Joana Carvalho de Castro

Possui graduação em Ciências Biológicas licenciatura pela Universidade Luterana do Brasil (2016/2), e graduação em Ciências Biológicas bacharel pela Universidade Luterana do Brasil (2023/2). Atua como monitora em educação ambiental na fazenda QUINTA DA ESTÂNCIA em Viamão/RS, leciona matemática na rede publica estadual de ensino e atua no controle de pragas em empresa privada. Atualmente Professora de matemática na rede Estadual de ensino 20h na E. E. E. F. Prof Aurora Peixoto de Azevedo Inicio 01/2022.

Informações coletadas do Lattes em 15/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Supervisão Educacional

2024 - Atual

Faculdade do Grupo UNIASSELVI

Graduação em Ciências Biológicas

2021 - 2023

Universidade Luterana do Brasil
Título: Conhecimento que gera apego, que gera preservação
Orientador: Juliana da Silva

Graduação em Ciências Biológicas

2012 - 2016

Universidade Luterana do Brasil
Título: Educação ambiental
Orientador: Diego Jung
Bolsista do(a): educa mais brasil, EMB, Brasil.

Formação complementar

2024 - 2024

MATA ATLÂNTICA VAI À ESCOLA. (Carga horária: 62h). , Instituto Superior de Educação de São Paulo, ISESP/Singularid, Brasil.

2018 - 2020

Gestão e Educação ambietal. (Carga horária: 400h). , Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.

2015 - 2015

Competências Transversais em Educação Ambiental. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.

2015 - 2015

Os Princípios Básicos da Anatomia Humana. (Carga horária: 45h). , Cursos On Line Buzzero, BUZZERO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

Participação em eventos

Avanços Necessários para a Educação Ambiental no contexto das mudanças climáticas e conservação da biodiversidade.Avanços Necessários para a Educação Ambiental no contexto das mudanças climáticas e conservação da biodiversidade. 2024. (Outra).

Curso: Leptospirose: transmissão, diagnóstico, tratamento e prevenção.Leptospirose: transmissão, diagnóstico, tratamento e prevenção. 2024. (Outra).

Curso MATA ATLÂNTICA VAI À ESCOLA.MATA ATLÂNTICA VAI À ESCOLA. 2024. (Outra).

Seminário Nacional de Educação Especial: acessibilidade, currículo e planejamento educacional.Seminário Nacional de Educação Especial: acessibilidade, currículo e planejamento educacional. 2024. (Seminário).

CURSO DE INICIAÇÃO E ATUALIZAÇÃO, MATEMÁTICA E LITERATURA: UMA FORMA DIFERENTE DE AVALIAR.CURSO DE INICIAÇÃO E ATUALIZAÇÃO, MATEMÁTICA E LITERATURA: UMA FORMA DIFERENTE DE AVALIAR. 2022. (Encontro).

"Minicurso em Entomologia: Morfologia Comparada de Insetos". 2021. (Outra).

CONEXÃO Bayer ?Desafios nos controles de roedores?. 2021. (Oficina).

CONEXÃO Bayer ?Desmistificando o Controle de Escorpiões?. 2021. (Oficina).

Curso: Controle e Manejo de Pragas Urbanas - EAD.Controle e Manejo de Pragas Urbanas - EAD. 2021. (Outra).

I Congresso Brasileiro On-line de Biologia de Insetos. I Congresso Brasileiro On-line de Biologia de Insetos. 2021. (Congresso).

I Congresso Nacional de Entomologia online (I Conaent). I Congresso Nacional de Entomologia online (I Conaent). 2021. (Congresso).

II Encontro de Entomologia e Conservação da Biodiversidade.II Encontro de Entomologia e Conservação da Biodiversidade. 2021. (Encontro).

II Simpósio Fluminense de Zoologia.II Simpósio Fluminense de Zoologia. 2021. (Simpósio).

1o Simpósio Virtual de Ciências Biológicas da ESALQ/USP.To Infinity and Beyond: Para onde nos levam os avanços na tecnologia de sequenciamento de DNA. 2020. (Simpósio).

1o Simpósio Virtual de Ciências Biológicas da ESALQ/USP.Ciências e Descolonização do Saber: contribuiçõesda educaçãodas relações étnico-raciais. 2020. (Simpósio).

1o Simpósio Virtual de Ciências Biológicas da ESALQ/USP.Como o Brasil pode se preparar para a próxima pandemia?. 2020. (Simpósio).

1o Simpósio Virtual de Ciências Biológicas da ESALQ/USP.Mulheres na Ciência: dos desafios à revolução e conquistas. 2020. (Simpósio).

1o Simpósio Virtual de Ciências Biológicas da ESALQ/USP.Por que ainda fazemos experimentação animal?. 2020. (Simpósio).

1o Simpósio Virtual de Ciências Biológicas da ESALQ/USP.Influência dos hidrocarbonetos policíclicos aromáticos na ecofisiologia de peixes marinhos. 2020. (Oficina).

1º dia da XII Semana de Tecnologia e Meio Ambiente.1º dia da XII Semana de Tecnologia e Meio Ambiente. 2020. (Outra).

2º dia da XII Semana de Tecnologia e Meio Ambiente.2º dia da XII Semana de Tecnologia e Meio Ambiente. 2020. (Outra).

3º dia da XII Semana de Tecnologia e Meio Ambiente.3º dia da XII Semana de Tecnologia e Meio Ambiente. 2020. (Outra).

4º dia da XII Semana de Tecnologia e Meio Ambiente.4º dia da XII Semana de Tecnologia e Meio Ambiente. 2020. (Outra).

5º dia da XII Semana de Tecnologia e Meio Ambiente.5º dia da XII Semana de Tecnologia e Meio Ambiente. 2020. (Outra).

Competências Profissionais, Emocionais e Tecnológicas para Tempos de Mudança.Competências Profissionais, Emocionais e Tecnológicas para Tempos de Mudança. 2020. (Outra).

Congresso Nacional de Entomologia online (IConaent). Congresso Nacional de Entomologia online (IConaent). 2020. (Congresso).

Curso COVID-19: Desafios e estratégias para profissionais da saúde.COVID-19: Desafios e estratégias para profissionais da saúde. 2020. (Outra).

CURSO INTRODUTÓRIO ONLINE DE BIOLOGIA FORENSE.CURSO INTRODUTÓRIO ONLINE DE BIOLOGIA FORENSE. 2020. (Outra).

I Congresso Brasileiro de Biologia Molecular On-line. 2020. (Congresso).

I Congresso On-line Internacional de Sustentabilidade: Um olhar sobre os ODS. I Congresso On-line Internacional de Sustentabilidade: Um olhar sobre os ODS. 2020. (Congresso).

III Encontro de Grupos de Estudo de Animais Selvagens do Sul do Brasil.III Encontro de Grupos de Estudo de Animais Selvagens do Sul do Brasil. 2020. (Encontro).

I SIMPÓSIO FLUMINENSE DE ZOOLOGIA.I SIMPÓSIO FLUMINENSE DE ZOOLOGIA. 2020. (Simpósio).

Assistente em Aula Inaugural dos Cursos de Licenciatura.O Trajeto do Lixo e o Sonho de Um Planeta Sustentãvel. 2015. (Outra).

2º Seminário de Áreas Protegidas - Conservação, bio-diversidade e e proteção jurídica. 2014. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • TORRES, M. S. ; CASTRO, J. C. . Competências transversais em Educação Ambiental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANGOI, P. R. ; SCHWANKE, C. ; HAPP, D. ; CASTRO, J. C. . Curso de extensão em fundamentos de Bioinformática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA JUNIOR, J. M. ; CARRARA, D. K. ; CASTRO, J. C. . Cadastro Ambiental Rural. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SCHUUR, F. A. ; BRETAS, A. ; CASTRO, J. C. . Animais Silvestres. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CASTRO, J. C. . 2º Seminário de áreas protegidas - Conservação, biodiversidade e proteção juridíca. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

Quinta da Estância

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora

2022 - Atual

E. E. E. F. Profª Aurora Peixoto de Azevedo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 20

2016 - 2017

Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividades desempenhadas: Docência nas disciplinas de Física, Química e Ciências, atuando nos anos oitavo e non, desenvolvendo e aplicando o conteúdo acadêmico, entre aulas práticas e sala de aula. Atividade em Tabela Periódica, Força e Movimento, e Sistemas do Corpo Humano.