Lucas Guterres
Acadêmico do curso de Engenharia Acústica na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do curso de Gestão Comercial pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR), tem vivências acadêmicas, profissionais e voluntárias com grande experiência na área de gestão. Membro da comissão organizadora do International Noise Awarness Day (INAD-SM) desde 2014 desenvolvendo a campanha com palestras em empresas e escolas na região central do estado do Rio Grande do Sul; atuou na Coordenadoria de Ações Educacionais da UFSM (CAED-UFSM) como tradutor/intérprete de LIBRAS durante quatro anos acompanhando os acadêmicos surdos e desenvolvendo projetos de inclusão na instituição; é membro fundador da Associação Acadêmica Atlética das Engenharias da UFSM (AAAE-UFSM) e, de 2015 a 2017 assumiu o cargo de vice presidente; é consultor pós-júnior na Projep Jr, empresa vinculada ao curso de Engenharia de Produção da UFSM coordenada e mantida por alunos da graduação que prestam serviços de consultoria na área de gestão empresarial, atuou junto ao departamento comercial da empresa; trabalhou com projetos de ensino, pesquisa e extensão em diversas áreas de conhecimento; atualmente, é estagiário no setor comercial da Ultragaz, a maior e mais bem estruturada empresa de distribuição de GLP do País, pertencente ao Grupo Ultra, um dos maiores grupos empresariais brasileiros com atuação em diversos segmentos. Atua na base Canoas/RS no segmento GLP envasado, atuando como sales development representative (SDR) para a linha industrial e desenvolvendo projeto de estágio na área de inteligência comercial em ambientes digitais; ainda, tem formação técnica no curso de Comunicação e Programação de Rádio pelo Centro Brasileiro de Treinamentos e Cursos (CEBRATEC), atuando, hoje, como comunicador e consultor comercial pela Rádio Real de Canoas, tendo experiência com gestão de empresas de radiodifusão; por fim, é voluntário na ONG Esquadrão da Alegria, grupo que trabalha com palhaçaria hospitalar nas cidades de Santa Maria, Porto Alegre e Canoas. | E-mail para contato: engenheiro.guterres@gmail.com | LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/ohguterres/
Informações coletadas do Lattes em 15/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2019 - 2019
Extensão universitária em NR 6 Básico - Equipamento de Proteção Individual (EPI). (Carga horária: 20h). , Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Meio Ambiente. (Carga horária: 1h). , Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em NR 9 Básico - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA. (Carga horária: 35h). , Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em NR 8 Básico - Edificações. (Carga horária: 20h). , Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Segurança do Trabalho. (Carga horária: 35h). , Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em NR 17 Básico - Ergonomia. (Carga horária: 40h). , Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em NR 5 Básico - Introdução à CIPA. (Carga horária: 20h). , Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Minicurso de CorelDRAW. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Minicurso de SketchUp. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2018 - 2018
CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O VOLUNTARIADO. (Carga horária: 18h). , Serviço Social do Comércio de Santa Maria, SESC SM, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Noções de HP50g. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Acústica de Edifícios: Noções Básicas.. (Carga horária: 4h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em LaTex Básico. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2017 - 2017
Intermediário Superior. (Carga horária: 90h). , Yázigi Santa Maria, YÁZIGI SM, Brasil.
2016 - 2016
Intermediário. (Carga horária: 90h). , Yázigi Santa Maria, YÁZIGI SM, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Caixas Acústicas e Alto-Falantes. (Carga horária: 14h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Capacitação do Portal de Periódicos da CAPES. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Introdução à acústica subaquática. (Carga horária: 7h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Sistemas de reprodução de áudio, do mono aural ao ambisonics. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2014 - 2015
Pré Intermediário. (Carga horária: 90h). , Yázigi Santa Maria, YÁZIGI SM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gestão Empresarial.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão Comercial.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Sistemas de Radiodifusão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ruído Ambiental.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Acústica Arquitetônica.
Organização de eventos
Guterres, L. ; SANTOS FILHA, V. A. V. . International Noise Awareness Day - INAD Santa Maria. 2019. (Outro).
Guterres, L. . III Seminário Gaúcho de Acústiva e Vibrações - SeGav. 2018. (Outro).
Guterres, L. ; SANTOS FILHA, V. A. V. . International Noise Awareness Day - INAD Santa Maria. 2018. (Outro).
Guterres, L. . II Semana Acadêmica da Engenharia Acústica UFSM. 2018. (Outro).
Guterres, L. ; SANTOS FILHA, V. A. V. . International Noise Awareness Day - INAD Santa Maria. 2017. (Outro).
Guterres, L. . 14º Congresso de Engenharia de Áudio da AES Brasil. 2016. (Congresso).
Guterres, L. ; SANTOS FILHA, V. A. V. . International Noise Awareness Day - INAD Santa Maria. 2016. (Outro).
Guterres, L. ; SANTOS FILHA, V. A. V. . International Noise Awareness Day - INAD Santa Maria. 2015. (Outro).
PAUL, S. ; SANTOS FILHA, V. A. V. ; Guterres, L. . International Noise Awareness Day - INAD Santa Maria. 2014. (Outro).
Participação em eventos
12 Salão de Extensão - Jornada Acadêmica Integrada da UFSM.AVALIAÇÃO DA INTELIGIBILIDADE E DAS CONDIÇÕES ACÚSTICAS DE SALAS DE AULA DE ESCOLAS PÚBLICAS A PARTIR DE AURILIZAÇÕES OBTIDAS POR MEDIÇÕES E SIMULAÇÕES. 2019. (Outra).
Café com NEJ-SM. 2019. (Encontro).
33 Salão de Iniciação Científica - Jornada Acadêmica Integrada da UFSM. RUÍDO E SAÚDE NA COMUNIDADE. 2018. (Exposição).
33 Salão de Iniciação Científica - Jornada Acadêmica Integrada da UFSM. ACÚSTICA E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DE PARÂMETROS ACÚSTICOS RELACIONADOS À INTELIGIBILIDADE DA FALA EM SALA DE AULA DO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UFSM.. 2018. (Exposição).
3 Seminário de Acústica e Vibrações.DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O RUÍDO 2018: AÇÕES DO CURSO DE ENGENHARIA ACÚSTICA NA CAMPANHA MUNICIPAL DE SANTA MARIA. 2018. (Seminário).
5 Descubra UFSM. Expositor da bancada do curso de Engenharia Acústica. 2018. (Exposição).
2 Seminário de Acústica e Vibrações. 2017. (Seminário).
32 Salão de Iniciação Científica - Jornada Acadêmica Integrada da UFSM. PROJETO ACÚSTICO DE RESTAURANTE: ANÁLISE DOS PARAMETROS ACÚSTICOS DO RECINTO OBTIDOS POR SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL.. 2017. (Exposição).
32 Salão de Iniciação Científica - Jornada Acadêmica Integrada da UFSM. PROJETO ACÚSTICO DE RESTAURANTE: ANÁLISE MODAL E ESTATÍSTICA PARA TRATAMENTO DO RECINTO.. 2017. (Exposição).
4 Descubra UFSM. Expositor da bancada do curso de Engenharia Acústica. 2017. (Exposição).
14 Congresso de Engenharia de Áudio da AES Brasil. 2016. (Congresso).
3 Descubra UFSM. Expositor da bancada do curso de Engenharia Acústica. 2016. (Exposição).
2 Descubra UFSM. Expositor da bancada do curso de Engenharia Acústica. 2015. (Exposição).
1 Descubra UFSM. Expositor da bancada do curso de Engenharia Acústica. 2014. (Exposição).
Outras produções
Guterres, L. ; SOARES, R. Z. . Processo de Seleção 2019 - ONG Esquadrão da Aelgria. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Guterres, L. ; SOARES, R. Z. . A ONG Esquadrão da Alegria - Santa Maria. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Guterres, L. ; SOARES, R. Z. ; VARONE, B. . ONG seleciona novos voluntários para atividades em hospitais.. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Guterres, L. ; SOARES, R. Z. . O Papel das ONG's na Sociedade.. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FRANZEN, C. A. F. ; Guterres, L. ; MONTAGNER, R. . Centro de Educação da UFSM completa 50 anos em 2020. 2019. (Gravação de Notícia para Rádio).
MONTAGNER, R. ; FRANZEN, C. A. F. ; Guterres, L. . Arroz sem uso de defensivos, da produção ao consumo.. 2019. (Gravação de Notícia para Rádio).
MONTAGNER, R. ; FRANZEN, C. A. F. ; Guterres, L. . UFSM no topo do ranking gaúcho de aprovação no exame da OAB. 2019. (Gravação de Notícia para Rádio).
MONTAGNER, R. ; FRANZEN, C. A. F. ; Guterres, L. . Acervo de livros doados por professor emérito da UnB para a Biblioteca Setorial do CCSH-UFSM. 2019. (Gravação de Notícia para Rádio).
MONTAGNER, R. ; FRANZEN, C. A. F. ; Guterres, L. . Rio Grande do Sul faz colheita record de soja. 2019. (Gravação de Notícia para Rádio).
Guterres, L. ; FRANZEN, C. A. F. ; MONTAGNER, R. . Livro divulga a viola caipira e sua história. 2019. (Gravação de Notícia para Rádio).
FRANZEN, C. A. F. ; Guterres, L. ; MONTAGNER, R. . Saiba como as alergias acontecem. 2019. (Gravação de Notícia para Rádio).
Guterres, L. ; MONTAGNER, R. ; FRANZEN, C. A. F. . Outubro é o mês da Segurança Cibernética. 2019. (Gravação de Notícia para Rádio).
FRANZEN, C. A. F. ; Guterres, L. ; MONTAGNER, R. . 2020 terá vários feriados prolongados. 2019. (Gravação de Notícia para Rádio).
MONTAGNER, R. ; FRANZEN, C. A. F. ; Guterres, L. . TV Campus da UFSM lança o documentário 'Novas Abordagens em Educação'. 2019. (Gravação de Notícia para Rádio).
Projetos de pesquisa
-
2017 - 2018
DESEMPENHO ACADÊMICO E APOIO PEDAGÓGICO PARA ESTUDANTES SURDOS DA UFSM USUÁRIOS DE LIBRAS, Descrição: Com significativo impacto nos diferentes campos do saber, as políticas de inclusão social e a democratização do acesso ao Ensino Superior implementadas pelo Governo Federal promovem mudanças. Na Universidade Federal de Santa Maria-RS foi implementado, a partir do ano de 2008, o vestibular em Libras para candidatos surdos, amparados pela Resolução 011/07, colaborando para um aumento significativo do número de estudantes surdos nos diversos cursos de graduação da UFSM. Entretanto, o acesso favorecido não é garantia das condições de permanência e conclusão, diante do que se necessita implantar estratégias para que esses estudantes possam permanecer no espaço acadêmico, alcançando o melhor nível de produtividade e desempenho nos seus objetivos de formação profissional. O objetivo deste projeto é discutir os desafios da aprendizagem dos estudantes surdos inseridos na educação superior da UFSM, bem como desenvolver estratégias de apoio e acompanhamento pedagógico. Quanto aos aspectos metodológicos utilizados, será feito uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa de dados, considerando o histórico escolar e a integralização usando a ferramenta intranet da Instituição, Sistema de Informações Educacionais (SIE) que possibilita a materialização do levantamento do rendimento acadêmico. Os resultados obtidos serão tabulados graficamente para análise, permitindo conhecer o desempenho individual dos estudantes, para posteriormente entrevistá-los individualmente e a partir de suas demandas, o CAED desenvolver estratégias de apoio pedagógico e acompanhamento para estes estudantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucas Guterres - Integrante / Silvia Maria de Oliveira Pavão - Coordenador / Mariléia Lúcia Stolz - Integrante / Silva Nara Fagundes Domingues - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Santa Maria. , Universidade Federal de Santa Maria, Camobi, 97105900 - Santa Maria, RS - Brasil, Telefone: (055) 32208000
Experiência profissional
2019 - 2020
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações:
Aluno selecionado para atuação em projetos visando melhorias das condições acústicas das salas de aulas de escolas do município de Santa Maria, trabalhando com simulações, medições e análises envolvendo as áreas de Acústica Arquitetônica, Acústica Subjetiva, Psicoacústica, Auralização e Educação.
2019 - 2020
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Comunicador
Outras informações:
Comunicador pelas emissoras de rádio da instituição, UniFM 107.9 e Universidade 800AM, gravando notas informativas para o programa Campus da Gente.
2014 - 2018
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Intérprete de LIBRAS, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação como Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), acompanhando os acadêmicos surdos da UFSM, através do Núcleo de Acessibilidade, vinculado à Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED) e desenvolvendo projetos de inclusão dentro da instituição.
2019 - 2020
Projep Jr.Vínculo: Consultor Júnior, Enquadramento Funcional: Consultor Comercial, Carga horária: 20
Outras informações:
Consultor comercial da empresa júnior, que é vinculada ao curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria, coordenada e mantida apenas por alunos da graduação da universidade e que presta serviços na área de gestão empresarial. Atuou na área comercial com ações de prospecção e qualificação de leads.
2019 - Atual
Rádio AtlântidaVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Radialista
Outras informações:
Comunicador e operador de áudio na rádio Atlântida, praça Santa Maria.
2020 - Atual
Companhia UltragazVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário Comercial, Carga horária: 30
Outras informações:
Selecionado para o programa de estágio no ciclo 2020 para atuação no setor comercial da empresa no segmento GLP envasado, na base Canoas/RS. Atua como sales development representative (SDR) para a linha industrial e desenvolve projeto de estágio na área de inteligência comercial em ambientes digitais
2020 - Atual
Rádio RealVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Comunicador
Outras informações:
Produtor e apresentador do programa ChimaRock, o melhor do Pop Rock gaúcho.Ainda, assume o front do departamento comercial da emissora, atuando na venda de publicidade.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lucas Guterres e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?