Tatiane da Silva dos Santos

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Paulo (2020) e graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Paulista (2013). Atualmente pós graduanda em Neurologia pelo Hospital Albert Einstein. Tenho experiência em clínica como terapeuta ocupacional no atendimento de crianças e adolescentes com atrasos no neuro desenvolvimento.

Informações coletadas do Lattes em 18/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Terapia Ocupacional Aplicada à Neurologia

2022 - Atual

Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein

Graduação em Terapia Ocupacional

2016 - 2020

Universidade Federal de São Paulo
Título: Necessidades e Qualidade de Vida Familiar de Crianças de 0 a 6 anos com Deficiência
Orientador: Carla Cilene Baptista da Silva; Coorientador Ana Célia Nunes

Graduação em Letras - Português e Inglês

2011 - 2013

Universidade Paulista
Título: A Inserção da Charge e Tirinha no Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa para Alunos do 9 Ano do Ensino Fundamental
Orientador: Cynthia Croce Rocha Brandão

Ensino Médio (2º grau)

2003 - 2005

E.E. Prof. Jon Teodoresco

Formação complementar

2022 - 2023

Método Therapy Taping®. (Carga horária: 40h). , Therapy Taping, TP, Brasil.

2022 - 2022

Curso Reabilitação Neurológica do Idoso - EaD.. (Carga horária: 15h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2022 - 2022

Curso Neuropsicologia da Memória - EaD.. (Carga horária: 30h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2021 - 2021

Curso Desfralde.. (Carga horária: 6h). , TO Styfany Machado, SM, Brasil.

2021 - 2021

Curso Integração Sensorial: do raciocínio clínico à intervenção.. (Carga horária: 6h). , TO Styfany Machado; TO Christyanne Araújo, TOS, Brasil.

2021 - 2021

Curso Terapia Ocupacional nas dificuldades alimentares na infância: avaliaç. (Carga horária: 10h). , SENSORY, SY, Brasil.

2021 - 2021

IS Descomplicada: Curso Introdutório. (Carga horária: 15h). , Terapeuta Ocupacional - Samara Costa, TO, Brasil.

2020 - 2021

Terapia ABA no Autismo para pais e aplicadores. (Carga horária: 100h). , ACADEMIA DO AUTISMO LTDA, A. DO AUTISMO, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Instrumentos Padronizados para Avaliação Cognitiva e Funcional. (Carga horária: 20h). , Prof.ª Ms Beatriz Bittencourt Granjo, PROCOGNI, Brasil.

2019 - 2019

Capacitação da Bateria DOTCA-Ch - Avaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia O. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2018 - 2019

Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativ. (Carga horária: 170h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Participação em eventos

Congresso Acadêmico Unifesp Virtual 2020 - Ciência e Universidade: Transformações para a Sociedade. 2020. (Congresso).

I SIMPÓSIO DE TERAPIA OCUPACIONAL EM GERONTOLOGIA. 2020. (Simpósio).

I Web Seminário Internacional do Cuidado. 2020. (Seminário).

V Jornada Acadêmica de Terapia Ocupacional da UNIFESP: "Saúde Mental é democracia!.NECESSIDADES E QUALIDADE DE VIDA FAMILIAR DE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS COM DEFICIÊNCIA. 2019. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SANTOS, T. S. . Necessidades e Qualidade de Vida Familiar de Crianças de 0 a 6 anos com Deficiência. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, T. S. ; SILVA, C. C. B. ; NUNES, A. C. ; JURDI, A. P. S. ; DELLA BARBA, P. C. S. . AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES DE FAMÍLIAS DE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Necessidades de apoio e qualidade de vida de famílias brasileiras de crianças e adolescentes com necessidades especiais, Descrição: O estudo é baseado na Teoria da Qualidade de Vida Família e no Modelo de Construção de Capacidades Centrado na Família. O objetivo principal consiste em identificar as necessidades gerais e prioritárias de apoio e avaliar a qualidade de vida de famílias brasileiras que possui crianças/adolescentes com necessidades especiais. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, comparativo e correlacional, com abordagem quantitativa. O estudo é dividido em duas partes: 1- Adaptação transcultural e validação do FNA Ninõs para uso no Brasil; e, 2- Identificação das necessidades de apoio e da qualidade de vida das famílias brasileiras de crianças/adolescentes com necessidades especiais. Serão elegíveis a participar deste estudo, famílias de crianças/adolescentes com idades entre 0 a 17 anos, 11 meses e 29 dias com necessidades especiais. Estão previstas parcerias com Instituições e Centros de Reabilitação que prestam serviços à crianças e adolescentes com necessidades especiais. Estão previstas ainda, parcerias com Universidades que possui o curso de Terapia Ocupacional, localizadas nas cinco regiões brasileiras (região Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro Oeste), para a realização da pesquisa, por meio de estudos de Iniciação Científica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tatiane da Silva dos Santos - Integrante / Carla Cilene Baptista da Silva - Coordenador / Andrea P. Saigh Jurdi - Integrante / Ana Célia Nunes - Integrante / Patrícia Carla de Souza Della Barba - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2022

Centro de Reabilitação Neurológica Matheus Álvares

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 30

Outras informações:
Atendimento de crianças com atraso e/ou dificuldades no neurodesenvolvimento, majoritariamente TEA. Utilizando recursos da Integração sensorial, manejo de comportamento baseado na ciência ABA, promover ampliação de brincar funcional, treino de AVDs, ampliação e desenvolvimento de habilidades necessárias para desempenhar ocupações da infância com autonomia e independência. Orientação aos cuidadores.

2022 - 2022

Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional

Outras informações:
Realizado estágio para observação dos atendimentos da terapia ocupacional com pacientes neurológicos no contexto hospitalar, na internação UTI, Semi-UTI e unidades de internação de diversas faixas etárias. Observação dos atendimentos da terapia ocupacional com pacientes neurológicos no centro de reabilitação. Supervisão e discussão dos casos observados.

2021 - 2022

Clínica Interped

Vínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional

Outras informações:
Atendimento de pacientes, maioria criança com TEA, e alguns pacientes com pacientes neurológicos, atendimentos voltados para estimular no desenvolvimento e/ou ampliar, retomar habilidades para desempenhar AVDs e AIVDs, e outras ocupações com autonomia e independência dentro do possível de cada quadro.

2020 - 2020

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Aluna, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio Profissionalizante em Terapia Ocupacional na área de atuação da Gerontologia realizado no Serviço de Atendimento ao Envelhecimento Cognitivo - SAEC.

2018 - 2019

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Aluna

2019 - 2019

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO VICENTE

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Aluna, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio Profissionalizante em Terapia Ocupacional no Centro de Atenção Psicossocial Infantil da cidade de São Vicente

2015 - 2016

Governo do Estado de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Contratado Temporario, Carga horária: 32

Outras informações:
Atuou no Projeto Apoio à Aprendizagem (PAA) de Língua Portuguesa.

2013 - 2014

Governo do Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado Temporario, Carga horária: 32

Outras informações:
Atuou como Professor Auxilar (PA) de Língua Portuguesa.

Atividades

  • 08/2013 - 06/2016

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Língua Inglesa

2011 - 2013

Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Itanhaém

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente Comunitário de Saúde, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/2013 - 08/2013

    Estágios , Secretaria Municipal de Educação.,Estágio realizado, Auxilar de alunos com necessidades especiais.