Lara Soares D'Aurea
Ingressei na graduação em Licenciatura/História na UFF em 2018 e participei do Programa de Educação Tutorial de História (PET - História) como atividade extracurricular durante o meu segundo período (2018.2), Iniciação Científica no Museu Histórico Nacional com o projeto "Há heráldica por toda parte" (2019.1) e posteriormente outra Iniciação Científica intitulada "Escritas da História no Museu Histórico Nacional: lugares e não lugares de negras(o)s na coleção de pinturas. 1922-2019". Fui monitora de América II (2021.1), assistente de turma no colégio Ao Cubo (2021.2) e dei aula no Pré-Vestibular comunitário SóCria durante o período pandêmico, além de aulas particulares. Também tive a oportunidade de fazer mobilidade acadêmica na Universidad IBERO - Ciudad de México em 2022.1. Em 2022.2 e 2023.1 fui educadora no projeto Museu Nacional Vive e, nos períodos de 2022.2, 2023.1 e 2023.2, fiz parte do Programa Institucional de Residência Pedagógica pela UFF em uma escola estadual em Icaraí/Niterói. Atualmente sou monitora do Colégio São Bento e do curso pré-vestibular FocoMedicina. Além disso, em 2024.1 concluí minha graduação, com minha monografia para conclusão de curso intitulada: A África na obra de Ana Maria Gonçalves: identidades e permanências através dos personagens de ficção. Nesse mesmo semestre tive a oportunidade de publicar na Revista História em Curso (n9) da PUC Minas Gerais um trabalho intitulado: Analisando a representação de personagens históricos africanos: um estudo sobre Um defeito de Cor (2006). Possuo formação no Colégio Pedro II (2008-2017), diplomas em inglês, francês (A1,A2) e espanhol (fluente). Durante o Ensino Médio realizei algumas atividades extracurriculares, como participação do projeto de estágio e iniciação científica no Museu Nacional/UFRJ (SAE) de 2016 a 2018, iniciação científica e monitoria em Filosofia pelo colégio (2016) além do Grupo Estudos de Textos Literários e Filosóficos (2016 a 2018). Participei de duas Olimpíadas Nacionais em História do Brasil (2016 e 2017) e em uma Olimpíada Estadual de Filosofia (2016).
Informações coletadas do Lattes em 20/04/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em História
2018 - 2024
Universidade Federal Fluminense
Título: A África na obra de Ana Maria Gonçalves: identidades e permanências através dos personagens de ficção
Orientador: Felipe Paiva Soares
Formação complementar
2023 - 2023
Extensão universitária em Formação de educadores museais. (Carga horária: 15h). , Associação Amigos do Museu Nacional, SAMN, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História e Literatura.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
Participação em eventos
SIAC.Caça ao tesouro do Museu Nacional: um relato de experiência. 2023. (Seminário).
SIAC.Juntando as peças do Museu Nacional. 2023. (Seminário).
Passados Presentes: memória da escravidão no Brasil e ensino de História. 2021. (Exposição).
?Arrabaldes: um sonho no circuito da academia?. 2019. (Exposição).
?Ditadura e tradições autoritárias no Brasil: historiografia em debate?,. 2019. (Exposição).
Diálogos sobre História e Arte no Pós-Abolição e na Contemporaneidade. 2019. (Encontro).
I Jornada de Iniciação Científica do Ibram. 2019. (Seminário).
I Jornada de Iniciação Científica do Ibram.Há heráldica por toda parte. 2019. (Seminário).
Projeto de Extensão de Cozinha Brasileira e Suas Raizes da Universidade Federal Fluminense,. 2018. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
SOARES D?AUREA, Lara . Analisando a representação de personagens históricos africanos: um estudo sobre Um defeito de cor (2006). História em curso - Revista do curso de História da PUC Minas , v. 6, p. 134-157-157, 2024.
-
VALIATTE, L. ; SOARES D?AUREA, Lara ; LISBOA, V. ; MAGGI, K. ; AMORIM, D. ; AMORIM, D. ; FISCHDICK, I. . Caça ao tesouro do Museu Nacional: um relato de experiência. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AMORIM, D. ; SOARES D?AUREA, Lara ; FISCHDICK, I. ; AMORIM, D. ; LISBOA, V. ; VALIATTE, L. ; MAGGI, K. . Juntando as peças do Museu Nacional. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOARES D?AUREA, Lara ; ZAMORANO, R. . Há heráldica por toda parte. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2019
Há Heráldica por toda parte, Descrição: O projeto de pesquisa de iniciação científica visa mapear e analisar a presença da tradição heráldica no cotidiano da sociedade contemporânea. Apesar do forte vínculo da heráldica com as monarquias medievais e modernas e com as representações do poder estado e do poder político, a sociedade atual é marcada por uma difusão nunca antes presenciada da Heráldica, difundida e naturalizada de tal forma que não nos damos conta da sua presença cotidiana e quase que obrigatória em nossas vidas. Há Heráldica por toda parte: nas marcas dos automóveis, nas logomarcas institucionais e comerciais, nos times de futebol, na cultura pop, nos movimentos contestatórios da juventude, como as bandas de rock e o grafite urbano. Levando em consideração a importância da heráldica em museus históricos tradicionais, o objetivo da pesquisa é mapear e entender as apropriações simbólicas, políticas e sociais da heráldica no mundo contemporâneo, visando nortear a aquisição de objetos contemporâneos com símbolos heráldicos para as coleções museológicas para o Museu Histórico Nacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lara Soares D'Aurea - Coordenador / Rafael Zamorano - Integrante.
-
2019 - Atual
Escritas da História no Museu Histórico Nacional: lugares e não lugares de negras(o)s na coleção de pinturas. 1922- 2019, Descrição: O objetivo do projeto de pesquisa aqui proposto é dar continuidade às atividades de produção do conhecimento sobre as escritas da história no Museu Histórico Nacional (MHN), que vem sendo realizadas com apoio da FAPERJ desde 2011. Após inferirmos sobre o protagonismo dos escravizados que se apropriaram das leis de proibição do tráfico negreiro para reivindicarem sua liberdade, conforme estudo de historiadora que foi bolsista da FAPERJ (PEREIRA, 2016), a proposta desta vez é analisar a representatividade de negras e negros na coleção de pinturas do Museu Histórico Nacional. Pretende-se identificar o lugar que a(o)s afro-descendentes ocupam na história do Brasil contada no museu, tão marcada pela valorização de heróis brancos, das Forças Armadas, do Estado ? especialmente o monárquico, e da Igreja Católica. Nosso foco agora será a coleção de pinturas do MHN. Para tanto, será feito um levantamento das obras que tem imagens de negra(o)s representadas, bem como daquelas que foram por eles produzidas, com o intento de analisar seu processo de musealização (DESVALLÉES; MAIRESSE, 2010) e compreender a sua presença nas narrativas produzidas pela instituição. A partir desse levantamento, pretende-se ampliar os sentidos atribuídos às pinturas, com o objetivo de valorá-las como fontes para uma escrita da história dos africanos da diáspora e seus descendentes no MHN, segundo uma perspectiva descolonizadora (CHUVA, 2014).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lara Soares D'Aurea - Coordenador / Aline Montenegro Magalhães - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Colégio São Bento. , Rua Dom Gerardo, 68, Centro, 20090030 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 22068254
Experiência profissional
2019 - 2020
Museu Histórico NacionalVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Sob a orientação de uma das historiadoras do Museu, Aline Montenegro, pesquisei acerca da presença das pessoas negras no acervo de pinturas do MHN. Além do levantamento bibliográfico, fiz a seleção de todas as obras de pintura que nos interessavam, as analisei e pesquisei também sobrea participação do Brasil na Feira Internacional de Lisboa de 1930.
2019 - 2020
Museu Histórico NacionalVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Pesquisei, sob a orientação de um dos historiadores do Museu, Rafael Zamorano, sobre Heráldica. Foram os últimos meses de uma bolsa pelo cnpq, dessa forma, minha experiência consistiu no levantamento do estado de arte acerca do tema.
Atividades
-
09/2019 - 09/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Museu Histórico Nacional.,Linhas de pesquisa
-
01/2019 - 09/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Museu Histórico Nacional.,Linhas de pesquisa
2022 - 2023
Museu Nacional / UFRJVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educadora museal, Carga horária: 20
Outras informações:
Fiz parte da equipe de educadores das exposições desenvolvendo oficinas sobre Educação Patrimonial, história do Museu Nacional, Mineralogia e sobre o processo de restauro do Museu. Atuei também mediando a exposição de mineralogia e a exposição de memória, ambas em frente ao palácio da Quinta da Boa Vista durante esse período.
2016 - 2017
Museu Nacional / UFRJVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário do Ensino Médio, Carga horária: 20
Outras informações:
Responsável por mediações educativas na Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional da UFRJ com os visitantes . Além disso, participei de duas pesquisas: uma que visava traçar o perfil socioeconômico do público atendido pela Instituição e outra que visava traçar o perfil socioeconômico dos funcionários terceirizados da Instituição.
2021 - 2021
Rede Só Cria de Educação PopularVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Fiz parte da equipe de professores voluntários do Pré-vestibular SóCria Barreira do Vasco em 2021 de forma remota. Procuramos desenvolver um cronograma de aulas que auxiliam os alunos nas provas de vestibulares, além de disponibilizarmos materiais extras como textos e lista de exercícios.
2022 - 2024
Universidade Federal FluminenseVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Licencianda, Carga horária: 20
Outras informações:
Sou vinculada ao Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP). Esse é um projeto de iniciação à docência em que acompanho turmas do sétimo ano de uma professora de História da Escola Estadual Manuel de Abreu em Niterói. Participo ajudando no planejamento pedagógico das turmas, na produção e correção de atividades, assim como em algumas regências. Todo o processo é acompanhado e orientado por professores da área de educação da UFF, especializados em ensino de história.
2022 - 2022
Universidad Iberoamericana Ciudad de MéxicoVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante Intercambista, Carga horária: 20
Outras informações:
Realizei um intercâmbio acadêmico na Universidad Iberoamericana no campus da Ciudad de México (MX) entre Janeiro e Junho de 2022. Matérias cursadas: Culturas autóctones Antiguas, Mundo Hispano y Lusitano II, México Independiente II e História de México.
2024 - Atual
Colegio Sao BentoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20
Outras informações:
Como monitora nesta instituição, desempenho um papel crucial no suporte aos alunos, auxiliando-os em suas dúvidas nas disciplinas de História, Geografia, Inglês e Espanhol. Meu trabalho envolve acompanhar o progresso dos alunos ao longo do ano letivo, garantindo que recebam a assistência necessária para superar desafios acadêmicos. Além disso, assumo as turmas de professores ausentes para manter a continuidade do aprendizado. Sou responsável também pelo desenvolvimento de listas de exercícios com base em vestibulares anteriores, conforme solicitado pelos professores de História, para ajudar na preparação dos alunos para exames. Adicionalmente, presto suporte durante as avaliações para alunos com necessidades especiais, com o objetivo de assegurar um ambiente inclusivo e acessível para todos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lara Soares D'Aurea e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?