Giovana Bicalho Bisi

Bacharelada em Ciências Sociais e atualmente cursando Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), além de uma Especialização em Ambiente e Sociedade pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil), com foco em mudanças climáticas e questões socioambientais.Tenho uma sólida experiência no mercado, com atuação em consultorias de projetos ambientais, onde adquiri expertise na gestão e relacionamento com stakeholders, levantamento e análise de dados de diversas naturezas, monitoramentos e diagnósticos socioeconômicos, licenciamentos e estudos ambientais, além de avaliações de sustentabilidade social.Minha formação como cientista social é profundamente enraizada na temática do desenvolvimento sustentável, sempre com uma abordagem interdisciplinar. No momento, estou me especializando em normas técnicas internacionais para projetos de sustentabilidade, com foco em oportunidades de financiamento social internacional.

Informações coletadas do Lattes em 28/10/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ciências Sociais

2023 - Atual

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: CIDADES, VULNERABILIDADES E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: Estudos das estratégias de adaptação climática no Espírito Santo
Marcelo Fetz de Almeida.Palavras-chave: Mudanças Climáticas; Capacidade Adaptativa; Eventos Extremos; Vulnerabilidade Social; Políticas Públicas; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia.

Graduação em Ciências Sociais

2017 - 2022

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: CIDADES, VULNERABILIDADES E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: Estudos das estratégias de adaptação climática no município de Vitória-ES.
Orientador: Marcelo Fetz de Almeida
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, FAPES/ES, Brasil.

Formação complementar

2024 -

MBA em Ambiente e Sociedade. (Carga Horária: 360h). , FACULDADE LATINOAMERICANA DE CIENCIAS SOCIAIS, Flacso, Brasil.

2022 - 2022

Integrando a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 12h). , Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil, PNUD BRASIL, Brasil.

2020 - 2020

Gestão ambiental e desenvolvimento sustentável. (Carga horária: 24h). , Centro Universitário IBMR, IBMR, Brasil.

2020 - 2020

Planejamento Estratégico. (Carga horária: 5h). , IBIMEC EDUCACIONAL S/A, IBIMEC, Brasil.

2020 - 2020

Data Mining. (Carga horária: 24h). , Centro Universitário IBMR, IBMR, Brasil.

2018 - 2018

Análise de Redes Sociais com Ucinet. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Consultoria Ambiental.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Analista Ambiental.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Analista de Dados.

Organização de eventos

BISI, G. B. . I Seminário de Pensamento Social Brasileiro: Intelectuais, Cultura e Democracia.. 2018. (Congresso).

BISI, G. B. . Feira de Cursos. 2017. .

Participação em eventos

2º Ciclo de Palestras | Política em Perspectiva Comparada ?Passado, presente e futuro dos governos de esquerda na América Latina?. 2018. (Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2021

    Cidades, vulnerabilidade e mudanças climáticas: estudo das estratégicas de adaptação climática em seis municípios capixabas, Descrição: debate sobre cidades e mudanças climáticas passa pela compreensão de que a dimensão escalar e a abordagem interdisciplinar para avaliação dos impactos são fundamentais para compreender os novos riscos e ameaças que podem agravar as situações adversas já existentes nos centros urbanos. Tão importante quanto a avaliação desses impactos é compreender a capacidade de redução das vulnerabilidades (de lugares/pessoas/comunidade/grupos demográficos). No Brasil, onde mudanças no clima devem produzir impactos socioeconômicos significativos, atenção tem sido dada mais à mitigação das mudanças climáticas do que à adaptação - tarefa mais complexa, dada as incertezas relacionadas às projeções climáticas, principalmente quanto às possíveis mudanças de precipitação e à mudança na ocorrência/frequência de eventos extremos e às limitações econômicas, institucionais e políticas que reduzem a habilidade das cidades em prover serviços básicos, infraestrutura e suporte às populações e ecossistemas. A partir deste contexto, o presente projeto busca compreender, na perspectiva de seis cidades do Estado do Espírito Santo (Vitória, Cachoiero do Itapemirim, Colatina, Linhares, São Mateus e Domingos Martins), com diferentes níveis de vulnerabilidade aos riscos climáticos, como determinados aspectos e configurações locais interferem, em maior ou menor grau, nos seus processos adaptativos relacionados às mudanças climáticas. Neste sentido, o projeto busca identificar e analisar que ações têm sido adotadas no nível local para responder a esses riscos, como fatores contextuais influenciam o nível de exposição destas cidades (e de suas populações) e a própria forma como elas lidam com as questões climáticas e como determinados atributos influenciam a capacidade adaptativa destes municípios. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giovana Bicalho Bisi - Coordenador / Marcelo Fetz - Integrante.

  • 2017 - 2019

    O papel dos partidos políticos nas suas interações com as instituições participativas e os movimentos sociais na construção de políticas públicas para a recuperação da Bacia do Rio Doce, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giovana Bicalho Bisi - Integrante / Luciana Andressa Martins de Souza - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Econservation Estudos e Projetos Ambientais Ltda.. , Rua José Alexandre Buaiz, Enseada do Suá, 29050545 - Vitória, ES - Brasil, Telefone: (027) 995744021

Experiência profissional

2018 - 2021

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 25

2022 - Atual

Econservation Estudos e Projetos Ambientais Ltda.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Agente de Diálogo Social e Analista Ambiental, Carga horária: 40

Outras informações:
Diálogo com as Comunidades para Suporte à Topografia, Sondagem, Levantamento Socioeconômico com Superficiários no traçado do Ramal Ferroviário Anchieta e EF 118. Vale - ES. Área de Atuação: Desenvolvimento de atividades relacionadas a diálogo com comunidades, mapeamento de campo, análise e construção de dados sociais, análises regionais críticas para construção de relação com comunidade.

2022 - Atual

Econservation Estudos e Projetos Ambientais Ltda.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental e Dados, Carga horária: 40

Outras informações:
Programa de Monitoramento Socioeconômico em atendimento a condicionante nº 53 da Licença de Instalação nº 040/2018 - lmetame Porto Aracruz - ES Área de Atuação: Monitoramentos de indicadores sociais, construção de dados primários, e analises de conjuntura frentes a empreendimentos, além de desenvolvimentos de metodologias sociais e construção de relatórios técnicos.

2022 - Atual

Econservation Estudos e Projetos Ambientais Ltda.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 40

Outras informações:
Subprograma Ambiental do Meio Socioeconômico: Programa de Monitoramento de Indicadores Socioeconômicos (PMISE) Vale. Santa Bárbara, Belo Horizonte, Sabará - MG Área de Atuação: Análises e construção de dados primários e secundários, desenvolvimentos de metodologias sociais e apoio a educação ambiental.

2022 - Atual

Econservation Estudos e Projetos Ambientais Ltda.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Dados, Carga horária: 40

Outras informações:
Diagnóstico Socioeconômico para Reconhecimento de Áreas e Avaliação de Impacto Ambiental - Carmo Energy. Carmópolis - SE Área de Atuação: Desenvolvimento de metodologias sociais, desenvolvimento de indicadores sociais, construção e análise de dados secundários, construção técnicas de relatórios de financiamento sociais internacionais, construção e mapeamento de stakeholders e relatório técnico de diagnósticos socioeconômicos.

2021 - Atual

Econservation Estudos e Projetos Ambientais Ltda.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 40

Outras informações:
Monitoramento da Atividade Pesqueira das Comunidades na Área de Influência do Terminal Norte Capixaba (PMDP-TNC) - Transpetro. São Mateus - ES Área de Atuação: Obtenção e análise de dados primários, construção de relatórios técnicos, realização de eventos de devolutivas de dados e vistorias técnicas.

2021 - 2022

Econservation Estudos e Projetos Ambientais Ltda.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 40

Outras informações:
Diagnóstico socioeconômico para Licenciamento Ambiental e Avaliação de Impacto Ambiental Licenciamento do Ramal Ferroviário Anchieta - Vale Área de atuação: Atividades de elaboração de análises socioeconômicas em atividades de licenciamento ambiental, impactos sociais e construção e análise de dados sociais.

2021 - 2022

Econservation Estudos e Projetos Ambientais Ltda.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 40

Outras informações:
Projeto Básico Ambiental: Atividades dos Programas Socioeconômicos - Programas de Comunicação Social, de Educação Ambiental, de Monitoramento dos Indicadores Socioeconômicos e de Saúde e Controle Epidemiológico - Morro lpê. Igarapé, São Joaquim de Bicas, Brumadinho - MG Área de atuação: Obtenção e análise de dados secundários, construção de metodologias de levantamento da percepção de qualidade de instrumentos públicos e elaboração de relatório técnico especializado.

2021 - 2021

Econservation Estudos e Projetos Ambientais Ltda.

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico de Stakeholders, Carga horária: 40

Outras informações:
Diagnóstico, Reavaliação de Impactos e Mapeamento de Stakeholders - Operação do Porto Sudeste e das operações de Transbordo a Contrabordo Atracado - TCA