Manoella Rebeca Silva Menegucci

Graduanda em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP-USP). Técnica em Administração pela ETEC José Martimiano da Silva - Centro Paula Souza. Estagiária de Direito em Vanessa Franco Sociedade Individual de Advocacia. Estagiou na 18 Defensoria Pública de Ribeirão Preto (DPESP). Pesquisadora e bolsista da iniciação científica intitulada "Responsabilidade civil e agronegócio: uma revisão sistemática da literatura acerca da oponibilidade de efeitos no âmbito das redes contratuais" pela FAPESP. Foi bolsista e professora de redação no Projeto RIBEIRÃO PRETO E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) DA AGENDA 2030 DA ONU (FDRP-USP).

Informações coletadas do Lattes em 25/01/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Direito

2021 - Atual

Universidade de São Paulo

Ensino Médio (2º grau)

2018 - 2020

ETEC José Martimiano da Silva

Ensino Fundamental (1º grau)

2014 - 2017

EMEFEM DOM LUIZ DO AMARAL MOUSINHO

Formação complementar

2024 -

Inglês. , Cultura Inglesa, SP, Brasil.

2022 -

Latim. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Latim

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

XXXI CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI. Redes contratuais no agronegócio. 2024. (Congresso).

Congresso de Direito Agrário 2023 - UBAU. 2023. (Congresso).

Congresso de Direito do Trabalho: 80 anos de CLT (GEDTRAB). 2023. (Congresso).

Ministro Luis Barroso na USP: Semana Jurídica da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto - USP. 2023. (Feira).

II Roda de Pesquisa da REED - Pesquisa e realização de entrevistas. 2022. (Encontro).

Marina Silva na USP: Meio ambiente e o enfrentamento às desigualdades no Brasil. 2022. (Seminário).

ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis. 2022. (Seminário).

Torneio USP Schools. Membro da comissão de juízes do evento. 2022. (Olimpíada).

Carreiras Públicas no Direito I. 2021. (Seminário).

Carreiras Públicas no Direito II. 2021. (Seminário).

Congresso Jurisdição Constitucional e Direitos Fundamentais. 2021. (Congresso).

Direito e Tecnologia. 2021. (Seminário).

Mês da Diversidade. 2021. (Seminário).

Mini Curso de Direito Médico. 2021. (Seminário).

Roda de conversa sobre Pandemia e Direitos Humanos com Ariel de Castro Alves e Leonardo Pinho. 2021. (Encontro).

Seminário Online Criminal - SOCRIM. 2021. (Seminário).

I Simpósio pela Saúde Pública. 2020. (Simpósio).

O projeto Nós Propomos como forma de promoção da cidadania e da responsabilidade social. 2020. (Seminário).

Mesa redonda do Grupo ELO no Projeto Nós Propomos ? Cidadania e Inovação na Educação Geográfica. 2019. (Encontro).

Marketing de Luxo.Gestão de marca; segmentação de mercado; composto marketing. 2018. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • TRENTINI, F. ; MENEGUCCI, M. R. S. . Redes contratuais no agronegócio. In: XXXI CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI, 2024, Brasília. DIREITO CIVIL CONTEMPORÂNEO I, 2024.

Outras produções

MENEGUCCI, M. R. S. . Curso de Redação - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU na agenda 2030. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MENEGUCCI, M. R. S. . Monitoria universitária de Direito Romano. 2022. (Monitoria).

MENEGUCCI, M. R. S. ; PADOVAN, A. C. ; LUCA, I. ; BISPO, R. S. ; SOUZA, G. . AS FRANQUIAS DO MCDONALD?S DA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO ? SP E AS CONSEQUÊNCIAS DA ADAPTAÇÃO DO MARKETING DIGITAL DA EMPRESA AO CONTEXTO PANDÊMICO DE 2020. 2020. (Trabalho de Conclusão de Curso).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Responsabilidade civil e agronegócio: uma revisão sistemática da literatura acerca da oponibilidade de efeitos no âmbito das redes contratuais, Descrição: No que diz respeito à eficácia contratual, a doutrina brasileira tradicionalmente adota o princípio da relatividade, inclusive para a imputação de danos decorrentes de inadimplemento voluntário. No entanto, existem situações em que danos são sofridos por indivíduos que não são credores ou devedores de uma obrigação, como no caso de inadimplemento de um contrato individual dentro da cadeia produtiva do agronegócio. A presente proposta de pesquisa tem como objetivo analisar a adequada categorização do dano e da responsabilidade civil aplicável ao devedor que, por suscitar o inadimplemento em seu contrato individual, causa dano a outro membro da cadeia produtiva.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manoella Rebeca Silva Menegucci - Coordenador / Flávia Trentini - Integrante.

Prêmios

2019

Melhor estratégia e inovação, NASA International Space Apps Challenge.

2017

Semifinalista no concurso de redação, EPTV na Escola.

2017

Medalhista de bronze, 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática em Escolas Públicas.

2017

Honra ao mérito, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

2017

Menção honrosa, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

2015

Menção Honrosa, 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática em Escolas Públicas.

2014

Troféu em 1º lugar no tema "lanterna" do XV Jogos Florais Estudantis de Ribeirão Preto, União Brasileira dos Trovadores - UBT.

2014

Honra ao mérito, Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto.