Andressa Garcia Motta

Atualmente é graduanda do 9º semestre de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Pelotas. Possui experiência na área de clinica e reprodução de equídeos e ruminantes. Bolsista PIBIC/CNPq pelo Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Reprodução Animal - FiBRA (Fisiopatologia e Biotécnicas da Reprodução Animal) e estagiária na empresa técnica em agropecuária Foco Pampeano, no setor de assessoria técnica e departamento de clinica e reprodução.

Informações coletadas do Lattes em 15/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Medicina Veterinária

2023 - Atual

Universidade Federal de Pelotas
Título: Mensuração de Impactos Ambientais de Fármacos Veterinários
Orientador: Thomaz Lucia JR
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em andamento em Medicina Veterinária

2018 - Atual

Universidade Federal de Pelotas

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2016

Colégio São José

Formação complementar

2023 - 2023

Manejo de Recursos Forrageiro de Ovinos. (Carga horária: 24h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR - RS, Brasil.

2022 - 2023

Inseminação Artifical Em Tempo Fixo. (Carga horária: 2h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - DF, SENAR - DF, Brasil.

2022 - 2022

Manejo Sanitário de Bovinos de Corte. (Carga horária: 24h). , Serviço Nacional de Aprendizagem RuraI, SENAR - RS, Brasil.

2022 - 2022

Inseminação Artificial em Bovinos. (Carga horária: 40h). , Fundação Bradesco, FB, Brasil.

2019 - 2022

Aperfeiçõamento em Ingles. , TopWay Pelotas, TOP WAY, Brasil.

2021 - 2021

I Curso Teórico-Prático ClinEq de Casqueamento em Equinos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2020 - 2020

Editores e Revisores: como lidar com eles?. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Treinamento teórico práticos sobre Obstetrícia e neonatologia equina. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2019 - 2019

I Curso teórico-prático de Ultrassonografia Dopples em equinos e bovinos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2019 - 2019

4ª Capacitação Técnica em PECUÁRIA DE CORTE EM FOCO, Teórico-prático. (Carga horária: 11h). , Foco Pampeano Técnica Agropecuária, FPTA, Brasil.

2018 - 2018

2° Capacitação Técnica em PECUÁRIA DE PRECISÃO, Teórico- prático. (Carga horária: 11h). , Foco Pampeano Técnica Agropecuária, FPTA, Brasil.

2017 - 2017

Curso Jurado Jovem. , Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, ABCCC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária.

Participação em eventos

Avanços em Nutrição e Reprodução de Vacas de Cria. 2023. (Seminário).

I Símpósio de Bovinocultura de Corte. 2022. (Simpósio).

1ª Webconferência da ABRAVEQ. 2020. (Congresso).

Da Escolha do Garanhão a inseminação da Égua. 2020. (Simpósio).

Simpósio Beneficente Mulheres da Reprodução Equina - Online. 2020. (Simpósio).

Técnicas alternativas para congelação do sêmen equino.-. 2020. (Simpósio).

"Reprodução da Vaca Holandesa em Lactação: Pontos Chave" no Ciclo de Palestras em Reprodução: Manejo em Diferentes Espécies. 2019. (Simpósio).

Ciclo de Palestras em Bovinocultura. 2019. (Simpósio).

Estratégias Utilizadas na Reprodução de Ovinos no Ciclo de Palestras em Reprodução: Manejo de Diferentes Espécies Animais". 2019. (Simpósio).

Manejo Reprodutivo em Equinos no Ciclo de Palestras em Reprodução: Manejo de Diferentes Espécies Animais. 2019. (Simpósio).

Simpósio de Equinos EEquiURCAMP. 2019. (Simpósio).

Encontro de Equinos da Região Sul. 2018. (Encontro).

I ENCONTRO DE BOVINOCULTURA. 2018. (Simpósio).

I Encontro de Ovinocultura. 2018. (Seminário).

II Semana de Inovação e Tecnologia Aplicadas à Pecuária. 2018. (Simpósio).

ll Encontro Pecuário da Região Sul. 2018. (Encontro).

Encontro Pecuário da Região Sul. 2017. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • MOTTA, A. G. ; GASPERIN, B. G. ; DINIZ, A. ; MONDADORI, R. ; LAZZARI, J. ; FREITAS, K. C. . Progesterona Injetável Para Indução de Estro em Ovelhas em Anestro Sazonal. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTTA, A. G. ; CURCIO, B. R. ; PIEMOLINI, E. M. ; SOUZA, R. P. ; NOGUEIRA, C. E. W. . ClinEq ? Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Medicina de Equinos: Alternativas Remotas para Aprendizado e Disseminação da Ciência Frente à Pandemia de Covid-19. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTTA, A. G. ; CURCIO, B. R. ; SOUZA, R. P. ; ANTUNES, M. M. ; PIEMOLINI, E. M. ; NOGUEIRA, C. E. W. . ClinEq ? Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Medicina de Equinos: Alternativas Remotas para Aprendizado e Disseminação da Ciência Frente à Pandemia de Covid-19. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTTA, A. G. ; SOUZA, R. P. ; DEL PINO, T. S. ; SILVA, M. A. ; RAFAEL, L. A. ; CURCIO, B. R. . Cisto Dentígero em Equino - Relato de Caso. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIEMOLINI, E. M. ; MOTTA, A. G. ; SILVA, G. C. ; RAPHAELLI, G. M. ; WENDT, C. G. ; CURCIO, B. R. . Avaliação da variação do pH da secreção mamária de éguas em relação à proximidade do parto sob diferentes tratamentos hormonais. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2021

    Avaliação imunológica de éguas com diferentes escores corporais gestantes e não gestantes e de seus respectivos potros, Descrição: A obesidade é considerada uma alteração patológica crescente na espécie equina, principalmente em raças submetidas a provas de avaliação morfológica, como é o caso da raça Crioula. Tanto a obesidade quanto a gestação causam alterações metabólicas e imunológicas importantes.Atualmente, não há informações sobre a resposta imune em éguas obesas gestantes disponíveis na literatura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andressa Garcia Motta - Integrante / BRUNA DA ROSA CURCIO - Integrante / CARLOS EDUARDO WAYNE NOGUEIRA - Coordenador.

  • 2020 - 2021

    Efeito do uso de hormonioterapia em éguas gestantes sadias e seus neonatos, Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar o efeito do tratamento hormonal no terço final de gestação em éguas sadias e sua influência na hemodinâmicauterina, no desenvolvimento e viabilidade neonatal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andressa Garcia Motta - Integrante / BRUNA DA ROSA CURCIO - Integrante / CARLOS EDUARDO WAYNE NOGUEIRA - Coordenador.

  • 2020 - 2021

    Acompanhamento gestacional, obstétrico e neonatal na raça Crioula, Descrição: O o presente estudo visa o acompanhamento gestacional intensivo, levando a redução dos fatores de risco para o desenvolvimento neonatal, bem como o acompanhamento do desenvolvimento dos produtos provenientes dessas éguas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andressa Garcia Motta - Integrante / BRUNA DA ROSA CURCIO - Integrante / CARLOS EDUARDO WAYNE NOGUEIRA - Coordenador.

  • 2020 - 2021

    Prevalência e caracterização dos enteropatógenos presentes em potros sem diarreia e potros com diarreia do nascimento aooitavo mês de vida e determinação dos potenciais fatores de risco, Descrição: Este estudo ajudará a compreender como ocorre a colonização de enteropatógenos em potros saudáveis e com diarreia e identificar os agentes mais frequentemente encontrados em potros com diarreia, além de identificar os potenciais fatores de risco que predispõe está afecção em potros que podem ajudar a determinar métodos de prevenção e profilaxia desta afecção. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andressa Garcia Motta - Integrante / BRUNA DA ROSA CURCIO - Integrante / CARLOS EDUARDO WAYNE NOGUEIRA - Coordenador.

  • 2020 - 2021

    Influência do reforço positivo em éguas no período puerperal no relacionamento égua-potro-humano, Descrição: Independente da razão para manter um cavalo, a necessidade de um bom relacionamento entre o homem e o animal é crucial. Aprender como estabelecer um relacionamento funcional é imprescindível, e uma grande parte disso vem da compreensão de como os cavalos aprendem. A teoria de aprendizagem, o porquê e como os animais aprendem, é um aspecto importante da ciência de equitação, e nos últimos anos tem sido cada vez mais adicionado aos programas veterinários eqüinos desde que o conhecimento desses assuntos tem se mostrado útil, tanto no aumento da eficiência clínica e redução de lesões. No estudo original de 2005 conduzido por Henry et al., a teoria de aprendizagem da relacionamento égua-potro foi investigada e sua utilidade no treinamento com humanos-potros foi testada experimentalmente.Em vez de outros processos de manipulação de neonatos que envolve um grande investimento de tempo,os autores mostraram um método relativamente rápido e prático de influenciar o treinamento do potro,sem tocar no potro, mas usando a égua como modelo através do qual ensinar o potro, um método considerado com potencial significativo para o treinamento do potro. No presente estudo, pretendemos abordar a aplicabilidade de tal método em cavalos de Puro Sangue Inglês destinados para a indústria decorrida, em lugares de diferentes sistemas de manejo. Através de um investimento mínimo de tempo nos primeiros 5 dias após o parto, investigamos o uso de reforço positivo para impactar indiretamente os comportamentos dos potros até pelo menos o primeiro ano de vida. Comportamentos, treinamento,durabilidade e generalização da aprendizagem do potro serão testados para confirmar a tendência em vários sistemas de manejo. Dependendo nos resultados, a incorporação dessa técnica pode efetuar amaneira que criamos potros, valorizando como nos usamos o tempo curto durante a fase neonatal do potro. Assim incorporando teoria de aprendizagem vai fazer que nos enxergamos o cavalo de uma forma mais completa, que, por sua vez, levará a uma melhor compreensão do paciente equino, diminuirá o estresse do animal associado com manuseio difícil, diminuir as reações de medo conhecidas por causar acidentes, e aumentar a eficiência clinica das interações humano-equino. Além disso, o presente estudovai nos permitir a melhorada do entendimento no corpo científico na área de teoria de aprendizagem equino aplicado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Andressa Garcia Motta - Integrante / BRUNA DA ROSA CURCIO - Coordenador / CARLOS EDUARDO WAYNE NOGUEIRA - Integrante.

  • 2020 - 2021

    Avaliação morfométrica de éguas gestantes - desenvolvimento de novos métodos, Descrição: O uso do peso corporal de animais é essencial para planejamento nutricional, bem como para administrações de medicamentos. Hoje já existemalguns métodos para determinar o peso dos animais em locais onde não é possível realizar a pesagem em balanças como, por exemplo, o uso demedidas de circunferência torácica. Contudo, em éguas gestantes a partir do quinto mês as alterações na circunferência torácica não correspondemao seu ganho de peso. Sendo assim, faz-se necessário o uso de outros métodos para avaliação facilitada do peso dessa categoria animal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andressa Garcia Motta - Integrante / BRUNA DA ROSA CURCIO - Coordenador / CARLOS EDUARDO WAYNE NOGUEIRA - Integrante.

  • 2019 - 2021

    Estudo reprodutivo retrospectivo e prospectivo e sua relação com o desenvolvimento gestacional eperíodo neonatal em criatórios de equinos na região sul do Brasi, Descrição: Na vigência do Projeto ?Estudo reprodutivo retrospectivo e prospectivo e sua relação com odesenvolvimento gestacional e período neonatal em criatórios de equinos na região sul doBrasil? de 2015-2019 foram realizados diversos estudos tanto na raça Puro Sangue Inglês(PSI), como na Raça Crioula. Na raça PSI foi desenvolvido um trabalha a cerca da avaliaçãodo tempo de gestação em éguas PSI em diferentes estados do Brasil, com o objetivo decomparar os tempos de gestação de éguas PSI nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná eSão Paulo, relacionando os possíveis tempos de gestação com os fatores maternos, fetais eambientais. Foram utilizadas no estudo 568 gestações de éguas da raça Puro Sangue Inglês(PSI), no período entre os anos de 2001 a 2009, de criatórios de duas regiões, localizados emBagé/RS, Curutiba/ PR e Rio Claro/SP. Foi avaliada a relação dos tempos gestacionais com ofator fetal de gênero dos potros: fêmea ou macho; fatores maternos de idade: Jovens de 3-7anos (n= 269), Maduras 8-14 anos (n= 259) e Idosas 15-22 anos (n=43 éguas) e número departos; aos fatores ambientais: mês do parto, ano do parto e local residual dos animais (RS,PR, SP). Concluímos com este trabalho que as variáveis que influenciaram o tempo degestação foram: local, mês do parto, gênero do feto e idade materna. Sendo necessáriosmais estudos sobre variáveis que influenciam o Tempo de Gestação. Na raça Crioula oestudo realizado buscou descrever a capacidade de reprodução de fatores e técnicas queafetam o rendimento da raça, considerando o tempo gestacional longo da espécie e aimportância socioeconômica em torno desse mercado. Sendo, o objetivo deste estudo foiavaliar a influência da idade, método de cobertura e garanhões na taxa de prenhez e númerode ciclos por prenhez em éguas Crioulas provenientes de criatórios na região sul do RioGrande do Sul, Brasil. Foi realizado um estudo retrospectivo de três estações reprodutivasentre os anos de 2015 e 2018. Foram acompanhadas 671 éguas, de 2015 á 2018 em oitocriatórios de equinos da raça Crioula localizados na região sul do Rio Grande do Sul, Brasil.Para a cobertura, foram utilizados 80 garanhões com fertilidade conhecida, sendo realizadomonta controlada ou inseminação artificial com sêmen fresco, refrigerado ou congelado.Todos os animais avaliados neste estudo eram registrados junto a Associação Brasileira deCriadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). As éguas foram divididas em quatro grupos deacordo com a idade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andressa Garcia Motta - Integrante / BRUNA DA ROSA CURCIO - Coordenador / CARLOS EDUARDO WAYNE NOGUEIRA - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Inciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Atua como colaboradora do projeto FiBRA envolvendo fisiopatologia e biotecnologia da reprodução animal, da Universidade Federal de Pelotas.

2021 - 2021

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Vinculada ao Programa de Bolsas Acadêmicas ? Programa de Bolsas Acadêmicas de Iniciação à Extensão - Ampla Concorrência, atuando no projeto ClinEq Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Medicina de Equinos, sob a orientação da(o) Prof. CARLOS EDUARDO WAYNE NOGUEIRA

2019 - 2021

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

Outras informações:
Colaborador no Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Clínica Médica de Equinos, ClinEq. Atua auxiliando na rotina clínica e cirúrgica do setor de equinos no Hospital de Clínicas Veterinárias (HCV- UFPel).

2019 - 2019

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio

Outras informações:
Realizou treinamento extracurricular no setor de Equinos, como ativiade do Projeto "Atentimento no Hospilal de Clínicas Veterinária para treinamento em Serviço e Formação de Recursos Humanos", participando de plantões hospitalares no HCV da UFPel, durante o primeiro semestre de 2019. Totalizando 40 horas.

2018 - 2018

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Estagio Extracurricular, Enquadramento Funcional: Estágio

Outras informações:
Realizou treinamento extracurricular no setor de Equinos, como ativiade do Projeto "Atentimento no Hospilal de Clínicas Veterinária para treinamento em Serviço e Formação de Recursos Humanos", participando de plantões hospitalares no HCV da UFPel, durante o primeiro semestre de 2018. Totalizando 60 horas.

2018 - 2018

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Estagio Extracurricular, Enquadramento Funcional: Estágio

Outras informações:
Realizou treinamento extracurricular no setor de Equinos, como ativiade do Projeto "Atentimento no Hospilal de Clínicas Veterinária para treinamento em Serviço e Formação de Recursos Humanos", participando de plantões hospitalares no HCV da UFPel, durante o segundo semestre de 2018. Totalizando 80 horas.

2020 - 2021

Central Retiro Reprodução Equina

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágiario, Carga horária: 42

Outras informações:
Realizou estágio extracurricular na área de reprodução equina, na cidade de Pelotas-RS sob orientação do Médico Veterinário Gabriel de Marco Flório. Atividades acompanhadas: controle folicular em éguas. inseminação artificial, monta controlada, diagnóstico de gestação, coleta de sêmen, congelação espermática, manejo reprodutivo e controle sanitário das cabanhas acompanhadas. Durante o período de 24/08/2020 até 04/03/2021, totalizando 1.158 horas de estágio.

2020 - 2020

Médico Veterinário Rodrigo Gonzales - Autonomo

Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiário

Outras informações:
Acompanhamento dos atendimentos e atividades voltadas a Clínica e Reprodução de Equinos na cidade de Bagé - RS. Totalizando carga horária de 200 horas

2019 - 2019

Médico Veterinário Gaspar Rodrigues Hernandez - Autônomo

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário

Outras informações:
Acompanhamento dos atendimentos relacionados a Clínica e Reprodução de Grandes Animais, na cidade de Santa Vitória do Palmar - RS. Totalizando carga de 120 horas.

2021 - 2021

Stud Eternamente Rio

Vínculo: Estagiarário, Enquadramento Funcional: Estagiário

Outras informações:
Prestou estágio nas áreas de clinica médica, obstetrícia e neonatologia equina, no período de 14/07/21 a 13/08/21, prestando 10 horas diárias, totalizando 300 horas.

2021 - 2022

HorseMed Medicina de Equinos LTDA

Vínculo: Estagiarário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 42

Outras informações:
Realizou estágio extracurricular na empresa HorseMed Medicina de Equinos LTDA, no período de 04 de novembro de 2021 à 17 de janeiro de 2022, perfazendo um total de 426 horas, nas áreas de clínica, cirurgia e reprodução de equina.

2022 - 2022

Fazenda Santa Ritta II

Vínculo: Estagiarário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 42

Outras informações:
Cumpriu 300 horas de estágio extra curricular no período de 26/01/2022 a 28/02/2022 na área de Reprodução, Clínica e Manejo em Equinos, na Fazenda Santa Rita II, em Piracaia- SP sob supervisão de Maria Augusta Alonso.

2022 - Atual

Foco Pampeano - Técnica Agropecuária

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20