Kétlin Cristina Ferreira

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Desenvolveu atividades de extensão e pesquisa na área da infância no Laboratório de atividades e desenvolvimento - LAD, no grupo de pesquisa: Prática de Letramento e Ensino e Aprendizado da Língua Materna e grupo Terapia Ocupacional e atenção Integral a infância. Atualmente é mestranda em Terapia Ocupacional na linha: Promoção do Desenvolvimento Humano nos Contextos da Vida Diária.

Informações coletadas do Lattes em 25/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Terapia Ocupacional

2017 - Atual

Universidade Federal de São Carlos

Ensino Médio (2º grau)

2014 - 2016

E.E.Prof. Fernando Magalhaes

Formação complementar

2021 -

Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo. (Carga horária: 30h). , Universidade aberta do Sistema Único de Saúde, UNA-SUS, Brasil.

2021 -

A importância do brincar e da participação familiar para o desenvolvimento. (Carga horária: 15h). , AVSUS - Conhecimento livre e aberto, AVASUS, Brasil.

2021 - 2021

As diferentes linguagens artísticas e o brincar na educação infantil e na p. (Carga horária: 2h). , VIII Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural, ENAC, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Neuroexperts sobre Neurologia. (Carga horária: 22h). , Academia Brasileira de Neurologia Regional Rio de Janeiro, ABN-RJ, Brasil.

2015 - 2016

Farmacologia. , ETEC Francisco Garcia - Mococa, ETEC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    O impacto de um projeto de extensão universitária nos sujeitos envolvidos: estudantes e famílias, Descrição: A extensão é um dos eixos essenciais das instituições de ensino superior, junto da qual encontram-se a pesquisa e o ensino, responsáveis por trazer o corpo teórico e as vivências pautadas na realidade, com o intuito de formar profissionais de qualidade e capacitados. O objetivo deste trabalho é investigar o impacto de um projeto de extensão na formação profissional de discentes de uma universidade federal e identificar a percepção da comunidade sobre as ações extensionistas. Pensando na atualidade e na necessidade de isolamento social, diversas ações universitárias tiveram que ser adaptadas para o formato remoto e, nesse sentido, a presente pesquisa busca compreender de que forma um projeto de extensão utilizando teleatendimentos contribuiu para o apoio à comunidade durante esse período.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Kétlin Cristina Ferreira - Integrante / Luciana Bolsan Agnelli Martinez - Coordenador.

  • 2020 - 2021

    A compreensão dos sentimentos pela criança por meio das artes plásticas: intervenções do terapeuta ocupacional na educação infantil., Descrição: O objetivo do presente trabalho diz respeito a produção de conhecimento em relação aos benefícios de se trabalhar a compreensão dos sentimentos na educação infantil e no processo de evidenciar a importância das artes plásticas na aprendizagem infantil trazidos pelo terapeuta ocupacional e qual o grau de habilidades de motricidade fina podem ser desenvolvidas com elas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Kétlin Cristina Ferreira - Coordenador / Poliana Bruno Zuin - Integrante.

  • 2019 - 2020

    Processamento Sensorial e o Engajamento de crianças nas rotinas familiares, Descrição: O presente estudo tem como objetivo correlacionar o processamento sensorial e o engajamento em rotinas familiares de crianças em desenvolvimento típico, matriculadas no ensino infantil integral com idade de 3 anos, a partir da visão de pais e responsáveis. Com a evolução do pensamento relacionado ao desenvolvimento infantil, tem-se que hoje o desenvolvimento é um processo variável e que depende de interação. Partindo deste saber, a criança, o responsável, e o ambiente físico e social podem contribuir substancialmente e de modo interdependente para o desenvolvimento e adaptações da criança. Visando auxiliar o familiar a aperfeiçoar os resultados da criança, este estudo se debruça a estudar a inserção da família na avaliação das necessidades e na identificação das prioridades de uma possível intervenção. Partindo do pressuposto que o complexo processo de assimilação e aprendizagem acontece nos vários níveis do sistema nervoso, sendo a informação sensorial usada como nutriente para que este se possa desenvolver e a aprendizagem acontecer, é que identificaremos as possíveis correlações entre processamento sensorial e o engajamento nas rotinas familiares da criança. A coleta de dados será realizada através do preenchimento dos dois questionários pelos pais, sob supervisão da pesquisadora, durante reuniões escolares. Dessa forma pretende-se contribuir para a produção científica brasileira sobre a relação entre o processamento sensorial e engajamento de crianças, considerando que a literatura internacional é bastante produtiva sobre a temática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Kétlin Cristina Ferreira - Coordenador / Patrícia Carla de Souza Della Barba - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Processamento Sensorial e o Engajamento de crianças em rotinas domiciliares, Descrição: O projeto teve como objetivo fazer a correlação entre o processamento sensorial e o engajamento de crianças nas suas rotinas familiares. Para participar foram selecionadas crianças e pais interessados que não tivessem nenhum diagnóstico prévio, com desenvolvimento típico e 3 anos de idade, matriculadas em ensino de educação infantil. Os dados foram obtidos por meio do uso de dois instrumentos de pesquisa, sendo MEISR e SPM_P, onde os pais auto avaliaram seus filhos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Kétlin Cristina Ferreira - Coordenador / Patrícia Carla de Souza Della Barba - Integrante / Vanessa de Melo Brarros - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. , Universidade Federal de São Carlos, Jardim Guanabara, 13565905 - São Carlos, SP - Brasil, Telefone: (16) 335181111

Experiência profissional

2021 - 2022

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica

2018 - 2019

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica - FAPESP

2017 - 2017

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - 2018

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Caconde

Vínculo: Prática de Observação, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 4

Outras informações:
Setor de Cuidados Prolongados em Neurologia - Morada do Alvorecer

2021 - 2021

Crescer Espaço Sensorial

Vínculo: Estágiaria, Enquadramento Funcional: Estudante de graduação, Carga horária: 16

Outras informações:
Clínica Crescer Espaço Sensorial em Rio Claro, trabalha com crianças com problemas no processamento sensorial, grande maioria do público se caracteriza de crianças com TEA.

2022 - 2022

Unidade Saúde Escola

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio em Disfunção Física Infanto Juvenil, Carga horária: 16

Outras informações:
Realizado trabalho de intervenção com crianças, visando intervenção precoce, desenvolvimento infantil, reabilitação, adaptação escolar e melhora no desempenho das ocupações.

2022 - Atual

Hospital Universitário da UFSCar/EBSERH, HU-UFSCar/EBSERH

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio em Contextos Hospitalares, Carga horária: 16