Lucas André Scafutto Marengo

Bacharel e Psicólogo pela Universidade de Brasília (UnB). Possui experiência como bolsista de iniciação científica em neurociência cognitiva e neurodesenvolvimento pelo CNPq, bem como em políticas públicas relacionadas ao sistema socioeducativo pelo PROCAD - CAPES. Possui interesse na área da neurociência, neuropsicologia, neurodesenvolvimento, reabilitação neuropsicológica, psicometria e análise de dados, psicologia cognitiva e psicologia evolucionista. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações - PPG-PSTO da UnB sob orientação do professor Dr. Josemberg Moura de Andrade.

Informações coletadas do Lattes em 25/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto)

2024 - Atual

Universidade de Brasília, UnB
Orientador: Josemberg Moura de Andrade

Graduação em Psicologia

2017 - 2022

Universidade de Brasília, UnB

Formação complementar

2023 - 2023

Análise Fatorial e Modelagem por Equações Estruturais. (Carga horária: 9h). , Psicometria Online, PO, Brasil.

2022 - 2023

Revisões da literatura. (Carga horária: 12h). , Psicometria Online, PO, Brasil.

2022 - 2022

Escrita Científica de Alto Impacto. (Carga horária: 8h). , Psicometria Online, PO, Brasil.

2022 - 2022

Construção, Adaptação e Validação de Instrumentos de Autorrelato. (Carga horária: 8h). , Psicometria Online, PO, Brasil.

2021 - 2022

Fundamental Neuroscience for Neuroimaging (on Coursera). (Carga horária: 9h). , Johns Hopkins University, JHU, Estados Unidos.

2021 - 2021

Mediação e Moderação. (Carga horária: 3h). , Psicometria Online, PO, Brasil.

2021 - 2021

Análises Bi e Multivariada. (Carga horária: 15h). , Psicometria Online, PO, Brasil.

2020 - 2020

Psychological First Aid (on Coursera). (Carga horária: 7h). , Johns Hopkins University, JHU, Estados Unidos.

2020 - 2020

Neuropsicologia Escolar: Cognição, educação e evolução. (Carga horária: 4h). , Plataforma Online Formação Continuada em Neuropsicologia, FCN, Brasil.

2017 - 2017

Cognição e Neurociências - Atuação do psicólogo: das bases às intervenções. (Carga horária: 8h). , Eventologias, EV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    PRODUÇÃO DE APLICATIVO PARA ESTIMULAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN, Descrição: Desenvolver um aplicativo que estimule, por meio de imagens, figuras, formas e cores, o desenvolvimento psicomotor e da linguagem de crianças com Síndrome de Down, que apresentam surdez, na faixa etária entre 2 e 3 anos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Lucas André Scafutto Marengo - Coordenador / Rosana Maria Tristão - Integrante / Júlia Feminella Duarte da Costa - Integrante / Lara Sthéfane Perícoli Silva - Integrante / Elvio Marcos Boato - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Psicologia e políticas públicas: saúde e desenvolvimento em contextos de vulnerabilidade social (PROCAD), Descrição: O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte propõe um convênio de cooperação acadêmico-científica com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria/RS e com o Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúde da Universidade de Brasília. Esse intercâmbio objetiva o estabelecimento de redes de pesquisa nacionais, qualificação dos docentes e discentes envolvidos, assim como a consolidação do PPG de Santa Maria/RS, o incremento das ações em redes de cooperação para as demais instituições envolvidas. O foco de pesquisa é a atuação do psicólogo no campo das políticas sociais. Fenômeno amplo, que permite diversos tipos de apreensão e análise, foi escolhido por ser figura comum nos estudos desenvolvidos pelas instituições envolvidas, mesmo considerando as diferentes perspectivas de abordagem ao tema. Além disso, a prática psicológica com populações que padecem das sequelas da questão social tem levantado questões importantes para a Psicologia como ciência e profissão, inclusive acerca de sua identidade profissional, compromisso social, e adequabilidade de práticas. Desse modo, o presente projeto apresenta o tema geral de pesquisa em torno do qual esse convênio se desdobrará em forma de ações de cooperação acadêmica, metas e produtos consequentes da consolidação da rede de pesquisa e cooperação. Pretende-se, assim, além de fortalecer parcerias acadêmico-científicas, contribuir para o debate e avançar na produção de conhecimento sobre essa área de investigação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Lucas André Scafutto Marengo - Integrante / Soraya Souza de Andrade - Integrante / Gabriela Sousa de Melo Mieto - Coordenador / Isabel Maria Fernandes de Oliveira - Integrante / Silviane Bonaccorsi Barbato - Integrante / Clarisse Costa Republicano - Integrante / Jonas Florentino de Andrade - Integrante / Vitória Machado Dias - Integrante.

  • 2018 - 2019

    APROXIMAÇÕES ENTRE NEUROCIÊNCIAS E PSICOLOGIA NA SOCIOEDUCAÇÃO: REFLEXÕES INICIAIS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Soraya Souza de Andrade em 19/11/2018., Descrição: Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre possíveis contribuições das neurociências ao campo da socioeducação. Surge como desdobramento de uma experiência de iniciação científica em andamento, vinculada a um projeto de cooperação acadêmica sobre a atuação de psicólogos no campo das políticas públicas, tendo a socioeducação como uma das ênfases. Para o projeto, foram realizadas nove entrevistas semiabertas com profissionais psicólogos atuantes no sistema socioeducativo do Distrito Federal, gravadas e transcritas. O fato de uma das entrevistadas ser neuropsicóloga despertou o interesse em refletir mais detidamente sobre aproximações entre neurociências e atuação da psicologia nas políticas públicas de socioeducação. Para tanto, está em realização uma pesquisa bibliográfica, buscando identificar as principais produções na interface entre desenvolvimento neural e adolescência. Até o momento, identificou-se um crescente na realização de estudos sobre desenvolvimento cognitivo e comportamento de adolescentes, em articulação com elementos de contexto sociocultural e o cenário atual de interação com tecnologias digitais. Já é possível afirmar, também, que há conceitos e achados das neurociências capazes de contribuir para um aspecto de grande relevância no âmbito da socioeducação, que é a compreensão dos adolescentes como sujeitos em situação peculiar de desenvolvimento. Tal peculiaridade é premissa das políticas públicas brasileiras no geral, assumindo particular importância para a socioeducação, pois justifica que os adolescentes que tenham cometido ato infracional sejam responsabilizados de forma diferenciada dos indivíduos adultos. Assim, espera-se que este trabalho produza contribuições para uma atuação em psicologia melhor articulada às possibilidades dos adolescentes e às premissas das políticas socioeducativas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lucas André Scafutto Marengo - Integrante / Soraya Souza de Andrade - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    A relação entre a ativação da informação na memória e o raciocínio condicional, Descrição: O projeto pretende investigar como a estrutura do conhecimento semântico afeta o padrão de desempenho em tarefas de raciocínio condicional que envolvem a fórmula "se p, então q". Por estrutura do conhecimento, entende-se o conjunto de palavras ou frases relacionadas semanticamente e organizadas em redes, sendo possível o mapeamento dessas matrizes por medidas de força associativa, o tamanho de conjunto do associadas, dentre outros indexadores identificados por procedimentos de coletas de normas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Lucas André Scafutto Marengo - Integrante / Goiara Mendonça de Castilho - Coordenador / Matheus Montalvão Ferraz da Silva - Integrante / Débora Gramkow - Integrante / Marcos Felipe Rodrigues de Lima - Integrante / Guilherme Santos Novaes - Integrante / Lara Sthéfane Perícoli Silva - Integrante / Lucas Santos - Integrante / Marina Bittar - Integrante.

Prêmios

2021

Menção Honrosa, 27 Congresso de Iniciação Científica da UnB e 18 Congresso de Iniciação Científica do DF.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de Brasília. , Universidade de Brasília (UnB), Asa Norte, 70910900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (061) 32343682

Experiência profissional

2021 - 2021

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 6

Outras informações:
Monitoria na disciplina Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica, do departamento de Processos Psicológicos Básicos (PPB) do Instituto de Psicologia (IP), ministrada pela professora Adriana Manso Melchiades. Atividades: (1) acompanhamento das aulas, (2) elaboração de atividades avaliativas, (3) correção de atividades avaliativas e (4) apoio aos alunos da disciplina.

2021 - 2021

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 6

Outras informações:
Monitoria na disciplina Tópicos em Psicobiologia, do departamento de Processos Psicológicos Básicos (PPB) do Instituto de Psicologia (IP), ministrada pela professora Adriana Manso Melchiades. Atividades: (1) acompanhamento das aulas, (2) elaboração de atividades avaliativas, (3) correção de atividades avaliativas e (4) apoio aos alunos da disciplina.

Atividades

  • 01/2018 - 01/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, Universidade de Brasília.,Linhas de pesquisa

2018 - 2019

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica - PROCAD, Carga horária: 20

2021 - 2022

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica Voluntário, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica Voluntário no projeto "Avaliação da Memória Operacional e das Funções Executivas de pessoas com síndrome de Down por meio da bateria CANTAB" no período de setembro de 2021 à agosto de 2022 orientado pela professora Dra. Rosana Maria Tristão.

2020 - 2021

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica Voluntário, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica Voluntário no projeto "Avaliação da Memória Operacional e das Funções Executivas de pessoas com síndrome de Down por meio da bateria CANTAB" no período de setembro de 2020 à agosto de 2021 orientado pela professora Dra. Rosana Maria Tristão.

2019 - 2020

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica no projeto "O efeito da oxitocina na cognição social por meio da aprendizagem por reforço" no período de agosto de 2019 à agosto de 2020 sob orientação do professor Dr. Luciano Buratto.

2021 - 2022

Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos - UnB

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário em Estimulação Cognitiva, Carga horária: 12

Outras informações:
Como estagiário em estimulação cognitiva, participei de atividades envolvendo: - Colaboração no desenvolvimento de um plano estruturado de estimulação cognitiva em grupo com a psicóloga professora supervisora. - Condução uma breve anamnese e testagem psicológica para avaliar o desempenho dos participantes antes e após a intervenção. - Realização de sessões semanais de estimulação cognitiva.

2022 - 2022

Hospital Universitário de Brasília/Ebserh, HUB-UnB/Ebserh

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário em Avaliação Psicológica, Carga horária: 12

Outras informações:
Estagiário em Avaliação Psicológica de crianças de até 42 meses no Ambulatório de Pediatria do Hospital.Condução de avaliações neuropsicológicas em crianças com menos de 42 meses de idade, utilizando as Escalas de Desenvolvimento Infantil e Infantil Bayley-III (BSID-III), a Escala de Inteligência Pré-Escolar e Primária de Wechsler (WPPSI-III) e a Escala de Avaliação Comportamental Neonatal (NBAS).Acompanhamento do atendimento médico clínico de crianças e pré-adolescentes de até 12 anos de idade que procuram o ambulatório de pediatria para consultas.Análise dos dados coletados ao longo do tempo.