Sidcléa Marques Cavalcanti de Moraes

Possui licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2010), especialização em Metodologia do Ensino da Música pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão - IBPEX (2012) e mestrado pelo programa de pós graduação em música da Universidade Federal de Pernambuco - PPGM/UFPE (2024). É professora de educação musical e violão popular, tendo atuado em escolas de ensino regular da rede privada e escolas Técnicas de ensino Profissional. Compositora e integrante da banda feminina do gênero forró "As Januárias". Participou como colaboradora no Dossiê do Processo de Instrução Técnica das Matrizes do Forró. Tem interesses em temas nas áreas de Musicalização infantil e Etnomusicologia.

Informações coletadas do Lattes em 14/09/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Música

2020 - 2024

Universidade Federal de Pernambuco
Título: A MULHER QUE TOCA FORRÓ: relações de gênero e perfomance musical de cantoras e instrumentistas/Socorro & Mazé, Terezinha do Acordeon e As Januárias., Ano de Obtenção: 2024
Climério de Oliveira Santos.Palavras-chave: Socorro & Mazé; Terezinha do Acordeon; As Januárias; Relações de gênero; Forró; Machismo. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Etnomusicologia.

Especialização em Metodologia do Ensino de Música

2011 - 2012

Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão
Título: A importância do uso da flauta doce como ferramenta para ensino da música no ensino básico
Orientador: Anne Maria Kottel

Graduação em Música

2005 - 2010

Universidade Federal de Pernambuco
Orientador: ---

Formação complementar

2020 - 2020

Musicar na prática: musicalização à distância e não distante. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2020 - 2020

A PEDAGOGIA DALCROZE E SUAS ESTRATÉGIAS: UMA EDUCAÇÃO POR E PARA MÚSICA. (Carga horária: 3h). , AFFINS PRODUÇÕES, A.P, Brasil.

2020 - 2020

A sociologia da educação musical: diálogo com Lucy Green. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2019 - 2019

Musicalização : Atividades para bebês e crianças até 4 anos. (Carga horária: 7h). , Breeze Rosa, BR, Brasil.

2019 - 2019

Workshop Trangalhadanças: Jogos musicais para educadores. (Carga horária: 6h). , Meni na de lá Produtora Cultural, MLPC, Brasil.

2018 - 2018

Música como recurso didático na Educação Infantil. (Carga horária: 8h). , Júlia Holanda, JÚLIA HOLANDA, Brasil.

2018 - 2018

Música para Boomwhakers Arremessados. (Carga horária: 16h). , Música e Movimento, MM, Brasil.

2017 - 2017

Dinâmicas Musicais com objetos da infância. (Carga horária: 16h). , Música e Movimento, MÚSICA E MOVIMEN, Brasil.

2016 - 2016

Rítmica Dalcroze: Educação musical para o corpo e mente. (Carga horária: 20h). , Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.

2009 - 2009

Prática de música para as escolas de Educação Básica. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Cultura.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Etnomusicologia.

Participação em eventos

X ENABET | Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia.DESABAFO: UMA MATERIALIZAÇÃO SONORA EM OPOSIÇÃO AO MACHISMO. 2021. (Encontro).

XXXI Congresso da ANPPOM. A identidade da mulher que toca forró: um estudo de caso focado em Socorro e Mazé. 2021. (Congresso).

II JORNADA FLADEM BRASIL. 2019. (Outra).

SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. 2016. (Seminário).

V CONGRESSO INTERNACIONAL SESC DE ARTE/EDUCAÇÃO. A importância da flauta doce como Ferramenta de aprendizagem da música no Ensino Básico. 2016. (Congresso).

VIII Encontro Regional da ABEM Nordeste. 2009. (Encontro).

Orientou

MAYRA BARBOSA DA SILVA

A rainha do xaxado: uma história cantada; 2021; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Sidcléa Marques Cavalcanti de Moraes;

Produções bibliográficas

  • MORAES, S. M. C. . DESABAFO: UMA MATERIALIZAÇÃO SONORA EM OPOSIÇÃO AO MACHISMO. In: X ENABET | Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2021, PORTO ALEGRE. Anais do X ENABET | Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2021.

  • MORAES, S. M. C. . A identidade da mulher que toca forró: um estudo de caso focado em Socorro e Mazé. In: XXXI Congresso da ANPPOM, 2021, JOÃO PESSOA. Anais do Congresso da ANPPOM, 2021. v. 31.

  • MORAES, S. M. C. . A FLAUTA DOC COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DA MÚSICA NO ENSINO BÁSICO. In: V CONGRESSO INTERNACIONAL SESC DE ARTE/EDUCAÇÃO, 2017, RECIFE. VIDA ARTÍSTICA : DIÁLOGOS ENTRE ARTE/EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 2017.

  • MORAES, S. M. C. . DESABAFO: UMA MATERIALIZAÇÃO SONORA EM OPOSIÇÃO AO MACHISMO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, S. M. C. . A identidade da mulher que toca forró: um estudo de caso focado em Socorro & Mazé. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, S. M. C. ; SILVA, M. B. ; SILVA, M. B. . CULTURA POPULAR E AUTORIA FEMININA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, S. M. C. . A IMPORTÂNCIA DO USO DA FLAUTA DOCE COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DA MÚSICA NO ENSINO BÁSICO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, S. M. C. . A IMPORTÂNCIA DO USO DA FLAUTA DOCE COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO BÁSICO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORAES, S. M. C. . Musicalização infantil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

MORAES, S. M. C. . Patrimônio cultural e música: pesquisa e ação cultural. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MORAES, S. M. C. . As mulheres do forró. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MORAES, S. M. C. . OFICINA - Musicalização Infantil. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAES, S. M. C. . Chama o Xaxado. 2021. Composição (estréia).

MORAES, S. M. C. ; SILVA, M. B. ; SILVA, M. B. . EU SOU JANU - AS JANUÁRIAS. 2020. Composição (estréia).

MORAES, S. M. C. ; SILVA, M. B. ; SILVA, M. B. . FEMME FESTIVAL BRASIL - AS JANUÁRIAS. 2020. Interpretação.

B, A. ; MORAES, S. M. C. . Show Adriana B Marco Zero Carnaval 2019. 2019. Interpretação.

MORAES, S. M. C. ; SILVA, M. B. ; SILVA, M. B. . 30° Simpósio Nacional de História - AS JANUÁRIAS. 2019. Interpretação.

MEDEIROS, F. ; MORAES, S. M. C. . Carmina Burana - Coro universitário. 2018. Interpretação.

MORAES, S. M. C. ; SILVA, M. B. ; SILVA, M. B. . MOMENTO PUXA O FOLE. 2018. Interpretação.

MORAES, S. M. C. . OBRIGADO CRIATIVA. 2018. Composição (estréia).

MEDEIROS, F. ; MORAES, S. M. C. . CONCERTO DE ENCERRAMENTO DO CICLO BEETHOVEN. 2014. Interpretação.

MEDEIROS, F. ; MORAES, S. M. C. . REQUIEM DE W. A. MOZART. 2009. Interpretação.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2023

Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de violão, Carga horária: 40

2009 - 2015

Centro Educacional Universia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Musical, Carga horária: 20

Outras informações:
PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

2012 - Atual

Escola Infantil Criativa

Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Musical

2014 - 2014

Creche Beneficente Menino Jesus

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Instrutora de Música, Carga horária: 12

2013 - 2013

Creche Beneficente Menino Jesus

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Instrutora de Música, Carga horária: 12

2012 - 2012

Creche Beneficente Menino Jesus

Vínculo: PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, Enquadramento Funcional: Instrutora de Música, Carga horária: 12

2011 - 2011

Creche Beneficente Menino Jesus

Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Instrutora de Música, Carga horária: 12

2013 - 2014

CENTRO DESPORTIVO EXPONENTE LTDA

Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE VIOLÃO, Carga horária: 4

2006 - 2008

Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Música, Carga horária: 24

Outras informações:
Estágio com bolsa na Escola Municipal de Artes João Pernambuco

2006 - 2006

Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife

Vínculo: Estágio voluntário, Enquadramento Funcional: Professora de Música Voluntária., Carga horária: 6