Rafaela Freitas da Silva

Possui graduação em Abi - Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2021). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: sombrio, campesinato e movimentos sociais.

Informações coletadas do Lattes em 25/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Abi - Geografia

2016 - 2021

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: AS CONTRIBUIÇÕES DE CAIO PRADO JÚNIOR E JOSÉ DE SOUZA MARTINS PARA A GEOGRAFIA AGRÁRIA BRASILEIRA
Orientador: Carina Inserra Bernini

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

Extensão X

Formação complementar

2020 - 2020

IV Seminário Nacional do ICP - Crise do Capital Fascismo e Revolução. (Carga horária: 15h). , Instituto Caio Prado Jr, ICP, Brasil.

2017 - 2019

Extensão universitária em Centro Academico Livre de Geografia. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2017 - 2019

Extensão universitária em Centro Academico Livre de Geografia. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2017 - 2017

FEMINISMO E REVOLUÇÃO: CONQUISTAS E DESAFIOS,. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2017 - 2017

OFICINA DE DIAGNÓSTICO SÓCIO-ECONÔMICO. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia do Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Agrária.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia dos Movimentos Sociais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Urbana.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2020

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Munitora da disciplina de Movimentos Sociais, Carga horária: 20

2018 - 2019

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário - Residência Pedagógica, Carga horária: 20

Outras informações:
Participando ativamente das aulas do colégio de aplicação UFSC Residência Pedagógica: Contribuir na formação crítica dos/as licenciandos/as em Artes, Geografia, Química, Física, Matemática e Pedagogia da Udesc, por meio do Programa Residência Pedagógica e seu alcance previsto no repensar dos estágios, práticas curriculares e pedagógicas e na inserção nos contextos escolares, com ênfase no trabalho docente vinculado a Base Nacional Comum Curricular e no permanente diálogo com os profissionais da Educação Básica.

2016 - 2016

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora LABEDUSEX, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisadora no Laboratório de Educação sexual do CEAD (centro de educação à distância)

2018 - 2018

Colégio de Aplicação UFSC

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio obrigatório I e II concluídos em 2018 com o 6° ano A do colégio de aplicação.

2019 - 2019

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Vínculo: Estágiária, Enquadramento Funcional: Estagiária educacional, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio Supervisionado III realizado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Supervisionado por: Luiz Pimenta Castor, Adriana Guardiola Lunardi e Ana Maria Preve. Estágio qual, teve como proposta algo para além da sala de aula onde convivemos com a comunidade em volta do parque, moradores locais e comunidades originárias. O trabalho final foi resultado dessa vivencia, se materializando em um documentário intitulado de "Sentidos do Parque"