Isadora Martins dos Santos

Mestranda em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Graduada em bacharel e licenciatura em Geografia com ênfase em Análise Ambiental e Geoprocessamento pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (IGCE - UNESP Rio Claro). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC - CNPq) e membro do Núcleo de Estudos Agrários (NEA - UNESP Rio Claro) e membro da Rede de Estudos Agrários (REA), composto pelas Universidades: UNESP, UNIMONTES, UFPel, UNIFAL, UFS, UEPG, FURG e UERJ) nos anos de 2018 e 2019. Professora de Geografia na Rede Pública do Estado de São Paulo. Tenho interesses nas áreas de pesquisa em Geografia Rural, Urbana, Planejamento Territorial, Dinâmica Territorial e Organização do Espaço, se aprofundando no planejamento territorial na perspectiva de gênero.

Informações coletadas do Lattes em 19/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Planejamento e Gestão do Território

2025 - Atual

Universidade Federal do ABC
Orientador: THAIS TARTALHA DO NASCIMENTO LOMBARDI
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Geografia

2017 - 2021

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO AGRÁRIO DE IPEÚNA-SP: trabalho feminino, multifuncionalidade e desenvolvimento rural sustentável.
Orientador: Darlene Aparecida de Oliveira Ferreira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Geografia

2017 - 2021

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO AGRÁRIO DE IPEÚNA-SP: trabalho feminino, multifuncionalidade e desenvolvimento rural sustentável.
Orientador: Darlene Aparecida de Oliveira Ferreira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Organização de eventos

SANTOS, I. M. ; OLIVEIRA, M. H. R. ; GONCALVES, M. H. ; JESUS, R. ; FERNANDES, S. ; BORTOLIN, B. C. . Mesa Redonda Experiências de Agricultura Natural. 2018. (Outro).

SANTOS, I. M. ; OLIVEIRA, M. H. R. . XII Semana de Geografia da Unesp Ourinhos - Vulnerabilidades e riscos socioambientais na atualidade: Novos caminhos para sociedade contemporânea?. 2016. (Outro).

Participação em eventos

30ª Congresso de Iniciação Científica da UNESP. A relação entre o rural e o urbano no município de Ipeúna-SP. 2018. (Congresso).

Geografia e anarquismo: pensamento clássico e América Latina. 2018.. 2018. (Outra).

Mesa redonda: Experiências de Agricultura Natural - Sistema agroflorestal na Amazônia e o uso de sementes crioulas na América Latina. 2018. (Outra).

VIII Simpósio Reforma Agrária e Questões Rurais - Terra, Trabalho e Lutas no Século XXI: Projeto em Disputa. 2018. (Simpósio).

Colóquio Geodiversidade nos Campos Gerais. 2016. (Exposição).

IV Dia do Geográfo - DesastresAmbientais. 2016. (Outra).

XII Semana de Geografia da Unesp Ourinhos - Vulnerabilidades e Riscos Socioambientais na Atualidade: novos desafios na sociedade contempôranea. 2016. (Outra).

XXII Encontro de Empresas Juniores da Unesp. 2016. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • SANTOS, I. M. . A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO AGRÁRIO DE IPEÚNA-SP: trabalho feminino, multifuncionalidade e desenvolvimento rural sustentável.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, I. M. . Localização das Propriedades Rurais Próximas ao Perímetro Urbano do Município de Ipeúna. 2018. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO AGRÁRIO DE IPEÚNA-SP: trabalho feminino, multifuncionalidade e desenvolvimento rural sustentável., Descrição: Pretende-se, com o presente trabalho, estudar a organização do espaço rural do município de Ipeúna-SP, analisando o trabalho feminino na perspectiva da multifuncionalidade para um possível desenvolvimento sustentável. tendo em vista sua nomeação como Capital Nacional da Agricultura Natural, sua paisagem diversa e o número significativo de pequenas propriedades, trabalhadas pelo proprietário e família, que caracterizam a estrutura fundiária. Ainda que apresente uma estrutura fundiária baseada em pequenas propriedades pode-se destacar que não há um uso pleno das mesmas, uma vez que em espaços com potencial para geração de trabalho e renda verifica a ausência de trabalhadores e a pouca presença da mulher nas atividades agrícolas, na qual constitui um fato marcante. Dessa forma, buscamos problematizar a situação de invisibilidade e a falta de reconhecimento da mulher no meio rural de Ipeúna-SP onde foi possível identificar a situação de esquecimento ou uma possível omissão do papel da mulher para com sua história. Os efeitos diretamente percebidos dessa invisibilidade podem estar relacionados com a caracterização das agricultoras como apenas ajudantes. Assim, como também a absoluta falta de reconhecimento das tarefas realizadas no âmbito privado, relacionados aos trabalhos doméstico, que embora sejam atividades essenciais para a manutenção da vida, para a reprodução biológica e social, são consideradas atividades específico do ser mulher e em razão disto, não são capazes de reconhecimento. É fato reconhecido e valorizado o empoderamento da mulher como trabalhadora rural, através de políticas e programas públicos específicos. Por que então, em Ipeúna, as mulheres estão ausentes? Onde estão as trabalhadoras rurais de Ipeúna? E as que ficam no campo, como gerar visibilidade para o trabalho realizado por mulheres no âmbito da agricultura familiar, tendo em vistas as atuais assimetrias de gênero? E como explicar a persistência de atividades predatórias em um espaço que tem potencial, pequenas propriedades e mão de obra, para desenvolver uma agricultura natural? Ou, em outras palavras, como explicar a não simetria entre um discurso de mudanças e ambientais e a valorização de um grupo social específico? Este é o problema a ser estudado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Isadora Martins dos Santos - Integrante / Darlene Aparecida Oliveira Ferreira - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    MULTIFUNCIONALIDADE NA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO PELA AGRICULTURA FAMILIAR: caracterização das pequenas propriedades rurais no Município de Ipeúna-SP, Descrição: Partindo da diversidade espacial como a característica principal do agro brasileiro, temos ao longo da história, o rural organizado distintamente em contextos regionais, assim atrelando culturas a áreas específicas. Constatamos, também, a diversificação em contextos sociais e econômicos, criando tipos específicos de agricultores e agriculturas. Uma das formas conceituais de entendimento de uma parte dessa realidade, resultado das ?novas? dinâmicas do espaço rural, seria através da aplicação da noção de multifuncionalidade. A diferenciação de atividades nas unidades de produção agropecuárias não constitui um fato histórico novo, mas a valorização de tais atividades é que define o ?novo?, o contexto de multifuncionalidade. Em decorrência desses fatos, muitas propriedades agrícolas têm alcançado o seu rendimento através de elementos externos aos limites de suas divisas, em atividades não agrícolas. Assim, a diversidade do campo torna-se componente central que concebe uma multiplicidade de rurais, além de conformar novas articulações com o espaço urbano. Sendo assim, o estudo proposto tem a finalidade de fomentar instrumentos teórico-empíricos para a implantação de programas que: promovam uma fonte alternativa de renda e melhoria das condições de vida das famílias rurais; integrem as propriedades rurais e resgatem os valores culturais trazidos pelos seus antepassados; agreguem o homem do campo e o visitante, no contato deste com as suas origens rurais e a natureza; resgatem o Patrimônio Histórico e cultural do município.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Isadora Martins dos Santos - Integrante / Darlene Aparecida Oliveira Ferreira - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO AGRÁRIO DE IPEÚNA-SP: potencial e limitações para um desenvolvimento rural sustentável, Descrição: Pretende-se, com o presente trabalho, estudar a organização do espaço rural do município de Ipeúna-SP, tendo em vista sua nomeação como a Capital Nacional da Agricultura Natural, sua paisagem diversa e o número significativo de pequenas propriedades, trabalhadas pelo proprietário e família, que caracterizam a estrutura fundiária. Ipeúna tem em seu território atividades (monocultura da cana de açúcar, pecuária e mineração de calcário e argila) não condizentes com suas características ambientais, com grande apelo paisagístico. Em termos empresariais e técnicos o município conta com o Centro de Pesquisa Mokiti Okada com base nos princípios, conceitos e práticas da Agricultura Natural e a empresa Korin Agropecuária Ltda., a qual produz e comercializa alimentos que promovem a saúde e o bem-estar do consumidor, balizada por um modelo, social, ambiental e economicamente sustentável, entretanto, esta empresa não tem um produtor integrado em território ipeunense. Dentro desta conjuntura, causa estranheza que o espaço tão valorizado nesta área abrigue atividades não condizentes com muitas de suas características em aparente dissincronia. Como explicar a persistência de atividades predatórias em um espaço que tem potencial, pequenas propriedades e mão de obra, para desenvolver uma agricultura natural? Pretende-se caracterizar a paisagem do município de Ipeúna, buscando identificar suas dimensões: morfológica, funcional, histórica, espacial e simbólica; resgatar a história da implantação e desenvolvimento da atividade agrícola e pecuária no município, bem como da instalação no município da Fundação Mokiti Okada, sob a filosofia da agricultura natural; caracterizar as propriedades rurais considerando o sistema da agricultura: a partir dos subsistemas social, técnico ou funcional e de produção; avaliar as diversidades e especificidades ecológicas, demográfico-culturais e de políticas públicas presentes na área estudada. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Isadora Martins dos Santos - Integrante / Darlene Aparecida Oliveira Ferreira - Coordenador / Matheus Henrique Gonçalves - Integrante / Bianca Caroline Bortolin - Integrante / Rodrigo de Jesus - Integrante / Murilo Henrique Rodrigues de Oliveira - Integrante / Sibele Fernandes - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - 2024

EE Amaral Wagner

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROF ENSINO FUNDAMENTAL/MEDIO

2022 - 2023

EE AMERICO BRASILIENSE - DR.

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROF ENSINO FUNDAMENTAL/MEDIO, Carga horária: 20

2017 - 2019

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.