Gustavo Gomes Dib

Aluno de Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Acre, membro do grupo de pesquisa SOMMAUM, com atuação na área de Práticas Integrativas e Tradicionais, com ênfase em auriculoterapia e musicoterapia. Membro da Liga Acadêmica de Práticas Integrativas e Tradicionais (LAPITS). Ex monitor das disciplinas de Anatomia I e Metodologia Científica, no curso de Medicina da Universidade Federal do Acre. Curso de Licenciatura em Matemática incompleto pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Membro do coral da Universidade Federal do Acre, como pianista. Bolsista de iniciação científica do CNPq no projeto de pesquisa "Medicina Tradicional Chinesa, Música e Insuficiência Cardíaca: um estudo piloto." Em relação à música, toco piano, teclado, violão e ukulele.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Medicina

2018 - Atual

Universidade Federal do Acre

Graduação interrompida em 2018 em Licenciatura em Matemática

2018 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Ano de interrupção: 2018

Ensino Médio (2º grau)

2015 - 2017

colegio cba

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em Curso Básico de Auriculoterapia. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.

2018 - 2018

Curso Básico de Sutura. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Práticas Integrativas e Tradicionais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Seminário Integrado Ensino, Pesquisa e Extensão.AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DE ESTRABISMO E MÁ POSTURA CERVICAL ASSOCIADA?. 2019. (Seminário).

I Seminário Integrado Ensino, Pesquisa e Extensão.AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DE SEQUELAS DO AVC. 2019. (Seminário).

VI Seminário Integrado de Extensão Universitária, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Acre.Práticas Integrativas e Complementares no Hospital do Idoso. 2019. (Seminário).

VI Seminário Integrado de Extensão Universitária, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Acre - UFAC.Curso Básico de Auriculoterapia. 2019. (Seminário).

XXVIII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Acre ? Ufac.AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DE SEQUELAS DO AVC. 2019. (Seminário).

XXVIII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Acre ? Ufac.AURICULOTERAPIA NO TRATAMENTO DE ESTRABISMO E MÁ POSTURA CERVICAL ASSOCIADA. 2019. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Monica da Silva Nunes

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, MÚSICA E INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: UM ESTUDO PILOTO; ; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Acre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Monica da Silva Nunes

Disciplina de Metodologia Cientifica; 2019; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal do Acre; Orientador: Monica da Silva Nunes;

Alanderson Alves Ramalho

Efeitos da terapia com música, segundo a Medicina tradicional Chinesa, na qualidade do sono de pacientes com Insuficiência Cardíaca; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Acre, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DIB, G. G. . Matemática básica. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Medicina Tradicional Chinesa, Música e Insuficiência Cardíaca: Um Estudo Piloto, Descrição: Na Medicina Tradicional Chinesa (M.T.C), o nosso organismo possui um sistema interno do corpo que é dividido em cinco órgãos (coração, fígado, baço, pulmões e rins) e seis vísceras (estômago, intestino delgado, intestino grosso, vesícula biliar, bexiga e triplo aquecedor). Cada órgão e víscera está relacionado e ressona a uma emoção, temperamento, som, timbre, modos e escalas musicais e determinados tipos de música, sendo esta conhecida como a Teoria dos 5 elementos e Teoria Zhang Fu. Musicoterapia dos 5 elementos é o termo designado para a utilização da Música com intuito terapêutico na Medicina Tradicional Chinesa, utilizando-se da Lei dos 5 movimentos ou elementos. As músicas são classificadas conforme os elementos Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. Analisando o coração diante da Medicina Chinesa, percebe-se que o Coração (Xin) tem funções como Governar o sangue (Xue), controlar os vasos sanguíneos (Xue Mai), manifestar-se na compleição, abrigar a mente, abrir-se na língua e controlar a sudorese. Além disso, sabe-se que as emoções como alegria, tristeza e fúria estão relacionadas diretamente com o funcionamento do coração. Baseado nesses conceitos, iremos propor uma intervenção com utilização de música baseada na Teoria dos 5 elementos da Medicina Tradicional Chinesa destinada a pacientes com Insuficiência Cardíaca, para melhoria da qualidade de vida, redução da insônia e de sintomas depressivos e de desesperança.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Gustavo Gomes Dib - Coordenador / Mônica Da Silva-Nunes - Integrante / Vitor Hugo Leocadio de Oliveira - Integrante / Alanderson Alves Ramalho - Integrante / Edivanio Gonçalves da Silva Santos - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Certificado de Aluno Destaque, Projeto Alfa Rio Branco- Liga Acadêmica de Emergências Médicas e Trauma.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    Universidade Federal do Acre

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

    Atividades

    • 01/2019

      Extensão universitária , Departamento de Ciências da Saúde e Educação Física, .,Atividade de extensão realizada, Práticas Integrativas e Complementares no Hospital do Idoso.

    • 01/2019

      Extensão universitária , Departamento de Ciências da Saúde e Educação Física, .,Atividade de extensão realizada, MiAuMigos.

    • 01/2019

      Extensão universitária , Departamento de Ciências da Saúde e Educação Física, .,Atividade de extensão realizada, Ações da LAPITS em Auriculoterapia, Musicoterapia, Homeopatia e Práticas Corporais Chinesas.