Samuel Thomaz Bastos

Engenheiro Mecatrônico pela Universidade de São Paulo, Campus de São Carlos. Bolsista de inciação científica pelo CNPq por 2 anos no estudo da acurácia e melhor uso de diferentes métodos de classificação com aprendizado de máquina. Tem experiência na modelagem de programas de previsão de séries temporais, tanto no âmbito acadêmico como no mercado de trabalho. Tem experiência na área de consultoria em ciência de dados pela Visagio em diversos setores da economia: bancário, varejo, mineração, combustíveis, entre outros. Além da consultoria, tem experiência como analista de dados sênior no iFood. Áreas de interesse: machine learning aplicado à previsão de séries temporais/análise de dados de negócios.

Informações coletadas do Lattes em 15/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Mecatrônica

2017 - 2022

Universidade de São Paulo
Título: Seleção de modelo de previsão de séries temporais a partir de suas características
Orientador: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2015

Instituto Dom Barreto

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecatrônica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Organização de eventos

BASTOS, S. T. . MK 360. 2019. (Outro).

BASTOS, S. T. . III Fórum da Engenharia Mecatrônica. 2019. (Outro).

Participação em eventos

28 Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP.Análise de dados clínicos de pacientes com e sem COVID-19 utilizando sistemas explicáveis de inteligência artificial. 2020. (Simpósio).

27 Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP.Investigação da eficiência de algoritmos de aprendizado de máquina para a biometria adaptativa individualmente e em comitês. 2019. (Simpósio).

5° Congresso de Graduação da USP. Fórum Estudantil da Secretária Acadêmica da Engenharia Mecatrônica - EESC/USP. 2019. (Congresso).

Outras produções

BASTOS, S. T. . Minicurso de Introdução a Python. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2020

    Análise de dados clínicos de pacientes com e sem COVID-19 utilizando sistemas explicáveis de inteligência artificial, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho em 19/04/2023., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Samuel Thomaz Bastos - Integrante / André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2018 - 2019

    Investigação da eficiência de algoritmos de aprendizado de máquina para a biometria adaptativa individualmente e em comitês, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho em 19/04/2023., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Samuel Thomaz Bastos - Integrante / André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Prêmios

2016

Medalha de Ouro (3 lugar) na Olimpíada Piauiense de Física, Sociedade Brasileira de Física (SBF).

2016

Medalha de Prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).

2016

Medalha de Prata na Olimpíada Canguru de Matemática, Associação Canguru sem Fronteiras.

2016

Menção Honrosa na Olimpíada Nacional de Ciências, Sociedade Brasileira de Física (SBF) e Associação Brasileira de Química.

2015

Medalha de Ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).

2013

Medalha de Bronze na Olimpíada Piauiense de Química, Associação Brasileira de Química (ABQ) e Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2020

Universidade de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2022 - 2022

Visagio

Vínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: Consultor de ciência de dados, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2022 - Atual

iFood

Vínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: Analista de Dados Sênior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.