Tainara Lemos Pacheco

Tainara Lemos Pacheco é graduada em Letras Inglês - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Pós Graduação (Mestrado) em Letras na área de Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), onde realiza pesquisa na área de tecnologia e ensino e aprendizagem de língua estrangeira (inglês). No segundo semestre de 2013 participou das atividades do laboratório ProLetras como monitora e no primeiro semestre de 2014, atuou como tutora, ministrando aulas de inglês nível 1. No primeiro semestre de 2015 ingressou no projeto de extensão Língua no Campus (LINC), elaborado e coordenado pela professora Doutora Désirée Motta Roth. Neste período desenvolveu atividades enquanto monitora do curso de Leitura em Gêneros Acadêmicos e no segundo semestre atuou como tutora do mesmo curso e, neste mesmo período, monitorou o curso Four Skills, do mesmo projeto de extensão. Possui experiência enquanto professora de língua e leitura em inglesa em cursos livres de idiomas com crianças, adolescentes e adultos.

Informações coletadas do Lattes em 29/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Letras

2017 - Atual

Universidade Católica de Pelotas
Orientador:Vilson José Leffa.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Letras - Inglês

2013 - 2017

Universidade Federal de Santa Maria

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Colégio Cilon Rosa

Formação complementar

2015 - 2015

Expressividade e Oratória. (Carga horária: 10h). , Comunicação e Voz Carla Viegas, COMUNICAÇÃO VOZ, Brasil.

2015 - 2015

Dicção e Oratória. (Carga horária: 8h). , Centro Brasileiro de Cursos, CEBRAC, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Língua Inglesa conversação nível 2. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2012 - 2013

Fast - Inglês. (Carga horária: 150h). , Centro Norte Americano, CNA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Organização de eventos

PACHECO, T. L. . 8ª JORNADA DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS, TECNOLOGIAS E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. 2018. (Outro).

Participação em eventos

34ª Semana Acadêmica de Letras.Busuu e o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2018. (Outra).

8ª Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas.CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE LETRAMENTOS CRÍTICOS, COMPETÊNCIA SIMBÓLICA E BILDUNG NO APLICATIVO BUSUU. 2018. (Outra).

Língua, sociedade e democracia.A EXPRESSÃO DE QUEM PODE PAGAR SEUS BOLETOS COMO UMA RESPOSTA AO DISCURSO MACHISTA. 2018. (Outra).

Salão Universitário 2018.DA EXPRESSÃO DE QUEM NUNCA MAIS VERÁ UM BOLETO A DESCONSTRUÇÃO DO DISCURSO MACHISTA. 2018. (Outra).

33 SEMANA ACADÊMICA DE LETRAS.LETRAMENTO MULTIMODAL NOS ENUNCIADOS DE ATIVIDADES EM UM LIVRO DE LÍNGUA INGLESA. 2017. (Outra).

31ª Jornada Acadêmica Integrada.O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E AS CONJUNTURAS DE UMA TURMA DE ESTÁGIO E DE SUA PROFESSORA. 2016. (Outra).

7º Fórum do Movimento Tratado Cidadão.REVISITANDO O LUGAR E O TEMPO DA SALA DE AULA DE LITERATURA E LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA. 2016. (Outra).

I Seminário Dinâmico de Formação. 2016. (Seminário).

IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIO; V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL; X SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LETRAS: VIVÊNCIA E REFLEXÃO ACERCA DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS. 2016. (Seminário).

ALSFAL. 2015. (Congresso).

II Seminário de Estágio Supervisionado em Letras e VI Seminário de estágio: relatos de experiências. 2015. (Seminário).

28ª Jornada Acadêmica Integrada. 2013. (Outra).

Relatos de Experiências do Programa Ciência sem Fronteiras. 2013. (Outra).

XXIII Semana de Letras IX Seminário Internacional de Língua e Literatura. 2013. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • PACHECO, T. L. ; Adriana Claudia Martins Fighera . A pesquisa em sala de aula como principio pedagógico para professores de inglês. Vivências: Revisa Eletrônica de Extensão da URI, p. 168 - 177, 30 out. 2018.

  • PACHECO, T. L. . BUSUU E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PACHECO, T. L. . A EXPRESSÃO DE QUEM PODE PAGAR SEUS BOLETOS COMO UMA RESPOSTA AO DISCURSO MACHISTA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PACHECO, T. L. . DA EXPRESSÃO DE QUEM NUNCA MAIS VERÁ UM BOLETO A DESCONSTRUÇÃO DO DISCURSO MACHISTA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PACHECO, T. L. . LETRAMENTO MULTIMODAL NOS ENUNCIADOS DE ATIVIDADES EM UM LIVRO DE LÍNGUA INGLESA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PACHECO, T. L. . ESSA COCA É FANTA. E DAÍ? RÉPLICA AO DISCURSO HOMOFÓBICO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PACHECO, T. L. ; Adriana Claudia Martins Fighera . ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LETRAS: VIVÊNCIA E REFLEXÃO ACERCA DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PACHECO, T. L. . O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E AS CONJUNTURAS DE UMA TURMA DE ESTÁGIO E DE SUA PROFESSORA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PACHECO, T. L. ; Adriana Claudia Martins Fighera . REVISITANDO O LUGAR E O TEMPO DA SALA DE AULA DE LITERATURA E LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PACHECO, T. L. ; Adriana Claudia Martins Fighera . ESTAGIO SUPERVISIONADO EM LETRAS: VIVÊNCIA E REFLEXÃO ACERCA DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS 2016 (Resumo).

Outras produções

PACHECO, T. L. . TESTE DE SUFICIÊNCIA EM LEITURA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. 2016.

PACHECO, T. L. . TESTE DE SUFICIÊNCIA EM LEITURA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. 2015.

PACHECO, T. L. . TESTE DE SUFICIÊNCIA EM LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2014.

PACHECO, T. L. . TESTE DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2013.

PACHECO, T. L. . Estrategias de Leitura em Língua Inglesa. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PACHECO, T. L. . Oficina de Inglês básico para viagem. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PACHECO, T. L. . Técnicas de leitura em Língua Inglesa: o que ler e como ler?. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PACHECO, T. L. . Leitura em Língua Inglesa - Gêneros Acadêmicos. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Colaboradora).

Prêmios

2017

PRIMEIRO COLOCADO - PESQUISADOR (PÓS GRADUAÇÃO) NA ÁREA DE LETRAS COM O TRABALHO: ESSA COCA É FANTA. E DAI? RÉPLICA AO DISCURSO HOMOFÓBICO, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS (UCPEL).

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2014

PROLETRAS

Vínculo: Tutora, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 3

Outras informações:
Tutorou aulas de Língua Inglesa (conversação), nível 1, oferecido pelo laboratório de Língua e Literatura (PROLETRAS) do Centro de Artes e Letras, da Universidade Federal de Santa Maria, durante o primeiro semestre de 2014, com a duração de sessenta (60) horas.

2013 - 2013

PROLETRAS

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 3

Outras informações:
Atuou como monitora de Língua Inglesa (conversação), Inglês para Viagem, oferecido pelo Laboratório de Língua e Literatura (PROLETRAS) do Centro de Artes e Letras, da Univesidade Federal de Santa Maria, durante o segundo semestre de 2013, com a duração de sessenta (60) horas.

2016 - Atual

Linguas no Campus

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 2

Outras informações:
Participou do Projeto Línguas no Campus (LINC) como Voluntária na elaboração do Livro Didático do curso de Four Skills 2 - Inglês durante o segundo semestre de 2016.

2015 - 2015

Linguas no Campus

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 3

Outras informações:
Tutora do curso de Leitura em Gêneros Acadêmicos oferecido pelo Projeto Línguas no Campus (LINC), realizado durante o segundo semestre de 2015, com duração de oitenta (80) horas.

2015 - 2015

Linguas no Campus

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 3

Outras informações:
Monitora do curso FOUR SKILLS 1 oferecido pelo Projeto Línguas no Campus (LINC), realizado durante o segundo semestre de 2015, com duração de sessenta (60) horas.

2015 - 2015

Linguas no Campus

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 3

Outras informações:
Monitora do curso de Leitura de Gêneros Acadêmicos em Inglês oferecido pelo projeto Línguas no Campus (LINC), realizado durante o primeiro semestre de 2015, com duração de sessenta (60) horas.

2015 - 2015

Linguas no Campus

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 3

Outras informações:
Monitorou o curso de FOUR SKILLS 2 oferecido pelo projeto Línguas no Campus (LINC), realizado durante o primeiro semestre de 2016, com duração de sessenta (60) horas.

2014 - 2014

TopWay English School

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Instrutora de Idiomas, Carga horária: 20

2014 - 2016

Plus Language School

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de língua inglesa, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora de língua inglesa com experiência nos níveis Beginning, High Beginning e Low Intermediate no curso completo e também ministrou aulas para o curso de Leitura em Língua Inglesa, preparatório para testes de suficiência e proficiência em língua estrangeira.

2014 - 2014

Genius cursos preparatórios

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora de língua inglesa, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora de língua inglesa, a qual ministrou aulas particulares para alunos do Ensino Fundamental e Médio.

2014 - Atual

SOS aulas

Vínculo: Professora particular, Enquadramento Funcional: Professora de língua inglesa, Carga horária: 1

Outras informações:
Ministra aulas particulares na disciplina de Língua Inglesa para estudantes de Ensino Fundamental e Médio.

2016 - Atual

Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora de língua inglesa, Carga horária: 2

Outras informações:
Experiência de estágio de língua inglesa em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, conforme os termos da disciplina de Estágio Supervisionado III e IV.

2015 - 2015

Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta D'ambrósio

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora de língua inglesa, Carga horária: 2

Outras informações:
Experiência de estágio de língua inglesa em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, conforme os termos da disciplina de Estágio Supervisionado III.

2017 - Atual

Yázigi

Vínculo: Professora de inglês, Enquadramento Funcional: Professora de inglês, Carga horária: 12

Outras informações:
Ministra aula para crianças, adolescentes e adultos nos níveis básico e intermediário.