Bruna Goes Palma

Engenheira química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017), com graduação sanduíche pela University of Southern California (2016) e técnica química pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (2010). Durante o período de intercâmbio estagiou no verão na empresa Medtronic, onde foi responsável pela avaliação de novas membranas poliméricas para sensores de monitoramento contínuo de glicose. Anteriormente, atuou por um período de cinco anos como técnica em química na empresa Petrobrás, dando suporte laboratorial à pesquisas na área de conversão de biomassa. Experiência consolidada em diversas técnicas analíticas, desenvolvimento de catalisadores, produtos e processos.

Informações coletadas do Lattes em 15/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Química

2011 - 2017

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Projeto da Planta de Produção de Etanolaminas
Orientador: Edson Romano Marins
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Química

2007 - 2010

Instituto Federal do Rio de Janeiro

Formação complementar

2016 - 2016

Six Sigma and Lean Operations. , University of Southern California, USC, Estados Unidos.

2016 - 2016

Engineering Economy. , University of Southern California, USC, Estados Unidos.

2016 - 2016

Social Innovation Design Lab. , University of Southern California, USC, Estados Unidos.

2015 - 2015

Applications of Probability and Statistics for Chemical Engineers. , University of Southern California, USC, Estados Unidos.

2015 - 2015

Computer-Aided Chemical Process Design. , University of Southern California, USC, Estados Unidos.

2014 - 2014

Espectroscopia no Infravermelho - Fundamentos e Aplicações. (Carga horária: 24h). , Universidade Petrobras, UP, Brasil.

2014 - 2014

Básico de Análise Térmica. (Carga horária: 16h). , Universidade Petrobras, UP, Brasil.

2013 - 2013

Permissão para Trabalho. (Carga horária: 8h). , Universidade Petrobras, UP, Brasil.

2013 - 2013

Planejamento De Experimentos Em Laboratórios Químicos. (Carga horária: 40h). , Universidade Petrobras, UP, Brasil.

2013 - 2013

Cromatografia Gasosa. (Carga horária: 32h). , Universidade Petrobras, UP, Brasil.

2012 - 2012

Básico de Biossegurança,com Ênfase em Organismos Geneticamente Modificados. (Carga horária: 2h). , Universidade Petrobras, UP, Brasil.

2012 - 2012

Seminário Petrobras De Biocombustíveis E Biotecnologia. (Carga horária: 24h). , Universidade Petrobras, UP, Brasil.

2012 - 2012

Geopolítica Do Petróleo. (Carga horária: 40h). , Universidade Petrobras, UP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

VIII Workshop in Microfluidics. 2018. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Otimização das condições experimentais da reação de hidrólise da sacarose. 2014. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • QUITETE, C. P. B. ; XIMENES, V. L. ; FRAGA, A. C. ; PALMA, B. G. ; GASPAR, A. ; PORTILHO, M. . Uso de sólidos inorgânicos na conversão de cargas ácidas.. In: 18° Congresso Brasileiro de Catálise, 2015, Arraial D' Ajuda. 18° Congresso Brasileiro de Catálise, 2015.

  • QUITETE, C. P. B. ; XIMENES, V. L. ; FRAGA, A. ; PALMA, B. G. . Otimização das condições experimentais da reação de hidrólise da sacarose. In: XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014, Florianópolis. XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014.

  • QUITETE, C. P. B. ; VITOR LOUREIRO XIMENES ; FRAGA, A. C. ; PALMA, B. G. . Otimização das condições experimentais da reação de hidrólise da sacarose. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Bio-nanocompósito bambu/metais: um microreator biomimético para síntese orgânica em fluxo continuo., Descrição: Bambu para reatores químicos - O objetivo da pesquisa è o aproveitamento da anatomia do bambu para fazer com que seus canais vasculares transformem a planta em um microreator químico através da manipulação de pequenos volumes de líquido (técnica denominada microfluídica, que permite resultados mais rápidos e confiáveis). A pesquisa realizada até hoje levou a uma ideia inovadora para a criação de um dispositivo microfluídico biológico (o bambu, em si), permitindo o desenvolvimento de uma nova classe de microreatores biomiméticos (os canais do bambu), mais baratos e sustentáveis em comparação aos sistemas microfluídicos confeccionados artificialmente e atualmente disponíveis no mercado. Com o uso de nanopartículas metálicas que serão depositadas ao longo dos canais vasculares do bambu, ocorrerão reações orgânicas catalisadas pelo metal, acelerando a reação e encurtando o tempo necessário para a obtenção do produto desejado, permitindo menor desperdício dos reagentes, uso de solventes menos impactantes ao meio ambiente e um maior rendimento de uma reação orgânica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - 2016

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica Química de Petróleo Plena, Carga horária: 40

2010 - 2011

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Atividades

  • 10/2011 - 10/2016

    Pesquisa e desenvolvimento , Gerência Geral de P&D em Abastecimento e Biocombustíveis (PDAB)., .,Linhas de pesquisa

2016 - 2016

Medtronic

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária em Engenharia Química, Carga horária: 40

Outras informações:
Estágio de verão na sede da empresa em Northridge, California - EUA.

Atividades

  • 05/2016 - 08/2016

    Pesquisa e desenvolvimento , Sensor R&D, .,Linhas de pesquisa