Alfredo Assad Filho
Engenheiro Químico formado na Universidade Federal do Paraná, atualmente ocupa o cargo de Engenheiro de Processos na Mosaic Fertilizantes, onde controla o desempenho das unidades, implementando modificações dos processos visando a qualidade e eficiências das plantas industriais.. Atuou ainda na área de consultoria em projetos industriais, como Analista de Processos, dimensionando equipamentos, simulando processos químicos e sugerindo otimizações para plantas químicas. Fez intercâmbio no Canadá no Seneca College, durante out/2010 até abril/2013, fomentado pela CAPES. Foi membro da Escola Piloto de Engenharia Química (EPEQ) e bolsista de Iniciação Científica da UFPR/TN e posteriormente do programa PRG-24 da Petrobrás , participando no projeto intitulado: "Sorção de dióxido de Carbono a alta temperatura em compostos de lítio.", sob coordenação e orientação do Profa. Dra. Tirzhá Porto Lins. Foi gerente de projetos, fazendo parte da coordenadoria de Engenharia, da Empresa Júnior de Engenharia Química, EJEQ, na UFPR. É fluente na fala, leitura e escrita da língua inglesa.
Informações coletadas do Lattes em 29/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Engenharia Química
2010 - 2016
Universidade Federal do Paraná
Título: Síntese de Ácido Clorídrico
Orientador: Margarete Casagrande Lass Erbe
com
Formação complementar
2012 -
Escola Piloto de Engenharia Química. , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2012 -
Movimento Empresa Júnior. , Empresa Júnior de Engenharia Química, EJEQ, Brasil.
2012 - 2012
Mini-curso de Mathcad. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2012 - 2012
Visita técnica Grupo Boticario. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Balanços Globais de Matéria e Energia.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Tratamentos e Aproveitamento de Rejeitos.
Organização de eventos
ASSAD FILHO, A. . IV Semana Empreendedora. 2012. .
ASSAD FILHO, A. . XVI COREEQ-Congresso Regional de estudantes de Engenharia Química. 2011. (Congresso).
Participação em eventos
Feira de Profissões.Apresentando a Engenharia Química. 2011. (Outra).
III Ciclo de Palestras. 2011. (Congresso).
I Semana Empreendedora da Empresa Junior de Engenharia Química. 2011. (Congresso).
XXXVII Semana acadêmica de Engenharia Química. 2011. (Congresso).
II Ciclo de Palestras. 2010. (Congresso).
XXXVI Semana acadêmica de Engenharia Química. 2010. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
ASSAD FILHO, A. ; DANTAS, T. L. P. ; SHENEIDER, W. . Síntese de Ortosilicato de Lítio: Sorção de CO2 em Li4SiO4. In: 10 Encontro Brasileiro sobre Adsorção, 2014, 2014, Guarujá, SP. Anais do EBA 10, 2014.
-
ASSAD FILHO, A. ; DANTAS, T. L. P. . Comparação entre métodos de síntese de ortosilicato de lítio na reação de carbonatação. In: XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014, Florianópolis. Anais COBEQ 2014,, 2014.
-
ASSAD FILHO, A. ; DANTAS, T. L. P. . Comparação entre métodos de síntese de ortosilicato de lítio na reação de carbonatação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ASSAD FILHO, A. ; DANTAS, T. L. P. ; SHENEIDER, W. . Síntese de Ortosilicato de Lítio: Sorção de CO2 em Li4SiO4. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
ASSAD FILHO, A. . Análise Pinch. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2016
Síntese e estudo da atividade catalítica de nano partículas de óxido de ferro para oxidação avançada, Descrição: A presença de compostos não biodegradáveis em efluentes líquidos é um dos principais problemas nas estações de tratamento de efluentes. Entre os métodos tradicionais de tratamento podem-se destacar os processos físico-químicos e biológicos. No entanto, inúmeros são os inconvenientes destes processos; destacando-se o fato de que processos de oxidação química e/ou biológica são, em sua grande maioria, de cinética lenta e processos de separação através de membranas ou adsorção possuem o inconveniente de tão somente transferirem o poluente da fase líquida para a fase sólida sem destruir o contaminante. Por esta razão, muita atenção tem sido dada nos últimos tempos aos Processos Oxidativos Avançados (POA`s) que são baseados na geração de radicais hidroxil, altamente oxidantes. O reagente Fenton é um POA; em que há a geração de radicais hidroxil a partir da decomposição catalítica de peróxido de hidrogênio por íons ferroso. Com o objetivo de eliminar a etapa de coagulação após a reação Fenton ? que ocorre em fase homogênea ? pesquisas vêm sendo realizadas no sentido de se desenvolver um processo heterogêneo, ou seja, em que fonte de ferro utilizada se encontre em fase sólida. Alguns estudos bastante recentes têm demonstrado que catalisadores metálicos ? em particular os óxidos metálicos ? têm se mostrado muitos efetivos para serem utilizados em catálise para a remoção de um grande número de compostos orgânicos. Neste cenário, este projeto objetiva estudar a catálise do peróxido de hidrogênio através de óxido de ferro. Um dos aspectos importantes da presente proposta é a utilização de nano partículas que serão preparadas através de tratamento térmico, caracterizadas e testadas na degradação de orgânicos. Palavras-chaves: oxidação avançada, nanopartículas, óxidos de ferro... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Alfredo Assad Filho - Coordenador / Tirzha Lins Porto Dantas - Integrante / Gabriele Nascimento Lass - Integrante / Marcos Huebner dos Reis - Integrante / Natasha Kamienski - Integrante., Financiador(es): Fundação Auracária - Bolsa.
-
2012 - 2013
Oxidação de fenol por reagente Fenton, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alfredo Assad Filho - Integrante / Tirzha Lins Porto Dantas - Coordenador.
-
2011 - 2013
Sorção de dióxido de Carbono a alta temperatura em compostos de lítio, Descrição: Separar dióxido de carbono de demais gases a temperaturas típicas de gases de exaustão, através da sorção em compostos a base de lítio... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alfredo Assad Filho - Coordenador / Isabella Paulini - Integrante / Tirzha Lins Porto Dantas - Integrante., Financiador(es): PRH-24 - Bolsa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Mosaic Fertilizantes. , Av. L-2, Km 277, Zona suburbana, 75701970 - Catalão, - Austrália, Telefone: (64) 344118899
Experiência profissional
2011 - 2013
Universidade Federal do ParanáVínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Iniciação Científica, .,Linhas de pesquisa
2018 - Atual
Mosaic FertilizantesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Processos Jr, Carga horária: 40
Outras informações:
Controlar o desempenho das unidades, propondo e implantando modificações dos processos, visando manter a qualidade do produto, melhorar a eficiência das plantas e elevar o nível de segurança, cumprindo a legislação ambiental, de segurança e outras aplicadas às atividades industriais.
2018 - 2018
A1 EngenhariaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Processos Jr, Carga horária: 40
Outras informações:
Atualização de fluxogramas de engenharia e de processo. Especificar equipamentos e sistemas. Simular processos industriais.
2015 - 2015
Seneca CollegeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Laboratório, Carga horária: 30
Outras informações:
Organização de inventário de laboratórios de microbiologia. Preparação de mídia e material para todos os laboratórios de microbiologia - até 250 alunos divididos em 20 turmas em quatro campos diferentes de microbiologia.
2016 - 2016
PortobelloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiário Engenharia da Qualidade, Carga horária: 40
Outras informações:
Auxiliar em atividades relacionadas ao controle de qualidade de processo, sistema de gestão da qualidade (ISO 9001). Implementação de melhorias de processos por meio de padronização nas fábricas. Elaboração de políticas e instruções de trabalho para otimizar e padronizar o processo. Auxiliar auditorias internas e externa de recertificação da ISO 9001.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alfredo Assad Filho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?