Júlia Pauli Saccol

Psicóloga graduada pela Universidade Franciscana (UFN). Mestranda em Psicologia da Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental pela PUCRS. Possui experiência na área da Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica. Atualmente, é Psicóloga Clínica em Consultório Particular, realizando atendimentos clínicos de adultos e idosos. Possui experiência e interesse nas áreas de Terapia Cognitivo-Comportamental, Terapia do Esquema, Relações Interpessoais e Habilidades Sociais.

Informações coletadas do Lattes em 26/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Psicologia

2022 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria
Orientador: Clarissa Tochetto de Oliveira

Especialização em andamento em Terapia Cognitivo-Comportamental

2021 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduação em Psicologia

2016 - 2020

Universidade Franciscana
Título: Relações interpessoais e suas influências na dinâmica de trabalho em equipe na Atenção Básica
Orientador: Monise Gomes Serpa

Formação complementar

2020 - 2020

Trabalho com Grupos na Atenção Básica. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2020 - 2020

Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve NEUPSILIN. (Carga horária: 7h). , Projecto Materiais Psicológicos e Pedagógicos, PROJECTO, Brasil.

2020 - 2020

Curso Nacional de Saúde Mental e Atenção Psicossocial na COVID-19. (Carga horária: 40h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2020 - 2020

TCC Baseada em Mindfulness e Aceitação. (Carga horária: 16h). , Wainer Psicologia Cognitiva, WPC, Brasil.

2020 - 2020

Vírus respiratórios emergentes, incluindo o COVID-19. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2020 - 2020

Educação Interprofissional em Saúde. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2020 - 2020

Metodologia de Pesquisa Científica para Apoiadores. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2019 - 2019

Comunicação de más notícias. (Carga horária: 1h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2019 - 2019

Organização de Serviços de Psicologia em UTI. (Carga horária: 1h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2019 - 2019

Grupo de Estudo sobre Treinamento de Pais. (Carga horária: 4h). , Universidade Franciscana, UFN, Brasil.

2019 - 2019

Grupo de Estudos Neurociências e Intervenções Cognitivo Comportamentais. , Universidade Franciscana, UFN, Brasil.

2018 - 2018

Grupo de Estudos do Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho. (Carga horária: 14h). , Universidade Franciscana, UFN, Brasil.

2018 - 2018

Grupo de Estudo sobre Treinamento de Pais. (Carga horária: 12h). , Universidade Franciscana, UFN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    Clínica cognitivo-comportamental da dor crônica, Descrição: A dor está relacionada a uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a uma lesão real ou potencial no organismo, podendo ser classificada como aguda quando é inferior a três meses, e crônica, quando superior a três meses. O processo álgico pode envolver diversos aspectos da vida do indivíduo, como necessidade de repouso, restrições de atividades ocupacionais e de lazer, perpassando aspectos emocionais, cognitivos e comportamentais, variáveis essas que influenciam no enfrentamento da dor. De variadas maneiras, a dor crônica vem afetando uma grande parcela da população brasileira e, com isso, interferindo negativamente na qualidade de vida desses indivíduos. O objetivo deste projeto de pesquisa é prevenir e tratar o sofrimento psicológico associado à dor crônica. Para tanto, serão realizados três estudos. No primeiro estudo, serão entrevistados 20 pacientes com dor crônica para investigar os efeitos do quadro álgico na sua qualidade de vida, bem como verificar se e de que forma buscam compreender e lidar com o sofrimento que vivenciam. As entrevistas serão gravadas, transcritas e analisadas de forma qualitativa. O segundo estudo busca construir e validar material psicoeducativo sobre dor crônica e sua relação com a saúde mental. Os procedimentos para construção e validação da cartilha serão baseados nas etapas para o desenvolvimento de instrumentos psicológicos. O terceiro estudo pretende objetivo é realizar um estudo piloto para avaliar a viabilidade e obter dados iniciais de efetividade de uma intervenção grupal baseada na terapia cognitivo-comportamental para diminuir o sofrimento psicológico relacionado à dor crônica. No total, participarão 62 pacientes com dor crônica de ambos os sexos. O modelo de intervenção consiste em quatro sessões semanais de 90 minutos. Serão coletadas informações sobre características dos participantes, sintomas de depressão, ansiedade e estresse, e saúde mental positiva. Os dados serão analisados por meio de estatísticas descritivas e inferenciais. Espera-se que os resultados desta pesquisa beneficiem não só a população estudada, mas também promovam maior conhecimento sobre dor crônica e sua relação com a saúde mental para familiares e demais profissionais da saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Júlia Pauli Saccol - Integrante / Clarissa Tochetto de Oliveira - Coordenador / Helena Favarin Kuhn - Integrante.

  • 2021 - Atual

    Laboratório de Avaliação e Clínica Cognitiva (LACCog), Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Júlia Pauli Saccol - Coordenador / Clarissa Tochetto de Oliveira - Integrante.

  • 2018 - 2018

    Coping, estresse e satisfação de vida em mestrandos no ensino privado, Descrição: Auxiliar no projeto de pesquisa "Estratégias de coping, estresse e satisfação de vida em mestrandos no ensino privado" da graduanda Rogéria Lourenço dos Santos, orientado pela professora Josiane Lieberknecht Wathier Abaid. Carga horária total: 08h. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Júlia Pauli Saccol - Integrante / Josiane Wathier Abaid Lieberknecht - Coordenador / Rogéria Lourenço dos Santos - Integrante.

  • 2018 - 2018

    Coorte de Nascimento: Um estudo para avaliação do risco psíquico em bebês de zero a seis meses em grande escala., Descrição: Acompanhamento de bebês nascidos no hospital Casa de Saúde, sendo aplicado questionário sobre questões de parto, puerpério, amamentação, entre outros. Os questionários são aplicados nos primeiros dias do nascimento do bebê e posteriormente aos três e seis meses de vida. O projeto possui o objetivo de possuir dados acerca do atendimento das mães e as condições da mãe e bebê antes, durante e após o parto. Carga horária total: 30h. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Júlia Pauli Saccol - Integrante / Josiane Wathier Abaid Lieberknecht - Integrante / Franceliane Jobim Benedetti - Coordenador / Regina Gema Santini Costenaro - Integrante / Gabriela Maffini - Integrante / Odaiza Padilha Mena - Integrante / Cristina Saling Kruel - Integrante.

Prêmios

2022

Prêmio Jovem Pesquisador, Instituto de Ciências Integradas.

2019

Três melhores trabalhos da I Jornada Acadêmica de Atenção Primária em Saúde, UFSM.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Mestrado, Enquadramento Funcional: Mestranda

2020 - 2020

Universidade Franciscana

Vínculo: Monitoria Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitora Voluntária da disciplina de Saúde Coletiva do Curso de Psicologia da Universidade Franciscana (UFN), ministrada pela professora Lígia Trevisan.

2019 - 2020

Universidade Franciscana

Vínculo: Monitora Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitora voluntária na Coordenação de Estágios do curso de Psicologia da Universidade Franciscana - UFN

2019 - 2019

Universidade Franciscana

Vínculo: Monitoria Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 2

Outras informações:
Monitora Voluntária da disciplina de Neuropsicologia do curso de Psicologia da Universidade Franciscana - UFN, ministrada pela professora Paula Cassel

2019 - 2019

Universidade Franciscana

Vínculo: Monitoria Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitora do Programa de Atenção Integrada em Psicologia (PAIP)

2018 - 2018

Universidade Franciscana

Vínculo: Monitoria Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 5

Outras informações:
Monitoria voluntária no Laboratório de Estudo de Avaliação Psicológica.

2018 - 2018

Universidade Franciscana

Vínculo: Monitoria Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 5

Outras informações:
Monitora voluntária no Laboratório de Práticas em Psicologia da Universidade Franciscana - UFN, realizando as seguintes atividades: Auxílio em organização geral, auxílio aos estagiários no manuseio de documentos, contribuição em capacitações de estagiários, organização de programações da clínica, atualização de listas de triagem e psicoterapia, entre outros.

2018 - 2018

Universidade Franciscana

Vínculo: Monitoria Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 5

Outras informações:
Monitora voluntária na Coordenação de Estágios do curso de Psicologia da Universidade Franciscana - UFN.

2018 - 2018

Universidade Franciscana

Vínculo: Monitoria Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 10

Outras informações:
Monitora voluntária nos Trabalhos Finais de Graduação do 1 semestre de 2018.

2017 - 2017

Universidade Franciscana

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 2

Outras informações:
Estágio Básico I - Curricular. Prática de observação das possibilidades de intervenção realizada na Clínica de Fisioterapia da Universidade Franciscana (UFN) juntamente com alunos do curso de Fisioterapia da UFN, os quais prestavam atendimento em hidroterapia à um grupo de idosos. Após observação, foi feita devolução à professora responsável pelo estágio do curso de Fisioterapia. Supervisionado pela Professora Cristiane Bottoli

2017 - 2017

Universidade Franciscana

Vínculo: Monitora Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 5

Outras informações:
Monitora voluntária na disciplina de Sociologia do Curso de Psicologia.

2019 - 2019

Hospital São Francisco de Assis

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12

Outras informações:
Estágio Específico I - Curricular. Ações desenvolvidas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Clínica Médica do Hospital São Francisco de Assis. São desenvolvidas atividades com os pacientes, com o objetivo de acompanhar o processo de internação hospitalar, acolhendo paciente, família e cuidadores no contexto hospitalar, juntamente à equipe de profissionais em saúde como enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, entre outras áreas, prezando pelo trabalho interdisciplinar. Supervisionado pela professora Janaína Pretto Carlesso.

2018 - 2018

Hospital São Francisco de Assis

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 2

Outras informações:
Estágio Básico III - Curricular. Construção de um processo de avaliação psicológica com o objetivo de conclusão de psicodiagnóstico, realizado na Unidade Santo Antônio, ala psiquiátrica do hospital São Francisco de Assis. Foram feitas entrevistas semanais, com duração de 1h, utilizando aplicação de testes. Supervisionado pela Professora Fernanda Jaeger.

2018 - 2018

Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª Celina de Moraes

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 3

Outras informações:
Estágio Básico II - Curricular. Realização de encontros semanais, com duração de 1h e 30 minutos, onde foram realizadas intervenções grupais com alunos da escola Celina de Morais. Foi feito planejamento semanal para cada encontro, supervisão semanal, avaliação, problematização e documentação da experiência. Ao final da prática, foi feita devolução para a instituição. Supervisionado pela Professora Monise Serpa.

2019 - 2019

Programa de Atenção Integrada em Psicologia

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12

Outras informações:
Estágio Específico II - Curricular. Atendimentos individuais e em grupo realizados com o objetivo de promover saúde mental no ambiente acadêmico. Ofertado a alunos, professores e funcionários da UFN.

2020 - 2020

Núcleo de Educação Permanente em Saúde

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12

Outras informações:
Estágio Específico III e IV - Curricular.

2021 - Atual

Clínica Particular

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica, Carga horária: 20