Alícia de Almeida Silva
Graduanda em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de Brasília, com ênfase na área da Geografia Física (Climatologia e Geomorfologia). Atualmente participa do Laboratório de Climatologia Geográfica (LCGEA) e do Laboratório de Geografia Física (LAGEF) e é Vice-presidente do Centro Acadêmico de Geografia (2019-2020). Foi membro da Empresa Júnior da Geografia - Astrodatum (2018-2020).
Informações coletadas do Lattes em 16/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em andamento em Geografia
2014 - Atual
Universidade de Brasília, UnB
Título: Desastres naturais associados a secas e chuvas extremas no Distrito Federal - período 1990-2019
Orientador: Rafael Rodrigues da Franca
Formação complementar
2019 - 2019
Geoprocessamento com ênfase em SIG - ArcGIS 10.5. (Carga horária: 120h). , GEOS ESCOLA, GEOS Escola, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Climatologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geomorfologia.
Participação em eventos
Clima e saúde - A dengue no Brasil. 2018. (Oficina).
Palestra: utilizando o geoprocessamento, Georreferenciamento e o cadastro ambiental rural na sua carreira profissional. 2018. (Outra).
XIII Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica. 2018. (Simpósio).
XV Encontro Regional de Geografia. 2016. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
SILVA, A. A. ; GATTO, F. D. M. ; RIBEIRO, M. E. J. ; MEDEIROS, L. F. P. ; PINHEIRO, M. A. O. ; FRANCA, R. R. . Geografia Física e as Mudanças Globais. 1. ed. Fortaleza - Ceará: EDITORA UFC, 2019. v. 1. 1327p .
-
SILVA, A. A. ; GATTO, F. D. M. ; RIBEIRO, M. E. J. ; MEDEIROS, L. F. P. ; PINHEIRO, M. A. O. ; FRANCA, R. R. . Comportamento Climatológico Da Pluviosidade No Distrito Federal - Período 1979-2009. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
Vazão hídrica em campos de murundus - Estudo de caso: Campo de murundus Golfinho/Fazenda Água Limpa (FAL/UnB) Distrito Federal, Descrição: Objetivo: quantificar a vazão do volume hídrico no campo de murundus no período de um ano para determinação de índices hídricos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alícia de Almeida Silva - Coordenador / Roselir de Oliveira Nascimento - Integrante.
-
2019 - Atual
Desastres naturais associados a secas e chuvas extremas no Distrito Federal - 1990-2019, Descrição: O Distrito Federal sempre se notabilizou pelos baixos níveis de umidade relativa do ar na estação seca, sobretudo em meses como agosto e setembro, quando a população local mais sente os impactos da progressiva deterioração da qualidade do ar sobre sua saúde e qualidade de vida. Por outro lado, durante a estação chuvosa, não são raros os episódios de chuvas extremas que causam problemas para a população de diversas regiões administrativas. Alguns desses episódios de secas e chuvas extremas deflagram a ocorrência de desastres naturais em decorrência de incêndios florestais, inundações, alagamentos e enxurradas. No Distrito Federal, os incêndios florestais ocorrem, na maioria das vezes, em áreas isoladas, afastadas dos centros urbanos, o que reduz o risco de perdas de vidas humanas, no entanto, os riscos de danos ambientais são altíssimos, seja pela perda da cobertura vegetal original, pela morte ou fuga de espécies de animais nativos ou pela ameaça aos corpos hídricos. No caso dos episódios de chuvas extremas, as perdas estão quase sempre associadas a danos materiais (em moradias, pavimentação urbana, redes de esgoto, abastecimento de água e de energia elétrica), perdas de vidas humanas e disseminação de doenças pelo contato da população com a água proveniente de enxurradas, inundações e alagamentos. Alguns desses casos têm sido observados com certa frequência em áreas urbanas vulneráveis do Distrito Federal, a exemplo de Vicente Pires, Ceilândia, Gama, Samambaia e até mesmo Asa Norte, na região administrativa do Plano Piloto. Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a ocorrência de desastres naturais associados à secas e chuvas extremas no Distrito Federal, no período 1990-2019. Enumeram-se os seguintes objetivos específicos: 1) Levantamento e análise de dados climáticos ? temperaturas, umidade relativa do ar, precipitação pluvial ? do Distrito Federal para o período 1990-2019 (30 anos). 2) Identificação e classificação dos episódios de seca no período, por duração e intensidade. 3) Identificação e classificação dos episódios de chuvas extremas no período, por duração e intensidade. 4) Levantamento de dados sobre riscos e impactos de desastres naturais associados a secas e chuvas extremas no Distrito Federal no período 1990-2019. 5) Representação cartográfica dos dados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alícia de Almeida Silva - Integrante / Rafael Rodrigues da Franca - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Pesquisa no âmbito da Geografia Física vinculada ao Laboratório de Geografia Física (LAGEF).
2018 - Atual
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Pesquisa desenvolvida no âmbito da Climatologia vinculada ao Laboratório de Climatologia Geográfica (LCGEA).
2018 - 2020
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Empresa Júnior de Geografia, Enquadramento Funcional: Membro da equipe técnica, Carga horária: 20
Outras informações:
Participação em estudos de Plano de Manejo para Unidades de Conservação (UC). Participação em estudos socioeconômicos, uso de ferramentas de geoprocessamento (ArcGis e QGis). Elaboração de mapas sociais, ambientais e econômicos.
Atividades
-
09/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Geografia.,Linhas de pesquisa
-
08/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Geografia.,Linhas de pesquisa
2020 - 2020
EGL EngenhariaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Produção e gestão de arquivos vetoriais, tabulares e raster. Adequação e análise de dados coletados através do Software ArcGIS: análises automatizadas de dados geográficos, processamento digital de imagens de satélite, georreferenciamento digital de imagens orbitais. Gestão de banco de dados em ambiente PORSTGRESQL. Elaboração de layouts para apresentação dos resultados relacionados com Projetos de Cadastro Técnico.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alícia de Almeida Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?