Wallace Silva Vargas

Graduado em Gestão Pública pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e em Enfermagem pelo Centro Universitário Multivix, ambos em 2023. Atualmente, sou pós-graduando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Vila Velha (UVV) e acadêmico de Fisioterapia no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).Minha experiência inclui atuação como Diretor Jurídico da União Nacional dos Estudantes (UNE) de 2019 a 2021 e, posteriormente, como Diretor de Políticas Públicas para as Juventudes da UNE de 2021 a 2023. Fui pesquisador no projeto "Análise das Concepções, Vivências e Práticas dos Estudantes da Saúde do CCS/UFES Durante a Pandemia da COVID-19" de 2020 a 2021 e monitor voluntário das disciplinas de Políticas Públicas em Saúde e Educação (FON07262) e Fundamentos da Pesquisa Científica (FON09940) em 2021. Minha experiência abrange pesquisa, monitoramento e avaliação de programas direcionados a adolescentes e jovens de 15 a 24 anos, especialmente aqueles fora da escola ou em distorção idade-série, em áreas consideradas violentas.Atuo como Conselheiro Estadual de Juventude do Espírito Santo (CEJUVE/ES) desde 2018, tendo presidido o colegiado no biênio 2020/2022. Participei ativamente do Fórum de Assistência Estudantil da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania da UFES (PROAECI-UFES) de 2021 a 2023 e fui eleito Presidente do Centro Acadêmico de Fisioterapia da UFES (CAFISIO-UFES) em 2023. Ocupo a posição de Diretor de Políticas para o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM) no Diretório Central dos Estudantes da UFES (DCE-UFES) desde 2023.

Informações coletadas do Lattes em 15/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Pós Graduação em Saúde Coletiva

2023 - Atual

Universidade Vila Velha

Graduação em andamento em Fisioterapia

2021 - Atual

Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Gestão Pública

2021 - 2023

Universidade Metropolitana de Santos
Bolsista do(a): Fundação João Mangabeira, FJM, Brasil.

Graduação em Enfermagem

2019 - 2023

Faculdade Brasileira UNIVIX
Título: A Enfermagem e o Programa Nacional de Segurança do Paciente
Orientador: Luciano Vieira de Aguiar
Bolsista do(a): MEC - Ministério da Educação, PROUNI, Brasil.

Graduação interrompida em 2021 em Fonoaudiologia

2019 - Atual

Universidade Federal do Espírito Santo
Ano de interrupção: 2021

Graduação interrompida em 2019 em Enfermagem

2018 - Atual

Faculdade Pitágoras - Guarapari
Bolsista do(a): MEC - Ministério da Educação, PROUNI, Brasil. Ano de interrupção: 2019

Formação complementar

2024 - 2024

Power BI. (Carga horária: 25h). , Hashtag Treinamentos, #TREINAMENTOS, Brasil.

2024 - 2024

VER SUS Capixaba - Estágio em Vivência as redes de atenção do SUS. (Carga horária: 200h). , Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação, ICEPi, Brasil.

2024 - 2024

VIVER SUS - Vivência e Suporte à redes de atenção da juventude no SUS. (Carga horária: 100h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2024 - 2024

VER SUS Capixaba - Estágio em Vivência as redes de atenção do SUS. (Carga horária: 200h). , Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação, ICEPi, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em Introdução à Pesquisa Online. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2022 - 2022

Juventudes e Participação Social. (Carga horária: 15h). , Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, Brasil.

2022 - 2022

Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil. (Carga horária: 10h). , Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil, ACACCI, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Mostra Anatômica do Centro de Ciências da Saúde (CCS). (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2020 - 2020

Reabilitação Pós-Covid. (Carga horária: 10h). , Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação e Associação das Pioneiras Sociais, SARAH, Brasil.

2020 - 2020

Covid-19: uso seguro de EPI. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2017 - 2017

Soldador no processo eletrodo revestido. (Carga horária: 80h). , SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, SENAI/DR/ES, Brasil.

2015 - 2016

Assistente Administrativo Completo. (Carga horária: 240h). , Centro Brasileiro de Cursos, CEBRAC, Brasil.

2015 - 2015

Técnico em Redes de Computadores. (Carga horária: 300h). , SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, SENAI/DR/ES, Brasil.

2014 - 2015

Curso de Idiomas. (Carga horária: 150h). , Centro Estadual de Idiomas, CEI, Brasil.

2014 - 2014

Informática Completa. (Carga horária: 80h). , Centro Brasileiro de Cursos, CEBRAC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

57º Congresso da União Nacional dos Estudantes. 2019. (Congresso).

42º Congresso da União Brasileira de Estudantes Secundaristas. 2017. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • Vargas, W. S. . Guia de oportunidades para o estudante do Ensino Médio Capixaba. 1. ed. Vitória - Espírito Santo: , 2024. 70p .

  • BRACET, M. A. ; NUNES, T. G. ; Vargas, W. S. . O estudante universitário e o ano de 2020 ? Relatório de pesquisa: Concepções, vivências e práticas durante a pandemia da Covid-19 no CCS/UFES. 1. ed. Ponta Grossa ? Paraná: Atena Editora, 2022. 92p .

  • Vargas, W. S. ; NUNES, T. G. . A letalidade da hepatite C em comparação a COVID-19 na Região Sul do Brasil. In: 15º Congresso Internacional da Rede Unida, 2022, Vitória. 15° Congresso Internacional da Rede Unida. Porto Alegre: Editora Rede Unida, 2022.

  • NUNES, T. G. ; Vargas, W. S. . Úlcera varicosa em paciente do sexo feminino na unidade de saúde de Fonte Grande: Relato de caso. In: 15° Congresso Internacional da Rede Unida, 2022, Vitória. 15° Congresso Internacional da Rede Unida. Porto Alegre: Editora Rede Unida, 2022.

  • BRACET, M. A. ; Vargas, W. S. . Desmistics - Desmistificando o uso de tecnologias de informação e comunicação na educação universitária em formação em saúde. In: 15° Congresso Internacional da Rede Unida, 2022, Vitória. 15° Congresso Internacional da Rede Unida. Porto Alegre: Editora Rede Unida, 2022.

  • BRACET, M. A. ; Vargas, W. S. . A Monitoria Acadêmica no Ambiente Virtual. In: XI Congresso Internacional de Fonoaudiologia, 2021, São Paulo. XI Congresso Internacional de Fonoaudiologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2021.

Outras produções

Vargas, W. S. . Programa de Monitoria Voluntária Estudantil. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Norma de procedimento).

Vargas, W. S. . Procedimentos para a escolha de Líderes de Turmas e Conselho de Líderes de Turmas. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Norma de procedimento).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Mapeamento e Melhoria de Processos Assistenciais do Hospital Estadual Doutor Dório Silva, Descrição: Constitui objeto do presente processo a seleção de pesquisadores estagiários de cursos degraduação na área de Saúde para integrar a equipe do projeto "Mapeamento e Melhoria deProcessos Assistenciais do Hospital Estadual Doutor Dório Silva", visando aumentar a eficiênciaoperacional e a qualidade do atendimento no hospital.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (16) . , Integrantes: Wallace Silva Vargas - Coordenador / Layla Mendonça Lirio - Integrante.

  • 2020 - 2022

    Análise das Concepções, Vivências e Práticas dos Estudantes da Saúde do CCS/UFES Durante a Pandemia da COVID-19, Descrição: No dia 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada como uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Até a data de 03 de maio foram confirmados no mundo 3.349.786 casos. No Brasil, um dos países com transmissão comunitária da COVID 19, dados apontam para 101.147 casos e 7.025 mortes pela doença até a mesma data. No estado do Espírito Santo, assim como em outros entes federativos, diversas medidas foram tomadas a fim de evitar um possível colapso dos sistemas de saúde público e privado, sendo o distanciamento social a mais abrangente. Em 17 de março de 2020 a UFES suspendeu as aulas presenciais, aderindo ao distanciamento social indicado pelo governo do estado. Nosso interesse, a partir desta proposta, é de conhecer e analisar as concepções, vivências e práticas dos estudantes da saúde da universidade durante a paralisação para, desta forma, compreendermos como se deu seu percurso académico, quais seus sentimentos durante o isolamento, o que mudou em sua rotina, onde obteve informações sobre a pandemia e, logicamente, se foi contaminado ou alguém da família. Nosso intuito é de colaborar com a readaptação do estudante à universidade, fornecendo subsídios para uma reorganização das atividades acadêmicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Wallace Silva Vargas - Integrante / Margareth Attianezi Bracet - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - Atual

FUNDACAO ESTADUAL DE INOVACAO EM SAUDE - INOVA CAPIXABA, Inova Capixaba

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - 2018

Instituto Jones dos Santos Neves

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de campo e oficineiro, Carga horária: 30

Outras informações:
O Programa Ocupação Social foi criado para reduzir a taxa de homicídios de jovens no Espírito Santo através da criação de oportunidades nos bairros mais vulneráveis do Estado. As ações eram coordenadas pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e executadas por meio de parcerias voltadas para adolescentes e jovens de 10 a 24 anos, prioritariamente fora da escola e do mercado de trabalho.

2018 - Atual

Secretaria de Estado de Direitos Humanos

Vínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Conselheiro Estadual de Juventude

Outras informações:
O Conselho Estadual da Juventude (CEJUVE) trata-se de órgão com caráter consultivo, vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) desde a publicação da Lei Complementar nº 830, de 05 de julho de 2016, tendo por finalidade propor diretrizes da ação governamental, voltadas à promoção de políticas públicas da juventude. O CEJUVE está regulamentado pelo Decreto nº 3101-R, de 30 de agosto de 2012. Observa-se no artigo 2º as competências do Conselho. Dentre essas estão propugnar pela defesa da juventude e de seus direitos, com absoluta prioridade ao direito à vida, saúde, educação, alimentação, esporte e lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade, convivência familiar e comunitária, colocando-a a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, marginalização, violência, crueldade e opressão; formular e propor diretrizes da ação governamental voltadas à promoção de políticas públicas de juventude e outras iniciativas que visem ampliar os direitos deste segmento; propor estratégias de acompanhamento e avaliação das políticas de juventude; além de promover e incentivar a realização de estudos, seminários, debates e pesquisas sobre a realidade juvenil, com vistas a contribuir na elaboração de propostas de políticas públicas.

2020 - 2021

Secretaria de Estado de Direitos Humanos

Vínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Presidente do Conselho Estadual

Outras informações:
O Conselho Estadual da Juventude (CEJUVE) trata-se de órgão com caráter consultivo, vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) desde a publicação da Lei Complementar nº 830, de 05 de julho de 2016, tendo por finalidade propor diretrizes da ação governamental, voltadas à promoção de políticas públicas da juventude. O CEJUVE está regulamentado pelo Decreto nº 3101-R, de 30 de agosto de 2012. Observa-se no artigo 2º as competências do Conselho. Dentre essas estão propugnar pela defesa da juventude e de seus direitos, com absoluta prioridade ao direito à vida, saúde, educação, alimentação, esporte e lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade, convivência familiar e comunitária, colocando-a a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, marginalização, violência, crueldade e opressão; formular e propor diretrizes da ação governamental voltadas à promoção de políticas públicas de juventude e outras iniciativas que visem ampliar os direitos deste segmento; propor estratégias de acompanhamento e avaliação das políticas de juventude; além de promover e incentivar a realização de estudos, seminários, debates e pesquisas sobre a realidade juvenil, com vistas a contribuir na elaboração de propostas de políticas públicas.

2019 - 2023

União Nacional dos Estudantes

Vínculo: Membro da Diretoria Plena, Enquadramento Funcional: Diretor da União Nacional dos Estudantes

Outras informações:
A UNE é a entidade máxima dos estudantes brasileiros e representa cerca de seis milhões de universitários de todos os 26 Estados e do Distrito Federal. A União Nacional dos Estudantes organiza-se, basicamente, em três instâncias deliberativas: o Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb), que reúne os diretórios acadêmicos (DAs) e centros acadêmicos (CAs) do Brasil; o Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg), que agrega os diretórios centrais de estudantes (DCEs) e executivas nacionais de cursos; e o Congresso da UNE (Conune), formado por todas as entidades e também por todos os estudantes que quiserem, de maneira livre, participar. O Conune, que acontece a cada dois anos, é a maior instância do movimento estudantil brasileiro. Durante o congresso, elege-se a nova diretoria da UNE e são tomadas decisões sobre os rumos da entidade.

2020 - 2021

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Monitor de Disciplina, Carga horária: 6

Outras informações:
Monitoria realizada sob orientação da Prof.ª Dra. Margareth Attianezi Bracet para a disciplina de Políticas Públicas em Saúde e Educação (FON07262) do curso de Fonoaudiologia do Departamento de Fonoaudiologia do Centro de Ciências da Saúde desta universidade. Objetivo: Desenvolver uma visão critica e global acerca dos aspectos da saúde e sociedade atuais dentro do contexto da fonoaudiologia nos três níveis de atenção à saúde, possibilitando um olhar crítico sobre a estrutura do SUS, seus avanços e perspectivas.

2014 - 2016

Cooperativa de Laticínios Selita

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Menor aprendiz em serviços administrativos, Carga horária: 25

2019 - Atual

Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

Vínculo: Comissionado, Enquadramento Funcional: Servidor Operacional, Carga horária: 40

Outras informações:
Auxílio no desenvolvimento e implementação de ações de atenção ao protagonismo estudantil em toda a rede estadual; Envolvimento em projetos e programas desenvolvidos através da Gerência de Ensino Médio (GEM) desta Secretaria; Orientação aos estudantes de ensino médio da rede pública estadual auxiliando-os à desenvolver competências e habilidades que facilite na construção do Projeto de Vida.