Durval Ferreira Vieira
Possui Licenciatura em Matemática pela faculdade Integradas da Vitória de Santo Antão-FAITVISA; Licenciatura em Pedagogia pela faculdade Luso Brasileira- FALUB; Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Luso Brasileira- FALUB; mestrado em Psicologia da Educação pelo Instituto Superior de Línguas e Administração (2010), doutorado em Ciências da Educação - Universidad Autônoma de Asunción (2012), com revalidação de diploma pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL. Pós doutorado pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB (2018). Atualmente é professor da PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA DE ITAENGA, contrato da Faculdade de Ciências da Administração do Limoeiro, professor da FACULDADE DE CIÊNCIA HUMANAS DA PARAÍBA, Professor do mestrado e doutorado pela UNIGRENDEL, Professor do curso de mestrado pela PADMA, Salvador- BA e pela ESL Campinas Grande/PB, professor e coordenador do curso de pedagogia da Faculdade Luso - Brasileira. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, Pedagogia, atuando principalmente no seguinte tema: evasão escolar; Metodologia Cientifica; organização de projetos e multiculturalidade. Organização Escolar; Filosofia da Educação; Currículo Escolar; Didática do Ensino Superior; História da Educação Brasileira; Fundamentos da Prática Educativa e Tendências Pedagógicas; Orientador de Dissertações de Mestrados e Tese de Doutorado.
Informações coletadas do Lattes em 23/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Educação
2010 - 2012
Universidad Autônoma de Assuncion
Título: A Evasão Escolar a Partir das Dificuldades Socioeconômicas dos Alunos e as Atividades da Rede Municipal de Ensino de Lagoa do Itaenga, Perrnambuco-Brasil
Orientador: Diosnel Cinturion
Mestrado em Psicologia da Educação
2007 - 2010
Instituto Superior de Linguas e Administracao
Título: A EVASÃO ESCOLAR A PARTI DA CRISE DO TRABALHO, Ano de Obtenção: 2010
Orientador: WASHINGTON LUIS MARTINS
Palavras-chave: evasão escolar.
Pós-doutorado
2018 - 2019
Pós-Doutorado. , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas
2016 - 2017
Pós-Doutorado. , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Formação complementar
2011 - 2011
Educação Inclusiva. (Carga horária: 30h). , Universidad Autônoma de Assuncion, UAA, Paraguai.
2011 - 2011
Congresso Íbero Americano. (Carga horária: 30h). , Universidade Autonoma de Assunção, UAA, Paraguai.
2000 - 2001
PÓS-GRADUAÇÃO. (Carga horária: 360h). , Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, FAINTVISA, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Didatica da matemática.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Permanente.
Participação em eventos
Banca examinadora.Evasão e permanência na EJA: por um trabalho de qualidade na gestão de uma escola da rede municipal de Simões Filho/BA. 2107. (Outra).
Banca examiandadora.O uso das tecnologias de informação e comunicação na educação de jovens e adultos: Potencialidades e limites das práxis docentes. 2017. (Outra).
Banca examiandora.O conhecer e o fazer integrados ao ser e o conviver no processo ensino aprendizagem como parte fundamental pela busca da afetividade para o desenvolvimento integral do educando. 2017. (Outra).
Banca examiandora.Deficiência intelectual e educação inclusiva: análise da efetividade na escola. 2017. (Outra).
Banca examinadora.Escola e família-Participação da família na educação dos filhos e especialmente nas reuniões escoares do esnino fundamental II em uma escola pública: em estudo de caso etnográfico. 2017. (Outra).
Banca examinadora.A construção das competências nos cursos profissionalizantes técnicas de nível médio ministrados pelo instituto de saúde na cidade de Salvador/BA. 2017. (Outra).
Banca examinadora.A informação como elo socializador dos direitos da pessoa idosa na coordenadoria de gestão do cadastro unico de benefícios. 2017. (Outra).
Banca examinadora.Educação ambiental e crescimento urbano no século XXI: contaminação do solo no bairro de Sussuarana. 2017. (Outra).
Banca examinadora.Percepção docente no uso da psicomotrocidade no processo de alfabetização. 2017. (Outra).
Banca avaliadora.Possiveis Contribuições para o enfrentamento do Bulling no ambiente escolar. 2016. (Seminário).
Banca examinador.Aviolência no âmbito escolar e o adolescente do docente. 2016. (Outra).
Banca examinador.Aviolência no âmbito escolar e o adolescente do docente. 2016. (Outra).
Banca examinadora.Possíveis contribuições do ensino da filosofia. 2016. (Seminário).
Banca examinadora.Infrequência e indisciplinaridade no âmbito escolar: suas aplicações no processo e ensino aprendizagem. 2016. (Seminário).
Banca examinadora. Ensino de inglês n escola pública. 2016. (Exposição).
Banca examinadora. Possíveis fatores que promovem déficit de aprendizagem nos alunos do 3º ano do ensino médio. 2016. (Exposição).
Banca examinadora.escola, drogas, indisciplina e evasão escolar: o drama da escola pública na contemporaneidade. 2016. (Outra).
Banca examinadora.A afetividade entre professor e aluno como elo do processo de aprendizagem significativa: um estudo de caso na escola municipal de são marcos em salvador/BA. 2016. (Outra).
Banca examinadora.Dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: Desafios e possibilidades em unidades escolar municipal de simões filho/BA. 2016. (Outra).
Banca examinadora.Projetos educacionais e afetividade; A pedagogia de projetos como práxis afetiva na construção significativa do conhecimento no esnino medio. 2016. (Outra).
Banca examinadora.Apariticipação da família na realização das atividades extraclasse como auxiliar no desempenho escolar dos alunos do 6º ano numa unidade escolar publica etadual. 2016. (Outra).
Banca examinadora.Educação infantil e yoga; um caminho para a plenitude do ser e do saber. 2016. (Outra).
Banca examinadora.A gestão democratica na educação pública e os desafios na construção das práxis de corresponsabilidade social. 2016. (Outra).
PAarticipação em bancas de mestrados. um olhar sobre poíticas públicas, currículo e avaliação. 2016. (Exposição).
participação de banca examinadora. escola e família; uma parceria na formação do sujeito aprendiz. 2016. (Exposição).
Internacional Iberoamerico de Educación Inclusiva. Internacional Iberoamerico de Educación Inclusiva. 2011. (Congresso).
Ética e Cidadania. 2010. (Congresso).
fórum mundial de Educação Profissional e Tecnológico. 2009. (Congresso).
Seminário de Educação Profissional. 2009. (Seminário).
Seminário de Educação Profissional. 2009. (Seminário).
III Semirario Nacional de Tecnologia na Educação. 2003. (Seminário).
Participação em bancas
VIEIRA, D. F.. Interfaces da Avaliação Formativa e Tradicional. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIENCIAS E TECNOLOGIAS PROFESSOR DIRSON MACIEL DE BARROS.
VIEIRA, D. F.. EDUCAÇÃO INFANTIL: MODALIDADE DE ENSINO QUE POSSILBITA INCLUSÃO AFETIVA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIENCIAS E TECNOLOGIAS PROFESSOR DIRSON MACIEL DE BARROS.
VIEIRA, D. F.. GESTÃO EDUCACIONAL CENTRALIZADA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIENCIAS E TECNOLOGIAS PROFESSOR DIRSON MACIEL DE BARROS.
VIEIRA, D. F.Marinalva Freire. Especialização. 2011. FACULDADE DE CIENCIAS E TECNOLOGIAS PROFESSOR DIRSON MACIEL DE BARROS.
Orientou
A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DOS PROFESSORES QUE ATUAM NA EJA: ENTRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE; 2024; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Faculdade Luis Gonzaga, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DESAFIOS NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA MUNICIPAL ALUÍSIO DE AQUINO E SILVA LIMOEIRO/PE; ; 2024; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Faculdade Luis Gonzaga, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
ANALFABETISMO FUNCIONAL E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DO 1º AO 5º ANO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE LIMOEIRO-PE, A PARTIR DOS NÍVEIS DE ESCRITA DE EMÍLIA FERREIRO; 2024; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Faculdade Luis Gonzaga, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
OS DESAFIOS ENCONTRADOS PELO EDUCADOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA; 2024; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Faculdade Luis Gonzaga, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A AVALIAÇÃO ESCOLAR DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DA TEORIA À PRÁTICA DA ESCOLA MUNICIPAL OTAVIANO BASÍLIO DA CIDADE DE LIMOEIRO-PE; 2024; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Faculdade Luis Gonzaga, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O REFORÇO ESCOLAR: ESTRATÉGIAS DE POLÍTICA EDUCACIONAL PARA AUXILIAR O AVANÇO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO/PE; 2024; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Faculdade Luis Gonzaga, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO CRÍTICA DO LEITOR INICIANTE: DIFICULDADES EM SUA PRÁTICA DESTACADA PELOS EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE JOÃO ALFREDO-PE, NO PERÍODO DE 2020 A 2023; ; 2024; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Faculdade Luis Gonzaga, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
MÚSICA NA ESCOLA: A CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE LIMOEIRO/PE; 2024; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Faculdade Luis Gonzaga, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O USO DA LUDICIDADE COMO FERRAMENTA NA PRÁTICA DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PASSIRA/PE; ; 2024; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Faculdade Luis Gonzaga, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
FORMAÇÃO CONTINUADA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA PROFESSORES (AS) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO - PE; 2024; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Faculdade Luis Gonzaga, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
INCENTIVO À LEITURA: DESAFIOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA REDE DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PASSIRA/PE; ; 2024; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Faculdade Luis Gonzaga, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
VIOLÊNCIA DISFARÇADA: AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS PROVOCADAS PELO BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR; ; 2024; Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade Luis Gonzagas, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A IMPORTÂNCIA DA NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA O PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM; 2023; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Faculdade Luis Gonzaga, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Ensino Remoto: Uma Análise Em Cadernos Avaliativos De Turmas Dos Anos Iniciais Do Fundamental Ii Em Escolas Do Município De Guamaré/Rn; 2022; Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Faculdade Luis Gonzaga, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ALUNOS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A INCLUSÃO NAS ESCOLAS ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS EDUCACIONAIS; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Assessoria e Consultoria Educacional, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A INDISCIPLINA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR PAULO FREIRE NO MUNICÍPIO DE BAÍA FORMOSA/RN; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Assessoria e Consultoria Educacional, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA ESCOLA NADIR COLAÇO SOBRE A APLICABILIDADE TEMA MEIO AMBIENTE; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Assessoria e Consultoria Educacional, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NAS DISCIPLINAS DE BIOLOGIA E QUÍMICA PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH); 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Assessoria e Consultoria Educacional, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
YOGA NA SALA DE AULA: SUA IMPORTÂNCIA PARA VIVER ATENTO E CONCENTRADO NO PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Assessoria e Consultoria Educacional, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DILEMAS E DESAFIOS NA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA ERICINA BANDEIRA FERNANDES, NO MUNICÍPIO DE CAIÇARA DO RIO DO VENTO RN; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Assessoria e Consultoria Educacional, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
CAMINHOS E DESCAMINHOS PARA A INCLUSÃO ESCOLAR: ANÁLISE SOCIOESPACIAL EM ESCOLAS DA REDE DE ENSINO PÚBLICO DA CIDADE DE MACAÍBA/RN; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Assessoria e Consultoria Educacional, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Prática da Leitura na Formação do Aluno no 5º Ano do Ensino Fundamental: Uma Análise do Tratamento Didático Aplicado por Escolas Públicas Municipais da Cidade de Santo Antonio/RN; 2021; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Santa Cruz do Sul, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Percepção de Educadores Físicos com Relação á Qualidade do Ensino de Educação Física nas Escolas do Município de Santo Antonio/RN; 2021; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Santa Cruz do Sul, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A AVALIAÇÃO QUALITATIVA NA ETAPA FINAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL; ; 2021; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Santa Cruz do Sul, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A inclusão de alunos com síndrome de Down no sistema regular de ensino da Escola Estadual Aldo Fernandes de Melo no município de Natal/RN; 2021; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Santa Cruz do Sul, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
IMPACTOS QUE INFLUENCIAM NEGATIVAMENTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Santa Cruz do Sul, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
ANÁLISE REFLEXIVA DA TEORIA E DA PRÁTICA DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DA MATA/PE; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Santa Cruz do Sul, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
APRENDENDO MATEMÁTICA BRINCANDO E JOGANDO; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Santa Cruz do Sul, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O LAZER E A RECREAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO LAZER E DA RECREAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E SUA RELAÇÃO COM A PSICOMOTRICIDADE NA APAE NATAL-RN; ; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Santa Cruz do Sul, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: JOGOS E BRINCADEIRAS NA INFÂNCIA; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Santa Cruz do Sul, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
UM ESTUDO SOBRE O ADOECIMENTO DO PROFESSOR DA REDE DE ENSINO PÚBLICO NO MUNICIPIO DE PARNAMIRIM/RN; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Santa Cruz do Sul, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: CONTRIBUTOS PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DOCENTE; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Santa Cruz do Sul, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO FISIOTERAPEUTA E SUA INCLUSÃO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Assessoria e Consultoria Educacional, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Formação profissional, Educação especial e Família; Um estudo de caso no Instituto de Organização Neurológica da Bahia ? ION; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Assessoria e Consultoria Educacional, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A PRÁXIS PEDAGÓGICA NO CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA FACULDADE REGIONAL DE ALAGOINHAS ? FARAL/UNIRB; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Assessoria e Consultoria Educacional, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A PRÁXIS PEDAGÓGICA NO CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA FACULDADE REGIONAL DE ALAGOINHAS ? FARAL/UNIRB; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Assessoria e Consultoria Educacional, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Família e Escola: uma relação indispensável ao percorrer o caminho do processo de ensino e aprendizagem; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Posgrado em Ciencias de Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Desafios do Gestor Educacional na Contemporaneidade; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Posgrado em Ciencias de Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
No Universo do Silêncio Aprendo Brincando e Brinco Estudado; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Posgrado em Ciencias de Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Fatores Motivacionais e sua Influência no Processo de Ensino e A aprendizagem dos Alunos da Educação de Jovens e Adultos- EJA, na Escola Municipal Elisiário Dias, São Miguel/RN; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Posgrado em Ciencias de Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Ensino da Filosofia em Colaboração com o Teatro do Oprimido; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Posgrado em Ciencias de Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Família, A Escola E As Dificuldades De Aprendizagem Na Visão Dos Professores Dos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Posgrado em Ciencias de Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Avaliação Escolar como Instrumento de Apoio na Construção do Processo de Ensino e Aprendizagem; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Assessoria e Consultoria Educacional, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Dificuldades na Aprendizagem de Leitura e Escrita; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Assessoria e Consultoria Educacional, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Acessibilidade de Alunos com Deficiência nas Salas de Atendimento Educacional Especializado-AEE, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Neury Dourado no Município de Cabaceira-PB; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Assessoria e Consultoria Educacional, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Evasão Escolar a partir da Crise do Trabalho; 2008; Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação) - Instituto Superior de Linguas e Administracao, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Evolução Tecnológica: como a Psicologia Compreende esse Avanço Considerando Adesão á Sustentablidade; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Posgrado em Ciencias de Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Currículo e Formação Docente: Uma Análise da Proposta Curricular do Curso de Pedagogia; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Posgrado em Ciencias de Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Violência Na Escola E As Implicações Na Aprendizagem Dos Alunos Da Escola Estadual Senador Dinarte Mariz Em Natal/Rn; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Posgrado em Ciencias de Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Pensar Pedagógico Dos Professores Nas Turmas Multisseriadas E O Desafio Da Educação Do Campo; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Posgrado em Ciencias de Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Evasão Escolar E Suas Dificuldades Socioeconômicas Dos Alunos Em Atividades Da Rede Municipal De Ensino De João Câmara Rn; ; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Posgrado em Ciencias de Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO FÁBULAS DE MONTEIRO LOBATO PARA ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; ; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA MUNICIPAL DOM CARLOS COELHO; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A RELEVÂNCIA DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CRÍTICO DO ALUNO; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E SEUS PRECONCEITOS NOS DIAS ATUAIS; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PEDAGOGOS; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA: ASPECTOS ANALÍTICOS PARA ENTENDER O PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL NO MEIO SOCIAL; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Hora da Estrela: Uma Análise de Macabéa; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
MIRANDA; As Consequências Da Afetividade Para A Aprendizagem; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Inclusão Em Educação: Desafios Da Formação Docente; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
MACI; Modificações Curriculares Na Inclusão; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Dislexia Bloqueia o Sucesso da Aprendizagem; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
UMA ESCOLA SEGURA: CUIDADOS NA HORA DE BRINCAR; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
DESCOBRINDO O MUNDO ATRAVÉS DA LEITURA; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Abordagem do Gênero Fábula no Livro Didático para Desenvolvimento da Leitura no Ensino Fundamental; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Inclusão da Criança Autista na Vida Escolar; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Inclusão da Criança Autista na Vida Escolar; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Abordagem do Gênero Fábula no Livro Didático para Desenvolvimento da Leitura no Ensino Fundamental; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Educação Inclusiva do Deficiente Visual no Brasil; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Estratégias Escolar para Atrair a Comunidade e Manter a Relação entre Pais e Escola; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Estratégias Escolar para Atrair a Comunidade e Manter a Relação Entre Pais e Escola; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
SANTOS; O Teatro no Âmbito Escolar com a Relação a Valores Educacionais; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Letramento Em Sala De Aula: Práticas de preparação com os educandos visando sua formação social; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
DE VASCONCELOS; Práticas de Letramento na Educação Infantil: O Trabalho Pedagógico no Contexto de Cultura Letrada; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
DE MOURA; A Relação Afetiva entre Pais e Filhos: Interferindo na Relação Escolar na Educação Infantil da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves no Município de Nazaré da Mata/PE; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância do Lúdico na Educação Infantil; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Leitura e a Escrita no Ensino da Língua Portuguesa; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Leitura e a Escrita no Ensino da Língua Portuguesa; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Linguagem da Internet na Escrita Escolar de Alunos Adolescentes; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Ludicidade e o Processo de Aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Os Adolescentes e os Transtornos Alimentares; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Psicomotricidade e o Trabalho do Psicopedagogo na Educação Infantil; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Psicomotricidade e o Trabalho do Psicopedagogo na Educação Infantil; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Políticas Inclusivas de Educação Especial: Um olhar analítico entre a legislação; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
DONATO; Língua e Linguagem: Uma Reflexão no Ensino Aprendizagem; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Autismo: Atuação do Pedagogo frente ao Transtorno Global do Desenvolvimento; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
PIAGET: Teorias da Compreensão do Desenvolvimento da Criança; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Universo da Educação Infantil e o Lúdico; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Interface da Psicopedagogia Frente á Educação Especial e Inclusiva; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Linguagem da Internet na Escrita Escolar de Alunos Adolescentes; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Contribuições da Leitura no Processo da Construção do Conhecimento; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A importância da Formação Continuada do Professor no Processo de Ensino e Aprendizagem; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Meio Social Como Influenciador da Leitura e da Escrita no Ensino da Língua Portuguesa; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Família no Processo de Aprendizagem da Criança; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Relação Família e Escola no Processo da Construção da Leitura e da Escrita; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância das Atividades Lúdicas na Criança com Hiperatividade; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Papel do Docente na Adaptação da Educação Infantil; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Intervenção do Psicopedagogo com Crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Literatura Infantil e o Incentivo; a Leitura na Educação Infantil; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Desafios na Formação Educacional dos Deficientes Auditivos/Surdos; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Leitura nos Anos Iniciais Através do Lúdico no Processo Aprendizagem; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Prática Educativa Empregada na Educação de Jovens e Adultos na Visão do Psicopedagogo; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Papel do Psicopedagogo nas Instituições Escolar; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Escola e Família: Uma Necessária para o Desenvolvimento de Aprendizagem do Educando; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Tecnologia Como Instrumento Facilitador da Aprendizagem; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Os Desafios para a Formação Educacional de Autista no Brasil; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Os Desafios para a Formação Educacional de Autista no Brasil; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
DE AGUIAR BARCELOS CARNEIRO; O Papel do Educador no Processo da Educação Inclusiva; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Inclusão do Autismo em Sala de Aula; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Despertar das Famílias e o Desafio da Inclusão Escolar; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Como Trabalhar Letramento nos Anos Iniciais com o Auxílio do Psicopedagogo; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Dislexia Escolar Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamentos e Possibilidades de Intervenções; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância do Psicopedagogo no Processo da Leitura e Escrita na Alfabetização; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Papel da Escola na Inclusão dos Alunos com Altas Habilidades e Superdotação; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
NASCIMENTO; Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
RAMOS; As Condições Especiais do Autismo e o Sistema de Inclusão no Contexto Escolar; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
As Condições Especiais do Autismo e o Sistema de Inclusão no Contexto Escolar; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Afetividade Professor X Aluno: Sua Importância para o Processo do Ensino e Aprendizagem; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância do Contos de Fada no Processo de Ensino e Aprendizagem; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Literatura de Cordel: Suas Origens e Uso em Sala de Aula; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Pedagogia da Afetividade no Processo de Ensino e Aprendizagem; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Dificuldade de Aprendizagem na Leitura e Escrita: Causas e Consequências; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Desafio da EJA, Usando Novas Tecnologias em Umas Perspetivas Sócias Construtivistas; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Literatura na Escola; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Literatura Brasileira no Ensino Médio: O que é, Como Ensinar; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Inclusão de Crianças com Necessidades Especiais na Educação Infantil; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Intervenção Psicopedagógico em Ambiente Escolar; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Pratica Educativa Empregada na Educação de Jovens e Adultos; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Metodologia de Ensino na Leitura e Escrita nos Anos Finais; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Família no Contexto Escolar; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância do Lúdico na Educação Infantil; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Uso das Redes Sociais no Processo de Ensino e Aprendizagem; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
AVALIAÇÃO: Contribuição para a Prática Pedagógica; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Indisciplina na Escola: Suas Causas e o papel do Professor na sua superação; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Indisciplina Escolar e sua Influencia no Processo de Ensino Aprendizagem; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Influência das Redes Sociais na Escrita de Alunos do Ensino Fundamental II; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Música no Ensino Aprendizagem; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Concepções Acerca das Estratégias de Leitura e Escrita: Um Estudo Teórico; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Gestão Escolar Novos Paradígmas: A Construção de uma Escola Democrática; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Uma Abordagem Literária da Obra o Quinze e as Consequências da Seca: Nas Perspectivas da Pobreza e da Desigualdade Social; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Bullying: Violência no Ambiente Escolar; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Preconceito Linguístico no Ensino da Língua Portuguesa: O Uso da Grámatica Normativa como Instrumento de Exclusão das Variações Linguísticas dos Discentes; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
As Práticas da Ludicidade como Instrumento Contribuinte no Processo Educativo da Criança; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Violência Social Impactando o Cotidiano Escolar; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Leitura Infanto Juvenil; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais Perante uma Sociedade Preconceituosa; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Dificuldades de Aprendizagem da Leitura e Escrita na Alfabetização; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Indisciplina Escolar: De quem é a Culpa?; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Bulling: Nova Estratégia de Violência entre os Jovens; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância do Ensino de Oralidade para o Processo do Ensino Aprendizagem; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Aplicabilidade da Gramática no 6º ano do Ensino Fundamental II: UMA ANÁLISE DE UMA ESCOLA DA REDE Municipal do Ensino de João Alfredo/PE; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Problemas Físicos e Emocionais Decorrentes da Função Docente; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Contação de História um Caminho para Formar Leitores Críticos; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Cultura Popular e Letramento: práticas pedagógicas nos anos fina2qaxis do ensino fundamental II; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Auxílio da Educação Física para Diminuição da Violência/Agressividade Escolar; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O papel da Liderança Contribuindo para uma Gestão Eficaz Nas Organizações; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Inclusão de Crianças com Síndrome de Down; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Dislexia: As Dificuldades de Aprendizagem nos Processos de Leitura e Escrita; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Educação Ambiental: Despertando a Consciência Ecológica; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Pedagogia Hospitalar: O Pedagogo no Ambiente não Escolar; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Contação de História- Um relato de Experiência; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Leitura Em Questão: Na Escola De Ensino Fundamental Ii; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
As Políticas Para Uma Educação Inclusiva No Brasil: Desafios E Contribuições; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
As Políticas Para Uma Educação Inclusiva No Brasil: Desafios E Contribuições; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Afetividade Na Aprendizagem; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Afetividade Na Aprendizagem; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Ludicidade No Processo Ensino E Aprendizagem; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
LEMOS; A Ludicidade No Processo Ensino E Aprendizagem; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Amor De Perdição E Amor De Salvação (Camilo Castelo Branco; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
DA SILVA; Amor De Perdição E Amor De Salvação (Camilo Castelo Branco; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância Da Nclusão De Crianças Com Necessidades Especiais Na Educação Infantl; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
SOUZA; Contribuições Da Afetividade No Processo De Ensino Aprendizagem Nos Anos Iniciais; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Contribuições Da Afetividade No Processo De Ensino Aprendizagem Nos Anos Iniciais; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Afetividade Como Ferramenta Na Educação Inclusiva; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Afetividade Como Ferramenta Na Educação Inclusiva; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
OLúdico na Aprendizagem do Ensino Fundamental; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O como Estratégia no Ensino Aprendizagem na Educação Infantul; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Contribuição da Música como Instrumento na Aprendizagem Significaiva; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Contribuições da Afetividade no Processo de Ensino e Aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Literatura No Contexto Psicopedagogico; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância Das Atividades Lúdicas Em Psicopedagogia; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância Das Atividades Lúdicas Em Psicopedagogia; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância Da Escola Para O Desenvolvimento Da Sexualidade Infantil Na Psicopedagogia; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância Da Escola Para O Desenvolvimento Da Sexualidade Infantil Na Psicopedagogia; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Textos Humuristicos: Uma Leitura Através De Rios Descontração E Criatividade; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Dificuldades de Aprendizagem no Processo de Alfabetização; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Jogos e Brincadeiras como Prática Pedagógica para os anos iniciais do ensino fundamental; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A importancia da libras para a inclusão social na escola municipal Maria Anunciada Pinheiro Dias do Município de Carpina-PE; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O lúdico na Educação Infantil; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Práticas avaliativs da aprendizagem no ensino fundamental; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Os gêneros textuais em sala de aula: Uma visão contemporânea; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Aimportância da literatura infantil na formação do educando; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Filha; TDAH: Considerações sobre o transtorno do deficit de atenção e hiperatividade; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
da Silv; Autismo e a formação de profissionais da educação básica; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A importância da higiene bucal no processo de ensino e aprendizagem; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A inclusão dos Alunos Especiais no Ensino Regular; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Escola do Campo e as Práticas Pedagógicas; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Família e Escola: onstrução em Parceria; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Convivendo com o Autismo na Educação Infantil; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Alfabetização no Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Lúdico na Educação Infantil; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Violência Provocada por Bullying na Escola; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Gomes da M; Carvalho e Maria H; de Mello Barro; A importância da Pontuação no Sentido do Texto; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A evolução da Internet e a Influencia na Escrita; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Atuação do Pedagogo na Escola; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Como Trabalhar Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Lúdico na Aprendizagem da Educação Infatil; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Afetividade na Aprendizagem Escolar; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Leitura na Escola; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Inclusão Escolar: Um Desafio a ser Percorrido por Crianças Surdas; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Prática da Leitura Articulada a Teoria de Bakthin; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Santana; A Importância dos Jogos no Processo do Ensino e Aprendizagem; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Literatura na Formação de Leitores; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Procópio SOoares; A Importância da Linguística na Formação de Leitores Críticos; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Silva e Danielly Regina F; de Fontes; O Psicopedagogo e o Ambiente Escolar; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Literatura e Sociedade: A Importância da Leitura na Formação do Educador e Educando; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Um Olhar Sobre a Leitura na Escola de Aula no 5º Ano do Ensino Fundamental i da Escola Municipal Jonas de Andrade Lima do Município Engenho Concordia em São Lourenço da Mata/PE; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Dificuldades na Escrita nas Turmas do Ensino Fundamental I; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
UMA REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
APRENDIZAGEM LUDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
MATEMÁTICA LÚDICA: UMA DAS FORMAS PRAZEROSAS DE APRENDER; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A PRODUÇÃO TEXTUAL EM NÍVEL MÉDIO SOB A PERSPECTIVA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
CULTURA POPULAR E LETRAMENTO DIGITAL: Benefícios na leitura para o processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental II; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
BILINGUISMO A IMPORTÂNCIA DA SEGUNDA LÍNGUA PARA VIDA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
JOGOS NA EDUCAÇÂO INAFNTIL: COMO UMA FORMA DE DESENVOLVIMENTO NA APRENDIZAGEM; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
RENDIMENTO ESCOLAR: ANÁLISE DO NÍVEL DE CONHECIMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA APLICADA AO ENSINO MÉDIO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A PRODUÇÃO DO GÊNERO POESIA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
LITERATURA E SUA IMPORTÂNCIA PARA EDUCAÇÃO BRASILEIRA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O DESAFIO DA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL; QUAL PAPEL DA ESCOLA?; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A IMPORTÂNCIA DA LIBRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O ELO DA ESCOLA E FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
FAMÍLIA & ESCOLA, UMA PARCERIA NECESSÁRIA; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
FAMÍLIA & ESCOLA, UMA PARCERIA NECESSÁRIA; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O PAPEL DO GESTOR NA GESTÃO PARTICIPATIVA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O ENSINO DA LITERATURA INFANTIL COMO AUXÍLIO NA FORMAÇÃO DE LEITORES; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
ADAPTAÇÃO DO AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE ESPANHOL NA MATRIZ CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
INCLUSÃO E EDUCAÇÃO: DESAFIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CONTEMPORANEIDADE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
DESAFIOS DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
OS SABERES DO DOCENTES NO CONTEXTO NO ENSINO HOSPITALAR; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL PARA FORMAR LEITORES CRÍTICOS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O ensino da leitura e escrita numa perspectiva do letramento; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A inclusão escolar da criança com autismo; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Conscientização e Educação Ambiental: No Âmbito Escolar; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Brincadeiras Pedagógicas Nos Anos Iniciais; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Letramento Digital: Uso das Tic?s no Processo de Aperfeiçoamento da Alfabetização a Luz do Letramento; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Ludicidade Como Facilitadora no Processo de Ensino e Aprendizagem Na Educação Infantil; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Diversidade Cultural nas Escolas: O Papel do Professor na Superação dos Preconceitos; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Interdisciplinaridade e o Processo da Escola Atual; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Bulling: U m Ato Agressivo Realizado na Escola; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Violência na Escola: Motivos, Consequências, Estratégias Utilizadas pelo Professor em Sala de Aula; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A instrumentalização do gênero fábula na formação de leitores críticos; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
CROMACIO; Música: Um Mecanismo Facilitador No Processo De Aprendizagem; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Deficiência Auditiva: Sua Inclusão No Contexto Educacional; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Ludicidade Como Facilitador Nas Dificuldades No Processo De Ensino Aprendizagem Da Língua Portuguesa; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Influência Do Professor Na Formação Do Gosto Pela Leitura; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Diversidade Textual: Os Gêneros Em Sala De Aula; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Leitura Infanto Juvenil; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Indisciplina Escolar: Fator Contribuinte No Fracasso Do Ensino E Aprendizagem; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Ensino A Língua Espanhola Nas Escolas Brasileira; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Violência Doméstica E Suas Consequências No Processo Do Ensino E Aprendizagem; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Leitura E Escrita No Desenvolvimento Cognitivo Da Aprendizagem Das Crianças Nos Anos Iniciais; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Desafio de Ensinar Leitura; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Uso da Literatura no Processo de Ensino a Aprendizagem; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Brincando e Aprendendo na Edcuação Infantil; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Leitura e a Escrita: Um Olhar Pedagógico; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Ensino no Gênero Textual no 7º Ano do Ensino Fundamental; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Poesia na Formação do Leitor; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Poesia na Formação do Leitor; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Participação da Família no Contexto Escolar; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Desafio da Educação na Era das Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Construtivismo na Educação Infantil e Anos Iniciais no Século XXI; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Aplicabilidade da Leitura no Aprender Brincando nos Anos Iniciais; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Lúdico na Educação Infantil: Um Instrumento Pedagógico no Processo de Ensino e Aprendizagem; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Motivação Para a Prática Docente no Ensino Fundamental; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Como Trabalhar a Literatura no Ensino Médio; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Afetividade na Prática Pedagógica e na Formação Docente; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Leitura e Escrita: Suas Práticas no Processo de Ensino e Aprendizagem no Ensino Fundamental; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Leitura Crítica na Formação dos Cidadãos; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
EJA- Educação de Jovens e Adultos: Desafios do Educador no Desenvolvimento da Aprendizagem; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância do Lúdico no Processo Ensino Aprendizagem; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Gramática e sua Prática em Sala de Aula; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Contribuição dos Docentes ao Atendimento Educacional Especializado no Desenvolvimento Cognitivo e Humano dos Educandos especiais; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Interdisciplinaridade no Processo de Ensino Aprendizagem; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
As Dificuldades na Formação do Hábito de Leitura nos Alunos do Ensino Fundamental e Médio; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Desafios da Linguagem no Contexto Virtual do Século XXI; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Integração da Família no Processo de Ensino Aprendizagem; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Novas Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Aprendizagem Infantil Através do Lúdico; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Professor e suas Contribuições Lúdicas para o Professor do Ensino e Aprendizagem; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Processo de Inclusão na Educação Infantil; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
As Contribuições dos Contos de Fadas no Desenvolvimento da Oralidade na Educação Infantil; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Inclusão dos Alunos com Altas Habilidades na Sala de Aula; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Possibilidades e Expectativas para a Educação no Brasil: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Oralidade no Processo Ensino Aprendizagem na Aula de Português; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Crianças: Processo de Adaptação nos Anos Iniciais no Ensino Fundamental; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Papel da Família no Desenvolvimento Escolar da Criança; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Estratégias Escolar para Atrair a Comunidade e Manter a Relação Entre Pais e Escola; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Formação do Leitor no Processo de Alfabetização e Letramento no Contexto Escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Ludicidade Como Facilitadora no Processo de Ensino e Aprendizagem Na Educação Infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A música Enquanto Instrumento de Aprendizagem Significativa: A Artes dos Sons; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Educação Especial e os Desafios da Inclusão; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Família e Escola: No Processo Educacional da Criança; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Conscientização e Educação Ambiental: No Âmbito Escolar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
mportância de Jogos Lúdicos e Brincadeiras no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Indisciplina Escolar: Um desafio para o trabalho docente; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Bulling Escolar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância dos Contos na Aprendizagem da Criança no 1º ano do Ensino Fundamental; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Evasão Escolar no Brasil: Causas e Consequências; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Apropriação Conceitual na Conquista da Leitura, Escrita e Compreensão Textual nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Aplicabilidade das Tecnologias na Educação e seus Desafios; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Panorama das Políticas Públicas Contemporâneas para Educação de Surdos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância dos Contos de Fadas na Educação Infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância do Pedagogo na Instituição Escolar para o Processo de Ensino e Aprendizagem; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância de uma Gestão Democrática no Ambiente Escolar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância de uma Gestão Democrática no Ambiente Escolar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
As Contribuições de uma Brinquedoteca na Aprendizagem das Crianças; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Brinquedoteca Escolar na Aprendizagem Infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Formação do Professor no Processo de Ensino e Aprendizagem; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O nível de Estresse das professoras do ensino Fundamental I de uma escola pública municipal de carpina/PE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Matemática Lúdica umas das formas prazerosas de Aprender; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Escola Mode da Informação e Comunicaçãorna e a Tecnologia; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Leitura e Alfabetização: Concepções Teóricas a Cerca deste Desafio Contemporâneo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Educação Inclusiva: Desafios e Possibilidades no Processo de Ensino e Aprendizagem; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Afetividade no Processo Ensino Aprendizagem na Educação Infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Letramento e Alfabetização nos Anos Iniciais; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Relação Família e Escola na Formação do Aluno; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Recursos Digitais no Processo de Ensino Aprendizagem- Uma Abordagem no Ensino Medio; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Lúdico na Alfabetização: Como Instrumento de Ensino e Aprimoramento na Aprendizagem; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Papel do Professor na Adaptação da Educação Infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Afetividade na Educação Infantil: Um Olhar sobre a Relação Professor x Aluno; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Ironia como Crítica Social é um Estudo sobre Memórias Póstumas de Brás Cubas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Piaget: Teorias da Compreensão do Desenvolvimento da Criança; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Dificuldades de Aprendizagem; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
SILVA; A Relação da Afetividade e o Processo do Ensino Aprendizado dos educandos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Afetividade no Processo Ensino e Aprendizagem; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância dos Contos de Fábulas na Aquisição da Leitura e da Escrita; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância do Lúdico na Educação Infantil- Jogos e Brincadeiras; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Bilinguismo: Uma Proposta para Surdos e Ouvintes; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Profissionais da Educação Infantil x Indisciplina: Formação e Construção de Identidades; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Educação Sexual como Tema Transversal na Educação Fundamental; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Afetividade e seu Papel Motivador no Desenvolvimento da Aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Ludicidade na Educação Infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Autismo no Contexto Escolar e a Atuação do Pedagogo Nesse Contexto; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
SANTOS; A Inclusão da Criança com Síndrome de Down no Ensino Regular; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
FERREIRA PESSOA N; DA SILVA; A Importância do Lúdico na Educação Infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Escola e Democracia: Um Olhar a Partir de suas Interfaces na Contemporaneidade; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
As Representações Sociais Relativas ao TDAH no Contexto da Sala de Aula e na Família; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Agressividade na Educação: Os Fatores Geradores na Perspectiva Emocional; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Os Avanços da Gestão Democrática para o Novo Milênio; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Os Desafios do Autismo no Cotidiano Escolar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Papel do Coordenador Pedagógico no Ambiente Escolar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil e o Olhar do Educador para o Ensino da Matemática; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Literatura Infantil Brasileira Como Agente Transformador da Criança; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais no Ambiente Educacional; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Criança com Síndrome de Down e o Papel do Professor no Contexto Escolar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil: uma Proposta na Construção do Processo Ensino Aprendizagem dos Educandos da Escola Municipal Deputado Torquato Ferreira Lima no Munícipio de Nazaré da Mata; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Lúdico na Educação Infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Desafio de Ensinar Língua Portuguesa na Perspectiva de Leitura e Escrita na Escola Municipal André Cesário de Albuquerque; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Educação Especial; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Estigma Contemporâneo: A s Dificuldades de Aprendizagem Infantil Afetadas pela Violência; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Família: Nossa Primeira Escola no Processo de Ensino e Aprendizagem; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Leitura como Processo de Aprendizagem na Formação de Leitores Críticos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Fatores que Interferem na Aprendizagem do Ensino Fundamental; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Família no Processo de Aprendizagem da Criança; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
La Música em la Classe: O Ensino de Língua Espanhola Através da Musica; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Contribuição da Literatura no Desenvolvimento dos Gêneros Textuais: Conto, Gibi e Poema; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Como Trabalhar Linguística e Gramática em Sala de Aula; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Lúdico como Ferramenta essencial para o Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Crianças com Autismo e suas Dificuldades de Aprendizagem; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Contexto Linguístico X Gramática: Novos Caminhos para o Processo do Ensino e Aprendizagem; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Valorização da Cultura Indígena em Sala de Aula; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Formação Docente: Um Grande Desafio para as Políticas Educacionais; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
As Implicações Decorrentes das Dificuldades Ortográficas Predominantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental II; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Um Arduo Caminho para uma Excelente Tradução; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Ensino da Gramática Normativa e os meios pelos quais ela é Ensinada em Sala de Aula; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância do Lúdico na Educação Infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Discurso de Alguns Professores sobre Afetividade na Educação Infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Poesia na Formação do Leitor; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Aprendizagem da Língua Oral e Escrita; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Indisciplina Escolar: Compreender ou Reprimir?; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Dificuldade de Aprendizagem nos anos iniciais; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Variações Linguísticas e o Poder das Palavras; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Normas Gramaticais e Variação Linguísticas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância do Lúdico na Educação Infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Movimento e sua Importância para o Desempenho do Desenvolvimento da Criança de 0 a 3 Anos de Idade; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Movimento e sua Importância para o Desempenho do Desenvolvimento da Criança de 0 a 3 Anos de Idade; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Autismo na Educação Infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Didática de Ensino na Leitura e Escrita nos Anos Finais; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Diversidade e as Dificuldades de Aprendizagem no Espaço Escolar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Literatura Infantil Contribuindo na Formação de Leitores na Educação Infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
DA SILVA; Variação Linguística no Contexto Escolar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Gramática da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II: Desafios e Perspectivas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
MOREIRA; A Afetividade como Instrumento de Inclusão na Escola: Valores, Desafios e Contribuições; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Metagognição como processo de Ensino e Aprendizagem; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
OLIVEIRA; Literatura Infanto-juvenil como Instrumento para o Desenvolvimento da Leitura; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
VASCONCELOS; Atividade Lúdica no Contexto da Aprendizagem na Educação Infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Leitura no Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Aprendizagem Ludica uma das Formas mais Prazerosas de Aprender na Educação Infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Dissimetria Entre a Norma Padrão Versos Culta: Conflito da Lingua em Uso; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Logomarca; Uma Identidade Persuasiva da Linguagem; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Bulling: U m Ato Agressivo Realizado na Escola; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Cultura Surda na Construção da Identidade no Processo Social Inclusiva; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância do Ensino da Libras na Educação Infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Participação da Família nas Séries Iniciais da escola Municipal Luiz Almeida; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
As Importância das Brincadeiras e dos Jogos para a Formação dos Alunos em Todas as Suas Dimensões; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância dos Jogos para Estimular a Aprendizagem na Alfabetização; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Uma Reflexão Sobre a Inclusão Escolar de Crianças Autistas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Influência do Lúdico como Ferramenta no Processo de Ensino e Aprendizagem; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Violência Social Impactuando o Cotidiano Escolar; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
de Aprendizagens na Leitura e Escrita no Ensino Fundamental I; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Prática Musical como Ferramenta para o Desenvolvimento Infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Ensino da Literatura do Ensino Fundamental II; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Violência na Escola: Motivos, Consequências, Estratégias Utilizadas pelo Professor em Sala de Aula; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
As Contribuições do Ensino da Libras na Educação Infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Matemática no Ensino Fundamental Estimulada Através do Jogos Didáticos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Perfil do Processo Avaliativo na Educação Inclusiva do Ensino Fundamental I: Uma Proposta Através do Ciclo da Experiência Kellyana; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e Escrita; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Gestão Escolar Democrática: Uma Avaliação para o Novo Milênio; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Ensino e a Aprendizagem da Leitura e da Escreta na 1ª Fase da Educação de Jovens e Adultos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância do Lúdico na Educação Infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Leitura na Educação Infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Da Exclusão à Inclusão Escolar: O Desafio de uma Educação para Todos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Levantamento Lèxico-Semântico da Comunidade de Fala Homossexual; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Letramento e a Formação do Aluno Escritor; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Participação dos Pais no Processo de Aprendizagem; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais no Ensino Regular; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Ludicidade e o Processo de Ensino e Aprendizagem na educação Ensino infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Família no Contexto da Inclusão Escolar com Alunos Surdos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Afetividade na Educação Infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Tecnologias Educacionais: Limites e Possibilidades no Uso da Sala de Aula do Ensino Fundamental I; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Leitura nos Anos Iniciais no Ciclo do Ensino Fundamental na Escola Maria Anunciada de Araujo no Município de Lagoa de Itaenga; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Participação da Família na Escola; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Macedo; Literatura Infantil com Instrumento Motivador da Aprendizagem nos Anos Iniciais na Escola no Município de Limoeiro; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Relação Escola e Família no Processo do Ensino e Aprendizagem; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Formando Leitores e Resgatando a Leitrua; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
PROCEDIMENTOS LINGUISTICOS: Brasil multilinguístico, as atitudes de preconceitos acerca das variantes nordestinas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Dificuldades no processo de aprendizagem da leitura e escrita; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A música como ferramenta de aprendizagem na educação infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Dificuldade na aprendizagem nos anos iniciais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Dificuldades na Aprendizagem e Aperfeiçoamento da Leitura; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Ludicidade e sus contribuições no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Leitura e seus Desafios no Ensino Medio; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Leitura: Um Saber Necessário para a Formação Crítica do Indivíduo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Literatura Infantil: A Influência de Monteiro Lobato no Processo de Aquisição da Leitura; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Papel da Família no Desenvolvimento Educacional da Criança do Ensino Fundamental II; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Dificuldades de Aprendizagem da Leitura e Escrita na Alfabetização; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Escrita e da Leituras no Ensino Fundamental I: Uma Visão Contemporânea; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Indisciplina na Educação Infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Libras (Lingua Brasileira de Sinais): e sua importância na Formação Acadêmica do Professor; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Matemática e suas Dificuldades no Cotidiano dos Alunos com Necessidades Especiais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Inclusão Digital na Escola; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Música na Disciplina de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano na Escola José Procópio Cavalcanti da Cidade de João Alfredo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Inclusão do Aluno Portador de Autismo na Escola Regular; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Formando Leitores no Quarto Ano do Ensino Fundamental; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Reciclagem no Processo de Conscientização da Escola; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Concepção da Leitura e da Escrita e as Dificuldades de Aprendizagem nos Anos Iniciais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Dificuldades na Escrita nas Turmas do Ensino Fundamental I; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A importância da Escrita e da Leitura no Ensino Fundamental I: Uma Visão Contemporânea; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Leitura na Vida Escolar do Educando do Ensino Fundamental II; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Leitura Diversificada: Construção De Aprendizagens Significativas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Diversidades Linguísticas nos Dias Atuais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Os Gêneros Textuais no Ensino da Gramática: Uma Visão Contemporânea; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Variação Linguística em Sala de Aula; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Apropriação da Leitura: Novos Caminhos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Lúdico no Processo do Desenvolvimento Infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Educação Especial: Suas Práticas Inclusivas em um Contexto Escolar; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Ludicidade Na Educação Infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Participação da Família no Contexto Escolar; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Dificuldade de Aprendizagem, Processo de Leitura e Escrita na Alfabetização; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Arte de Brincar Como Ferramenta Educacional; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Afetividade No Processo de Ensino Aprendizagem no município de Buenos Aires; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Papel Familiar Dentro da Escola e Sua Influência na Formação dos Alunos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
As Dificuldades para Ensinar Alunos no Ensino Fundamental e Médio; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Construção da Identidade Afro nos Anos Iniciais para O meio da Literatura Infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Como a Prática da Leitura na Sala de Aula para as Séries Iniciais Pode Construir na Formação de Um Cidadão Leitor; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Bullyng: Enfatizando no meio Escolar; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Afetividade e Aprendizagem na Educação Infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Sistema Preventivo na Educação como Verdadeira Transformação Social; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A musica como Instrumento na Aprendizagem Significativa; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Estratégia de Leitura no Ensino Fundamental; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Processo de Ensino Aprendizagem e a Relação Professor e Aluno nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Musicalidade nos anos iniciais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Família no Contexto Escolar para o Processo do Ensino e Aprendizagem; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Sexualidade na Escola; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Literatura no Ensino Infanto Juvenil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Afetividade e a Auto Estima na Educação Infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Letramento Digital: Uso das Tic?s no Processo de Aperfeiçoamento da Alfabetização a Luz do Letramento; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Literatura Infanto Juvenil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Educação de Jovens e Adultos: Uma Caracterização do Perfil Metodológico na Construção de uma Identidade de Formação Continuada; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Contexto da Variação Linguístico a Partir de Uma Visão Contemporânea; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Uso do Recurso Tecnológico como Fonte de Letramento nas Salas de Aula; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Aquisição Conceitual de Fração nos Anos Iniciais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Musica No Ensino Fundamental: Uma Reflexão Sobre Sua Importância Para O Ensino E Aprendizagem; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Tecnologia Na Educação; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Preconceitos Nas Diversidades Linguísticas No Nordeste; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Leitura: A Descoberta De Um Novo Mundo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Aprendizagem E Alfabetização Da Criança Com Sindrome De Dawn; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Contação De Historia Na Educação Infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Inclusão De Alunos Com Deficiência Auditiva No Ensino Regular: Um Estudo Sobre As Estratégias De Ensino; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Literatura Infantil No Contexto Educativo X Brincadeiras Pedagógicas: Novos Caminhos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Inclusão Do Aluno Com Necessidades Especiais Nos Anos Iniciais Do Ensino Regular; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Influencia Da Internet Na Escrita Dos Aluos Do Ensino Medio Na Escola De Referência Em Ensino Médio; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância Da Leitura No Ensino Fundamental I Do Colégio Municipal Tancredo Neves; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Alfbetização E Letramento Nos Anos Iniciais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Contação De História Na Educação Infantil Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental: Um Estudo A Partir Da Prática Docente; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância Da Leitura nos Anos Finais Para A Formação De Educando Críticos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
VASCONCELOS; Letramento No Ciclo De Alfabetização; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
MELO HOFMANN; Adverbio: Uma Classe De Classes; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Autismo Na Escola: Superando Desafios Em Prol De Uma Educação Igual Para Todos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Drogas E Sua Influencia Na Aprendizagem; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Uma Reflexão Sobre A Inclusão Escolar De Crianças Autistas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Contos Infantis: Uma Possiblidade Para Prática Na Escrita; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Leitura E Interação Com O Mundo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Práticas De Leitura E Letramento No Sítio Pica Pau; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Estratégias De Leitura No Processo De Ensino E Aprendizagem; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância Dos Jogos Para Estimular A Aprendizagem Na Alfabetização; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Os Jogos Matemáticos Como Ferramenta Pedagógica Para O Ensino De Matemática Nos Anos Iniciais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Integração Entre A Familia E A Escola: Um Compromisso Com A Educação; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Informática Na Educação; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Brincadeiras Pedagógicas Nos Anos Iniciais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Lúdico na Educação Infatil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Dificuldade de Aprendizagem na Leitura e Escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
SILVA; A Importância do Brincar na Educação Infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Leitura nos Anos Iniciais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Ludicidade na Escola: Jogos e Brincadeiras que o Processo de Ensino e Aprendizagem; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância do Lúdico como Ferramenta Pedagógica na Educação Infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e na Escrita do Ensino no Primeiro Ano do Ensino Fundamental; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
PEREIRA; A Indisciplina no rendimento escolar pelos professores, diretores numa escola privada; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O lúdico como forma transformadora da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Dificuldades na leitura (dislexia) no contexto educativo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A importência do údico no processo de ensino aprendizagem: Um estudo de caso com alunos do educandário Nossa senhora de Lurdes; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O desafio de Avaliar: A importância dos instrumentos de avaliação; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O desafio de Avaliar: A importância dos instrumentos de avaliação; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Educação Especial e o processo de Inclusão Escolar; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Inclusão de Crianças com Sindrome de Down; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O uso do teatro na Educação: Possibilidades diante do Fracasso Escolar; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O incentivo a leitura por meios de histórias infantis na escola Municipal Ernesto Geisel, em Lagoa do Carro/PE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Alfabetização e Letramento; Uma proposta metodológica para desenvolver habilidades na leitura e escrita; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
As consequências do Billing na Educação infantil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Práticas Avaliativas da Aprendizagem no Ensino Fundamental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Os gêneros Textuais em sala de aula:: uma visão contemporânea; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Aimportância da literatura infantil na formação do educando; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
As dificuldades de Aprendizagem: Dislexia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade: o desafio de educar; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O ensino da gramática no ensino fundamental e a sua relação professor/aluno no processo de ensino/aprendizagem; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
EJA: Metodologia utilizada para o processo do ensino aprendizagem; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
CURRÍCULO: uma ferramenta para construção de uma educação para todos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A violência intrafamiliar contra crianças e adolescente no Brasil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Educação Especial no Âmbito Escolar; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A importância da leitura no ensino fundamental para a formação de leitores críticos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Lúdico nas Escolas: A Importância da ludicidade no processo ensino aprendizagem; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Hábito da Leitura no Processo de Ensino na Educação de Jovens e Adultos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Gravidez na Adolescência e seus Impactos no Processo de Ensino Aprendizagem; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Apagamento do R em Posição de coda Silábica: Influência na Escrita e na Fala dos Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Leitura no Ensino Médio e sua Relevância na Formação do Leitor; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Inclusão Escolar: Levantando Possibilidades, Encarando as Dificuldades; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Educação Inclusiva: Um Novo Desafio para Família e para Escola Moderno; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Avaliação na Educação Infantil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Literatura no Ensino Médio; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Pedagogia Hospitalar: Uma modalidade de Ensino de diferentes olhares; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Estimulando a Leitura nos Anos Iniciais Através do Lúdico com Jogos e Brincadeiras no Processo Aprendizagem; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Contribuições do ato de Contar Histórias na Educação Infantil para a formação do Futuro Leitor; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Papel da Leitura na Formação Social dos Alunos do Curso de Letras; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Interdisciplinaridade e o Processo da Escola Atual; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A violência e suas Consequências no Âmbito Escolar e Social: Bulling; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Crônica: A Arte da Vida na Sala de Aula, uma visão contemporânea; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância do Combate a Evasão e o Fracasso Escolar nos Anos Iniciais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Letramento: Sua Importância para os Aspectos Sociais e na Formação dos Discentes do Ensino Médio; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Papel do Pedagogo na Educação de Jovens e Adultos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
As Dificuldades de Aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Indisciplina na Educação Infantil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância e os Cuidados com a Educação da Criança de 0 a 3 Anos no Espaço Coletivo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Leitura e Escrita na Alfabetização; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Eu Existo e Quero ser Visto: A Inclusão da Criança com Síndrome de Down no Ensino Regular; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância da Rotina na Visão do Psicopedagogo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Ludicidade e o Processo de Aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Leitura e Escrita um Desafio Constante; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Um Jeito de Ser e Aprender de Maneira Diferente: Dislexia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância do Lúdico na Educação Infantil numa Perspectiva Promocional do Cognitivo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Desafio da EJA, Usando Novas Tecnologias em Umas Perspectivas Sócias Construtivistas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Importância do Brincar para a Aprendizagem na Educação Infantil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Literatura: Sua Importância na Formação do Leitor; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Avaliação Escolar como Ferramenta de Aprendizagem no Processo de Ensino; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
O Prazer de Aprender Brincando: A Mágica do Brincar no Processo de Ensino e Aprendizagem em Educação Infantil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Incentivo a Leitura no Ensino Fundamental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A Influência da Afetividade no Desenvolvimento da Aprendizagem; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
A mulher no espaço doméstico em Helena e Dom Casmurro; 2017; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Faculdade Luso - Brasileira; Orientador: Durval Ferreira Vieira;
Produções bibliográficas
-
VIERA, D. F. ; VIEIRA, D. F. . Educação, Cultura e Cidadania. 1ª. ed. João Pessoa/PB: Ideia, 2013. v. 01. 160p .
-
A evasão escolar a partir da crise do trabalho . O DIFERENCIAL ENTRE TRABALHO E EMPREGO: uma Contextulização a partir da Evasão Escolar. ENSIMENTOD INTER E MULTIDISCIPLINARES PARA A APRENDIZAGEM. 14ed.Recife: FASA, 2023, v. , p. 01-276.
-
Jose Sebastião de Faria Filho ; VIERA, D. F. ; VIEIRA, D. F. ; VIEIRA, D.F . tecnologia da educação: o computador como instrumento a pratica pedagógica e a aprendizagem. In: Durval Ferreira Vieira, Divanice Ferreira Vieira e Jose Sebastião de Farias Filho. (Org.). Tecnologias d educação: o computador como instrumento á prática pedagógica e a aprendizagem. 421ed.João Pessoa/PB: IDEIA, 2014, v. 01, p. 67-80.
-
VIEIRA, D. F. . Palavras Propoem Entrecruzamentos. João Pessoa/PB: Sal da Terra, 2018 (livro).
-
VIEIRA, D. F. . Educação: múltiplos olhares. Recife, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
VIEIRA, D. F. . entrelaçando as cultura na trilha da cidadania. João Pessoa/PB: Ideia, 2013 (livro).
-
VIEIRA, D. F. ; Marinalva Freire ; Jose Sebastião de Faria Filho . Educação, Cultura e Cidadania. João Pessoa/PB: Ideia, 2013 (livro).
-
VIEIRA, D. F. . FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DAS ESCOLAS MUNICIPAL DE LAGOA DE ITAENGA. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
VIEIRA, D. F. . Seninário Regional Sobre a Base Curricular Comum as redes Pública Estadual e Municipal. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Prêmios
2012
DOUTORADO EM EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE AUTONIMA DE ASUINCION.
2007
MESTRADO, ISLA.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão. , Praça Maria Aurora, 02, Centro, 55840-000 - Lagoa do Itaenga, PE - Brasil, Telefone: (081) 36531711
Experiência profissional
2013 - Atual
Faculdade de Ciências da Administração do LimoeiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: contrato, Carga horária: 6
2012 - Atual
FACULDADE DE CIÊNCIA HUMANAS DA PARAIBAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESOIR, Carga horária: 8
2005 - Atual
Faculdade Luso - BrasileiraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
1986 - Atual
Prefeitura Municipal de Lagoa de ItaengaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Durval Ferreira Vieira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?