Bianca Bernardes Trazzi
Mestranda em Poéticas Visuais pela UNICAMP, com bolsa Capes, e graduada em Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia - IARTE/UFU. Atua como professora de artes na Escola Waldorf João Guimarães Rosa, em Ribeirão Preto - SP, e como ilustradora editorial. Premiada pelo ProAC edital 47/2022 como proponente do projeto "Amarelo Ocre", pela MAMU - Mostra Audiovisual de Mulheres, com a vídeo performance "Terra Garrida" e em festivais de animação com o curta amador em stop-motion "Moncarube". Em seus trabalhos predominam linguagens bidimensionais - gravura, pintura, ilustração - e o corpo como meio - performance, teatro e dança. Foi estagiária no Museu do Índio UFU, membro da prática educativa do MARP e produtora cultural em festivais de arte. Assina com o nome artístico Bianca Lana.
Informações coletadas do Lattes em 19/04/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Artes Visuais
2023 - Atual
Universidade Estadual de Campinas
Marta Luiza Strambi.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: performance; poéticas visuais.
Graduação em Artes Visuais
2017 - 2022
Universidade Federal de Uberlândia
Título: Dos filhos deste solo: Identidades
Orientador: Alexander Gaiotto Miyoshi
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2023 - 2024
Fundamentação em Pedagogia Waldorf. (Carga horária: 970h). , Escola Waldorf João Guimarães Rosa, WJGR, Brasil.
2023 - 2023
Cuentos y leyendas de América Latina: símbolos, arquetipos y significados. (Carga horária: 8h). , Syncbox, SYNCBOX, Argentina.
2023 - 2023
Oficina Coletar - Absorver - Revelar, com Nilton Campos. (Carga horária: 4h). , Museu de Arte de Ribeirão Preto, MARP, Brasil.
2023 - 2023
Oficina de Introdução às Meia-máscaras Balinesas, com André Sun. (Carga horária: 4h). , Grupo Teatral Gorki, ., Brasil.
2023 - 2023
Formação de prática educativa em Museu, com Nilton Campos. (Carga horária: 4h). , Museu de Arte de Ribeirão Preto, MARP, Brasil.
2022 - 2022
Oficina cênica de ViewPoints. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2022 - 2022
O Baile: Residência artística e espetáculo performático. (Carga horária: 15h). , Centro Cultural Casa It, IT, Brasil.
2019 - 2019
Residência Artística O Corpo Poderia se Chamar Aqui, com Zé Reis. (Carga horária: 20h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes visuais.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ilustração editorial.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Licenciatura em artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Cênicas.
Organização de eventos
TRAZZI, B. B. ; SILVA, D. L. ; PRATA, S. C. . Encontro de Capoeira Angola. 2022. (Outro).
TRAZZI, B. B. ; RIBEIRO, R. A. . II Festival EntreArtes. 2019. (Festival).
TRAZZI, B. B. ; Chagas, G. . FICU - Festival Integrado de Cultura Universitária. 2018. (Festival).
TRAZZI, B. B. ; AGRELI, J. H. L. . Encontro UFU de HQ. 2018. (Festival).
TRAZZI, B. B. ; Maiza Tuissi ; Davi Birghenti . Festival de Artes Visuais da UFU. 2017. (Festival).
Participação em eventos
Exposição "Imagem e Música". Ainda ouço seus fantasmas. 2023. (Exposição).
Potência[s] e Dispositivos Cênicos. 2023. (Outra).
III Seminario de Estudios Hispánicos (III SEHISP). 2022. (Seminário).
XII Congresso Internacional de Estética e História da Arte do Programa de Pós-Graduação. Terra Garrida. 2022. (Exposição).
FELELI - Festival de Leitura e Literatura.A Cor Fala. 2021. (Outra).
Festival EntreArtes Digital 2021.Avaliadora de propostas artísticas. 2021. (Outra).
Livro Vivo - Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.Workshop de Ilustração Editorial. 2021. (Oficina).
VII Encontro Questão Indígena e Educação. 2021. (Seminário).
PARALELA. 2019. (Oficina).
Produções bibliográficas
-
TRAZZI, B. B. . Contos Tintos. Revista Trama Bodoque, 21 maio 2023.
-
TRAZZI, B. B. . Palestra Arte e Educação. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRAZZI, B. B. . Terra Garrida. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TRAZZI, B. B. . Ilustração Infantil: uso da linguagem gráfica em uma proposta narrativa. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LANA, Bianca . A Cor Fala. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRAZZI, B. B. . Workshop de Ilustração Editorial. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
TRAZZI, B. B. . Revista O D I S S E Y A. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
TRAZZI, B. B. ; FERRAZ, N. . Entrevista Projeto Curadoria. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
TRAZZI, B. B. . Oficina de Ilustração Editorial. 2021. .
TRAZZI, B. B. . Workshop de Ilustração Botânica. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TRAZZI, B. B. . Aulas particulares de Aquarela. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TRAZZI, B. B. . Oficina de Aquarela. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, D. L. ; TRAZZI, B. B. . O Circo dos Irmãos Gambiarra. 2023. Circense.
TELLES, N. ; SILVA, D. L. ; TRAZZI, B. B. ; SEVERO, V. ; BASILIO, N. . Memórias do meu Chão. 2022. Teatral.
TRAZZI, B. B. ; RIBEIRO, R. A. . Piruá, Pipoca, Malu e Barriga em Alto-Mar. 2019. Circense.
TRAZZI, B. B. . II Mostra Pequenos Formatos. 2024. Gravura.
TRAZZI, B. B. . III EAV - Encontro de Artes Visuais da Unicamp. 2024. Fotografia.
STRAMBI, M. ; LANA, Bianca . Exposição 'do lugar de dentro'. 2024. Gravura.
TRAZZI, B. B. . O Lamento do Corrupião. 2023. Gravura.
TRAZZI, B. B. . Exposição Imagem e Música. 2023. Pintura.
TRAZZI, B. B. . Exposição 48° Semana de Portinari. 2023. Gravura.
TRAZZI, B. B. . Terra Garrida. 2022. Performance.
TRAZZI, B. B. ; ROCHA, D. V. . Exposição Dos filhos deste solo: Identidades. 2022. Diversas.
TRAZZI, B. B. . Ninho. 2022. Gravura.
TRAZZI, B. B. . Genealogia. 2022. Gravura.
TRAZZI, B. B. . Série 'Perfis'. 2022. Pintura.
TRAZZI, B. B. . Vídeo exposição ?A Cor Fala?. 2021. Vídeo.
TRAZZI, B. B. . Exposição ?Sobre-vivências?. 2019. Outra.
TRAZZI, B. B. ; Marina Pontin . Exposição 2° Edição Mulheres À Mostra. 2017. Ilustração.
TRAZZI, B. B. ; Marina Pontin . Exposição Show Banda Dresden. 2017. Ilustração.
TRAZZI, B. B. . Exposição Mostra Linguagens. 2017. Pintura.
TRAZZI, B. B. . Exposição EntreCorpos. 2017. Pintura.
TRAZZI, B. B. . Exposição A Egrégora. 2017. Pintura.
TRAZZI, B. B. . Exposição Armazém Baixada. 2016. Ilustração.
TRAZZI, B. B. ; Marina Pontin . Exposição 1° Edição Mulheres À Mostra. 2016. Ilustração.
TRAZZI, B. B. ; RIBEIRO, R. A. . Videodronedança. 2023 (Dança contemporânea e performance).
TRAZZI, B. B. . Terra Garrida. 2023 (Vídeoperformance).
TRAZZI, B. B. . O Baile. 2022 (Dança contemporânea e performance).
RIBEIRO, R. A. ; TRAZZI, B. B. . Dispositivo Coreográfico. 2020 (Dança contemporânea e performance).
TRAZZI, B. B. ; REIS NETO, J. . O Corpo Poderia se Chamar Aqui. 2019 (Performance).
Projetos de pesquisa
-
2022 - 2022
Dos filhos deste solo: Identidades, Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso que debateu a construção da identidade brasileira associada à busca de minha própria identidade. Abarcando três vieses sobre o tema ? o étnico, o familiar e o territorial ? e partindo de vivências pessoais e referências teóricas e artísticas, foram produzidas três séries em diferentes linguagens: ?Perfis? (aquarela), ?Genealogia? (gravura em metal) e ?Terra Garrida? (fotoperformance). Utilizando principalmente o retrato como ferramenta de representação, investigou-se as nuances em torno aos conceitos de brasilidade e miscigenação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bianca Bernardes Trazzi - Integrante / Alexander Gaiotto Miyoshi - Coordenador.
-
2022 - 2022
Grupo de Pesquisas em Espacialidades Artísticas (GPEA), Descrição: O espaço ficcional possui imensa relevância na construção de sentidos das formas artísticas, já que os fatos ficcionais só conseguem erguer-se a partir de uma localização que lhes dê suporte e significação. Michel Foucault, em "Linguagem e Literatura", afirma que por muito tempo a crítica literária esteve centrada nas questões relacionadas ao tempo ficcional pelo fato de a linguagem ter um grande parentesco com o tempo. A linguagem, diz Foucault, "restitui o tempo a si mesmo, pois ela é escrita e, como tal, vai se manter no tempo e manter o que diz no tempo". Assim, a função da linguagem é o tempo. Contudo, se a função da linguagem é o tempo, seu ser é o espaço: "Espaço porque cada elemento da linguagem só tem sentido em uma rede sincrônica. Espaço porque cada valor semântico de cada palavra ou de cada expressão é definido por referência a um quadro, a um paradigma". Destarte, a assunção do espaço enquanto ser da linguagem aponta para a relevância de um Grupo de Pesquisas centrado no espaço como um importante elemento gerador de sentidos da obra de arte. O GPEA possui atualmente quatro linhas de pesquisa: 1) O espaço do fantástico; 2) O espaço discursivo; 3) Espaço e sociedade; 4) Espaço e Artes visuais... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Mestrado acadêmico: (23) / Doutorado: (20) . , Integrantes: Bianca Bernardes Trazzi - Integrante / Marisa Martins Gama-Khalil - Coordenador.
-
2018 - 2019
Ilustração infantil: uso da linguagem gráfica em uma proposta narrativa, Descrição: Pesquisa de Iniciação Científica sobre a ilustração como potência narrativa autônoma. Dentro do vasto campo das Artes Visuais, a ilustração, com seu valioso caráter descritivo, é utilizada como linguagem gráfica para comunicar conceitos, elucidar narrativas ou simplesmente adorná-las. Associada à literatura, é capaz de transmitir signos visuais poderosos que provocam no público leitor uma gama de emoções. Há casos, porém, em que é possível observar a ilustração desprender-se do texto e gerar, por si só, complexidade narrativa e conceitual. Esta independência transcende o nível da subjetividade e da mente humana por meio de signos visuais, cores, texturas e expressões capazes não apenas de contar uma história, mas de acessar e provocar visualmente nosso inconsciente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Bianca Bernardes Trazzi - Integrante / João Henrique Lodi Agreli - Coordenador., Financiador(es): Associação dos Servidores do CNPq - Bolsa.
Prêmios
2023
Obra premiada pelo júri técnico (exposição coletiva), Museu Casa de Portinari.
2022
ProAC edital 47/2022 - Artistas iniciantes. (Amarelo Ocre), ProAC SP.
2022
Curtas de Minas Gerais. (Terra Garrida), MAMU - Mostra Audiovisual deMulheres.
2022
Emergências Transversais: territórios e perspectivas para a Arte, no XII Congresso Internacional de Estética e História da Arte do Programa de Pós-Graduação. (Terra Garrida), PGEHA/USP - SP.
2021
Edital Emergencial n° 03/2020. (Prosa a Três), Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia.
2021
1° Lugar Mineiro. (Moncarube), Mostra Udigrudi Mundial de Animação (XIX MUMIA).
2020
Premiação de projetos. (A Encadernadora), III Festival Entre Artes IARTE/UFU.
2019
Melhor Curta Amador IX CineFantasy (Moncarube), Fly Cow Produções, MIS-SP.
2018
Premiação de projetos. (Moncarube), I Festival Entre Artes - IARTE/UFU.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Escola Waldorf João Guimarães Rosa. , Rua Virgínia de Francesco Santilli, 81, City Ribeirão, 14021170 - Ribeirão Preto, SP - Brasil, Telefone: (16) 39939155, URL da Homepage:
Experiência profissional
2017 - 2023
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno, Regime: Dedicação exclusiva.
2022 - 2022
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Gravura, Carga horária: 20
Outras informações:
Monitoria no LAIMP - Laboratório de Imagens Impressas IARTE/UFU, sendo responsável por orientar e auxiliar os demais alunos em suas produções de gravura em horários extras fora da aula.
Atividades
-
01/2022
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Artes.,Linhas de pesquisa
-
01/2022
Estágios , Instituto de Artes.,Estágio realizado, Bolsista.
-
01/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Artes.,Linhas de pesquisa
-
01/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes.,Cargo ou função, Vice presidente do Diretório Acadêmico Hélio Oiticica do curso de Artes Visuais.
2023 - Atual
Escola Waldorf João Guimarães RosaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Artes, Carga horária: 30
Atividades
-
02/2023
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora de Artes
-
02/2023
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora de artes
2020 - 2022
Museu do Índio UFUVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Artes gráficas e montagem de exposições, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2023
Estágios , Museu do Índio UFU.,Estágio realizado, Produção de material gráfico e integrante da equipe de criação, curadoria e montagem da XX Mostra Etnográfica "Orema Roiko Xe (Queremos Viver)".
-
08/2022
Estágios , Museu do Índio UFU.,Estágio realizado, Criação da identidade visual e ilustrações para a "I Mostra de Literatura Indígena: Territórios das Palavras Ancestrais", curadoria de Julie Dorrico.
-
01/2022
Estágios , Museu do Índio UFU.,Estágio realizado, Criação de vinheta animada para a série de vídeos "Diário de Bordo: compartilhando experiências, pesquisas e vivências em área indígena".
-
10/2021
Estágios , Museu do Índio UFU.,Estágio realizado, Organização e montagem da II Mostra Virtual de Arte Indígena Contemporânea "Em Tempos Sombrios, eu Ilumino", com os artistas Olinda Yawar, Tamikuã Txihi, Rita Sales Hunikuin, Coletivo Kòkir e curadoria de Kássia Borges.
-
10/2020
Estágios , Museu do Índio UFU.,Estágio realizado, Organização e montagem da I Mostra Virtual de Arte Indígena Contemporânea: "Uni-Versos em Tempos de Pandemia", resultado de uma residência artística com Denilson Baniwa, Naine Terena, Yermollay Karipuna, Ibã Hunikuin e curadoria de Kássia Borges.
-
01/2020
Estágios , Museu do Índio UFU.,Estágio realizado, Criação de identidade visual e ilustrações para o site do Museu do Índio UFU [https://www.musindioufu.org].
-
11/2021 - 11/2021
Estágios , Museu do Índio UFU.,Estágio realizado, Produção de material gráfico e colaboração no evento "Povos Indígenas e Museus Etnográficos: diálogos e trocas em debate".
-
10/2021 - 10/2021
Estágios , Museu do Índio UFU.,Estágio realizado, Produção de material gráfico e colaboração com o evento "II Mostra de Arte Indígena Contemporânea: Em tempos sombrios, Eu ilumino".
-
09/2021 - 09/2021
Estágios , Museu do Índio UFU.,Estágio realizado, Produção de material gráfico e colaboração com o evento "Vamos Aprender Guarani? - 4º Edição".
-
08/2021 - 08/2021
Estágios , Museu do Índio UFU.,Estágio realizado, Produção de material gráfico e colaboração com o evento VII Encontro Questão Indígena e Educação "Protagonismo Indígena no contexto da pandemia de Covid-19".
-
11/2020 - 11/2020
Estágios , Museu do Índio UFU.,Estágio realizado, Colaboração com o evento "VI Encontro Questão Indígena e Educação - Debate e minicurso online".
2021 - Atual
Koré EditorialVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Ilustradora e cocriadora, Carga horária: 20
2022 - Atual
Sesc Ribeirão PretoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Ilustradora e designer gráfico
Outras informações:
Ilustrações e postagens produzidas sobre alimentação saudável no trabalho para o "Programa Relação com Empresas".
2021 - Atual
Sesc Ribeirão PretoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Ilustradora e designer gráfico
Outras informações:
Ilustrações e postagens produzidas para o "Projeto Contato", programa de conscientização contra AIDS e HIV.
2017 - 2021
Editora InVerso, .Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Ilustradora editorial, Carga horária: 8
2018 - 2019
Escola de educação basicaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor de Artes, Carga horária: 20
2023 - Atual
Museu de Arte de Ribeirão PretoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prática educativa, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Bianca Bernardes Trazzi e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?