Klyvia Leuthier dos Santos
Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). É mestre em Ensino de Ciências Ambientais (UFPE) e especialista em Neuroeducação e Primeira Infância promovido pelo Centro Iberoamericano de Neurociência, Educação e Desenvolvimento Humano (CEREBRUM)/ Universidade de Pernambuco (UPE) além de graduação em Licenciatura em Pedagogia. Atou como professora da educação básica e atualmente é Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio e professora colaboradora da UAEADTEC/UFRPE.Áreas de atuação: Metodologias Ativas, Gamificação, Primera Infância, Educação Ambiental, Práticas Docentes, Metodologias de Ensino.
Informações coletadas do Lattes em 09/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Ensino de Ciências Ambientais
2018 - 2020
Universidade Federal de Pernambuco
Título: CAPIBARIBEXP: uma experiência imersiva gamificada no desenvolvimento de um game educacional sobre água, Ano de Obtenção: 2020
Orientador: Walma Nogueira Ramos Guimaraes
Coorientador: Betania Cristina Guilherme.
Especialização em Especialização em Neuroeducação e Primeira Infância
2017 - 2019
Universidade de Pernambuco
Título: Ausência da Temática Neuroeducação nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) na Formação Inicial de Licenciatura em Pedagogia em Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado de Pernambuco
Orientador: Viviane Tannuri Falcão
Graduação em Pedagogia
2020 - 2021
Centro Universitário Internacional
Título: Horta escolar como estratégia metodológica de educação ambiental no ensino fundamental.
Orientador: Hercília Nunes
Curso técnico/profissionalizante em andamento em Comunicação Visual
2018 - Atual
Formação complementar
2018 - 2018
Sistemas de Informação na Gestão de Águas: conhecer para decidir. (Carga horária: 30h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2018 - 2018
Lei das Águas. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2018 - 2018
Comunicação e Gestão de Recursos Hídricos. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2018 - 2018
Água na Medida Certa. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2018 - 2018
Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2018 - 2018
Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos no Nordeste. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2018 - 2018
Tecnologia e Educação. (Carga horária: 20h). , Escola Digital, ED, Brasil.
2018 - 2018
Caminho das Águas. (Carga horária: 30h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2018 - 2018
Água em Curso: Jovens. (Carga horária: 12h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2018 - 2018
Ensinando Com a WEB. (Carga horária: 15h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2018 - 2018
1o dia mundial da criatividade. (Carga horária: 6h). , Criarh, CRIARH, Brasil.
2018 - 2018
Indicadores de Sustentabilidade. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2018 - 2018
Água em Curso: Multiplicadores. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2018 - 2018
Governança da Água na América Latina. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2018 - 2018
O setor de games no Brasil: panorama, carreiras e oportunidade. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2018 - 2018
Comitê de Bacia Hidrográfica: o que é e o que faz?. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2018 - 2018
Monitoramento da Qualidade da Água de Rios e Reservatórios. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2018 - 2018
Moodle para Alunos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2018 - 2018
Educação Ambiental e Água. (Carga horária: 60h). , Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.
2018 - 2018
Fundamentos e Práticas de Educação Ambiental para espaços educadores. (Carga horária: 60h). , Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.
2018 - 2018
Práticas Mecânicas de Conservação de Água e Solo. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2018 - 2018
Gestão Territorial para Recursos Hídricos com Software Livre de Código Aber. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2017 - 2018
Juventudes, participação e cuidados com a água. (Carga horária: 30h). , Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.
2017 - 2017
Alemão A1.1. (Carga horária: 40h). , Centro Cultural Brasil-Alemanha, CCBA, Brasil.
2013 - 2013
Curso avançado de inglês. (Carga horária: 450h). , CCAA, CCAA, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pedagogia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Biologia Geral.
Organização de eventos
SANTOS, KLYVIA LEUTHIER DOS . II Simpósio de Meiofauna do Brasil. 2021. (Congresso).
GUILHERME, B. C. ; SANTOS, K. L. . I SIMPED: I SIMPÓSIO DE PEDAGOGIA DA UAEADTEC. 2021. (Congresso).
SANTOS, KLYVIA LEUTHIER DOS . XXIX CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRPE. 2019. (Congresso).
SANTOS, K. L. . VII Mostra do Laboratório de Ensino das Ciências Biológicas (LECBio). 2017. (Congresso).
SANTOS, K. L. . XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX). 2016. (Congresso).
SANTOS, K. L. . VI Mostra do Laboratório de Ensino das Ciências Biológicas (LECBio). 2016. (Congresso).
SANTOS, K. L. . XV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX). 2015. (Congresso).
SANTOS, K. L. . V Mostra do Laboratório de Ensino das Ciências Biológicas (LECBio). 2015. (Congresso).
SANTOS, K. L. . XIV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX). 2014. (Congresso).
SANTOS, K. L. . IV Mostra do Laboratório de Ensino das Ciências Biológicas (LECBio). 2014. (Congresso).
SANTOS, K. L. . XI Semana de Biologia. 2014. (Congresso).
SANTOS, K. L. . XIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX). 2013. (Congresso).
Participação em eventos
International Symposium on Neuroinflammation. 2017. (Simpósio).
Neuroeducação e primeira infância: mitos, desafios e oportunidadesss. 2017. (Seminário).
XVII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX). 2017. (Outra).
Campus Party Brasil. 2016. (Outra).
XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX). 2016. (Congresso).
VI Mostra do Laboratório de Ensino de Ciências Biológicas (LECBio). Docência ou Pesquisa, Caminhos para o Graduado em Ciências Biológicas. 2015. (Congresso).
V Mostra LecBio.Estágio Supervisionado como componente curricular obrigatório: teoria x prática. 2015. (Outra).
XIV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX). 2014. (Congresso).
XIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2013. (Congresso).
Campus Party Brasil. 2012. (Outra).
Participação em bancas
SANTOS, K. L.. AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM RELAÇÃO AO TEMA IMPACTOS AMBIENTAIS. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
GUILHERME, B. C.;SANTOS, K. L.. AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIDÁTICOS NA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SANTOS, K. L.; BAENA, P. K.. CONSTRUINDO A CIDADANIA AMBIENTAL: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SANTOS, K. L.; GUILHERME, B. C.. RELAÇÃO ENTRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DENGUE: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SANTOS, K. L.; GUILHERME, B. C.. E-BOOK COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: ÊNFASE NO SISTEMA DIGESTÓRIO DOS VERTEBRADOS. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SANTOS, K. L.; NASCIMENTO, R. C. M.. IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SANTOS, KLYVIA LEUTHIER DOS; NASCIMENTO, R. C. M.; Lima Ketyline Lira. Educação Ambiental na Formação Docente: Análise dos PPCs de Licenciatura em Pedagogia nas Instituições Públicas de Ensino Superior de Pernambuco. 2025. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Alesson Itallo Ribeiro da Silva; GONCALVES, S. F. P.;SANTOS, K. L.SANTOS, K. L.. Aplicação da Gamiicação como Técnica de Revisão para Atividades Avaliativas. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnólogica) - Instituto Federal de Pernambuco.
SANTOS, K. L.; REIS, S. S. M.; NASCIMENTO, R. C. M.. EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA CIDADE DO RECIFE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
GUILHERME, B. C.; COSTA, W.;SANTOS, K. L.. REMAR: educação ambiental EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO E DA SUSTENTABILIDADE DA PESCA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SANTOS, K. L.. AS DIFICULDADES DAS CRIANÇAS COM SÍNDROME DE TOURETTE EM SALA DE AULA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SANTOS, K. L.. O USO DAS TICS COMO DESAFIO PARA O EDUCADOR NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SANTOS, K. L.; NASCIMENTO, R. C. M.. PROPOSTA DE DESCARTE DE RESÍDUOS DOMÉSTICOS PARA O ENGENHO SÃO JOÃO, ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE CATENDE ? PERNAMBUCO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SANTOS, K. L.. Uso de jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SANTOS, K. L.. PROCESSO EDUCACIONAL XUKURU DO ORORUBÁ: A RELAÇÃO COM A NATUREZA NUM CONTEXTO DAS CIÊNCIAS NATURAIS E SUAS TECNOLOGIAS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SANTOS, K. L.. CONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO ABA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E PEDAGÓGICO DA CRIANÇA COM AUTISMO.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SANTOS, K. L.. A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SANTOS, K. L.. Escolas e intolerância religiosa: Crianças de Axé e discriminações enfrentadas no ambiente escolar. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SANTOS, K. L.. A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
GUILHERME, B. C.;SANTOS, K. L.; NASCIMENTO, R. C. M.. Percepção ambiental das macroalgas sobre recifes de Porto de Galinhas, litoral sul do Estado de Pernambuco. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
GUILHERME, B. C.; NERES, P. F; LIMA, R. C. C.;SANTOS, K. L.. Diagnóstico da comunidade nematofaunística após um processo de engorda em uma praia arenosa da região metropolitana do Recife. 2017.
SANTOS, K. L.. Avaliador de pôster científico na VII Mostra do Laboratório de Ensino das Ciências Biológicas (LECBio). 2017. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SANTOS, K. L.. Avaliador de pôster científico na XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX). 2016. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SANTOS, K. L.. Avaliador de pôster científico na VI Mostra do Laboratório de Ensino das Ciências Biológicas (LECBio). 2016. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
SANTOS, K. L.. Avaliador de pôster científico na V Mostra do Laboratório de Ensino das Ciências Biológicas (LECBio). 2015. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Orientou
Análise de Concepções Docentes das Áreas de Ciências da Natureza e Matemática sobre o Uso de Tecnologias Digitais e suas Práticas Pedagógicas; 2025; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Klyvia Leuthier dos Santos;
Estratégias a Serem Desenvolvidas para Crianças com TEA Visando a Inclusão em uma Abordagem de Ciências Exatas Utilizando Materiais do Cotidiano; 2025; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Klyvia Leuthier dos Santos;
Educação Ambiental no Ensino de Ciências: Estratégias Didáticas para a Formação Ecológica nos Anos Iniciais do Fundamental,; 2025; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Klyvia Leuthier dos Santos;
Educação Ambiental na Formação Docente: Análise dos PPCs de Licenciatura em Pedagogia nas Instituições Públicas de Ensino Superior de Pernambuco; 2025; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Klyvia Leuthier dos Santos;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, JOSIVAN WASHINGTON MARINHO DOS ; BARBOSA, MARIA DA CONCEIÇÃO PEREIRA ; SANTOS, KLYVIA LEUTHIER DOS ; LEÃO, ANA MARIA DOS ANJOS CARNEIRO ; GUILHERME, BETÂNIA CRISTINA . SEQUÊNCIA DIDÁTICA E TEMAS GERADORES COMO ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE BIOQUÍMICA E ALIMENTAÇÃO / TEACHING SEQUENCE AND GENERATING TOPICS AS STRATEGIES IN THE TEACHING OF BIOCHEMISTRY AND FOOD. Brazilian Journal of Development , v. 6, p. 66574-66586, 2020.
-
SOUZA, AMANDA CORDEIRO DE MELO ; DOS SANTOS, KLYVIA LEUTHIER ; GUIMARÃES, WALMA NOGUEIRA RAMOS . ÁGUA E CIDADANIA: CONSTRUÇÃO DE CARTILHA DIGITAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS. DIVERS@! (MATINHOS) , v. 11, p. 84, 2019.
-
Alves, Xenia de Santana ; SANTOS, A. B. S. ; DOS SANTOS, KLYVIA LEUTHIER ; GUIMARAES, W. N. R. . LEVANTAMENTO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO DISPOSITIVO MÓVEL COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR. CONEDU , v. V, p. 80-97, 2018.
-
GUILHERME, B. C. ; SANTOS, K. L. . CENAS DA EDUCAÇÃOA DISTÂNCIA:Aprendizagens, Metodologias e Inovações. 202. ed. Recife: Editora Universitária UFRE, 2020. v. 1. 196p .
-
Souza Amanda ; SANTOS, K. L. ; GUIMARAES, W. N. R. . ÁGUA E CIDADANIA: CONSTRUÇÃO DE CARTILHA DIGITAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Divers@, Paraná, , v. 11, p. 84 - 91, 06 jun. 2018.
-
GUILHERME, B. C. ; MARTINS, M. E. A. L. ; SANTOS, A. M. G. ; OLIVEIRA, D. P. ; SANTOS, K. L. . #Educaestuários: práticas para a educação socioambiental no Rio Capibaribe. Extensão Viva- Jornal da Pró- Reitoria de Extensão, Recife, p. 1 - 15, 01 set. 2017.
-
SANTOS, K. L. ; GUIMARAES, W. N. R. ; GUILHERME, B. C. . OLHARES SOBRE O ENSINO DE BIOLOGIA: UMA PRÁTICA VIVENCIADA NO LABORATÓRIO DE ENSINO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFRPE. In: XI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2017, Recife. Anais do XI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2017.
-
SILVA, E. P. D. ; SANTOS, K. L. ; PALMA, M. B. . A elaboração de jogos didáticos como facilitadores no processo de ensino-aprendizagem em anatomia humana: Jogo da Respiração.. In: I Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2013, Recfe. Anais do XI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2013.
-
CHADDAD, P. A. S. ; CRUZ, R. C. M. ; REIS, S. S. M. ; ALVES, P. S. ; CAVALCANTI, M. F. ; SANTOS, K. L. ; FIGUEIRA, M. A. ; GUILHERME, B. C. . DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS COMUNIDADES MEIOFAUNÍSTICAS NA PRAIA ARENOSA DE GAIBU-PE. In: Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar (COLACMAR), 2017, Balneário Camburiú. Anais do COLACMAR, 2017.
-
SANTOS, K. L. ; CRUZ, R. C. M. ; REIS, S. S. M. ; FIGUEIRA, M. A. ; NASCIMENTO, R. C. M. ; GUILHERME, B. C. . DISTRIBUIÇÃO DA COMUNIDADE MEIOFAUNÍSTICA EM ÁREAS COM INFLUÊNCIA DE EFLUENTES DOMÉSTICOS NO ESTUÁRIO DO RIO ARIQUINDÁ (TAMANDARÉ-PE). In: Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar (COLACMAR), 2017, Balneário Camburiú. Anais do COLACMAR, 2017.
-
SANTOS, K. L. ; SILVA, E. P. D. ; CUNHA, J. A. S. ; SOUZA, J. L. ; SANTOS, D. L. A. ; SILVA, T. N. ; COSTA, E. V. . Conhecimento prévio dos alunos de uma escola estadual de Olinda sobre reprodução humana: Considerações e sugestões de práticas pedagógicas. In: XIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Recife. Anais do JEPEX 2013, 2013.
-
SANTOS, K. L. ; SILVA, E. P. D. ; CUNHA, J. A. S. ; SOUZA, J. L. ; SANTOS, D. L. A. ; SILVA, T. N. ; GUILHERME, B. C. . Meninos sabem mais do que meninas? A relação entre gênero e reprodução humana. In: XIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Recife. Anais do JEPEX 2013, 2013.
-
SILVA, E. P. D. ; SANTOS, K. L. ; BARROS, P. D. S. ; SILVA, T. N. ; SOUZA, J. L. ; MARIANO, A. F. S. ; PALMA, M. B. . Utilização de cadáveres no ensino de anatomia humana: refletindo nossas práticas e buscando soluções. In: XIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Recife. Anais do JEPEX 2013, 2013.
-
BARROS, P. D. S. ; MOTA, D. J. V. ; CAVALCANTI, V. L. R. ; SILVA, E. P. D. ; SOUZA, J. L. ; SANTOS, K. L. ; PALMA, M. B. . Alterações anatômicas decorrentes da tuberculose óssea (Mal de Pott).. In: XIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Recife. Anais do JEPEX 2013, 2013.
-
BARROS, P. D. S. ; SANTOS, D. L. A. ; SILVA, E. M. ; SOUZA, J. L. ; SILVA, E. P. D. ; SANTOS, K. L. ; FERNANDES, M. L. B. . Invertebrados usados para confecção de zooartesanatos na cidade do Cabo de Santo Agostinho - PE.. In: XIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Recife. Anais do JEPEX 2013, 2013.
-
BARROS, P. D. S. ; SANTOS, D. L. A. ; SILVA, E. M. ; SOUZA, J. L. ; SILVA, E. P. D. ; SANTOS, K. L. ; FERNANDES, M. L. B. . Zoofobia: o imaginário dos alunos da educação infantil do Cabo de Santo Agostinho - PE. In: XIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Recife. Anais do JEPEX 2013, 2013.
-
SILVA, L. C. ; SILVA, E. P. D. ; SANTOS, K. L. ; SOUZA, J. L. ; SILVA, T. N. ; MARIANO, A. F. S. ; PALMA, M. B. . Alterações morfológicas decorrentes da endometriose. In: XIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Recife. Anais do JEPEX 2013, 2013.
-
SILVA, L. C. ; SILVA, E. P. D. ; SILVA, T. N. ; SANTOS, K. L. ; SOUZA, J. L. ; SANTOS, D. L. A. ; PALMA, M. B. . Comparação anatômica entre a arcada dentária de humanos e roedores.. In: XIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Recife. Anais do JEPEX 2013, 2013.
-
SOUZA, J. L. ; LIBERATO, J. V. C. ; BEZERRA, W. ; SILVA, E. P. D. ; SANTOS, K. L. ; ROCHA, A. C. ; PAVAO, A. C. . Biologia reprodutiva do Nyctanassa violaceae (tamatião) no manguezal do espaço ciência/PE nos anos de 2012 e 2013. In: XIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Recife. Anais do JEPEX 2013, 2013.
-
SANTOS, A. M. G. ; MARTINS, M. E. A. L. ; SANTOS, K. L. ; OLIVEIRA, D. P. ; GUILHERME, B. C. . A lagoa do Araçá como espaço não formal de ensino e aprendizagem: relato de experiência sobre atividades socioambiental em área de manguezal. In: XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Recife. Anais do XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016.
-
SANTOS, K. L. ; FIGUEIRA, M. A. ; CRUZ, R. C. M. ; REIS, S. S. M. ; GUILHERME, B. C. . Avaliação da comunidade meiofaunística em áreas com influência de efluentes domésticos no estuário do Rio Ariquindá (Tamandaré-PE). In: XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX), 2016, Recife. Anais da XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX), 2016.
-
MARTINS, M. E. A. L. ; SANTOS, A. M. G. ; OLIVEIRA, D. P. ; SANTOS, K. L. ; GUILHERME, B. C. . Avaliação do conhecimento dos moradores de Brasília Teimosa a respeito da poluição do Rio Capibaribe e suas consequências ambientais e sociais. In: XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Recife. Anais da XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016.
-
OLIVEIRA, D. P. ; SANTOS, A. M. G. ; MARTINS, M. E. A. L. ; SANTOS, K. L. ; GUILHERME, B. C. . Construção da percepção ambiental dos estudantes da EREM João Bezerra. In: XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX), 2016, Recife. Anais da XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX), 2016.
-
MARTINS, M. E. A. L. ; SANTOS, A. M. G. ; OLIVEIRA, D. P. ; SANTOS, K. L. ; GUILHERME, B. C. . #Educaestuários: pratica para a educação ambiental no estuário do Rio Capibaribe. In: XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX), 2016, Recife. Anais da XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX), 2016.
-
OLIVEIRA, D. P. ; SANTOS, A. M. G. ; MARTINS, M. E. A. L. ; SANTOS, K. L. ; GUILHERME, B. C. . Utilização da mediação didática: caminhos para a construção do conhecimento em educação ambiental. In: XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX), 2016, Recife. Anais da XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX), 2016.
-
MARTINS, M. E. A. L. ; SANTOS, K. L. ; SANTOS, A. M. G. ; GUILHERME, B. C. . Um olhar sobre o estuário do rio Capibaribe: Percepção dos alunos do EREM João Bezerra. In: XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX), 2016, Recife. Anais da XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX), 2016.
-
SANTOS, K. L. ; GUIMARAES, W. N. R. ; SILVA, E. P. D. ; GUILHERME, B. C. . Construção de vivências e diálogos socioambientais na zona estuarina do Rio Capibaribe: uma perspectiva da pesquisa-acão. In: XV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX), 2015, Recife. Anais da XV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX), 2015.
-
GUIMARAES, W. N. R. ; SANTOS, K. L. ; LIMA FILHO, M. P. ; SENA, I. A. G. ; GUILHERME, B. C. . Diversão com robôs: adultos na robótica?. In: XV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX), 2015, Recife. Anais da XV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX), 2015.
-
GUIMARAES, W. N. R. ; SOUZA, H. J. M. ; SANTOS, K. L. ; SENA, I. A. G. ; GUILHERME, B. C. . Nosso Capibaribe: integrando e contextualizando conhecimento de educação socioambiental no ensino básico. In: XV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX), 2015, Recife. Anais da XV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX), 2015.
-
SILVA, R. K. A. ; MOURA, J. M. B. ; OLIVEIRA, D. P. ; MAGALHAES, L. S. O. ; SILVA, G. L. ; SANTOS, K. L. ; GUILHERME, B. C. . Educação ambiental: analisando a água do Rio Capibaribe no município de Paudalho, Pernambuco. In: XIV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX), 2014, Recife. Anais da XIV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX), 2014.
-
SILVA, R. K. A. ; SANTOS, K. L. ; LIMA, S. T. S. . Educação ambiental: uma proposta para valorização do espaço escolar. In: XIV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX), 2014, Recife. Anais da XIV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX), 2014.
-
SANTOS, K. L. ; SILVA, R. K. A. ; MOURA, J. M. B. ; MAGALHAES, L. S. O. ; SILVA, G. L. ; OLIVEIRA, D. P. ; GUILHERME, B. C. . Produção de jogos didáticos e materiais lúdicos na bacia hidrográfica do Rio Capibaribe. In: XIV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX), 2014, Recife. Anais da XIV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX), 2014.
-
SANTOS, K. L. ; SILVA, R. K. A. ; MOURA, J. M. B. ; MAGALHAES, L. S. O. ; SILVA, G. L. ; SOUZA, H. J. M. ; GUILHERME, B. C. . Tecnologias da informação como facilitadores no processo de ensino aprendizagem: uma visão socioambiental na bacia hidrográfica do Rio Capibaribe. In: XIV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX), 2014, Recife. Anais da XIV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX), 2014.
-
SANTOS, K. L. . Conhecendo o Manguezal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, K. L. ; GALINDO, D. A ; GUILHERME, B. C. . BRINQUEDOTECA:O LÚDICO A SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM E DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, K. L. ; REIS, S. S. M. ; CRUZ, R. C. M. ; OLIVEIRA, D. P. ; GUILHERME, B. C. ; GUIMARAES, W. N. R. . APLICATIVO MÓVEL COMO FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, K. L. ; OURIQUES, I. C. L. ; SENA, I. A. G. ; GUIMARAES, W. N. R. . MA HISTÓRIA EM QUADRINHOS POR MEIO DE SOFTWARE GRATUITO PARA CONHECER UMA ESCOLA DO COQUE DE FORMA LÚDICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, K. L. ; FIGUEIRA, M. A. ; CRUZ, R. C. M. ; REIS, S. S. M. ; GUILHERME, B. C. . Avaliação da comunidade meiofaunística em áreas com influência de efluentes domésticos no estuário do Rio Ariquindá (Tamandaré-PE). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, D. P. ; SANTOS, A. M. G. ; MARTINS, M. E. A. L. ; SANTOS, K. L. ; GUILHERME, B. C. . Utilização da mediação didática: caminhos para a construção do conhecimento em educação ambiental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, A. M. G. ; MARTINS, M. E. A. L. ; SANTOS, K. L. ; OLIVEIRA, D. P. ; GUILHERME, B. C. . A lagoa do Araçá como espaço não formal de ensino e aprendizagem: relato de experiência sobre atividades socioambiental em área de manguezal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, D. P. ; SANTOS, A. M. G. ; MARTINS, M. E. A. L. ; SANTOS, K. L. ; GUILHERME, B. C. . Construção da percepção ambiental dos estudantes da EREM João Bezerra. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS, M. E. A. L. ; SANTOS, A. M. G. ; OLIVEIRA, D. P. ; SANTOS, K. L. ; GUILHERME, B. C. . Avaliação do conhecimento dos moradores de Brasília Teimosa a respeito da poluição do Rio Capibaribe e suas consequências ambientais e sociais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS, M. E. A. L. ; SANTOS, A. M. G. ; OLIVEIRA, D. P. ; SANTOS, K. L. ; GUILHERME, B. C. . #Educaestuários: pratica para a educação ambiental no estuário do Rio Capibaribe. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, K. L. . Mobilização contra o Aedes aegypti na Educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, K. L. ; GUIMARAES, W. N. R. ; SILVA, E. P. D. ; GUILHERME, B. C. . Construção de vivências e diálogos socioambientais na zona estuarina do Rio Capibaribe: uma perspectiva da pesquisa-acão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUIMARAES, W. N. R. ; SANTOS, K. L. ; LIMA FILHO, M. P. ; SENA, I. A. G. ; GUILHERME, B. C. . Diversão com robôs: adultos na robótica?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUIMARAES, W. N. R. ; SOUZA, H. J. M. ; SANTOS, K. L. ; SENA, I. A. G. ; GUILHERME, B. C. . Nosso Capibaribe: integrando e contextualizando conhecimento de educação socioambiental no ensino básico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, R. E. T. ; OLIVEIRA, P. M. S. ; SANTOS, K. L. ; SILVA, F. C. L. . Aberrações cromossômicas e heranças do cromossomo X sob uma perspectiva lúdica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, K. L. ; SILVA, R. K. A. ; MOURA, J. M. B. ; MAGALHAES, L. S. O. ; SILVA, G. L. ; SOUZA, H. J. M. ; GUILHERME, B. C. . Tecnologias da informação como facilitadores no processo de ensino aprendizagem: uma visão socioambiental na bacia hidrográfica do Rio Capibaribe.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, R. K. A. ; MOURA, J. M. B. ; OLIVEIRA, D. P. ; MAGALHAES, L. S. O. ; SILVA, G. L. ; SANTOS, K. L. ; GUILHERME, B. C. . Educação ambiental: analisando a água do Rio Capibaribe no município de Paudalho, Pernambuco.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, K. L. ; SILVA, R. K. A. ; MOURA, J. M. B. ; MAGALHAES, L. S. O. ; SILVA, G. L. ; OLIVEIRA, D. P. ; GUILHERME, B. C. . Produção de jogos didáticos e materiais lúdicos na bacia hidrográfica do Rio Capibaribe. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, R. K. A. ; SANTOS, K. L. ; LIMA, S. T. S. . Educação ambiental: uma proposta para valorização do espaço escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, K. L. . Sustentabilidade Ambiental e Tecnologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, E. P. D. ; SANTOS, K. L. ; PALMA, M. B. . A elaboração de jogos didáticos como facilitadores no processo de ensino-aprendizagem em anatomia humana: Jogo da Respiração. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, L. C. ; SILVA, E. P. D. ; SILVA, T. N. ; SANTOS, K. L. ; SOUZA, J. L. ; SANTOS, D. L. A. ; PALMA, M. B. . Comparação anatômica entre a arcada dentária de humanos e roedores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, L. C. ; SILVA, E. P. D. ; SANTOS, K. L. ; SOUZA, J. L. ; SILVA, T. N. ; MARIANO, A. F. S. ; PALMA, M. B. . Alterações morfológicas decorrentes da endometriose. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, E. P. D. ; SANTOS, K. L. ; BARROS, P. D. S. ; SILVA, T. N. ; SOUZA, J. L. ; MARIANO, A. F. S. ; PALMA, M. B. . Utilização de cadáveres no ensino de anatomia humana: refletindo nossas práticas e buscando soluções. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DOS SANTOS, KLYVIA LEUTHIER . Gamificação 360º ? Ferramentas de Metodologias Ativas para Ciências Ambientais. 2025. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
SANTOS, K. L. . Missão Gamificar: Ferramentas gratuitas para professores incríveis. 2025. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
SANTOS, K. L. . Metodologias Ativas para Ciências Ambientais. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
SANTOS, K. L. . Metodologias Ativas na prática. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
SANTOS, K. L. . Canva como ferramenta de mediação pedagógica. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
SANTOS, K. L. . Ensino Remoto como utilizar metodologias ativas nessa realidade. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
SANTOS, K. L. . Planejar e criar: como fazer seu aplicativo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
SANTOS, K. L. . Métodos e técnicas textuais do trabalho científico. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
SANTOS, K. L. . #Não à Extinção. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2024 - 2024
Mostra itinerante biomas do Brasil: Diversidade, saberes e tecnologias sociais do litoral ao Sertão, Descrição: Descrição: A Mostra Itinerante Biomas do Brasil, que será realizada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), é uma iniciativa que promete no espaço formal transformar a divulgação científica e o ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, ressignificando as metodologias de ensino, pois incorpora recursos didáticos inovadores e linguagens metodológicas alternativas que valorizam o conhecimento prévio dos estudantes, promovem a problematização e contextualização dos conteúdos e incentivam a formação do conhecimento científico. Além de facilitar a compreensão da diversidade e complexidade dos nossos ecossistemas, despertando o interesse e a curiosidade científica de todos os envolvidos, conectando o conhecimento teórico à realidade dos estudantes formando uma rede de saberes sobre os biomas brasileiros de forma multidisciplinaridade. Considerando o seu potencial multiplicador, uma vez que as atividades possibilitam a melhoria da educação nas diferentes áreas das Ciências da Natureza, ampliando os espaços de divulgação e popularização da Ciência, principalmente em regiões periféricas e distantes do capital pernambucana, de forma ampla, acessível e para diferentes públicos a proposta tem como objetivo: promover a divulgação científica em espaços formais e não formais do litoral ao sertão de Pernambuco por meio de ações sobre os biomas pernambucanos na perspectiva da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e na Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (60) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Klyvia Leuthier dos Santos - Integrante / Betânia Cristina Guilherme - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
-
2024 - 2024
Mostra itinerante biomas do Brasil: Diversidade, saberes e tecnologias sociais, Descrição: A Mostra Itinerante Biomas do Brasil, que será realizada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), é uma iniciativa que promete no espaço formal transformar a divulgação científica e o ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, ressignificando as metodologias de ensino, pois incorpora recursos didáticos inovadores e linguagens metodológicas alternativas que valorizam o conhecimento prévio dos estudantes, promovem a problematização e contextualização dos conteúdos e incentivam a formação do conhecimento científico. Além de facilitar a compreensão da diversidade e complexidade dos nossos ecossistemas, despertando o interesse e a curiosidade científica de todos os envolvidos, conectando o conhecimento teórico à realidade dos estudantes formando uma rede de saberes sobre os biomas brasileiros de forma multidisciplinaridade. Considerando o seu potencial multiplicador, uma vez que as atividades possibilitam a melhoria da educação nas diferentes áreas das Ciências da Natureza, ampliando os espaços de divulgação e popularização da Ciência, principalmente em regiões periféricas e distantes do capital pernambucana, de forma ampla, acessível e para diferentes públicos a proposta tem como objetivo: promover a divulgação científica em espaços formais e não formais do litoral ao sertão de Pernambuco por meio de ações sobre os biomas pernambucanos na perspectiva da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e na Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (60) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (15) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Klyvia Leuthier dos Santos - Integrante / Betânia Cristina Guilherme - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
-
2024 - Atual
Conectando a Ciência Oceânica com a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Descrição: Cultura Oceânica, que visa aumentar a compreensão e a valorização dos oceanos, tem ganhado destaque nos últimos anos como resposta aos desafios de superexploração, poluição e mudanças climáticas. A economia azul surge como uma solução, promovendo o uso sustentável dos recursos marinhos para o desenvolvimento econômico e a conservação dos ecossistemas. O presente projeto busca compreender a conexão da Ciência Oceânica com a educação para o desenvolvimento sustentável, por meio de ações pedagógicas e inovações tecnológicas., especialmente em Pernambuco, sobre a importância da conservação marinha e o desenvolvimento sustentável. As ações serão promovidas especialmente em ambientes costeiros e interiores do estado, em espaços formais (escolas de educação básica) e não-formais (colônias de pescadores, centros comunitários, parques, praças e outras áreas públicas do entorno de cada área escolhida, além das mídias digitais). O projeto se estrutura com base na pesquisa-ação, dividido em dois momentos: Pesquisa científica- criação de materiais didáticos e ferramentas digitais, montagem de laboratório itinerante, análises de qualidade da água e indicadores ambientais. A proposta da pesquisa e abordar de forma ativa e participativa a perspectiva CTI através de ações para alfabetização científica , destacando a produção de organismos 3D e simulação com Arduíno para projeção de um oceano..Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Klyvia Leuthier dos Santos - Integrante / Betânia Cristina Guilherme - Coordenador.
-
2024 - Atual
Núcleo de pesquisa em formação de professores de biologia e educação ambiental, Descrição: O NupeBio foi criado em 2021 na área de ensino do Departamento de Biologia da UFRPE, articulando diferentes saberes para formação inicial e continuada de docentes na área de Ciências e Biologia. Realiza estudos e pesquisas na grande área das ciências humanas/educação/ensino, tendo como foco principal a pesquisa na formação de professores, Biologia e Educação ambiental, buscando articular a divulgação científica através de práticas educativas Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS) em diferentes contextos, socioambientais e socioculturais. Vem desenvolvendo trabalhos iniciação científica, extensão, mestrado e doutorado. O núcleo tem uma perspectiva inter/multidisciplinar estabelecendo diálogos com outros campos, tais como, ecologia, zoologia e botânica, estudos curriculares, Construção de modelo didático, movimentos sociais, estudos de narrativas na educação, e outros. As atividades repercutem principalmente na formação de pesquisadores e professores que atuam na área.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Klyvia Leuthier dos Santos - Integrante / Betânia Cristina Guilherme - Coordenador / Regina Célia Macedo do Nascimento - Integrante.
-
2024 - Atual
Grupo de Pesquisa: NUPEFOPI - NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INTERDISCIPLINARIDADE, Descrição: Núcleo de Pesquisa e Extensão em Formação de Professores e Interdisciplinaridade coordenado pelo professor Dr. Thiago Araujo da Silveira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Klyvia Leuthier dos Santos - Coordenador / Thiago Araujo da Silveira - Integrante.
-
2024 - Atual
Conectando a Ciência Oceânica com a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Descrição: Cultura Oceânica, que visa aumentar a compreensão e a valorização dos oceanos, tem ganhado destaque nos últimos anos como resposta aos desafios de superexploração, poluição e mudanças climáticas. A economia azul surge como uma solução, promovendo o uso sustentável dos recursos marinhos para o desenvolvimento econômico e a conservação dos ecossistemas. O presente projeto busca compreender a conexão da Ciência Oceânica com a educação para o desenvolvimento sustentável, por meio de ações pedagógicas e inovações tecnológicas., especialmente em Pernambuco, sobre a importância da conservação marinha e o desenvolvimento sustentável. As ações serão promovidas especialmente em ambientes costeiros e interiores do estado, em espaços formais (escolas de educação básica) e não-formais (colônias de pescadores, centros comunitários, parques, praças e outras áreas públicas do entorno de cada área escolhida, além das mídias digitais). O projeto se estrutura com base na pesquisa-ação, dividido em dois momentos: Pesquisa científica- criação de materiais didáticos e ferramentas digitais, montagem de laboratório itinerante, análises de qualidade da água e indicadores ambientais. A proposta da pesquisa e abordar de forma ativa e participativa a perspectiva CTI através de ações para alfabetização científica , destacando a produção de organismos 3D e simulação com Arduíno para projeção de um oceano..Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Klyvia Leuthier dos Santos - Integrante / Betânia Cristina Guilherme - Coordenador.
-
2023 - 2023
Mostra Itinerante: Divulgação Científica em espaços formais e não formais do litoral, Descrição: A mostra Itinerante teve como objetivo levar a popularização da Ciência para espaços educativos não formais e formais potencializando o saber científico de forma tangível e passível de exploração de forma equitativa. Assim sendo, por meio desse projeto a divulgação científica ocorreu como possibilidade de transformação social, para tanto buscamos dirimir alguns, dos mais diversos problemas que foram ocasionados durante a pandemia, sobretudo, pela falta de contato didático e experimental com as Ciências da Natureza, quais sejam Biologia, Química e Física. O presente projeto ocorreu do litoral ao sertão de Pernambuco realizando a popularização da Ciência, na ótica da Biologia, Química e Física, para professores e estudantes de diferentes regiões do nosso estado, considerando também a própria abrangência da UFRPE. E além disso, fomentar a importância da Ciência para a tomada de decisões, considerando a formação cidadã de todos os pernambucanos e todas as pernambucanas, que têm um papel fundamental no desenvolvimento do Pernambuco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Klyvia Leuthier dos Santos - Integrante / Betânia Cristina Guilherme - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
-
2019 - 2021
Biorremediação, restauração e monitoramento de ecossistemas costeiros impactados pelo petróleo em Pernambuco, Descrição: O maior foco do presente projeto é a bioremediação e a restauração ecossistêmica. No entanto, para entender os efeitos do óleo e avaliar a aplicação futura dos métodos de recuperação que serão testados, o Pro-Óleo inclui também o monitoramento dos ecossistemas afetados com vários indicadores ambientais (plâncton, bentos e nécton) em duas grandes áreas de importância socioeconômica e ecológica para o estado de Pernambuco: (i) setor norte - Canal de Santa Cruz e área estuarina e costeira de Jaguaribe, e (ii) setor sul - Suape, Maracaípe e Porto de Galinhas. Dentro de cada setor, tem áreas que foram diretamente afetadas pelo óleo e outras que não tiveram impacto direto. Ao final do projeto, forneceremos subsídios para o melhor manejo dos ecossistemas diante do desastre ambiental em questão, incluindo métodos de monitoramento e recuperação ecossistêmica, remediação da problemática dos poluentes de petróleo em ambientes costeiros (estuários, bancos de fanerógamas, praias arenosas e recifes). O monitoramento será feito de forma integrada nessas áreas envolvendo diferentes níveis bióticos: plâncton, nécton, bentos (macrofauna e meiofauna). Incluirá diversas estratégias como comparação da biota antes (dados já obtidos) e depois do derramamento de óleo, incluindo análises genéticas de espécies indicadoras (ex. cavalo marinho), estrutura e composição da comunidade (ex. macrofauna bentônica, meiofauna, comunidade recifal, ictiofauna), avaliação da mortalidade planctonica por exposição ao óleo, experimentos de toxicidade do óleo em laboratório com espécies indicadoras. Para estabelecimento de protocolos de ações para mitigação dos danos, serão feitas abordagens de bioremediação (avaliação de diferentes métodos de bioestimulação para recuperação da biota em estuários e praias arenosas), recuperação de corais (avaliação de diferentes métodos de manejo para recuperação de colônias atingidas) e restauração de recifes (análise de viabilidade de transplantação de corais saudáveis para áreas muito degradas). Com o monitoramento dos locais atingidos e das áreas-alvo dos programas de restauração e bioremediação, será possível estabelecer indicadores ambientais do processo de recuperação ecossistêmica, bem como indicar os melhores locais para recebimento de tais ações. A junção das informações científicas a serem obtidas a partir do presente projeto permitirá a implementação futura de programas de recuperação dos ecossistemas costeiros do Estado, mantendo, desta forma, a segurança das atividades socioeconômicas litorâneas, bem como a saúde ecossistêmica como um todo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Klyvia Leuthier dos Santos - Coordenador / GUILHERME, BETÂNIA CRISTINA - Integrante / Mauro de Melo Júnior - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
-
2016 - 2016
Estrutura e distribuição espacial meiofaunística em área com influencia de efluentes domésticos no estuário do Rio Ariquindá (Tamandaré-PE), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Klyvia Leuthier dos Santos - Integrante / Betânia Cristina Guilherme - Coordenador.
-
2016 - 2016
Educaestuários: práticas para a educação socioambiental no estuário Capibaribe, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Klyvia Leuthier dos Santos - Integrante / Betânia Cristina Guilherme - Coordenador.
-
2015 - 2015
Capibaribe-se: vivências e praticas socioambientais nas escolas e comunidades do baixo capibaribe, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Klyvia Leuthier dos Santos - Integrante / Betânia Cristina Guilherme - Coordenador.
-
2014 - 2014
De olho na água do Capibaribe: estratégias educativas de monitoramento da qualidade da água, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Klyvia Leuthier dos Santos - Integrante / Betânia Cristina Guilherme - Coordenador.
-
2013 - 2014
GENTE, FLORESTA E ÁGUA: EXPLORANDO POTENCIALIDADES EM ÁREAS PROTEGIDAS NA BACIA DO CAPIBARIBE - EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BAIXO CAPIBARIBE - VALORIZANDO A INCLUSÃO., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Klyvia Leuthier dos Santos - Integrante / Ednilza Maranhão dos Santos - Coordenador.
-
2013 - 2013
Programa Educação para a gestão compartilhada da água, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Klyvia Leuthier dos Santos - Integrante / Betânia Cristina Guilherme - Coordenador.
Prêmios
2017
Menção honrosa na VIII Mostra do Laboratório de Ensino de Ciências Biológicas (LECBio) - #Educaestuários: diagnóstico socioambiental inicial da comunidade de Brasília Teimosa, Pina-PE, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
2016
Homenagem durante a VII Mostra do Laboratório de Ensino de Ciências Biológicas (LECBio) - Alfabetização científica: desafios para a formação e prática docente, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2016
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBIC/ CNPq/ UFRPE, Carga horária: 20
Outras informações:
Estrutura e Distribuição Espacial Meiofaunística em área com Influencia de Efluente Domésticos no Estuário do Rio Ariquindá ( TAMANDARÉ- PE)
2015 - 2016
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
Outras informações:
Monitora da disciplina de Prática de Biologia do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, sob a supervisão da Profa. Dra. Betânia Cristina Guilherme.
Carga horária total: 480h.
2013 - 2013
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto : Caracterização da comunidade meiofaunística das praias arenosas do litoral sul de Pernambuco: ênfase no estudo taxonônico e bioquímico de Nematoda.
2018 - Atual
EADTEC - Educação a Distância e TecnologiasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Pesquisadora, Carga horária: 20
2017 - Atual
EADTEC - Educação a Distância e TecnologiasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica- Apoio Discente, Carga horária: 40
2016 - 2018
EADTEC - Educação a Distância e TecnologiasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Virtual
2012 - 2018
Ecole Ensino IntegralizadoVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora de Ciências do Ensino Fundamental I e II
2020 - Atual
Colégio AvanceVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 12
2016 - 2016
Instituto Campus PartyVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador voluntário, Carga horária: 12
Outras informações:
Colaborador voluntário durante a Campus Weekend Recife
2015 - 2015
Instituto Campus PartyVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador Voluntário, Carga horária: 30
Outras informações:
Colaborador Voluntário durante a quarta edicão da Campus Party Recife.
2014 - 2014
Instituto Campus PartyVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador Voluntário, Carga horária: 30
Outras informações:
Colaborador voluntário durante a terceira edição da Campus Party Recife
2012 - 2014
Escola Estadual Jerônimo AlbuquerqueVínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividades desenvolvidas na disciplina de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
2013 - 2017
Escola de Referência em Ensino Médio João BezerraVínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Atividades Docente, Carga horária: 12
Outras informações:
Atividades pedagógicas de docência no Ensino Médio na disciplina de Biologia e Meio Ambiente.
2012 - 2012
Prefeitura Municipal de Recife, PM/RecifeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor Mais Educação, Carga horária: 6
2019 - Atual
Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia UFRPEVínculo: Professor Formador, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica - Apoio Discente, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Klyvia Leuthier dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?