Alessandra de Cássia Souza
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador (1997) e especialização em Hidroterapia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2000). Atua no atendimento clínico fisioterapêutico e tem ampla experiência acadêmica no curso de Fisioterapia.
Informações coletadas do Lattes em 13/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Hidroterapia
1999 - 2000
Universidade Bandeirante de São Paulo
Título: Protocolo Hidroterapêutico de Reabilitação para Atletas após Reconstrução Artroscópica de Ligamento Cruzado Anterior
Orientador: Edeval Silveira
Graduação em Fisioterapia
1993 - 1997
Universidade Católica do Salvador
Título: Eficiência do Protocolo Fisioterapêutico Acelerado após Entorse de III Grau de LCA em Atletas
Orientador: Edvaldo Moreira de Jesus
Formação complementar
2018 - 2018
Avaliação e Reabilitação Vestibular. (Carga horária: 20h). , GRUPO GNAP, GNAP, Brasil.
2017 - 2017
Mulligan's Manual Therapy Concept. (Carga horária: 40h). , Instituto Mulligan do Brasil e SENSOMED Cursos e Consultorias, SENSOMED, Brasil.
2016 - 2016
Dry Needling - Agulhamento Seco. (Carga horária: 20h). , SENSOMED Cursos e Consultoria, SENSOMED, Brasil.
2010 - 2010
Terapia Manual Subaquática. (Carga horária: 20h). , I Congresso Internacional de Fisioterapia Aquática, II CONNEFIA, Brasil.
2008 - 2008
Terapia Aquática em Neuropediatria. (Carga horária: 20h). , I Congresso Norte-Nordeste de Fisioterapia Aquática e Atividades Aquáticas, I CONNEFIA, Brasil.
2007 - 2007
Método dos Anéis de Bad Ragaz. (Carga horária: 20h). , Hidro Vida, HIDRO VIDA, Brasil.
2004 - 2004
Hidroterapia na Neurologia. (Carga horária: 16h). , Acquaterapia, ACQUATERAPIA, Brasil.
2003 - 2003
Linfoterapia. (Carga horária: 56h). , Curso Ângela Marx e Márcia Camargo, LINFOTERAPIA, Brasil.
2002 - 2002
Hidroterapia em Neurologia. (Carga horária: 25h). , Ondina Fisiocenter, FISIOCENTER, Brasil.
2002 - 2002
Fluir Hidro. (Carga horária: 36h). , Associação Baiana de Medicina e Espaço Terapêutico Andréa Maestri, ABM, Brasil.
1998 - 1998
Halliwick Method Basic Course. , Association of Swimming Therapy, AST, Brasil.
1998 - 1998
Watsu I. (Carga horária: 50h). , Worldwide Aquatic Bodywork Association, WABA, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia Aquática (Ortopedia, Traumatologia, Reumatologia e Neurologia).
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia Geral (Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia).
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Dermato Funcional (Drenagem Linfática - Estética e Oncologia).
Participação em eventos
Atividade Processual de Capacitação Docente Integrante do Programa Institucional de Desenvolvimento Docente da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. 2010. (Seminário).
Atividade Processual de Capacitação Docente Integrante do Programa Institucional de Desenvolvimento Docente da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. 2010. (Oficina).
VI Fórum Pedagógico da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. 2010. (Outra).
X Mostra Científica e Cultural e VIII Jornada de Iniciação Científica/PIBIC da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.Fortalecimento Muscular em Pacientes com HTLV-1 e Sua Influência no Desempenho Funcional / Prevalência de Dor Neuropática em Portadores de HTLV-I / Risco de Queda em Idosos Hígidos / Caracterização Ultraestrutural e Funcional da Infecção Chagásica Pela CE. 2010. (Outra).
IX Mostra Científica e Cultural e VII Jornada de Iniciação Científica/PIBIC da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.Efeitos da Técnica WATSU na Qualidade de Vida de Pacientes com Transtorno de Pânico. 2009. (Outra).
IV Encontro de Psicologia Organizacional e do Trabalho.Reabilitação de Pacientes com LER/DORT - Contribuições da Psicologia, da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. 2008. (Encontro).
VIII Mostra Científica e Cultural e VI Jornada de Iniciação Científica/PIBIC da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.Os efeitos da piscina terapêutica em crianças com paralisia cerebral diparética espástica / Infuência da intervenção física do terapeuta na distância percorrida por portadores da DPOC / Valores de referência do teste de caminhada de seis minutos em adulto. 2008. (Outra).
I Congresso Brasileiro de Hidroterapia e Terapias Corporais Aquáticas. 2007. (Congresso).
IV Fórum Pedagógico da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. 2007. (Outra).
Participação em bancas
SOUZA, A. C.. Os Efeitos da Piscina Terapêutica em Crianças com Paralisia Cerebral Diparética Espástica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
SOUZA, A. C.. Fisioterapia Aquática em Idosos Portadores de Gonartrose: Efeito na Flexão Articular e nas Atividades da Vida Diária. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
SOUZA, A. C.. Repercussões da Fisioterapia Aquática em Crianças Portadoras de Distrofia Muscular de Duchenne. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
SOUZA, A. C.. Reabilitação Aquática Pós-reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior: Estudo de Caso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
SOUZA, A. C.. Proposta de Tratamento para Melhora do Equilíbrio em Idosas Utilizando o Método Halliwick. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
SOUZA, A. C.. Efeitos Cardiorrespiratórios da Fisioterapia Aquática em Crianças Asmáticas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
SOUZA, A. C.. Santos.Atuação do Tratamento da Piscina Terapêutica na Adequação do Tônus em Bebês com Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
SOUZA, A. C.. Benefícios da Terapia Manual Aquática na Capsulite Adesiva do Ombro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
SOUZA, A. C.. A Importância da Fisioterapia Aquática na Reabilitação Pós Artroplastia Total do Joelho. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
SOUZA, A. C.. A Importância do Método dos Anéis de Bad Ragaz na Reabilitação Pós Artroplastia Total de Quadril. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
SOUZA, A. C.. A Importância da Fisioterapia Aquática no Tratamento Precoce da Hérnia de Disco Lombar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Orientou
Fisioterapia Aquática no tratamento de idosos com diagnóstico de gonartrose; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Alessandra de Cássia Souza;
Watsu na Qualidade de Vida de Pacientes com Transtorno de Pânico: Estudo de Caso; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Alessandra de Cássia Souza;
O Método Halliwick na Funcionalidade e Equilíbrio de Crianças com Síndrome de Down - Relato de Três Casos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Alessandra de Cássia Souza;
Avaliação da Eficácia de um Protocolo Proposto de Fisioterapia Aquática para Tratamento da Lombalgia Gestacional: Estudos de Casos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Alessandra de Cássia Souza;
Uso da Hidroterapia na Esclerose Múltipla - Um Relato de Caso; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Alessandra de Cássia Souza;
Efeitos da Reabilitação Aquática sobre as Alterações Físicas e Psicoemocionais Decorrentes da Mastectomia Radical; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Alessandra de Cássia Souza;
Repercussão da Fisioterapia Aquática na Reabilitação de Crianças com Paralisia Cerebral Espástica; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Alessandra de Cássia Souza;
Prêmios
2008
Professora Homenageada da Turma de Formandos 2008.1, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
2007
Professora Homenageada da Turma de Formandos 2007.1, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
2007
Professora Homenageada da Turma de Formandos 2007.2, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Histórico profissional
Experiência profissional
2003 - Atual
Ondina FisiocenterVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 35
Outras informações:
Atendimento fisioterapêutico nas áreas de piscina terapêutica, fisioterapia geral e drenagem linfática
Atividades
-
01/2003
Serviços técnicos especializados , Fisioterapia, .,Serviço realizado, Atendimento fisioterapêutico em piscina nas áreas de Ortopedia, Traumatologia, Reumatologia e Neurologia e atendimento fisioterapêutico nas áreas de Ortopedia, Traumatologia, Reumatologia e Dermatologia (drenagem linfática - oncologia e estética)..
2012 - Atual
Fundação Bahiana para Desenvolvimento das CiênciasVínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 10
Outras informações:
Atendimento fisioterapêutico em piscina terapêutica
Atividades
-
01/2012
Serviços técnicos especializados , Fisioterapia, .,Serviço realizado, Atendimento fisioterapêutico em piscina terapêutica nas áreas de Ortopedia, Traumatologia, Reumatologia e Neurologia.
2011 - 2013
Faculdade São SalvadorVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora da matéria Hidroterapia do Curso de Fisioterapia
Atividades
-
08/2011 - 12/2013
Ensino, Curso de Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidroterapia
2011 - 2013
Instituto Salvador de Ensino e CulturaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3
Outras informações:
Professora da matéria Hidroterapia e Fisioterapia Aquática do Curso de Fisioterapia
Atividades
-
06/2011 - 02/2013
Ensino, Curso de Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidroterapia
2004 - 2011
Escola Bahiana de Medicina e Saúde PúblicaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 20
Outras informações:
Supervisora de Estágio da área de Piscina Terapêutica
Atividades
-
06/2004 - 01/2011
Estágios , Supervisora, .,Estágio realizado, Foi professora responsável pela Fisioterapia Aquática do Estágio Integrado Ambulatorial, supervisionando os alunos de forma teórico-prática, nos atendimentos aos pacientes infantis e adultos da clínica escola..
2003 - 2007
Atendimento de Fisioterapia ClínicaVínculo: Socio, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 10
Atividades
-
12/2003 - 09/2007
Serviços técnicos especializados , Fisioterapia, .,Serviço realizado, Atendimento fisioterapêutico na área de Drenagem Linfática / Linfoterapia.
2001 - 2003
Centro Triathlon de ConvivênciaVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 15
Atividades
-
07/2001 - 12/2003
Serviços técnicos especializados , Fisioterapia, .,Serviço realizado, Atendimento fisioterapêutico em piscina nas áreas de Ortopedia, Traumatologia, Reumatologia e Neurologia.
1999 - 2000
São Paulo Futebol ClubeVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20
Outras informações:
Fisioterapeuta do time profissional de vôlei
Atividades
-
10/1999 - 05/2000
Serviços técnicos especializados , Fisioterapia, .,Serviço realizado, Atendimento fisioterapêutico à equipe profissional de voleibol masculino.
1998 - 1998
Acqua VitaeVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20
Atividades
-
02/1998 - 07/1998
Serviços técnicos especializados , Fisioterapia, .,Serviço realizado, Atendimento fisioterapêutico em piscina nas áreas de Ortopedia, Traumatologia, Reumatologia e Neurologia.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alessandra de Cássia Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?