Rodrigo Luz Santos
Sempre em busca de desafios para o crescimento pessoal e profissional, network estruturado na área de Desenvolvimento de Produtos Industriais e Educação Tecnológica com habilidade de comunicação e disponibilidade para viagens nacionais e internacionais, com inglês e espanhol ao nível intermediário.Possui formação multidisciplinar atuando como Consultor na área de Inovação e Desenvolvimento de Produtos Industriais tanto na relação da Experiência do Usuário (Ux) quanto no direcionamento de Design de Interface do Usuário (UI) auxiliando equipes de projetos no desenho de produtos eficientes e seguros promovendo experiências positivas em toda a cadeia do processo de interação com o usuário. Doutorando em Engenharia Industrial tendo como tema a Modelagem multifatorial na avaliação de riscos de acidentes de consumo: Uma abordagem da inteligência computacional no diagnóstico e soluções de problemas (UFBA), Mestrado GETEC na linha de Pesquisa em Engenharia e Tecnologia de Processos (EPT) tendo como tema Ferramenta de Auxílio ao Designer no Processo de Escolha de Elementos de Fixação em Produtos Termoplásticos Injetados (Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec/ITA/UFBA), especialização em Design de Produtos e MBA em Marketing e Gestão de Serviços.Graduações em Engenharia de Produção Mecânica e Desenho Industrial com Habilitação em Projetos de Produtos, foi aluno do PROMINP - Engenharia de Campo, Construção e Montagem, e cursos de extensão em Propriedade Intelectual, Gestão Financeira da Manutenção, Planejamento e Controle da Manutenção e Oracle Primavera. Leciona desde 2005 na graduação e pós-graduação em Universidades nas áreas de Engenharia, Design, Gestão e Tecnologia.Experiência Internacional como Consultor Tecnológico do Ministério de Educação de Angola, onde nesta ocasião foi mentor, organizador e coordenador da Primeira Empresa Júnior voltada para curso politécnico de Angola promovendo aos alunos de pelo menos 2/3 das províncias, incluindo a Capital Luanda, empreendedorismo e protagonismo juvenil. Tal projeto ultrapassou as fronteiras de Angola e fora menciodo pela TVET Development - Project Planning Evaluation (Berlin/Germany) através da Dr. Ute Hoffman. Atualmente é professor efetivo e vice-coordenador do Laboratório de Ciências e Tecnologias de Materiais (LCTM) do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da UNEB.
Informações coletadas do Lattes em 23/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Engenharia Industrial
2017 - Atual
Universidade Federal da Bahia
Título: Modelagem multifatorial na avaliação de riscos de acidentes de consumo: Uma abordagem da inteligência computacional no diagnóstico e soluções de problemas
Cristiano Hora de Oliveira Fontes. Coorientador: Adonias Magdiel Silva Ferreira. Palavras-chave: Engenharia do Produto; Confiabilidade Humana; Usabilidade; Ergonomia Aplicada; Acidentes de Consumo.Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Desenho de Produto. Setores de atividade: Serviços de arquitetura e engenharia; testes e análises técnicas.
Doutorado interrompido em 2016 em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial
2014 - Atual
Faculdade de Tecnologia Senai/Cimatec
Título: Identificação de Padrões na Formação de Clusters de Inovação na Bahia
Camila de Souza Pereira Guizzo. Ano de interrupção: 2016Palavras-chave: Inovação; Fatores Cognitivos; Identificação de Padrões.Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Ciência de Dados.
Mestrado interrompido em 2008 em Mestrado em Engenharia Mecatrônica
2007 - Atual
Universidade Federal da Bahia
Título: Design como Ferramenta estratégica no Projeto Mecatrônico
Orientador: Cristiano Vasconcellos Ferreira
Ano de interrupção: 2008Palavras-chave: Ergonomia Aplicada; Usabilidade.
Mestrado profissional em Gestão e Tecnologia Industrial
2009 - 2012
Faculdade de Tecnologia Senai/Cimatec
Título: Metodologia na Tomada de decisões no Processo de Desenvolvimento de Produtos Termoplásticos Injetados, Ano de Obtenção: 2012
Orientador: Valter Estevão Beal
Palavras-chave: Metodologia; Design; Termoplásticos.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto / Especialidade: Metodologia de Projeto do Produto. Setores de atividade: Fabricação de Artigos de Borracha e Plástico.
Especialização em Engenharia de Construção e Montagem - PROMINP
2015 - 2016
Universidade Federal da Bahia
Título: Estratégia de Supply Chain em projetos Offshore - Raw Materials
Orientador: Mário Arthur Borges de Assis Moura
Especialização em Design de Produtos
2006 - 2007
Universidade do Estado da Bahia
Título: Intervenção Ergonômica Aplicada à Churrasqueira Móvel
Orientador: Sidney Freitas
Especialização em Marketing e Gestão de Serviços
2004 - 2006
Universidade Católica do Salvador
Título: Seniors - Transportes Especiais
Orientador: Me. Ivo Cardoso de Jesus
Graduação em Engenharia de Produção Mecânica
2004 - 2011
Faculdades Integradas Ipitanga
Título: Uma visão sistemática do desenvolvimento de produtos
Orientador: Neyana Borges Pastore
Graduação em Design de Produto
1998 - 2003
Universidade do Estado da Bahia
Título: Re - Design do Yacht Fighter 42 pés - Interveção Projetual em Espaços Reduzidos
Orientador: Paulo Aguiar
Formação complementar
2016 - 2016
Extensão universitária em Curso Geral de Propriedade Industrial à Distância. (Carga horária: 75h). , World Intellectual Property Organization, WIPO, Suiça.
2012 - 2012
Extensão universitária em Planejamento e Controle da Manutenção. (Carga horária: 20h). , SENAI - Departamento Regional da Bahia, SENAI/DR/BA, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Gestão Financeira da Manuteção. (Carga horária: 24h). , Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
2012 - 2012
Oracle Primavera Project Management V6. (Carga horária: 24h). , Interdata Cursos, INTERDATA, Brasil.
2011 - 2011
Relevância das Questões Ambientais. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2007 - 2007
Design.ISDS - Design, Inovação Social e Desenvolvimento Sustentável(). (Carga horária: 21h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2003 - 2003
Capacitação de Facilitadores. (Carga horária: 32h). , SENAI - Departamento Regional da Bahia, SENAI/DR/BA, Brasil.
2003 - 2003
CAD Solidworks. (Carga horária: 40h). , SENAI - Departamento Regional da Bahia, SENAI/DR/BA, Brasil.
2000 - 2000
Design de Móveis I. (Carga horária: 160h). , SENAI - Departamento Regional do Paraná, SENAI/DR/PR, Brasil.
2000 - 2000
Design e Sinalização. (Carga horária: 48h). , SENAI - Departamento Regional da Bahia, SENAI/DR/BA, Brasil.
2000 - 2000
Web Design. (Carga horária: 80h). , SENAI - Departamento Regional da Bahia, SENAI/DR/BA, Brasil.
1999 - 1999
Computação Gráfica. (Carga horária: 160h). , SENAI - Departamento Regional da Bahia, SENAI/DR/BA, Brasil.
1995 - 1995
Eletrônica Básica. (Carga horária: 40h). , SENAI - Departamento Regional da Bahia, SENAI/DR/BA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Pouco, Lê Pouco.
Alemão
Lê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design Social e Inovação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Engenharia do Produto.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Engenharia Econômica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Ergonomia e Usabilidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design de Produtos, Análise Técnica e Interativa.
Organização de eventos
Luz, Rodrigo ; CAMPOS, M. ; GUIMARAES, A. L. ; SIMOES, C. . Bahia Faz Design. 2019. (Outro).
Luz, Rodrigo ; SIMOES, C. ; GUIMARAES, A. L. ; CAMPOS, M. . Bahia Faz Design. 2018. (Outro).
SIMOES, C. ; BESTETTI, M. ; PINA, S.A. ; Luz Santos, R. . Bahia Faz Design. 2017. (Outro).
LEONARDO, N. ; Luz Santos, R. ; PINA, S.A. ; BESTETTI, M. ; ARCOVERDE, F. . Bahia Faz Design. 2016. (Outro).
Luz Santos, R. ; COSTA, C. M. R. ; COSTA, E. M. . VII Encontro de Engenharia da Faculdade Apoio. 2016. (Outro).
LEONARDO, N. ; Luz Santos, R. ; PINA, S.A. ; BESTETTI, M. ; ARCOVERDE, F. . Bahia Faz Design. 2015. (Outro).
MARINHO, F. ; Luz Santos, R. ; FIGUEIREDO, T. ; LEONARDO, N. ; PINA, S.A. ; FAUAZE, L. ; FRANCISCO FILHO, E. . I Salvador Design Jam. 2015. (Outro).
Luz Santos, R. ; SANTOS, M. F. L. . Primeira Empresa Junior Angolana do Ensino Técnico Profissional. 2010. (Congresso).
Luz Santos, R. ; SILVEIRA, C. ; FRANCISCO FILHO, E. ; TEIXEIRA, M. G. ; Portela, Maurício ; Almeida, Suzana . Visitas Técnicas ao Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia. 2010. (Outro).
Luz Santos, R. ; SILVEIRA, C. ; FRANCISCO FILHO, E. ; TEIXEIRA, M. G. ; Almeida, Suzana . Organização do Ciclo de Palestras - Design de Produtos Plásticos. 2009. (Outro).
Participação em eventos
A FAMEC e suas Produções Acadêmicas. 2017. (Congresso).
Design & Distritos Criativos. 2017. (Oficina).
I Fórum de Metodologia do Ensino Superior. 2017. (Encontro).
Ruy Design Week.Colegiado Setorial de Design - Secult/BA. 2017. (Simpósio).
Ruy Pub Week.Colegiado Setorial de Design - Secult/BA. 2017. (Simpósio).
Simpósio do PPG em Ciência da Informação do Instituto de Ciência da Informação da UFBA.A Influência da Semiótica na Usabilidade. 2017. (Simpósio).
V Encontro de Engenharia na Faculdade Apoio/Unifass.Desenvolvimento Integrado de Produtos: A Inovação como Estratégia. 2016. (Encontro).
VII Encontro de Engenharia da Faculdade Apoio/UNIFASS.Ergonomia do Objeto e a Influência na Usabilidade. 2016. (Encontro).
XVI Symposium on Virtual and Augmented Reality. 2014. (Simpósio).
1º Seminário de Pluralidade Tecnológica.Projeto de Produto, Visão Integrada da Engenharia, Design, Marketing e Logística. 2013. (Seminário).
Ciclo de Palestras de Design.A TRIZ na sistematização da criatividade. 2012. (Seminário).
II Workshop de Pesquisa, tecnologia e Inovação.Aplicação da TRIZ para Tomada de Decisão na Escolha de Elementos de Fixação em Produtos Termoplásticos Injetados. 2012. (Seminário).
Ciclo de Palestras EJA.Empresa Junior e Protagonismo Juvenil. 2010. (Seminário).
Ciclo de Palestras EJA.Empresa Júnior e Protagonismo Juvenil. 2010. (Simpósio).
Ciclo de Palestras EJA.Empresa Júnior e Protagonismo Juvenil. 2010. (Simpósio).
Ciclo de Palestras EJA.Empresa Júnior e Protagonismos Juvenil. 2010. (Simpósio).
Educa Angola 2010. Empresa Júnior Angola. 2010. (Congresso).
I Encontro sobre Criação de Empresa Junior no Ensino Técnico Profissional.Criação da Empresa Junior Angola. 2010. (Encontro).
BahiaTec - Feira de Tecnologia & Simpósio Internacional de Inovação. 2008. (Simpósio).
Ciclo de Palestras de Design de Produtos da Faculdade da Cidade do Salvador.Sistematização da Criatividade. 2007. (Simpósio).
2º Encontro de Design Uneb. 2006. (Simpósio).
Ciclo de Palestras da Faculdade da Cidade do Salvador.Metodologia de Desenvolvimento de Produtos em Design. 2005. (Simpósio).
Conferência sobre Avaliação Institucional. 2005. (Seminário).
8 Encontro Nacional de Estudantes de Design. 1998. (Congresso).
Participação em bancas
GOMES, M.V.; PINA, S.A.;Luz, Rodrigo. A crise do sujeito e o desenvolvimento sustentável por outro produto. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design de Produtos) - Faculdade de Tecnologia SENAI/CIMATEC.
Luz Santos, R.. Análise Ergonômica de Fogões Domésticos para Desenvolvimento de Parâmetros de Segurança. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design de Produtos) - Faculdade de Tecnologia SENAI/CIMATEC.
Luz Santos, R.. A influência da Madeira de Mandacaru no Design de Produtos Conceituais. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design de Produtos) - Faculdade de Tecnologia SENAI/CIMATEC.
FRANCISCO FILHO, E.;Luz Santos, R.; SARMENTO, A.. As contribuições do designer para projetos instrucionais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado da Bahia.
FERNANDES, A. S.;Luz Santos, R.; DIAS, J.M.. O renascer do espaço: um novo olhar para a recriação no convívio no prédio 14. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado da Bahia.
FRANCISCO FILHO, E.;Luz Santos, R.; Sampaio, M.. A influência dos videogames na sociedade contemporânea. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado da Bahia.
FIUZA ALMEIDA, D.;Luz Santos, R.; MACHADO, A. M.. Design de Personagens em Jogos Digitais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, A. H. L.; NASCIMENTO FILHO, A. F.;Luz, Rodrigo; SILVEIRA, C.. Identidade Visual estratégica para pequena empresa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Centro Universitário Jorge Amado.
BRAGA, A. G.; MAIA, I. S.; ALMEIDA, S. C.;Luz, Rodrigo; SILVEIRA, C.. Braga, Ingrid S. Maia e Sandy da Cruz Almeida.Design Gráfico: Vertentes que influenciam um empreendimento virtual. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Centro Universitário Jorge Amado.
NEGRAO, D.; CARVALHO, R.; DIVINO, R.; SANTOS, V.;Luz, Rodrigo. Impressão 3D no Planejamento de Ressecções de Tumores Cardíacos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário Jorge Amado.
VIEIRA, B. C.; TAVARES, C. C.; GOIS, F. C. J.; COSTA, F. S.;Luz, Rodrigo. O Gêmeo Digital e sua Interação com a Manutenção Preditiva na Engenharia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário Jorge Amado.
Luz, Rodrigo; FRANCISCO FILHO, E.; Sampaio, M.; ARAÚJO, J.W.. Design Instrucional: Difusão do Conhecimento Audiovisual. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado da Bahia.
Luz, Rodrigo; SILVEIRA, C.; TEIXEIRA, M. G.; SANTOS, J. A.. Projeto de Embalagem e Rotulagem de Licores Artesanais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVEIRA, C.;Luz, Rodrigo; SALES, E. N.; MOURA, P. A.. Análise e recomendações Ergonômicas e Emocionais: Estudo de Caso das Salas de Aula da Escola Municipal Governador Roberto Santos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado da Bahia.
FRANCISCO FILHO, E.;Luz, Rodrigo; VITORINO, T.. A Comunicação Visual como Atributo de Percepção de Qualidade dos Alimentos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado da Bahia.
Luz, Rodrigo; FRANCO, A. J.. Logística Reversa como fator de minimização dos Resíduos Eletrônicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Apoio.
Luz, Rodrigo; FRANCO, A. J.. A Aplicação da Gestão de Pessoas pelo Engenheiro de Produção em Área Industrial para Impulsionar a Produtividade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Apoio.
Luz, Rodrigo. NR-12 - Segurança no Trabalho em máquinas e equipamentos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Apoio.
SILVEIRA, C.;Luz Santos, R.; BRASIL, P.; PINTO, R. R. S.. os primeiros passos para o Marketing. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Centro Universitário Jorge Amado.
Luz Santos, R.. Cronoanálise/; Um estudo de racionalização em uma empresa metalúrgica de tambores metálicos para envase. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
Luz Santos, R.. A importância da manutenção preventiva na área portuária. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
Luz Santos, R.. A importância do Planejamento na execução da obra civil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
Luz Santos, R.; SILVA, J. C. D.; BORGES, F. V.. Um enfoque sobre gestão da qualidade na cadeia de suprimentos logísticos e o estudo de caso de empresa DDEX. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia.
Luz, Rodrigo. Os Benefícios da Segurança Industrial nos Processos Produtivos das Industriais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade da Cidade do Salvador.
Luz, Rodrigo. Frango Expresso - Abatedouro de Frango. 2009 - Faculdade da Cidade do Salvador.
Luz, Rodrigo. Webfill - Consultoria e Desenvolvimento de e-commerce. 2009 - Faculdade da Cidade do Salvador.
Luz, Rodrigo. Marketing de Varejo dos Ambulantes da Estação Pirajá. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade da Cidade do Salvador.
Luz, Rodrigo. Ferramentas do Marketing utilizadas pelo SOHO Restaurante. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade da Cidade do Salvador.
Luz, Rodrigo. A importância da motivação na atuação do profissional de vendas da empresa Eurovia veículos S/A. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade da Cidade do Salvador.
Luz, Rodrigo. Sistema Multifuncional para Cozinhas com espaço reduzido: Móvel banco-escada. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produtos) - Faculdade da Cidade do Salvador.
Luz, Rodrigo. Berço-cama fases. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produtos) - Faculdade da Cidade do Salvador.
Luz, Rodrigo. de J. dos Santos, Francisco França de Souza Jr.Mobiliário Estudantil para Cadeirantes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produtos) - Faculdade da Cidade do Salvador.
Luz, Rodrigo. Móvel Organizador para Áreas de Serviço com Espaço Restrito. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produtos) - Faculdade da Cidade do Salvador.
Luz, Rodrigo. Mesa Central Multiforma - Intervenção Residencial. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produtos) - Faculdade da Cidade do Salvador.
Luz, Rodrigo. Estação de Trabalho Home-Office. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produtos) - Faculdade da Cidade do Salvador.
Luz, Rodrigo. Automóvel eco-eficiente - contribuição da Biônica em função da aerodinâmica no Design de veículos eco-eficiete. 2008.
Luz, Rodrigo; Portela, Maurício. Mobiliário Multifuncional: Faça você mesmo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produtos) - Faculdade da Cidade do Salvador.
Luz, Rodrigo; Portela, Maurício; Almeida, Suzana. Bancada Articulada para Banheiros Pequenos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produtos) - Faculdade da Cidade do Salvador.
Luz, Rodrigo; Almeida, Suzana; Portela, Maurício. Armário Multifuncional para área de serviço. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produtos) - Faculdade da Cidade do Salvador.
Luz Santos, R.. Design de Produto do Brasil Design Awards 2021. 2021. Associação Brasileira de Empresas de Design.
Luz Santos, R.. Projetos Interdisciplinares em Design. 2009. Faculdade da Cidade do Salvador.
Luz Santos, R.. Projetos Interdisciplinares em Design. 2008. Faculdade da Cidade do Salvador.
Luz Santos, R.. Projetos Interdisciplinares em Design. 2007. Faculdade da Cidade do Salvador.
Luz, Rodrigo. Projetos Interdisciplinares em Design. 2006. Faculdade da Cidade do Salvador.
Luz, Rodrigo. Projetos Interdisciplinares em Design. 2005. Faculdade da Cidade do Salvador.
Orientou
O USO DO 3D NA APRESENTAÇÃO DE PRODUTOS DE MODA COMO ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO COMERCIAL E COMUNICAÇÃO; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
PONTO CONFORTO: design como forma de bem estar; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E INFÂNCIA NEGRA: um livro infantil ilustrado como ferramenta de acolhimento e representatividade; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
DA ERGONOMIA ÀS INTERFACES: inclusão dos idosos na era digital; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
DESIGN COM DENDÊ: criação de identidade visual e embalagens sustentáveis para um sabão de limpeza artesanal feito com azeite de dendê; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
Projeto de criação de tipografia geométrica para plataformas digitais; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
Produção editorial e publicitária dos álbuns musicais da indústria de k-pop; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
Projeto de rótulo de embalagem comercial para pescados; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
Projeto de identidade visual do Colégio Estadual Raphael Serravalle; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
Figueiredo / Caline de J; Matos / João de J; Neto; ÓRTESE EM IMPRESSORA 3D; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
da Silva / Ariosvaldo Felix do Nascimento; Desenvolvimento de identidade visual estratégica para pequena empresa; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
Braga / Ingrid S; Maia / Sandy da C; de Almeida; Design Gráfico: Vertentes que influenciam um empreendimento virtual; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
A Lenda do dragão Haku: Desenvolvimento de um livro infantil com recursos tecnológicos; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
Produção gráfica de e-book para inclusão de deficientes auditivos; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
Estudo do uso da fotografia nas produções gráficas; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
Estudo sobre Design Gráfico e Ilustração Apontando Aspectos que Representam a Identidade Visual Baiana; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
As raízes e razões cognitivas da cor: quadro referencial teórico sobre a utilização da cor no trabalho gráfico; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
Gestão aplicada ao design: criação de e-book de auto ajuda a MEI; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
Inclusão social no mercado de design; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
IMPRESSÃO 3D NO PLANEJAMENTO DE RESSECÇÕES DE TUMORES CARDÍACOS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
Programa de Controle de Manutenção (PCM)/; Um sistema de Gerenciamento de Manutenção; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Apoio; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
Automação no Motor de Translação do Gravador de Chassis para Eliminar Problemas de Ergonomia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade Apoio; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
ECOPLAST Sistema modulado para comercialização de frutas, legumes e verduras; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produtos) - Faculdade da Cidade do Salvador; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
Cabide antifurto; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produtos) - Faculdade da Cidade do Salvador; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
Gradil para leito de idosos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produtos) - Faculdade da Cidade do Salvador; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
Sofá modular e multifuncional para salas de entretenimento em espaços habitáveis restritos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produtos) - Faculdade da Cidade do Salvador; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
Mobiliário Multifuncional: Faça Você mesmo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produtos) - Faculdade da Cidade do Salvador; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
Projeto de mobiliário para organização de materiais de limpeza e um melhor aproveitamento dos espaços residenciais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produtos) - Faculdade da Cidade do Salvador; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
Design de mobiliário multifuncional para aplicação em banheiro; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design de Produtos) - Faculdade da Cidade do Salvador; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
CovidMec-19; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Centro Universitário Jorge Amado; Orientador: Rodrigo Luz Santos;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, Rodrigo Luz ; FERREIRA, ADONIAS MAGDIEL SILVA ; FONTES, CRISTIANO HORA ; MOYA RODRÍGUEZ, JORGE LAUREANO . Assessment of Critical Factors in home injuries. Produção (São Paulo) , v. 34, p. e20240029, 2024.
-
SILVA, L. L. E. ; ANDRADE, W. F. ; FERREIRA, A. M. S. ; FONSECA, M. C. C. ; SANTANA, J. S. ; RANGEL, S. ; SOUZA, D. S. ; Luz Santos, R. ; JESUS, T. M. ; SILVA, A. J. N. ; MERCES, G. F. ; JESUS, A. M. . Engenharia de Produto como Estratégia de Consumo Seguro. In: Adonias Magdiel Silva Ferreira; Sheila Rangel. (Org.). Consumo seguro: uma perspectiva multidisciplinar. 1ed.Salvador: UFBA, 2022, v. 1, p. 102-108.
-
GHIZZO NETO, A. ; GARCIA, A. C. A. ; SOUZA, A. M. P. ; LAPOLLI, A. K. ; MIRANDA, B. M. ; NOGUEIRA, B. G. B. ; LEMOS, B. E. ; PITANGUEIRA, C. ; MELIM, C. ; POSSIDIO, C. ; LIMA, E. ; ARANTES, E. ; CAMARA, E. ; OLIVEIRA, E. R. ; SOUZA, E. A. ; MELO, E. ; MARQUES, F. O. ; ARANHA, F. A. V. ; MEDEIROS, G. ; Luz, Rodrigo ; et.al . Beija-Flor. In: Taysa Matos. (Org.). Direito e Arte: Pela Poesia do Direito! - volume 1. 1ed.São Paulo: Tirant Brasil, 2021, v. 1, p. 37-37.
-
EROUD, A. ; MATZEMBACHER, A. M. C. ; LEAL, A. ; VENUTTO, A. ; MIRANDA, B. ; NOGUEIRA, B. G. ; ROSENTHAL, B. ; NOVAES, C. ; VLASAK, C. ; ARAUJO, C. H. D. ; POSSIDIO, C. ; NEWTON, E. ; OLIVEIRA, E. R. ; SOUZA, E. A. ; MELO, E. ; SILAS, G. ; MEDEIROS, G. ; CHIARABA, H. ; RANE, I. ; Luz, Rodrigo ; et.al . Espasmos. In: Taysa Matos. (Org.). Direito e Arte: Pelo Direito na Poesia! volume 3. 1ed.São Paulo: Tirant Brasil, 2021, v. 3, p. 78-78.
-
EROUD, A. ; MATZEMBACHER, A. M. C. ; VENUTTO, A. ; GONZALEZ, A. P. ; PATTO, B. J. ; ROSENTHAL, B. ; TAKAHASHI, B. ; VLASAK, C. ; ARAUJO, C. H. D. ; SILVEIRA, E. P. ; CAMARA, E. ; SOUZA, E. A. ; MELO, E. ; TEIXEIRA, F. J. B. ; PONCE, G. ; MEDEIROS, G. ; FERREIRA, I. ; RANE, I. ; NASCIMENTO JR., I. ; Luz, Rodrigo ; et.al . Insônia; Inspiração; Misterioso Tempo; Óculos Escuros; Tatuagem. In: Taysa Matos. (Org.). Direito e Arte: Pelo Direito da Poesia! volume 4. 1ed.São Paulo: Tirant Brasil, 2021, v. 4, p. 84-144.
-
CUNHA, A. N. S. ; PESSOA, A. ; NOGUEIRA, B. G. B. ; ROSENTHAL, B. ; MELIMAN, C. ; NOVAES, C. ; VLASAK, C. ; BARRETO, C. ; BOATTI, C. ; POSSIDIO, C. ; MARTINS, D. A. ; CAMARA, E. ; SOUZA, E. A. ; MELO, E. ; MENEZES, G. ; FURST, H. ; CHIARABA, H. ; MATOS, J. ; BUCH, J. M. ; Luz, Rodrigo ; et.al . Liberdade que Destina; Rosa Negra. In: Taysa Matos. (Org.). Direito e Arte: Pelo Direito na Poesia! - volume 2. 1ed.São Paulo: Tirant Brasil, 2021, v. 2, p. 87-148.
-
Luz Santos, R. . Papo de Profissa - Profissão Design. My Square Club, Bahia, , v. 4, p. 8 - 9, 01 abr. 2016.
-
Luz Santos, R. . Desenvolvimento de Produtos e Tecnologias na Era da Indústria 4.0: impactos na educação e no perfil do trabalhador na contemporaneidade. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Luz Santos, R. . Fundamentos em Projeto de Produto e Metrologia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Luz Santos, R. ; SANTANA, V. ; CERQUEIRA, M. . Segurança e Usabilidade no Consumo de Produtos Industriais na era 4.0. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Luz Santos, R. . Fundamentos em Projeto de Produto e Metrologia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Luz Santos, R. . Desenvolvimento de Produtos e a Indústria 4.0. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Luz Santos, R. . Fundamentos em Projeto de Produto e Metrologia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Luz Santos, R. ; PINHEIRO, B. C. S. . Mesa Redonda: Representatividade Negra na Ciência, Tecnologia e Trabalho. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Luz Santos, R. . Fundamentos em Projeto de Produto e Metrologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Luz Santos, R. . Colegiado Setorial de Design. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Luz Santos, R. . Engenharia de Fatores Humanos e Design Industrial: A influência da Semiótica na Usabilidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Luz Santos, R. . Desenvolvimento Integrado de Produtos: A Inovação como Estratégia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Luz Santos, R. . Projeto de Produto: Visão Integrada da Engenharia, Design, Marketing e Logística. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Luz Santos, R. . Sistematização da Criatividade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
PINA, S.A. ; Luz Santos, R. ; Beal, V.E. . Assessoria Acadêmica na Especialização em Design de Produtos. 2016.
Luz Santos, R. ; LUIS, A. ; BESTETTI, M. ; ARCOVERDE, F. ; MUCARZEL, A. ; FRANCISCO FILHO, E. . Elaboração do Regimento do Colegiado Setorial de Design da Bahia - SECULT. 2016.
Luz Santos, R. ; LUIS, A. ; BESTETTI, M. ; ARCOVERDE, F. ; MUCARZEL, A. ; FRANCISCO FILHO, E. . Elaboração do Plano Setorial Regional - SECULT. 2016.
Luz Santos, R. ; SANTOS, M. F. L. ; ALMEIDA, K. N. T. . Elaboração da Prova da Disciplina de Informática Aplicada à Gestão e Contabilidade. 2010.
Luz Santos, R. ; SANTOS, M. F. L. ; ALMEIDA, K. N. T. . Consultoria Tecnológica no Instituto Médio Politécnico do Sumbe. 2010.
Luz Santos, R. ; SANTOS, M. F. L. ; ALMEIDA, K. N. T. . Elaboração da Prova da Disciplina de Informática Aplicada à Gestão. 2010.
Luz, Rodrigo ; FRANCISCO FILHO, E. ; FERNANDES, A. S. ; MACHADO, A. M. . Troféu UNEB Agradece. 2022.
Luz Santos, R. ; FRANCISCO FILHO, E. ; SILVEIRA, C. ; SANTOS, J. M. C. ; SILVA, L. L. E. . LavaCovid-19. 2020.
Luz Santos, R. ; BRITO, A. D. ; SANTOS, J. A. . Projeto de Inovação para o Edital Subvenção Econômica à Inovação - Materiais Avançados. 2020.
Luz Santos, R. ; YURGEL, C. C. . FaceShield. 2020.
Luz Santos, R. ; FRANCISCO FILHO, E. ; SILVEIRA, C. ; GUIMARAES, T. C. F. . Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Design da UNEB. 2019.
GUIMARAES, T. C. F. ; Luz Santos, R. ; Sampaio, M. . Avaliação de Processos de Concomitância e Quebra de Pré-Requisito Curricular das disciplinas do Curso de Design. 2019.
Luz Santos, R. ; BESTETTI, M. ; ARCOVERDE, F. ; FRANCISCO FILHO, E. ; LUIS, A. ; MUCARZEL, A. . Relatório do Plano Setorial Regional de Design. 2017.
Luz Santos, R. ; SILVA, O. ; LIMA, P. P. . Saponificação. 2012.
Luz Santos, R. ; FRANCISCO FILHO, E. ; SILVEIRA, C. . Revitar. 2007.
Luz Santos, R. ; FREITAS, F. . Desenvolvimento de Projetos Mecânicos - volume 2. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).
Projetos de pesquisa
-
2016 - 2016
Armadilha para Mosquitos, Descrição: Armadilha para capturar a fêmea do mosquito aedes aegypti, funcionando como um funil que tem uma inclinação de 45°. Na cor preta e com água na parte interna para atrair a fêmea que entra na armadilha, não consegue voltar e morre asfixiada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Rodrigo Luz Santos - Integrante / Valter Estevão Beal - Coordenador / José Carlos Criales - Integrante.
-
2013 - 2016
Smartgreen, Descrição: Desenvolvimento de Película eletrocrômica constituída de nanomateriais utilizando de Nióbio e vanádio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (5) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Rodrigo Luz Santos - Coordenador / João Marcelo Silva Souza - Integrante / João Kenkiti Tan - Integrante / Rodrigo Santiago Coelho - Integrante / Valter Estevão Beal - Integrante / Anderson Dórea de Brito - Integrante.
-
2013 - 2016
Película de Segurança, Descrição: Desenvolvimento de película de segurança constituída de nanomateriais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (3) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Rodrigo Luz Santos - Integrante / João Marcelo Silva Souza - Integrante / João Kenkiti Tan - Integrante / Rodrigo Santiago Coelho - Integrante / Valter Estevão Beal - Coordenador.
-
2007 - 2010
Revitar, Descrição: Projeto multidisciplinar com objetivo de revitalização do Bairro do Comércio de Salvador/BA utilizando como disciplinas o Design, Turismo e Jornalismo. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Rodrigo Luz Santos - Coordenador / Suzana Almeida - Integrante / Carina Silveira - Integrante / Marcelo Geraldo Teixeira - Integrante / Eudaldo Francisco Filho - Integrante.
-
2006 - 2007
Ventilador, Descrição: Desenvolvimento de um ventilador movido a energia potencial elástica utilizando como matéria-prima sucatas e materiais reciclados. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Rodrigo Luz Santos - Coordenador / Maurício Portela - Integrante / Suzana Almeida - Integrante / Carina Silveira - Integrante / Marcelo Geraldo Teixeira - Integrante / Eudaldo Francisco Filho - Integrante.
-
2005 - 2012
Design Social, Descrição: Desenvolvimento de produtos inclusivos, permitindo que portadores de necessidades especiais possam utilizá-los de maneira eficiente e eficaz. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Luz Santos - Integrante / Maurício Portela - Integrante / Suzana Almeida - Integrante / Carina Silveira - Integrante / Marcelo Geraldo Teixeira - Coordenador / Eudaldo Francisco Filho - Integrante.
Projetos de desenvolvimento
-
2014 - Atual
Película Inteligente, Descrição: Projeto desenvolvido através do edital SENAI SESI Inovação, edição 2014 que promove o desenvolvimento de Película Polimérica sensível a tensão, possibilitando alteração cromática e de transmitância.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rodrigo Luz Santos - Coordenador / Danilo Hansen Guimarães - Integrante / João Marcelo Silva Souza - Integrante / João Kenkiti Tan - Integrante / Meire Cristina de Negreiros Toqueiro - Integrante / Rodrigo Santiago Coelho - Integrante / Valter Estevão Beal - Integrante / Pollyana da Silva Melo - Integrante / Jovelino Torres dos Santos - Integrante., Financiador(es): SENAI DEPARTAMENTO NACIONAL - Outra.
-
2014 - Atual
Película Inteligente, Descrição: Projeto desenvolvido através do edital SENAI SESI Inovação, edição 2014 que promove o desenvolvimento de Película Polimérica sensível a tensão, possibilitando alteração cromática e de transmitância.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rodrigo Luz Santos - Coordenador / Danilo Hansen Guimarães - Integrante / João Marcelo Silva Souza - Integrante / João Kenkiti Tan - Integrante / Meire Cristina de Negreiros Toqueiro - Integrante / Rodrigo Santiago Coelho - Integrante / Valter Estevão Beal - Integrante / Pollyana da Silva Melo - Integrante / Jovelino Torres dos Santos - Integrante., Financiador(es): SENAI DEPARTAMENTO NACIONAL - Outra.
-
2014 - Atual
Película Inteligente, Descrição: Projeto desenvolvido através do edital SENAI SESI Inovação, edição 2014 que promove o desenvolvimento de Película Polimérica sensível a tensão, possibilitando alteração cromática e de transmitância.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rodrigo Luz Santos - Coordenador / Danilo Hansen Guimarães - Integrante / João Marcelo Silva Souza - Integrante / João Kenkiti Tan - Integrante / Meire Cristina de Negreiros Toqueiro - Integrante / Rodrigo Santiago Coelho - Integrante / Valter Estevão Beal - Integrante / Pollyana da Silva Melo - Integrante / Jovelino Torres dos Santos - Integrante., Financiador(es): SENAI DEPARTAMENTO NACIONAL - Outra.
-
2014 - Atual
Película Inteligente, Descrição: Projeto desenvolvido através do edital SENAI SESI Inovação, edição 2014 que promove o desenvolvimento de Película Polimérica sensível a tensão, possibilitando alteração cromática e de transmitância.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rodrigo Luz Santos - Coordenador / Danilo Hansen Guimarães - Integrante / João Marcelo Silva Souza - Integrante / João Kenkiti Tan - Integrante / Meire Cristina de Negreiros Toqueiro - Integrante / Rodrigo Santiago Coelho - Integrante / Valter Estevão Beal - Integrante / Pollyana da Silva Melo - Integrante / Jovelino Torres dos Santos - Integrante., Financiador(es): SENAI DEPARTAMENTO NACIONAL - Outra.
-
2014 - 2016
Projeto Nº115753 - Película Inteligente, Descrição: Projeto desenvolvido através do edital SENAI SESI Inovação, edição 2014 que promove o desenvolvimento de Película Polimérica sensível a tensão, possibilitando alteração cromática e de transmitância.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Rodrigo Luz Santos - Coordenador / Danilo Hansen Guimarães - Integrante / João Marcelo Silva Souza - Integrante / João Kenkiti Tan - Integrante / Meire Cristina de Negreiros Toqueiro - Integrante / Rodrigo Santiago Coelho - Integrante / Valter Estevão Beal - Integrante / Pollyana da Silva Melo - Integrante / Jovelino Torres dos Santos - Integrante., Financiador(es): SENAI DEPARTAMENTO NACIONAL - Outra.
-
2014 - Atual
PET0059/2013 - Película Inteligente de Segurança, Descrição: Edital 012/2013 - Apoio a Pesquisa em Segurança Pública Objetivo: Pesquisar e aprimorar a tecnologia para controlar translucidez em películas aplicadas sobre vidros de automóveis e janelas de edificações, priorizando a segurança dos usuários.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Rodrigo Luz Santos - Integrante / Danilo Hansen Guimarães - Integrante / João Kenkiti Tan - Integrante / Meire Cristina de Negreiros Toqueiro - Integrante / Rodrigo Santiago Coelho - Integrante / Valter Estevão Beal - Coordenador / Pollyana da Silva Melo - Integrante / Anderson Dórea de Brito - Integrante.
-
2014 - 2016
Projeto Nº115753 - Película Inteligente, Descrição: Projeto desenvolvido através do edital SENAI SESI Inovação, edição 2014 que promove o desenvolvimento de Película Polimérica sensível a tensão, possibilitando alteração cromática e de transmitância.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Rodrigo Luz Santos - Coordenador / Danilo Hansen Guimarães - Integrante / João Marcelo Silva Souza - Integrante / João Kenkiti Tan - Integrante / Meire Cristina de Negreiros Toqueiro - Integrante / Rodrigo Santiago Coelho - Integrante / Valter Estevão Beal - Integrante / Pollyana da Silva Melo - Integrante / Jovelino Torres dos Santos - Integrante., Financiador(es): SENAI DEPARTAMENTO NACIONAL - Outra.
-
2014 - Atual
PET0059/2013 - Película Inteligente de Segurança, Descrição: Edital 012/2013 - Apoio a Pesquisa em Segurança Pública Objetivo: Pesquisar e aprimorar a tecnologia para controlar translucidez em películas aplicadas sobre vidros de automóveis e janelas de edificações, priorizando a segurança dos usuários.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Rodrigo Luz Santos - Integrante / Danilo Hansen Guimarães - Integrante / João Kenkiti Tan - Integrante / Meire Cristina de Negreiros Toqueiro - Integrante / Rodrigo Santiago Coelho - Integrante / Valter Estevão Beal - Coordenador / Pollyana da Silva Melo - Integrante / Anderson Dórea de Brito - Integrante.
-
2014 - 2016
Projeto Nº115753 - Película Inteligente, Descrição: Projeto desenvolvido através do edital SENAI SESI Inovação, edição 2014 que promove o desenvolvimento de Película Polimérica sensível a tensão, possibilitando alteração cromática e de transmitância.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Rodrigo Luz Santos - Coordenador / Danilo Hansen Guimarães - Integrante / João Marcelo Silva Souza - Integrante / João Kenkiti Tan - Integrante / Meire Cristina de Negreiros Toqueiro - Integrante / Rodrigo Santiago Coelho - Integrante / Valter Estevão Beal - Integrante / Pollyana da Silva Melo - Integrante / Jovelino Torres dos Santos - Integrante., Financiador(es): SENAI DEPARTAMENTO NACIONAL - Outra.
-
2014 - Atual
PET0059/2013 - Película Inteligente de Segurança, Descrição: Edital 012/2013 - Apoio a Pesquisa em Segurança Pública Objetivo: Pesquisar e aprimorar a tecnologia para controlar translucidez em películas aplicadas sobre vidros de automóveis e janelas de edificações, priorizando a segurança dos usuários.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Rodrigo Luz Santos - Integrante / Danilo Hansen Guimarães - Integrante / João Kenkiti Tan - Integrante / Meire Cristina de Negreiros Toqueiro - Integrante / Rodrigo Santiago Coelho - Integrante / Valter Estevão Beal - Coordenador / Pollyana da Silva Melo - Integrante / Anderson Dórea de Brito - Integrante.
-
2014 - 2016
Projeto N115753 - Película Inteligente, Descrição: Projeto desenvolvido através do edital SENAI SESI Inovação, edição 2014 que promove o desenvolvimento de Película Polimérica sensível a tensão, possibilitando alteração cromática e de transmitância.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Rodrigo Luz Santos - Coordenador / Danilo Hansen Guimarães - Integrante / João Marcelo Silva Souza - Integrante / João Kenkiti Tan - Integrante / Meire Cristina de Negreiros Toqueiro - Integrante / Rodrigo Santiago Coelho - Integrante / Valter Estevão Beal - Integrante / Pollyana da Silva Melo - Integrante / Jovelino Torres dos Santos - Integrante., Financiador(es): SENAI DEPARTAMENTO NACIONAL - Outra.
-
2014 - Atual
PET0059/2013 - Película Inteligente de Segurança, Descrição: Edital 012/2013 - Apoio a Pesquisa em Segurança Pública Objetivo: Pesquisar e aprimorar a tecnologia para controlar translucidez em películas aplicadas sobre vidros de automóveis e janelas de edificações, priorizando a segurança dos usuários.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Rodrigo Luz Santos - Integrante / Danilo Hansen Guimarães - Integrante / João Kenkiti Tan - Integrante / Meire Cristina de Negreiros Toqueiro - Integrante / Rodrigo Santiago Coelho - Integrante / Valter Estevão Beal - Coordenador / Pollyana da Silva Melo - Integrante / Anderson Dórea de Brito - Integrante.
-
2014 - 2016
Projeto N115753 - Película Inteligente, Descrição: Projeto desenvolvido através do edital SENAI SESI Inovação, edição 2014 que promove o desenvolvimento de Película Polimérica sensível a tensão, possibilitando alteração cromática e de transmitância.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Rodrigo Luz Santos - Coordenador / Danilo Hansen Guimarães - Integrante / João Marcelo Silva Souza - Integrante / João Kenkiti Tan - Integrante / Meire Cristina de Negreiros Toqueiro - Integrante / Rodrigo Santiago Coelho - Integrante / Valter Estevão Beal - Integrante / Pollyana da Silva Melo - Integrante / Jovelino Torres dos Santos - Integrante., Financiador(es): SENAI DEPARTAMENTO NACIONAL - Outra.
-
2014 - Atual
PET0059/2013 - Película Inteligente de Segurança, Descrição: Edital 012/2013 - Apoio a Pesquisa em Segurança Pública Objetivo: Pesquisar e aprimorar a tecnologia para controlar translucidez em películas aplicadas sobre vidros de automóveis e janelas de edificações, priorizando a segurança dos usuários.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Rodrigo Luz Santos - Integrante / Danilo Hansen Guimarães - Integrante / João Kenkiti Tan - Integrante / Meire Cristina de Negreiros Toqueiro - Integrante / Rodrigo Santiago Coelho - Integrante / Valter Estevão Beal - Coordenador / Pollyana da Silva Melo - Integrante / Anderson Dórea de Brito - Integrante.
-
2014 - 2016
Projeto N115753 - Película Inteligente, Descrição: Projeto desenvolvido através do edital SENAI SESI Inovação, edição 2014 que promove o desenvolvimento de Película Polimérica sensível a tensão, possibilitando alteração cromática e de transmitância.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Rodrigo Luz Santos - Coordenador / Danilo Hansen Guimarães - Integrante / João Marcelo Silva Souza - Integrante / João Kenkiti Tan - Integrante / Meire Cristina de Negreiros Toqueiro - Integrante / Rodrigo Santiago Coelho - Integrante / Valter Estevão Beal - Integrante / Pollyana da Silva Melo - Integrante / Jovelino Torres dos Santos - Integrante., Financiador(es): SENAI DEPARTAMENTO NACIONAL - Outra.
-
2014 - Atual
PET0059/2013 - Película Inteligente de Segurança, Descrição: Edital 012/2013 - Apoio a Pesquisa em Segurança Pública Objetivo: Pesquisar e aprimorar a tecnologia para controlar translucidez em películas aplicadas sobre vidros de automóveis e janelas de edificações, priorizando a segurança dos usuários.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Rodrigo Luz Santos - Integrante / Danilo Hansen Guimarães - Integrante / João Kenkiti Tan - Integrante / Meire Cristina de Negreiros Toqueiro - Integrante / Rodrigo Santiago Coelho - Integrante / Valter Estevão Beal - Coordenador / Pollyana da Silva Melo - Integrante / Anderson Dórea de Brito - Integrante.
-
2014 - 2016
Projeto Nº115753 - Película Inteligente, Descrição: Projeto desenvolvido através do edital SENAI SESI Inovação, edição 2014 que promove o desenvolvimento de Película Polimérica sensível a tensão, possibilitando alteração cromática e de transmitância.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Rodrigo Luz Santos - Coordenador / Danilo Hansen Guimarães - Integrante / João Marcelo Silva Souza - Integrante / João Kenkiti Tan - Integrante / Meire Cristina de Negreiros Toqueiro - Integrante / Rodrigo Santiago Coelho - Integrante / Valter Estevão Beal - Integrante / Pollyana da Silva Melo - Integrante / Jovelino Torres dos Santos - Integrante., Financiador(es): SENAI DEPARTAMENTO NACIONAL - Outra.
-
2014 - Atual
PET0059/2013 - Película Inteligente de Segurança, Descrição: Edital 012/2013 - Apoio a Pesquisa em Segurança Pública Objetivo: Pesquisar e aprimorar a tecnologia para controlar translucidez em películas aplicadas sobre vidros de automóveis e janelas de edificações, priorizando a segurança dos usuários.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Rodrigo Luz Santos - Integrante / Danilo Hansen Guimarães - Integrante / João Kenkiti Tan - Integrante / Meire Cristina de Negreiros Toqueiro - Integrante / Rodrigo Santiago Coelho - Integrante / Valter Estevão Beal - Coordenador / Pollyana da Silva Melo - Integrante / Anderson Dórea de Brito - Integrante.
Prêmios
2016
Professor Homenageado, Faculdade Apoio/Unifass.
2013
Professor Homenageado, Faculdade de Ciências e Tecnologia - Área1.
2009
Professor Homenageado, Faculdade da Cidade do Salvador.
2007
Design Social (Ventilador de Sucatas movido a Força Motora Humana), Faculdade da Cidade do Salvador.
2002
Top Of Mind (Abrindo a caixa Preta do Vestibular/ Consultec), DataFolha.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Exatas e da Terra. , Rua Silveira Martins, 2555, Cabula, 41150000 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 31172200, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - Atual
Engenho Consultoria e Projetos em EngenhariaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Sódio Diretor, Carga horária: 10
Outras informações:
Consultoria em Desenvolvimento de Produtos com metodologias em Ux e Ui, Design Thinking e Análise da Tarefa;
Consultoria em Adequação Ergonômica com NR17 para a Petrobras;
Serviços na área de Desenho Industrial e Engenharia de Produção.
Atividades
-
12/2012
Direção e administração, Consultoria.Cargo ou função, Consultoria em Desenvolvimento de Produtos com metodologias em Ux e Ui.
2018 - 2024
Dortech TechnologyVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 10
Outras informações:
Coordenador do projeto Smart Green, finalista no Braskem Labs - película inteligente constituída de polímero eletro-sensível em parceria com o SENAI CIMATEC;Consultor de Desenvolvimento estratégico para penetração da divisão de software nas regiões Nordeste e Norte na parceria Dortech/DassaultConsultor de Desenvolvimento estratégico para inserção e presença digital nas principais redes sociais penetração da divisão de software nas regiões Nordeste e Norte na parceria Dortech/Dassault;Consultor e assessor para aprimoramento do protótipo (TRL 4) já desenvolvido pela Dortech, adequando-o para a produção industrial (TRL 7), visando a utilização de materiais avançados e tecnologia nacional
Atividades
-
04/2020 - 12/2024
Pesquisa e desenvolvimento, P&D.Linhas de pesquisa
-
04/2020 - 12/2024
Serviços técnicos especializados , P&D.Serviço realizado, Consultoria na Elaboração de Projeto de Inovação para o Edital Subvenção Econômica à Inovação 05/2020 Materiais Avançados.
-
10/2018 - 12/2024
Serviços técnicos especializados , P&D.Serviço realizado, Branding e gestão de marcas e patentes ; Consultoria em Desenvolvimento estratégico para inserção e presença digital; Estratégia Go-to-Market ; Marketing Estratégico e Negócios de Nicho; Organização do Evento de Lançamento da Parceria Dortech/Dassault.
-
04/2013 - 10/2016
Pesquisa e desenvolvimento, P&D.Linhas de pesquisa
2022 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pró Tempore LCTM, Carga horária: 8
Outras informações:
Coordenador do laboratório de Ciências e Tecnologias de Materiais compondo um complexo formado por laboratório de madeira, laboratório de metais, laboratório de processos gráficos e prototipagem, laboratório de ensaios mecânicos e laboratório de cerâmica.
2018 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor das disciplinas:
- Estruturas I
- Estruturas II
Atividades
-
08/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Laboratório Multidisciplinar de Biometria e Imagem.Linhas de pesquisa
-
08/2018
Ensino, Design, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Design e Sociedade, Ergonomia, Estruturas I, Estruturas II, Ética e Legislação, Metodologia e Prática de Projetos III, Metodologia e Prática de Projetos V
-
08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Exatas e da Terra.Cargo ou função, Comissão de Avaliação de Processos de Concomitância e Quebra de Pré-Requisito.
-
05/2020 - 08/2020
Extensão universitária , Departamento de Ciências Exatas e da Terra.Atividade de extensão realizada, Lavacovid-19.
2020 - Atual
Centro Universitário Jorge AmadoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Engenharia, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor de Desenho Mecânico I
Professor de Desenho Mecânico II
Professor de Projetos Auxiliados por Computador
2020 - Atual
Centro Universitário Jorge AmadoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Design, Carga horária: 12
Atividades
-
02/2020
Ensino, Design, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso, Práticas Investigativas Interdisciplinares I, Práticas Investigativas Interdisciplinares II, Métodos e Técnicas de Projetação
-
02/2020
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho Técnico Aplicado, Desenho Mecânico I, Desenho Mecânico II, Projetos Auxiliados por Computadores, Máquinas Térmicas, Projetos de Sistemas Térmicos
-
03/2020 - 08/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Engenharia Mecânica.Linhas de pesquisa
2021 - Atual
Grupo Rede +Vínculo: Mentor, Enquadramento Funcional: Mentor, Carga horária: 4
Outras informações:
Mentor nas áreas de Design Gráfico, Branding, Gestão da Imagem Corporativa, Design de Embalagem, Design Estratégico, Design de Produto e Design Social
Atividades
-
05/2021
Serviços técnicos especializados , Mentoria.Serviço realizado, Mentoria em Design Social; Mentoria em Design de Produtos; Mentoria em Design Estratégico; Mentoria em Design de Embalagens; Mentoria em Gestão da Imagem Corporativa; Mentoria em Branding; Mentoria em Design Gráfico.
2021 - Atual
Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Estado da BahiaVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Estratégico, Carga horária: 4
Outras informações:
Assessoria técnica e consultoria para a UNISOL no âmbito do Design Social auxiliando na condução de ações integrativas e estratégicas para empreendimentos auto gestionários e desenvolvimento de uma planta piloto para produção de sequilhos, granolas e biscoitos.
Atividades
-
11/2021
Serviços técnicos especializados , Diretoria.Serviço realizado, Assessoria Técnica e Consultoria em Design Social; Consultoria no Desenvolvimento de Planta Piloto.
2021 - 2024
Restaurante Rei do PirãoVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Estratégico, Carga horária: 4
Outras informações:
Desenvolvimento de indicadores de produtividade do Restaurante Rei do Pirão. Portanto, realizou-se:- Análise do processo de atendimento- Análise do processo de compras e estoque- Análise do processo de cozinha industrial- Desenvolvimento, aplicação e acompanhamento de KPI (Key Performance Indicator)- Desenvolvimento de novas marcas e operações- Estratégias de atendimento ao público- Layout de Produção- Layout do Restaurante- Mapeamento e Melhoria do processo- Mapeamento e Melhoria do processo de atendimento- Mapeamento e Melhoria do processo de compras e estoque- Mapeamento e Melhoria do processo de cozinha industrial- Orientação à presença Digital da Marca- Projetos de Expansão
Atividades
-
10/2021 - 12/2024
Serviços técnicos especializados , Diretoria.Serviço realizado, Branding; Design de Serviços; Design Estratégico; Gestão da Produção e Qualidade; Pesquisa e Inovação em Negócios Gastronômicos; Serviços Técnicos de Engenharia.
2019 - 2020
Universidade SalvadorVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Engenharia, Carga horária: 12
Outras informações:
- Professor de Engenharia da Qualidade
- Professor de Ergonomia do Trabalho
- Professor de Gestão de Operações
- Professor de Higiene e Segurança do Trabalho
- Professor de Projeto de Fábrica e Layout
2011 - 2013
Universidade SalvadorVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Engenharia, Carga horária: 40
Outras informações:
- Coordenador do Laboratório CAx
- Professor de Expressão Gráfica
- Professor de Engenharia do Produto
- Professor de Projetos de Máquinas
- Professor de Projeto de Produtos Mecatrônicos
- Professor de Gestão e Tecnologia
- Professor de Gestão de Projetos
- Professor de Certificação e Normas
Atividades
-
08/2012 - 12/2013
Ensino, Engenharia Mecatrônica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão de Tecnologia e Inovação, Expressão Gráfica, Projeto Mecatrônico
-
08/2012 - 12/2013
Extensão universitária , Prédio de Aulas 7.Atividade de extensão realizada, Saponificação.
-
08/2012 - 11/2013
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Engenharia do Produto, Planejamento e Controle de Produção, Sistema de Gestão Integrada, Ergonomia, Engenharia da Qualidade, Projeto e Layout de Fábrica, Higiene e Segurança do Trabalho
2017 - 2023
Faculdade Metropolitana de CamaçariVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 14
Outras informações:
Docência em:- Expressão Gráfica (Desenho Técnico)- Gestão de Custos;- Matemática Aplicada aos Negócios;- Métodos Quantitativos;- Engenharia Econômica;- Marketing Aplicado aos Negócios
2018 - 2018
Faculdade Metropolitana de CamaçariVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador dos Curso de Engenharia, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenação dos Cursos de Engenharia:
- Engenharia Ambiental
- Engenharia de Controle e Automação
- Engenharia de Produção
Atividades
-
01/2017
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Engenharia Econômica, Projetos Auxiliados por Computador, Projeto Final II, Desenho Técnico
-
01/2017
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Matemática Aplicada a Negócios, Gestão de Custos, Métodos Quantitativos Aplicados, Marketing Estratégico, Gestão de Processos
-
03/2018 - 12/2018
Direção e administração, Coordenação das Engenharias.Cargo ou função, Coordenação dos Cursos de Engenharia.
2015 - 2017
Secretaria de Cultura do Estado da BahiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidente do Colegiado Setorial de Design BA, Carga horária: 4
Outras informações:
Objetivo: Atuar assumindo o papel de instâncias de consultoria, orientação e respaldo as decisões políticas, participativas e de controle social das ações promovidas pelo poder público.
- Articulação Política com Secretarias de Estado (Secretaria de Cultura, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e Secretaria de Desenvolvimento Econômico)
- Articulação Política com Centros de Tecnologia e Pesquisa (SENAI CIMATEC / IFBA)
- Articulação política com Associações de Design de todo País (ADP / ADG / ABEDesign)
- Articulação Política com Coordenações de Curso de Design de Universidades, Centros Universitários e Faculdades do Estado da Bahia
- Articulação Política com Diretórios Acadêmicos de Curso de Design de Universidades, Centros Universitários e Faculdades do Estado da Bahia
2014 - 2017
Secretaria de Cultura do Estado da BahiaVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Delegado do Colegiado Setorial de Design BA, Carga horária: 4
Outras informações:
Objetivo: Atuar assumindo o papel de instâncias de consultoria, orientação e respaldo as decisões políticas, participativas e de controle social das ações promovidas pelo poder público.
- Articulação Política com Secretarias de Estado (Secretaria de Cultura, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e Secretaria de Desenvolvimento Econômico)
- Articulação Política com Centros de Tecnologia e Pesquisa (SENAI CIMATEC / IFBA)
- Articulação política com Associações de Design de todo País (ADP / ADG / ABEDesign)
- Articulação Política com Coordenações de Curso de Design de Universidades, Centros Universitários e Faculdades do Estado da Bahia
- Articulação Política com Diretórios Acadêmicos de Curso de Design de Universidades, Centros Universitários e Faculdades do Estado da Bahia
Atividades
-
11/2014 - 12/2017
Direção e administração, Colegiado Setorial de Design da Bahia - CSDB.Cargo ou função, Presidente.
-
11/2014 - 12/2017
Serviços técnicos especializados , Colegiado Setorial de Design da Bahia - CSDB.Serviço realizado, Coordenador do Evento Bahia Faz Design (2018 a 2021); Elaboração do Relatório do Plano Setorial de Design; Organização do Evento Bahia Faz Design (2015 a 2021); Organização do Evento Design Salvador Jam.
2021 - 2021
Faculdade de Tecnologia Senai/CimatecVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 24
Outras informações:
Docente do MBA em Lean Manufacturing
Disciplina Filosofia Lean
2021 - 2021
Faculdade de Tecnologia Senai/CimatecVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 24
Outras informações:
Docente do MBA em Gestão e Logística
Disciplina Planejamento e Controle da Produção
2020 - 2021
Faculdade de Tecnologia Senai/CimatecVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 24
Outras informações:
Docente do MBA em Lean Manufacturing
Disciplina Desenvolvimento de Produtos com Abordagem Lean
2019 - 2019
Faculdade de Tecnologia Senai/CimatecVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação, Carga horária: 24
Outras informações:
Docente do MBA em Lean Manufacturing
Disciplina Desenvolvimento de Produtos com Abordagem Lean
2018 - 2018
Faculdade de Tecnologia Senai/CimatecVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 24
Outras informações:
Docente do MBA em Lean Manufacturing
Disciplina Desenvolvimento de Produtos com Abordagem Lean
2013 - 2016
Faculdade de Tecnologia Senai/CimatecVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador/Professor Assistente, Carga horária: 40
Outras informações:
Prospecção de projetos para a área de Desenvolvimento de Produtos Industriais;
Elaboração de Projetos (Informacional, Conceitual e Configurativo);
Preletor de:
- Professor de Projetos Automotivos I para o curso de tecnologia em Sistemas Automotivos;
- Professor de Projeto Auxiliado por Computador (CAD) para o curso de tecnologia em Polímeros;
- Professor de Desenvolvimento de Produtos I e II para a especialização em Design de Produtos Industriais
- Professor de Desenvolvimento de Produtos para o Bacharelado em Engenharia Mecânica
- Professor de Desenho Mecânico I para o Bacharelado em Engenharia de Materiais
- Professor de Desenho Mecânico I para o Bacharelado em Engenharia de Produção
- Professor de Desenho Mecânico I e II para o Bacharelado em Engenharia de Mecânica
- Professor de Desenho Técnico para o Bacharelado em Engenharia Civil
2007 - 2010
Faculdade de Tecnologia Senai/CimatecVínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
- Professor de Desenho Técnico Mecânico para o Curso Técnico de Polímeros
- Professor de Desenho Técnico Mecânico para o Curso Técnico de Mobiliário
- Professor de Desenho Técnico Mecânico para o Curso Técnico de Mecânica Industrial
- Professor de Desenho Técnico Mecânico para o Curso Técnico de Instrumentação
- Professor de Desenho Técnico Mecânico para o Curso Técnico de Mecânica Automotiva
- Professor de Desenho Técnico Mecânico para o Curso Superior de Tecnologia em Soldagem
- Professor de Processo de Fabricação para o Curso Técnico de Mecânica Industrial
- Professor de Ergonomia para o Curso Técnico de Mobiliário
Atividades
-
08/2021
Ensino, MBA em Gestão da Produção e Logística, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Planejamento e Controle da Produção
-
08/2018
Ensino, MBA em Lean Manufacturing, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenvolvimento de Produtos com Abordagem Lean, Fundamentos Lean Manufacturing
-
04/2013 - 10/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Desenvolvimento de Produtos Industriais.Linhas de pesquisa
-
04/2013 - 10/2016
Ensino, Design de Produtos, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Desenvolvimento de Produtos
-
04/2013 - 10/2016
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho Técnico
-
04/2013 - 10/2016
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Engenharia de Produtos, Desenho Mecânico I, Desenho Mecânico II
-
04/2013 - 10/2016
Ensino, Sistemas Automotivos, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho Técnico e Mecânico
-
04/2013 - 10/2016
Ensino, Engenharia de Materiais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho Mecânico I
-
08/2007 - 12/2010
Ensino, Tecnologia em Soldagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho Técnico e Mecânico
-
08/2007 - 12/2010
Ensino, Técnico de Mecânica, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Desenho Técnico e Mecânico
-
08/2007 - 12/2010
Ensino, Técnico em Polímeros, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Desenho Técnico e Mecânico
-
08/2007 - 10/2010
Ensino, Técnico em Mecânica Industrial, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Desenho Técnico e Mecânico
2016 - 2019
Faculdade ApoioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 6
Outras informações:
Disciplinas:
- Projetos de Produto
- Ergonomia
2016 - 2019
Faculdade ApoioVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do NDE - Núcleo Docente Estruturante, Carga horária: 2
Atividades
-
07/2016 - 02/2019
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Engenharia de Produtos, Ergonomia
2010 - 2010
Ministerio de Educação de AngolaVínculo: Projeto de Transferência Tecno, Enquadramento Funcional: Consultor Tecnológico, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Responsável pela elaboração, planejamento e coordenação da Primeira Empresa Júnior para cursos politécnicos de Angola;
Professor de Organização Industrial no Instituto Médio Politécnico do Sumbe/Kwanza-Sul;
Professor de Tecnologia e Processos I e II no Instituto Médio Politécnico do Sumbe/Kwanza-Sul;
Professor de Desenho de Construção Mecânica I e II no Instituto Médio Politécnico do Sumbe/Kwanza-Sul;
Atividades
-
02/2010 - 12/2010
Serviços técnicos especializados , Instituto Médio Politécnico do Sumbe.Serviço realizado, Consultoria e Transferência Tecnológica.
2012 - 2014
Área 1 - Faculdade de Ciência e TecnologiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor das Disciplinas de:
- Projeto de Produtos
- Planejamento, Programação e Controle da Produção
Atividades
-
08/2012 - 08/2014
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Engenharia de Produtos, Planejamento, Programação e Controle da Produção
2007 - 2010
SENAI - Departamento Regional da BahiaVínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
2005 - 2012
Faculdade da Cidade do SalvadorVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas:
- Sistemas Mecânicos I
- Sistemas Mecânicos II
- Legislação e Normas
- Tecnologia e Inovação
- Marketing
2009 - 2010
Faculdade da Cidade do SalvadorVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do NDE - Núcleo Docente Estruturante, Carga horária: 2
2005 - 2009
Faculdade da Cidade do SalvadorVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: NEAD - Núcleo de Estudos Avançados em Design, Carga horária: 2
Atividades
-
08/2017 - 09/2017
Ensino, MBA em Marketing, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Gestão e Política de Preços
-
08/2005 - 02/2012
Direção e administração, Coordenação dos Cursos de Comunicação.Cargo ou função, Coordenador do Curso de Design de Produtos.
-
08/2005 - 02/2012
Ensino, Design de Produtos, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão da Inovação e Tecnologia, Marketing e Serviços, Sistemas Mecânicos I, Sistemas Mecânicos II
-
05/2005 - 02/2012
Ensino, Administração em Marketing, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenvolvimento de Produtos
2003 - 2004
UNIDADE BAIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃOVínculo: Designer, Enquadramento Funcional: Designer
Outras informações:
Projeto de Sinalização Institucional.
Desenvolvimento de Hotsites.
Projetos de Programação Visual para Eventos Educacionais.
2005 - 2005
Refinaria Landulpho AlvesVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário
Outras informações:
Estagiário de Engenharia de Produção Mecânica. Desenvolvimento de planilhas e relatórios diários de desempenho da produção.
2004 - 2004
Gráfica FalcãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 40
Outras informações:
Encarregado do setor de arte finalização
2001 - 2002
Ambiente Móveis e DecoraçãoVínculo: Designer, Enquadramento Funcional: Designer de produtos
Outras informações:
Ambientação de interiores.
Projetos de móveis modulados.
2003 - 2003
Telamix - Display e AramadosVínculo: Designer, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações:
Realizando atividades como: correção ergonômica dos produtos, melhoria na estabilidade dos produtos, redução e economia de materiais e aumento da produtividade.
2002 - 2003
ConsultecVínculo: Designer, Enquadramento Funcional: Designer
Outras informações:
Projeto de sinalização Institucional. Desenvolvimento de Websites e Hotsites.
Projetos de programação visual para eventos educacionais.
Desenvolvimento da programação visual da Expovestibular de 2002, em conjunto com a Junto Agência de Publicidade. Top of Mind 2002.
1997 - 2003
Colégio Estadual Luiz Pinto de CarvalhoVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto
Outras informações:
Professor substituto de Matemática e Física.
2002 - 2005
MICROLINS - CAPACITAÇÃO PROFISSIONALVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Informática
Outras informações:
Professor de Informática e Web Design.
2017 - Atual
Universidade Federal da BahiaVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Programa de Engenharia Industrial, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Escola Politécnica/Departamento de Engenharia Mecânica.Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rodrigo Luz Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?