ELIS REJANE SANTANA DA SILVA
Possui Doutorado em Ciências da Comunicação Universidade de São Paulo - USP (2020). Mestrado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental - UNEB (2012). Atua como Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, do Campus III- DCH/Juazeiro/BA. Tem Graduação em Licenciatura em Ciências. É Integrante do grupo de Pesquisa do CNPq Ecologia Espiritual: Integrando a natureza humanidades e espiritualidades. Integra como líder, o GPEChico: Grupo de Pesquisa em Educação e Comunicação e suas Interfaces no Território do Sertão do São Francisco. Atua nas Linhas de pesquisa em Povos e Comunidades Tradicionais, Etnociência, Educomunicação e Etnomatemática.
Informações coletadas do Lattes em 24/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pó- Graduação em Comunicação
2016 - 2020
Universidade de Estado de São Paulo
Título: Os segredos de Orunmilá.com: os búzios como techné nas mediações culturais em terreiros e em sites
, Ano de obtenção: 2020. Eneus Trindade Barreto Filho.
Mestrado em Ecologia Humana e Gestão Sócioambiental
2010 - 2012
Uneb
Título: a partir do olhar da matemática., Ano de Obtenção: 2012
Orientador: Maria Cleonice de Souza Vergne
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Palavras-chave: Educação Matemática; Etnomatemática; Arqueologia.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em Metodologia do Ensino Pesquisa e Extensão em Educa
1997 - 1998
Universidade do Estado da Bahia
Título: A história da Matemática no e3nsino da matemática: Um estudo em Pesquisa-ação
Orientador: Paulo Baista Machado
Graduação em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Matemática
1990 - 1996
Formação complementar
2017 -
Extensão universitária em Grupo de Estudos e Pesquisas em Semiótica- SEMIO. (Carga horária: 20h). , UNIVERSIDADE DE ESTADO DE SÃO PAULO, USP, Brasil.
2014 -
Extensão universitária em Instituto de Psicanálise Sérgio Santana. (Carga horária: 5h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2013 -
Extensão universitária em EELIS- Grupo de Estudo em Epistemologia, Estética,. (Carga horária: 5h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2013 -
Extensão universitária em TECINTED- Grupo de Estudos em Tecnologias Intelige. (Carga horária: 5h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2013 -
Extensão universitária em EELIS- Grupo de Estudo em Epistemologia, Estética,. (Carga horária: 5h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2009 - 2009
Aluna Especial do Mestrado em Designer Ressearch. (Carga horária: 15h). , UNIVERSIDADE FEDERAL DEA BAHIA, UFBA, Brasil.
2008 - 2008
Aluna Especial do Mestrado Em Cultura e Identidade. (Carga horária: 75h). , Universidade Ferderal Da Bahia, UFBA, Brasil.
2008 - 2008
Programa de Pós-Graduação Em Educação E Comtempora. (Carga horária: 75h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2007 - 2007
Aluna Espacial do Mestrado Em Educação e Contempor. (Carga horária: 75h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
1998 - 1998
Lógica Curso de Aperfeiçoamento em Tópicos de Mate. (Carga horária: 60h). , Universidade Ferderal Da Bahia, UFBA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Lê Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Comunicação.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Ecologia Humana.
Organização de eventos
SILVA, E. R. S. . Intercom Nordeste 2018. 2018. (Congresso).
SILVA, E. R. S. . Intercom Nordeste. 2018. (Congresso).
SILVA, E. R. S. . Encontros de Formação UPT/UNEB. 2018. (Outro).
SILVA, E. R. S. . Seminário de Discussão da Práxis Pedagógica e Administrativa - UPT. 2018. (Outro).
SILVA, E. R. S. . II SMBAIANIDADE: Simpósio Internacional de Baianidade. 2015. (Congresso).
SILVA, E. R. S. . II CILLAA: Congresso Internacional de Línguas e Literaturas Africanas e Afro-Brasileiras. 2015. (Congresso).
SILVA, E. R. S. . Projeto UNEB Itinerante. 2015. (Congresso).
SILVA, E. R. S. . Educação para nossa Cidadania Cósmica. 2015. (Outro).
SILVA, E. R. S. . III Palestra sobre Contribuições da Educação Matemática para a Prática Pedagógica e a Formação do professor de Matemática. 2012. (Outro).
SILVA, E. R. S. . Ciclo de Palestras Sobre Educação Matemática. 2011. (Outro).
SILVA, E. R. S. ; AAROUCHA, E. . II Oficina de Construção de Diretrizes para Adoção de Boas Práticas de Manejo de Palmeira Licuri (Syagrus coronata). 2011. (Outro).
SILVA, E. R. S. ; SENA, F. . Seminário Refletindo a presençada Universidade na Diversidade Cultural e Étnica do Semi-Árido. 2010. (Outro).
SENA, F. ; SILVA, E. R. S. ; Souza Dias, C ; Patrícia Poliane SAntos do Nascimento ; Rosângela Lima Santana . Seminário Refletindo a presença da Universidade na Diversidade Cultural e Étnica do SemiÁrido. 2010. (Outro).
SILVA, E. R. S. . Projeto de Extensão: Matemática e Meio Ambiente. 2009. (Outro).
SILVA, E. R. S. . Coordenação do 1º Seminário Matemática em Prática. 2009. (Outro).
SILVA, E. R. S. . Capacitação para Prof. de Matemática do ensino fundamental e médio da rede pública de Paulo Afonso. 2008. (Outro).
SILVA, E. R. S. . Coordenação das Oficinas ministradas pelos alunos da disciplina Estágio Supervisionado II. 2008. (Outro).
SILVA, E. R. S. . Coordenação do projeto Seminário Interdisciplinar: Currículo, Educação e Contemporaneidade. 2008. (Outro).
SILVA, E. R. S. . Coordenação do Projeto I Semana Social da UNEB. 2008. (Outro).
SILVA, E. R. S. . Seminário Interdisciplinar: Currículo, Educação e Contemporaneidade. 2008. (Outro).
SILVA, E. R. S. . Coordenadora do Centro de Pesquisa em Ecologia e Conservação da Terra- Casulo. 2008. (Outro).
SILVA, E. R. S. . Coordenação do Núcleo de Pesquisa e Extensão: Flores do Sertão. 2008. (Outro).
SILVA, E. R. S. . 1º Encontro de Educação Matemátioca do semi-árido. 2007. (Congresso).
SILVA, E. R. S. . Seleção de monitoria do Programa Universidade poara Todos. 2007. (Concurso).
SILVA, E. R. S. . Seminários temáticos. 2007. (Exposição).
SILVA, E. R. S. . Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação Matemática. 2007. (Outro).
SILVA, E. R. S. . Núcleo de Estudos e Pesquisdas em Gênero: As flores do sertão. 2007. (Outro).
ESTATISTICA, I. B. G. ; SILVA, E. R. S. . Comissão Cencitária Municipal. 2007. (Outro).
SILVA, E. R. S. . Projeto de Extensão- UPT: Motivação e Atuação. 2007. (Outro).
SILVA, E. R. S. . Coordenação da Especialização em EJA: Educação de Jovens e Adultos. 2007. (Outro).
SILVA, E. R. S. . II Semana Social da UINEB. 2007. (Outro).
SILVA, E. R. S. . Seminário Temático sobre Afro-descendência. 2007. (Outro).
SILVA, E. R. S. . Mediação em mesa de debates com o tema: O uso das Novas tecnologias para o ensino da Matemática. 2007. (Congresso).
SILVA, E. R. S. . Comunicação em Banner com o tema: Etnomatemática: A matemática de muitas Culturas. 2007. (Exposição).
SILVA, E. R. S. . Semana social da UNEB. 2006. (Congresso).
SILVA, E. R. S. . Escurinho do cinema. 2006. (Festival).
SILVA, E. R. S. . UNIFEST. 2006. (Festival).
SILVA, E. R. S. . Oficina Pedagógica. 2005. (Outro).
Participação em eventos
X Encontro Brasileiro de Educomunicação. Rádio Fala Pedrinho no ar: Quando a escola pública convida a universidade para desenvolver Comunicação na Educação. 2024. (Congresso).
X Encontro Brasileiro de Educomunicação. 2024. (Congresso).
X Encontro Brasileiro de Educomunicação. GT 3.1 - [MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO] - Newsgames, Rádio e Cultura Digital nas Escolas. 2024. (Congresso).
X Encontro Brasileiro de Educomunicação. GT 3.1 - [MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO] - Newsgames, Rádio e Cultura Digital nas Escolas. 2024. (Congresso).
Seminário de Tese II: Doutorado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental.?a ecologia humana é uma hipótese sobre a convivência, a ética e a condição humana?. 2023. (Outra).
IX Econtro Brasileiro de Educomunicação. GT 7 - Educação Midiática. 2022. (Congresso).
Intercom Nordeste. Intercom Júnior. 2018. (Congresso).
Intercom Nordeste. 2018. (Congresso).
PROPESQ. Os Orixás estão na Moda. 2018. (Congresso).
40º Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM CURITIBA.Alô Axé! SAberes do Candomblé nas Ondas do Rádio : O lugar da Educomunicação Possível. 2017. (Encontro).
40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM/ Curitiba. a Beleza das Mulheres Negras Jovens Quilombolas : Comunicação, Cultura, e Política da Beleza Negra ma Mídia. 2017. (Congresso).
IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste- INTERCOM.Trabalhadores da Fé: As Relações de Trabalho em Terreiros de Camdomblé. 2017. (Encontro).
IX Encontro de Ciências da Comunicação na Região Nordeste.A Beleza das Mulheres Negras Jovens Quilombolas: Comunicação, Cultura, Política da Beleza Negra na Mídia. 2017. (Encontro).
VIII- PROPESQ: Encontro de Pesquisadores em Publicidade.Filhos de Olorum.com: A Midiatização do Jogo de Ifá no Facebook e Site a partir da Publicidade e do Consumo. 2017. (Encontro).
VIII PROSOEQ: Encontros de Pesquisadores em Oublicidade.O Corpo como Linguagem no Processo de Mercantilização de Escravos e Escravas Negras para Designação das Atividades Laborativas no Século VIX no Brasil. 2017. (Encontro).
VII WORKSHOP Nacional de Educação Contextualizada para Convivência co com o Semiárido Brasileiro. IV Colóquio de Pós- graduação do Vale do São Francisco : Diversidade e Direitos em Territórias Semiáridos.Processos Comunicacionais de Catingueiros do Sertão do São Francisco , Mediados pelo Trabalho e pela Linguagem.. 2017. (Encontro).
ABPEducom.Se essa Rua Fosse Minha? O Renascimento da Infância na Modernidade Tardia a partir da Educomunicação. 2016. (Seminário).
Intercom. SE ESSA RUA FOSSE MINHA? O RENASCIMENTO DA INFÂNCIA NA MODERNIDADE TARDIA A PARTIR DA EDUCOMUNICAÇÃO. 2016. (Congresso).
VII Brasileiro de Educomunicação e BPMAIL latin America and Caribben - Chapter: GraBrasilian Eduucommunication Metting, ABPeducomco.O Renascimento da Infância a partir da Educomunicação. 2016. (Encontro).
VII Encontro Brasileiro de Educomunicação & V Global MIL Week /UNESCO.O Renascimento da Infância a partir da Educomunicação. 2016. (Encontro).
XI Seminário Internacional OBITEL. 2016. (Congresso).
XI Seminário Internacional OBITEL. 2016. (Seminário).
XXXIX Encontro Brasileiro de Comunicação - INTERCOM.O Renascimento da Infância na Modernidade tardia a partir da Comunicação. 2016. (Encontro).
Reunião de Coordenação do Projeto Universidade para Todos.Reunião de Coordenação do Projeto Universidade para Todos. 2015. (Outra).
REunião de Coordenação do Projeto Universidade para Todos.REunião de Coordenação do Projeto Universidade para Todos. 2015. (Outra).
III Colóquio Nacional de Pesquisa, Tecnologias Inteligentes e Educação. Os Búzios como Tecknè do Sagrado no Candomblé. 2014. (Congresso).
II Seminário Internacional de Ecologia Humana.- A Invenção dos Royalties: A Conquista da Compensação Financeira de Hidrelétricas. 2014. (Seminário).
II Seminário Internacional de Ecologia Humana.Análise das Bases Matemáticas Utilizadas pelos Truká Tupan na Construção da Oca, Sob a Visão da Etnomatemática. 2014. (Seminário).
V Seminário Estadual de Representações Sociais. Pesquisa em Representações Sociais: Desafios e Contemporaneidade.Representações Sociais do Sagrado no Candomblé. 2014. (Seminário).
de Práticas Pedagógicas Inovadoras da Universidade.PESQUISA EM FEIRA LIVRE DE PAULO AFONSO: um exercício de etnomatemática numa abordagem antropológica.. 2013. (Outra).
Direito no Cinema.Lixo Extraórdinário. 2012. (Outra).
III Colóquio de Práticas Pedagógicas Inovadoras da Universidade.III Colóquio de Práticas Pedagógicas Inovadoras da Universidade. 2012. (Outra).
II Palestra sobre Contribuições da Educação Matemática para a prática Pedagógic e a Formação do Professor de Matemáticaa.Contribuições da Educação Matemática para a prática Pedagógic e a Formação do Professor de Matemática. 2012. (Outra).
I Seminário Internacional em Ecologia Humana: O Estatuto Científico da.SocioBiodiversidade. 2012. (Oficina).
I Seminário Internacional em Ecologia Humana: O Estudo Científico da Ecologia Humana na Contemporaneidade- O Estado da Arte da Ecologia Humana no Brasil. 2012. (Congresso).
Ciclo de Palestras Sobre Educação Matemática.Ciclo de Palestras Sobre Educação Matemática. 2011. (Outra).
de Pesquisa e Pós-Graduação: Ética e Pesquisa.Expressã Comunicativa da Linguagem a Partir do o Olhar da Matemática- Etnomatemática. 2011. (Seminário).
II Colóquio de Práticas Pedagógicas Inovadoras da Universidade.Matemática e Meio Ambiente. 2011. (Outra).
II Colóquio de Práticas Pedagógicas Inovadras na Universidade. Matemática e meio Ambiente. 2011. (Congresso).
II Congresso Latinoamericano de Etnobiologia; VIII Simpósiop Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia; III Encontro Pernambucano de Etnobiologia e Etnoecologia. Campesinato, Educação e Agroecologia: Relato de Experiencias com Movimentos Sociais de luta pela terra no Estado da Bahia. 2011. (Congresso).
II Encontro CAIB-Conselho de Assuntos internacionais do Brasil. 2011. (Encontro).
II Oficina de Construção de Diretrizes tècnicas para Adoção de Boas Práticas de Manejo da Palmeira Licuri (Syagrus coronata).Colaboradora. 2011. (Oficina).
I Jornada de Iniciação Científica/Programa de Graduação de professores.Metodologia da Matemática. 2011. (Oficina).
I Seminário de Organização Curricular da Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena ? LICEEI/UNEB. 2011. (Seminário).
I Seminário de Organização Curricular da Licenciatura Intercultural em em Educação Escolar Indígena.Organização Curricular da Licenciatura Intercultural em em Educação Escolar Indígena. 2011. (Seminário).
I Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação: Ética e Pesquisa- UNEB.Expressão Comunicativa da Linguagem a Partir da Matemática ? Etnomatemática,. 2011. (Seminário).
Seminário Meio Ambiente Construído: 10 anos do Estatuto da Cidade- UNEB- Paulo Afonso.Análise de Conflito Socioambiental- No meio do caminho tinha uma pedra: O caso Malhada Grande. 2011. (Seminário).
Seminário Refletindo a presença da Universidade na Diversidade Cultural e Étnica do Semiárido.Grupo de Gênero : Flores do Sertão. 2011. (Seminário).
VI Encontro Nordestino De Etnobiologia e Etnoecologia. Matemática e Arqueologia: Uma possível Articulação. 2011. (Congresso).
VI Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia- II Encontro Paraibano de Etnobilogia e Etnoecologia. Campesinato, Educação e Agroecologia: Relato de Experiências com Movimentos Sociais de luta pela terra no Estado da Bahia-Brasil. 2011. (Congresso).
VI Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia- II Encontro Paraibano de Etnobilogia e Etnoecologia. Campesinato, Educação e Agroecologia: Relato de Experiências com Movimentos Sociais de luta pela terra no Estado da Bahia-Brasil. 2011. (Congresso).
VI Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia-II Encontro Paraibano de Etnobiologia e Etnoecologia. Matemática e Arqueologia: É possível??. 2011. (Congresso).
2° Seminário Internacional do Centenário de Maria Bonita. 2010. (Seminário).
Encontro Baiano de Estudantes de Pedagogia. 2010. (Encontro).
II Congresso Latinoamericano de Etnobiologia. VIII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia.III Encontro Pernambucano de Etnobiologia e Etnoecologia. 2010. (Congresso).
II Seminário Internacional sobre o Centenário de Maria Bonita.Centenário de Maria Bonita. 2010. (Seminário).
Seminário Teorias em Ecologia Humana. 2010. (Seminário).
V Seminário de Arte Rupestre da Universidade Federal da Bahia. III Runião da Associação Brasileira. 2010. (Seminário).
V Seminário de Arte Rupestre da Universidade Federal da Bahia ia.Pintua Rupestrer. 2010. (Seminário).
XXII EBEPe- Encontro Bahiano de Estudantes de Pedagogia.Educar para a Diversidade. 2010. (Seminário).
II SEminário da Série Lfabetização Matemática, Estatística e Científica: referenciais teóricos -metodológicoa da pesquisa em Educação Matemática e Estatística.Workshop PEA. 2009. (Seminário).
I Jornada de Iniciação Científica.Metodologia da Matemáatica. 2009. (Seminário).
Curso de Informática Educativa.Curso de Informática Educativa. 2005. (Outra).
Informática Educativa.Informática Educativa. 2005. (Outra).
Informática Educativa.Informática Educativa. 2005. (Outra).
Informática Educativa.Informática Educativa. 2005. (Outra).
Jornada Pedagógica.Jornada Pedagógica. 2005. (Encontro).
Construindo o Ensino Normal.Construindo o Ensino Normal. 2004. (Seminário).
Construindo o Ensino Normal.Construindo o Ensino Normal. 2004. (Seminário).
I Semunário Regional ( Vídeo Conferência). 2004. (Seminário).
Projeto Tecendo Leituras.Projeto Tecendo Leituras. 2004. (Outra).
Construindo o Ensino Normal.Construindo o Ensino Normal. 2003. (Seminário).
VI Jornada Pedagógica-Educação: Desafios e Possibilidades.VI Jornada Pedagógica-Educação: Desafios e Possibilidades. 2002. (Encontro).
4ª Semana de Informção Profissional do Centro Educacional Sagrado Coração.Matemática como profissão. 2001. (Seminário).
Encontro com Professores estaduais do Município de Filadélfia.Reformulação do Ensino Médio. 2000. (Encontro).
IV Jornada Pedagógica-Educação: Desafios e Possibilidades.IV Jornada Pedagógica-Educação: Desafios e Possibilidades. 2000. (Encontro).
III Jornada Pedagógica- Educação: Desafios e Possibilidades.III Jornada Pedagógica- Educação: Desafios e Possibilidades. 1999. (Encontro).
1º Módulo do Curso de Matemática para os professores da rede Municipal de Ensino.Matemática e prática. 1998. (Seminário).
Curso em Pesquisa Escolar: meio Ambiente. 1998. (Oficina).
Projeto Tecendo Leituras.Projeto Tecendo Leituras. 1998. (Outra).
Reunião Técnica Estadual de Avaliação do Pró-Leitura.Reunião Técnica Estadual de Avaliação do Pró-Leitura. 1998. (Encontro).
História da Matemática e Ensino.História da Matemática e Ensino. 1996. (Outra).
matemática do 2º Grau.Matemática para o 2º Grau. 1996. (Oficina).
I Módulo Do Programa de Aperfeiçoamento tÉcnico-Pedagógico para Professores Não licenciados que atuam nos cursos Técnicos Profissionalizantes.Metodologia, Didátioca e Psicologia. 1994. (Encontro).
A pré-escola e a Alfabetização numa perspectiva Construtivista.A pré-escola e a Alfabetização numa perspectiva Construtivista. 1991. (Oficina).
Participação em bancas
SILVA, E. R. S.. S DIMENSÕES MÍTICAS E SIMBÓLICAS DA TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO E SEUS ASPECTOS ECOLÓGICOS E SOCIOCULTURAIS. 2024. Tese (Doutorado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental) - Campus III- DCRH/Juazeiro.
SILVA, E. R. S.. o Reisado e o Samba de Roda de Brejo do Tamanduá, marcas da cultura camponesa no município de Campo Formoso-Bahia. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso do Programa de PósGraduação Especialização Lato Sensu em Educação do) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Reformulação para o Conselho de classe. 2000 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVA, E. R. S.. A Etnomatemática praticada na marcenaria como proposta curricular para o ensino da Matemática nos anos iniciais de EJA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. ?Práticas Pedagógicas pós pandemia da Covid-19: implementando o uso didático das tecnologias.?. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Pedagogia Educomunicativa: uma perspectiva neurocientífica dos projetos em Educomunicação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. O Auxílio da Etnomatemática nas Escolas de Zona Rural. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Educação Financeira no Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Ingressantes no Ensino Superiorde Aprendizagem em Matemática: Um Estudo Sobre os Alunos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Dificuldades de aprendizagem em matemática modelagem matemática como perspectiva de solucão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Formação dec Professores de Matemática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Didática da Matemática e Prática Pedagógica no Ensino-Aprendizagem da Matemática: Desafios e Possibilidades. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Materiais concretos como Auxílio na Aprendizagem dos Conceitos Matemáticos da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Matemática no Cotidiano, fazendo e Aprendendo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Dificuldades de Aprendizagem em Matemática com perspectiva de solução. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências com Hab. Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Formação de Professores de Matemática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Didática da Matemática: Desafios e Possibilidades. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. O AUXÍLIO DA ETNOMATEMÁTICA NAS ESCOLAS DE ZONA RURAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Matemática no cotidiano: fazendo e aprendendo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Materiais concretos como auxílio à aprendizagem dos conceitos matemáticos e geométricos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências com Hab. Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Um olhar Pedagógico na Formação do professor de Matemática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. A trigonometria e sua utilidade prática na eletricidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. A trigonometria e sua utilidade prática na eletricidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. A trigonometria e sua utilidade prática na Matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Novas Tecnologias na educação e o uso do computador no ensino de matemática financeira. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. A teoria dos Fractais para evidenciar as irregularidades, as imperfeições, na geometria e em outras área da ciência. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Uma nova metodologia para extração de raízes quadradas como um processo imediato na busca de resultados interativos a partir de Newton. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Os softwares matemáticos no ensino da matemática nos cursos de formação de professores. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Seleção de Monitoria da Disciplina Didática. 2006. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Seleção de Monotoria para disciplina Biologia dos Invertebrados. 2006. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Seleção de Monitoria da disciplina Geometria Analítica. 2006. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Processo Simplificado de Seleção Pública do Magistério Superior, para admissão de Professor Substituto da UNEB. 2014. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Seleção De professor Subistituto nas disciplinasCálculo II e IV. 2009. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Professor substituto para a disciplina Pesquisa e Estágio em espaços Não-Formais.. 2009. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Seleção para professores de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciaturaa Plena em Pedagogia. 2009. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Seleção professor Visitante na disciplina Metodologia do Ensino da Matemática. 2008. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Seleção na Disciplina Estágio supervisionado/Pesquisa e Prática Pedagógica/ Gestão Ambiental. 2008. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Seleção para Professores De EStágio Supervisionado do Curso de Licenciatura Em Pedagogia- Rede UNEB. 2007. Programa Rede Uneb/UNEB.
SILVA, E. R. S.. Reconhecimento do Curso de matemática. 2009. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Seleção de monitoria do programa universidade para todos. 2007. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Comissão para Análise da Proposta da Rede Uneb de Graduação para Prof. 5ª a 8ª séries. 2007. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Projeto de Autorização do Curso Magistério. 2000. Colégio Estadual Senhor do Bonfim.
SILVA, E. R. S.. Projeto de Reconhecimento do Ensino Médio-CESB. 2000. Colégio Estadual Senhor do Bonfim.
SILVA, E. R. S.. Comissão de Organização do evento Uneb & Mar & Todxs & IEmanjá - UNEB no LArgo. 2018. Uneb.
SILVA, E. R. S.. Comissão de Organização do Fórum Mundial Social/Marcha. 2018. Uneb.
SILVA, E. R. S.. Seleção do Projeto Universidade para Todos. 2018. Uneb.
SILVA, E. R. S.. Comissão de Seleção dos Especialistas, Supervisores e Gestores do Projeto Universidade para Todos. 2017. Uneb.
SILVA, E. R. S.. Seleção do Projeto Universidade para Todos. 2017. Uneb.
SILVA, E. R. S.. Comissão de Seleção dos Especialistas, Supervisores e Gestores do Projeto Universidade para Todos. 2016. Uneb.
SILVA, E. R. S.. Participação do Conselho Departamental. 2016. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Comissão de Avaliação para candidatos para a função de assistente Administrativo da Coordenação Geral do Projeto Universidade para todos. 2015. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Participação do Conselho Departamental. 2015. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Participação do Conselho Departamental. 2014. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Associação: Sociedade Brasileira de Ecologia Humana. 2014. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Seleção para Gestor do Programa Universiddae para Todos. 2014. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Associação: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. 2013. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Associação: Sociedade Brasileira de Ecologia Humana. 2013. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Associação: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. 2012. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Associação: Sociedade Brasileira de Ecologia Humana. 2012.
SILVA, E. R. S.. Associação: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. 2011. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Associação: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. 2010. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Comissão de Estágio em Matemática. 2009. Colegiado de Matemática.
SILVA, E. R. S.. Associação: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. 2009. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Associação: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. 2008. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Seleção para a disciplina Estágio Supervisionado. 2007. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Comissão Cencitária Municipal (CCM). 2007. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
SILVA, E. R. S.. Associação: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. 2007. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Seleção de monitoria de Extensão do Programa de Educação continuada de professores: Resignificando a práxis pedagógica. 2006. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Associação: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. 2006. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Banca para seleção de monitoria da disciplina Pedagogia e Educação. 2005. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, E. R. S.. Execução do Plano de Desenvolvimento da Escola PDE. 2000. Colégio Estadual Senhor do Bonfim.
Orientou
Pesquisa Análise dos erros cometidos por discentes de cursos de Licenciatura em Matemática das Universidades Baianas; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);
Pesquisa Análise dos erros cometidos por discentes de cursos de Licenciatura em Matemática das Universidades Baianas; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);
Pesquisa Análise dos erros cometidos por discentes de cursos de Licenciatura em Matemática das Universidades Baianas; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);
Pesquisa Análise dos erros cometidos por discentes de cursos de Licenciatura em Matemática das Universidades Baianas; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);
Pesquisa Análise dos erros cometidos por discentes de cursos de Licenciatura em Matemática das Universidades Baianas; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);
Pesquisa Análise dos erros cometidos por discentes de cursos de Licenciatura em Matemática das Universidades Baianas; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);
Pesquisa Análise dos erros cometidos por discentes de cursos de Licenciatura em Matemática das Universidades Baianas; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);
Pesquisa Análise dos erros cometidos por discentes de cursos de Licenciatura em Matemática das Universidades Baianas; Início: 2009 - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);
Projeto de Pesquisa: Um estudo sobre o domínio das estruturas aditivas nas séries iniciais do ensino fundamental no estado da Bahia; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);
Pesquisa Análise dos erros cometidos por discentes de cursos de Licenciatura em Matemática das Universidades Baianas; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);
Projeto Análise dos erros cometidos por discentes de cursos de Licenciaturas em Matemática das Universidades Baianas; Início: 2008; Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);
Pesquisa Análise dos erros cometidos por discentes de cursos de Licenciatura em Matemática das Universidades Baianas; Início: 2008 - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
Pesquisa Análise dos erros cometidos por discentes de cursos de Licenciatura em Matemática das Universidades Baianas; Início: 2008 - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);
Monografia; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Uneb; (Orientador);
A etnometodologia e a análise da conversação e da fala; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Uneb; (Orientador);
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Uneb; (Orientador);
PROCESSOS IDENTITÁRIOS DOS/AS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARIANA AGOSTINHA DO DISTRITO DE IGARA/SENHOR DO BONFIMBA: ASPECTOS CULTURAIS E SEUS REFLEXOS NA EDUCAÇÃO; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso do Programa de PósGraduação Especialização Lato Sensu em Educação do) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elis Rejane Santana da Silva;
De Escola no campo à Escola do Campo: olhares docentes sobre a mudança de denominação do Colégio Estadual Duque de Caxias para Colégio Estadual do Campo Duque de Caxias; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso do Programa de PósGraduação Especialização Lato Sensu em Educação do) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elis Rejane Santana da Silva;
ANÁLISEDAS BASES MATEMÁTICAS UTILIZADAS PELOSTRUKÁ TUPAN,NA CONSTRUÇÃO DA OCA, SOB A VISÃO DA ETNOMATEMÁTICA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elis Rejane Santana da Silva;
Os softwares matemáticos no ensino da matemática, nos curdos de formação de professores; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências com Hab; Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Elis Rejane Santana da Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, E. R. S. . Percursos de Construção do Blog do NEducom: transcorrendo pelo ensino, pesquisa e extensão. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação , v. 46, p. 1-2000, 2023.
-
SILVA, E. R. S. . CRIAÇÃO DO BLOG NEDUCOM: PERCURSOS COLETIVOS SOB A PERSPECTIVA DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO. Revista ConSertões , v. 1, p. 10, 2023.
-
AMORIM, ELIÃ SIMÉIA MARTINS DOS SANTOS ; SILVA, ELIS REJANE SANTANA DA ; ROSA, JÉSSICA ; PEREZ, CLOTILDE . O princípio do prazer: o hiperconsumo como escape em tempos de modernidade líquida. SIGNOS DO CONSUMO , v. 10, p. 70-78, 2018.
-
SILVA, E. R. S. . Alô Axé! Saberes do Candomblé nas Ondas do Rádio: O Lugar da Educomunicação Possível. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação , v. 40, p. 189-194, 2017.
-
SILVA, E. R. S. . A MULHER NEGRA NA PUBLICIDADE: ENTRE ESTEREÓTIPOS, PRECONCEITOS E TENDÊNCIAS. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação , v. 40, p. 789-794, 2017.
-
SILVA, E. R. S. . A Beleza das Mulheres Negras Jovens Quilombolas: Comunicação, Cultura e Política da Beleza Negra na Mídia. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação , v. 40, p. 1003, 2017.
-
SILVA, E. R. S. . Se essa rua fosse minha? O Renascimento da Infância na Modernidade Tardia a partir da Educomunicação.. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação , v. 1, p. 56-71, 2016.
-
SILVA, E. R. S. . A Matemática dos Pankararé e Pataxó Bahia/Brasil. REVISTA CONTEXTO , v. 8, p. 111-112, 2014.
-
SILVA, E. R. S. . Matemática e Meio Ambiente: Rumo a uma Ecoeducação Matemática. Revista Contexto , v. 5, p. 14, 2012.
-
SILVA, E. R. S. ; VERNE, M. C. S. . A Matemática na Arqueologia: Uma integração entre Pintura Rupestre e a linguagem Matemática. Revista Ouricuri , v. 3, p. 43-53, 2012.
-
SILVA, E. R. S. . Os Registros Rupestres como Expressão Comunicativa da Linguagem a partir do Olhar da Matemática- Etnomatemática. Anais do Iº Seminário Internacional de Ecologia Humana , v. 01, p. 50-65, 2012.
-
SILVA, E. R. S. . Matemática e Meio Ambiente. II Colóquio de Práticas Pedagógicas Inovadoras da Universidade , v. 03, p. 122-137, 2012.
-
SILVA, E. R. S. . Etnoecologia Abrangente Em Feira Livre de Paulo Afonso: Um Exercício de Etnomatemática numa Abordagem Antropológica. III Colóquio de Práticas Pedagógicas Inovadoras da Universidade , v. 04, p. 91, 2012.
-
SILVA, E. R. S. . A Matemática na Arqueologia: Uma integração entre Pintura Rupestre e a Linguagem Matemática. Revista Oricuri , v. 05, p. 87-102, 2012.
-
SILVA, E. R. S. . Matemática e Meio ambiente: Rumo a uma Ecoeducação Matemática. CONTEXTO , v. 8, p. 23-38, 2012.
-
SILVA, E. R. S. . Trilhando Novos Caminhos Rumo a Ecoeducação: Percorrendo as Neopaisagens Contemporâneas. Revista Oricuri , v. 9, p. 16-31, 2012.
-
SILVA, E. R. S. . Matemática e Meio ambiente: Rumo a uma Ecoeducação Matemática. CONTEXTO , v. 9, p. 08-13, 2012.
-
SILVA, E. R. S. ; FERREIRA, J. I. B. . TRILHANDO NOVOS CAMINHOS RUMO À ECOEDUCAÇÃO: PERCORRENDO AS NEOPAISAGENS CONTEMPORÂNEAS. Revista Ouricurí , v. 2, p. 165-180, 2012.
-
SILVA, E. R. S. . Campesinato, Educação, Agroecologia: Relatos de Experiências com Movimentos Sociais de Luta pela Terra no Estado da Bahia -BA. Gestão Pública: Práticas e Desafios , v. 1, p. 45-60, 2011.
-
SILVA, E. R. S. . Matemática e Meio Ambiente. II Colóquio de Práticas Inovadoras- UNEB , v. 03, p. 67-78, 2011.
-
SILVA, E. R. S. . Relato de Experiências com movimentos Sociais de luta pela terra no Estado da Bahia-Brasil. Gestão Pública: Práticas e Desafios , v. 01, p. 45, 2010.
-
SILVA, E. R. S. . Didática das ciências e da matemática: Desafios relacionados com seus ensinos e suas aprendizagens. 1. ed. Curitiba: CRV, 2023. v. 1. 298p .
-
SILVA, E. R. S. . Educomunicação e Educação Midiática nas Práticas Sociais e Tecnológicas pelos Direitos Humanos e Direitos da Terra. 1. ed. São Paulo: São Paulo: Associação Brasileira de Educomunicação, 2023. v. 1. 1296p .
-
SILVA, E. R. S. . Educomunicação e Educação Midiática nas Práticas Sociais e Tecnológicas pelos Direitos Humanos e Direitos da Terra. 9. ed. São Paulo: Associação Brasileira de Educadores e profissionais em Educomunicação, 2023. v. 1. 1296p .
-
SILVA, E. R. S. ; Medeiros, E,C. (Org.) . Ecologia espiritual: Integrando natureza, humanidades e espiritualidades. 1. ed. São Paulo: Editora Atena, 2022. v. 1. 214p .
-
SILVA, E. R. S. . Pesquisas e projetos em Educomunicação: formação, contextos e percursos docentes. 1. ed. Curitiba: CRV, 2022. v. 1. 140p .
-
SILVA, E. R. S. . Matemática Inscrita nas Pedras. 02. ed. Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2018. v. 01. 156p .
-
SILVA, E. R. S. . Candomblé e umbanda no Sertão: cartografia social dos terreiros de Petrolina/PE e Juazeiro/BA. 2. ed. Salvador: ASCOM SABEH, 2016. v. 2. 300p .
-
SILVA, E. R. S. . Matemática Inscrita nas Pedras. 01. ed. Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2014. v. 01. 156p .
-
SILVA, E. R. S. . EXPANDINDO AS FRONTEIRAS DO CAMPUS III/UNEB: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. In: Jesus, Rosane Meire Vieira de Nascimento; Renata Maria Souza do. (Org.). EXPANDINDO AS FRONTEIRAS DO CAMPUS III/UNEB: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. 1ed.Salvador/BA: Universidade do Estado da Bahia, 2024, v. 1, p. 1-2369.
-
SILVA, E. R. S. . ALÔ AXÉ! SABERES DO CANDOMBLÉ NAS ONDAS DO RÁDIO: O LUGAR DA EDUCOMUNICAÇÃO POSSÍVEL. In: Maurício Amorim Júnior. (Org.). Educação e Comunicação: Laces e Desenlaces. 2ed.Minas Gerais: Atena, 2018, v. 2, p. 172-181.
-
SILVA, E. R. S. . O Renascimento da Infância. In: Ismar Siares. (Org.). Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural. 01ed.São Paulo: USP, 2017, v. 01, p. 75-91.
-
SILVA, E. R. S. . VIII Propesq PP REcife. FILHOS DE OLORUM.COM: A MIDIATIZAÇÃO E O CONSUMO DO JOGO DE IFÁ NO FACEBOOK E SITE A PARTIR DA PUBLICIDADE. 1ed.São Paulo: Elis Rejane Santana, 2017, v. 1, p. 565-580.
-
SILVA, E. R. S. . A MULHER NEGRA NA PUBLICIDADE: ENTRE ESTEREÓTIPOS, PRECONCEITOS E TENDÊNCIAS. VIII Pró-pesq pp Recife. 1ed.São Paulo: USP, 2017, v. 8, p. 269-274.
-
SILVA, E. R. S. ; FERREIRA, J. I. B. ; VERNE, M. C. S. . Rupestres como Representação de Rituais Xamânicos. In: Juracy Marques. (Org.). Natureza Sagrada: Ensaios de Ecologia Humnana. 2ed.Petrolina- PE: Franciscana, 2012, v. 2, p. 05-257.
-
SILVA, E. R. S. ; FERREIRA, J. I. B. ; VERNE, M. C. S. . Em busca do Sagrado Perdido: As pinturas Rupestres como representação de Rituais Xamãnicoa. In: Juracy Marques. (Org.). Natureza Sagrada: Ensaios de Ecologia Humnana. 1ed.Petrolina- PE: Franciscana, 2012, v. 1, p. 05-257.
-
SILVA, E. R. S. . Então é 2010!. Revista Vida Brasil, www.revistavidabrasil.com.br, 02 jan. 2010.
-
SILVA, E. R. S. . Mulheres Matemáticas. RevistaVvida Brasil, www.revistavidabrasil.com.br, 24 nov. 2009.
-
SILVA, E. R. S. . Percursos de Construção do Blog do NEducom: Transcorrendo pelo ensino, pesquisa e extensão. In: Intercom Nacional, 2023, Belo Horizonte. 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. belo Horizonte: Puc-Minas, 2023. p. 1855-2581.
-
SILVA, E. R. S. . A Educomunicação como percurso metodológico da pesquisa e ação formativa. In: Intercom Nordeste, 2018, Juazeiro. Intercom Nordeste. São Paulo: USP, 2018. v. 10. p. 89-104.
-
SILVA, E. R. S. . Educomunicação cabocla no semiárido baiano: reflexões sobre a práxis. In: Intercom Nacional, 2018, Santa Catarina. Intercom Nacional. São Paulo: USP, 2018. v. 12. p. 136-141.
-
SILVA, E. R. S. . A Educação das maiorias: a educomunicação e a escola pública de qualidade1. In: Intercom Nacional, 2018, Santa Catarina. Intercom Nacional. São Paulo: USP, 2018. v. 11. p. 195-210.
-
SILVA, E. R. S. . Educomunicação Cabocla:Paradigmas da Educomunicação que fazemos no Semiárido da Bahia. In: II Congresso Internacional de Comunicação e Educação e VIII Encontro Brasileiro de Comunicação e Educação, 2018, São Paulo. II Congresso Internacional de Comunicação e Educação e VIII Encontro Brasileiro de Comunicação e Educação. São Paulo: USP, 2018. v. 41. p. 160-165.
-
SILVA, E. R. S. . Filhos de Olorum.com: A Midiatização do Jogo de Ifá no Facebook e Site a partir da Publicidade e do Consumo. In: VIII- PROPESQ: Encontro de Pesquisadores em Publicidade, 2017, Recife. VIII- PROPESQ: Encontro de Pesquisadores em Publicidade. São Paulo: USP, 2017. v. 7. p. 134-154.
-
SILVA, E. R. S. . O Corpo como Linguagem No Processo de Mercantilização dos Escravos e Escravas Negras para Designação de Atividades Laborativas do Século XIX no Brasil. In: VIII PROPESQ: Encontro de Pesquisadores em Publicidade, 2017, Recife. VIII PROPESQ: Encontro de Pesquisadores em Publicidade. São Paulo: USP, 2017. v. 8. p. 123-143.
-
SILVA, E. R. S. . Trabalhadores da Fé : As Relações de Trabalho em Terreiro de Candomblé. In: IX Congresso de Ciências de Comunicação da Região Nordeste - INTERCOM, 2017, Fortaleza. IX Congresso de Ciências de Comunicação da Região Nordeste - INTERCOM. São Paulo: USP, 2017. v. 9. p. 89-109.
-
SILVA, E. R. S. . A Beleza Negra das Mulheres Negras Jovens Quilombolas: Comunicação, Cultura e Política da Beleza Negra na Mídia. In: IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordestev - INTERCOM, 2017, Fortaleza. IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordestev - INTERCOM. São Paulo: USP, 2017. v. 9. p. 156-176.
-
SILVA, E. R. S. . Alô Axè: Saberes do Candomblé nas Ondas do Rádio: O lugar da Educomunicação Possível. In: 40º Confresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2017, Curitiba. 40º Confresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM. São Paulo: USP, 2017. v. 4. p. 187-207.
-
SILVA, E. R. S. . A Beleza das Mulheres Negras Jovens Quilombolas: Comunicação, Cultura, e Política da Beleza Negra na Mídia. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2017, Curitiba. 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM. São Paulo: USP, 2017. v. 4. p. 178-198.
-
SILVA, E. R. S. . Processos Comunicacionais de Catingueiros do Sertão de São Francisco, Mediados pelo Trabalho e pela Linguagem. In: VII WORSHOP Nacional de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro. IV Colóquio de Pós Graduação do Vale do São Francisco : Diversidades de Direitos em Territórios Semiáridos - 2017, 2017, Juazeiro. VII WORSHOP Nacional de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro. IV Colóquio de Pós Graduação do Vale do São Francisco : Diversidades de Direitos em Territórios Semiáridos - 2017. Juazeiro: UNEB, 2017. v. 7. p. 79-99.
-
SILVA, E. R. S. . O Renascimento da Infância na Modernidade Tardia. In: XXXIX Encontro Beasileiro de Comunicação INTERCOM, 2016, São Paulo. XXXIX Encontro Beasileiro de Comunicação INTERCOM. São Paulo: USP, 2016. v. 1. p. 167-197.
-
SILVA, E. R. S. . O Renascimento da Infância na Modernidade Tardia. In: VII Encontro Brasileiro de Educomunicação e GAPMIL Latin Amerca and Caribbean - Chapter; Brazilian Educommunication, 2016, São Paulo. VII Encontro Brasileiro de Educomunicação e GAPMIL Latin Amerca and Caribbean - Chapter; Brazilian Educommunication. São Paulo: USP, 2016. v. 7. p. 87-107.
-
SILVA, E. R. S. . O Renascimento da Infância a partir da Educomunicação. In: VII Encontro Brasileiro de Educomunicação & V Global MIl Week/UNESCO, 2016, São Paulo. VII Encontro Brasileiro de Educomunicação & V Global MIl Week/UNESCO. São Paulo: USP, 2016. v. 7. p. 60-80.
-
SILVA, E. R. S. . Representações Sociais do Sagrado no Candomblé. In: V Seminário Estadual de Representações Sociais. Pesquisa em Representações Sociais: Desafios e Contemporaneidade. Comunicação, 2014, Salvador- Bahia. V Seminário Estadual de Representações Sociais. Pesquisa em Representações Sociais: Desafios e Contemporaneidade. Comunicação V Seminário Estadual de Representações Sociais. Pesquisa em Representações Sociais: Desafios e Contemporaneidade. Comunicação, 2014. v. 05. p. 23-45.
-
SILVA, E. R. S. ; FERREIRA, J. I. B. . - A Invenção dos Royalties: A Conquista da Compensação Financeira de Hidrelétricas. In: II Seminário Internacional de Ecologia Humana, 2014, Paulo Afonso. - A Invenção dos Royalties: A Conquista da Compensação Financeira de Hidrelétricas, 2014. v. 02. p. 56-67.
-
SILVA, E. R. S. . Análise das Bases Matemáticas Utilizadas pelos Truká Tupan na Construção da Oca, Sob a Visão da Etnomatemática. In: II Seminário Internacional de Ecologia Humana, 2014, Paulo Afonso. II Seminário Internacional de Ecologia Humana, 2014. v. 02. p. 78-91.
-
SILVA, E. R. S. ; VERNE, M. C. S. . A Matemática Inscrita nas Pedras: Os Registros Rupestres como Expressão Comunicativa a partir da Linguagem Matemática- Etnomatemática. In: I Seminário Internacional em Ecologia Humana na Contemporaneidade- O Estado da Arte da Ecologia Humana no Brasil, 2012, Paulo Afonso. I Seminário Internacional em Ecologia Humana na Contemporaneidade- O Estado da Arte da Ecologia Humana no Brasil. Salvador: Eduneb, 2012. v. 1. p. 24-34.
-
SILVA, E. R. S. . PESQUISA EM FEIRA LIVRE DE PAULO AFONSO: um exercício de etnomatemática numa abordagem antropológica.. In: III Colóquio de Práticas Docentes na Unibersdade, 2013, Salvador. Anais do III Colóquio de Práticas Pedagógicas Inovadoras na Universiidade. Salvador: Eduneb, 2013. v. 3.
-
SILVA, E. R. S. . Etnoecologia Abrangente Em Feira Livre de Paulo Afonso: Um Exercício de Etnomatemática numa Abordagem Antropológica. In: III Colóquio de Práticas Pedagógicas Inovadoras da Universidade, 2012, Salvador- Bahia. III Colóquio de Práticas Pedagógicas Inovadoras da Universidade, 2012. v. 02. p. 32-134.
-
SILVA, E. R. S. . Matemática e Meio Ambiente. In: II Colóquio de Práticas Pedagógicas Inovadoras na Universidade, 2011, Salvador. II Colóquio de Práticas Pedagógicas Inovadoras na Universidade. Salvador: Eduneb, 2011. v. 2. p. 358-365.
-
SILVA, E. R. S. ; FERREIRA, J. I. B. . No meio do caminho tinha uma pedra: O caso Malhada Grande- Análise de Conflito Socioambiental. In: Seminário Meio Ambiente Construído: 10 Anos do Estatuto das Cidades, 2011, Paulo Afonso. Seminário Meio Ambiente Construído: 10 Anos do Estatuto das Cidades. Salvador: Eduneb, 2011. v. 1. p. 54-56.
-
Souza Dias, C ; SILVA, E. R. S. . Campesinato, Educação e Agroecologia: Relato de Experiências com Movimentos Sociais de luta pela terra no Estado da Bahia-Brasil. In: II Congresso Latino Americano de Etnobiologia e Etnoecologia, 2010, Recife. Propostas em Etnobioogia e Etnoecologia. Recife: Universidade Católica de Pernambuco, 2010. v. 2. p. 34-35.
-
SILVA, E. R. S. ; VERNE, M. C. S. . Matemática e Arqueologia: Uma possível Articulação. In: VI Encontro Nordestino De Etnobiologia e Etnoecologia, 2011, Paraíba. VI Encontro Nordestino De Etnobiologia e Etnoecologia. Areia: Biofar, 2011. v. 6. p. 234-235.
-
SILVA, E. R. S. ; VERNE, M. C. S. . Expressão Comunicativa da Linguagem a partir do olhar da Matemática-Etnomatemática. In: I Seminário de Pesquisa e Pó e Pesquisass-Graduação: Ética, 2011, Paulo Afonso. I Seminário de Pesquisa e Pó e Pesquisass-Graduação: Ética. Salvador: Eduneb, 2011. v. 1. p. 12-14.
-
SILVA, E. R. S. . Matemática e Meio Ambiente: Rumo a uma Ecoeducação Matemática. In: II Colóquio de Práticas Pedagógicas Inovadoras na Universidade, 2011, Salvador- Bahia. Anais do II Colóquio de Práticas Pedagógicas Inovadoras na Universiidade. Salvador: Eduneb, 2011. p. 358-365.
-
SILVA, E. R. S. ; FERREIRA, J. I. B. . Análise de Conflito Socioambiental - No meio do caminho tinha uma pedra: O caso Malhada. Grande. Revista Ouricuri , 2013.
-
SILVA, E. R. S. ; FERREIRA, J. I. B. . Trilhando Novos Caminhos Rumo a Ecoeducação: Percorrendo Neopisagens Contemporâneas. Revista Ouricuri , 2012.
-
SILVA, E. R. S. ; BARRETO FILHO, E. T. . Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (9. : 2018 : São Paulo) ? IX Pró-Pesq PP - 2018. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, E. R. S. . Se essa Rua Fosse Minha? O Renascimento da Infância, na Modernidade Tardia a partir da Educomunicação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, E. R. S. . O Renascimento da Infância a partir da Educomunicação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, E. R. S. . O Renascimento da Infância a partir da Educomunicação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, E. R. S. . : Representações Sociais do Sagrado no Candomblé. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, E. R. S. . A Matemática Inscrita nas Pedras: Os Registros Rupestres como Expressão Comunicativa da linguagem a partir do Olhar da Matemática- Etnomatemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, E. R. S. . do I Seminário Internacional em Ecologia Humana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, E. R. S. . Oficina Sociobiodiversidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, E. R. S. . Etnoecologia Abrangente Em Feira Livre de Paulo Afonso: Um Exercício de Etnomatemática numa Abordagem Antropológica.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Souza Dias, C ; SILVA, E. R. S. . Campesinato, Educação e Agroecologia: Relato de Experiencias com movimentos sociais de luta pela terra no estado da Bahia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, E. R. S. . Matemática e Meio Ambiente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, E. R. S. ; VERNE, M. C. S. . Matemática e Arqueologia: Uma possível Articulação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, E. R. S. . Expressão Comunicativa da Linguagem a Partir da Matemática ? Etnomatemática,. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, E. R. S. . I Seminário de Organização Curricular da Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena ?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, E. R. S. ; FERREIRA, J. I. B. . Análise de Conflito Socioambiental- No meio do caminho tinha uma pedra: O caso Malhada Grande. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, E. R. S. ; Souza Dias, C . Abelhas sem ferrão (APIDAE MELIPONINA) e Educação:Relato de Ações. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, E. R. S. . Apresentação dos Resultados da PEA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, E. R. S. . Etnomatemática: Comunicação em banner. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, E. R. S. . Coletânea Educomunicação. São Paulo: USP, 2017 (E-Boock).
-
Marques, J. ; SILVA, E. R. S. . : Candomblé e Umbanda no Sertão: Cartografia Social Ds Terreiros de Petrolina/PE e Juazeiro/Ba. Salvador: SABEH, 2016 (Colaboração como pesquisadora de documento).
-
SILVA, E. R. S. . Nas tramas tecnológicas educacionais: diálogos entre a formação docente e as práticas de ensino. Feira de Santana: UEFS, 2015 (Consultora ad hoc para a UEFS Editora,).
Outras produções
SILVA, E. R. S. . Universidade para Todos. 2018.
SILVA, E. R. S. . Programa Universidade para Todos. 2017.
SILVA, E. R. S. . Comissão Municipalo Censitária. 2007.
SILVA, E. R. S. . Pesquisa sobre a satisfação do serviço de telefone público. 1996.
SILVA, E. R. S. . Cartografia de Terreiros. 2014.
SILVA, E. R. S. . Matemática e meio Ambiente. 2009.
SILVA, E. R. S. . Matemática para crianças. 2008.
SILVA, E. R. S. . Projeto de Extensão UPT: Motivação e Atuação. 2007.
SILVA, E. R. S. . NEDUCOM. 2023; Tema: Blog do Núcleo de EDucomunicação do DCHIII-UNEB. (Blog).
SILVA, E. R. S. . X Workshop Nacional e II Internacional de Educação Contextualizada para convivência com o Semiárido Brasileiro ? WECSAB,. 2024. (Comitê científico).
SILVA, E. R. S. . ? Campus III da UNEB, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para participar do XI Workshop Nacional e II Internacional de Educação Contextualizada para convivência com o Semiárido Brasileiro ? WECSAB,. 2022. (Comitê científico).
SILVA, E. R. S. . Relatórios do Programa UNiversiddae para Todos. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pedagógica).
SILVA, E. R. S. . Módulos do programa Universidade para Todos. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pedagógica).
SILVA, E. R. S. . Comissão Científica de avaliação do 37º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia da UFPE- Universidade de Pernambuco. 2017. (Comissão).
SILVA, E. R. S. . Módulos do Projeto Universidade para Todos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pedagógica).
SILVA, E. R. S. . ?Qualidade do ensino superior: vozes que se entrecruzam?. F. 2016. (Editoração/Coletânea).
SILVA, E. R. S. . Candomblé e Umbanda no Sertão- Cartografia Social dos terreiros de Petrolina /PE e Juazeiro/BA. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartografia Social dos terreiros de Petrolina /PE e Juazeiro/BA).
SILVA, E. R. S. . 'Nas tramas tecnológicas educacionais: diálogos entre a formação docente e as práticas de ensino'.. 2015. (Editoração/Coletânea).
SILVA, E. R. S. . 'Nas tramas tecnológicas educacionais: diálogos entre a formação docente e as práticas de ensino'.. 2015. (Editoração/Coletânea).
SILVA, E. R. S. . Sociedade Brasileira de Ecologia Humana. 2013. (Sócia fundadora).
SILVA, E. R. S. . Avaliação da Aprendizagem. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SILVA, E. R. S. . Prática de Ensino. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SILVA, E. R. S. . Pakestra:Matemática s(c)em conflitoa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, E. R. S. . 4ª Semana de Informação Profissionaldo Centro Educacional Sagrado Coração. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, E. R. S. . 1ª e 2ª Jornadas Pedagógicas do CESB. 2000. .
SILVA, E. R. S. . UNIFEST- Festival Universitário de Música da bahia. 2007 (Festival de Música).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
Comunicação e Religião: Estudo bibliográfico a partir do Acervo Dom José Rodrigues, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elis Rejane Santana da Silva - Coordenador.
-
2023 - 2023
Projeto de ação multidisciplinar em Ecopedagogia e Educomunicação Ambiental 2023.1: Rio Vivo, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) . , Integrantes: Elis Rejane Santana da Silva - Coordenador.
-
2022 - 2022
A relação da comunidade ribeirinha com o Rio São Francisco: natureza. Conservação e Espiritualidade, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Elis Rejane Santana da Silva - Coordenador.
-
2021 - Atual
Grupo de Pesquisa em Ecologia Espiritual: Conectando natureza, Humanidades e Espiritualidade, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Elis Rejane Santana da Silva - Coordenador.
-
2010 - 2012
Os Registros Rupestres como Expressão Comunicativa a partir do Olhar da Matemática: Um Estudo em Etnomatemática, Descrição: Projeto de Pesquisa desenvolvido no Mestrado de Ecologia Humana e Gestão SócioAmbiental. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elis Rejane Santana da Silva - Coordenador., Financiador(es): Uneb - Bolsa.
-
2008 - 2010
Análise dos erros cometidos por discentes de cursos de licenciatura em Matemática das Universidades Estaduais baianas., Descrição: A proposta deste projeto é, através de uma equipe executora Interinstitucional, investigar quais os tipos de níveis destas dificuldades apresentadas por discentes iniciantes dos cursos de licenciaturas de Matemática das Universidades Estaduais Baianas em conteúdo de de Matemática da Educação Básica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elis Rejane Santana da Silva - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
2008 - 2010
Cangaço, Descrição: Grupo que está sendo extruturado na UNEB-CAmpus VIII. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elis Rejane Santana da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Comunicação dos Resultadod da PEA: Pesquisa em Estruturas aditivas, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Elis Rejane Santana da Silva - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro / Uneb - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2015
Néctas- Núcleo de Estudos em Comunidades e povos Tradicionais e Ações Socioambientais, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elis Rejane Santana da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2008
Um estudo sobre o domínio das estruturas aditivas com estudantes das séries iniciais do ensino fundamental no Estado da Bahia, Descrição: A presente Proposta tem como objetivo fazer um estudo diagnóstico das competências da criança em lidar com situações- problema, no campo aditivo, desde o início de sua visa escolare, no desenvolvimento das mesmas, nas quatro séries iniciais do ensino fundamental. Também pretende analisar os tipos de problemas aditivos, que são mais frequentemente trabalhados pelos professores. O referencial teóricoutilizado será o dos Campos Conceituais de Vergnaud.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elis Rejane Santana da Silva - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
Projetos de desenvolvimento
-
2008 - 2010
Grupo de Estudos e Ações em Gênero e Etnicidade, Descrição: Componente do Centro das Etnicidades - OPARÁ. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Elis Rejane Santana da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Grupo de Estudos e Ações em Gênero e Etnicidade, Descrição: Componente do Centro das Etnicidades - OPARÁ. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Elis Rejane Santana da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Grupo de Estudos e Ações em Gênero e Etnicidade, Descrição: Componente do Centro das Etnicidades - OPARÁ. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Elis Rejane Santana da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Grupo de Estudos e Ações em Gênero e Etnicidade, Descrição: Componente do Centro das Etnicidades - OPARÁ. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Elis Rejane Santana da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Grupo de Estudos e Ações em Gênero e Etnicidade, Descrição: Componente do Centro das Etnicidades - OPARÁ. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Elis Rejane Santana da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Grupo de Estudos e Ações em Gênero e Etnicidade, Descrição: Componente do Centro das Etnicidades - OPARÁ. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Elis Rejane Santana da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Grupo de Estudos e Ações em Gênero e Etnicidade, Descrição: Componente do Centro das Etnicidades - OPARÁ. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Elis Rejane Santana da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Grupo de Estudos e Ações em Gênero e Etnicidade, Descrição: Componente do Centro das Etnicidades - OPARÁ. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Elis Rejane Santana da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2017 - Atual
Tecnologias e Educação para a Cidadania, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Elis Rejane Santana da Silva - Coordenador.
-
2008 - 2010
Grupo de Estudos e Ações em Gênero e Etnicidade, Descrição: Componente do Centro das Etnicidades - OPARÁ. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Elis Rejane Santana da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2017 - Atual
Tecnologias e Educação para a Cidadania, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Elis Rejane Santana da Silva - Coordenador.
-
2008 - 2010
Grupo de Estudos e Ações em Gênero e Etnicidade, Descrição: Componente do Centro das Etnicidades - OPARÁ. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Elis Rejane Santana da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2017 - Atual
Tecnologias e Educação para a Cidadania, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Elis Rejane Santana da Silva - Coordenador.
-
2008 - 2010
Grupo de Estudos e Ações em Gênero e Etnicidade, Descrição: Componente do Centro das Etnicidades - OPARÁ. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
-
2008 - 2010
Grupo de Estudos e Ações em Gênero e Etnicidade, Descrição: Componente do Centro das Etnicidades - OPARÁ. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Elis Rejane Santana da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Grupo de Estudos e Ações em Gênero e Etnicidade, Descrição: Componente do Centro das Etnicidades - OPARÁ. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Elis Rejane Santana da Silva - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação-Campus VIII. , Rua da Gangorra, 503, CHESF, 48600000 - Paulo Afonso, BA - Brasil, Telefone: (075) 2814624, Fax: (075) 2812624
Experiência profissional
2009 - 2012
Direção do Departamento de Educação Campus VIIIVínculo: Cargo temporário, Enquadramento Funcional: Não, Carga horária: 40
Outras informações:
Vice-Direção
2009 - 2009
Colegiado de Matemática/UNEBVínculo: Coordenadora pró-tempore, Enquadramento Funcional: Não, Carga horária: 20
2008 - 2008
Programa Rede Uneb/UNEBVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Não, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora da Discipina Ensino da Matemática II
2007 - 2010
Ensino à Distância Em Administração/UNEBVínculo: Aprovação em Seleção, Enquadramento Funcional: Não, Carga horária: 20
2008 - 2008
Colegiado de MatemáticaVínculo: Direção de Departamento, Enquadramento Funcional: Substituição, Carga horária: 20
2008 - 2008
Colegiado de MatemáticaVínculo: Vice-Direção de Departamento, Enquadramento Funcional: Vice-Direção de Departamento, Carga horária: 20
2006 - 2006
Colegiado de MatemáticaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20
Outras informações:
Substituição de gozo de férias
2006 - 2006
Núcleo de Pesquisa Campus VIIIVínculo: Pó-tempore, Enquadramento Funcional: Não, Carga horária: 20
2024 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Curso de Pós-Graduação em Educão Infantil, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora da Especialização em Educação Infantil.
2015 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projetos Especiais Complement, Carga horária: 20
2015 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente da UNEB, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora colaboradora, Carga horária: 8
2005 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.
2022 - 2023
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Curso de Pós-Graduação em Educação do Campo, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - 2016
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: professora Especialista de Matemática
Atividades
-
04/2005
Pesquisa e desenvolvimento, SBEM, UNEB.,Linhas de pesquisa
-
04/2005
Extensão universitária , UNEB.,Atividade de extensão realizada, Folhetim em Educação Matemática: Boletim innformativo das ações extensioniostas realizadas, bem como de publicações científicas de alunos e professores..
2004 - 2005
PROFORMAÇÂO/SECVínculo: Certificação Ocupacional, Enquadramento Funcional: Não, Carga horária: 40
Outras informações:
Aprovação na SEleção na Certificação Ocupacional para professores do Ensino Médio em Matemática.
2000 - 2001
PROFORMAÇÂO/SECVínculo: PROGRAMA, Enquadramento Funcional: nÃO, Carga horária: 5
Outras informações:
Aprovação na Seleção do PROFORMAÇÃO, na disciplina BIOLOGIA
2003 - 2005
Universidade Norte do ParanaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Graduação/Pós-Graduação, Carga horária: 5
Outras informações:
Tutora do Curso Normal Superior
2001 - 2002
Escola Agrotécnica de Senhor do BonfimVínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Ensino Médio, Regime: Dedicação exclusiva.
1997 - 1998
Seleção UNEBVínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: 40, Carga horária: 40
Outras informações:
Ministrando as disciplinas:
História da Ciência I e II
Instrumentação para o Ensino II
1993 - 2006
Colégio Estadual Senhor do BonfimVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: 180h, Carga horária: 40
Outras informações:
Deselvovendo as seguinte atividades:
Professora do Ensino Fundamental em Matemática
Professora do Ensino Médio em Matemática
Coordenadora Pedagógica
Supervisora de Estágio
Assistente de direção
1993 - 1993
Faculdade São Luiz de FrançaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: 40, Carga horária: 40
Outras informações:
Ministrou a disciplina Prática de Ensino na Pós-Graduação Em Metodologia do Ensino da Matemática
2016 - Atual
Campus III- DCRH/JuazeiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Dedicação Exclusiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - Atual
Universidade para todosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Projeto de Extensão
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de ELIS REJANE SANTANA DA SILVA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?