Many Chuery Medeiros de Andrade

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Paulista (2007). Graduação em Nutrição pela Universidade da Amazônia (2023). Especialização em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Gestão em Saúde Pública pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Fisioterapia na Saúde da Mulher com ênfase em Obstetrícia (Aprimore). Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia na Saúde da Mulher - ABRAFISM e membro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Santarém COMSEA. Atualmente é docente substituta do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará - UEPA/Campus Santarém. Desenvolve pesquisas na área da nutrição com plantas alimentícias não convencionais, flores comestíveis e agricultura familiar.

Informações coletadas do Lattes em 14/07/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Fisioterapia em Saúde da Mulher com ênfase em Obstetrícia

2022 - 2023

Aprimore Cursos
Título: Saúde Hormonal Feminina

Especialização em Gestão em Saúde Pública

2011 - 2012

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Gestão de Acidentes de Trânsito: Epidemiologia e Importância do Trauma enquanto Problema Social
Orientador: Queli Cristina de Oliveira

Especialização em Ortopedia e Traumatologia

2008 - 2008

Universidade Estadual de Campinas
Título: Aspectos Epidemiológicos dos Traumas Ortopédicos infanto-juvenis atendidos pela Unidade de Emergência Referenciada (U.E.R.) do HC UNICAMP.
Orientador: Denise Aparecida Sônego

Graduação em Nutrição

2018 - 2022

UNAMA - Campus Santarém
Título: Orientações Nutricionais para o ciclo menstrual
Orientador: Aline de Sá Barreto

Graduação em Fisioterapia

2004 - 2007

Universidade Paulista
Título: Abordagens de Tratamento na Paralisia Braquial Obstétrica
Orientador: Geruza Perlato Bella

Formação complementar

2022 - 2022

Avaliação e Reabilitação das deficiências dos MAP. (Carga horária: 25h). , Baracho Educação Continuada, BE, Brasil.

2022 - 2022

CIF com foco nas Disfunções Pélvicas. (Carga horária: 5h). , Instituto Patrícia Lordêlo, IPL, Brasil.

2021 - 2021

ADVOCACY PARA A AGENDA DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO. (Carga horária: 30h). , XXVI Congresso Brasileiro de Nutrição, CONBRAN, Brasil.

2021 - 2021

PANCS ? PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS. (Carga horária: 30h). , XXVI Congresso Brasileiro de Nutrição, CONBRAN, Brasil.

2021 - 2021

ROTULAGEM DOS ALIMENTOS. (Carga horária: 12h). , Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, EGSIDB, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Cunhã: Gastronomia, Alimentação e Feminismo. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2020 - 2020

X CURSO DE PLANTAS ALIMENTÍCIAS DO PANTANAL E CERRADO. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2020 - 2020

Fortalecimento de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis a partir da. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2018 - 2020

Extensão universitária em Átomos e Moléculas sobre a Mesa: a Química dos Alimentos. (Carga horária: 70h). , Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Brasil.

2019 - 2019

Capacitação em Nutrição Vegetariana. (Carga horária: 14h). , Sociedade Vegetariana Brasileira, SVB, Brasil.

2019 - 2019

Elaboração de filmes biodegradáveis em frutas e hortaliças. (Carga horária: 2h). , Escola Estadual Tecnológica de Educação do Pará, EETEPA-ITaituba, Brasil.

2019 - 2019

Produção Orgânica e Agroecológica de Alimentos. (Carga horária: 4h). , ASSOCIAÇÃO DE NUTRIÇÃO DO ESTADO DO PARÁ, ANEPA, Brasil.

2019 - 2019

Gastronomia Floral. (Carga horária: 4h). , Hortas e Saberes, HB, Brasil.

2018 - 2018

Plantas Alimentícias Não Convencionais - PANC. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Brasil.

2017 - 2017

Meditação Thetahealing - Basic DNA. (Carga horária: 16h). , Thetahealing Institute of Knowledge, THINK, Brasil.

2017 - 2017

Florais de Saint Germain - Curso Intensivo. (Carga horária: 16h). , Ana Carla Domingues de Araújo - Psicóloga e Terapeuta Floral, ACDA, Brasil.

2014 - 2014

VIVA - Inquérito 2014 -Acidentes e Violência: conhecendo os eventos não fat. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2014 - 2014

Treinamento do uso da CIF - Class. Inter. de Func, Incap. e Saúde da OMS. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2012 - 2012

Agentes de Emergências Médicas - AEM. (Carga horária: 40h). , Centro de Aperfeiçoamento em Resgate, Emergência e Segurança, CARES, Brasil.

2011 - 2011

Curso Básico de Equoterapia. (Carga horária: 42h). , Associação Nacional de Equoterapia Ande Brasil, ANDE BRASIL, Brasil.

2010 - 2010

Capacitação em Prevenção de Incapacidades em Hanseníase. (Carga horária: 40h). , Associação de Educação e Assistência Social Nossa Senhora da Assunção, ANSA, Brasil.

2008 - 2008

Atuação Multidisciplinar na Enfermaria Hospitalar-Módulo I: Ortop. e Traum.. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2007 - 2007

Tratamento das Alterações Posturais na Infância e Adolescência. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia em Saúde da Mulher.

Organização de eventos

CASTRO, D. S. ; VIEIRA, L. C. R. ; ANDRADE, M. C. M. . II Semana Acadêmica do Curso de Educação Física e Nutrição. 2019. (Outro).

SACRAMENTO, E. N. O. ; SOUZA, A. O. ; ANDRADE, M. C. M. . "Direito da mulher e Violência obstétrica. 2018. (Outro).

SACRAMENTO, E. N. O. ; SOUZA, A. O. ; ANDRADE, M. C. M. . "Roda de conversa: Parto Humanizado",. 2018. (Outro).

Participação em eventos

Agronegócio, Sistemas Alimentares e Mudanças na Alimentação n na Região de Santarém - PA. 2022. (Seminário).

Atividade de Extensão Promoção da Saúde com testagem para HIV, hepatite B, Hepatite c e sífilis. 2022. (Outra).

IV Simpósio Multiprofissional de Saúde da região dos Caetés.A importância da fisioterapia no pré-natal: uma revisão de literatura. 2022. (Simpósio).

"Convergências e Divergências:Mulheres, Feminismos e Agroecologia". 2021. (Encontro).

Feminismos e Agroecologia que alimentam e nutrem transformações sociais - Djanira Instituto. 2021. (Outra).

I Congresso de Medicina da Família e Comunidade do Oeste do Pará. 2021. (Congresso).

I Webseminário de Metodologia Científica - UEPA Marabá. 2021. (Encontro).

Políticas Públicas de SAN e Agricultura Familiar no Brasil Contemporâneo - Djanira Instituto. 2021. (Outra).

XXVI Congresso Brasileiro de Nutrição ? CONBRAN Online. ?PERESKIA ACULEATA MILL.: UMA ANÁLISE DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE SUAS FOLHAS?. 2021. (Congresso).

1° Encontro de Pesquisadores em Gastronomia do Brasil. 2020. (Encontro).

Arroz, feijão e farinha - 4 Encontro de gastronomia, cultura e memória.Entre farinha e beijus: reflexões sobre o consumo alimentar dos subprodutos da mandioca no estado do Pará. 2020. (Encontro).

CONGRESSO BRASILEIRO DE INOVAÇÃO E TÉCNOLOGIA NA GASTRONOMIA E CIÊNCIA DE ALIMENTOS ? CBG2020. Direto do Casco: Comensalidade e Memória no Consumo da Tartaruga entre os Índios Karajá. 2020. (Congresso).

CONGRESSO BRASILEIRO DE INOVAÇÃO E TÉCNOLOGIA NA GASTRONOMIA E CIÊNCIA DE ALIMENTOS ? CBG2020. Plantas Alimentícias Não Convencionais: Uma Alternativa Viável para o Fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional na Amazônia. 2020. (Congresso).

Cuidar da nossa alimentação para transformar o nosso futuro. 2020. (Encontro).

Dia Mundial da Alimentação 2020. 2020. (Outra).

Encontro Sabores e Saberes - 12ª Edição.O USO POTENCIAL DE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS NA ELABORAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS. 2020. (Encontro).

Encontro Sabores e Saberes - 12ª Edição.A PERCEPÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS SOBRE OS BENEFÍCIOS ASSOCIADOS AO CONSUMO DE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS. 2020. (Encontro).

Evento Comemorativo ao Dia Mundial da Alimentação 2020. 2020. (Encontro).

III Semana Acadêmica de Nutrição da Unama. ANÁLISE DA ROTULAGEM NUTRICIONAL DE BARRAS DE CEREAL INDUSTRIALIZADAS. 2020. (Congresso).

III Semana Acadêmica de Nutrição da Unama. ROTULAGEM NUTRICIONAL: A IMPORTÂNCIA DE UMA COMPREENSÃO ADEQUADA. 2020. (Congresso).

III Semana Acadêmica de Nutrição da Unama. O CONSUMO DE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS POR ALUNOS DOS CURSOS DE NUTRIÇÃO, GASTRONOMIA E AGRONOMIA EM SANTARÉM PA.. 2020. (Congresso).

II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação.Uso de App-learning como ferramenta pedagógica na disciplina de Tecnologia dos Alimentos. 2020. (Simpósio).

VI ENATA - Encontro Acadêmico de Tecnologia em Alimentos. 2020. (Encontro).

V SEMEALI UFAM - Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentostos. 2020. (Outra).

8 Congresso Vegetariano Brasileiro - VegFest. 2019. (Congresso).

Curso online de Pancs: Dos jardins produtivos à mesa. 2019. (Outra).

I Congresso Paraense de Alimentos, Nutrição e Meio Ambiente - CONPANA. 2019. (Congresso).

I Fórum Paraense de Produção Orgânica e Agroecológica. 2019. (Simpósio).

II Congresso Online de Panc. 2019. (Congresso).

III CONGRESSO DE TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO NA AMAZôNIA. 2019. (Congresso).

III Simpósio de Medicina Tropical e Atenção Primária do o Baixo Amazonas e Tapajós. 2019. (Simpósio).

II Semana Acadêmica do Curso de Educação Física e NutNutrição.Plantas alimentícias não convencionais (PANC) e a valorização da diversidade alimentar. 2019. (Outra).

II Semana Acadêmica do Curso de Educação Física e NutNutrição.ORA-PRO-NÓBIS: VALOR NUTRICIONAL E AUTONOMIA ALIMENTAR. 2019. (Outra).

II Semana de Alimentação Saudável e Sustentável - EETEPA. 2019. (Seminário).

II Semana do Japão. 2019. (Encontro).

II Seminário de Nutrição do HRBA. 2019. (Seminário).

Nutrientes e fitoterápicos no tratamento da ansiedade. 2019. (Outra).

Nutrientes para síntese proteica e hipertrofia muscular. 2019. (Outra).

Oficina da Semente. 2019. (Oficina).

VIII JORNADA ACADÊMICA - UFOPA. ORA-PRO-NÓBIS: VALOR NUTRICIONAL E AUTONOMIA ALIMENTAR. 2019. (Congresso).

"Violência obstétrica e plano de parto". 2018. (Oficina).

I Semana da Alimentação - EETEPA. 2018. (Oficina).

Oficina Cozinha Brasil Fit. 2018. (Oficina).

8 Congresso Centro-Oeste de Geriatria e Gerontologia - COGER. 2015. (Congresso).

Integrar - IV - Psicólogos e Fisioterapeutas Credenciados. 2015. (Encontro).

Oficina de Avaliação da Pesquisa "Acidentes e Violência: conhecendo os eventos não fatais e suas conseqüencias". 2015. (Oficina).

1ª Confêrência Regional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. 2014. (Outra).

3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CESTT). 2014. (Outra).

Meeting Sobre a Saúde da Pessoa com Deficiência: "Avanços e desafios para a estruturação da rede de cuidados com a pessoa com deficiência dem Mato Grosso". 2014. (Encontro).

3ª Conferência Municipal de Saúde de Alto Boa Vista. 2011. (Outra).

Simpósio de Profissionais da Unicamp.Aspectos epidemiológicos dos traumas ortopédicos infanto-juvenis atendidos pela Unidade de Emergência Referenciada (U.E.R.) do HC UNICAMP.. 2008. (Simpósio).

III Jornada de Neuroreabilitação na Infância e Adolescência. 2007. (Congresso).

Fórum SESI 2005 - Especialização Esportiva Precoce. 2005. (Outra).

II Encontro Regional de Atividade Física e Saúde. 2004. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Jonas Wesley Pinto de Lima, Kariny Facione Scalabrin

BOUILLET, L. E. M.;ANDRADE, M. C. M.; SILVA, R. L. F.. Acometimento nervoso e grau de incapacidade de Hanseníase no município de Santarém,Pará,Brasil.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará.

Produções bibliográficas

  • CUNHA, RAFAELA PEREIRA ; OLIVEIRA, GABRIELA FIGUEIREDO DE ; SILVEIRA, TIAGO SANTOS ; ANDRADE, MANY CHUERY MEDEIROS DE ; MONTEIRO, NATÁLIA MIRANDA . Fatores associados ao trauma mamilar no puerpério imediato na Amazônia. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e506111638703-9, 2022.

  • ANDRADE, M. C. M. . A vida da comida : receitas não-convencionais, reflexões necessárias. 1. ed. Santarém: Edição da Autora, 2023. v. 1. 90p .

  • ANDRADE, M. C. M. . Orientações nutricionais para o período menstrual. 1. ed. Santarém: Edição da Autora, 2023. v. 1. 23p .

  • ANDRADE, M. C. M. ; CRUZ, P. M. S. ; SILVA, Luziene S. . ?PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS E A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE ALIMENTAR NA AMAZÔNIA?. In: XXVI Congresso Brasileiro de Nutrição ? CONBRAN Online, 2021, Belém. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Nutrição, 2021.

  • ANDRADE, M. C. M. ; BOUILLET, L. E. M. . ?PERESKIA ACULEATA MILL.: UMA ANÁLISE DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE SUAS FOLHAS?. In: XXVI Congresso Brasileiro de Nutrição ? CONBRAN Online, 2021, Belém. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Nutrição, 2021.

  • ANDRADE, M. C. M. ; NUNES, Eduardo. S. . Direto do Casco: Comensalidade e Memória no Consumo da Tartaruga entre os Índios Karajá. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INOVAÇÃO E TÉCNOLOGIA NA GASTRONOMIA E CIÊNCIA DE ALIMENTOS ? CBG2020, 2020, Fortaleza - CE. Anais do ! Congresso Brasileiro de Inovação e Tecnologia na Gastronomia e Ciência de Alimentos, 2020. p. 427-428.

  • OLIVEIRA, E. G. ; ANDRADE, M. C. M. . Uso de App-learning como ferramenta pedagógica na disciplina de Tecnologia dos Alimentos. In: II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2020, São Luís. Anais do II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2020.

  • SILVA, Luziene S. ; ANDRADE, M. C. M. ; MATOS, Nayara de Oliveira . Entre farinha e beijus: reflexões sobre o consumo alimentar dos subprodutos da mandioca no estado do Pará. In: Arroz, feijão e farinha - 4 Encontro de gastronomia, cultura e memória, 2020, Rio de Janeiro. Anais do Encontro de gastronomia, cultura e memória - Ano IV. Rio de Janeiro: Instituto de Nutrição Josué de Castro, 2020. v. 1. p. 200-204.

  • CRUZ, P. M. S. ; ANDRADE, M. C. M. ; SILVA, Luziene S. . ?ALIMENTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE: QUEM SÃO ELES NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR??. In: XXVI Congresso Brasileiro de Nutrição ? CONBRAN Online, 2021, Belém. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Nutrição, 2021.

  • ANDRADE, M. C. M. ; OLIVEIRA, E. G. . ?FLORES COMESTÍVEIS: UMA POTENCIAL FONTE NATURAL DE ANTIOXIDANTES?. In: XXVI Congresso Brasileiro de Nutrição ? CONBRAN Online, 2021, Belém. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Nutrição, 2021.

  • ANDRADE, M. C. M. ; SOUSA, Thaiza L. ; SILVA, Luziene S. . Plantas Alimentícias Não Convencionais: Uma Alternativa Viável para o Fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional na Amazônia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INOVAÇÃO E TÉCNOLOGIA NA GASTRONOMIA E CIÊNCIA DE ALIMENTOS ? CBG2020, 2020, Fortaleza - CE. Anais do 1 Congresso Brasileiro de Inovação e Tecnologia na Gastronomia e Ciência de Alimentos, 2020.

  • ANDRADE, M. C. M. ; OLIVEIRA, E. G. . ?O USO POTENCIAL DE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS NA ELABORAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS?. In: XII Encontro Sabores e Saberes, 2020, Rio de Janeiro. Anais do XII Encontro Sabores e Saberes, 2020.

  • ANDRADE, M. C. M. ; SILVA, Luziene S. . ?A PERCEPÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS SOBRE OS BENEFÍCIOS ASSOCIADOS AO CONSUMO DE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS?. In: XII Encontro Sabores e Saberes, 2020, Rio de Janeiro. Anais do XII Encontro Sabores e Saberes, 2020.

  • ANDRADE, M. C. M. ; MOURA, M. M. . PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC) E A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE ALIMENTAR. In: II Semana Acadêmica do Curso de Educação Física e Nutrição da UNAMA, 2019, Santarém. Caderno de Resumos da I e II Semana Acadêmica do curso de Educação Física e Nutrição. Embu das Artes - SP: Alexa Cultural, 2019.

  • ANDRADE, M. C. M. ; MOURA, M. M. . ORA-PRO-NÓBIS: VALOR NUTRICIONAL E AUTONOMIA ALIMENTAR. In: II Semana Acadêmica do Curso de Educação Física e Nutrição da UNAMA, 2019, Santarém. Caderno de Resumos da I e II Semana Acadêmica do curso de Educação Física e Nutrição, 2019.

  • ANDRADE, M. C. M. ; SONEGO, D. A. ; FELICIX, D. ; FREDERICO, I. G. ; GAZOLA, R. . Aspectos epidemiológicos dos traumas ortopédicos infanto-juvenis atendidos pela Unidade de Emergência Referenciada (U.E.R.) do HC UNICAMP. In: Simpósio de Profissionais da Unicamp ? II SIMTEC, 2008, Campinas - SP. Anais do II Simpósio de Profissionais da Unicamp ? II SIMTEC. Campinas: FE/UNICAMP, 2008. p. 133-133.

  • ANDRADE, M. C. M. . Os benefícios do método Pilates na gestação e parto: uma revisão de literatura. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • HORA, A. L. F. ; SILVA, B. S. ; ANDRADE, M. C. M. . A importância da fisioterapia no pré-natal: uma revisão de literatura. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ANDRADE, M. C. M. . Saúde Hormonal Feminina. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ANDRADE, MANY CHUERY MEDEIROS DE ; SOUZA, A. O. ; SACRAMENTO, E. N. O. S. O. . A Humanização da assistência à gestante e a puérpera. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ANDRADE, M. C. M. . Alterações fisiológicas durante a gestação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, M. C. M. . Alterações fisiológicas durante a gestação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, M. C. M. . O Projeto Promoção da Saúde através da Equoterapia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, M. C. M. . O Projeto Promoção da Saúde através da Equoterapia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

ANDRADE, M. C. M. . Oficina de alimentação saudável e aproveitamento integral dos alimentos. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ANDRADE, M. C. M. . Oficinas de Empoderamento Feminino para Adolescentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Raimundo Nonato. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ANDRADE, M. C. M. . Oficinas de Empoderamento Feminino para Adolescentes da Escola Estadual Álvaro Adolfo da Silveira. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ANDRADE, M. C. M. . 'Anatomia Feminina e Fisiologia da Gestação'. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ANDRADE, M. C. M. . Oficina 'A quem pertence meu corpo? O corpo feminino numa perspectiva feminista.'. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ANDRADE, M. C. M. . Alterações Fisiológicas Durante a Gestação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ANDRADE, M. C. M. . Curso 1ª Oficina Terapêutica para mulheres. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ANDRADE, M. C. M. . Palpação de nervos e estruras acometidas. 2015. .

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Uma análise da compreensão de gestantes do município de Santarém-PA sobre a importância da musculatura do assoalho pélvico, Descrição: A musculatura do assoalho pélvico (MAP) é fundamental para a saúde feminina, em especial durante o período da gestação. A falta de acompanhamento adequado da MAP de gestantes pode ocasionar, durante a gravidez ou após o parto, uma série de disfunções do assoalho pélvico, sejam elas sexuais, miccionais ou defecatórias. Daí a importância de que as mulheres tenham um conhecimento satisfatório sobre a MAP, de modo a evitar hábitos de vida que possam ser prejudiciais para a região pélvica, podendo provocar futuras disfunções, assim como realizar exercícios específicos para essa musculatura. A proposta desta pesquisa é analisar a compressão de gestantes atendidas em Unidades Básicas de Saúde do município de Santarém-PA sobre a importância da MAP. A relevância de tal proposta se evidencia sobretudo quando consideramos que, no município de Santarém-PA, a fisioterapia obstétrica não faz parte da assistência pré-natal ofertada nas Unidade Básica de Saúde. Desta forma, espera-se que o mapeamento proposto por essa pesquisa possa dar visibilidade para a questão, contribuindo para o diálogo público sobre as especialidades de fisioterapia presentes no serviço de saúde pública do município.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Many Chuery Medeiros de Andrade - Coordenador / Andressa Letícia Ferreira da Hora - Integrante / Tiago Santos Silveira - Integrante / Izabela Mileo - Integrante.

  • 2022 - Atual

    Oficinas de educação menstrual para adolescentes do Ensino Médio da rede estadual, em Santarém (PA)., Descrição: Descrição: A puberdade feminina ocorre pela influência de diversos fatores, entre eles, os hormonais. Para o caso do Brasil, as mulheres têm sua primeira menstruação em média aos 13 anos de idade, sendo que a menarca ocorreu entre 8 e 12 anos em 42 dos casos, ou seja, antes da idade média para as mulheres brasileiras. Essa precocidade da menarca torna ainda mais importante o trabalho de educaçãoem saúde, especificamente de educação menstrual, voltado para adolescentes e jovens nessa faixa etária(UNICEF, 2021). Sendo assim, o projeto tem como objetivo promover o empoderamento e autonomia das adolescentes acerca da educação menstrual. Para tanto, será realizado um estudo piloto, qualitativo, primário, intervencional, prospectivo, descritivo, não controlado, não aleatorizado, aberto e de centro único. O estudo ocorrerá em 2 etapas, como seguem: (1) capacitação dos alunos da UEPA sobre os temas sobre anatomia feminina, Fisiologia do ciclo menstrual e saúde da mulher; (2) grupo focal com as adolescentes do ensino médio, mediado pelos professores e discentes da UEPA, seguido de uma oficina ministradas pelos alunos da UEPA às adolescentes da escola e por fim será aplicado um questionário fechado com questões a serem formuladas a partir dos pontos controversos e equivocados oriundos das falas no grupo focal. Por fim, os dados coletados no grupo focal serão analisados e comparados. Após estas etapas, serão realizadas as análises dos dados através do software IRAMUTEQ com expressões-chave, ideias centrais e as ancoragens contidas nas respostas. Os resultados serão apresentados em forma de gráficos e tabelas.Situação: Em andamento Natureza: Projeto de extensãoAlunos envolvidos: Graduação (1); Especialização (1);Integrantes: Many Chuery Medeiros de Andrade ; Tiago Santos Silveira (responsável) ; Israel Clemeson Moutinho Leite. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Many Chuery Medeiros de Andrade - Integrante / Tiago Santos Silveira - Coordenador / Israel Clemeson Moutinho Leite - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Acidentes e violências: conhecendo os eventos não fatais e suas consequências, Descrição: A morbi-mortalidade por violência e acidentes se sobressai como um dos grandes problemas para as sociedades modernas. Para o Sistema Único de Saúde (SUS), têm representado expressivas preocupações, em termos de mortes, demandas, custos e impacto social. Apesar dos esforços em conhecer melhor o problema, as consequências desses agravos, especialmente relacionadas às deficiências físicas, permanecem pouco aprendidas. O estudo pretende caracterizar as vítimas de acidentes e violências em serviços de urgência e emergência (UE) a partir do levantamento da demanda em 16 municípios sedes de regiões de saúde de Mato Grosso e identificar as deficiências/incapacidades provocadas pelos acidentes de transito (AT) a partir da aplicação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Espera-se produzir novas informações sobre esses importantes agravos; fortalecer as ações de vigilância em saúde e subsidiar intervenções.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Many Chuery Medeiros de Andrade - Coordenador / Ligia Regina de Oliveira - Integrante / Noemi Dreyer Galvão - Integrante / Ana Paula Fontes da Silva Macedo - Integrante / Yorinne Sayuri H Oliveira - Integrante / ânia Maria do Rosário - Integrante / Flávia Guimarães Dias Duarte - Integrante / Alex Zopeletto da Silva - Integrante.

Prêmios

2022

Menção Honrosa no IV Simpósio Multiprofissional de Saúde da Região dos Caetés, UFPA.

2021

Melhor trabalho na IV Semana Acadêmica de Nutrição e Educação Física, UNAMA.

2020

Trabalho premiado na III Semana Acadêmica de Nutrição da UNAMA - "Rotulagem nutricional: a importância de uma compreensão adequada", Universidade da Amazônia - UNAMA.

2020

Trabalho premiado na III Semana Acadêmica de Nutrição da UNAMA - "O consumo de Plantas Alimentícias Não Convencionais por alunos dos cursos de nutrição, gastronomia e agronomia", Universidade da Amazônia - UNAMA.

2019

3 lugar como melhor trabalho na 2ª Semana Acadêmica de Educação Física e Nutrição, Universidade da Amazônia - UNAMA.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesqusia

2015 - 2017

Tribunal de Justiça do Estado Mato Grosso (MT)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 10

Outras informações:
Fisioterapeuta do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJ-MT), São Félix do Araguaia, MT. Programa Bem ? Viver. Ginástica laboral, ergonomia e atendimento individual dos servidores.

2012 - 2013

Centro de Equoterapia Passo Amigo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Responsável técnica, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenadora e fisioterapeuta do Centro de Equoterapia Passo Amigo ? Alto Boa Vista, MT. Autoria do projeto, sua implementação e adequação da estrutura escola agrícola da cidade; atendimento de crianças e adolescentes com necessidades especiais com auxílio de equinos.

2009 - 2009

Tribunal Regional do Trabalho da 23° Região (MT)

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20

Outras informações:
Fisioterapeuta do Tribunal Regional do Trabalho da 23° Região ? TRT - São Félix do Araguaia, MT. Ginástica laboral e ergonomia.

2010 - 2014

Unidade Descentralizada de Reabilitação Leontino de Souza Milhomem

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Responsável técnica, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenadora e fisioterapeuta da Unidade Descentralizada de Reabilitação Leontino de Souza Milhomem ? Alto Boa Vista, MT. Autoria do projeto, sua implementação e adequação da Unidade de Reabilitação, projetos do SUS, atendimento em ortopedia, neurologia, respiratória; atendimento domiciliar; palestrante nas unidades básicas de saúde e trabalhos em grupo com a população semanalmente: grupo da coluna, pilates para gestantes e grupo de idosos.

2014 - 2015

Unidade Descentralizada de Reabilitação Telesphoro Aguiar Moreira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Responsável técnica, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenadora e fisioterapeuta da Unidade Descentralizada de Reabilitação Telesphoro Aguiar Moreira ? São Félix do Araguaia, MT. Atendimento em ortopedia, neurologia, respiratória; atendimento domiciliar; palestrante nas unidades básicas de saúde.

2014 - 2017

Consultório de Fisioterapia ? RC ? 398

Vínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30

Outras informações:
Consultório de Fisioterapia ? RC ? 398 ? MT, São Félix do Araguaia ? MT. Profissional autônoma. Atendimento individual e atendimento domiciliar nas áreas de ortopedia, neurologia, saúde da mulher e do idoso; aulas de pilates em grupo e individual.

2023 - 2023

Universidade da Amazônia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Preceptora de Estágio, Carga horária: 20

Outras informações:
Preceptora de estágio em Saúde Coletiva no curso de Nutrição na área de Saúde da Mulher no Centro de Referência de Saúde da Mulher (Casa da Mulher).

2021 - 2022

Universidade da Amazônia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 10

Outras informações:
Título da pesquisa: Comida de verdade: uma conexão entre nutrição e a agricultura familiar. O projeto se propôs a analisar a relação entre a área da Nutrição e a agricultura familiar de modo a investigar quais os potenciais benefícios dos alimentos produzidos por esse sistema norteando a atuação profissional e saúde dos pacientes. Além disso, uma reflexão ampliada sobre a prática nutricional que não se limite apenas à dietoterapia. O objetivo geral da pesquisa se debruçou em examinar por meio de uma revisão bibliográfica a conexão entre a nutrição e a agricultura familiar mediada pelo conceito de comida de verdade. Tendo como objetivos específicos contrastar a produção de alimentos pelo agronegócio e pela agricultura familiar, investigar a contribuição da agricultura familiar para a área da nutrição, investigar os benefícios dos alimentos produzidos pela agricultura familiar e, por último, analisar o potencial da atuação do nutricionista para um consumo alimentar consciente.

2020 - 2020

Universidade da Amazônia

Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 10

Outras informações:
Monitora da disciplina Tecnologia de Alimentos

2020 - 2020

Universidade da Amazônia

Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 10

Outras informações:
Monitora da disciplina Avaliação Nutricional Aplicada

Atividades

  • 07/2021 - 08/2022

    Pesquisa e desenvolvimento, UNAMA - Campus Santarém.,Linhas de pesquisa

2022 - Atual

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2023

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde do Adulto I - 2023.1

  • 01/2022

    Pesquisa e desenvolvimento, Universidade do Estado do Pará.,Linhas de pesquisa

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde da Mulher II - 2022.2

  • 01/2022 - 07/2022

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde da Mulher I - 2022.1