Lucas de Freitas Santos

Graduado no curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso no Campus Universitário Araguaia (UFMT/CUA). Atualmente é mestrando em Comunicação na Universidade Federal de Goiás pesquisando sobre os processos de subjetivação de homens homossexuais no Brasil.

Informações coletadas do Lattes em 25/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Comunicação

2022 - Atual

Universidade Federal de Goiás
Orientador: Suely Henrique de Aquino Gomes

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

2017 - 2022

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: A invenção da homossexualidade no Brasil
Orientador: Deyvisson Pereira da Costa

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2013

E. E. João Solimeo

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2012

E. E. Alberto Kenworthy

Ensino Fundamental (1º grau)

2002 - 2010

E. E. Alberto Kenworthy

Formação complementar

2023 -

Inglês. , Centro de Línguas, CI, Brasil.

2016 - 2017

Inglês. , Wizard Brasil, WIZARD, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Limiar - Estudos de Linguagem e Mídia, Descrição: O projeto é um conjunto de atividades interdisciplinares. Desde o nascimento do coletivo é possível identificar em seus projetos e linhas de pesquisa uma proposta limítrofe de investigação. Especificamente, os integrantes investigam problemáticas envolvendo a linguagem e a comunicação considerando como referencial teórico o pensamento francês contemporâneo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Lucas de Freitas Santos - Integrante / Flavia Luiz Giordano - Integrante / Augusto Flamaryon Cecchin Bozz - Integrante / Deyvisson Pereira da Costa - Coordenador / Marcelo Almeida Duarte - Integrante / Cristina Batista de Araujo - Integrante / Fernando Silva Paula - Integrante / Luis Antonio Bitante Fernandes - Integrante / Viviane Sales da Silva - Integrante.

  • 2017 - 2018

    MÍDIA E POLÍTICA: narrativas do jornalismo brasileiro na construção do sentido sobre a América Latina, Descrição: A pesquisa tem o objetivo de compreender de que maneira o jornalismo brasileiro organiza o conhecimento social sobre a América Latina, a partir de suas narrativas, com suas estratégias, seleção de vozes e desempenho dos personagens nas intrigas. Em essência, analisar os procedimentos narrativos para a construção de uma matriz narrativa hegemônica provisória. Para atingir tal objetivo, a metodologia empregada é a Análise Crítica da Narrativa (MOTTA, 2013), enfocando-se os procedimentos dos narradores na configuração dos agentes sociais na tessitura da trama e na formação da diegese jornalística. O corpus da pesquisa foi retirado de narrativas políticas sobre a América Latina publicadas pelos jornais Folha de S. Paulo, Estado de São Paulo e Globo, além de veículos regionais, em conformidade com a relevância dos acontecimentos envolvendo a temática da pesquisa. Neste sentido, a problemática norteadora se resume em compreender: quais são as vozes predominam na definição da ideologia política, poder e verdades sobre a América Latina? Nos resultados obtidos, sobressai-se à concepção de um núcleo simbólico de personagens, responsável por dar tessitura e estruturar a trama da narrativa política da mídia jornalística que, num processo de globalização, relaciona a economia e cultura regional para formação de narrativa hegemônica, apesar de provisória. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lucas de Freitas Santos - Integrante / Antonio Sebastião da Silva - Coordenador / Barbara Argôlo Soares - Integrante / Melissa Rie Nakamura - Integrante / Sara Pedro da Silva - Integrante / Talita Sabrina Pereira Santos - Integrante / Talita Furtado de Queiroz Franco - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2019

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria em Estudos de Linguagem, Regime: Dedicação exclusiva.

2022 - Atual

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando bolsista da CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.