Luzimar Barbalho da Silva
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Rio Grande do Norte; Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Doutorado em Ciências da Educação (com especialidade na área Desenvolvimento Curricular) pela Universidade do Minho/Portugal.
É pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, exercendo a função de Coordenadora Pedagógica da Diretoria de Ensino.Tem formação e experiência na área de Psicopedagogia e como professora da Educação Básica e Educação Superior. Membro colaboradora do Centro de Investigação em Educação (CIED) da Uminho, de 2010 a 2012.
Informações coletadas do Lattes em 12/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Curso Ciências da Educação/Desen. Curricular
2009 - 2012
Universidade do Minho
Título: A Reestruturação Curricular da Educação Profissional no Brasil Face às Diretrizes Nacionais e Internacionais e a Participação dos Agentes Curriculares: o caso do IFRN
Orientador: José Augusto Pacheco
Bolsista do(a): Erasmus Mundus, MUNDUS17, Portugal. Palavras-chave: Capital humano, reforma, ensino profissionalizante; Curriculo, participação.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Educação
2004 - 2007
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: A política de formação inicial de professores e a implementação do componente curricular prática profissional na licenciatura de Geogragia do CEFET?RN,Ano de Obtenção: 2007
Alda Maria Duarte Araújo Castro.Palavras-chave: Currículo. Prática Profissional. Experiência; Políticas de Formação de professores.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em Saude Mental da Infancia e Adolescencia
2000 - 2002
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O currículo por competências e as Inteligências Múltiplas
Especialização em Metodologia da Pesquisa e Mét. e Téc.Ens. Superior
1996 - 1997
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: Novas Tecnologias, Trabalho e Educação: do Taylorismo/Fordismo ao Toyotismo.
Orientador: Antôni Cabral Neto
Aperfeiçoamento em Licenciatura Plena Magistério de I Grau
1992 - 1994
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Ano de finalização: 1994;
Formação complementar
2012 - 2012
Como publicar em Revistas Científicas. (Carga horária: 60h). , Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
2012 - 2012
Análise de Conteúdo. (Carga horária: 30h). , Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
2012 - 2012
Software Nvivo. (Carga horária: 20h). , Universidade de Coimbra, UNIVERSIDADE COI, Portugal.
2010 - 2010
Extensão universitária em Organização de Dados e Análise Univariada em SPSS. (Carga horária: 12h). , TecNinho - Universidade do Minho, TEC-NINHO, Portugal.
2010 - 2010
Extensão universitária em Curso Básico de Espanhol A2. (Carga horária: 50h). , BabeliUM ? Centro de Línguas da UMinho, BABELIUM, Portugal.
2010 - 2010
Extensão universitária em Curso Básico de Espanhol 1A. (Carga horária: 50h). , BabeliUM - Centro de Línguas - ILCH - Universidade do Minho, BABELIUM, Portugal.
2010 - 2010
Métodos Qualitativos. (Carga horária: 6h). , Centro de Investigação da Univerisdade do Minho, CIED/UMINHO, Portugal.
2010 - 2010
Publicar em Revistas Científicas:finalidades e pro. (Carga horária: 3h). , Universidade do Minho (CIED), UMINHO (CIED), Portugal.
2010 - 2010
Métodos Quantitativos. (Carga horária: 6h). , Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
SILVA, L. B. ; PACHECO, J. A. ; GUIMARAES, E. R. ; VARELA, B. ; VERGARA, D. ; LORENZO, M. A. ; SEABRA, F. B. ; HENRIQUES, S. ; DIAZ, M. J. S. . SIMPÓSIO AUTO-ORGANIZADO:REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS: DIFERENTES MODOS DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. 2012. (Outro).
Participação em eventos
VII Congresso Iberoamericana de Docencia Universitária: Ensino Superior e qualidade na docência.A tríade ensino, pesquisa e extensão nos cursos de formação de professores. 2012. (Simpósio).
Conferência Doutoral A experiência de investigação em Educação Básica. 2011. (Outra).
INTERNATIONAL CONFERENCE ICT for inclusive learning: the way forward. The politics of educational and social inclusion in the perspective of lifelong learning, in Portugal and Brazil. 2011. (Congresso).
La recherche en éducation dans le monde, où en sommes-nous? Thèmes, méthodologies et politiques de recherches. Les fondements epistemologiques et les tendances theoriques et methodologiques actuelles qui guident la recherche en education au Bresil et au Portugal. 2011. (Congresso).
PAEE 2011 - 3rd International Symposium on Project Approaches in Engineering Education. A interdisciplinaridade como princípio pedagógico para elaboração do projeto curricular nos cursos de formação profissional. 2011. (Congresso).
The First International Congress on Curriculum and Instruction. Curriculum differentiation in education of youth and adults. 2011. (Congresso).
XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Trabalho, Educação, Currículo e a Formação Integral do Trabalhador. 2011. (Congresso).
XI Congresso SPCE. As políticas, os valores e a ética de Educação Profissional no Brasil: formar para o mercado de trabalho ou para cidadania?. 2011. (Congresso).
2 Congresso Internacional de Avaliação em Educação - Aprender ao longo da vida: contributos, perspectivas e questionamentos do currículo e da avaliação. POLÍTICAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA NO BRASIL E EM PORTUGAL: O CASO DO PROEJA E EFA. 2010. (Congresso).
62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 2010. (Outra).
A Educação na República: passado, Presente, Futuro. 2010. (Outra).
Clolóquio Internacional: Interculturalidade (s), comunicação e Desenvolvimento.As Políticas e as Reformas de educação profissional a partir da década de 1990: da União europeia ao Brasil. 2010. (Outra).
Colóquio Internacional: O trabalho, as Técnicas e o mundo. 2010. (Outra).
Conferência Inclusão Social e Educação. 2010. (Outra).
Forum Mundial de Educação, Investigação e Cultura da Paz. 2010. (Outra).
IX Colóquio sobre Questões Curriculares/ V Colóquio Luso-Brasileiro.O currículo da educação profissional brasiliera da década de 1990 à luz da Nova Sociologia da Educação:breve reflexão crítica. 2010. (Outra).
Second Ibero-American Symposium on Project Approaches in Engineering Education.AVALIAR O DESEMPENHO DISCENTE NO TRABALHO POR PROJETOS NOS CURSOS SUPERIORES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL: uma experiência no IFRN, Brasil. 2010. (Simpósio).
Seminário: Encantos e Desencantos da Avaliação de Escolas. 2010. (Seminário).
Seminário Educação, Desenvolvimento e Culturas. 2010. (Seminário).
Seminário Formação-ação participativa para a prevenção de acidentes: o conceito Matriosca e os seus percursores. 2010. (Seminário).
Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica: Educação, Desenvolvimento e Inclusão.Participação na qualidade de voluntariado.. 2009. (Outra).
II Seminário de Educação de Adultos e Intervenção Comunitária. 2009. (Seminário).
X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. PROJETO INTEGRADOR COMO UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA SIGNIFICATIVA NO CURRÍCULO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE. 2009. (Congresso).
Convivendo com as diferenças (inclusão).Convivendo com as diferenças. 2008. (Outra).
Dinâmica: integração de alunos e coordenadores.Dinâmica: integração de alunos e coordenadores. 2008. (Oficina).
Gestão do conflito: reflexos na avaliação docente e na avaliação institucional.Gestão do conflito: reflexos na avaliação docente e na avaliação institucional. 2008. (Outra).
IEncontro da Rede de Políticas públicas: cidade, Política e Atores. 2008. (Encontro).
Congresso de Formação Continuada Docente.Mini-curso: As políticas Educacionais na Formação do professor: implicações e representações do pensamento docente.. 2005. (Outra).
I Seminário sobre transdisciplinaridade e complexidade do CEFET/RN.Mini-curso: Epistemologia da Complexidade. 2004. (Outra).
I Seminário sobre Transdisciplinaridade e complexidade do CEFET/RN: uma nova visão para a educação do século XXI.I Seminário sobre Transdisciplinaridade e complexidade do CEFET/RN: uma nova visão para a educação do século XXI. 2004. (Seminário).
Palestra sobre a formação do pesquisador e do orientador.Formação do pesquisador e do orientador. 2004. (Outra).
Por uma pedagogia vivencial.Por uma pedagogia vivencial. 2004. (Oficina).
VI Congresso Brasileiro de Geógrafos: setenta anos da AGB: as transformações do espaço e a Geografia no século XXI. VI Congresso Brasileiro de Geógrafos: setenta anos da AGB: as transformações do espaço e a Geografia no século XXI. 2004. (Congresso).
55 Reunião Anual da SBPC: educação e tecnologia para inclusão social.55 Reunião Anual da SBPC: educação e tecnologia para inclusão social. 2003. (Outra).
Audiência pública da Comissão Especial de Avaliação da Educação Superior.Audiência pública da Comissão Especial de Avaliação da Educação Superior. 2003. (Outra).
III Jornada de Educação das escolas da Rede Municipal de Natal.III Jornada de Educação das escolas da Rede Municipal de Natal. 2003. (Encontro).
I Simpósio sobre Complexidade e Qualidade de vida, com Edgar Morim.I Simpósio sobre Complexidade e Qualidade de vida, com Edgar Morim. 2003. (Simpósio).
I Encontro de professores formadores atuando no curriculo por competência..I Encontro de professores formadores atuando no curriculo por competência.. 2002. (Encontro).
Mini-curso: Políticas educacionais brasileiras: O FUNDEF em questão..Mini-curso: Políticas educacionais brasileiras: O FUNDEF em questão.. 2002. (Outra).
Seminário de Pesquisa do CCSA/UFRN: Universidade, ética e responsabilidade social..Seminário de Pesquisa do CCSA/UFRN: Universidade, ética e responsabilidade social.. 2002. (Seminário).
Seminário sobre Formação de professores para a Educação Básica.Seminário sobre Formação de professores para a Educação Básica. 2002. (Seminário).
I Encontro Nacional de Pedagogia da Rede Federal.I Encontro Nacional de Pedagogia da Rede Federal. 2001. (Encontro).
Oficina para o ensino de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias.Oficina para o ensino de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias.. 2001. (Oficina).
III Congresso Brasileiro sobre Educação Especial. III Congresso Brasileiro sobre Educação Especial. 1999. (Congresso).
Participação em bancas
TAVARES, O. A.;SILVA, L. B.; JUNIOR, V.. . Financiamento na educação brasileira: análise dos recursos necessários à implantação do PROEJA. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação profissional do CEFET-RN) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, L. B.; TAVARES, O. A.; JUNIOR, V.. A experiência de formação profissional do PROEJA no CEFET-RN: vivências e desafios. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação profissional do CEFET-RN) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
Felipe Cromwell Cavalcanti;SILVA, L. B.. SURFE, Conservação de energia e ondas: uma proposta siginificativa de ensino. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte.
CAVALGANTE, M. C.;SILVA, L. B.. Geografia, espaço e ensino: na busca de um sentido. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lcinciatura em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, L. B.; OLIVEIRA, L.; SILVA NETO, C. S.. A evolução conceitual da concepção de tempo e o Ensino da Física: uma abordagem interdisciplinar para o Ensino Médio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA NETO, C. S.; OLIVEIRA, L.;SILVA, L. B.. O pêndulo simples: uma relação entre o movimento oscilatório e a mecância ondulatória. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, L. B.. Uma auditoria interna baseada em critérios do prêmio SEBRAE de qualidade no setor de processamento da Pafácil S.A. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Marketing) - Faculdade Câmara Cascudo.
FARIAS, C.;SILVA, L. B.. Vislumbrando um novo horizonte educacional: recortes de uma trajetória estudantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, I. B.;SILVA, L. B.. Recontando o passado: um exercício reflexivo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, L. B.; CAVALGANTE, M. C.. A realidade da geografia no Ensino Médio nas Escola Técnicas Estaduais no Bairro Pitmbu. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lcinciatura em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, L. B.; REIS, L.. O trabalho interdisciplinar: a visão de alunos e da equipe pedagógica do Ensino Médio no CEFET-RN. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lcinciatura em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, L. B.; BARBOSA, K.. O processo de construção do conhecimento pelos alunos do 1 ciclo do Ensino Fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, L. B.. Ciências Naturais: aprendendo preservar o meio ambiente através do tratamento do lixo: trabalhando na Terceira série do Ensino Fundamental.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, L. B.. Língua Portuguesa: a importância dos jogos e das brincadeiras na aprendizagem da escrita no Ensino Fundamental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, L. B.. história e Geografia: o bairro do Alecrim na construçaõ das noções de espaço e tempo no Ensino Fundamental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, L. B.. étca: liderança, disciplinar e saber no Ensino Fundamental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, L. B.. Lingua Portuguesa:os contos de fadas na aprendizagem da escrita na alfabetização. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
Lenira Paiva; TAVARES, O. A.;SILVA, L. B.. Evasão escolar na EJA: analisando o problema e buscando a sua superação. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
Orientou
?Políticas de erradicação do Trabalho Infantil no Rio Grande do Norte: o estudo do PETI?; Início: 2007; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Políticas Púb) - Faculdade Câmara Cascudo; (Orientador);
Memorial de Formação ?Quebrando Barreiras, a Pessoa com Necessidades Especiais no Curso Superior: Grandes Experiências e Desafios de Vida e Institucionais; Início: 2007; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Marketing) - Faculdade Câmara Cascudo; (Orientador);
Democratização dos processos de gestão escolar: estudo de caso na Escola Municipal Mário Lira em Natal-rn; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Marketing) - Faculdade Câmara Cascudo; Orientador: Luzimar Barbalho da Silva;
Das figuras geométricas às quatro operações na Quarta Série do Ensino Fundamental; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luzimar Barbalho da Silva;
Método Fônico: uma alternativa na aquisição da linguagem dos portadores de necessidades especial; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luzimar Barbalho da Silva;
A Importância dos jogos para o desenvolvimento dos conceitos matemáticos na Primeira série do Ensino Fundamental; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luzimar Barbalho da Silva;
Orientação Sexual na Quarta Série do Ensino Fundamental; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luzimar Barbalho da Silva;
A Importância dos jogos para o desenvolvimento dos conceitos matemáticos na Primeira série do Ensino Fundamental; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luzimar Barbalho da Silva;
A importância dos contos de fada na educação infantil; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luzimar Barbalho da Silva;
O uso de materiais didáticos no ensino das quatro operações na Primeira série do Ensino Fundamental; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luzimar Barbalho da Silva;
Os usos dos materiais didáticos no Ensino das quatro operações na primeira série do Ensino Fundamental; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luzimar Barbalho da Silva;
Orientação Sexual na quarta série do Ensino Fundamental; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luzimar Barbalho da Silva;
Das figuras geométricas às quatro operações na quarta série do Ensino Fundamental; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luzimar Barbalho da Silva;
Método Fônico:uma alternativa na aquisiçaõ da linguagem dos portadores de necessiddaes especiais; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luzimar Barbalho da Silva;
Formação de leitores no primeiro ciclo do Ensino Fundamental; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luzimar Barbalho da Silva;
Trabalhando a escrita e a leitura com crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luzimar Barbalho da Silva;
A produção de textos na terceira série do Ensino Fundamental; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luzimar Barbalho da Silva;
Desenvolvendo a ortografia da criança na primeira série do Ensino Fundamental; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luzimar Barbalho da Silva;
Literatura Infantil:elemento essencial para o desenvolvimento das crianças da segunda série do ensino Fundamental; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luzimar Barbalho da Silva;
Brincando e aprendendo na educaçaõ infantil: a importância do lúdico no desenvolvimento da criança; ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luzimar Barbalho da Silva;
A importância dos contos de fada na educação infantil; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luzimar Barbalho da Silva;
ÉTICA E Língua Portuguesa:ética e cidadania através das fábulas; ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luzimar Barbalho da Silva;
A importância dos jogos nas aulas de matemática do Ensino Fundamental; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Luzimar Barbalho da Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, L. B. . Políticas educacionais da década de 1990 no Brasil e a formação de professores. Anais. Seminário Internacional de Educação , v. VII, p. 12, 2006.
-
SILVA, L. B. ; AVILA, U. . As transformações curriculares no CEFET-RN entre 1995 e 2005: limites e desafios. Anais. Seminário Internacional de Educação , v. VII, p. 12, 2006.
-
SILVA, L. B. . Reforma do Estado e as políticas educacionais dos anos de 1990. Anais Universitários. Série Ciências Sociais e Humanas , v. 03, p. 16, 2005.
-
SILVA, L. B. . As políticas de formação de professores e as influências dos organismos internacionais no Brasil nos anos de 1990. Anais Universitários. Série Ciências Sociais e Humanas , v. 4, p. 12, 2005.
-
SILVA, L. B. . Novas Tecnologias, Trabalho e Educação: qualificação e requalificação do trabalhador e o Ensino de II Grau.. Revista da ETFRN, ano 13 ? n 2 .Período: setembro/1997, 1997.
-
SILVA, L. B. . Pontos e Contrapontos da Política Educacional: uma leitura contextualizada de iniciativas governamentais. 1. ed. Brasilia: Liber Livro Editora LTDA, 2007. v. 1. 292p .
-
SILVA, L. B. . Da intenção à Realidade: A Política de Formação de Professores e a Experiência do CEFET-RN. 01. ed. Natal: Editora do CEFET-RN, 2007. v. 01. 285p .
-
SILVA, L. B. ; PACHECO, J. A. . Projeto Integrador como uma alternativa metodológica significativa no currículo para a formação de professores no Ensino Superior: Uma experiência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Brasil. Revista Inter-Legere, Natal, p. 135 - 158, 17 jun. 2010.
-
SILVA, L. B. ; Castro, Alda Maria Duarte Araújo . Política de formação de professores: variação do lócusde formação e a experiência do CEFET-RN. Revista Educação em Questão UFRN, Natal, p. 99 - 126, 27 dez. 2007.
-
SILVA, L. B. ; PACHECO, J. A. . A tríade ensino, pesquisa e extensão nos cursos de formação de professores. In: VII Congresso Iberoamericana de Docencia Universitária: Ensino Superior e qualidade na docência, 2012, Porto. VII Congresso Iberoamericana de Docencia Universitária: Ensino Superior e qualidade na docência, 2012.
-
SILVA, L. B. ; Pacheco, J, A . As políticas, os valores e a ética de Educação Profissional no Brasil: formar para o mercado de trabalho ou para cidadania?. In: XI Congresso SPCE, 2011, Guarda. Anais do XI Congresso SPCE. Guarda, 2011. v. 4. p. http://www.ipg..
-
SILVA, L. B. ; MACEDO, J. S. . Trabalho, Educação, Currículo e a Formação Integral do Trabalhador. In: XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2011, La Corua. Anais do XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. La Corua, 2011.
-
SILVA, L. B. ; Pacheco, J, A . Políticas e reestruturação curricular da educação profissional a partir da década de 1990 e a nova governação transnacional. In: XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2011, La Corua. Anais do XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2011. La Corua, 2011.
-
SILVA, L. B. ; PACHECO, J. A. . Les fondements epistemologiques et les tendances theoriques et methodologiques actuelles qui guident la recherche en education au bresil et au portugal. In: La recherche en éducation dans le monde, où en sommes-nous? Thèmes, méthodologies et politiques de recherches, 2011, Paris. La recherche en éducation dans le monde, où en sommes-nous? Thèmes, méthodologies et politiques de recherches, 2011.
-
SILVA, L. B. ; PACHECO, J. A. . Convergence between practice and professional development of teacher educators in pedagogy courses in the light of curriculum development theories. In: 15 Congresso Bienal da ISATT, 2011, Braga. pré-conferência do 15 Congresso Bienal da ISATT, 2011.
-
SILVA, L. B. ; PACHECO, J. A. . O currículo da educação profissional brasileira da década de 1990 à luz da Nova Sociologia Crítica: breve reflexão crítica. In: IX Colóquio sobre Questões Curriculares/ V Colóquio Luso-Brasileiro, 2010, Porto. IX Colóquio sobre Questões Curriculares/V Colóquio Luso Brasieliro, 2010.
-
SILVA, L. B. ; PACHECO, J. A. . Políticas curriculares de educação e formação ao longo da vida no Brasil e em Portugal: o caso do PROEJA E EFA. In: 2. Congresso Internacional sobre Avaliação em Educação: 'Aprender ao Longo da Vida - contributos, perspectivas e questionamentos do currículo e da avaliação, 2010, Braga. 2. Congresso Internacional sobre Avaliação em Educação, 2010.
-
SILVA, L. B. . Projeto Integrador: uma alternativa metodológica. In: X Congresso da SPCE: INVESTIGAR, AVALIAR, 2009, Bragança/Portugal. X Congresso da SPCE: INVESTIGAR, AVALIAR. Portugal: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2009.
-
SILVA, L. B. . Cenários da Educação Superior no Brasil e os desafios da organização curricular. In: IV COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 2008, Florianópolis. IV COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.
-
SILVA, L. B. . Políticas educacionais da década de 1990 no Brasil e a formação de professores. In: VII Colóquio sobre Questões Curriculares III Colóquio LusoBrasileiro sobre Questões Curriculares: Globalização e (Des) igualdades:os desafios curriculares., 2006, Braga. Anais do VII Colóquio sobre Questões Curriculares III Colóquio LusoBrasileiro sobre Questões Curriculares: Globalização e (Des) igualdades:os desafios curriculares., 2006.
-
SILVA, L. B. ; AVILA, U. . As transformações curriculares no CEFET-RN entre 1995 e 2005: limites e desafios. In: III Colóquio LusoBrasileiro sobre Questões Curriculares: Globalização e (Des) igualdades: os desafios curriculares., 2006, Braga. Anais III Colóquio LusoBrasileiro sobre Questões Curriculares: Globalização e (Des) igualdades: os desafios curriculares., 2006.
-
SILVA, L. B. . O Memorial de Formação: possibilidades de resgate do ser singular e coletivo no curso de pedagogia.. In: Congresso Internacional de Formação Continuada e Profissionalização Docente., 2005, Natal. Anais do Congresso Internacional de Formação Continuada e Profissionalização Docente.. João Pessoa: Apice Congresso e Eventos., 2005. v. 01.
-
SILVA, L. B. . A reforma educacional brasileira dos anos de 1990 e a implantação dos cursos de formação de professores no CEFETs: o caso do CEFET-RN. In: XVII EPENN ? Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 2005, Pará. Anais do XVII EPENN, 2005.
-
SILVA, L. B. . As políticas de formação de professores e as influências dos organismos internacionais no Brasil nos anos de 1990. In: Seminário de Pesquisa do CCSA/UFRN, 2005, Natal. Anais do Seminário de Pesquisa do CCSA/UFRN, 2005.
-
SILVA, L. B. . Um projeto para o Ensino da Geografia na perspectiva Transdisciplinar e do Pensamento Complexo: utopia possível iniciada no CEFET-RN. In: VI Congresso Brasileiro de Geógrafos: setenta anos da AGB: As transformações do espaço e a Geografia no século XXI, 2004, Goiânia. Anais da AGB, ano 2004, 2004.
-
SILVA, L. B. . Breve retrospectiva da política educacional brasileira. In: VIII Seminário de Pesquisa do CCSA: Universidade, ética e responsabilidade social., 2002, Natal. Seminário de Pesquisa do CCSA: Universiade, ética e responsabilidade social., 2002.
-
SILVA, L. B. . Novas Tecnologias, Trabalho e Educação: qualificação e requalificacão do trabalhador.. In: Semana Pedagógica dA ETFRN, 1997, Natal. Revista da ETFRN, ano13- n 2, 1997.
-
GUIMARAES, E. R. ; Pacheco, J, A ; SILVA, L. B. . Curriculum differentiation in education of youth and adults. In: The First International Congress On Curriculum And Instruction (Inccui2011, 2011, Eskisehir. The First International Congress On Curriculum And Instruction (Inccui2011. Eskisehir, 2011.
-
SILVA, L. B. ; Pacheco, J, A . A interdisciplinaridade como princípio pedagógico para elaboração do projeto curricular nos cursos de formação profissional. In: PAEE 2011 - 3rd International Symposium on Project Approaches in Engineering Education, 2011, Lisboa. PAEE 2011 - 3rd International Symposium on Project Approaches in Engineering Education, 2011.
-
SILVA, L. B. ; PACHECO, J. A. . The politics of educational and social inclusion in the perspective of lifelong learning, in Portugal and Brazil. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ICT for inclusive learning: the way forward, 2011, Florença. INTERNATIONAL CONFERENCE ICT for inclusive learning: the way forward, 2011.
-
SILVA, L. B. . Formar e autoformar-se: o papel do tutor nos projetos de trabalho, o caso do IFRN/Brasil. In: Second Ibero-American Symposium on Project Approaches in Engineering Education, 2010, Barcelona. Second Ibero-American Symposium on Project Approaches in Engineering Education, 2010.
-
SILVA, L. B. . As políticas e as reformas da educação profissional a partir da década de 1990: da União Europeia ao Brasil. In: Colóquio Interculturalidade (s), Comunicação e Desenvolvimento: Dinâmicas de Educação, Saúde e Gestão, 2010, Lisboa. Anais do Colóquio Interculturalidade (s), Comunicação e Desenvolvimento: Dinâmicas de Educação, Saúde e Gestão, 2010.
-
SILVA, L. B. . Avaliar o desempenho discente no trabalho por projetos nos cursos superiores de formação profissional: uma experiência no IFRN, Brasil. In: Second Ibero-American Symposium on Project Approaches in Engineering Education, 2010, Barcelona. Second Ibero-American Symposium on Project Approaches in Engineering Education, 2010.
-
SILVA, L. B. . Reforma do Estado e as políticas educacionais dos anos de 1990. In: Seminário de Pesquisa do CCHLA/UFRN., 2005, Natal. Anais do Seminário de Pesquisa do CCHLA/UFRN, 2005.
-
SILVA, L. B. . O direito como requisito necessário à formação do cidadão.. In: 55 Reunião Anual da SBPC na Universidade Federal de Pernambuco., 2003, Recife. 55 Reunião Anual da SBPC na Universidade Federal de Pernambuco., 2003.
-
SILVA, L. B. . Função social da escola técnico-profissionalizante e os avanços tecnológicos e científicos.. In: Seminário de Pesquisa do CCHLA/UFRN., 1997, Natal. Seminário de Pesquisa do CCHLA/UFRN, 1996.
-
SILVA, L. B. . A reforma educacional da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte à luz da teoria do capital humano (período de 1968 a 1995). In: V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação., 2004, Portugal: Évora.. V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação.Portugal: Évora. 2004., 2004.
-
SILVA, L. B. . Papel do Especialista em educação no atual contexto. In: II Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 1990, Natal. Papel do Especialista em Educaçaõ no contexto atual., 1990.
-
SILVA, L. B. . Funções do Supervisor e do Orientador Educacional e as variáveis que interferem em sua prática pedagógica.. In: Seminário de Orientação Acadêmica: opções dsa pedagogia hoje., 1990, Natal. Funções do Supervisor e Orientador Educacional e as variáveis que interferem em sua prática pedagógica., 1990.
-
SILVA, L. B. ; SILVA, L. B. . A ESCOLA COMO ESPAÇO DE PARTICIPAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, L. B. . MINICURSO - TEORIA e PRÁTICA: MÉTODOS E TÉCNICAS DO TRABALHO CIENTÍFICO.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, L. B. ; PACHECO, J. A. . POLÍTICAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA NO BRASIL E EM PORTUGAL: O CASO DO PROEJA E EFA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, L. B. . AVALIAR O DESEMPENHO DISCENTE NO TRABALHO POR PROJETOS NOS CURSOS SUPERIORES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL: uma experiência no IFRN, Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, L. B. . PROJETO INTEGRADOR COMO UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA SIGNIFICATIVA NO CURRÍCULO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
SILVA, L. B. . Concepçao do modelo de avaliação institucional para educação profissional no RN. 2003.
SILVA, L. B. . Um dos membros fundadores do GETC ( Grupo de Estudos ad Transdisciplinaridade e Complexidade do CEFET-RN. 2003.
SILVA, L. B. . Elaboração do documento norteador da prática profissional das licenciaturas do CEFET/RN. 2003.
SILVA, L. B. . Projeto Modelo de Avaliação Institucional para a Educação profissional. SEECD/PROEP.. 2003.
SILVA, L. B. . Dinâmica de grupo: integração paraalunos e coordenadores de curso. 2008.
SILVA, L. B. . Ministrante do curso Etnometodogia e a Educação. 2007.
LEITE, R. ; SILVA, L. B. ; SILVA NETO, C. S. . Membro da equipe organizadora do II SICELF. Centro Federal de Educação Tecnológica. CEFET-RN. 2007.
CAVALGANTE, M. C. ; SILVA, L. B. . Membro da equipe organizadora do II GEOCIÊNCIAS. Centro Federal de Educação Tecnológica. CEFET-RN, 2007.. 2007.
BATISTA, I. ; LEITE, R. ; SANTOS, K. N. S. ; SILVA, L. B. . Membro da equipe organizadora do I SICELF. Centro Federal de Educação Tecnológica. CEFET-RN. 2006.
CAVALGANTE, M. C. ; SILVA, L. B. . Membro da equipe organizadora do GEOCIÊNCIA. Centro Federal de Educação Tecnológica. CEFET-RN. 2006.
OLIVEIRA, N. S. M. ; Tadeu, Zanoni. ; CAVALGANTE, M. C. ; SILVA, L. B. ; AMARAL, M. M. O. . Membro da equipe organizadora do curso de Educação Inclusiva: elaboração de material didático para o ensino de Física e Geografia com cegos.. 2006.
SILVA, L. B. . Manual de Porjeto de Intervenção social para o curso Lato Sensu da Faculdade Câmara Cascudo. 2005.
SILVA, L. B. . Ministrante do curso Pedagogia de Projetos no Programa de Educação Continuada para professores do ensino fundamental e Ensino Médio. 2005.
TAVARES, O. A. ; SILVA, L. B. ; AVILA, U. . Membro da Mesa Redonda sobre Gestão Participativa e Qualidade do Ensino, do Seminário sobre Gestão, promovido pela SUEP/SECD do RN. 2002.
SILVA, L. B. . Membro da equipe organizadora e executora do I Encontro Nacional de Pedagogia da Rede Federal de Educação Tecnológica.. 2001.
SILVA, L. B. . Ministrante do Curso ?Noções de Didática? para membros da Polícia Federal .. 1999.
SILVA, L. B. . Ministrante do Curso para Professores Leigos- ?O repensar da Prática Curricular à luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais?.. 1998.
SILVA, L. B. ; OUTROS, . Membro do Conselho Técnico Pedagógico ? Centro Federal de Educação Tecnológica /RN-1996. 1996.
SILVA, L. B. . Membro da Equipe Organizadora do I Ciclo de Ciências Sociais O Saber que Incomoda: interface ciências técnicas e sociais.. 1995.
CARVALHO NETO, E. R. G. ; SILVA, L. B. ; OLIVEIRA NETO, M. L. ; SOUZA, S. C. ; DANTAS, S. S. ; Tadeu, Zanoni. . Projeto da Licenciatura em Física. 2009.
HENRIQUE, D. ; AVILA, U. ; SILVA, L. B. . Projeto Político Pedagógico do CEFET-RN em Construção. 2007.
SILVA, L. B. . Orientação e elaboração do Regimento Escolar para a Secretaria Municipal de Taipu. 2003.
SILVA, L. B. . Membro do grupo para análise dos projetos dos cursos de lingua estrangeira do CEFET/RN. 2003.
SILVA, L. B. . Membro da concepção do projeto curricular para as licenciatauras do CEFET/RN. 2000.
SILVA, L. B. ; ARAUJO, H. M. L. ; FERNANDA, K. . Colóquio Internacional: Interculturalidade (s), comunicação e Desenvolvimento. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVA, L. B. . Convivendo com as diferenças (inclusão). 2008. .
SILVA, L. B. . Gestão do Conflito: reflexos da avaliação docente e na avaliação institucional. 2008. .
SILVA, L. B. . Documento Referência para implantação dos cursos de licenciaturas nos Institutos de Educação Tecnoló. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Documento Referência para implantação dos cursos de licenciaturas nos Institutos de Educação Tecnoló).
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2011
A Educação Profissional no Brasil e em Portugal: Estudo comparativo do PROEJA e EFA, Descrição: O projeto teve como objetivo analisar o processo de implementação das políticas de educação profissional para Jovens e Adultos no Brasil e em Portugal, com ênfase nos impactos destas na vida dos estudantes do PROEJA, no Brasil e dos Cursos EFA, em Portugal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa envolvendo inquérito por questionários, entrevistas e visitas in loco. Salienta-se que o referido projeto constitui um desmembramento dos estudos realizados sobre as reformas da educação profissional no Brasil, no curso de doutoramento da Universidade do Minho, em Portugal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luzimar Barbalho da Silva - Coordenador / Prof. Dr. José Augusto Pacheco - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Pedagogia. , Av:Salgado Filho, 1559, Tirol, 59015000 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 40052634, Ramal: 634, URL da Homepage:
Experiência profissional
1991 - Atual
Secretaria Municipal de Educação do NatalVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
1995 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteVínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisora pedagógica
Outras informações:
Atividade de Orientação Educacional;Coordenador substituta da coordenação dos Estudos de Sociais; Membro do Conselho Técnico Pedagógico;Membro da equipe de sistematização do projeto pedagógico para o Ensino Médio,Membro de concepção e sistematização do projeto pedagógico das licenciaturas do CEFET/RN,Assistência pedagógica junto aos professores e gerentes.
Atividades
-
11/2004 - 11/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Campus Natal Central.,Linhas de pesquisa
2009 - 2012
Universidade do MinhoVínculo: Outro (Doutoranda), Enquadramento Funcional: Estudante
Atividades
-
09/2010 - 11/2012
Pesquisa e desenvolvimento, CIEd.,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luzimar Barbalho da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?