Dieisson Hemerich

O Brasil é considerado referência mundial na produção de biocombustíveis, fato este que se deve a grande variedade de plantas que fornecem a matéria-prima, exemplo, óleos de soja, canola, girrasol, entre outros, para a produção de biodiesel, cana de açúcar para etanol, e a grande extensão territorial, facilitam a produção. Algumas dificuldades se apresentam, como as más condições das estradas e a falta de conhecimento dos profissionais que trabalham durante o transporte e distribuição do biodiesel. Com o crescimento da frota de veículos no país, e o aumento de gases poluentes que geram o aquecimento global, a procura por fontes alternativas (renováveis) de combustíveis, também vem sendo discutida, porém pouco se sabe dos impactos ambientais causados pela produção em larga escala de biodiesel. As emissões de gases poluente de biocombustíveis são menos prejudiciais que derivados de petróleo, mas pelo fato, de que as plantas que fornecem a matéria prima para a produção de biodiesel absorvem os poluentes durante sua fase de crescimento. Este projeto de pesquisa propõe-se a estudar uma alternativa de descontaminação e recuperação de solos que sofreram derrame com biodiesel, buscando avaliar sua biodegradação através de materiais húmicos fornecidos por minhocas no processo de vemicompostagem. Observando experimentalmente sua eficácia através de amostras simuladas de solo contaminado com diversas concentrações de biodiesel e após períodos de contato com o húmus de minhoca, avaliar o remanescente deste contaminante.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Aperfeiçoamento em MECÂNICO MULTIFUNCIONAL

2003 - 2004

SENAI - JORGE BARBIEUX

Graduação em andamento em Química

2010 - Atual

Universidade de Passo Fundo
Orientador: CLÓVIA MAROZZIN MISTURA
Bolsista do(a): FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO.

Ensino Médio (2º grau)

2000 - 2005

Instituto Cardeal Arcoverde

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Outros.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Evolução, Sistemática e Ecologia Química.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Clóvia Marozzin Mistura

OIC - Programas de orientação científica das unidades cadastrados na VRPPG Avaliação do uso de vermicomposto como agente de biodegradação em solos contaminados com biodiesel; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Química Bacharel) - Universidade de Passo Fundo; Orientador: Clóvia Marozzin Mistura;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    AVALIAÇÃO DO USO DE VERMICOMPOSTO COMO AGENTE DE BIODEGRADAÇÃO EM SOLOS CONTAMINADOS COM BIODIESEL, Descrição: Avaliar a eficiência do processo de biodegradação de biodiesel utilizando vermicomposto/composto para minimizar os contaminantes envolvendo acidentes ambientais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Dieisson Hemerich - Integrante / Patricia Lorenzon - Integrante / Luana Zehnen - Integrante / Clóvia Marozzin Mistura - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • IPIRANGA PRODUTOS DE PETRÓLEO S/A, POOL DE PASSO FUNDO. , ALVARES CABRAL, PETRÓPOLIS, 99050-070 - Passo Fundo, RS - Brasil, Telefone: (54) 33133033

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Universidade de Passo Fundo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PESQUISA, Carga horária: 8

    Atividades

    • 09/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, ICEG.,Linhas de pesquisa

  • 2005 - Atual

    Ipiranga Produtos de Petróleo S/A

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: OPERADOR, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.