UFSC.Serviço realizado, Enfermeira.

  • 02/2003 - 07/2003

    Ensino, Curso de Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Enfermagem Neonatológica

  • 01/1999 - 01/1999

    Estágios , HU - UFSC.Estágio realizado, Unidade de Internação Cirúrgica.

2001 - 2002

Curso e Colegio Pró-Saúde

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Admitido em Caráter Temporário, Carga horária: 40

Outras informações:
Ministrar aulas teóricas e supervisinar campo de estágio em Unidades de Saúde de Florianópolis.

Atividades

  • 08/2001 - 09/2002

    Ensino,Disciplinas ministradas, Administração em Enfermagem