MARIA EUGÊNIA RODRIGUES ALCÂNTARA

Graduada e mestra em design pela Universidade de Brasília (UnB). Participou nos anos de 2018, 2019 e 2020 em pesquisa de extensão com o grupo de pesquisa "BRASÍLIA IMAGINADA: a cidade representada por meio dos seus processos simbólicos", também pela Universidade de Brasília. Foi bolsista da CAPES em 2018 e 2019 com sua pesquisa de dissertação sobre as relações de tecnologia e sociedade através da história do design e analise da atual relação de redes sociais e tecnopolítica por meio do movimento #ELENÃO. Atualmente trabalha com UX Design & Research

Informações coletadas do Lattes em 15/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Design

2018 - 2021

Universidade de Brasília, UnB
Título: O DESIGN COMO POTENCIALIZADOR DA ESTÉTICA SOCIOPOLÍTICA NO MOVIMENTO #ELENÃO
, Ano de Obtenção: 2021.Daniela Favaro Garrossini.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: design; cidades; estudos em design; político-estético; imaginário.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação / Especialidade: Lógicas e Semântica de Programas. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética e Filosofia da Arte. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Design de Ambientes

2013 - 2017

Universidade Federal de Goiás
Título: Instalação sensorial promovendo emoções: um convite a refletir sobre o tempo na contemporaneidade
Orientador: Maria Luiza de Ulhôa Carvalho

Formação complementar

2022 - 2022

UX Research: entrevistas com usuários. (Carga horária: 8h). , Alura, ALURA, Brasil.

2022 - 2022

UX Usability. (Carga horária: 10h). , Alura, ALURA, Brasil.

2022 - 2022

Teste de usabilidade parte 1: seu produto é fácil de usar?. (Carga horária: 3h). , Alura, ALURA, Brasil.

2022 - 2022

UX: entenda a experiência de usuário. (Carga horária: 8h). , Alura, ALURA, Brasil.

2022 - 2022

HTML5 e CSS3. (Carga horária: 8h). , Alura, ALURA, Brasil.

2022 - 2022

UX Produto. (Carga horária: 2h). , Alura, ALURA, Brasil.

2022 - 2022

UX Research: entrevistas com equipes internas. (Carga horária: 6h). , Alura, ALURA, Brasil.

2022 - 2022

UX Research: análise de concorrentes. (Carga horária: 8h). , Alura, ALURA, Brasil.

2022 - 2022

Figma: design visual de um site mobile. (Carga horária: 10h). , Alura, ALURA, Brasil.

2022 - 2022

Figma: componentes da interface. (Carga horária: 10h). , Alura, ALURA, Brasil.

2022 - 2022

Design Thinking: viabilizando soluções. (Carga horária: 8h). , Alura, ALURA, Brasil.

2021 - 2021

Foundations of User Experience (UX) Design. , Coursera, C, Estados Unidos.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Artes Plásticas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Urbanismo.

Organização de eventos

FOSTER, Lucas ; ALCÂNTARA, M. E. R. . World Creativity Day. 2020. (Outro).

Participação em eventos

P & D design. 2022. (Congresso).

Curso sobre a 'Sociedade do Espetáculo', ministrado por Gabriel Zacarias. 2020. (Oficina).

Seminário: O que são guerras híbridas. 2020. (Seminário).

Campus Party Brasília.Como o excesso de conectividade interfere nas relações humanas. 2019. (Outra).

ENCONTRO NACIONAL DEMOCRACIA E POBREZA,. 2019. (Encontro).

IV Ciclo Nacional de Estudos do Discurso e IV Cartografias do Contemporâneo - Práticas de liberdade: do enunciado à estética de si,. 2019. (Congresso).

VIII COMA - Coletivo em Artes Visuais [Atlas para o futuro: a pesquisa em artes na universidade],.comunicação Insiders e Outsiders: entre o Desvio e a Mercantilização da Arte Urbana em Brasília.. 2019. (Simpósio).

Casa fora de casa.Oficina do Bairro. 2018. (Oficina).

Casa fora de casa.Instalações Urbanas. 2018. (Oficina).

Casa fora de Casa - Oficina de pavilhão experimental. 2018. (Oficina).

II Seminário Internacional de Pesquisa em Design ? Urbanidades, Representações e Agenciamentos. 2018. (Seminário).

Seintegra!. 2017. (Encontro).

NDesign. 2014. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • ALCÂNTARA, M. E. R. . Maternidades Plurais. In: Ana Carolina Eiras Coelho Soares, Camilla de Almeida Santos Cidade, Vanessa Clemente Cardoso. (Org.). Maternidades plurais: os diferentes relatos, aventuras e oceanos das mães cientistas na pandemia. 1ed.Belford Roxo - RJ: Bindi, 2020, v. , p. 1-824.

  • ALCÂNTARA, M. E. R. ; GARROSSINI, Daniela . O design enquanto dispositivo: a estética sociopolítica do movimento #EleNão. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALCÂNTARA, M. E. R. . #ELENÃO!. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALCÂNTARA, M. E. R. ; ALMEIDA, Taís . A relação de imaginário, pertencimento e identidade na cidade de Brasília: um olhar sobre as passagens subterrâneas do Plano Piloto. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALCÂNTARA, M. E. R. ; ALMEIDA, Taís . Insiders e Outsiders: entre o desvio e a mercantilização da arte urbana em Brasília. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2021

Eixo Digital

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista de mídias pagas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2022 - Atual

DXC Technology

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: UX Architect, Carga horária: 40