Thaísa Soares Silva
Psicóloga Clínica, Professora e Multiplicadora de Teatro do Oprimido. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá. Graduada em Psicologia pela mesma instituição, com ênfase em Intervenções em Processos de Saúde e Sofrimento Psíquico. Também é licenciada em Ciências Biológicas pela UFMT. Com experiência docente no ensino básico e superior, atuou nas seguintes instituições: Departamento de Psicologia da UFMT, integrando também o Núcleo de Educação a Distância (NEAD/IE/UFMT) como formadora e coordenadora de pólo; Faculdade do Pantanal (ESTÁCIO FAPAN) em Cáceres - MT e na Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia, em Cuiabá - MT. Tem ampla experiência em intervenções grupais em contextos clínicos e institucionais, além de pesquisas nas interseções entre Psicanálise, Esquizoanálise, Psicologia Clínica, Social e Institucional, Arte e Saúde Mental.
Informações coletadas do Lattes em 23/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia
2018 - 2021
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ
Título: TECENDO REDES PARA ACOLHER: OFICINAS DE TEATRO DO OPRIMIDO NO ATENDIMENTO CLÍNICO A ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, Ano de Obtenção: 2022
Henrique de Oliveira Lee.Palavras-chave: Teatro do Oprimido; Universitárias/os; Escuta; Psicanálise.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Institucional. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Aperfeiçoamento em Aperfeiçoamento em Psicologia Clínica VI
2017 - 2018
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ
Título: Grupo de Acolhimento com Estudantes Universitárias: um estudo de caso.. Ano de finalização: 2018
Orientador: Henrique de Oliveira Lee
Graduação em Psicologia
2011 - 2016
Universidade Federal de Mato Grosso
Título: A narrativa literária na mediação de vivências entre crianças hospitalizadas - Pesquisa Orientada em Psicologia
Orientador: Daniela Barros da Silva Freire Andrade
Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas
2004 - 2009
Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Espectro Biológico Do Banco de Sementes do Solo em Três Fitofisionomias Campestres Sazonalmente Inundáveis no Pantanal Mato-grossense
Orientador: Cátia Nunes da Cunha
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2016 - 2016
"Oficina: Da carne ao som, do som ao verbo, do verbo ao encontro: Promoção. (Carga horária: 3h). , Associação Brasileira de Saúde Mental, ABRASME, Brasil.
2015 - 2015
?Nós e Vós - Um Arco-Íris dos desejos e medos ao redor da diversidade e di. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2013 - 2013
Inglês My English on line. , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2013
Oficina Escrileituras "EntreFios". (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2012 - 2012
Augusto Boal - Teoria e Prática do Teatro do Oprimido. (Carga horária: 40h). , Associação Cultural O Imáginário, ACI, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Curso de História da Arte. (Carga horária: 20h). , Museu de Arte e Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso, MACP/UFMT, Brasil.
2007 - 2007
Oficina Sesc Dramaturgia Leituras em Cena. (Carga horária: 12h). , Serviço Social do Comércio (MT), SESC, Brasil.
2007 - 2007
Teatro para Educadores. (Carga horária: 4h). , Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2007 - 2007
"Ciência além de quatro paredes". (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2006 - 2006
Trilhas interpretativas em programas de EA. (Carga horária: 4h). , V CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, V CIAEA, Brasil.
2006 - 2006
Arte Educação: O teatro e a natureza. (Carga horária: 4h). , V CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, V CIAEA, Brasil.
2006 - 2006
A Educação Ambiental e Sua Importância no Ensino. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Inglês I. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2004 - 2004
Comunidades de Anfíbios e Répteis em Diferentes Re. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2004 - 2004
Organização de Coleções Herpetológicas. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2004 - 2004
Ecologia de Lagartos. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Psicologia Clínica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Institucional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Saúde Mental.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação.
Organização de eventos
SOARES SILVA, THAÍSA . Narrativa e Processos Psicológicos de Crianças Hospitalizadas. 2014. (Outro).
SOARES SILVA, THAÍSA . IV Semana de Psicologia da UFMT - As Psicologias no Brasil: o psicólogo como historia e sujeito histórico. 2014. (Outro).
SOARES SILVA, THAÍSA . Seminário Temático: A infância na interface com a pesquisa e extensão - Narrativa como atividade guia. 2014. (Outro).
SOARES SILVA, THAÍSA ; Monteiro, S. B. ; Biato, E. C. L. ; Proença, V. ; Duarte, V. . Oficina Escrituras 'EntreFios. 2013. (Outro).
SOARES SILVA, THAÍSA . XVII Encontro Nacional da ABRAPSO. 2013. (Outro).
SOARES SILVA, THAÍSA . VII Oficina para novos educadores do programa Cuidar Brincando. 2013. (Outro).
SOARES SILVA, THAÍSA . 18° Encontro de Biólogos do CRBio-01. 2007. (Congresso).
SOARES SILVA, THAÍSA . V Encontro da rede Matogrossense de Educação Ambiental. 2007. (Outro).
Participação em eventos
IV Encontro da Rede Sem Fronteiras de Teatro dx Oprimidx. 2018. (Oficina).
V Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão - Psicologia, Direitos Sociais e Políticas Públicas: avanços e desafios. Grupo de acolhimento a adolescentes em um Serviço-Escola de Psicologia. 2018. (Congresso).
VII SEMANA DE PSICOLOGIA UFMT: DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS.Mesa Redonda: Atenção Psicossocial à Comunidade Acadêmica. 2018. (Outra).
VI Jornadas Internacionais Teatro do Oprimido e Universidade.RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA DE INTRODUÇÃO AO TEATRO DO OPRIMIDO - TECENDO REDES PARA ACOLHER.. 2018. (Outra).
5° Congresso Brasileiro de Saúde Mental "Juntos nas diferenças: sonhos, lutas e mobilização social pela reforma psiquiátrica". 2016. (Congresso).
5° Congresso Brasileiro de Saúde Mental "Juntos nas diferenças: sonhos, lutas e mobilização social pela reforma psiquiátrica". Dispositivos Grupais com Arte Contemporânea na Formação de Psicólogas/os e o trabalho em Saúde Mental. 2016. (Congresso).
Mostra Universitária "Papel - Máquina". 2015. (Outra).
Seminário Educação 2015 - Educação e seus sentidos no mundo digital. 2015. (Seminário).
Seminário Educação 2015 - Educação e seus sentidos no mundo digital.O LUGAR DAS PRÁTICAS PSICOLÓGICAS NA SUBSIDIAÇÃO DO PRECONCEITO CONTRA AS CLASSES POPULARES. 2015. (Seminário).
Seminários: Psicologia, Ética e Educação: as abordagens teóricas e suas práticas nos contextos educacacionais. Seminário I. 2015. (Seminário).
"Movimento estudantil na perspectiva dos professores". 2014. (Outra).
5ª CONFERENCIA INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA COMUNITÁRIA Psicologia Comunitária no mundo atual : desafios, limites e fazeres. 2014. (Congresso).
5ª CONFERENCIA INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA COMUNITÁRIA Psicologia Comunitária no mundo atual : desafios, limites e fazeres. Experiência de estágio curricular e suas contribuições na formação em psicologia comunitária. 2014. (Congresso).
II JORNADAS INTERNACIONAIS TEATRO DO OPRIMIDO E UNIVERSIDADE: Arte, Pedagogia e Política. A Mulher que eu quiser:oficinas de Teatro do Oprimido com um grupo de Mulheres da Terceira Idade. 2014. (Congresso).
II JORNADAS INTERNACIONAIS TEATRO DO OPRIMIDO E UNIVERSIDADE: Arte, Pedagogia e Política. 2014. (Seminário).
IV Semana de Psicologia da UFMT - As psicologias no Brasil: o psicólogo como historiador e sujeito histórico".A narrativa literária binje na mediação de vivências de crianças no contexto hospitalar. 2014. (Outra).
SemiEdu 2014: Educação e seus modos de Ler-Escrever em meio a vida. 2014. (Seminário).
SemiEdu 2014 - Educação e seus modos de ler-escrever em meio à vida."A contação da narrativa binje e vivência de crianças hospitalizadas: um estudo exploratório". 2014. (Seminário).
Seminário Temático: "A Infância na interface com a Pesquisa e Extensão - Narrativa como atividade guia".Narrativa e processos psicológicos de crianças hospitalizadas - análise das narrativas infantis no diálogo com Binge. 2014. (Seminário).
XXII Seminário de Iniciação Científica. 2014. (Outra).
ABRAPSO XVII ENCONTRO NACIONAL Práticas Sociais, Políticas Públicas e Direitos Humanos. Psicologia Social Comunitária, Terceira Idade e Autonomia: imbricações das relações comunitárias na construção de identidades geracionais. 2013. (Congresso).
ABRAPSO XVII ENCONTRO NACIONAL Práticas Sociais, Políticas Públicas e Direitos Humanos. 2013. (Congresso).
III Semana de Psicologia - UFMT - "Catálagos, pílulas e discursos: implicações para a Psicologia contemporânea e a".Relações comunitárias na promoção da autonomia e construção de identidades: relato de experiência de estágio em um grupo da terceira idade. 2013. (Outra).
III Seminário Integrador Escrileituras e V Colóquio Internacional Educação & Contemporaneidade. 2013. (Seminário).
III Seminário Integrador Escrileituras e V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.Escrileituras 'EntreFios'. 2013. (Oficina).
I Simpósio da Regional Centro-Oeste da ABRAPSO - PSICOLOGIA SOCIAL NO CENTRO-OESTE: HISTÓRIAS, ATUALIDADES E DESAFIOS. 2013. (Simpósio).
SemiEdu 2013 - Educação e (Des)Colonialidades. 2013. (Seminário).
Seminário Temático: "Educação Infantil como espaço narrativo". 2013. (Seminário).
VII Oficina para Novos Educadores do Programa Cuidar Brincando. 2013. (Oficina).
II Semana Acadêmica da UFMT. 2011. (Outra).
4º Semana Meio Ambiente. 2009. (Seminário).
5º Congresso Nacional Meio Ambiente OAB-MT. 2009. (Congresso).
Fórum Social Mundial. 2009. (Outra).
I Encontro Matogrossense de Recuperação de Áreas Degradadas. 2009. (Encontro).
II Simpósio Regional da Pós Graduação em Ciências Florestais e Ambientais. 2009. (Simpósio).
Seminário Educação 2009 Políticas Educacionais: Cenários e Projetos Sociais. 2009. (Seminário).
60º Reunião Anual da SBPC. 2008. (Outra).
8th INTECOL International Wetlands Conference. 2008. (Outra).
VII Encontro Regional de Botânicos de Centro-Oeste. 2008. (Encontro).
XXX Seminário de Estudos Biológicos. 2008. (Seminário).
18º Encontro de Biólogos do CRBio-1. 2007. (Encontro).
Ciclo de Palestras "Ciência além de quatro paredes". 2007. (Outra).
V Encontro da Rede Mato Grossense de Educação Ambiental. 2007. (Encontro).
XXIX Seminário de Estudos Biológicos. 2007. (Seminário).
XXVIII Encontro Nacional de Estudantes de Biologia. 2007. (Encontro).
"Bio na rua". 2006. (Outra).
Seminário temático: Ciências, Filosofia e Educação Ambiental. 2006. (Seminário).
V Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental. 2006. (Congresso).
XXVII Encontro Nacional de Estudantes de Biologia. 2006. (Encontro).
XXVIII Seminário de Estudos Biológicos. 2006. (Seminário).
56 Reuniao Anual da SBPC. 2004. (Encontro).
XXVII SEB/ III EMABIO/ I Semana de Cultura Biologica. 2004. (Seminário).
Participação em bancas
COSTA, R.; SILGUEIRO, G.R.;SOARES SILVA, THAÍSA. O SILÊNCIO DOS OPRIMIDOS?: ANÁLISE DE RELATOS DE EX- PACIENTES PSIQUIÁTRICOS SOBRE O PROCESSO DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso.
Lee, Henrique de Oliveira; Cruz, Edileuza Silva;SOARES SILVA, THAÍSA. RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM GRUPO DE TEATRO DO OPRIMIDO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ.
SOARES SILVA, THAÍSA; Ermisdorff , Ana Carolina Herculano; Delbem, Henrique Yung. A INFLUÊNCIA DO USO DAS REDES SOCIAIS NO DESENVOLVIMENTO DA ANOREXIA NERVOSA EM ADOLESCENTES DO GÊNERO FEMININO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade do Pantanal.
SOARES SILVA, THAÍSA; Ermisdorff , Ana Carolina Herculano; Pinto, Lilia Mônica Gonzaga de Andrade. CONSIDERAÇÕES SOBRE OS DETERMINANTES SOCIAIS DO ENDIVIDAMENTO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade do Pantanal.
Lee, Henrique de Oliveira;SOARES SILVA, THAÍSA; Hernandez, L. D.. O Potencial Integrativo do Yoga relacionado ao sofrimento psíquico de estudantes na Universidade Federal de Mato Grosso. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ.
DE LIMA, M.E.M.; GOMES, A.P.F.; Rosato, T. P.;SOARES SILVA, THAÍSA. Violência de gênero: um olhar psicanalítico sobre a violência contra as mulheres. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade do Pantanal.
SOARES SILVA, THAÍSA; SOUZA, T. F. M.. Banca de Seleção de Professores Supervisores para participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). 2018. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ.
SOARES SILVA, THAÍSA. Banca de Seleção de Professores para atuar como orientador acadêmico/tutor do curso de Licenciatura em Pedagogia - modalidade a distância UFMT/UAB, no polo de Canarana-MT. 2017. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ.
SOARES SILVA, THAÍSA; Moreno, Heliete; Rezende, Maria Aparecida. Banca de Seleção de Professores para atuar como orientador acadêmico/tutor do curso de Licenciatura em Pedagogia - modalidade a distância UFMT/UAB, no polo de Água Boa - MT. 2017. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ.
SOARES SILVA, THAÍSA. Banca de Seleção de Professores para atuar como orientador acadêmico/tutor do curso de Licenciatura em Pedagogia - modalidade a distância UFMT/UAB, no polo de Canarana-MT. 2017.
Orientou
V; FERREIRA; ALLINE G; SANTIAGO; RITA B; C; Da Silva;; A INFLUÊNCIA DO USO DAS REDES SOCIAIS NO DESENVOLVIMENTO DA ANOREXIA NERVOSA EM ADOLESCENTES DO GÊNERO FEMININO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade do Pantanal; Orientador: Thaísa Soares Silva;
CONSIDERAÇÕES SOBRE OS DETERMINANTES SOCIAIS DO ENDIVIDAMENTO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade do Pantanal; Orientador: Thaísa Soares Silva;
Violência de gênero: um olhar psicanalítico sobre a violência contra as mulheres; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade do Pantanal; Orientador: Thaísa Soares Silva;
Estágio Supervisionado Profissionalizante I: Contextos Educacionais; 2021; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Faculdade do Pantanal; Orientador: Thaísa Soares Silva;
Estágio Supervisionado Profissionalizante IV e VI: Clínica/Psicanálise; 2020; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Faculdade do Pantanal; Orientador: Thaísa Soares Silva;
Produções bibliográficas
-
NASCIMENTO, C. C. G. ; CRUZ, E. A. S. ; Lee, Henrique de Oliveira ; SOARES SILVA, THAÍSA . PROGRAMA DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL À COMUNIDADE ACADÊMICA: UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO NO CONTEXTO DA SAÚDE MENTAL DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO. In: Samira Reschetti Marcon; Tatiane Lebre Dias (ORGS.). (Org.). SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: CONTRIBUIÇÕES PARA UM DIÁLOGO. 1ed.Cuiabá: EdUFMT, 2021, v. 1, p. 243-266.
-
SOARES SILVA, THAÍSA ; Lee, Henrique de Oliveira . TECENDO REDES PARA ACOLHER: OFICINAS DE TEATRO DO OPRIMIDO NO ACOLHIMENTO A DEMANDAS DE SAÚDE MENTAL. In: VII Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade ? JITOU REDES, LUTA... AÇÃO! BOAL, PRESENTE!, 2019, Salvador. ANAIS VII Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade ? JITOU REDES, LUTA... AÇÃO! BOAL, PRESENTE!, 2019.
-
Santos, R. C. S. ; Assunção, A. M. L. ; SOARES SILVA, THAÍSA ; França, M. V. C. . O LUGAR DAS PRÁTICAS PSICOLÓGICAS NA SUBSIDIAÇÃO DO PRECONCEITO CONTRA AS CLASSES POPULARES. In: Seminário Educação 2015 - Educação e seus sentidos no mundo digital, 2015, Cuiabá. Seminário Educação 2015 - Educação e seus sentidos no mundo digital, 2015.
-
SOARES SILVA, THAÍSA . A contação da narrativa Binje e vivência de crianças hospitalizadas: um estudo exploratório. In: Seminário Educação 2014 : Educação e seus Modos de Ler-Escrever em Meio à Vida (22. : 2014 : Cuiabá, MT), 2014, Cuiabá. A contação da narrativa Binje e vivência de crianças hospitalizadas: um estudo exploratório, 2014. p. 1967-1972.
-
SOARES SILVA, THAÍSA . A mulher que eu quiser: oficinas de Teatro do Oprimido com um grupo de mulheres da Terceira Idade. In: II JORNADAS INTERNACIONAIS TEATRO DO OPRIMIDO E UNIVERSIDADE: ARTE PEDAGOGIA E POLÍTICA, 2014, RIO DE JANEIRO. ANAIS DAS II JORNADAS INTERNACIONAIS TEATRO DO OPRIMIDO E UNIVERSIDADE: ARTE PEDAGOGIA E POLÍTICA, 2014.
-
SOARES SILVA, THAÍSA ; Lara, M. F. A. ; Rosato, T. P. . Relações comunitárias na promoção da autonomia e construção de identidades: relato de experiência de estágio em um grupo da terceira idade. In: III Semana de Psicologia da UFMT - Catálogos, pílulas e discursos: implicações para a psicologia contemporânea', 2013, Cuiabá. III Semana de Psicologia da UFMT - Catálogos, pílulas e discursos: implicações para a psicologia contemporânea, 2013.
-
SOARES SILVA, THAÍSA ; Lee, Henrique de Oliveira . Grupo Dispositivo como Estratégia de Acolhimento no Atendimento Clínico a Estudantes Universitários em um Serviço-Escola de Psicologia. In: VII SEMANA DE PSICOLOGIA UFMT: DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS, 2018, Cuiabá - MT. VII SEMANA DE PSICOLOGIA UFMT: DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS, 2018.
-
SOARES SILVA, THAÍSA . RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA DE INTRODUÇÃO AO TEATRO DO OPRIMIDO - TECENDO REDES PARA ACOLHER. In: VI JORNADAS INTERNACIONAIS TEATRO DO OPRIMIDO E UNIVERSIDADE, 2018, SALVADOR - BA. VI JORNADAS INTERNACIONAIS TEATRO DO OPRIMIDO E UNIVERSIDADE, 2018.
-
SOARES SILVA, THAÍSA ; ANDRADE, D. B. S. F. . A narrativa literária Binje na mediação de vivências de crianças no contexto hospitalar. In: IV Semana de Psicologia da UFMT:'As psicologias no Brasil: o psicólogo como historiador e sujeito histórico', 2014, Cuiabá. IV Semana de Psicologia da UFMT:"As psicologias no Brasil: o psicólogo como historiador e sujeito histórico", 2014.
-
SOARES SILVA, THAÍSA ; Lara, M. F. A. ; Rosato, T. P. . Psicologia Social Comunitária, Terceira Idade e Autonomia: imbricações das relações comunitárias na construção de identidades geracionais. In: XVII Encontro Nacional da ABRAPSO: Práticas sociais, políticas públicas e direitos humanos, 2013, Florianópolis. XVII Encontro Nacional da ABRAPSO: Práticas sociais, políticas públicas e direitos humanos, 2013. p. 175-177.
-
SOARES SILVA, THAÍSA ; Lara, M. F. A. ; Rosato, T. P. . Relações comunitárias na promoção da autonomia e construção de identidades: relato de experiência de estágio. In: I Simpósio da Regional Centro-Oeste da ABRAPSO - PSICOLOGIA SOCIAL NO CENTRO-OESTE: HISTÓRIAS, ATUALIDADES E DESAFIOS, 2013, Cuiabá. I Simpósio da Regional Centro-Oeste da ABRAPSO - PSICOLOGIA SOCIAL NO CENTRO-OESTE: HISTÓRIAS, ATUALIDADES E DESAFIOS, 2013.
-
G.A.Lima Junior ; SOARES SILVA, THAÍSA ; CARVALHO, R. V. O. ; CUNHA, C. N. ; FERREIRA, H. . Composição florística e espectro biológico da vegetação de campos nativos na RPPN SESC Pantanal, Barão de Melgaço, Mato Grosso, Brasil. In: VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007, Caxambu. VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007.
-
G.A.Lima Junior ; SOARES SILVA, THAÍSA ; CUNHA, C. N. ; FERREIRA, H. . Estudo Florístico das espécies arbustivas e arbóreas nas fitofisionomias da RPPN SESC Pantanal, Mato Grosso, Brasil. In: VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007, Caxambu. VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007.
-
SOARES SILVA, THAÍSA . Grupo dispositivo como estratégia de acolhimento no atendimento clínico a estudantes universitários. In: V Congresso de Psicologia Ciência e Profissão: Psicologia, Direitos Sociais e Políticas Públicas: avanços e desafios, 2018, São Paulo. V Congresso de Psicologia Ciência e Profissão: Psicologia, Direitos Sociais e Políticas Públicas: avanços e desafios, 2018. p. 1-1.
-
SOARES SILVA, THAÍSA . Grupo de acolhimento a universitárias em um Serviço Escola de Psicologia: relato de experiência. In: V Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão - Psicologia, Direitos Sociais e Políticas Públicas: avanços e desafios, 2018, São Paulo. 9788564749016, 2018. p. 1.
-
SOARES SILVA, THAÍSA . Grupo de acolhimento a adolescentes em um Serviço-Escola de Psicologia. In: V Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão - Psicologia, Direitos Sociais e Políticas Públicas: avanços e desafios, 2018, São Paulo. V Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão - Psicologia, Direitos Sociais e Políticas Públicas: avanços e desafios, 2018. p. 1-1.
-
SOARES SILVA, THAÍSA ; Moura, Morgana Moreira ; Galindo, Dolores . Dispositivos Grupais com Arte Contemporânea na Formação de Psicólogas/os e o trabalho em Saúde Mental. In: 5º Congresso Brasileiro de Saúde Mental 'Juntos nas diferenças: sonhos, lutas e mobilização social pela reforma psiquiátrica', 2016, São Paulo. 5º Congresso Brasileiro de Saúde Mental "Juntos nas diferenças: sonhos, lutas e mobilização social pela reforma psiquiátrica", 2016.
-
LOPES, M. V. C. F. ; Cotrin, J. T. D. ; Santos, R. C. S. ; Assunção, A. M. ; SOARES SILVA, THAÍSA . O movimento de higiene mental e as famílias de classes populares: discutindo conceitos. In: 5o Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Juntos nas diferenças: sonhos, lutas e mobilização social pela reforma psiquiátrica, 2016, São Paulo. 5o Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Juntos nas diferenças: sonhos, lutas e mobilização social pela reforma psiquiátrica, 2016.
-
LOPES, M. V. C. F. ; Santos, R. C. ; Assunção, A. M. L. ; SOARES SILVA, THAÍSA ; Cotrin, J. T. D. . O trabalho na escola e o sofrimento psíquico do professor: a perspectiva de uma prática de estágio. In: 5o Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Juntos nas diferenças: sonhos, lutas e mobilização social pela reforma psiquiátrica, 2016, São Paulo. 5o Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Juntos nas diferenças: sonhos, lutas e mobilização social pela reforma psiquiátrica, 2016.
-
Santos, R. C. S. ; Cotrin, J. T. D. ; França, M. V. C. ; Assunção, A. M. L. ; SOARES SILVA, THAÍSA . Medicalização: implicando as políticas públicas de Educação e Saúde. In: 5o Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Juntos nas diferenças: sonhos, lutas e mobilização social pela reforma psiquiátrica, 2016, São Paulo. 5o Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Juntos nas diferenças: sonhos, lutas e mobilização social pela reforma psiquiátrica, 2016.
-
Lara, M. F. A. ; SOARES SILVA, THAÍSA . Experiência de estágio curricular e suas contribuições na formação em psicologia comunitária. In: 5° Conferência Internacional de Psicologia Comunitária - Psicologia Comunitária no mundo atual: desafios, limites e fazeres, 2014, Fortaleza. 5° Conferência Internacional de Psicologia Comunitária - Psicologia Comunitária no mundo atual: desafios, limites e fazeres, 2014. p. 613.
-
SOARES SILVA, THAÍSA ; BARBOSA, F. H. ; de OLIVEIRA, Patrícia Carla ; CUNHA, C. N. . Avaliação fitossociológica preliminar de um campo limpo sazonalmente inundável na RPPN SESC Pantanal - MT - Brasil. In: 60º Reunião Anual da SBPC, 2008, Campinas. 60º Reunião Anual da SBPC, 2008.
-
SOARES SILVA, THAÍSA ; Nunes da Cunha, Cátia. ; de OLIVEIRA, Patrícia Carla ; BARBOSA, F. H. ; Barbosa da Silva, F.H. . How rich is the soil seeds bank grasslands in the Pantanal Poconé area?. In: 8th INTECOL International Wetlands Conference, 2008, Cuiabá. 8th INTECOL International Wetlands Conference, 2008.
-
Barbosa da Silva, F.H. ; Nunes da Cunha, Cátia. ; de OLIVEIRA, Patrícia Carla ; SOARES SILVA, THAÍSA . Distribution of Soil Seed Bank in three grasslands of Pantanal Wetlands, Brazil. In: 8th INTECOL International Wetlands Conference, 2008, Cuiabá. 8th INTECOL International Wetlands Conference, 2008.
-
de OLIVEIRA, Patrícia Carla ; Nunes da Cunha, Cátia. ; Barbosa da Silva, F.H. ; SOARES SILVA, THAÍSA . 'Campinas: composition and distribuition of soil seed bank on the Poconé Pantanal, Mato Grosso, Brazil'. In: 8th INTECOL International Wetlands Conference, 2008, Cuiabá. 8th INTECOL International Wetlands Conference, 2008.
-
SOARES SILVA, THAÍSA ; SILVA, R. F. S. ; COUTO, P. F. . Vivência na cooperativa canudos no assentamento 14 de agosto - MST Município de Campo Verde - MT Durante o V Encontro Regional de Estudantes de Biologia do Centro Oeste. In: XXIX Seminário de Estudos Biológicos, 2007, Cuiabá. XXIX Seminário de Estudos Biológicos, 2007.
-
G.A.Lima Junior ; SOARES SILVA, THAÍSA ; CUNHA, C. N. ; SILVA, A. F. . Composição Florística do Estrato Arbóreo de um Cerradão em Barão de Melgaço, Pantanal de Mato Grosso, Brasil. In: 58º Congresso Nacional de Botânica, 2007, São Paulo. 58º Congresso Nacional de Botânica, 2007.
-
G.A.Lima Junior ; SOARES SILVA, THAÍSA ; CUNHA, C. N. ; Schaefer, Carlos Ernesto Gonçalves Reynud ; SILVA, A. F. . Relação solo-vegetação do componente arbóreo de um cerradão em Barão de Melgaço, Pantanal de Mato Grosso, Brasil.. In: 58º Congresso Nacional de Botânica, 2007, São Paulo. 58º Congresso Nacional de Botânica, 2007.
-
Silva, A.A.A. ; MIRANDA, N. E. O. ; SILVA, D. F. ; SOARES SILVA, THAÍSA . Abundância e diversidade da herpetofauna na região de influência da PCH-Ombreiras, Araputanga/Jauru, Mato Grosso, Brasil.. In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina. XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006.
-
Galindo, D.C.G. ; MÉLLO, R.P. ; MOURA, M. ; MILIOLI, D. ; SOARES SILVA, THAÍSA ; SOARES SILVA, THAÍSA . POÉTICAS GRUPAIS EM PSICOLOGIA E ARTE: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS. GERAIS: REVISTA INTERINSTITUCIONAL DE PSICOLOGIA , 2022.
-
SOARES SILVA, THAÍSA . Saúde Mental em Contextos Educacionais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES SILVA, THAÍSA . Atuação profissional em Psicologia - Psicologia Clínica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES SILVA, THAÍSA . Imaginação e Criação na Infância: vamos contar histórias?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOARES SILVA, THAÍSA . VII Oficina para Novos Educadores do Programa Cuidar Brincando. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOARES SILVA, THAÍSA . "Vírus". 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
SOARES SILVA, THAÍSA ; Rosato, T. P. . Adolescer nos anos 1990: repercussões do seriado 'confissões de adolescente' na subjetivação do corpo feminino. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOARES SILVA, THAÍSA . OFICINA DE INTRODUÇÃO AO TEATRO DO OPRIMIDO - TECENDO REDES PARA ACOLHER. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOARES SILVA, THAÍSA . Imaginação e Criação na infância: vamos contar histórias. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOARES SILVA, THAÍSA . Introdução ao teatro do oprimido - parte única. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOARES SILVA, THAÍSA ; Lopes, M.A.S. . GÊNERO E IDENTIDADE: CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES. 2014. (Relatório de pesquisa).
SOARES SILVA, THAÍSA . Confissões de um amor caboclo. 2017. Teatral.
Marcelo, W. ; Damian, F. W. N. ; Monteiro, R. ; SOARES SILVA, THAÍSA ; Coradini, A. M. . Se acaso a tempestade fosse nossa amiga Eu me casaria com você. 2015. Filme.
SOARES SILVA, THAÍSA ; Marcelo, W. . Na Pele de Quem Vê. 2015. Filme.
Prêmios
2015
Melhor Filme 14 Mostra de Audiovisual Universitário América Latina UFMT - Categoria Juri Popular, 14 MAUAL - Cineclube Coxiponés Universidade Federal de Mato Grosso.
2008
Best Student Poster Award "Campinas: composition and distribuition of soil seed bank on the Poconé Pantanal, Mato Grosso, Brazil", International Association for Ecology.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ, Departamento de Psicologia. , Avenida Fernando Correa, s/n, Coxipó, 78000000 - Cuiabá, MT - Brasil, Telefone: (65) 6158875, URL da Homepage:
Experiência profissional
2018 - 2019
Escola Livre Porto CuiabáVínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Psicóloga Escolar, Carga horária: 20
2012 - 2017
Escola Livre Porto CuiabáVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Biologia, Carga horária: 20
2016 - 2018
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
2016 - 2016
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12
Outras informações:
Realiza Atendimento Clínico Supervisionado. O presente estágio compõe a grade curricular do Curso de Psicologia da UFMT pela disciplina Estágio Supervisionado Específico II - Ênfase em Saúde e Sofrimento Psíquico, realizado no Serviço de Psicologia Aplicada - SPA/UFMT sob Supervisão do Professor Doutor Henrique de Oliveira Lee
2013 - 2014
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: VIC/CNPq, Carga horária: 20
2008 - 2009
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Projeto: Caracterização do Banco de Sementes do Pantanal de Poconé - Mato Grosso - Brasil."
2008 - 2008
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações:
Fez parte do Programa de Bolsa Permanência atuando no Laboratório de Ecologia de Plantas com carga horária de 192 horas.
2005 - 2005
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio voluntário realizado na Coleção Zoológica de Vertebrados do Instituto de Biociências desenvolvendo atividades relativas ao tombamento e manutenção de material herpetológico sob a supervisão da Professora Doutora Adelina Ferreria, totalizando 480 horas.
Atividades
-
03/2008 - 07/2008
Estágios , Instituto de Biociências/Laboratório de Ecologia Vegetal.Estágio realizado, Bolsista Permanência .Pesquisas em Ecologia de Plantas com ênfase em Banco de Sementes do Solo.
-
06/2006 - 12/2006
Estágios , Instituto de Biociências / Laboratório de Biologia Celular.Estágio realizado, Monitoria. Monitora das Disciplinas de Citologia e Biologia Celular para os cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Florestal respectivamente.
-
03/2005 - 12/2005
Estágios , Instituto de Biociências / Coleção Zoológica de Vertebrados.Estágio realizado, Estágio voluntário. Realização de atividades relativas ao tombamento e manutenção de material herpetológico.
2006 - 2006
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Presidente MédiciVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Interina, Carga horária: 20
2010 - 2011
Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel Cavalcanti ProençaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário, Carga horária: 12
Outras informações:
Monitora Voluntária no Programa Mais Educação ministrando curso de Teatro
2010 - 2012
Instituto Gama da SilveiraVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Instrutora de Teatro
Outras informações:
Atuação como Professora de Teatro no Projeto Faculdade Livre da Melhor Idade
2015 - 2015
Hospital Universitário Julio MullerVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado Específico, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuação com Atendimentos Psicoterapêuticos e Intervenções com Oficinas Sócioafetivas na Enfermaria Pediátrica do Hospital Universitário Júlio Müller. O presente estágio compõe a grade curricular do Curso de Psicologia da UFMT pela disciplina Estágio Supervisionado Específico I - Ênfase em Saúde e Sofrimento Psíquico.
2012 - 2012
Escola de Ensino Fundamental e Médio Professora Mariana Luiza MoreiraVínculo: Estágio Básico, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 10
Outras informações:
O presente estágio compõe a grade curricular do Curso de Psicologia da UFMT pela disciplina Estágio Básico I - Contextos Socioeducativos, realizado sob a orientação da Prof.ª Ms Sandra Pavoeiro Tavares Carvalho.
2017 - 2018
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁVínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Conselhos, Comissões e Consultoria, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Participou como membro não nato do Colegiado do Curso de Licenciatura em Pedagogia (modalidade à distância), do Núcleo de Educação Aberta e a Distância, da Universidade Federal de Mato Grosso, como coordenadora pedagógica do polo de Canarana.
2016 - 2018
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40
2016 - 2018
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁVínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Direção e administração, Coordenação de Polo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenadora Pedagógica do Curso de Pedagogia do Polo de Canarana (modalidade à distância).
2016 - 2018
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁVínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Conselhos, Comissões e Coordenação de Polo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Participou como professora formadora, coordenadora pedagógica de polo e membro do colegiado junto ao Curso de Licenciatura em Pedagogia (modalidade a distância) do Núcleo de Educação Aberta e a Distância, da Universidade Federal de Mato Grosso.
2020 - Atual
Faculdade do PantanalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
2022 - Atual
Faculdade Invest de Ciências e TecnologiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Thaísa Soares Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?