Kátia Letícia Costa Santos

Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas - UFBa. Possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela União Metropolitana de Educação e Cultura (2009). Atua há 16 anos no cenário artístico como atriz (DRT 4008), dramaturga, encenadora, apresentadora, performer, editora de livros, produtora e gestora de projetos culturais. Trabalhou como técnica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, no planejamento e execução de projetos culturais para a juventude estudantil (2009/2012) e ministrou oficinas de teatro em diversas instituições, universidade e espaços da educação não formal (2009/2020). Foi coordenadora do Núcleo de Produção e Comunicação do Teatro Alberto Martins (2013 a 2016), produtora do Mestre Bule Bule (2017 a 2018) e Coordenadora Cultural pelo Instituto de Ação Social Pela Música (2018). É co-fundadora da Companhia UmadaOutra de Teatro (2009), co- idealizadora do projeto literário Um paraíso para Eva (2017) e idealizadora do projeto Narrativas Subterrâneas, que desenvolve escritas biográficas com mulheres pretas, no âmbito de suas comunidades (2018/2023), publicando livros e construindo dramaturgias e encenações a partir de suas histórias de vida. Kátia Letícia é co-organizadora da obra literária, ?Um paraíso para Eva ? Narrativas do Presente? (2018); organizadora, editora e revisora das obras ?Almas Nuas em Carnes Duras? (2020) ; ?Ijobá ? Memórias do Reino do Caçuá" (2021); "Torne a dançar como as caçadoras (2022), todas encenadas no teatro com peças homônimas, assinando a dramaturgia e a encenação. É uma das autoras da antologia literária ?Narrativas Negras e Insubmissas em Tempos de Isolamento Social? (2020), Diretora Artística e criadora da série de video-performances "Magia Preta em Cena" (2022) e representou o Brasil em duas edições do Festival Internacional de Teatro do Atlântico, em Cabo Verde, com os solos "Fio de Contas (2021) e Adeus (2022).. Recebeu o Prêmio Inspirar de Arte e Cultura 2022, do Gropo Neoenergia.

Informações coletadas do Lattes em 14/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Programa de Pós- graduação em Artes Cênicas

2018 - 2020

Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia
Título: Vozes do Porvir ? Narrativas subterrâneas e dramaturgias latentes: Processos de Criaçãoe Dinâmicas Raciais com Mulheres Pretas em Comunidades do Brasil e Cabo Verde, Ano de Obtenção: 2020
Antônia Pereira Bezerra.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Palavras-chave: Narrativas Biográficas; Dramaturgia Teatral; Mulherismo Afrikana; Afrocentricidade.

Graduação em Comunicação Social com Hab em Publicidade e Prop

2006 - 2009

União Metropolitana de Educação e Cultura
Título: Plano de Marketing e Comunicação do Teatro Cidade do Saber
Orientador: Maria Lúcia Follador

Formação complementar

2021 - 2021

Extensão universitária em Projeto de Criação Virtual Transdisciplinar de Artes de Realização. (Carga horária: 10h). , Universidad Michoacana de San Nicolas de Hidalgo, U.MICHOCANA, México.

2019 - 2019

A narrativa sobre o feminino na tradição africana do Atlântico. (Carga horária: 90h). , Coletivo Di Jeje, DI JEJE, Brasil.

2018 - 2018

Melodrama. (Carga horária: 12h). , Dimenti, DIMENTI, Brasil.

2015 - 2015

Cena e Corpo. (Carga horária: 16h). , Dimenti, DIMENTI, Brasil.

2015 - 2015

Treinamento Michael Chekhov para o ator. (Carga horária: 40h). , Michael Chekhov Brasil, MCB, Brasil.

2014 - 2014

O ator criador. (Carga horária: 25h). , Teatro da Vertigem, TV, Brasil.

2014 - 2014

Cada homem é uma raça: a poética de Mia Couto para o treinamento do ator. (Carga horária: 20h). , Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas, NATA, Brasil.

2012 - 2012

Oficina Dramaturgia da Dança. (Carga horária: 18h). , Festival Internacional VIVADANÇA, VIVADANÇA, Brasil.

2012 - 2012

Retrate - Programa de Requalificação dos Trabalhadores do Teatro. (Carga horária: 240h). , Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado da B, SATED, Brasil.

2011 - 2012

Extensão universitária em XXI Curso Livre de Teatro. (Carga horária: 800h). , Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2011 - 2011

Direção Teatral. (Carga horária: 60h). , Cidade do Saber, CIDADE DO SABER, Brasil.

2010 - 2010

Curso de formação dos projetos Festival Anual da Canção Estudantil e Tempos. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.

2010 - 2010

?Rir para Não chorar?. (Carga horária: 8h). , Cia. Ponte Cultural, CIA. PONTE CULTU, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Comunicação publicitária e mercado: uma discussão sobre o modo de pensar e. (Carga horária: 12h). , Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, FACOM, Brasil.

2007 - 2008

Teatro. (Carga horária: 248h). , Cidade do Saber, CIDADE DO SABER, Brasil.

2005 - 2006

Técnico em Ecoturismo. (Carga horária: 1250h). , Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia, CETEB- CA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.

Organização de eventos

SANTOS, K. L. C. ; Ribeiro, Paulo Eduardo A. . Projeto Viva Bule Bule. 2021. (Outro).

SANTOS, K. L. C. . Festival Ìyás - Festival de Arte de Mulheres Negras. 2021. (Festival).

SANTOS, K. L. C. . I Festival Pan Africano de Arte e Cultura de Achada Grande Frente. 2019. (Festival).

Participação em eventos

Mesa temática Poéticas e Estéticas de Mulheres Negras.Mediadora. 2021. (Outra).

Mesa Temática Teatro de Guerrilha e Protagonismo Feminismo Negro.Mediadora. 2021. (Outra).

Mesa Temática Trajetórias da Mulher Negra Insurgente.Mediadora. 2021. (Outra).

Seminário Afrolatinidades.O corpo Oráculo: Possibilidades sensíveis na criação de dramaturgias autobiográficas. 2021. (Seminário).

Encontro Internacional Alusivo ao Dia da Mulher Africana.Memória ancestral em escritas de mulheres de comunidades de ascendência africana. 2020. (Encontro).

III Encontro Internacional de Reflexão Sobre Práticas Artísticas Comunitárias.Vozes do Porvir - Narrativas Subterrâneas e Dramaturgias Latentes. 2019. (Encontro).

Roda Carolinas - Narrativas Negras como ferramenta de voz no evento Representatividade da Escola de Belas Artes da Ufba.Narrativas Subterrâneas - Cada corpo conta uma história. 2019. (Encontro).

Circuito de Arte e Cultura Negra do Grupo Cultural Quilombo Andante Roda de conversa: O genocídio epistemológico que atinge as diferentes expressões do povo negro.Vozes do Porvir - As mulheres negras e suas construções discursivas na dramaturgia. 2018. (Encontro).

I Fórum Social do Núcleo de Defesa Comunitária (NUDEC) do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic).Mulheres negras e comunidades: saberes, cultura e identidade. 2018. (Outra).

II Encontro Arte e Sociedade Nuclearte ? Núcleo de Estudos em Sociologia da Arte (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Ufba).Políticas Culturais com a Juventude Estudantil da Bahia em Tempos Sombrios. 2018. (Encontro).

Teatro, narrativas femininas e negritude: criações cênicas e dramatúrgicas numa ação do Programa de Esporte e Lazer na Cidade - PELC, executado no Centro Social Urbano - CSU - Unidade Cosme de Farias.Teatro, narrativas femininas e negritude: criações cênicas e dramatúrgicas numa ação do Programa de Esporte e Lazer na Cidade - PELC, executado no Centro Social Urbano - CSU - Unidade Cosme de Farias. 2018. (Oficina).

Fórum Nacional de Crítica Cultural 2 ? Educação Básica e cultura: diagnóstico, proposições e novos agenciamentos.. 2010. (Congresso).

O pesamento Anisiano e o impacto na educação hoje. 2010. (Seminário).

I Semana de Comunicação do curso de Comunicação social da Unime. 2007. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • SANTOS, K. L. C. . Ijobá - Memórias do Reino do Caçuá. 1. ed. Camaçari: Kátia Letícia, 2021. v. 1000. 79p .

  • OLIVEIRA, Cláudia Regina (Org.) ; BARBOSA, Elenita (Org.) ; MELO, Helba (Org.) ; SANTOS, Ivoneide (Org.) ; PARAGUASSU, Marilene (Org.) ; RAMOS, Natália (Org.) ; SANTOS, K. L. C. (Org.) . Almas Nuas em Carnes Duras. 1. ed. Salvador: Kátia Letícia, 2020. 86p .

  • SANTOS, K. L. C. . A busca do Comum - Práticas Artísticas para Outros Futuros Possíveis. 1. ed. Porto: Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade ? i2ADS, 2020.

  • SANTOS, K. L. C. . Narrativas Negras e Insubmissas em Tempos de Isolamento Social. 1. ed. , 2020.

  • SANTOS, K. L. C. . ESCRITAS EM COMUNIDADES NEGRAS: REVELANDO NARRATIVAS SUBTERRÂNEAS. In: III Encontro Internacional de Reflexão Sobre Práticas Artísticas Comunitárias, 2019, Porto. A Busca do Comum ? Práticas Artísticas Para Outros Futuros Possíveis. Porto: i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, 2019. v. 1. p. 123-136.

  • SANTOS, K. L. C. . Teatro independente artesanal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, K. L. C. . Teatro: um mergulho no mundo, um encontro comigo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

SANTOS, K. L. C. . Conversa com o Poeta. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SANTOS, K. L. C. . Economia da Cultura e Afroempreendedorismo. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, K. L. C. . Oficina de escrita autobiográfica Corpo Oráculo. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, K. L. C. . Políticas Públicas para a Juventude e Promoção da Igualdade Racial. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, K. L. C. . Oficina de escrita autobiográfica Corpo Oráculo. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, K. L. C. . Oficina de Escrita Narrativa - Histórias ao redor da fogueira. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, K. L. C. . Narrativas de Nós - Construções Cênicas do Vivido. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, K. L. C. . Workshop Narrativas Subterrâneas para Atores - Todo Corpo é Uma História. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, K. L. C. . Oficina Narrativas Subterrâneas no Curso de Formação em Costura Deug Deug - Produzindo escritas e Cozendo sonhos. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, K. L. C. . Oficina de Escrita Narrativas Subterrâneas - O Parque Florestal na Rota da Liberdade. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, K. L. C. . Formação em Turismo Comunitário e Atendimento ao Cliente. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, K. L. C. . Narrativas Patrimoniais Estudantis. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, K. L. C. ; CRESCENCIO, F. J. . Oficina de Escrita Criativa - Um Paraíso para Eva. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, K. L. C. . Oficina de Teatro - Conexão Vida. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, K. L. C. . Narrativas Patrimoniais Estudantis. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, K. L. C. . Narrativas Patrimoniais Estudantis. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, K. L. C. ; CRESCENCIO, F. J. . Oficina de experimentação - Teatro e Criação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, K. L. C. . Torne a Dançar como as Caçadoras. 2022. Teatral.

SANTOS, K. L. C. . Adeus. 2022. Teatral.

SANTOS, K. L. C. . Almas Nuas em Carnes Duras. 2021. Teatral.

SANTOS, K. L. C. . Ijobá. 2021. Teatral.

SANTOS, K. L. C. . Fio de Contas. 2021. Teatral.

SANTOS, K. L. C. . Sarau cênico Um paraíso para Eva. 2018. Teatral.

SANTOS, K. L. C. . Avental Todo Sujo de Ovo. 2018. Teatral.

AZEVEDO, R. ; SANTOS, K. L. C. . Apapaatai. 2017. Performática.

SANTOS, K. L. C. ; AZEVEDO, R. ; Gelton Alves ; Silas Menezes ; Gleison Richelle . Geladeira 55. 2017. Performática.

SANTOS, K. L. C. . Sarau Litero Musical da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. 2017. Diversas.

SANTOS, K. L. C. . Rádio Veríssimo - Uma sintonia de amor. 2016. Teatral.

SANTOS, K. L. C. . Musical inusitado: do arrocha ao erudito. 2016. Teatral.

SANTOS, K. L. C. . Ribanceiras. 2016. Teatral.

SANTOS, K. L. C. ; CRESCENCIO, F. J. . Aonde vai dar esse trem?. 2015. Teatral.

SANTOS, K. L. C. . Batucada. 2015. Performática.

SANTOS, K. L. C. . Enro Lonas. 2014. Teatral.

SANTOS, K. L. C. . Entre Saltos. 2014. Performática.

SANTOS, K. L. C. ; CRESCENCIO, F. J. . Rebanho. 2014. Performática.

SANTOS, K. L. C. . Heranças do Além Mar. 2014. Audiovisual.

SANTOS, K. L. C. . O que vai ser para comer?. 2014. Audiovisual.

SANTOS, K. L. C. . Janna. 2013. Audiovisual.

SANTOS, K. L. C. ; CRESCENCIO, F. J. . Esquete Elenco de Apoio. 2012. Teatral.

SANTOS, K. L. C. ; CRESCENCIO, F. J. . Espetáculo Elenco de Apoio. 2012. Teatral.

SANTOS, K. L. C. . Amanhã às Oito. 2012. Teatral.

SANTOS, K. L. C. ; CRESCENCIO, F. J. . Cowboy Fora da Lei. 2011. Teatral.

SANTOS, K. L. C. . Um sanatório para Freud. 2009. Teatral.

SANTOS, K. L. C. . O auto da barca do inferno. 2008. Teatral.

SANTOS, K. L. C. . O assassinato do anão do caralho grande. 2007. Teatral.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2019

Instituto de Ação Social pela Música

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Cultural

Outras informações:
Atuação no Escolas Culturais, projeto do Governo da Bahia, por intermédio das Secretarias da Educação, Cultura e Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, gerenciado pelo Instituto de Ação Social pela Música (IASPM), desenvolvendo atividades de fortalecimento de redes comunitárias e culturais, assim como realizando eventos de integração da escola com os agentes culturais do município e suas distintas manifestações artísticas e tradicionais, a fim de reduzir os índices de vulnerabilidade e evasão escolar.

2013 - 2016

Teatro Alberto Martins

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Cultural, Carga horária: 44

Outras informações:
Atuação como Coordenadora do Núcleo de Produção e Comunicação do Teatro Alberto Martins, desenvolvendo atividades de planejamento de produção, produção executiva, curadoria de eventos, planejamento de comunicação, assessoria de imprensa e criação de projetos culturais

2009 - 2012

Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica em produção de projetos artísticos, Carga horária: 40

Outras informações:
Planejamento e execução de políticas culturais para a juventude estudantil, atuando nos projetos Face - Festival Anual da Canção Estudantil; Tal - Tempos de Arte Literária; Ave - Artes Visuais Estudantis e A Arte de Contar História(s), envolvendo toda a rede estadual de educação do estado.

2007 - 2008

Associação Nacional das Baianas de Acarajé

Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto de Requalificação e Padronização da Baiana do Acarajé, desenvolvido pela Secretaria da Mulher de Camaçari e executado pela Associação Nacional da Baiana de Acarajé - Abam, através do qual ministrei aulas teóricas e práticas de turismo e atendimento ao cliente às baianas de acarajé de Camaçari, assim como desenvolvi o material teórico do curso.

2007 - 2008

INSTITUTO ADESOL

Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto Mulher Cidadã - Formação profissional para mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família, a fim de inseri-las no mercado de trabalho. Ministrei aulas de Telemarketing e Atendimento ao Cliente, assim como desenvolvi o material teórico do curso.

2006 - 2006

União Metropolitana de Educação e Cultura

Vínculo: Programa de Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitora da disciplina Realidade Sócio Econômica e Política do Brasil e do Nordeste I, no curso de Comunicação Social, sob orientação da Profa. Mestra Maria Ivanilde Ferreira Nobre. Dentre as atividades de monitoria estava a orientação aos discentes da disciplina, trabalhos de pesquisa e acompanhamento em atividades externas.