Aleízy Aparecida Barati Domingos

Aleízy Aparecida Barati Domingos tem seu ensino médio completo pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG, onde cursou Mecatrônica. É graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e, em sua graduação, fez parte de grupos de estudo voltados para a implementação da avaliação formativa e para o ensino de pronúncia, do Programa de Iniciação à Docência (PIBID - Língua Portuguesa) e integrou dois intercâmbios online: um para ensino e aprendizagem de Inglês e Português entre a Universidade Federal de Lavras e a Columbia University e o segundo para aprimoramento do inglês e troca cultural entre o Brasil e a Turquia (OIE Project Brazil-Turkey 2022). No momento, é mestranda na área de Literatura na UFLA e faz parte do Núcleo de Estudos Laboratório da Descolonização (NELD/UFLA), que tem como proposta o estudo de textos literários de língua portuguesa a partir da Teoria Pós-Colonial e do Grupo de Pesquisa Tempo e Literatura: Limiar, Dissonância e Inquietação (LIDII/CPNq).

Informações coletadas do Lattes em 16/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em LETRAS

2024 - Atual

Universidade Federal de Lavras
Roberta Guimarães Franco Faria de Assis.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em andamento em Pedagogia

2024 - Atual

Centro Universitário Internacional

Graduação em Letras - Português e Inglês

2019 - 2023

Universidade Federal de Lavras
Título: Fragmentações identitárias em contextos (pós)coloniais nas literaturas africanas de autoria feminina
Orientador: Larissa da Silva Lisboa Souza

Ensino Fundamental (1º grau)

2007 - 2015

Cursinho Preparatório APROVA

Formação complementar

2021 - 2021

Teaching and Learning of English and Portuguese. (Carga horária: 10h). , Columbia University, COLUMBIA, Estados Unidos.

2020 - 2020

Inteligência Emocional. (Carga horária: 10h). , Escola Conquer, CONQUER, Brasil.

2016 - 2018

Técnico em Mecatrônica. (Carga horária: 1660h). , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

Cartografias coloniais e pós-coloniais. 2023. (Outra).

I Congresso Internacional de literaturas africanas em perspectiva: homenagem a Olinda Beja. Fragmentações identitárias em contextos (pós)coloniais nas literaturas africanas de autoria feminina. 2023. (Congresso).

XXXVI CIUFLA. Fragmentações identitárias em contextos (pós)coloniais nas literaturas africanas de autoria feminina. 2023. (Congresso).

A importância do planejamento e da avaliação nas aulas de língua para um ensino mais efetivo na escola básica. 2022. (Outra).

Gêneros do discurso na escola: uma proposição didática. 2022. (Outra).

O processo de autonomia da escrita na prática de sala de aula do ensino básico. 2022. (Outra).

XXXV CIUFLA. A influência das ferramentas modernas no processo de aquisição da linguagem. 2022. (Congresso).

Connected speech phenomena in English. 2021. (Outra).

I Simpósio de Saúde Mental Neurodesenvolvimento Infantil da LAPENE. 2021. (Simpósio).

Conferência Online: Linguística Forense e Análise do Discurso: aproximações possíveis e distanciamentos necessários. 2020. (Outra).

Conferência Online: Linguística Forense e Análise do Discurso: aproximações possíveis e distanciamentos necessários. 2020. (Outra).

Estágio de licenciatura em Letras: desafios da metodologia e prática de ensino no contexto da formação remota emergencial. 2020. (Outra).

LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA INGLESA. 2020. (Outra).

Minicurso: Desmistificando o Currículo Lattes - Importância e Reflexões acerca do seu preenchimento. 2020. (Outra).

POR UM ENSINO E APRENDIZAGEM DE LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA. 2020. (Outra).

SóLetrando On-line: CONFABULANDO PERSPECTIVAS SOBRE O CURSO DE LETRAS. 2020. (Simpósio).

URGÊNCIA DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. 2020. (Outra).

V Sexta Discursiva Online: O Discurso Político Como um Jogo de Máscaras. 2020. (Outra).

Formação do Professor de Línguas em Três Continentes: retratos e reflexões. 2019. (Outra).

Oratóri-se - Protagonize a sua mensagem. 2019. (Oficina).

Saúde Mental na Universidade²: O Que Eu Sou Para Além de Estudante?. 2019. (Outra).

Semana C&T.Belle époque tropical em Recordações do escrivão Isaías Caminha: contradições sociais que aparecem como forma. 2019. (Outra).

Produções bibliográficas

  • BARATI, A ; ARAUJO, BÁRBARA DEL RIO . Belle Époque tropical em Recordações do escrivão Isaías Caminha: contradições sociais que aparecem como forma. MIGUILIM - REVISTA ELETRÔNICA DO NETLLI , v. 9, p. 442-456, 2020.

  • BARATI, A ; FRANCO, Roberta Guimarães . Ayana e a percepção de si: a condição migrante feminina em A Bagagem da Imigração, de Patrícia Moreira. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BARATI, A . Fragmentações identitárias em contextos (pós)coloniais nas literaturas africanas de autoria feminina. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARATI, A ; ARAUJO, BÁRBARA DEL RIO . Belle époque tropical em Recordações do escrivão Isaías Caminha: contradições sociais que aparecem como forma. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

ARAUJO, BÁRBARA DEL RIO ; BARATI, A . Pensar Jovem. 2020.

BARATI, A . Curso Pró-Técnico. 2022. .

BARATI, A ; CARVALHO, T. H. . Mundo da Mitologia. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Podcast).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Cartografias pós-coloniais nas literaturas de língua portuguesa, Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo construir, a partir do estudo da teoria pós-colonial, um mapeamento das obras literárias de língua portuguesa que contemplem perspectivas que se desvencilhem do constructo colonial ou neocolonial. Para tanto, o projeto intenta o trabalho com a historiografia paradigmática à discussão, as literaturas africanas, bem como com as literaturas portuguesa e brasileira. A partir das específicas ferramentas metodológicas escolhidas, será possível analisar e compreender tanto textos canônicos, como propostas artísticas inovadoras e/ou invisibilizadas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Aleízy Aparecida Barati Domingos - Integrante / Larissa da Silva Lisboa Souza - Coordenador / Maressa Cristina Gonçalves Vasconcelos - Integrante.

  • 2022 - Atual

    Correntes e poéticas contemporâneas, Descrição: Grupo de pesquisa, em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia, que tem como objetivo o estudo e discussão da produção literária contemporânea em língua portuguesa de forma comparada... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Aleízy Aparecida Barati Domingos - Integrante / Larissa da Silva Lisboa Souza - Coordenador / Rodrigo Valverde Deubila - Integrante.

  • 2014 - 2020

    TRABALHO, CULTURA E MATERIALISMO, Descrição: O grupo Trabalho, Cultura e Materialismo, inserido em uma perspectiva interdisciplinar, investiga as dimensões das ciências humanas, sociais e da literatura a partir da preocupação com a mediação entre cultura e materialidade. Busca-se desenvolver uma pesquisa científica que privilegie a compreensão das relações envolvendo as produções artísticas, simbólicas e ideológicas com as múltiplas dimensões do mundo do trabalho e da sociabilidade. O viés metodológico do estudo proposto se constrói a partir do materialismo histórico e dialético que fornece um escopo teórico amplo e profundo para promover a compreensão e a problematização de nossa realidade sócio-laboral e de suas produções estéticas e culturais com uma finalidade crítica e reflexiva. Deste modo, cada linha de pesquisa aqui composta analisará as particularidades e especificidades do objeto sem perder de vista a totalidade social de onde emerge as imbricações econômicas, politicas e culturais.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aleízy Aparecida Barati Domingos - Integrante / Barbara Del Rio Araujo - Integrante / Alex Alves Fogal - Coordenador / Lucas Guedes Vilas Boas - Integrante / Fábio Luiz Tezini Crocco - Integrante / Cristiane Felipe Ribeiro de Araujo Côrtes - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2023 - Atual

Centro Educacional Losango Dona Corina

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de nível básico, Carga horária: 3

2024 - Atual

ESCOLA ESTADUAL DE SANTO ANTONIO DO CRUZEIRO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 9