GABRIELA GONÇALVES JUNQUEIRA

Gabriela Gonçalves Junqueira é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Ciências da Religião. Mestre no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Concentração: Antropologia e Sociologia - pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no qual foi bolsista Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Mestrado Profissional ProfSocio. Doutora em Antropologia Social no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Arqueologia, Etnologia e História Indígena (GEPAEHI), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atuou em projetos de pesquisa e extensão na área de Educação Patrimonial e coordenação de projetos de Consultoria a órgãos especializados de gestão científica, tecnológica ou consultoria técnica prestada a órgão público ou privado pela Fundação Araporã. Atualmente é Professora substituta na Universidade Federal de Uberlândia no INCIS (Instituto de Ciências Sociais) e de Ensino Religioso da Prefeitura Municipal de Uberlândia.

Informações coletadas do Lattes em 17/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social

2018 - 2021

Universidade Federal de Goiás
Título: OB A ÓTICA DAS MISTURAS CALEIDOSCÓPICAS: AS NARRATIVAS EM TORNO DA OCUPAÇÃO HISTÓRICA DOS KAYAPÓ MERIDIONAIS NO SUL DE GOIÁS
Camila Azevedo de Moraes Wichers.

Mestrado em Ciências Sociais

2015 - 2017

Universidade Federal de Uberlândia
Título: O VISÍVEL E O INVISÍVEL NAS RELAÇÕES DE CONTATO DOS GRUPOS JÊ MERIDIONAIS: UMA ANÁLISE DA CAÇA, GUERRA E DOS RITUAIS FUNERÁRIOS COMO RELAÇÕES DE PREDAÇÃO, PRODUÇÃO E CONTROLE DOS PODERES LATENTES DA ALTERIDADE
, Ano de Obtenção: 2017.Marcel Mano.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Jê Meridionais; Caça; Guerra; Ritual Funerário; Predação e Apropriação; Produção de Pessoas. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Indígena. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.

Especialização em Ciências da Religião

2019 - 2020

UNITELOS

Graduação em Ciências Socias

2009 - 2014

Universidade Federal de Uberlândia
Título: O CASO DOS KAYAPÓ MERIDIONAIS: CAÇA E GUERRA COMO CONSTRUÇÃO DE PESSOAS E XAMANISMO COMO INSTÂNCIA DE CONTROLE DOS PODERES INVISÍVEIS DA ALTERIDADE U
Orientador: Marcel Mano

Formação complementar

2018 - 2018

Sarau-vivência-moitará: (des)encontros com a cultura indígena brasileira. (Carga horária: 14h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2018 - 2018

FORMAÇÃO EM MÉTODOS E TÉCNICAS DE ARQUEOLOGIA. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Educação Patrimonial. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2017 - 2017

Curso de formação: Eja na história e cultura dos povos indígenas.. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2016 - 2016

Aproximações entre Antropologia, História e Arqueologia no estudo de Tecnol. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Indígena.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Etnoarqueologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Arqueologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Educação.

Organização de eventos

JUNQUEIRA, G. G. . XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Filosofia da UFU, VIII Encontro de Pós-Graduação em Filosofia da UFU e VI Encontro de Pesquisa em Filosofia do Ensino Médio. 2023. (Congresso).

JUNQUEIRA, G. G. . XXII Semana de Ciências Sociais. 2023. (Outro).

JUNQUEIRA, G. G. . EXPOSIÇÃO DE CURTA DURAÇÃO DE ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA INDÍGENA NAS DEPENDÊNCIAS DO MUSEU ANTROPOLÓGICO DE ITUIUTABA - MUSAI. 2017. (Exposição).

JUNQUEIRA, G. G. . PLANO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL - Ituiutaba. 2017. (Outro).

JUNQUEIRA, G. G. . IV Seminário Internacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais - UFU. 2016. (Outro).

JUNQUEIRA, G. G. . Seminário de Graduação - XV Semana de Ciências Sociais 2015 ?Ciências Sociais em Uberlândia: Um Movimento do Discurso a Práxis?. 2015. (Outro).

JUNQUEIRA, G. G. . Educação em e para os Direito Humanos. 2010. (Outro).

JUNQUEIRA, G. G. . Oficina:"Cultura Afro - História das Danças Africanas". 2010. (Outro).

JUNQUEIRA, G. G. . I Mini - Curso de Sociologia. 2010. (Outro).

JUNQUEIRA, G. G. . I Oficina de Dança. 2010. (Outro).

JUNQUEIRA, G. G. . IX Semana de Ciências Sociais:Os desafios das Ciências Sociais perante as crises contemporâneas. 2009. (Outro).

Participação em eventos

Mesa 'Educação Superior e a Formação Neoliberal'.'Educação Superior e a Formação Neoliberal'. 2024. (Seminário).

VII SEILIC.A construção do portfólio digital como parte do processo e avaliação do Pibid Sociologia/Filosofia UFU. 2024. (Seminário).

VII SEILIC.O recurso audiovisual como forma de reflexão dos impactos do Pibid Sociologia/Filosofia UFU. 2024. (Seminário).

VII SEILIC.O recurso audiovisual como forma de reflexão dos impactos do Pibid Sociologia/Filosofia UFU. 2024. (Seminário).

V Seminário Internacional Desafios do Trabalho e Educação no Século XX. 2024. (Seminário).

Desafios teóricos e políticos das Ciências Sociais na atualidade ? em comemoração aos 45 anos da UFU.Desafios teóricos e políticos das Ciências Sociais na atualidade ? em comemoração aos 45 anos da UFU. 2023. (Seminário).

IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. 2023. (Encontro).

IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.A EDUCAÇÃO DA ATENÇÃO E O OLHAR ANTROPOLÓGICO COMO SUBSÍDIO NA VALORIZAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO MÉDI. 2023. (Encontro).

IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) - UM RELATO DE VIVÊNCIA NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. 2023. (Encontro).

IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.NOVAS E DIFERENTES PERCEPÇÕES DO COTIDIANO ESCOLAR: DE PIBIDIANA À PROFESSORA SUPERVISORA DO PIBID SOCIOLOGIA/FILOSOFI. 2023. (Encontro).

VIII Seminário Internacional do PPGCS.VIII Seminário Internacional do PPGCS. 2023. (Seminário).

XXII Semana de Ciências Sociais.GT ENSINO MÉDIO. 2023. (Seminário).

XXII Semana de Ciências Sociais.XXII Semana de Ciências Sociais. 2023. (Seminário).

2ª Roda de Conversa: Tecendo Tese.?Pesquisa e Gênero no contexto das adversidades?. 2021. (Outra).

Aula Inaugural do PPGAS/UFG - "Antropologia, Colonização e Colonialismo", ministrada pelo Prof. Dr. Kabengele Munanga, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. 2021. (Outra).

Aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás "Antropologias, Povos Indígenas e Indígenas Antropólogues" ministrada pela Profa. Dra. Chikinha Paresi (ABIA. 2021. (Outra).

Arqueologia em Terras Indígenas - Projeto Rio Araguaia: lugar de memórias e identidades. 2018. (Outra).

Audiência Publica sobre indígenas desaldeados: Direito à Identidade Étnica- Justiça e Reparação. 2018. (Outra).

Diálogos abertos na Capital. 2018. (Congresso).

IV Seminário dos/as discentes do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS-UFG) Entrelinhas.UM OLHAR ANTROPOLÓGICO E DECOLONIAL PARA UMA (RE)CONSTRUÇÃO DA OCUPAÇÃO HISTÓRICA DOS JÊ MERIDIONAIS NO SUL DE GOIÁS. 2018. (Seminário).

Mostra Itinerante forumdoc.mg em Uberlândia. 2018. (Outra).

Teoria Antropológica Contemporânea - PPGCS/UFU.A simbólica das ?coisas? fluidas: um olhar antropológico e decolonial para uma (re)construção da ocupação histórica dos Jê meridionais no sul de Goiás. 2018. (Seminário).

VI Seminário Internacional do PPGCS e XVII Semana de Ciências Sociais da UFU..Museus, Memórias e Patrimônios Etnográficos. 2018. (Seminário).

Antropologia em Cena. 2017. (Encontro).

Debate de lançamento do livro "Diabo e fluoxetina: pentecostalismo e psiquiatria na gestão da diferença ". 2017. (Outra).

III Encontro Questão Indígena e Educação com o tema ?Territórios indígenas no Brasil: ameaças, conflitos e resistência?,. 2017. (Encontro).

II SEMINÁRIO AMÉRICA LATINA: CULTURA, HISTÓRIA E POLÍTICA.O DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR COMO SUBSÍDIO PARA SE PENSAR A OCUPAÇÃO DOS JÊ MERIDIONAIS NO SUL DE GOIÁS. 2017. (Seminário).

II SEMINÁRIO AMÉRICA LATINA: CULTURA, HISTÓRIA E POLÍTICA. 2017. (Seminário).

Mostra de Ciência e Tecnologia da 10ª Bienal da União Nacional dos Estudantes coordenada pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).Parecerista dos trabalhos de Ciências Humanas submetidos à Mostra de Ciência e Tecnologia. 2017. (Outra).

Semana de História UFU: ?Opressão, violência e resistência: contra o avanço conservador e retrocesso nos direitos sociais?.Antropologia, Arqueologia e História: interfaces disciplinares na (re)construção da ocupação histórica dos Jê meridionais. 2017. (Outra).

Semana de História UFU: ?Opressão, violência e resistência: contra o avanço conservador e retrocesso nos direitos sociais?. 2017. (Outra).

SEMINÁRIO INTEGRADO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2017. (Seminário).

V Seminário Internacional do Programa de Pós Graduação em Ciências e XVII Semana de Ciências Sociais.Seminário de Graduação - Antropologia. 2017. (Seminário).

V Seminário Internacional do Programa de Pós Graduação em Ciências e XVII Semana de Ciências Sociais. 2017. (Seminário).

V Seminário Internacional do Programa de Pós Graduação em Ciências e XVII Semana de Ciências Sociais.Retrilhando pistas no sul de Goiás: por uma simbólica das coisas fluidas dos grupos Jê meridionais. 2017. (Seminário).

I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFU: Da luta pela terra a construção da cidadania. Povos Indígenas, Negros e Sem Terras.GUERRA E CAÇA COMO CONSTITUINTES DE UMA ECONOMIA SIMBÓLICA DA ALTERIDADE ENTRE OS KAYAPÓ MERIDIONAIS. 2016. (Seminário).

I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFU: Da luta pela terra a construção da cidadania. Povos Indígenas, Negros e Sem Terras. 2016. (Seminário).

IV Semana de História do Pontal - "Política, gênero e mídia na pesquisa e no ensino de História". 2016. (Seminário).

IV Semana de História do Pontal - "Política, gênero e mídia na pesquisa e no ensino de História".Caça e Guerra como processos de construção de subjetividades entre os Jê Meridionais. 2016. (Seminário).

IV Seminário Internacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais. 2016. (Seminário).

IV Seminário Internacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais.A história do contato e uma análise da Caça e Guerra como processos de construção de identidades e constituintes de uma economia simbólica da alteridade entre os Jês Meridionais. 2016. (Seminário).

Feira de Ciências Todas as Cores da UFU. Feira de Ciências Todas as Cores da UFU promovida pelo DCE. 2015. (Feira).

Minicurso - A questão indígena no Brasil Contemporâneo. 2015. (Outra).

Seminário de Graduação promovido pelo Instituto de Ciências Socias, CA Ciências Sociais, PPGC-UFU E NUPECS que integrou parte da XV Semana de Ciências Sociais 2015 ?Ciências Sociais em Uberlândia: Um Movimento do Discurso a Práxis?.Seminário de Graduação. 2015. (Seminário).

Seminário de Graduação promovido pelo Instituto de Ciências Socias, CA Ciências Sociais, PPGC-UFU E NUPECS que integrou parte da XV Semana de Ciências Sociais 2015 ?Ciências Sociais em Uberlândia: Um Movimento do Discurso a Práxis?.Seminário de Graduação. 2015. (Seminário).

Seminário Internacional da América Latina: Cultura, História e Política.A história do contato e uma análise da Caça e Guerra como processos de construção de identidades dos Kayapó Meridionais.. 2015. (Seminário).

Seminário Internacional da América Latina: Cultura, História e Política. 2015. (Seminário).

I Seminário Internacional da Pós-Graduação em Ciências Sociais.CAÇA, GUERRA E XAMANISMO COMO PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE PESSOAS E CORPOS. 2012. (Seminário).

I Seminário Internacional da Pós-Graduação em Ciências Sociais. 2012. (Seminário).

63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.ANALOGIAS ENTRE CAÇA E GUERRA NO PENSAMENTO E HISTÓRIA DO CONTATO DOS KAYAPÓ MERIDIONAIS. 2011. (Outra).

I Encontro de Iniciação Científica e Tecnológico da UFU.Caça, guerra e xamanismo Kayapó como processos de ontologia social. 2011. (Encontro).

XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. O cotidiano como uma linha teórica de práticas educativas. 2011. (Congresso).

Gênero e Políticas Públicas. 2010. (Outra).

Mesa Redonda - Movimentos Sociais, conflito e política no mundo contemporâneo. 2010. (Outra).

Mini-Curso de Redação Científica. 2010. (Outra).

Os desafios da formação docente no âmbito do PIBID/UFU. 2010. (Seminário).

Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial. 2010. (Outra).

X Semana de Ciências Sociais - Movimentos Sociais e a relação do Indivíduo com seu Meio Social. 2010. (Outra).

"A Reforma do Estado no Brasil". 2009. (Outra).

"Crise Política e Eleições". 2009. (Outra).

"Marx e a crise na contemporaneidade". 2009. (Outra).

"O Cotidiano do Imigrante Italiano nas folhas dos Jornais". 2009. (Outra).

41º Congresso da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerias. 2009. (Congresso).

A Construção das Identidades de Gênero. 2009. (Outra).

Antropologia e Cinema:Analisando um Filme. 2009. (Oficina).

Antropologia e Deslocamentos Humanos. 2009. (Outra).

Antropologias Mundiais e o Discurso Pós-Colonial:Embates Identitários de uma Ciência no Mundo Contemporâneo. 2009. (Outra).

Crise Estrutural do Capitalismo na Obra de István Mészáros. 2009. (Outra).

IX Semana de Ciências Sociais:Os desafios das Ciências Sociais perante as crises contemporâneas. 2009. (Outra).

O Papel da Mídia na (re) construção de imagens no Imaginário Social. 2009. (Oficina).

Política,Sociologia e Antropologia:Encontros e Desencontros "Desafios Metodológicos". 2009. (Outra).

Por Uma Experiência da Rua:Desafios da Análise Antropológica no Espaço Urbano. 2009. (Oficina).

Um Panorama Sobre a Reforma do Estado. 2009. (Oficina).

XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. 2009. (Congresso).

"A Educação a Serviço do Amor-Pais Brilhantes x Professores Fascinantes". 2008. (Outra).

1º Congresso da Juventude - O Jovem no Século XXI. 2007. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Letícia de Sousa Aureliano

JUNQUEIRA, G. G.; ALVES, D. S.. PROFESSORES DO IFB E O IMPACTO DO ENSINO REMOTO: uma análise da perspectiva docente no Campus Ceilândia. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública) - Instituto Federal de Brasília.

Aluno: Lucian Erlan Silva Domingues

JUNQUEIRA, G. G.; ALVES, D. S.; BORREZZI, M. A. M. F.. A QUESTÃO INDÍGENA NAS AULAS DE HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA A JUVENTUDE II) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: MURILO ANTÔNIO DE VASCONCELOS

JUNQUEIRA, G. G.; ALVES, D. S.; BORREZZI, M. A. M. F.. O xamanismo na EJA: possibilidades de trabalhar a Lei 11.645/2008. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EJA NA DIVERSIDADE ? PROEXT 2017) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Marianne Costa Santos Cardoso

JUNQUEIRA, G. G.; ALVES, D. S.; BORREZZI, M. A. M. F.. DESCOLONIALIZANDO O PODER: HISTÓRIAS E CULTURAS INDÍGENAS NA EJA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EJA NA DIVERSIDADE ? PROEXT 2017) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Bruna Carneiro de Oliveira

BARBOSA, L. S. P.; SOUZA, M. F.;JUNQUEIRA, G. G.. A construção de uma personalidade pública: análise da representação de Gabriela Pugliesi no Instagram. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: VINÍCIUS HENRIQUE COUTINHO SABINO

JUNQUEIRA, G. G.; GEORJUTTI, R.; MACEDO, N.. Utilização de biomaterial e osso autógeno em cirurgia de levantamento de seio maxilar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário do Triângulo.

Aluno: DANIELLY PIRES VILELA

JUNQUEIRA, G. G.; GEORJUTTI, R.; MACEDO, N.. A importância da estratificação no biomimetismo dentário. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário do Triângulo.

Aluno: YASMIN SANTANA CARNEIRO MESSIAS

JUNQUEIRA, G. G.; GEORJUTTI, R.; MACEDO, N.. Educação em saúde bucal infantil. 2022.

Aluno: TATILA APARECIDA SOUZA TORRES

JUNQUEIRA, G. G.; GEORJUTTI, R.; MACEDO, N.. A importância do lúdico na odontologia infantil. 2022.

Aluno: EDUARDA MENDES MOREIRA DE SOUZA

JUNQUEIRA, G. G.; GEORJUTTI, R.; MACEDO, N.. Individualização das pastas dentais no tratamento odontológico. 2022.

Aluno: HYGOR DA SILVA LIMA

JUNQUEIRA, G. G.; GEORJUTTI, R.; MACEDO, N.. Analgesia preemptiva nas cirurgias orais menores. 2022.

Aluno: Luciene dos Santos Souza

JUNQUEIRA, G. G.; GEORJUTTI, R.; MACEDO, N.. Facetas em resina composta e as vantagens da técnica direta. 2022.

Aluno: SARA GUSMÃO GURGEL FARIA

JUNQUEIRA, G. G.; GEORJUTTI, R.; MACEDO, N.. Farmacologi aplicada a DTM muscular. 2022.

Aluno: AMANDA DE SOUZA HONORIO

JUNQUEIRA, G. G.; GEORJUTTI, R.; MACEDO, N.. Os efeitos adversos do ácido hialurônico em preenchimentos faciais. 2022.

Aluno: Mariana Alves Vargas

JUNQUEIRA, G. G.; GEORJUTTI, R.; MACEDO, N.. Perfuração radicular em pré-molar superior. 2022.

Aluno: Maycon Douglas Rodrigues Silva

JUNQUEIRA, G. G.; GEORJUTTI, R.; MACEDO, N.. Tratamento endodôntico simultâneo nos elementos 36 e 37 com abcesso periapical agudo. 2022.

Aluno: ANA MARIA ALVES FEITOSA

JUNQUEIRA, G. G.; GEORJUTTI, R.; MACEDO, N.. Reabsorção cervical invasiva. 2022.

Aluno: CAMILA OLIVEIRA MAGALHÃES

JUNQUEIRA, G. G.; GEORJUTTI, R.; MACEDO, N.. Cuidados em saúde bucal do paciente com Alzheimer. 2022.

Aluno: LUIZ HENRIQUE MARTINS ASSUNÇÃO

JUNQUEIRA, G. G.; GEORJUTTI, R.; MACEDO, N.. Obliteração da cavidade pulpar em decorrência de trauma dentário. 2022.

Aluno: Isadora Hellen Silva Noronha

JUNQUEIRA, G. G.; GEORJUTTI, R.; MACEDO, N.. Acidentes e complicações na abertura coronária. 2022.

Aluno: Jordana Vieira Lara

JUNQUEIRA, G. G.; MANO, M.; NAZARETH, C. C. F.. UM ENSAIO SOBRE A EXPERIENCIA ETNOGRÁFICA DE UMA TATUADORA EM UMA ALDEIA KAIABI. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Tayná Bonfim Mazzei Mazza

JUNQUEIRA, G. G.; MANO, M.; RODRIGUES, R. A.. ALTERIDADE E DEVIR: UM ESTUDO DO CONTATO A PARTIR DAS URNAS MORTUÁRIAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Socias) - Universidade Federal de Uberlândia.

JUNQUEIRA, G. G.. Processo Seletivo Vestibular 2023-2 (Prova discursiva de Sociologia). 2023. Universidade Federal de Uberlândia.

JUNQUEIRA, G. G.. Processo Seletivo 2022-2 UFU (Prova discursiva de Sociologia). 2022. Universidade Federal de Uberlândia.

JUNQUEIRA, G. G.. Processo Seletivo 2018-2 UFU (Prova discursiva de Sociologia). 2018. Universidade Federal de Uberlândia.

Orientou

MURILO ANTÔNIO DE VASCONCELOS

O xamanismo na EJA: possibilidades de trabalhar a Lei 11; 645/2008; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EJA NA DIVERSIDADE ? PROEXT 2017) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Gabriela Gonçalves Junqueira;

Marianne Costa Santos

Descolonializando o poder: histórias e culturas indígenas na EJA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EJA NA DIVERSIDADE ? PROEXT 2017) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Gabriela Gonçalves Junqueira;

Lucelia Fernanda dos Santos

POR UMA INVESTIGAÇÃO NO CAMPO DAS MOTIVAÇÕES QUE CONTRIBUEM PARA A EVASÃO ESCOLAR NA EJA EM UBERLÂNDIA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA A JUVENTUDE II) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Gabriela Gonçalves Junqueira;

Produções bibliográficas

  • JUNQUEIRA, G. G. ; ALVES, D. S. . Diálogos transversais: a história indígena e a educação patrimonial no protagonismo das ações educativas no Triângulo Mineiro. ALBUQUERQUE: REVISTA DE HISTÓRIA , v. 10, p. 49-64, 2018.

  • TUPINAMBÁ, CACIQUE KAWANY LOURDES ; ALVES, DANIELLA SANTOS ; JUNQUEIRA, GABRIELA GONÇALVES . Tomando posse da história: o legado de resistência da cacique Kawany Lourdes Tupinambá. REVISTA ÑANDUTY , v. 6, p. 189-209, 2018.

  • JUNQUEIRA, G. G. . DOCUMENTOS HISTÓRICOS E ARQUEOLÓGICOS COMO LOCUS DE INVESTIGAÇÃO, PODER E REPRESENTAÇÃO. CRÍTICA E SOCIEDADE: revista de cultura política , v. 8, p. 129-144, 2018.

  • JUNQUEIRA, G. G. ; MANO, M. . O VISÍVEL E O INVISÍVEL NAS GUERRAS - XAMANISMO : UMA ANÁLISE DO PENSAMENTO MÁGICO - RELIGIOSO FRENTE ÀS EXPEDIÇÕES GUERREIRAS DOS KAYAPÓ MERIDIONAIS. Horizonte Científico (Uberlândia) , v. 8, p. 1-24, 2014.

  • JUNQUEIRA, G. G. . GUERRA E CAÇA COMO PRODUÇÕES ONTOLÓGICAS: O CASO DOS KAYAPÓ MERIDIONAIS. Revista Eletrônica de Ciências Sociais , v. SEDITC, p. 3-8, 2011.

  • JUNQUEIRA, G. G. . Ciências Humanas e suas Tecnologias - SOCIOLOGIA. 1. ed. Goiânia: OPIRUS BOOKSTORE - B&F EDITORAÇÃO COMÉRCIO E DISTRIBUIÇÃO LTDA, 2018.

  • JUNQUEIRA, G. G. ; VINHAL, M. F. L.V . EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) - UM RELATO DE VIVÊNCIA NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. In: IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 2023, Lajeado. IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 2023.

  • JUNQUEIRA, G. G. . A EDUCAÇÃO DA ATENÇÃO E O OLHAR ANTROPOLÓGICO COMO SUBSÍDIO NA VALORIZAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO MÉDIO. In: IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 2023, Lajeado. IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 2023.

  • JUNQUEIRA, G. G. . NOVAS E DIFERENTES PERCEPÇÕES DO COTIDIANO ESCOLAR: DE PIBIDIANA À PROFESSORA SUPERVISORA DO PIBID SOCIOLOGIA/FILOSOFIA. In: IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 2023, Lajeado. IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, 2023.

  • JUNQUEIRA, G. G. . Caça e Guerra como processos de construção de subjetividades entre os Jê meridionais. In: IV Semana de História do Pontal / III Encontro de Ensino de História - Política, gênero e mídia na pesquisa e no ensino de História, 2017, Ituiutaba. Anais Eletrônicos da IV Semana de História do Pontal / III Encontro de Ensino de História., 2017.

  • JUNQUEIRA, G. G. . A OCUPAÇÃO HISTÓRICA DOS JÊ MERIDIONAIS NOS SÉCULOS XVIII E XIX PENSADA POR UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR ENTRE HISTÓRIA INDÍGENA E ETNOARQUEOLOGIA. In: IV Congresso Iberoamericano de Arqueologia, Etnologia e Etno-história - Antropologia Sociocultural e suas interfaces disciplinares, 2017, Dourados. Anais - IV Congresso Iberoamericano de Arqueologia, Etnologia e Etno-história - Antropologia Sociocultural e suas interfaces disciplinares, 2017. p. 1-274.

  • JUNQUEIRA, G. G. . RETRILHANDO PISTAS NO SUL DE GOIÁS: POR UMA SIMBÓLICA DAS COISAS FLUIDAS DOS GRUPOS JÊ MERIDIONAIS. In: V Seminário Internacional do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais, 2017, Uberlândia. ANAIS do V Seminário Internacional do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais. Uberlândia: EDUFU, 2017. v. 1. p. 1-178.

  • JUNQUEIRA, G. G. . GUERRA E CAÇA COMO CONSTITUINTES DE UMA ECONOMIA SIMBÓLICA DA ALTERIDADE ENTRE OS KAYAPÓ MERIDIONAIS. In: I Seminário Internacional de Educação no Campo da UFU: Da luta pela terra a construção da cidadania. Povos Indígenas, Negros e Sem Terras, 2016, Uberlândia. I Seminário Internacional de Educação no Campo da UFU: Da luta pela terra a construção da cidadania. Povos Indígenas, Negros e Sem Terras. Uberlândia: EDITORA UFU, 2016. v. 1.

  • JUNQUEIRA, G. G. . A história do contato e uma análise da Caça e Guerra como processos de construção de identidades e constituintes de uma economia simbólica da alteridade entre os Jês Meridionais. In: IV Seminário Internacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2016, Uberlândia. IV Seminário Internacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Uberlândia: Editora UFU, 2016. v. 1. p. 862-879.

  • JUNQUEIRA, G. G. . A história do contato e uma análise da Caça e Guerra como processos de construção de identidades dos Kayapó Meridionais. In: Seminário Internacional América Latina: Cultura, História e Política., 2015, Uberlândia. Seminário Interncional América Latina: Cultura, História e Política.. Uberlândia: Pueblo Editora, 2015. v. 1ª. p. 1-14.

  • JUNQUEIRA, G. G. . O COTIDIANO COMO UMA LINHA TEÓRICA DE PRÁTICAS EDUCATIVAS. In: XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia - ALAS, 2011, Recife. Educação e desigualdade social - Praticas Educativas e Docência II, 2011.

  • JUNQUEIRA, G. G. . XAMANISMO, CAÇA E GUERRA COMO OPERAÇÕES DE DOMESTICAÇÃO NO CONTATO KAYAPÓ. In: 12º CONIC - Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2012, São Paulo. 12º CONIC - Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2012.

  • JUNQUEIRA, G. G. . ANALOGIAS ENTRE CAÇA E GUERRA NO PENSAMENTO E HISTÓRIA DO CONTATO DOS KAYAPÓ MERIDIONAIS. In: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2011, Goiânia. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2011. v. 63ª.

  • JUNQUEIRA, G. G. . CAÇA, GUERRA E XAMANISMO COMO PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE PESSOAS E CORPOS. In: I Seminário Internacional da Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2012, Uberlândia. I Seminário Internacional da Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2012.

  • JUNQUEIRA, G. G. . NOVAS E DIFERENTES PERCEPÇÕES DO COTIDIANO ESCOLAR: DE PIBIDIANA À PROFESSORA SUPERVISORA DO PIBID SOCIOLOGIA/FILOSOFIA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUNQUEIRA, G. G. ; VINHAL, M. F. L.V . EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) - UM RELATO DE VIVÊNCIA NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUNQUEIRA, G. G. . A EDUCAÇÃO DA ATENÇÃO E O OLHAR ANTROPOLÓGICO COMO SUBSÍDIO NA VALORIZAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO MÉDIO. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUNQUEIRA, G. G. . A simbólica das ?coisas? fluidas: um olhar antropológico e decolonial para uma (re)construção da ocupação histórica dos Jê meridionais no sul de Goiás. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JUNQUEIRA, G. G. . A simbólica das ?coisas? fluidas: um olhar antropológico e decolonial para uma (re)construção da ocupação histórica dos Jê meridionais no sul de Goiás. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUNQUEIRA, G. G. . IV Congresso Iberoamericano de Arqueologia, Etnologia e Etno-história - Antropologia Sociocultural e suas interfaces disciplinares. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JUNQUEIRA, G. G. . GUERRA E CAÇA COMO CONSTITUINTES DE UMA ECONOMIA SIMBÓLICA DA ALTERIDADE ENTRE OS KAYAPÓ MERIDIONAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUNQUEIRA, G. G. . A história do contato e uma análise da Caça e Guerra como processos de construção de identidades e constituintes de uma economia simbólica da alteridade entre os Jês Meridionais.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUNQUEIRA, G. G. . Caça e Guerra como processos de construção de subjetividades entre os Jê Meridionais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUNQUEIRA, G. G. . Cultura, História e Política.A história do contato e uma análise da Caça e Guerra como processos de construção de identidades dos Kayapó Meridionais.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUNQUEIRA, G. G. . CAÇA, GUERRA E XAMANISMO COMO PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE PESSOAS E CORPOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • JUNQUEIRA, G. G. . XAMANISMO, CAÇA E GUERRA COMO OPERAÇÕES DE DOMESTICAÇÃO NO CONTATO KAYAPÓ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • JUNQUEIRA, G. G. ; MANO, M. . ANALOGIAS ENTRE CAÇA E GUERRA NO PENSAMENTO E HISTÓRIA DO CONTATO DOS KAYAPÓ MERIDIONAIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • JUNQUEIRA, G. G. . O cotidiano como uma linha teórica de práticas educativas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUNQUEIRA, G. G. . PT: Uma análise de 1989 e 2002, O Partido dos Trabalhadores apresenta fragilidades?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUNQUEIRA, G. G. . Guerra e Caça como produções ontológicas: o caso dos Kayapó Meridionais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUNQUEIRA, G. G. . Caça, guerra e xamanismo Kayapó como processos de ontologia social. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUNQUEIRA, G. G. . PIBID - Uma experiência, um aprendizado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • JUNQUEIRA, G. G. . DIAGNÓSTICO DOS BENS CULTURAIS DE NATUREZA ARQUEOLÓGICA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA ÁREA DA FAZENDA VALE AZUL, MUNICÍPIO DE PRATA, ESTADO DE MINAS GERAIS 2018 (Relatório Final de Projeto).

  • JUNQUEIRA, G. G. ; ALVES, D. S. . RELATÓRIO FINAL DO PROJETO: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA ÁREA DA FAZENDA PIRAPITINGA, MUNICÍPIOS DE CANÁP 2017 (Relatório Final de Projeto).

  • JUNQUEIRA, G. G. ; ALVES, D. S. . Patrimônio e memória: um direto de todos - Canápolis e Monte Alegre de Minas 2017 (MATERIAL DE APOIO).

Outras produções

JUNQUEIRA, G. G. . PROSPECÇÃO ARQUEOLÓGICA INTERVENTIVA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA ÁREA DA FAZENDA UMUARAMA, MUNICÍPIO DE ITAPAGIPE, ESTADO DE MINAS GERAIS. 2018.

JUNQUEIRA, G. G. . DIAGNÓSTICO DOS BENS CULTURAIS DE NATUREZA ARQUEOLÓGICA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA ÁREA DA FAZENDA VALE AZUL, MUNICÍPIO DE PRATA, ESTADO DE MINAS GERAIS. 2018.

JUNQUEIRA, G. G. . Diagnóstico dos Bens Culturais de Natureza Arqueológica e Educação Patrimonial na área da Fazenda Pirapitinga, Monte Alegre de Minas. 2017.

JUNQUEIRA, G. G. . Diagnóstico dos Bens Culturais de Natureza Arqueológica e Educação Patrimonial na área da Fazenda Pirapitinga, Canápolis. 2017.

JUNQUEIRA, G. G. . Parecerista ad hoc da Revista Cadernos de Pesquisa do CDHIS, Revista do Centro de Documentação e Pesquisa em História, vinculado ao Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia.. 2019.

JUNQUEIRA, G. G. . Parecerista ad hoc da Vivência: Revista de Antropologia - vinculada ao Departamento de Antropologia e ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRN. 2019.

JUNQUEIRA, G. G. . PATRIMÔNIOS DA CIDADE DE PRATA/MG EM REFLEXÕES E DIÁLOGOS COM A HISTÓRIA INDÍGENA REGIONAL. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

JUNQUEIRA, G. G. . PATRIMÔNIOS DA CIDADE DE ITAPAGIPE/MG EM REFLEXÕES E DIÁLOGOS COM A HISTÓRIA INDÍGENA REGIONAL. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

JUNQUEIRA, G. G. . Sociologia. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático - Ensino Médio).

JUNQUEIRA, G. G. . DIAGNÓSTICO DOS BENS CULTURAIS DE NATUREZA ARQUEOLÓGICA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA ÁREA DA FAZENDA VALE AZUL, MUNICÍPIO DE PRATA, ESTADO DE MINAS GERAIS. 2018. (Relatório de pesquisa).

JUNQUEIRA, G. G. . PROSPECÇÃO ARQUEOLÓGICA E INTERVENTIVA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA ÁREA DA FAZENDA UMUARAMA - ITAPAGIPE - MG. 2018. (Relatório de pesquisa).

JUNQUEIRA, G. G. . OFICINA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REFLEXÕES E DIÁLOGOS SOBRE A HISTÓRIA INDÍGENA DA REGIÃO. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JUNQUEIRA, G. G. . OFICINA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REFLEXÕES E DIÁLOGOS SOBRE A HISTÓRIA INDÍGENA DA REGIÃO. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JUNQUEIRA, G. G. . Patrimônio e memória: um direto de todos - Canápolis e Monte Alegre de Minas. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DE APOIO).

JUNQUEIRA, G. G. ; ALVES, D. S. . RELATÓRIO FINAL: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA ÁREA DA FAZENDA PIRAPITINGA, MUNICÍPIOS DE CANÁPOLIS E MONTE ALEGRE DE MINAS, ESTADO DE MINAS GERAIS.. 2017. (Relatório de pesquisa).

JUNQUEIRA, G. G. . Do Dinoprata às Folias de Reis: patrimônios, saberes e tradições no município de Prata/MG. 2019. Filme.

JUNQUEIRA, G. G. . Arraiá do Lajeado: memórias, afetos e tradições em Itapagipe/MG. 2019. Filme.

JUNQUEIRA, G. G. ; ALVES, D. S. . Patrimônio Cultural Canápolis e Monte Alegre de Minas. 2019. Filme.

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    A simbólica das coisas fluidas: um olhar antropológico e decolonial para uma (re)construção da ocupação histórica dos Jê meridionais no sul de Goiás, Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral o estudo e análise de fontes históricas e arqueológicas referentes aos Jê meridionais na região do atual sul de Goiás entre os séculos XVIII e XIX, a partir do olhar antropológico. Pretende-se realizar um amplo levantamento bibliográfico acerca do sul do estado de Goiás, envolvendo estudos da Antropologia, História e Arqueologia, afim de superar algumas dicotomias e paradigmas pré-estabelecidos, propondo novos conceitos e interpretações que atuem como mediadores na compreensão da dinâmica e multiplicidade cultural pretérita desses povos indígenas. A pesquisa almeja ainda contribuir no processo de musealização de coleções do Sul de Goiás salvaguardadas no Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia da PUC-Goiás e no Museu Antropológico da UFG, a partir da construção de novas interpretações que poderão contribuir na amplificação dos usos dessas coleções.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Gabriela Gonçalves Junqueira - Coordenador.

  • 2017 - 2019

    DIAGNÓSTICO DOS BENS CULTURAIS DE NATUREZA ARQUEOLÓGICA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA ÁREA DA FAZENDA VALE AZUL, MUNICÍPIO DE PRATA, ESTADO DE MINAS GERAIS, Descrição: O presente projeto surgiu da necessidades do processo de Licenciamento Ambiental das atividades da Fazenda Vale Azul, localizada nos município de Prata/MG. Diante dessas circunstancias as ações da equipe de educação patrimonial pretende provocar reflexões sobre o patrimônio cultural material e imaterial da região, no intuito de despertar nos alunos, professores e comunidade em geral interesse e curiosidade levando-os a querer conhecer mais sobre eles, e resgatar o sentimento de pertencimento e preservação às referências culturais locais. Para isso, a proposta é lançarmos mão da história indígena de ocupação da região que engloba o então sertão da farinha podre, atual Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba, juntamente com as ocupações históricas dos índios Jê meridionais que ocupavam e preambulavam pela região. Nesse tomo, a educação patrimonial se torna uma ferramenta imprescindível para corroborar no efetivo conhecimento e relativização da diversidade cultural de um pais como o nosso. Manter viva a memória de um povo, região ou grupo bem como sua história e importância é fundamental para acicatar nos alunos a real construção da identidade brasileira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gabriela Gonçalves Junqueira - Coordenador / DANIELLA SANTOS ALVES - Integrante / ROBSON ANTONIO RODRIGUES - Integrante.

  • 2017 - 2019

    PROSPECÇÃO ARQUEOLÓGICA E INTERVENTIVA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA ÁREA DA FAZENDA UMUARAMA - ITAPAGIPE - MG, Descrição: Para atender as necessidades do Licenciamento Ambiental das atividades agrícolas da Fazenda Umuarama, localizada no município de Itapagipe/MG, quanto ao cumprimento das exigências legais de preservação do patrimônio arqueológico de acordo com a legislação brasileira, apresentamos o presente projeto voltado para ações educativas que colaboram no setor da educação, bem como na divulgação e valorização do patrimônio cultural.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gabriela Gonçalves Junqueira - Coordenador / DANIELLA SANTOS ALVES - Integrante / ROBSON ANTONIO RODRIGUES - Integrante.

  • 2017 - 2019

    EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA ÁREA DA FAZENDA PIRAPITINGA, MUNICÍPIOS DE CANÁPOLIS E MONTE ALEGRE DE MINAS, ESTADO DE MINAS GERAIS., Descrição: Para atender as necessidades do Licenciamento Ambiental das atividades agrícolas da Fazenda Pirapitinga, localizada nos municípios de Canápolis e Monte Alegre de Minas/MG, quanto ao cumprimento das exigências legais de preservação do patrimônio arqueológico de acordo com a legislação brasileira, foi desenvolvido para ações educativas que colaboram no setor da educação, bem como na divulgação e valorização do patrimônio cultural.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gabriela Gonçalves Junqueira - Coordenador / DANIELLA SANTOS ALVES - Integrante / ROBSON ANTONIO RODRIGUES - Integrante.

  • 2015 - 2017

    O VISÍVEL E O INVISÍVEL NAS RELAÇÕES DE CONTATO DOS GRUPOS JÊ MERIDIONAIS: UMA ANÁLISE DA CAÇA, GUERRA E DOS RITUAIS FUNERÁRIOS COMO RELAÇÕES DE PREDAÇÃO, PRODUÇÃO E CONTROLE DOS PODERES LATENTES DA ALTERIDADE, Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar algumas expressões do pensamento mágico religioso, sobretudo as relações entre caça e guerra, no universo histórico do contato dos grupos Jê meridionais durante os séculos XVIII e XIX, em suas relações com o mundo exterior da alteridade. Mediadas pelas intermináveis guerras, as relações desses índios com o mundo exterior não-índio propõe uma predação do exterior para a produção do interior, em cujo processo o xamanismo atua como instância de controle dos poderes invisíveis para o sucesso da captura de bens simbólicos e materiais do exterior. A predação existente por meio da guerra permitia ao grupo se apropriar de partes subjetivadas do outro, mas também de partes objetivadas, o que permitia não só a incorporação de virtudes, mas também de partes do corpo do inimigo. Com isso pretendo estabelecer algumas relações entre as urnas funerárias e o morto (fera), a guerra e o inimigo e a caça e a fera abatida, pensando por meio de um diálogo entre a Antropologia, Arqueologia e História como podemos propor determinadas analogias entre estes diferentes modos de se relacionar com o mundo exterior que provavelmente esteve presente na história e cultura destes grupos Jê meridionais. O material básico de pesquisa foi tanto uma documentação histórica dos séculos XVIII e XIX referentes à região dos atuais sul de Goiás, Triângulo Mineiro e norte de São Paulo; como uma bibliografia etnográfica sobre os grupos Jê que permitiu o exercício de uma projeção etnográfica; bem como uma bibliografia proveniente da Arqueologia que também permitiu o exercício da projeção etnográfica. Com base nisso, é proposto que aos poderes visíveis dos guerreiros e caçadores se somavam os poderes invisíveis do xamã e de suas ações nas situações de conflitos, no qual, animais, mortos (fera) e outros povos são inimigos, mas detentores de certos poderes e bens e responsáveis por uma produção ontológica, que controlados por xamãs sonhadores e guerreiros, são apropriados subjetivamente e objetivamente na caça, na guerra e nos rituais funerários para a própria produção e reprodução de sua máquina social cultural. Palavras?chave: Jê meridionais. Caça. Guerra. Ritual Funerário. Predação e Apropriação. Produção de pessoas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Gabriela Gonçalves Junqueira - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 14

  • 2011 - 2013

    Os Cayapó e seus Outros: pensamento mágico-religioso, guerra e caça na história do contato., Descrição: O presente projeto pretende estudar parte de uma bibliografia e de uma documentação histórica referente ao pensamento mágico-religioso Cayapó e às suas relações com o mundo exterior, com vistas a contribuir para o exercício de uma projeção etnográfica que permita lançar subsídios para entender a atuação xamânica nas guerras dos Cayapó com índios e não índios no Triângulo Mineiro, sul de Goiás e norte de São Paulo nos séculos XVIII a XX.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gabriela Gonçalves Junqueira - Integrante / Marcel Mano - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - 2011

    Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gabriela Gonçalves Junqueira - Integrante / Alessandra Siqueira Barreto - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gabriela Gonçalves Junqueira - Integrante / Alessandra Siqueira Barreto - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gabriela Gonçalves Junqueira - Integrante / Alessandra Siqueira Barreto - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gabriela Gonçalves Junqueira - Integrante / Alessandra Siqueira Barreto - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gabriela Gonçalves Junqueira - Integrante / Alessandra Siqueira Barreto - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gabriela Gonçalves Junqueira - Integrante / Alessandra Siqueira Barreto - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gabriela Gonçalves Junqueira - Integrante / Alessandra Siqueira Barreto - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gabriela Gonçalves Junqueira - Integrante / Alessandra Siqueira Barreto - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gabriela Gonçalves Junqueira - Integrante / Alessandra Siqueira Barreto - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2010 - 2011

    Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gabriela Gonçalves Junqueira - Integrante / Alessandra Siqueira Barreto - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gabriela Gonçalves Junqueira - Integrante / Alessandra Siqueira Barreto - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gabriela Gonçalves Junqueira - Integrante / Alessandra Siqueira Barreto - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gabriela Gonçalves Junqueira - Integrante / Alessandra Siqueira Barreto - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Gabriela Gonçalves Junqueira - Integrante / Alessandra Siqueira Barreto - Coordenador.

Prêmios

2019

Aprovação em Processo Seletivo de Professor Substituto - Sociologia, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

2019

Aprovação em Processo Seletivo de Professor Substituto - Ciências Sociais, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

2018

Aprovação em Processo Seletivo de Professor Substituto - Antropologia, Instituto Federal de Goiás (IFG).

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2021

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Doutoranda

2017 - 2019

Fundação Araporã

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador

2012 - 2013

Escola Estadual Ângela Teixeira da Silva

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Sociologia

2011 - 2013

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Projeto: Os Cayapó e seus Outros: pensamento mágico-religioso, guerra e caça na história do contato.

2024 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40

2022 - 2024

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisora PIBID Sociologia/Filosofia UFU, Carga horária: 12

2019 - 2020

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

2017 - 2017

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Docente no Ensino Superior no PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EJA NA DIVERSIDADE - PROEXT 2017, promovido pela Rede de Formação de Professores da Educação Básica e pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (REDE/UFU) - Campus Uberlândia. Atuei como docente no eixo 2: A EJA NA HISTÓRIA E CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS. O eixo é responsável pela construção um espaço para continuar a realizar reflexões teórico-metodológicas que possam propiciar condições para que o professor da EJA possa trabalhar em sala de aula a temática indígena de modo distante de estigmas e de forma qualificada.

2017 - 2017

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Docente no Ensino Superior no PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EJA NA DIVERSIDADE - PROEXT 2017, promovido pela Rede de Formação de Professores da Educação Básica e pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (REDE/UFU) - Campus Monte Carmelo. Atuei como docente no eixo 2: A EJA NA HISTÓRIA E CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS. O eixo é responsável pela construção um espaço para continuar a realizar reflexões teórico-metodológicas que possam propiciar condições para que o professor da EJA possa trabalhar em sala de aula a temática indígena de modo distante de estigmas e de forma qualificada.

2017 - 2017

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Docente no Ensino Superior no PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EJA NA DIVERSIDADE - PROEXT 2017, promovido pela Rede de Formação de Professores da Educação Básica e pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (REDE/UFU) - Campus Pontal. Atuei como docente no eixo 2: A EJA NA HISTÓRIA E CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS. O eixo é responsável pela construção um espaço para continuar a realizar reflexões teórico-metodológicas que possam propiciar condições para que o professor da EJA possa trabalhar em sala de aula a temática indígena de modo distante de estigmas e de forma qualificada.

2015 - 2017

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador (Mestrado), Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2011

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora de Disciplina - Antropologia II, Carga horária: 20

2010 - 2011

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - PIBID, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto PIBID de Sociologia.

Atividades

  • 12/2024

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dimensão Antropológica das Organizações

  • 12/2024

    Ensino, Abi - Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia da Arte

  • 08/2024 - 11/2024

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação, Teoria Sociológica Contemporânea

  • 08/2024 - 11/2024

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dimensão Antropológica das Organizações

  • 10/2020 - 12/2020

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural

  • 10/2020 - 12/2020

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dimensão Antropológica das Organizações

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dimensão Antropológica das Organizações

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia do Esporte

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Ensino em Ciências Sociais II - MECS II

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Integrado de Prática Educativa II - PIPE II

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dimensão Antropológica das Organizações

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia do Esporte

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia

2015 - 2017

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador - Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2021

Escola Estadual Nelson Soares de OLiveira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Educação Básica Sociologia, Carga horária: 12

2021 - 2024

Escola Estadual Teotônio Vilela

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Sociologia, Carga horária: 16

2021 - Atual

Escola Municipal Professor Valdemar Firmino de Oliveira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Religioso, Carga horária: 11

2021 - Atual

Escola Municipal Professor Milton de Magalhães Porto

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Religioso, Carga horária: 5